Results for 'dialética do senhor e do escravo'

953 found
Order:
  1.  1
    Senhores, servos e nós, filósofos: Entre leituras agonísticas e reconciliatórias da luta por reconhecimento na Fenomenologia do espírito.Mariana Teixeira - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    A notória seção da Fenomenologia do espírito sobre a figura do senhor e do servo tem inspirado diversas tradições da filosofia social e política desde Hegel. Este artigo explora duas variantes interpretativas centrais dessa seção: a agonística, popularizada por Alexandre Kojève, enfatizando a luta de vida ou morte, e a reconciliatória, focada no reconhecimento recíproco. Como as duas leituras, embora opostas, encontram respaldo no texto hegeliano, propomos a hipótese de que isso se deve ao modo de apresentação da Fenomenologia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Ética E estar-aí, ou a pista do irredutível. Um esboço acerca da questão do reconhecimento.Heinz Eidam - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):159-168.
    O texto examina a questão do reconhecimento do outro nos pensamentos de Hegel e Levinas, examinando aproximações e afastamentos entre ambas as concepções e argumentando sobre a insuficiência do intento de compreensão da questão do reconhecimento em Hegel apenas a partir da “dialética do senhor e do escravo”.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Pequenas Grandes Mentiras: Uma ponte entre a violência doméstica e a Fenomenologia do Espírito de Hegel.Marloren Lopes Miranda - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):158-181.
    Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty, também transformado em série televisiva, traz, entre outros temas, o da violência doméstica contra mulheres. Nesse romance, através do casamento entre Celeste e Perry, Moriarty apresenta os elementos estruturais desse tipo de violência. Minha hipótese aqui é a de que esses elementos remetem à passagem da Fenomenologia do Espírito de Hegel conhecida como “dialética do senhor e do escravo”. Assim, a violência doméstica contra mulheres recoloca a relação de dominação e escravidão, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Todos mentem.Wellington Lima Amorim - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 6 (1):51-64.
    A intenção deste ensaio é promover uma reflexão, sob o olhar das principais contribuições de ByungChul Han no empreendimento dialógico da Filosofia com o método desenvolvido pelos filósofos na modernidade, denominado de pornográfico. Para efetivarmos este objetivo o texto reflete sobre a liberdade de escolha e o processo de desenvolvimento na modernidade, buscando responder as seguintes indagações: Ao entregar aos indivíduos a responsabilidade por suas escolhas, seja ela racional ou social, não estaríamos produzindo uma nova forma de coerção, mas eficiente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel.Thadeu Weber & Kassius Kirsten - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):121-135.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de Reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da Liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de Reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Desejo de reconhecimento: beleza americana à luz de Hegel.Tomas Farcic Menk - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):448-458.
    Este artigo pretende fazer uma leitura do filme Beleza Americana utilizando-se da filosofia hegeliana, mais especificamente, da assim chamada dialética do senhor e do escravo. Para realizar essa tarefa dividimos nosso texto em três momentos: 1 – analisamos alguns aspectos de como se instaura uma relação entre consciências de si na vida criando, portanto, relações de dominância e subordinação em relações intersubjetivas. A contraposição entre os dois elementos determina que, para que haja reconhecimento, uma consciência de si (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  76
    A Critical Analysis of the Philosophical-Political Element of the Master-Slave Dialectic.Matheus Pelegrino da Silva - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):9-24.
    ABSTRACT:The section “Lordship and Bondage” in Hegel’s Phenomenology of Spirit offers us, through the criticism of slavery, some indications regarding Hegel’s conception of human nature. In this paper some consequences of this conception for Hegel’s political philosophy are identified and presented. The analysis shows problems may emerge when we analyze some fundamental Hegelian concepts – “recognition” and shows that some “men” – if we take into consideration the way these concepts were defined in the master-slave dialectic. In light of these (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  25
    O fim Das filosofias da história: Liberdade E dialética.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):965-976.
