Argumento Cético contra os Argumentos Ontológicos

Investigação Filosófica 1 (1):1-21 (2010)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Meu objetivo neste texto é apresentar uma resposta cética ao argumento ontológico tal como aparece em algumas de suas principais variações. O que todas essas variações têm em comum é tentar provar a existência de Deus a priori. Sustentarei que o sucesso de qualquer argumento desse tipo depende de dois pressupostos fundamentais, o primeiro é que existência é uma propriedade e o segundo que é uma perfeição. Mesmo aceitando que existência seja uma propriedade, recusarei que possamos saber se ela é uma perfeição e, portanto, que possamos saber se devemos atribuí-la a um ser perfeito. Serão trabalhadas quatro formulações diferentes desse argumento, começando por Anselmo, Descartes, e a formulação que Norman Malcom acredita haver em Anselmo. Por fim, considerarei a versão de Alvin Plantinga, que defende o argumento ontológico sem sustentar que existência é uma perfeição. Sustentarei que seu argumento falha em provar que Deus existe, pois é inválido.

Other Versions

No versions found

Links

PhilArchive

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Intellectio e Cogitatio no Debate Entre Gaunilo e Anselmo Sobre o Argumento Único.José Francisco Meirinhos - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 17 (34):23-35.
How not to reject the a priori.Célia Teixeira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):365-384.
Ainda o cogito: uma reconstrução do argumento da Segunda Meditação.Lia Levy - 2004 - In Marco Zingano, Fátima Regina Évora, Paulo Faria, Andrea Loparic & Luiz Henrique Lopes dos Santos (eds.), Lógica e Ontologia. Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho. Discurso Editorial. pp. 209-232.

Analytics

Added to PP
2020-10-07

Downloads
827 (#28,443)

6 months
69 (#86,665)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Sagid Salles
Universidade Estadual de Santa Cruz

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Beyond being and nonbeing.Roderick M. Chisholm - 1973 - Philosophical Studies 24 (4):245 - 257.

Add more references