Results for 'pensamento do Mesmo'

953 found
Order:
  1.  18
    O Pensamento do Mesmo: entre utopias e heterotopias.Cesar Candioto - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    A figura do ser-Outro em Merleau-Ponty: uma alternativa à concepção foucaultiana do Outro como “pensamento do Mesmo”.Paulo Thiago Schmitt - 2023 - Aufklärung 10 (1):65-76.
    In this paper, I propose to draw two considerations regarding the ontological notion of the brute being, present in Maurice Merleau-Ponty's late philosophy: (i) that the aforementioned notion can be understood according to the irreducibility of Being to our linguistic instruments and, in this sense, consists of a being-Other that, in a raw and permanently wild state, never allows itself to be enclosed in the domain of the word; (ii) assuming that the "ultimate support of all things" ineluctably becomes the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  11
    O Artifício Estético da Narrativa Política: Uma Interpretação da Representatividade Democrática À Luz Do Pensamento Maquiaveliano.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A discussão em torno da fundamentação da democracia apresenta divergências tanto na questão substancial quanto na forma. Malgrado as diferenças conceituais, na atualidade parece ser uma tese comum a de que, para governar, é indispensável a aquiescência do povo. Desde cedo, percebe-se que as fissuras sociopolíticas não poderiam ser contidas exclusivamente com a força. De mais a mais, tudo sugere que esta esteja do lado dos governados, restando ser imprescindível aos governantes conquistar o coração e o pensamento do povo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  23
    O eterno retorno do mesmo, "a concepção básica de Zaratustra".Scarlett Marton - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (2):11-46.
    Resumo No Ecce Homo, Nietzsche afirma que a concepção básica de Assim falava Zaratustra consiste no "pensamento do eterno retorno, essa fórmula suprema de afirmação a que se pode chegar". Tomando como ponto de partida a análise das diferentes partes desse livro, contamos antes de mais nada definir o lugar que o pensamento do eterno retorno nele ocupa. Estabelecendo a relação desse pensamento com a noção de além-do-homem, o conceito de vontade de potência, o projeto de transvaloração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  79
    A ruptura do pacto social no pensamento de Sade.Mônica Guimarães Teixeira do Amaral - 1992 - Trans/Form/Ação 15:65-83.
    The works of Sade portray the corrupt and libertine practices at the time of Louis XV's despotic regime, invariably referring to the boudoir as a privileged place for the transformation of mind and body as well as for philosophical production. The actuality of Sade's thought lies in the fact that he reveals - as do modem trends - the narcissic constitution of subjectivity that, in its social-political aspect, leads to political conformism. This article aims at presenting Sade's thought as a (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  84
    O Eterno Retorno do Mesmo de Nietzsche na Estética de Schopenhauer.Jair Barbosa - 1997 - Discurso 28:145-158.
    O artigo pretende mostrar que o pensamento do eterno retorno do mesmo de Nietzsche não é seu pensamento mais abismal (abgründlicher). como diz Ecce homo. mas na verdade tem um Grund (fundamento) bem localizado na filosofia de Schopenhauer. em especial nos textos estéticos.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  16
    O retorno ao pensamento do ser na filosofia de Heidegger.Ana Carla De Abreu Siqueira - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):215-223.
    O objetivo deste artigo é apresentar como o filósofo alemão Martin Heidegger propõe um retorno ao pensamento do ser. Em primeiro lugar, ele indica a importância de uma questão fundamental, a qual ficou esquecida pela tradição metafísica. Seu argumento revela que o pensamento do ser consiste na essência do pensar. Diante das ciências e da técnica, Heidegger defende a necessidade de resgatar pensamento do ser como uma tarefa primordial da existência humana e que nos possibilita fazer as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    “Uma lei da representação”: o eterno retorno do mesmo na filosofia de Giorgio Colli.Rossella Attolini - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):139-169.
