Results for 'pensamentos de completude'

964 found
Order:
  1. Diurno e Noturno no pensamento de Gaston Bachelard.Fernando Da Silva Machado - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):11-23.
    O presente artigo tem por objetivo caracterizar as duas fases do pensamento bachelardiano intituladas diurna e noturna e o modo como determinadas noções que permeiam as duas etapas da filosofia do autor configuram uma comunicação recíproca entre elas, fazendo com que haja uma troca assídua de valores entre ambas as vertentes. Deste modo, tentar-se-á demonstrar o quanto o fluxo de uma fase a outra de seu pensamento denota um sentido de completude ao invés de desconexão, negação ou mesmo oposição. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  25
    Edgar Morin e o pensamento complexo: uma possibilidade cognitiva.Ruy Rocha Junior - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):63.
    Este artigo tem como pretensão apresentar alguns elementos teóricos da teoria da complexidade presente em Edgar Morin. A proposta segue por um viés de aproximar o leitor da compreensão de complexidade e completude; a polidisciplinaridade e a transdiciplinaridade com vista em destacar como a abordagem de Morin almeja despertar o conhecimento que, segundo o autor, esta adormedico.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Sobre uma possível metafísica da modernidade. Ou: os herdeiros tardios de um certo legado kantiano.Fernando Costa Mattos - 2010 - Dois Pontos 7 (4).
    Partindo da controvérsia Henrich-Habermas dos anos 1980, este artigo discute apossibilidade de conservar um espaço aberto para a metafísica, na filosofia atual, tendo emvista o modo como Kant reformulou esse campo do saber. Procurando levar a sério aintenção kantiana, eu me baseio nas reflexões do próprio Dieter Henrich e de ChristianThies para apresentar, em linhas muito gerais, um possível formato para essa nova formade metafísica.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O pensamento de Farias Brito.Carlos Lopes de Mattos - 1962 - São Paulo,: Editôra Herder.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    Logical Foundations: Lonergan and Analytical Philosophy.Andrew Beards - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (4):919 - 939.
    This article attempts to show points of contact between current analytical philosophy and the philosophy of Bernard Lonergan. It does so by focusing on the philosophy of logic. Debates concerning the adequacy and/or completeness of the various logical systems which have been or are being elaborated are an important aspect of analytical philosophy today. Lonergan was also preoccupied with the foundations of logic. This is manifest not only in his 1957 Boston College lectures on the subject, but throughout his philosophical (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    O Pensamento de Ada Kroef Como Potência Para o Ensino de Filosofia.Cristiane Maria Marinho & Antônio Alex Pereira de Sousa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):104-122.
    Este artigo apresenta a potência do pensamento da filósofa e professora Ada Kroef para o ensino de Filosofia e a Educação. Para tanto, abordaremos os livros Currículo-nômade: sobrevoos de bruxas e travessias de piratas Inspirada pela Filosofia da Diferença (2018) e Escola como polo cultural: contornos mutantes em fronteiras fixas (2017). Nessas obras, a autora questiona teorias e práticas conservadoras do ensino e da educação de forma geral, propondo a criação de novas práticas e posicionamentos teóricos. A estrutura desse artigo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  31
    O pensamento de Gramsci, o ideário de inclusão social e educacional, e a formação do professor.Lana Ferreira de Lima - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 354.
    Esta é uma pesquisa bibliográfico-documental cujo objetivo principal é analisar as principais similitudes e diferenças existentes entre os princípios do sistema de racionalidade/normalidade, presente no ideário de inclusão social e educacional que se expressam nas políticas públicas gestadas até a década de 80 do século XX e aquelas elaboradas a partir dos anos 90, direcionadas para a formação de professores.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    O pensamento de Vygotsky e Bakhtin no Brasil.Maria Teresa de Assunção Freitas - 1994 - Campinas: Papirus Editora.