    A Escola de Frankfurt abandona,progressivamente, as teses da filosofia da história,cuja aceitação fornecia uma espécie de fundamentopara a teoria crítica, na medida em que sepodia confiar nos conteúdos emancipatórios darazão, embutidos nos ideais da sociedade burguesa:Tentaremos mostrar o pressuposto obliteradodas teses da filosofia da história a partir dadialética do senhor e do escravo de Hegel, e porque, então, tais teses mostraram-se insuficientes.Por fim, buscaremos demonstrar que a figuraçãoteórica do oposto às teses da filosofia da históriaencontra-se nos Über den (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    De Volta À Fenomenologia Do Espírito: O Materialismo Dialético Como Etapa Necessária da Consciência Infeliz.Sinésio Ferraz Bueno - forthcoming - Revista Dialectus.
    Sob o ponto de vista hegeliano, a alienação da consciência é de natureza espiritual, pois expõe a sua incapacidade de compreender a si mesma como fundamento ontológico da realidade. De maneira oposta à visão idealista, para o materialismo dialético, o estranhamento da consciência é originado pela práxis material. Em termos filosóficos, a perspectiva idealista é de natureza especulativa, e se fundamenta na concepção do Espírito Absoluto como causa sui. Por outro lado, os fundamentos conceituais do materialismo dialético não podem apelar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  37
    Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina.Marcos Alfonso Spiess - 2016 - Horizonte 14 (42):654-656.
    A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Sartre leitor de Hegel: avaliação da história nos Cadernos para uma moral.Hamilton Cezar Gondim - 2023 - Griot 23 (1):101-119.
    Sartre, na obra os _Cadernos para uma moral_ (1947-1948), apresenta apontamentos sobre a dimensão da história que começa a se desenvolver inicialmente no interior de sua reflexão moral. Sartre, entretanto, não tem uma versão finalizada de sua teoria da história, vinculando sua reflexão a uma comparação e crítica da filosofia da história hegeliana e do materialismo histórico marxiano. Objetivamos neste artigo analisar a crítica sartriana à Hegel nos Cadernos para uma moral sobre a história, mostrando um esboço das noções iniciais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  17
    A tensão necessária: notas sobre a relação entre o eu e o outro em Hegel e em Merleau-Ponty.Renato Dos Santos - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (22).
    Na célebre parábola do senhor e escravo, Hegel evidencia que é através do conflito, da luta, de uma consciência tentar sobrepor a outra que cada qual se reconhece como consciência-de-si. Já para o filósofo francês, após uma profunda reabilitação do sensível, trava uma ferrenha crítica à noção de cogito cartesiano. Segundo Merleau-Ponty, o cogito que Descartes postula é um cogito falado, e, portanto, posterior a dimensão da experiência vivida. Antes de exprimir o cogito se encontra numa dimensão pré-reflexiva, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Escravidão e degradação socioambiental no Recôncavo baiano no período colonial.Antônio Carlos dos Santos & Rosemeire Maria Antonieta Motta Guimarães - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (2):48-66.
    O objetivo deste artigo é analisar como a escravidão negreira esteve a serviço da devastação ambiental no Recôncavo Baiano durante o período colonial. Trata-se de um par pouco conhecido, embora largamente comentado por muitos, mas de forma separada. Este texto visa a preencher uma lacuna bibliográfica ao trabalhar dois conceitos caros à sociedade brasileira: o problema da escravidão e o da devastação ambiental na região do Recôncavo Baiano. Por essa razão o presente texto está dividido em duas partes: na primeira, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    A Dialética do corpóreo e do incorpóreo – pressupostos e desdobramentos da inversão de Hegel por Marx.Márcia dos Santos Fontes - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    A partir dos pressupostos corpóreos elaborados por Marx nos Manuscritos de 1844, que fundamentam o seu posicionamento materialista-dialético, tais como a teorização antropológica do corpo como unidade dialética entre natureza e história, o conceito-processo de objetivação que requer como condição transhistórica a ligação corpo-terra e a identificação da cisão dessa ligação como a condição histórica de advento da forma social do capital, buscaremos neste artigo analisar a inversão feita pelo jovem Marx da dialética hegeliana. Para tal análise trilharemos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    Da dialética do admirar E do perguntar.Sérgio A. Sardi - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):931-936.
