Results for 'razão pública'

946 found
Order:
  1.  13
    ideia de razão pública segundo John Rawls.Ana Flávia Rossi & Charles Feldhaus - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:122-136.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    O papel da razão pública na teoria da justiça de Rawls.Denis Silveira - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (1):65-78.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  72
    Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas[ign] [title language="en"]Reason and democracy[ign]: [subtitle]Public use of reason and deliberative politics in Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):149-176.
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativa do uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Razão e Democracia — Uso Público da Razão e Política Deliberativa em Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativado uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  48
    A relação entre a razão e as paixões na Antropologia Hobbesiana.Maria Isabel Papaterra Limongi - 1994 - Discurso 24:147-158.
    Este texto pretende indicar que a teoria da soberania hobbesiana não tem por função resolver, a favor da razão, um conflito entre ela e as paixões anti-sociais, mas um desnível entre o cálculo prudencial e racional, entre os planos dos fatos e de sua expressão verbal, ou entre dois modos de o pensamento se colocar a serviço das paixões.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    A razão estratégica e as relações contempor'neas de trabalho.Alda de Barros Araújo, Darlan do Nascimento Lourenço & Anderson de Alencar Menezes - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7356.
    Devido às principais transformações recentes na esfera social acontecidas a partir do final do século XX e início do século XXI, em muito motivadas pelo avanço desmedido da economia neoliberal, da racionalidade técnica e da ciência, as relações de trabalho foram impactadas significativamente. Sobretudo a partir da inclusão das tecnologias digitais, com sistemas de informação mais complexos, inteligência artificial e aplicativos das mais variadas ordens, vivencia-se uma verdadeira mudança estrutural na esfera pública atual, conforme Habermas. Com isso, o discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  22
    John Rawls: a questão da religião e da razão pratica.Elnora Maria Gondim - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):39-50.
    As questões religiosas permeiam o conjunto da obra rawlsiana. O problema é saber como pessoas com diferentes doutrinas compreensivas religiosas podem chegar a um consenso sobreposto. A solução para o problema de como a legitimidade política pode ser alcançada, apesar do conflito religioso, e de como, entre cidadãos de diferentes crenças, a justificação política pode prosseguir sem referência à convicção religiosa é relacionada com a ideia de razão pública.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Inovação, políticas públicas de apoio e seus impactos sociais: resgate teórico sobre os temas.Alexandre Aloys Matte Júnior - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):78-93.
    Apesar de as políticas públicas de apoio a inovação priorizarem o desenvolvimento das organizações, é necessário entender que seu impacto dá voz à população e possibilita inovações capazes de impactar de forma positiva o desenvolvimento social regional. Assim, este artigo tem como objetivo avaliar a importância da formulação de políticas regionais e iniciativas voltadas à inovação e impacto destas sobre atores sociais. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, valendo-se de consulta à periódicos e livros das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Institucionalização e socionormatividade da esfera pública em Habermas.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (2):270-299.
    Neste artigo, discuto os _déficits_ de institucionalização e socionormativo da esfera pública, “ignorados” por Habermas desde _Mudança estrutural da esfera pública_ (1962) e obras imediatamente posteriores, prosseguindo com uma abordagem insatisfatoriamente esclarecedora sobre o tema na _Teoria da ação comunicativa_ (1981). Esses _déficits_ representam um sério problema à institucionalização do “uso público da razão”, o que demanda repensar a articulação entre os conceitos de sociedade civil, esfera pública e aprendizagem social e política em resposta aos _déficits_ de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  21
    A opinião pública nas democracias espetaculares conexões (im)pertinentes da governamentalidade biopolítica de Foucault E os dispositivos aclamatórios da soberania em Agamben.Castor M. M. Bartolomé Ruiz - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):293-318.
    RESUMO O presente ensaio apresenta uma análise crítica das atuais democracias que se esvaziaram do poder deliberativo do demos para se tornarem, cada vez mais, democracias espetaculares. Inicialmente, seguindo os estudos de Foucault, analisam-se as implicações da governamentalidade sobre a democracia, principalmente a partir da emergência da opinião pública como técnica da razão de Estado. Posteriormente, relacionam-se os estudos de Foucault com as teses de Agamben a respeito da burocracia e a hierarquia, a fim de compreendermos como estas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  17
    Educação infantil na rede pública de Salvador e as relações de gênero: escrevivência quanto à resistência docente e à formação da criança como sujeito.Amanaiara Conceição De Santana Miranda - 2019 - Odeere 4 (7):134.
