Results for 'cooperação'

59 found
Order:
  1.  24
    A Cooperação Militar entre Brasil e Suriname / Military Cooperation between Brazil and Suriname.Paulo Gustavo Pellegrino Correa & Paulo Raul Costa Guerra - 2018 - Dialogos 22 (3):76.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a cooperação militar entre Brasil e Suriname. Nas últimas décadas a América do Sul tornou-se plataforma estratégica de inserção internacional, modernização da defesa nacional e amadurecimento das relações regionais nos temas de segurança e defesa. Nosso recorte temporal é entre o ano de 1975, ano de independência do Suriname e de inicio de suas relações diplomáticas com o Brasil, até o ano de 2014, final do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff. A (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  30
    John Rawls: Concepção de cooperação equitativa.Viturino Ribeiro da Silva - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):84-99.
    A cooperação equitativa é um conceito central da filosofia de John Rawls e possui uma estreita relação com as noções de racionalidade, razoabilidade e tolerância. Portanto, faz-se necessário ressaltar que tais temas são fundamentais para uma adequada compreensão da teoria rawlsiana de justiça. Rawls elege a justiça como virtude primária e princípio norteador na construção da sua teoria. Em virtude disso, a preocupação de Rawls é a resolução das desigualdades sociais que ocorrem nos sistemas políticos democráticos. A noção de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Cooperação e conflito nos processos deliberativos do liberalismo político.Silva Walter Valdevino Oliveira & Fanton Marcos - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):83-103.
    Nosso objetivo neste texto, tomando como autor representativo o filósofo norte-americano John Rawls, é mostrar que os fundamentos da teoria política contemporânea, em sua vertente contratualista e de inspiração kantiana, estão situados historicamente e foram influenciados de modo determinante pelas pesquisas sobre psicologia e desenvolvimento moral realizadas nas décadas de 1970 a 1990 nos EUA, particularmente por Lawrence Kohlberg. Atualmente, o embasamento científico dessas pesquisas caiu por terra, derrubando os pressupostos adotados por Rawls e por outros teóricos contratualistas. Iniciaremos detalhando (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Apontamentos sobre cooperação e crítica nas filosofias de R. Rorty e J. Habermas.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:97-104.
    A comunicação pretende sinalizar que o debate entre a “filosofia sem espelhos”, de Richard Rorty e a teoria do agir comunicativo, de Jürgen Habermas, pode ser entendido como exemplo ímpar de crítica e cooperação na busca da verdade filosófica. A estratégia de apresentação se configura em dois procedimentos distintos: Em um primeiro momento proceder-se-á à demarcação sumária da presença do pensamento de Habermas em textos característicos de Rorty e vice-versa. A seguir, será empreendida uma tentativa visando mostrar que a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):242-249.
    Ao apresentar a estratégia dos agentes racionais na situação do estado de natureza em Hobbes como de não coordenação, tem-se como resultado uma situação em que a melhor escolha individual alcança o pior resultado em termos coletivos. Hampton pretende mostrar que a melhor estratégia para resolver essa aporia consiste em eliminar, na argumentação de Hobbes, o uso de conceitos jurídicos, como o de obrigação ou contrato. Desse modo, é possível resgatar a coerência argumentativa hobbesiana a partir simplesmente da ideia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Un caso de cooperaçao luso-espanhola: ajua militar a Ceuta em 1694-1695.Isabel M. R. Mendes Drumond Braga - 1992 - Al-Qantara 13 (2):323-348.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Competição Global & Cooperação Local: uma análise das relações interfirmas no cluster têxtil de Americana-SP.Paulo Fernandes Keller - 2004 - Enfoques 3 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Educaçãoo Superior em espaços híbridos: a presença e a copresença no processo de cooperação // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.4. [REVIEW]Luciana Backes, Karen Barchinski & Ana Margô Mantovani - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):458-481.
    Os seres humanos configuram o espaço de convivência com o outro e em congruência com o meio. Estar presente e compartilhar essa presença com o outro, copresente, implica laços afetivos e sentimentos de pertencimento ao grupo, mas, principalmente, de agir juntos. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver”. A natureza exploratória da pesquisa, por meio da metodologia estudo de caso, se justifica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Universalismo entre religiões e modernidade: a fundamentação do universalismo epistemológico-moral por meio da cooperação entre razão e religião.Leno Francisco Danner, Agemir Bavaresco & Fernando Danner - 2019 - Horizonte 17 (52):436-461.