    O texto visa contribuir, por um lado, à investigação acerca dos processos psicológicos, aos níveis subjetivo, lógico e intersubjetivo, inerentes a uma postura filosofante, remetendo a considerações metodológicas com relação ao ensino de Filosofia. Por outro, visa questionar a relação entre o filosofar e a História da Filosofia, visando à conexão entre o diálogo filosófico e o diálogo com a História da Filosofia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Platão e Sartre: A Dialética Do Desejo e Do Olhar.Rogerio Miranda de Almeida - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):201.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as semelhanças que existem entre as concepções de Platão e de Jean-Paul Sartre relativamente ao “conhece-se a ti mesmo” e, principalmente, à questão da dialética do olhar e do desejo. Convém, no entanto, ressaltar que não se trata, de modo algum, de reivindicar a prioridade de Platão e demonstrar que Sartre, afinal de contas, não teria senão retomado e reinterpretado essa problemática adaptando-a à sua própria filosofia. Trata-se, antes, de relevar a convergência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    Soberania e concepção do público no advento do Estado moderno: uma comparação entre os modelos de Jean Bodin e Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa & Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O direito público contemporâneo é pensado a partir do tratamento impessoal dos cidadãos por autoridades e funcionários que agem dentro da moldura jurídica que delimita sua competência e orienta a sua ação ao interesse público. Se a soberania for compreendida a partir do instituto da propriedade (dominium), a relação entre o Estado e o cidadão acaba por espelhar a forma da relação entre senhor e escravo, em que os súditos se encontram submetidos à vontade privada do soberano. Uma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    A morte impossível: Uma análise da luta de Vida E morte na figura do senhor E do servo.Maria de Lourdes Borges - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (157):37-48.
    Este artigo propõe-se a determinar o sentido da morte na figura do senhor e do servo da Fenomenologia do Espírito de Hegel. Para tal propósito, o texto será dividido em três partes. Na primeira, exporei o pano de fundo no qual se encontra a figura - a seção 'Autoconsciência da Fenomenologia do Espírito - bem como a importância desta no desenvolvimento da obra em questão. Num segundo momento, exporei o desenvolvimento da figura numa análise interna de sua estrutura, ressaltando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  31
    Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève.Agemir Bavaresco & Sérgio B. Christino - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28.
    O tema do reconhecimento é central na obra de G. W. F Hegel. Classicamente, situa-se na figura da luta entre o senhor e o escravo, na Fenomenologia do Espírito. A intersubjetividade e, portanto, o reconhecimento, na obra hegeliana, colocam o seguinte problema: como é possível construir uma interpretação que supere o conceito de subjetividads moderna, positivado pela prática jusfilosófica, vindo a garantir um novo paradigma fundado na intersubjetividade e, portanto, pressupondo a teoria hegeliana do reconhecimento? Em primeiro lugar, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    Sensores e Censores.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 7.
    "A arte que servisse para enaltecer a grandeza dos senhores e mostrar a baixeza dos escravos estava aí dentro dos padrões da “veritas aestheticologica”. Isso pode ser comprovado em Aristófanes e Plauto, como em Homero e Platão. O cristianismo contrapôs a tese de que todos os humanos teriam alma, mas soube conviver com a escravidão durante séculos, inclusive sacramentando-a como vontade divina (baseando na suposta maldição de Noé). Baudelaire fez, porém, no poema sobre “A raça de Caim”, a inversão do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Jihad e escravidão: as origens dos escravos muçulmanos da Bahia.Paul E. Lovejoy - 2000 - Topoi 1:11-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Técnica dialética E e/dos algumas considerações para reflexão sobre dialética de platão.Rachel Gazolla - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):961-968.