    Este resumo refere-se à resistência docente na educação na rede pública em Salvador. A partir da escrevivência – escrita a partir das experiências vividas –, constrói-se a narrativa deste trabalho. Os relatos presentes no texto referem-se a uma atuação docente entrelaçada com as vivências, não havendo, portanto, a separação entre o pessoal e a atividade política. Entende-se que as experiências possibilitam a formação do sujeito, por isso a construção do sujeito é vista como dialética, pois a razão dialética, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A produção da desinformação na esfera pública.Meri Nadia Marques Gerlin, Rodrigo Silva Caxias de Sousa & Carla Monego Lins Pastl - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:495-507.
    Discute a pertinência do quanto o uso dos conceitos de mal banal e mal radical se esboçam como potenciais referências analíticas para a compreender os processos de desinformação que circulam na esfera pública, em especial nas plataformas de rede social, como forma de fomentar uma problematização que defende que essas manifestações encontram-se fundamentadas tanto na pauperização interpretativa dos sujeitos e coletividades, quanto no ódio reproduzido de forma instrumental, perpetuado em razão de interesses políticos, econômicos e religiosos. Dessa forma, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    Os limites do liberalismo: uma crítica comunitarista.Thadeu Weber - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):323-340.
    O propósito do artigo é entrar na controvérsia entre liberais e comunitaristas no referente à concepção de justiça e sua fundamentação. Mais especificamente, o texto discute a crítica de M. Sandel ao liberalismo político de J. Rawls. Aponta vários equívocos daquele considerando os significativos esclarecimentos e reformulações por este, nos livros posteriores à publicação de Uma Teoria da Justiça. Comenta a crítica, feita por Sandel, do afastamento das questões morais, a controvérsia em torno da prioridade do justo em relação ao (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Aportes para a construção de um novo paradigma político a partir de Rawls e Habermas.Luiz Paulo Rouanet - 2020 - Dissertatio 9 (supl.).
    Trata-se de buscar convergências entre as teorias de John Rawls e Jürgen Habermas, sem negligenciar suas diferenças. A partir da Teoria da Justiça como equidade, de Rawls, e da Teoria da ação comunicativa, de Habermas, procura-se alcançar uma síntese, por meio da ideia de razão pública, a fim de contribuir para a construção de um novo paradigma político.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  3
    A Redefinição Política Do Significado da Secularização Segundo Charles Taylor.Joel Decothé Junior - 2019 - Dissertatio 48:201-241.
    Charles Taylor em suas abordagens sobre o fenômeno da secularização nos oferece uma descrição, analítico-genealógica, das atuais condições de crença e ceticismo radical das sociedades modernas. Buscamos a partir disto, fazer um estudo que vise entender algumas das motivações referentes ao lugar e uso da razão pública pelas religiões na vida social democrática. Para tanto, abordamos a noção de redefinição do significado político da secularização. É inegável que as crenças religiosas e laicas estão vivas e atuantes na esfera (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  16
    A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Lino Rampazzo - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a expressões culturais da Índia, África (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Pessimismo dialético versus liberalismo político filosófico.José Nicolau Heck - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):91-104.
    Tendo como pano de fundo o materialismo histórico e o empirismo lógico, o trabalho expõe brevemente o ressurgimento da filosofia política, com a obra Uma teoria da Justiça, de John Rawls, e a revisão radical da mesma, numa concepção adequada ao pluralismo, em Liberalismo Político. Após confrontar a razão pública do liberalismo política com o conceito do político de Carl Schmitt, procura-se formular uma avaliação do pluralismo de Rawls e confrontá-lo com o pluralismo multicultural e com a legalidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    AUDARD, Catherine. Cidadania e democracia deliberativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.André Ferreira de Araújo - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):90-96.
    Esta resenha versa sobre a obra Cidadania e Democracia Deliberativa de Catherine Audard que se refere à uma articulação rawlsiana entre uma teoria da justiça e as teses centrais do seu liberalismo político sobre o pluralismo razoável, democracia deliberativa, cidadania participativa, razão pública, direito dos povos e multiculturalismo.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  23
    A justificação Por consenso sobreposto em John Rawls.Denis Coitinho Silveira - 2007 - Philósophos - Revista de Filosofia 12 (1).