    Resumo O presente artigo visa apresentar as peculiaridades da interpretação de Giorgio Colli para o pensamento do eterno retorno, numa interpretação que não lhe imputa traço ético nem estético, e sim metafísico. Para tanto, trata-se de, em primeiro lugar, apresentar Parmênides como precursor do eterno retorno, invocando-se a circularidade do ser e da consciência; num segundo momento, trata-se de tomar o eterno retorno como um contato pré-racional, próprio do tempo que expressa a esfera da imediaticidade; num terceiro momento, evidencia-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    A criação de si entre a parrêsía E a hipocrisia: Etopoiêtica do cuidado de si.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):351-371.
    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  23
    Rousseau, um democrata radical?Helena Esser Dos Reis - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Inúmeros autores afirmam que Rousseau é um democrata radical, entretanto, ele mesmo, não parece apoiar um governo democrático. Instigados por esta situação buscaremos elucidar em qual sentido podemos considera-lo um defensor da democracia. Para isso, procuraremos seguir o pensamento político de Rousseau reconstituindo as condições originárias da existência humana, discutiremos as condições do pacto de associação e a investigaremos a manutenção do estado republicano por meio da ação política de legislar. Tentaremos, finalmente, elucidar o problema proposto, em primeiro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  45
    A crítica de Sellars à ideia de episódios internos como experiência imediata.Daniel Ramos dos Santos - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):11-19.
    O objetivo é mostrar e discutir a crítica de Wilfrid Sellars, direcionada ao ponto de vista do empirismo clássico, de acordo com o qual, os episódios internos como pensamentos e impressões sensoriais são experiências imediatas. A construção de sua crítica terá como pano de fundo um mito criado por ele mesmo, o mito de Jones. Este servirá para mostrar como aprendemos a falar dos tais episódios internos que são tidos como experiências imediatas. Mostraremos como Sellars, com a ajuda do (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Sobre a Normatividade Do Significado.Juliano Santos do Carmo - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):376-391.
    Os aspectos normativos da linguagem impõem uma restrição substancial sobre as teorias aceitáveis do significado – na medida em que se supõe que o significado é uma noção intrinsecamente normativa. Esta suposição acaba por vetar a possibilidade de se oferecer considerações puramente naturalistas ou descritivistas do significado. Meu objetivo neste artigo é mostrar que não é necessário supor que o significado seja de fato uma noção intrinsecamente normativa. Não negarei que a linguagem esteja permeada de normatividade, ou ao menos, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    Foucault e a Liberdade No Estoicismo Tardio.Ana Lúcia dos Santos E. Santos - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):190.
    O presente artigo visa analisar, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, o exercício da liberdade sob uma perspectiva ética, no âmbito do estoicismo tardio. Liberdade essa que se faz possível a partir do cuidado de si, por meio de exercícios regulares que possibilitam ao indivíduo viver a vida como arte. Com efeito, é na prática do cuidado de si, que o indivíduo se coloca como transformador do mundo e de si mesmo, o qual dá-se no encontro (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Um grito de revolta: Notas sobre o discurso midiático afro-pessimista e a narrativa do filme Death Metal Angola.Melina Aparecida Dos Santos Silva, Juremir Machado Da Silva & Cristiane Freitas Gutfreind - 2021 - Logos: Comuniação e Univerisdade 27 (3).
    O artigo procura abordar como produtos audiovisuais sobre cenas do metal em territórios africanos ao mesmo tempo em que se propõem a divulgar um outro olhar sobre as culturas africanas, também parecem reproduzir os discursos ocidentais construídos historicamente sobre suas sociedades e suas culturas locais. Para tanto, realizaremos uma análise fílmica do documentário Death Metal Angola (Jeremy Xido, 2012), a qual apresentou mundialmente a existência de uma rede musical angolana dedicada ao subgênero death metal. Refletiremos até que ponto as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Linguagem E política em espinosa.Rafael Dos Santos Monteiro - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:251-272.
    Mais próxima do corpo e da imaginação, a linguagem que pode ser deduzida da ontologia espinosana nos coloca frente ao problema das relações entre mente e corpo. Como pode uma palavra, modo da extensão, comunicar uma ideia, modo do pensamento, se nosso espírito não é uma replicação do corpo e não há expressão entre os atributos? Ao mesmo tempo Espinosa nos mostra como o desenvolvimento e permanência da língua de um povo ao longo dos tempos depende do uso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Metamorfoses negras: desfazendo sortilégios visuais do mundo ocidental.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira - 2024 - Odeere 9 (2):53-71.