    This paper has two main purposes, the first is to develop a criticism on the notion of modernity, or Western rationalism, presented in contemporary theories of modernity, characterized by the idea of autonomy and self-sufficiency of reason regarding the foundation of a binding notion of social normativity. The study criticizes the main perception of these theories of modernity, namely, the proposition that profane and secularized rationalism, marked by an impartial, neutral, formal and impersonal perspective in axiological-methodological terms, is enough to (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  61
    O discurso brasileiro para a cooperação em moçambique: Existe ajuda desinteressada?Elga Lessa de Almeida & Elsa Sousa Kraychete - 2013 - Astrolabio 15.
    Este trabajo analiza el discurso de la cooperación técnica brasileña para la promoción del desarrollo en los países africanos, relacionándolo con el aumento significativo de las inversiones en las empresas brasileñas en el continente. La estabilidad política, junto con el éxito de la economía brasileña, ha favorecido una participación más activa en la coordinación de la política mundial y el aumento de la cooperación con los países de Sudamérica, pero sobre todo en países africanos como Mozambique. Los países africanos se (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Reflexões sobre o Mercosul: unidade estratégica e cooperação militar.Héctor Luis Saint-Pierre & Suzeley Kalil Mathias - 1997 - História 16:83-105.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática.Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):87-103.
    RESUMO Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Comunidade e Comunicação: Um possível encontro entre Peirce e Spinoza.José Manuel Rodríguez Amieva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:113-143.
    Diante do significado de comunidade que a considera uma essência dada, massificada e homogênea, neste artigo buscamos reconstruir outra concepção de comunidade que a entende como uma produção recursiva por meio de um processo de comunicação em diferentes registros entre seus membros. Uma comunicação que, ao construir a composição humana, preserva a potência singular de cada corpo componente. Para tanto, recuperamos a noção espinosista da comunidade como um indivíduo composto pelo mecanismo de _imitatio affectuum_ e processos de acordo, consenso e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  43
    Dossier Booksellers and their heritage.Nuno Medeiros, Daniel Melo, Fátima Ribeiro de Medeiros & Livreiros da Sá da Costa - 2013 - Cultura:319-339.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto que tem procurado debater publi­camente o património dos agentes ligados à produção e circulação do livro. Centrando-se nos espólios dos livreiros, a introdução problematizante e os depoimentos procuram dis­cutir o seu carácter invisível enquanto objecto de pesquisa, salvaguarda e divulgação. Há, então, uma reflexão que urge fazer, à semelhança do que ocorre com o património dos edi­tores (arquivos históricos e não só), no sentido de reconhecer o estatuto patrimonial e histó­rico dos acervos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  35
    Debating about publishers and their heritage: 2nd dossier.Daniel Melo, Carlos da Veiga Ferreira, Fernando Paulouro Neves & Francisco Pedro Lyon de Castro - 2013 - Cultura:321-345.
    Este dossiê representa a continuidade de um projecto centrado no património dos agentes ligados à produção, circulação e recepção do livro. A partir da história e dos espólios de empresas editoriais e de coleccionadores, bibliófilos e/ou divulgadores, a introdução problematizante e os depoimentos convocam a memória dos agentes e debatem as ameaças que pendem sobre essa herança cultural riquíssima e possíveis soluções. As boas práticas de vários países impõem uma reflexão inadiável para o contexto português: que vias de cooperação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  2
    Apoio Mútuo e Evolução.Claudio Ricardo Martins dos Reis - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (3):1-12.
    A ciência não é livre de valores. Piotr Kropotkin foi um renomado naturalista, bem como o anarquista mais lido do século XX. Meu objetivo neste ensaio é analisar seu pensamento evolutivo, tal como expresso em sua principal obra Apoio Mútuo: um fator de evolução (1902). Eu exponho teses centrais da teoria evolutiva de Kropotkin, situando-as em seu contexto e à luz do conhecimento atual. Basicamente, nosso autor defendia que (1) as espécies não são fixas, isto é, modificam-se ao longo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    Biologia-cultural - o Amor como fundamento epistemológico do educar em Humberto Maturana.Valdo Barcelos & Maria Aparecida Azzolin - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023031-023031.