    The aim of this article is to raise some considerations about the role of category of the overlapping consensus in John Rawls’s theory of justice as fairness in Political Liberalism (Lecture IV), Justice as Fairness: A Restatement (§ 11) and Replay to Habermas (§ 2), with a view to identifying a pragmatical justification model in a public scope, understanding the principles of justice for the basic structure of society as a social minimum that aims at the guarantee of the stability (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20.  12
    Democracia deliberativa e o dever de civilidade em John Rawls: do singular ao plural e do subjetivo ao objetivo.Diogo Rodrigues Manassés - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e10.
    Dentre os vários modelos normativos de democracia elaborados na Filosofia Política, um dos mais influentes é o da democracia deliberativa, cuja característica mais essencial é a exigência de justificação pública. John Rawls, ao estabelecer as bases do que ele chamou de razão pública, tornou-se um dos principais marcos teóricos desse modelo democrático. Atrelado à razão pública, Rawls tratou do dever de civilidade, um dever moral coerente com ela e com a sua ideia de democracia. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    Rawls: Limites da constituição internacional da justiça.Sônia T. Felipe - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (4):615-632.
    Este artigo revisa as criticas apontadaspor Pablo da Silveira à teoria da justiça de JohnRawls. proposta para ordenar uma sociedade dospovos. Os problemas da estabilidade, do consensojustaposto e da razão pública. tratados por Rawlsde forma insatisfatória em sua obra mais recente,The LaW of Peoples. são aqui revisitados. nointuito de verificar a pertinência daquelas críticase as implicações para a teoria da justiça de Rawls,da substituição dos conceitos de cidadão pelo depovo e consenso justaposto por consensoconstitucional, razão política por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  30
    Hobbes e a pandemia hipotética no Leviatã: entre a liberdade e a segurança.Jairo Rivaldo Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):05.
    O aparecimento do coronavírus fez ressurgir um antigo debate no âmbito da filosofia política: o debate entre liberdade e segurança. A maioria dos países atingidos precisou adotar medidas que restringiram a liberdade dos cidadãos para conter o avanço da doença. Esse artigo tem o objetivo de apresentar a posição do filósofo inglês, Thomas Hobbes exposta no _Leviatã_, para enfrentar esse problema. O texto está dividido em três partes. Em um primeiro momento, apresento a tese de Hobbes sobre a segurança e (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  72
    Deliberative Democracy and Public Reason.Kenneth Baynes - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):135-163.
    O artigo reexamina as concepções habermasianas de política deliberativa e democracia procedimental à luz de outras teorias deliberativas, de forma a explorar as suas semelhanças e diferenças e investigar o quanto devem à ideia de razão pública e as implicações práticas daquela ideia.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  24
    Desacordo quanto aos critérios justos de igualdade e o papel da teoria política em um Estado Democrático de Direito: um contraste entre as posições de Dworkin, Sen e Rawls. [REVIEW]Paulo Baptista Caruso MacDonald - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):333-347.
    As questões de justiça não dizem respeito apenas à determinação dos critérios de igualdade que devem orientar as regras jurídicas, mas também afetam a própria legitimidade da escolha desses critérios. Em virtude das experiências trágicas vividas no século XX e da impossibilidade de estabelecer um mecanismo perfeito de escolha social, o debate recente sobre os critérios justos de igualdade deve ser contextualizado em uma discussão mais ampla que envolva também questões atinentes à legitimidade política e à estabilidade dos regimes democráticos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    A crise da verdade na era digital.Edilson Vilaço Lima - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7367.
    redes sociais, utilizando as teorias de Jürgen Habermas e Hannah Arendt. Partindo da constituição da esfera pública burguesa, o estudo investiga como as plataformas digitais impactam a formação da opinião pública e a construção da verdade. Com base na teoria da ação comunicativa de Habermas, examina-se a fragmentação da esfera pública digital, onde a deliberação racional e o consenso são prejudicados pela proliferação de informações falsas, polarização ideológica e personalização algorítmica. A análise de Arendt sobre o espaço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Distinção do conceito de poder na obra de Jürgen Habermas.Rafael Augusto Palazi & Pedro Pacheco Zan - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo apresenta a diferenciação do conceito de poder no pensamento de Jürgen Habermas em duas obras. Na primeira, a Teoria da ação comunicativa, o autor introduz uma concepção de poder reduzida à ação racional com respeito a fins, enquanto, na segunda, Facticidade e Validade, Habermas introduz um conceito de poder comunicativo, em oposição ao poder administrativo.A apresentação dessa diferenciação indica uma abertura da própria ideia de ação comunicativa para a política e para os princípios do Estado de direito. Na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    A Política de controle de tabaco no Brasil.Renata Cristina Arthou Pereira & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:438-448.