    Reflete-se sobre visões hegemônicas que, desde as primeiras elaborações imaginárias de um possível mundo ocidental no quarto século a.C., distorceram a imagem de povos africanos e sustentaram processos de colonização sob essa égide de pensamento.. Essas visões são fábulas, correspondendo a efabulações sobre a(s) África(s), africanos, descendentes. Existe um mundo fascinado há milênios por outro. Esse mundo fascinado e imaginado, o Ocidente, explorou e assumiu a narrativa sobre vários outros mundos, esmaecidos, rasurados, reinterpretados pela memória europeia, seja por traçados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A religião como fundamento ético para os direitos humanos segundo o pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte:1651.
    A presente pesquisa propõe apresentar, pela primeira vez na área de conhecimento das Ciências da Religião, a análise do pensamento jusnaturalista de John Finnis acerca do aspecto humano da religião. Nas obras de sua autoria, Finnis apresenta uma reconstrução inovadora da teoria do direito natural de Aristóteles e Tomás de Aquino. Tal inovação foi publicada em 1980, sob a orientação de Herbert Lionel Adolphus Hart, que foi seu mentor quando na conclusão de seu doutorado, sendo que este último lhe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    Let me tell ya what i've got.Gabriel do Nascimento Barbosa, Meri Nádia Marques Gerlin & Taiguara Villela Aldabalde - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:406-417.
    O presente resumo expandido refere-se ao trabalho de pesquisa que buscou utilizar as caraterísticas do jazz, enquanto manifestação cultural musical, como referência para elaboração de questões no campo da Ciência da Informação. Para tanto, coloca-se o jazz como expressão que, dentro do mundo globalizado, consagrou dinâmicas de produção que, mesmo que absorvidas pela hegemonia, são antagonistas às formas do pensamento ocidental. Para os fins do presente trabalho, interessa-nos a característica, no jazz, da irreprodutibilidade como valor intrínseco de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  5
    Ascetismo, Arte e Forma de Vida No Pensamento Do Nietzsche Tardio.Clademir Luís Araldi - 2022 - Dissertatio 55:45-63.
    Pretendemos mostrar neste artigo que Nietzsche também compreende de modos positivos o ascetismo em sua filosofia tardia. A partir da reconstrução dos sentidos do ascetismo na filosofia do espírito livre e na obra Assim falou Zaratustra, defendemos que Nietzsche estimasempre mais o ascetismo dos filósofos em suas obras Além do bem e do mal e na Genealogia da moral. Entretanto, é em 1888, que ele aprofunda a concepção de arte como forma de vida, estreitamente ligada a formas de ascetismo filosófico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    A Perquirição da Transcendência No Pensamento Do Jovem Heidegger.Carlos Roberto Drawin - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):579.
    O nosso artigo está dividido em duas partes. A primeira parte visa mostrar como o sentido da transcendência está profundamente enraizado em todo o pensamento heideggeriano. A segunda parte procura ilustrar essa hipótese de leitura recorrendo a alguns textos de juventude do filósofo e os interpretando a partir de diversos estudos sobre a gênese de sua obra. No entanto, pressupomos que a sua relação com o cristianismo não foi ultrapassada nem com a sua ruptura com o “sistema do catolicismo” (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Castoriadis, hoje.Lílian do Valle - 2022 - Dissertatio:65-77.
    Qual a atualidade do pensamento e da obra de Castoriadis? Um primeiro elemento de resposta pode ser fornecido pela constatação da profundidade e originalidade de sua contribuição. Contudo, está claro que esta atualidade depende do que fazemos de seu pensamento, das razões pelas quais e das formas como o convocamos e, sobretudo, de como o fazemos frutificar. Por isso mesmo, a resposta a esta questão é necessariamente múltipla, tão variada quanto são as leituras que seus escritos suscitaram. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Sobre o modo infinito mediato no atributo pensamento. Do problema (Carta 64) a uma solução (E5P36).Jean-Marie Beyssade - 2022 - Analytica. Revista de Filosofia 24 (1-2):104.