    É este o momento de uma mudança de paradigma? Piaget será substituído por Vygotsky? Tal polêmica não teria por base uma atitude científica. Não é o caso de se privilegiar uma abordagem em detrimento de outra. Deve-se, antes, procurar conhecer suas similitudes e diferenças para participar do processo de renovação da pedagogia brasileira e para compreender por que a abordagem sócio-histórica vem ganhando espaço na construção do conhecimento.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Razão e afetividade: o pensamento de Lucien Lévy-Bruhl.Roberto Cardoso de Oliveira & Lucien Lévy-Bruhl - 1991 - Centro de Lâogica, Espistemologia [I.E. Epistemologia] E Histâoria da Ciãencia, Unicamp.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O pensamento de Anísio Teixeira concretizado.Stela Borges de Almeida - 1990 - In Hugo Rodolfo Lovisolo (ed.), Chaves para ler Anísio Teixeira. Salvador, Bahia: Empresa Gráfica da Bahia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. (1 other version)Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2011 - Princípios 18 (30):163-179.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo é apresentar a crítica levinasiana à identificaçáo da subjetividade com a consciência, assim como sua concepçáo de subjetividade de origem anárquica. Para tanto, iniciaremos com a crítica de Levinas ao conceito de Eu, pensado em grande parte da filosofia ocidental e as noções de Ideia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  34
    Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta.Ana Lúcia Souza de Freitas & Ana Paula Bopp de Mello - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:78-89.
    O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Racionalidade e Interioridade: Um Breve Apontamento Sobre o Tema da Autenticidade No Pensamento de Kierkegaard.Wagner de Barros - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):114-132.
    Busca-se apontar brevemente como, na filosofia de Kierkegaard, a autenticidade está relacionada com a interioridade e se contrapõe a racionalidade. Para Kierkegaard, existir de modo autêntico é assumir a existência, um movimento de interioridade e incomensurável às leis lógicas ou conceitos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    O homem no pensamento de duns scotus: Aspectos característicos de sua antropologia.Luis Alberto De Boni - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):707-726.
    Em seus tratados teológicos, ospensadores medievais defrontaram-se com apergunta a respeito do homem, como ser criado,como capaz de conhecer, de praticar o bem ou omal etc. e, com isto, elaboraram uma Antropologia.Dentre eles, Duns Scotus, mantendo-se fiel acertos temas caros à escola franciscana, caracteriza-se por haver seguido caminhos surpreendentementenovos. No presente texto, doisaspectos da Antropologia scotista são estudados.Em primeiro lugar, a noção de matéria e forma.Discordando da teoria aristotélico-tomista, eleacentua a realidade específica da matéria, cujaexistência, sem a forma, não pode (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    O domínio da arte no pensamento de Hannah Arendt.Thiago de Castro Leite - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):548-563.
    Este artigo propõe uma reflexão acerca do domínio da arte na perspectiva de Hannah Arendt. A partir da análise do pensamento da autora, de seus esforços em problematizar a relação dos homens com o âmbito da arte e das inúmeras vezes em que convoca produções artísticas para examinar a experiência humana no mundo, vislumbra-se identificar as especificidades atribuídas por ela às linguagens artísticas, bem como compreender a relevância da arte na constituição de um legado humano material, imaterial e simbólico, um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    A consciência cívica no pensamento de Rousseau.Luiz Felipe Netto De Andrade E. Silva Sahd - 2008 - Educação E Filosofia 16 (31):29-47.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A formação da subjetividade moral no pensamento de Michel Foucault.Bruno Camilo de Oliveira - 2021 - Journal Cajuína 6 (1):11-22.
    The objective of this work is to present Michel Foucault's perspective on the formation of moral subjectivity according to his text entitled “The use of pleasures and the techniques of self”. In the referred text, Foucault emphasizes that moral action should not be constituted in acts according to a rule of conduct supported by moral concepts, but in acts according to a pure relation of the subject with his internal wisdom (subjectivity), a relationship that should not be understood as simply (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  51
    Simpatia e sociabilidade no pensamento de Hume.Fernão de Oliveira Salles - 2010 - Dois Pontos 7 (2).