    SÍNTESE - A dialética em Platão é, por um lado, uma técnica que planta e semeia as "sementes do logos"; ela é, então, algo que pode ser ensinado e aprendido na relação Mestre e Discípulo. Por outro iado, Dialética é uma episteme, através da qual é possível contemplar o ser e o inteligível; ela é um saber mais perfeito e pertence, não ao âmbito da técnica, do poiefn, mas ao domínio de contemplar, do theorefn. Dialética neste segundo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Corpo e Subjetividade: Notas Sobre o Excurso I da Dialética Do Esclarecimento.Thiago Ferreira de Borges - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):119-134.
    Com este trabalho pretendemos mostrar como um olhar mais atento para o corpo de Ulisses pode nos ajudar a compreender o percurso e os processos de formação da identidade, do sujeito esclarecido, presentes no Excurso I da Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Acreditamos que pontos sobre mito e esclarecimento e alguns traços a respeito da formação da subjetividade do homem esclarecido serão marcados nas relações que o herói homérico estabelece com a natureza e, em especial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  34
    Nietzsche E Habermas no tecido da dialética do esclarecimento.Barbara Lucchesi Ramacciotti - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    Neste artigo examinaremos algumas conexões entre a crítica de Adorno e Horkheimer à razão instrumental circunscrita ao livro Dialética do Esclarecimento e a crítica genealógica de Nietzsche à "vontade de verdade", tema explorado em vários livros . Em seguida retomaremos a leitura de Habermas em O Discurso Filosófico da Modernidade sobre a crítica radical nietzschiana à racionalidade moderna, com o objetivo de examinar dois pontos: 1) quais argumentos sustentam a tese da inconsistência e da falta de fundamento da crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  18
    A POLÍTICA NO TEMPO: a encenação da dialética.Maria de Lourdes Borges - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1071-1080.
    Neste artigo pretendo mostrar que o desenvolvimento temporal da política na história mundial deve ser considerado como uma encenação da dialética hegeliana. Encenação deve ser aqui tomado como uma apresentação na efetividade de um texto pressuposto. Tal texto é a Ciência da Lógica. Minha intenção é mostrar a utilização, não deste texto na sua totalidade, mas de algumas sequências preferenciais da lógica. Tal será mostrado: 1) na figura do senhor/servo; 2) na relação eticidade e moralidade. Neste segundo momento, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    A dialética do fim da arte em Adorno: repressão e resgate da sensibilidade recalcada.Bruno Guimarães - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Embora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivode liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora parao conceito de desartificação em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desseconceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e deuma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalhoé examinar a articulação de duas teses em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  35
    Saber, abstração e poder na Dialética do esclarecimento: um comentário crítico.Verlaine Freitas - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):20-45.
    Este artigo aborda criticamente alguns conceitos referentes ao vínculo entre racionalidade, abstração e poder, tomados em contraste com a noção de mímesis, tal como Adorno e Horkheimer concebem na Dialética do esclarecimento. Partindo da diferenciação de quatro conceitos de esclarecimento, procuramos demonstrar o caráter inadequado da equalização entre esclarecimento e exercício violento e ideológico do poder, mostrando como o conceito de abstração, que nos parece servir de base para o primeiro capítulo daquela obra, permite delinear melhor a cisão entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Dialética do recomeço: Mendelssohn e a refundação moderna da metafísica como história da filosofia.Fábio Mascarenhas Nolasco - forthcoming - Kant E-Prints:244-285.
    Este ensaio busca oferecer uma coleção de materiais historiográficos, em sua maior parte traduzidos do alemão, a bem da contextualização mais detalhada do papel de Moisés Mendelssohn no debate filosófico alemão da segunda metade do XVIII, em especial no que concerne à provável influência de suas reflexões em Kant e Hegel. Inicio com a consideração das novidades trazidas à tona por M. Serres no que concerne à interpretação de Leibniz, e o faço com o intuito de introduzir em sentido amplo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  69
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão).Ivan Rêgo Aragão - 2013 - Horizonte 11 (31):1018-1041.