    Este texto é a síntese de alguns anos de estudos e de pesquisas onde as proposições da Biologia-cultural, da Biologia do Amor e da Biologia do Conhecimento, do pensador chileno Humberto Maturana Romesín (1928-2021) serão tomadas como a principal referência epistemológica. Nosso objetivo principal é fazer uma reflexão sobre o entendimento do processo de aprendizagem como um devir Biológico-cultural e que se realiza num contexto ecológico de aprendizagem. A ênfase de nossa reflexão neste momento será no sentido de contribuir para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Humanistic Information Studies: A Proposal. Part 2: Normative Professionalization.Harry Kunneman - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):11-32.
    Beginning from a preliminary explanation in Part 1 (Logeion, v.1, n.2) about the transitional zone between system and world of life, this paper discusses the enrichment of the production of informational knowledge, focusing on the crucial role of normative professionalization and organizational cultures in Humanistic Information Studies. The concept of normative professionalization, initially constructed from Habermas analysis of ‘system’ and ‘world of life’, and Foucault’s analysis of ‘truth’ and power in the social sciences, was enriched by the dialog with Freidson (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  25
    As Novas Ameaças no Contexto da Nova Ordem Mundial.Sheila Baptista - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):36-53.
    O pós-guerra fria propiciou a instauração da Nova Ordem Mundial onde o mundo passa a ser multipolar, verificando-se o surgimento de novas ameaças devido ao enfraquecimento das instituições, promovido pelas crescentes desigualdades sociais, dependência dos Países periféricos em relação aos centrais aliada a revolução tecnológica e globalização. Este artigo tem como objectivo abordar o surgimento e causas de novas ameaças e possíveis soluções. O estudo foi baseado nas teorias neorrealista, construtivista e teoria da Escola de Copenhague; e usado os métodos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    Aristotle's philosophy about happiness is the function of valuing human life.Bui Xuan Thanh - 2023 - Aufklärung 10 (1):53-64.
    Resumo: A revolução tecnológica 4.0 e a cooperação internacional têm feito várias mudanças na sociedade. As pessoas passam a desejar uma vida feliza e pacífica ao perceberem que a felicidade é um alvo ou uma meta necessária na vida. O artigo usa o método dialético materialista do pensamento filosófico de Aristóteles de maneira compreensiva, especificando princípios históricos acerca de seu conceito de felicidade comparado ao que temos hoje para mostrar que o valor da felicidade é o valor da beleza. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n1p1 A teoria darwinista tem contribuído para a discussão de problemas nos mais diversos campos filosóficos, entre os quais se inclui a ética e a teoria moral. A sociobiologia e a psicologia evolucionista elucidaram muitos aspectos do comportamento social de diversas espécies animais, a partir de mecanismos como a seleção de parentesco e o altruísmo recíproco que, contudo, são insuficientes para explicar a cooperação no caso humano. Como alternativa, a teoria da dupla herança busca explicar o comportamento humano considerando (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Fronteiras múltiplas, fluxos culturais assimétricos e reflexões comunitárias.Benjamin Abdala Junior - 2018 - Cultura:51-61.
    Análise da ascensão do comunitarismo cultural, tal como ele se coloca supranacionalmente diante da repactualização política internacional originária do crash financeiro de 2008. A partir do lócus enunciativo, colocam-se dois enlaces principais, do ponto de vista literário e cultural: para os países de língua portuguesa e ibero-americanos. Tais formulações não restringem políticas de cooperação e de solidariedade, pois que, de acordo com o autor, o mundo configura-se cada vez mais como de fronteiras múltiplas e identidades plurais. O texto, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    Homem: satã ou anjo bom?Leonardo Boff - 2008 - Rio de Janeiro: Editora Record.