    O objetivo deste texto é, primeiramente, expor os contornos gerais as críticas deDavid Hume ao que o filósofo escocês chamou epicurismo moderno. Trata-se das filosofiasde Hobbes e de seus supostos epígonos, que, aos olhos de Hume, elegeram o amor própriocomo origem fundamental de nossas ações e juízos. Num segundo momento, trata-se dedelinear o lugar central do conceito de simpatia nesta crítica, bem como na constituiçãoda moral humeana.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    O conceito de massas no pensamento de Hannah Arendt.Francis Kanashiro Meneghetti & Jelson Roberto de Oliveira - 2023 - Griot 23 (2):20-34.
    Este texto reflete sobre o constructo teórico de massas e a concepção de homem massa como fundantes e estruturais na compreensão dos totalitarismos nazista e stalinista, presentes na obra Origens do Totalitarismo (ARENDT, 1989) de Hannah Arendt. Conclui-se que o totalitarismo é uma organização de massa, que possui características específicas e que as massas são manipuláveis a partir de determinados aspectos específicos dos movimentos totalitários. Analisa-se o que é homem de massa e como tal concepção é fundamental para compreender outros (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Os Sentidos Do Tempo No Pensamento de Karl Marx.Gerson Lucas Padilha de Lima - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):233-248.
    A intenção deste texto é realizar um diagnóstico crítico das formas de ser do tempo na obra de Karl Marx. Assim vamos explicitar os sentidos do tempo que influenciam a condição humana em geral e de que modo e sob que condições sua subsunção ao tempo fetichizado do capital arruína a vida humana na sociedade capitalista. A metodologia aplicada foi a de análise e revisão bibliográfica das obras de Marx e da bibliografia secundária afim de apreender dialeticamente as determinações e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    Bibliografia e estudos críticos.Miguel Reale & Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - 1999 - Centro de Documentac~ao Do Pensamento Brasileiro.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Contrato pelo Estado, conjuração contra o Estado: uma colisão entre os pensamentos de Locke, Rousseau e Clastres.Erick Araujo de Assumpção - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):132-143.
    Buscar-se-á no presente trabalho analisar os discursos acerca da formação do Estado em Rousseau e Locke. Os autores compartilham a teoria de uma forma de contrato social – um acordo deliberado entre seres humanos cuja condição selvagem se extingue neste momento decisório. Dessa forma, em ambos os autores, o Estado surge como um agente, ou corpo, protetor. Em contrapartida, os estudos de Pierre Clastres – etnólogo francês – referentes a grupos primitivos contemporâneos demonstram a existência de uma permanente conjuração contra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  30
    A Exploração Do Trabalho Como Condição Do Lucro Comercial e da Renda Fundiária No Pensamento de Marx.Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves & Eduardo Ferreira Chagas - forthcoming - Revista Dialectus.
    O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir do pensamento de Marx, como o lucro comercial e a renda fundiária – dois componentes do mais-valor que, juntamente com o salário, correspondem aos rendimentos da fórmula trinitária – pressupõem a exploração do trabalho ou o intercâmbio desigual que mantém o processo de acumulação capitalista. As remunerações do comerciante e do proprietário fundiário, muito embora apareçam na superfície da economia moderna dissociadas do seu fundamento real, como se fossem autônomas e sem qualquer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Racionalidade e subjectividade no pensamentos de Eduardo Abranches de Soveral / J.M. Costa Macedo - Eduardo Abranches de Soveral : do eu egolátrico ao eu pessoal na obra Fenomenologia e metafisica.Maria de Lourdes Sirgado Ganho - 2009 - In Maria Celeste Natário, António Braz Teixeira & Renato Epifânio (eds.), Eduardo Abranches de Soveral: o pensador, o filósofo, o humanista. Sintra: Zéfiro Edições.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  19
    Descobrindo O projeto originário – existência E liberdade do pensamento de J. P. Sartre.Nelio Vieira De Melo - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):187-215.