    Patrimônio de Fé e Religiosidade: os Bens Culturais inseridos na Festa do Senhor dos Passos em São Cristóvão, Sergipe, Brasil. (Heritage of Faith and Religiosity: Cultural Objects inserted on the Festival of Senhor dos Passos in São Cristóvão) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1018 O conceito de Bens Culturais de uma localidade vem passando por novos paradigmas quanto à abrangência e relevância. Nesse âmbito, além do Patrimônio Material de ruas, praças, igrejas, objetos artísticos e históricos, o discurso e ações dos órgãos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  1
    História e Dialética do Esclarecimento : alegoria e crítica ao progresso.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2025 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (2):13-32.
    The text presents two ways of understanding the history within the Dialectic of Enlightenment. The first, allegorically constructed, has the function of denouncing the contradictions of the present. The second, on the other hand, has an understanding of the history, but as a critique of progress. In the first conception, the history conforms to a portrait of the present; in the second, the history tenses with its paralysis. Both cases, however, serve the political plan of clarifying the clarification.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Tradução A Dialética da Intuição e do Intelecto: o critério da Fertilidade.Peter A. Y. Gunter - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):325-347.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  40
    O Papa leão XIII E a libertação dos escravos no brasil.Dr Ivanaldo Santos - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):16-24.
    O objetivo do presente estudo é apresentar o debate travado por Leão XIII sobre a libertação dos escravos no Brasil. Afirma-se que a libertação dos escravos, no Brasil e nos demais países das Américas, não significou o fim dos problemas e conflitos sociais que os negros e seus descendentes historicamente enfrentaram, mas o início de um novo ciclo de lutas e conquistas sociais e políticas. No entanto, não se pode negar que a luta pelo fim do sistema escravagista e, por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  49
    O Papa leão XIII E a libertação dos escravos no brasil.Ivanaldo Santos - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 16-24.
    O objetivo do presente estudo é apresentar o debate travado por Leão XIII sobre a libertação dos escravos no Brasil. Afirma-se que a libertação dos escravos, no Brasil e nos demais países das Américas, não significou o fim dos problemas e conflitos sociais que os negros e seus descendentes historicamente enfrentaram, mas o início de um novo ciclo de lutas e conquistas sociais e políticas. No entanto, não se pode negar que a luta pelo fim do sistema escravagista e, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Comentário a “Impulso criador e drama vital em Bergson”: A dialética do devir e a dramatização do elã vital.Pablo Enrique Abraham Zunino - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (2):275-280.
  35.  37
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da teologia sistemática, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Por uma existência artística: ética e estética em Nietzsche e Foucault.Luiz Celso Pinho - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):108-117.
    A reflexão ética em Nietzsche possui diversos objetivos: a dissecação psicológica das contradições da moralidade de rebanho ; a fidelidade ao que cada um tem de singular ; o antagonismo entre “senhores” e “escravos” ; a afirmação incondicional do eterno retorno ; o imperativo de autossuperação trágica. A problematização foucaultiana da conduta individual, por sua vez, abrange a cultura greco-romana no intuito de formular as bases do que seria uma “vida bela”. Essa postura tem por objetivo circunscrever todo um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Contradições do progresso e ambiguidades da Educação: uma discussão a partir da Dialética do Esclarecimento // DOI: 10.18226/21784612.v22.n3.6. [REVIEW]Jéssica Raquel Rodeguero Stefanuto & Sinésio Ferraz Bueno - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (3):500-516.