    Dividida em três partes, esta obra aborda, inicialmente, a ecologia como política do cuidado com os ecossistemas; na segunda parte, o autor expõe temas sobre ética e sustenta a convicção de que somente uma coalização de valores altruístas, ligados à cooperação, à compaixão e ao amor efetivo a tudo o que existe, poderá oferecer um caminho de solução para a atual crise global. E, finalmente, trata de temas na área da teologia e espiritualidade propondo a seguinte questão -'Onde estavas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    Embracing the dialectical tension in authenticity, morality and social justice.Stephen Chilton - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (4):509-531.
    Trata-se de retrabalhar uma perspectiva teórica sobre a moral interpessoal e a justiça social de forma a descrever a natureza da autentícidade pessoal. Tal perspectiva concebe esses valores como uma dialética de diferentes vozes, tanto internas como extemas. Visto que ninguém pode prever quem está “certo” num discurso qualquer dado em meio a essas vozes, a moral lida fundamentalmente com o modo como nós/as diferentes vozes tratam-se mutuamente ao buscar e alcançar um acordo; a moral não trata do conteúdo efetivo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  39
    A racionalidade tecnocientífica E o seu desafio à filosofia da ciência.Alberto Cupani - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: A Filosofia da Ciência ocupa-se com a racionalidade da ciência, mas a ciência tradicional vai sendo crescentemente substituída pela tecnociência, que implica uma diferente racionalidade, ou seja, uma diferente maneira de justificar seus propósitos e métodos. Neste artigo descrevemos as origens e a evolução histórica da tecnociência e as mudanças que ela introduz na pesquisa científica, particularmente no seu ethos. Essas mudanças deveriam causar uma transformação na Filosofia da Ciência, fazendo com que inclua questões éticas e políticas junto com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Em busca de uma Teologia Pública da Saúde.Alex Villas Boas Oliveira Mariano - 2016 - Horizonte 14 (41):88-120.
    A proposta de uma teologia pública da saúde visa o diálogo entre antropologia teológica e antropologias médicas e da saúde de modo a ampliar a percepção da saúde, não somente como fato, mas como valor. Mesmo um Estado Laico, suas tradições religiosas possuem hermenêuticas de saúde, ao interpretar a doença e a morte com razões religiosas distintas, ora conflitantes, ora cooperativas com as ciências da saúde. Ampliar essas hermenêuticas religiosas compondo a sabedoria de vida presente nas expressões religiosas e o (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Alcuíno Três livros sobre a fé na santa e indivisível Trindade. Ao glorioso imperador Carlos Magno a Deus devoto.Carlos Arthur R. Nascimento - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):553-557.
    LIVRO 1 Prefácio Em nome da santa Trindade. Embora estejamos afastados da alegria da felicidade bem-aventurada na cegueira deste exílio, como pena justíssima pelo pecado original, não estamos de tal modo cortados e separados dela que mesmo, no que é mutável e temporal, não saibamos buscar ou desejar a eternidade, a verdade, a felicidade. O que se percebe pelo fato de que não temos vontade nem de morrer, nem de nos enganar, nem de estar na miséria. Donde, por este instinto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Apresentação.Jovino Pizzi & Maximiliano Sérgio Cenci - forthcoming - Dissertatio:1-2.
    Fatores C+T salientam a combinação criativa de palavras com o prefixo “co”, traduzindo-se em coparticipação, cooperação, colaboração, esforço coletivo, comunicação etc. Trata-se do quefazer coletivo que releva a coautoria conjunta entre diferentes participantes, inclusive de áreas distintas. No caso, o projeto do Observatório Global de Patologias Sociais, vinculado ao Print/UFPel, tem-se mostrado em exemplo de solidariedade conjunta entre pesquisadores de áreas distintas, como a educação, filosofia, odontologia e outros campos da pesquisa e do conhecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    As fontes da pedagogia trabalhista de António Sérgio.João Príncipe - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):783-815.
    As fontes da pedagogia trabalhista de António Sérgio Resumo: Porventura o traço mais saliente da proposta educativa de António Sérgio para o Portugal republicano é a de ser uma pedagogia trabalhista, em que a preparação para e pelo trabalho é uma condição para a construção de pessoas autónomas, membros de uma sociedade baseada na cooperação. Para Sérgio, a correcta operacionalização dos novos métodos de ensino, valorizadores dos interesses imanentes das crianças, implicava uma fundamentação filosófica séria, um modelo antropológico coerente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    O indivíduo E a ordem política na dimensão da civitas.Alfredo Carlos Storck - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):539-544.