    O artigo procura reexaminar o seguinte problema clássico: qual é, no atributo pensamento, o modo infinito mediato? Contrariamente à posição de Gueroult segundo a qual “nada na Ética nos informa a esse respeito e é preciso decidir-se a interpretar”, o artigo procura mostrar que é possível encontrar em Ética V, 36 e seu corolário, ou seja, no amor infinito que Deus possui para consigo mesmo, a resposta buscada. Uma vez que este amor preenche todas as condições requeridas para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  29
    Clarice Como Uma Experiência Filosófica.Maria dos Remédios de Brito & Dhemersson Warly Santos Costa - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):17.
    Literatura e filosofia, filosofia e literatura, há tensionamentos e algumas vezesressonâncias, outras vezes um movimento de completa crítica e tentativas de separação radical. Pensa-se nos possíveis toques desses saberes e como os mesmos podem se enriquecer com seus limites. As perguntas que movem esse ensaio são: A filosofia passa pela obra de Clarice Lispector? De que forma Clarice promove uma experiência filosófica? Os argumentos são tangenciados pela filosofia francesa de Gilles Deleuze. Clarice Lispector, escritora, contudo, configura em sua obra fabulatória (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Do Vazio de Pensamento À Democracia Espetacular: Análise Do Impacto Político Das Fake News Nas Eleições Presidenciais de 2018.João Adail Camargo Luiz - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):71.
    O objetivo deste trabalho é a analisar a utilização e impacto das fake news nos últimos anos da vida política brasileira enquanto propulsão ao esvaziamento do pensamento e uma zona de anomia entre democracia e totalitarismo que captura e sacraliza a vida biológica humana ao mesmo tempo que a abandona, reconhecida como estado de exceção permanente. Para tanto, abordamos as obras de Hannah Arendt e Giorgio Agamben, bem como analisamos fenomenologicamente algumas das fake news mais divulgadas entre a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Implicações do Pensamento de Wittgenstein para o Ensino de Línguas.Paulo Oliveira - 2004 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 14 (2).
    Ao contrário da filosofia analítica, e mais especificamente da teoria dos atos de fala, cu­jos reflexos podem ser claramente notados em parâmetros curriculares, materiais, atividades e pro­cedimentos didáticos da área, o legado de Wittgenstein tem encontrado pouca ou quase nenhuma repercussão na pedagogia de línguas estrangeiras. Gräz propõe-se a fazer tal mediação, mas acaba por obter efeito inverso ao proclamado, na medida em que sua argumentação cria confusão conceitual, no lugar de dissolvê-la. Como alternativa, sugiro a mobilização de conceitos como (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  24
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    O “poema” do Breviloquium: pensamento e oração em São Boaventura.Emmanuel Falque - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):241-270.
    O Breviloquium de São Boaventura é, certamente, um “breve tratado” ou uma “pequena suma” de teologia, mas é também uma oração, mesmo uma liturgia. Para convencer-se disto, basta abrí-lo em seu Prólogo - que refere-se muito explicitamente à Epístola aos Efésios: “Eu me ajoelho diante do Pai de nosso senhor Jesus Cristo, de quem toda paternidade celeste e terrestre tira seu nome (Ep 14, 15)”. Mas os “joelhos do coração” são igualmente os “joelhos do pensamento”, ao menos para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    A Distorção Neoliberal Do Pensamento Econômico de Adam Smith Segundo Noam Chomsky e Amartya Sen.Édil Carvalho Guedes Filho & Wesley Heleno de Oliveira - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):74-93.
    Adam Smith é considerado um dos fundadores do liberalismo clássico. Ele é apresentado, com razão, como o organizador da nova ciência da economia, que tem por objetivo compreender, prover e maximizar as riquezas e os confortos de uma sociedade. Descreveu em certa medida uma nova sociabilidade engendrada nas transações econômicas, emergindo a partir disso uma sociedade comercial, materialmente próspera dentro da ordem política. A riqueza advém da oportuna e correta divisão do trabalho. O trabalho se vê e se faz, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. (1 other version)A experiência estética no pensamento hermenêutico contemporâneo: a experiência do diálogo em Gianni Vattimo.Filipe Silveira de Araújo - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):92-107.