    O presente trabalho tem como objetivo discutir implicações da dialética do esclarecimento, discutida na obra homônima de Adorno e Horkheimer, para a educação. Para tanto, volta-se ao questionamento central da obra acerca da permanência da barbárie mesmo nas sociedades com pretensões democráticas e apesar do desenrolar do processo civilizatório e do notório progresso técnico-científico que caracteriza o nosso tempo. Os argumentos fundamentais da obra citada são retomados, relacionando-a ao contexto de sua produção. Elementos como as contradições que são imanentes (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Uma leitura sobre a aporia de “dialética do esclarecimento” a partir de Freud, Marx e Weber.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):391-410.
    O objetivo do presente texto é repensar a aporia pela qual o livro “Dialética do Esclarecimento” é anunciado, a saber, a autodestruição do esclarecimento ou a procura da liberdade pela racionalidade, mas que culmina em uma regressão. Nossa argumentação perfaz dois caminhos: primeiramente, apresentamos a relação existente na obra entre um tipo de antropologia com bases freudianas e uma leitura da sociologia de Marx. Concebemos a noção de uma estrutura psíquica permeável às condições sócio-históricas do ser humano ocidental. Tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Em Torno Do Conceito de Arte de Theodor Adorno: Ecos da Dialética Do Esclarecimento Na Teoria Estética.Sara Juliana Pozzer da Silveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):347.
    O presente trabalho procura mostrar que apesar das imensas diferenças entre as obras Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética, a sofisticada concepção de arte de Theodor Adorno na Teoria Estética deve muito à Dialética do Esclarecimento, ou seja, se realiza a partir de pressupostos desenvolvidos nessa. Por exemplo, um dos pressupostos fundamentais da Dialética do Esclarecimento é que a origem da arte foi o resultado da separação entre a práxis mimética, situada na pré-história, e a práxis cujo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas.Renata Peres Barbosa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019036.
    Na obra Educação e Emancipação, ao propor um novo imperativo categórico, “que Auschwitz não se repita”, Theodor W. Adorno incita a reflexão sobre a cumplicidade entre Auschwitz e os processos históricos que o tornaram possível, e revela as contradições contidas nas promessas da modernidade. Adorno apresenta a vinculação do esclarecimento com o princípio de dominação, expondo o quanto está entrelaçado com progresso e regressão, o que resulta na constituição patológica da sociedade e dos indivíduos que acolhem as condições para que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  27
    A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo.Manoel Ribeiro Moraes Junior - 2016 - Horizonte 14 (43):937-951.
    Studies of religion in Renaissance and Enlightenment modernity were always under the conditions of the emancipatory promises of secular knowledge, technology experimental and critical traditions, aiming at social emancipation from the old ways of thinking and society. However, the disasters of the great wars and the problems arising from political and economic forms of technical and bureaucratic characteristics favored painful ailments and even bloody in the twentieth century. Religion has always been treated in the size of traditional societies, of which (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  19
    Dialética dos conceitos em Gilberto Freyre – Casa-Grande & Senzala: o devir da democracia racial.Antônio Charles Santiago Almeida - 2017 - Odeere 1 (2).
    Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala, pensador polêmico, mas singular no que se propõe - tradução da realidade brasileira à luz da miscigenação. Pode se dizer que nos textos desse recifense existem mais do que contradições, são, no sentido de determinados conceitos, debates dialéticos. Desse modo, o artigo aqui proposto intenta pensar o termo democracia racial por meio de um procedimento filosófico, a saber, dialética conceitual. Assim, não se pretende fazer uma defesa do autor em questão, mas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  30
    Dialética da pratica e ação sem prática.Ubaldo Puppi - 1982 - Trans/Form/Ação 5:65-76.
    The concept of practice would recover the concept of the system of action, if it were not for the existence of systems of action without practice. It remains that a practice is a system of action. As a consequence, supposing the reciprocality of the terms system and theory and a close inspection of the terms in the propositions, there is a semantic equivalence between "theoretical practice" and "Practical system of action". In both cases, the contradiction between the pairs of concepts (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  35
    A dialética, o homem e o valor segundo Ruy Fausto.Jacques Texier - 1990 - Discurso 18:69-84.