    Este artigo tratará da natureza da associação política tal como concebida por Tomás de Aquino. Duas características serão analisadas: primeiramente a noção de cooperação social e sua necessária relação com a figura da autoridade em segundo lugar, os limites da autoridade e a noção de um fim último do homem.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  36
    Christian Theism and the Philosophical Meaning of Cosmic Evolution.Joseph M. Zycinski - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):211 - 223.
    Interpreting John Paul II's message to the Pontifical Academy of Sciences in the context of the new scientific discoveries concerning the mitochondrial DNA, one can argue that the human species emerged in Africa some 200,000 years ago. The very problem of the emergence of the human soul in the process of biological evolution represents a subject outside the cognitive competence of science. Attempts can be undertaken to explain this issue in the epistemological perspective of philosophy and theology. In traditional versions (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    De objeto de políticas a sujeitos da política: dar voz aos pobres.Alessandro Pinzani - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):83-101.
    Este artigo pretende fazer algumas considerações preliminares e programáticas sobre a questão da cooperação entre filosofia política e ciências sociais empíricas; oferecer uma estratégia para chegar a uma definição de pobreza que independa de dados quantitativos específicos, embora aponte para a importância deles ; apontar para a necessidade de ouvir a voz dos pobres; mostrar as razões da exclusão política dos pobres. Obviamente não se pretende discutir tudo isso de forma exaustiva, mas somente indicar possíveis caminhos a serem explorados.The (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  33.  5
    Estrutura Normativa, Valor e Simetria.Adriano Naves de Brito - 2024 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 3 (1):e69137.
    O artigo examina o desafio de naturalizar a moralidade, concentrando-se em explicar os valores morais numa perspectiva expressivista e dentro de um mundo governado pela causalidade natural, que não distingue entre bem e mal. Discute-se o problema do relativismo moral, que tenta justificar a pluralidade de valores a partir de atitudes subjetivas, mas falha em capturar a dimensão normativa da moral, que exige a imposição de regras que valham intersubjetivamente. Critica-se também a solução contratualista para a justificação moral por sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Governança global no setor saúde: mudanças na “ordem mundial”, na arena internacional e impactos na saúde.Celia Maria de Almeida - 2020 - Astrolabio: Nueva Época 24:80-124.
    Este artigo se propõe a discutir a governança global no setor saúde a partir da análise do contexto de emergência deste e de outros termos correlacionados —saúde global, governança da saúde global (ou governança global para a saúde), diplomacia em saúde ou diplomacia em saúde global. O referencial teórico utilizado é a análise de políticas públicas, a partir da premissa que tanto as políticas domésticas, incluída a política externa, quanto as políticas internacionais são consideradas políticas públicas, uma vez que articulam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  33
    O sofrimento e a questão de Deus: uma leitura de Lévinas em tempos de pandemia.Fabiano Victor De Oliveira Campos & Luiz Fernando Pires Dias - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):268-279.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a compreensão do filósofo Emmanuel Lévinas no que concerne às questões do sofrimento e do mal no mundo, mazelas frequentemente consideradas como obstáculos à crença em Deus. O filósofo franco-lituano, fugindo da lógica das teodiceias, desenvolveu perspectivas instigantes e originais sobre esses temas, situando-os em um domínio eminentemente ético. Trata-se de uma ética que foge da reciprocidade, em um contexto de assimetria, com a concessão da prioridade absoluta ao outro homem. Tais reflexões são (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. AS PALAVRAS SÃO PODERES - ALEXIS KARPOUZOS.Alexis Karpouzos - manuscript
    En los albores de la tercera del siglo XXI, la existencia de la humanidad se ha vuelto sumamente peligrosa. Estamos talando nuestros bosques, agotando nuestros acuíferos de agua dulce y perdendo nuestros suelos superiores vitais. Estamos eliminando a vida de nuestros oceanos e reemplazándola com cientos de milhões de toneladas de desechos plásticos. Estamos inundando nosso ambiente com produtos químicos industriais tóxicos. Nuestra contaminação está impulsando a mudança climática que provoca olas de calor, sequías e incêndios florestais que destrozan o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Agenda global e experiências locais inovadoras.Ana Paula Morgardo Carneiro, José Eduardo Pereira Filho, Marcelly de Freitas Gomes & Liana Paraguassu - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7377.