    O artigo procura investigar as correlações entre os temas da liberdade e da alteridade, no conjunto do pensamento de J. Paul-Sartre.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  59
    Justiça, liberdade E alteridade ética – sobre a questão da radicalidade da justiça desde O pensamento de E. Levinas.Ricardo Timm De Souza - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):265-274.
    O objetivo desse artigo é caracterizar o que consideramos serem algumas das dimensões essenciais para a compreensão da questão da justiça desde a inspiração geral do pensamento da alteridade ética do filósofo lituano-francês Emmanuel Levinas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  24
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por um dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  37
    O pensamento de John Dewey.Karine Biasotto - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):209-226.
    Esse artigo tem por objetivo entender a conexão entre democracia, educação e ciência em Dewey. Primeiramente apresenta-se a proposta de democracia como um modo de vida associada que pressupõe interesses em comum e liberdade. Algo que representa um equilíbrio desejável. Em um segundo momento, destaca-se o histórico da formação da democracia americana e a educação como um elemento que promove a manutenção da sociedade democrática e como essa forma de vida e de governo é impactada pela economia e pela ciência. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  14
    pré-aparência (Vor-Schein) artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40941.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar o conceito de pré-aparência artística como antecipação transgressiva no pensamento de Ernst Bloch. Parte-se da hipótese interpretativa de que a estética utópico-concreta blochiana é sustentada na relação entre as categorias da pré-aparência e da transgressão. O artigo problematiza as interpretações do conceito de pré-aparência antes de expor as duas questões centrais da estética para Bloch: a aparência e a verdade da obra de arte. Segundo ele, a aparência da obra de arte não é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. (1 other version)O projeto fundamental do para-si: uma análise de um possível ser consciente (o em-si-para-si) no pensamento de Sartre.Polyelton de Oliveira Lima - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):108-121.
    In this article we will examine, in Sartre, the imminent need for the for-itself has to be based near his conscience. The question by questioning the fundamental design of the for-itself will allow the analysis of human reality as a conscious being, freedom and marked by the anguish of freedom. So how is it possible and how much power it will find a basis for human reality? Sartre's philosophy reveals the human reality as being characterized from the for-itself. Following this (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    A dialogicidade no pensamento de Paulo Freire E de Hans Georg Gadamer E implicações na cultura escolar brasileira.Maria de Jesus dos Santos - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):01-11.
    Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e pode se deslocar para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do cotidiano educacional (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    A noção de cidade no pensamento de Rousseau.Jacira De Freitas - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    A discussão desenvolvida no presente texto diz respeito à função conceitual adquirida pela Antiguidade na elaboração do ideal de cidade (cité), no pensamento político de Rousseau. A hipótese a ser demonstrada é que o mito da Antiguidade se transmuta num mecanismo de geração de conceitos que dão sustentação à formulação do seu ideal de corpo político, cristalizado no conceito de cité. Procura-se delinear de que maneira a noção mítica da Antiguidade grega se insere na visão de mundo do jovem Rousseau (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  98
    (1 other version)O pensamento de Marx sobre a subjetividade.Eduardo F. Chagas - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):63-84.
    O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa, e, no Brasil, particularmente, carece ainda de um estudo amplo, explícito e sistemático. Meu artigo pretende esboçar uma reflexão mais completa de sua filosofia sobre a subjetividade humana, insistindo não somente na crítica, mas também, e especialmente, na compreensão da referida questão, a partir de uma leitura imanente e estrutural de suas obras, no original. Vale ainda ressaltar que minha investigação se apoia na (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  19
    A visão integral da pessoa no pensamento de Emmanuel Mounier e José Saramago.Felipe Freitas de Araújo Alves & Daniel Vecchio Alves - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):227-241.