    Neste trabalho propomos um método de análise dos discursos elaborados por representantes de instituições governamentais e não governamentais que apoiam avanços na legislação e regulação sanitária brasileira em consonância com a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da Organização Mundial de Saúde (CQCT/OMS), assim como os argumentos contrários, que muitas vezes representam os interesses da indústria do tabaco. Utilizando o referencial habermasiano propomos abordar os diferentes discursos representados por diversos atores para analisar os tipos de argumentação intersubjetiva que expressam discursos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  49
    Human condition and freedom.Joelma Lúcia Vieira Pires - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):25-42.
    RESUMO:O objeto de estudo deste artigo é a condição humana. Qual a possibilidade de existência da condição humana fundamentada na liberdade? O objetivo é relacionar esfera pública, política, liberdade e condição humana. A elaboração teórica considerou obras de Etienne de La Boétie, Hannah Arendt, Cornelius Castoriadis, entre outros. Na atualidade, ocorre a supressão da condição humana, pois a esfera pública tem a ingerência da esfera privada, predominando a razão instrumental e a lógica do mercado, e o homem (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  16
    'Reflexão sobre os negros', de Olympe de Gouges.Marcelo de Sant'Anna Alves Primo - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):636-650.
    Olympe de Gouges publica as Réflexions sur les hommes nègres no ano de 1788. Com ideias abolicionistas, a autora aborda a condição dos escravos negros no Século das Luzes, em um contexto de profusão do ideário dos progressos da razão em todos os campos do saber. Ela evidencia, porém, que os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade ainda estavam bastante aquém de serem praticados ao pé da letra.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Honneth frente à virtualidade na educação a dist'ncia.Vanessa dos Santos Nogueira & Jovino Pizzi - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:155-171.
    A questão da esfera pública se relaciona com dois aspectos fundamentais. Em primeiro lugar, o debate a respeito da modernidade como tal; e, em segundo, a efervescência do ponto de vista moral delineado desde uma perspectiva laica, isto é, alheio a qualquer religião institucionalizada. Desde o início, a preocupação central de Habermas foi, e continua sendo, o papel do sujeito coautor participativo no âmbito da esfera pública. O foco da teoria do agir comunicativo é o sujeito coautor emancipado (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Processo.José Antonio Callegari - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7361.
    Habermas (2023) analisa uma nova mudança estrutural da esfera pública. Em razão disso, supomos uma esfera pública processual em mutação. Para argumentar, optamos pela leitura do Código de Processo Civil (CPC) em sintonia com Habermas (2023). No plano normativo, o processo é regulado pela Constituição Federal e pelo Código de Processo Civil. Em termos físicos, ele é composto de peças processuais redigidas em papel ou de peças processuais digitalizadas, pois a maioria dos tribunais brasileiros adotou o processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  15
    A religião como fundamento ético para os direitos humanos segundo o pensamento de John Finnis.Laura Souza Pires do Rio - forthcoming - Horizonte:1651.
    A presente pesquisa propõe apresentar, pela primeira vez na área de conhecimento das Ciências da Religião, a análise do pensamento jusnaturalista de John Finnis acerca do aspecto humano da religião. Nas obras de sua autoria, Finnis apresenta uma reconstrução inovadora da teoria do direito natural de Aristóteles e Tomás de Aquino. Tal inovação foi publicada em 1980, sob a orientação de Herbert Lionel Adolphus Hart, que foi seu mentor quando na conclusão de seu doutorado, sendo que este último lhe propôs (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Palavras Mágicas.Luiz Roberto Gomes, Andreas Georg Gruschka & Antonio Álvaro Soares Zuin - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):199-229.