    O presente artigo pretende relacionar entre os autores das teorias contemporâneas da hermenêutica filosófica os traços que conduzem à hermenêutica enquanto ciência da interpretação, ao ponto de possibilitar uma ruptura com os modelos metafísicos do pensamento; o ser, destituído de seu caráter estável, é compreendido agora como evento, acontecimento, e por isso mesmo é interpretação. A pluralidade cultural, que se revela sob a forma de uma estetização geral da vida, é a marca da Pós-Modernidade. A experiência estética proporcionada (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  23
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    O conceito de responsabilidade na ótica de Hannah Arendt e Emmanuel Lévinas.Romero Júnior Venâncio Silva & Iuri Ribeiro dos Santos - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):5-19.
    Resumo: O presente artigo reflete sobre o tema da “responsabilidade” no pensamento filosófico de Hannah Arendt (1906 - 1975) e Emmanuel Lévinas (1906 - 1995) com a intenção de demonstrar as nuances e particularidades de cada autor e ao mesmo tempo realizando uma atualização da reflexão filosófica destes dois grandes pensadores do século XX. Para Arendt, o conceito de responsabilidade perpassa tanto o aspecto pessoal quanto coletivo acentuando a dimensão da política e aparece de forma sistemática em escritos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  44
    O Homem do Homem e o Eu de Si-Mesmo.Márcio Suzuki - 1999 - Discurso 30:25-62.
    Este ensaio procura reconstruir o modo como Kant lê dois filósofos que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico, David Hume e Jean-Jacques Rousseau. O foco principal da reconstrução que aqui se faz não é o conteúdo doutrinal dessas filosofias, mas o processo reflexivo de leitura, por meio do qual Kant acaba chegando à descoberta da dialética própria ao método crítico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33. Para uma releitura das relações entre teoria e prática em educação: contribuições de Habermas // Toward a re-reading of the relationship between theory and practice in education: contributions of Habermas.Amelia Escotto do Amaral Ribeiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):119-140.
    Este artigo tem como objetivo principal identificar no pensamento de Habermas elementos que permitam refletir sobre questões referentes às relações entre teoria e prática presentes no discurso educacional, especialmente as relacionadas à formação de professores. Resulta de inquietações provocadas pelo predomínio de um discurso educacional impregnado pela tendência a privilegiar a prática e, de certo modo, negar a teoria, apoiando-se numa ideia de formação restrita a dimensões puramente instrumentais. O lugar da teoria e da prática nos processos de construção (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  2
    A Gestão Do Trabalho, Do Homem e da Vida a Partir Do Pensamento de Michel Foucault.Jorge Luiz Candido de Batista & Jane Rodrigues Guimarães - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):124-133.
    De acordo com Michel Foucault os novos procedimentos de poder se aplicam em níveis e formas diversas, tendo-se de ser considerado também o que se encontra para além do âmbito econômico, da produção ou mesmo do Estado. Neste sentido, as questões vinculadas ao trabalho devem ser consideradas levando-se em consideração, também, os aspectos que ultrapassam a esfera econômica e que afetam o homem no que tange o conjunto dos efeitos imprimidos aos corpos, aos comportamentos e às relações sociais por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Schopenhauer e a demarcação do lugar de sua filosofia segundo ele mesmo.Dax Moraes - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e10.
    Pretende-se com este artigo encontrar um possível esclarecimento para a afirmação de Schopenhauer segundo a qual somente a Vontade é o unicamente Real, uma tese publicada pela primeira vez em A vontade na natureza que exigiria várias mudanças em sua obra capital, uma vez que se torna a definitiva demarcação do pensamento de Schopenhauer com relação a seus antecessores. Esse problema nos levou a considerar a relação entre Schopenhauer e Kant em vista de descobrir o sentido próprio dessa tese, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Os Sentidos Do Tempo No Pensamento de Karl Marx.Gerson Lucas Padilha de Lima - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):233-248.
    A intenção deste texto é realizar um diagnóstico crítico das formas de ser do tempo na obra de Karl Marx. Assim vamos explicitar os sentidos do tempo que influenciam a condição humana em geral e de que modo e sob que condições sua subsunção ao tempo fetichizado do capital arruína a vida humana na sociedade capitalista. A metodologia aplicada foi a de análise e revisão bibliográfica das obras de Marx e da bibliografia secundária afim de apreender dialeticamente as determinações e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Para além do Liberalismo: O Pensamento Político de Martin Heidegger.Alexandre Franco de Sá - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):43-58.