    This work was carried out with the objective of presenting an integral vision of the person necessary for a healthy experience of objectivity/subjectivity in Emmanuel Mounier and rationality in José Saramago. Such approaches will be initiated by the corporeality that shows the body as an essential part of the person, that is, through it she expresses herself as such and exposes herself to the world and to others. However, this same person is beyond the body, the exteriority, he is interiority (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    Considerações acerca da vivência dos indivíduos na era neoliberal a partir do pensamento de Martin Buber.Suellen Lima de Brito - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e30.
    O presente estudo visa analisar a obra Eu e Tu de Martin Buber, a obra apresenta os conceitos: Eu-Tu e o Eu-Isso como palavras-princípios. O Eu-Tu como uma relação dialógica, encontro entre dois parceiros mutualmente e o Eu-Isso como um relacionamento monológico, de experiência, utilização ou uso. O mundo do Isso se invadir e orientar as formas dos homens relacionarem-se levam estes à perdição. Nesse sentido, o sistema econômico vigente, que rege as normas de comportamento dos indivíduos em sociedade, corrobora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Autonomia popular e socialismo democrático no pensamento de Rosa Luxemburgo.Tatiana de Macedo Soares Rotolo - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:131-146.
    Resumo: Este texto busca abordar o pensamento de Rosa Luxemburgo a partir da idéia fundamental que sustenta toda sua concepção de política: a noção de que a participação ativa das massas é a base de qualquer processo político e é essencial nos processos revolucionários. Esta idéia nos encaminha para a compreensão da política em Rosa Luxemburgo como aquisição de autonomia popular e é também o cerne de suas idéias acerca de um modelo de socialismo democrático, atravessando sua obra como um (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. O olho do furacão: um panorama do pensamento de Extremo Oriente.Murillo Nunes de Azevedo - 1973 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileiro.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através dos produtos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. (1 other version)Teocentrismo e Beatitade: Sobre a actualidade do pensamento de S. Tomás de Aquino.Henrique C. de Lima Vaz - forthcoming - Revista Portuguesa de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  64
    Gnosticismo e modernidade no pensamento de Eric Voegelin. [REVIEW]Adelaide de Faria Pimenta - 2018 - Horizonte 16 (50):938-940.
    A proposta deste estudo é abordar de forma teórica o pensamento do filósofo e cientista político, germano-americano, Eric Voegelin, buscando compreender a relação que promove entre o gnosticismo e a modernidade, tendo como foco sua afirmação de que o gnosticismo é o fundamento da modernidade. Para esta pesquisa, são utilizados como base teórica fundamental dois conceitos de sua teoria: religiões políticas e gnosticismo. Divide-se o trabalho em uma introdução ao tema e três capítulos, seguidos da conclusão. Na introdução, se aborda (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  2
    A Gestão Do Trabalho, Do Homem e da Vida a Partir Do Pensamento de Michel Foucault.Jorge Luiz Candido de Batista & Jane Rodrigues Guimarães - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):124-133.
    De acordo com Michel Foucault os novos procedimentos de poder se aplicam em níveis e formas diversas, tendo-se de ser considerado também o que se encontra para além do âmbito econômico, da produção ou mesmo do Estado. Neste sentido, as questões vinculadas ao trabalho devem ser consideradas levando-se em consideração, também, os aspectos que ultrapassam a esfera econômica e que afetam o homem no que tange o conjunto dos efeitos imprimidos aos corpos, aos comportamentos e às relações sociais por determinados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Subjectividade Universal No Pensamento De Rousseau: Que Consciência?Sandra de Jesus Marques Coelho - 2012 - Phainomenon 25 (1):37-68.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Franklin Leopoldo e Silva e a vizinhança comunicante: projeção para uma compreensão totalizante do pensamento de Sartre.Thana Mara de Souza - 2024 - Discurso 54 (1):202-213.
    Trata-se de compreender a noção de vizinhança comunicante criada por Franklin Leopoldo e Silva para pensar a relação entre os textos filosóficos e literários de Sartre, e ensaiar uma ampliação do alcance da expressão, tanto no que se refere ao modo como o próprio filósofo francês pensa a relação entre arte e filosofia, quanto na proposta de uma metodologia que nos permitiria desvelar uma coerência no pensamento sartriano. Por fim, coloca-se a noção de vizinhança comunicante como uma proposta para pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Bibliografia filosófica brasileira.Antãonio Paim & Centro de Documentaðcäao do Pensamento Brasileiro - 1983 - [Salvador, Bahia]: Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro.