    Palavras Mágicas: solução instantânea para questões pedagógicas? Resumo: O objetivo desse artigo é analisar, com base no aporte teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva, a presença, a razão e utilização das palavras mágicas no contexto escolar, especialmente nas relações estabelecidas entre os alunos e professores. Para tanto, o cartaz “Palavras Mágicas”, uma imagem captada em uma escola pública do ensino fundamental, no município de São Carlos – SP, em 2018, foi reconstruído empiricamente e interpretado por um grupo de pesquisadores brasileiros (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    A Resposta Kantiana À Pergunta: Que É Esclarecimento?Joel Thiago Klein - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (2):211-227.
    Diante do lema “sapere aude”, com o qual Kant apresenta sua caracterização de esclarecimento, colocaseimediatamente a questão: o que signifi ca pensar por si mesmo? Apesar de Kant procurar respondera isso ao longo do texto, muitas difi culdades permanecem enquanto as teses ali defendidas não foremintegradas no horizonte da fi losofi a crítico-transcendental. Em primeiro lugar, mostra-se como o esclarecimentoé uma noção ambivalente, por um lado se refere ao indivíduo, por outro, se refere a uma época.Em segundo lugar, o esclarecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  23
    Influências teóricas de Jürgen Habermas na ciência da informação indexada na BRAPCI.Rene Faustino Gabriel Junior, Leilah Santiago Bufrem & Marcia Heloisa Tavares de Figueredo Lima - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):6-23.
    Parte do reconhecimento do filósofo alemão Jürgen Habermas, pertencente à segunda geração de Escola de Frankfurt, participante da tradição da teoria crítica e do pragmatismo, considerando sua importância não só nos estudos de informação, como em outros domínios. Tem como objetivo assinalar sua presença material via base de dados BRAPCI a fim de mapear em uma série de pesquisas, as influências das reflexões deste filósofo. Para este fim, nesta fase, utiliza a metodologia dos Estudos Métricos da Informação com análises dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Inf'ncia e Ensino.César Donizetti Pereira Leite - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    Este texto tem por objetivo refletir estas questões a partir da noção de INFÂNCIA, trabalharemos esta noção tendo como ponto de partida a idéia do in-fans, ou seja, aquele que não fala, o que não possui a palavra, o que não tem a razão. Procurarei indicar o caminho de uma discussão que nos permita ver as relações de poder que se efetivam nas trocas dialógicas dentro do espaço escolar. Neste sentido, partirei de uma situação real, concreta, de um evento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    A realidade sócio-política e a questão da autenticidade em Charles Taylor.Rogério Foschiera - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 7 (1):36-54.
    Taylor acredita que no centro da modernidade ocidental está uma nova ordem moral que surge com a economia de mercado, a esfera pública e o auto-governo do povo. As instituições e estruturas da sociedade tecnológico-industrial limitam rigorosamente as opções, que forçam as sociedades tanto quanto os indivíduos a dar à razão instrumental um peso que nunca lhe concederiam em uma reflexão moral séria. A perspectiva tayloriana da autenticidade coloca a realidade sócio-política dentro de um contexto plenamente articulado com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    Cadernos de filosofia extravagante.António Telmo (ed.) - 2011 - Sintra: Zéfiro.
    CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE - ANTÓNIO TELMO Vários Autores Um dos sinais do Quinto Império é que ainda há andorinhas O provérbio diz que uma andorinha não faz a Primavera Mas eu acho que faz Enquanto houver um homem onde resida a espiritualidade há sempre um princípio do Quinto Império António Telmo Este terceiro volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante é o primeiro que se publica após a partida de António Telmo, que os imaginou, concebeu e fundou Constitui por isso, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  68
    Raison d'état em Montaigne.Gilmar Henrique da Conceição - 2012 - Kriterion: Journal of Philosophy 53 (126):499-507.