    O presente artigo procura esclarecer os traços fundamentais da relação entre o pensamento de Heidegger e a política. No contexto da emergência do nazismo na Alemanha, Heidegger recusará a compreensão do povo como “raça” e como “valor supremo”. Nesta linha, apropriando-se da concepção de Ernst Jünger do “trabalhador”, procurará pensar a relação deste trabalhador com um mundo, ou seja, a “mobilização total” do mundo por uma “vontade de poder”, para lá daquilo a que chama a “metafísica da subjectividade”, à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Passado, presente E futuro: O tempo da consciência E a consciência do tempo no pensamento de santo agostinho.José Renivaldo Rufino - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):351-360.
    Agostinho teoriza sobre o tempo partindo de dois pontos especificos: o tempo interior e o tempo exterior à consciência. Uma e outra abordagem só se tomam possíveis por conta do aspecto criatural do tempo. Assim, o tempo, em seu caráter de criatura, é anterior ao ser humano e, portanto, interior à consciência. Por outro lado, o filósofo vincula o tempo à eternidade. Ao se falar do tempo, a idéia de eternidade está ali implícita.O próprio Agostinho afirma que o tempo é (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  15
    A sociedade dos ateus segundo Pierre Bayle: uma experiência de pensamento?Isabelle Delpla & Adriana Novaes - 2022 - Discurso 52 (2):102-120.
    Seria a conjectura de uma sociedade de ateus, de Pierre Bayle, uma experiência de pensamento liberal, visando separar política e religião? Uma tal interpretação pode se apoiar sobre a relativa proximidade do texto com a Fábula das Abelhas de Mandeville. Ela é, porém, errônea: aquela conjectura baseia-se em um método cético, histórico e crítico que desafia o princípio mesmo das experiências de pensamento. Tampouco a separação do religioso e do político se basearia em uma argumentação liberal.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  27
    Formulação especulativa do pensamento transcendental: A dialética enquanto radicalização do pensamento transcendental.Manfredo Araújo de Oliveira - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):831-844.
    Klaus Hartmann interpreta a Dialética como uma radicalização do pensamento transcendental. A opção ontológica, tal como ela é feita pelo autor, significa que o método transcendental transborda, sai de seus limites clássicos, sai de si mesmo e se constitui como filosofia dialética. As categorias, ligadas umas às outras por relações de negação, só possuem fundamento e legitimação enquanto são mediadas por um grande "sujeito conclusivo", que é o próprio pensamento enquanto ideia absoluta.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    Morte e finitude na filosofia de Martin Heidegger: uma intuição de sein und zeit ao pensamento da história do ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  23
    Disrupção subjetiva e crítica social: surrealismo e imagens de pensamento benjaminianas.Francisco De Ambrosis Pinheiro Machado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):92.
    A vanguarda surrealista, em suas manifestações literárias e artísticas dos anos 1920, explorava as imagens de caráter disruptivo como uma forma de transformar a arte e a vida cotidiana. Influenciado pelos surrealistas, Walter Benjamin, em seu livro Rua de mão única, publicado em 1928, elaborou um diagnóstico crítico de seu presente histórico e apontou o caminho para uma possível transformação do mesmo, explorando uma forma filosófico-literária que denominou imagem de pensamento. Pressupondo a fundamental influência do surrealismo nesta e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  34
    A única intuição – o único pensamento: Sobre a questão do sistema em Fichte e em Schopenhauer.Matthias Kossler - 2007 - Dois Pontos 4 (1).
    No artigo que se segue, iremos relacionar o tema „intuição“ e „pensamento“ao problema, virulento no idealismo alemão, da sistemática filosófica. Depois que aconcepção kantiana de sistema assente na “Arquitetônica da razão” foi criticada comoformalista e que, ao mesmo tempo, se propagou no século XVIII a crítica aos sistemasracionalistas, exercida antes pelo empirismo, irrompeu no final desse século uma crisena filosofia, expressa talvez de modo mais marcante em um “fragmento” de FriedrichSchlegel: "É igualmente mortal ao espírito ter um sistema (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Lakatos, leitor dos programas de investigação de Popper.Elizabeth Assis Dias - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:23-38.