    [1] 1808-1930 -- [2] Período contemporâneo, 1931-1980 -- [3] Período contemporâneo, 1981-1985.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  21
    Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A relação entre o a priori da fenomenologia, a pergunta pelo sentido de ser e a ontologia fundamental no pensamento de Heidegger.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2024 - Tópicos: Revista de Filosofía 71:289-311.
    A proposta desse trabalho é relacionar momentos do percurso investigativo de Heidegger, durante os anos 1920, a fim de descrever o que parece ser uma relação decisiva a partir da qual toda a arquitetura de Ser e tempo pode ser compreendida enquanto projeto filosófico, a saber: o nexo entre aquilo que o autor indica como o verdadeiro a priori da fenomenologia, a pergunta pelo sentido de ser e, finalmente, a necessidade de uma ontologia fundamental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  26
    Aspectos das convergências e divergências entre os pensamentos de Kant e Bohr.Eduardo Simões, Erickson Cristiano dos Santos, Helen Cristina Pereira Lima, Maxwell Diógenes Bandeira de Melo & Walter Ribeiro dos Santos - 2023 - Perspectivas 8 (1):141-183.
    O objetivo deste trabalho é apresentar a filosofia de Kant e o pensamento de Bohr como formas de conhecimento que se encontram, segundo alguns comentadores, a partir de conceitos da física clássica. Ademais, a epistemologia de Kant apresentou grande aproximação com a filosofia natural de Newton e, conceitualmente, alguns limites de fronteira com a filosofia da física quântica, se consideramos a fase inicial da mecânica clássica. Tais conceitos limítrofes adquiriram forma na física de Bohr e, por sua vez, se modificaram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  21
    Considerações Sobre o Sentido da Passividade No Pensamento de Sartre: O Paradoxo da Existência Passiva de Uma Subjetividade Espont'nea.Thana Mara de Souza & Tiago de Oliveira Carvalho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):132-156.
    O objetivo do nosso artigo é analisar como Sartre articula a relação entre a atividade e a passividade da subjetividade. Em primeiro lugar, argumenta-se que a fenomenologia desenvolvida nos anos 30 não desconsidera os fenômenos nos quais a consciência aparece alienada de sua espontaneidade, tais como o medo, o sonho, a alucinação, etc. Na verdade, notar-se-á que a compreensão da passividade da consciência ocupa um lugar central na totalidade das obras iniciais. Será a partir desse plano de fundo que faremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    A crítica à superstição no pensamento de pierre bayle.Primo Marcelo de Sant'Anna Alves - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):133-156.
    Resumo: A superstição é definida por Bayle, em diversos momentos e diversas obras do filósofo francês, como: a) algo característico da corrupção natural humana; b) a prova da facilidade do homem em se ater às mais diversas crendices, logo, estando sujeito não só a uma, mas a todo tipo de superstições; c) o fenômeno que se instaurou e se disseminou na sociedade, perseguindo a todos e gerando ilusões por toda parte, através de presságios, profecias, prodígios, e sinais. Nesse quadro de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  39
    (1 other version)A lei natural e a lei escrita: uma leitura à luz do pensamento de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):289.
    Este texto tem dois objetivos principais: apresentar o conceito de “lei natural” e aquilo que seria a sua expressão como “lei escrita” e, depois, reinterpretar este conceito a partir de uma perspectiva nietzschiana. Para alcançar este duplo objetivo urge, pois, em primeiro lugar, traçar, nas suas grandes linhas, as vicissitudes que atravessou a teoria da “lei natural” ao longo da tradição #losó#ca até a sua culminância naquelas correntes do direito natural, típicas dos tempos modernos. Convém também assinalar que este conceito (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 964