    Inspiradas no modelo schumpteriano de inovação nos segmentos produtivo e tecnológico, as diretrizes das agências multilaterais (Banco Mundial, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Banco Interamericano de Desenvolvimento) em favor da agenda inovadora no setor público têm tido, desde o final do século passado, uma ampla capilaridade entre os países. No caso brasileiro, as experiências pontuais tiveram início mais precisamente já na segunda década, possuindo, portanto, um breve histórico de atuação nas instâncias municipais e estaduais e no âmbito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  20
    Ação coletiva promovida por inovações tecnológicas: o caso das ONGs brasileira e o Movimento Software Livre.Viviani Corrêa Teixeira - 2011 - Polis 28.
    O avanço técnico gerou disparidades ligadas ao campo da informática, algumas empresas aprisionaram o conhecimento através de senhas, licenças e direitos autorais, induzindo a sociedade civil a ficar refém desse processo de exploração comercial e criando uma divisão entre a comunidade de técnicos ligados a computação. Surge o Movimento Software Livre-MSL, em prol da criação, uso e difusão de softwares alternativos e cooperativos, uma nova forma de ação coletiva que visa romper com o sistema econômico vigente utilizando-se do potencial das (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    A Educação Moral No Jovem Piaget: Posição Ativa Do Educando e Mediação Formativa Do Educador.Claudio Almir Dalbosco, Luciana Oltramari Cezar & Luciana Maria Schmidt Rizzi - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023015.
    O ensaio procura investigar a ideia de educação moral defendida por Jean Piaget em sua conferência intitulada “Os procedimentos de educação moral”, proferida em Paris, no ano de 1930. Concentra-se em reconstruir o núcleo central apresentado pelo autor, ou seja, a tensão entre a dupla moralidade e a ambiguidade entre heteronomia e autonomia que constitui a moralidade infantil e que se alicerça em sentimentos de respeito opostos, de unilateralidade e de reciprocidade. Ocupa-se também em confrontar os procedimentos típicos da educação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  33
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, amável e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Da obra de arte total à síntese das artes.Marcos Faccioli Gabriel - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):189-214.
    Resumo Houve, durante o século XX, uma persistente recorrência do tema da síntese ou integração das artes, em especial no campo da arquitetura: desde as vanguardas dos anos de 1920 até a ressurgência do tema, no imediato Pós-II Guerra, com Le Corbusier, Sigfried Giedion e Fernand Léger. No Brasil, nos anos de 1950, o entusiasmo de Mário Pedrosa com a construção da nova capital seguiu o lema Brasília, a cidade nova, síntese das artes. A literatura correspondente menciona com frequência os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho.Patricia Ketzer - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):496-513.
    Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois auxilia-nos a pensar a ordem política e a cooperação social. Mas está longe de possuir uma definição única. A procura por uma definição mostrou-nos ser necessário retornar às origens do conceito, na busca por compreender seu uso em Epistemologia. Na Filosofia Moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança, que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, a qual (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Interdependência e socialidade humana em Rousseau.Claudio Reis - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (1).
    Rousseau diz, no início do Contrato social, que pretende tomar “os homens tais como são” e “as leis tais como podem ser”. Tomando os indivíduos como interdependentes e ambivalentes e as leis como uma “tecnologia de cooperação”, este texto procura retraçar o caminho da reflexão rousseauniana desde o reconhecimento do fato da interdependência e suas implicações para a socialidade humana até a defesa de uma concepção radicalmente democrática da autoridade política.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    “A verdade decorada, vestida com a veste da aparência”: sobre a ilusão poética no “Opponenten-Rede” de Kant.Fernando Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):9-30.
    Resumo: O presente ensaio visa debruçar-se sobre o conjunto de anotações coligidas por Immanuel Kant, tendo em vista a arguição da dissertação do seu colega J. G. Kreutzfeld. Mais concretamente, pretende-se analisar a visão kantiana do tópico da ilusão poética, e o vínculo que esta forja entre as inferiores e as superiores faculdades do ânimo, a sensibilidade e o entendimento. Almeja-se ainda demonstrar como, para Kant, o engano apenas suscita o fastídio do espírito e, portanto, nenhum conhecimento ou prazer, ao (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Processo.José Antonio Callegari - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7361.