    Este artigo trata do livro de Ruy Fausto, Marx, Logique et Politique, Recherches pour une recostitution du sens de la dialectique, publicado na França em 1986. Procura mostrar como o autor examina diferentes leituras de Marx: - a de Althusser, Castoriadis e Bonetti e Cartellier - fazendo ver que todas elas são leituras do entendimento.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  48
    A Evolucao do Pensamento Dialetico.A Dialetica Transcendental e Suas Consequencias.Arthur Child & E. Vitor Visconti - 1948 - Philosophy and Phenomenological Research 9 (2):342.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  24
    A persuasividade dos Asseríveis e dos Argumentos no Estoicismo Antigo.Aldo Dinucci & Kelli Rudolph - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03229.
    Na primeira parte, fazemos um levantamento das ocorrências de pithanon (‘persuasivo’) e termos afins em textos e fragmentos do estoicismo antigo referentes à persuasão de asseríveis e argumentos e em textos e fragmentos em que a lógica estoica se apresenta como ferramenta para evitar a persuasão dos sofismas e o sábio estoico como aquele que capaz de vencer essa persuasão por sua perícia em dialética. Feito isso, consideramos criticamente as teses de Chiaradona, Sedley e Tieleman, para quem Crisipo está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  2
    O Papel Do Filósofo e Seu Caminho Epistemológico No Fédon.João Paulo Miranda - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):208-215.
    O escopo deste trabalho é abordar o percurso ético-cognitivo necessário para a efetivação do papel do filósofo presente no Fédon, um dos diálogos mais famosos de Platão, levando em consideração novas concepções decorrentes de um já conhecido embate hermenêutico proveniente do altíssimo quilate literário do texto referido. Na presente abordagem, o sensível não ocupa um local pejorativamente secundário e diminuto, constituído de cópias imperfeitas e fonte de enganos, passando, com isso, a exercer uma função de relevância fundamental na construção da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    As contraposições dialéticas dos discursos de Sócrates no Fedro de Platão.Fábio da Silva Fortes - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-21.
    Amor, éros, é o tópico que domina toda a primeira parte do Fedro. Os três discursos proferidos – o discurso de autoria de Lísias/Fedro (259e-262c) e os dois subsequentes proferidos por Sócrates (237a-241d; 257b-259d) – são variações desse mesmo tema. Esses três discursos – que ocupam, aliás, a maior parte do texto – não representam mera ilustração propedêutica acerca da retórica e de seu poder sobre os personagens, em vez disso, os dois discursos finais de Sócrates concretizam o próprio movimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  50
    Dialética e experiência.Franklin Leopoldo E. Silva - 2005 - Dois Pontos 2 (2).
    É bem conhecida a oposição estabelecida por Kant entre experiência possível e dialética, na medida em que esta última é caracterizada como a “lógica da ilusão”. Ao mesmo tempo, o modo de pensar metafísico, que ocorre dialeticamente, em sentido kantiano, é uma tendência inevitável da razão, expressa na exigência formal de completude das categorias. Como o pensar, enquanto exercício livre da razão, é em si mesmo mais amplo do que a atividade de conhecer, própria do entendimento, o pensar contém (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    A dialetização da vida psíquica: Sartre e sua concepção dialética do vivido (vécu).Gustavo Fujiwara - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:69-82.
    O presente artigo perscruta o modo dialético pelo qual Sartre, desde os anos 1960, aclimata a vida psíquica e o vivido. Para esta lida, realizaremos uma incursão investigativa sustentada por um conjunto de escritos sartreanos deste período, dando especial enfoque sobretudo ao ensaio Questões de método (1957) e à conferência que nosso autor profere em 1961, e cujo título, Marxismo e subjetividade, é revelador da sua tentativa de conciliar o existencialismo e o materialismo histórico à luz de uma dialética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 953