    Lakatos é um filósofo que fez parte do círculo dos discípulos de Popper e que até certo ponto seguiu seu mestre. Ao elaborar sua noção de programa de investigação científica adotou muitas ideias defendidas por Popper, mas também tinha a pretensão de superá-lo Neste trabalho, tomando por base a noção de “programa de investigação”, que no nosso entender se faz presente no pensamento dos dois filósofos, o nosso objetivo é investigar em que aspectos Lakatos deu um passo a frente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Oakeshott e a gênese do racionalismo moderno.Gabriel Ferreira - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44546.
    O pensamento do filósofo britânico Michael Oakeshott é frequentemente recrutado no debate entre conservadorismo e posições progressistas, no qual algumas de suas distinções e explicitações são postas a serviço da crítica a determinados aspectos dessa última. Um de seus principais movimentos argumentativos consiste em apontar que posições políticas fundamentalmente revolucionárias pressupõem certa concepção de racionalidade que, por sua vez, estaria em desacordo com uma visão clássica acerca da faculdade intelectiva humana ao mesmo tempo em que privilegia tal concepção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar. Procura-se mostrar (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  23
    A ilegalidade de bens e direitos no sistema capitalista: uma análise a partir do pensamento de Michael Foucault.Márcio Bonini Notari - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):85.
    Michel Foucault embora não tenha sistematizado uma Teoria ou Filosofia do Direito em sentido estrito e, mesmo não sendo da área jurídica,construiu suas propostas em diversas obras, as quais acabam tecendo críticas e considerações acerca do Direito Penal e do Sistema de Justiça Criminal, a partir do modelo panóptico e das novas formas de punição no ambito do cárcere, envolvendo a transição do modelo feudal para o sistema capitalista de produção. Nesse sentido que se pode perguntar: qual a concepção (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Atitude crítica, luta política e vida democrática: uma análise para além do pensamento de Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No presente artigo pretendo apontar, primeiramente, a relação entre diagnóstico do presente e atitude crítica a partir do pensamento de Michel Foucault. Na sequência, indicarei que a noção de atitude crítica é ao mesmo tempo parceira e adversária da governamentalidade, no sentido de que ela designa uma arte plural de não ser governado de determinada maneira e pelos mesmos agentes, sem, contudo, se posicionar fora do jogo governamental. Mostrarei ainda que as lutas políticas contra a saturação do jogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    A Unidade da Filosofia e a Pluralidade de Correntes Filosóficas: Expressão da Potencialidade Criadora Do Pensamento, Prova de Autodesqualificação da Filosofia Ou Problema Solúvel/Insolúvel?Lorenz Bruno Puntel - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):197.
    O tema da pluralidade de correntes filosóficas sempre ocupou a filosofia desde seu início. Hoje ele tem uma atualidade extraordinária devido ao fato inegável de que a filosofia está presente em todos os países dotados de uma cultura e língua com caráter suprarregional. Com exceção de alguns exímios filósofos como Hegel e Heidegger, o tópico foi em geral ignorado e/ou é apenas parcial e inadequadamente abordado. O presente ensaio propõe-se elaborar as grandes linhas de uma tematização sistemática deste complexo fenômeno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    Posicionamento político, conhecimento histórico e pensamento utópico: Uma análise com dados quantitativos de jovens dos Campos Gerais/Pr - 2017.Matheus Mendanha Cruz - 2019 - Araucaria 21 (41):187-208.
    O texto a seguir tem como base teórica a tendência alemã da Didática da História, principalmente as propostas de Rüsen. O esforço feito foi para relacionar conceitos desse campo de estudo com dados levantados de forma empírica através de questionários respondido por jovens de Ensino Médio da região dos Campos Gerais/PR. As reflexões feitas se debruçaram sobre o conhecimento histórico apresentado pelos estudantes frente as questões sobre o período em que os militares estiveram a frente do governo no Brasil. Os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 953