    Habermas (2023) analisa uma nova mudança estrutural da esfera pública. Em razão disso, supomos uma esfera pública processual em mutação. Para argumentar, optamos pela leitura do Código de Processo Civil (CPC) em sintonia com Habermas (2023). No plano normativo, o processo é regulado pela Constituição Federal e pelo Código de Processo Civil. Em termos físicos, ele é composto de peças processuais redigidas em papel ou de peças processuais digitalizadas, pois a maioria dos tribunais brasileiros adotou o processo 100% digital. Em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  7
    A narrativa da alma no Fedro de Platão.Felipe Ayres - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    Neste artigo se abordará o problema do autoconhecimento no _Fedro_ de Platão pelo viés da narrativa (διηγήσις). Partir-se-á da “narrativa dos sincoribantes” (228a5-b4) a fim de se qualificar a associação vaga que Sócrates tece entre o conhecimento de si e o conhecimento do outro. Propor-se-á que o uso específico da narrativa para tratar do “si mesmo” produz um jogo especular entre o si mesmo e o outro que não se limita à mera reflexão de si, mas é produtivo ou transformador. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. As capacidades dos cidadãos e sua representação. Segunda conferência da obra "O LiberalismoPolítico"de John Rawls.Rubin Souza - 2009 - Jus Navigandi 1 (1):1-19.
    Pretendeu-se dissertar sobre a segunda conferênciada obra O Liberalismo Político de John Rawls. A exposição trata dométodo de justificação do autor, concentrada nos termos racionalidade(concepção de bem) e razoabilidade (senso de justiça);subsequentemente aborda as variáveis – cooperação, voluntariedade,autonomia, limites do juízo, discordância, pluralismo, reciprocidade,imparcialidade, publicidade, justificação, democracia e tolerância. Nessesentido, parte-se da obra supracitada para a sistematização da teoria eresolução de problemas: uma referência histórica em Kant; uma respostaàs hipóteses comunitaristas; a convergência de modelos de justificação,sobretudo uma deontologia com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Predomínio como promessa de felicidade: Trasímaco e a pleonexia na República de Platão (336b ff).Flora De Carvalho Mangini - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    Este artigo analisa a apresentação do tema da pleonexia por Trasímaco, personagem da República de Platão. Ele explota a sua descrição do funcionamento do kratos (predomínio) tal como ele o observa em cidades reais e a conclusão normativa que ele parece tirar deste diagnóstico: ter mais (pleon ekhein) é o caminho para a prosperidade. Do ponto de vista da caracterização do seu personagem, notaremos também as atitudes competitivas que Trasímaco demonstra no diálogo com Sócrates, fazendo parecer que a persuasão seria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  30
    Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil.Sílvio Gallo - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1331-1337.
    *Doutor pela Universidade Estadual de Campinas. Professor da Universidade Estadual de Campinas. ** Docteur à la Université de Paris 8. Professeur de philosophie de l'éducation, Université de Rouen. Apoio: CAPES-COFECUB. A noção de diferença ganhou o mundo, no final do século vinte, e chegou ao campo teórico da educação e às escolas. Educar a diferença; educar na diferença; educar para a diferença passaram a ser palavras de ordem em planos de educação de órgãos governamentais, em projetos políticos pedagógicos de escolas, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  57
    Conexões, cruzamentos, circulações. A passagem da cartografia brit'nica pela Índia, séculos XVII-XIX.Kapil Raj - 2007 - Cultura:155-179.
    Este artigo recupera o papel dos cartógrafos indianos na construção da ciência cartográfica britânica e a maneira como o saber-fazer local (ainda que em contexto colonial) se projectou na metrópole. Mostra-se, assim, como a ciência cartográfica na Índia antecipou em larga medida as realizações então em curso na Grã-Bretanha. À noção passiva de difusão, substituem-se as noções mais activas, de recepções, de representações e de apropriações historicamente situadas. Com este estudo sobre cartografia, o autor põe em evidencia a cooperação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 59