    Em "Do útil e do honesto" Montaigne indaga se, na defesa do Estado, haveria limites éticos para a ação do príncipe. O príncipe deve pautar-se pelo útil ou pelo honesto? Argumenta que o "devoir publique" é o limite da dedicação do súdito a um príncipe, o qual deve preservar a liberdade de julgamento. Ir além dos limites da consciência no serviço público é arriscar a confiança dos outros na veracidade de suas próprias palavras. Não há razão superior à (...) de consciência. Enquanto para Maquiavel o conceito de utilidade é fundamental, para Montaigne o útil não é o honesto. Ainda que a utilidade pública, mesmo que por uma "razão mais geral", obrigue à desonestidade, a moralidade deve vigorar no espaço público. A honestidade, no interior do espaço público, é uma força instituinte da sociedade política. Todavia, a pretensão à verdade e o cuidado com a "paix publique" são definitivamente distintos. Montaigne afirma a incompatibilidade entre a moral e a política, mas almeja um príncipe que não ignore o honesto. In "Of the useful and of the honest" Montaigne questions if, in the defense of the State, there shoud be any ethical limits to the action of the prince. Must the prince be guided by the useful or the honest? He argues that the "devoir publique" is the limit subjects have to respect in their dedication to the prince, preserving their freedom of judgment. In public affairs, going beyond the limits of conscience is risking the trust of others in the truth of one's words. There is no reason higher than consciousness. While, according to Machiavelli, the concept of utility is fundamental, Montaigne distingishes the useful from the honest. Even if the public utility (hence a "more general reason") may impose dishonesty, morality should prevail in the public space. Within the public space honesty is essential to institute the political society. However, to be truthful and to care about the "paix publique" are definitely different. Montaigne assumes the incompatibility between morality and politics, but not a prince who ignores the difference between the useful and the honest. (shrink)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    A normatividade do direito de resistência no contratualismo moderno: Hobbes, Locke, Kant.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):23-39.
    O direito de resistência no juscontratualismo moderno é fundamentado num núcleo normativo comum em Hobbes, Locke e Kant, que consiste na inviolabilidade dos direitos fundamentais. Em Hobbes é a autodefesa, em Locke a defesa da propriedade entendida num sentido lato e estrito, em Kant a liberdade e a igualdade. Todavia, há diferenças no que diz respeito aos modos de resistência: em Hobbes, ela se dá num plano marcadamente individual; em Locke, num plano coletivo; em Kant, a resistência é convertida em (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Consenso, consenso fabricado e dissenso resistente.Heitor Costa Lima da Rocha - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7385.
    A democratização da deliberação política evidencia-se como cristalina preocupação da produção habermasiana nas seis décadas que separam A Mudança Estrutural da Esfera Pública (1984) e Uma Nova Mudança Estrutural da Esfera Pública e a Deliberação Política (2023). Na primeira obra, percebe-se desde o reconhecimento de que “a peculiar força explosiva da imprensa” consegue erigir o consenso da opinião pública como critério “único de legitimação das leis”, com a publicidade crítica, até a denúncia da encenação do consenso fabricado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    A ética de António Sérgio.Manuel Ferreira Patrício - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (2):209 - 240.
    O presente texto é parte de urn estudo completo, escrito em 1984, a que se deu o titulo de A Fundação Filosófica da Educação em António Sérgio. Publica-se agora: a Introdução, a 2a parte, a Conclusão e a Bibliografia. Na Introdução deflne-se: o objecto e propósito do estudo; as fontes utilizadas; o método seguido; a estrutura do trabalho. Na 2a parte, que é a que trata da Ética de António Sérgio, são analisados os seguintes problemas: a natureza e origem do (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    Comptes rendus - Boekbesprekingen.Editor Publica - 1973 - Res Publica 15 (1):159-167.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. La fábula de las abejas: La virtud.Pública Y. El Vicio Privado - 1999 - Pensamiento 55 (211-213):145-162.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Chronique de bibliographie générale sur la vie et sur les questions politiques de Belgique.Editor Publica - 1960 - Res Publica 2 (2):171-185.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    Essais de définition du mot "lmpérialisme".Editor Publica - 1966 - Res Publica 8 (2):263-268.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    (5 other versions)Informations.Editor Publica - 1967 - Res Publica 9 (4):735-743.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Concise List of Sources Concerning the Constitutional Reforms of 1988-1989 in Belgium.Editor Publica - 1989 - Res Publica 31 (3):329-333.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Classification scheme for the inventory of opinion polls and for the bibliography. Schema de classification pour l'inventaire Des sondages d'opinion et pour la bibliographie. Classificatieschema voor de inventaris Van de opiniepeilingen en de bibliografie.Editor Publica - 1989 - Res Publica 31 (3):441-444.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    (2 other versions)Chronique de bibliographie générale sur la via et les questions politiques en Belgique.Editor Publica - 1966 - Res Publica 8 (4).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 946