Results for ' Filosofia não-ocidental'

947 found
Order:
  1.  22
    Filosofia Africana: Um Contexto Descontextualizado Pelo Ocidente.Regina Coeli Araújo Trindade Negreiros - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    O presente artigo se propõe a questionar o estatuto da filosofia ocidental a partir da percepção de que a filosofia africana foi vilipendiada pelo eurocentrismo e ressaltar nessa relação filosófica, o conceito do Ubuntu, considerado um dos termos fundadores da ética africana, representando uma práxis sócio-cultural, espiritual e política, sendo, portanto, um termo utilizado para conceituar a filosofia que permeia a convivência social coletiva. Enquanto uma ética comunitária, o Ubuntu assinala para o caráter complexo de uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Contra o movimento e o atomismo: uma comparação entre Nāgārjuna, Vasubandhu e Zenão de Eleia.Giuseppea Filosofia Do Budismo Indiano Valinhos: Associação Buddha Dharma Ferraro - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03224.
    Nas primeiras duas seções deste artigo, apresento alguns dos argumentos que os filósofos budistas indianos Nāgārjuna (ca. séculos II-III) e Vasubandhu (ca. séculos IV-V) usam para mostrar a insustentabilidade lógica dos fenômenos, respectivamente, do movimento e da existência de objetos externos/extramentais. A lógica desses argumentos é comparável à lógica que Zenão de Eleia utiliza nos seus paradoxos contra o movimento e a multiplicidade – e, de fato, no interior dos estudos budológicos contemporâneos, essa comparação já foi sugerida. Na terceira seção, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O mundo grego como ethos da assim chamada filosofia-ocidental-européia (metafí­sica) segundo Heidegger.Roberto S. Kahlmeyer-Mertens - 2006 - Princípios 13 (19):131-140.
    O tema do artigo é o caráter grego da filosofia entendida como metafísica desde o enfoque permitido pelo pensamento de M. Heidegger (1889-1976). Temos o objetivo de apresentar que a metafísica tem seu ethos em uma experiência grega de origem. Pretendemos validar a hipótese de que: náo pode pretender legitimidade as tentativas de atrair o mérito do surgimento da metafísica para outro solo que o referido . Para fundamentaçáo de nossos argumentos, utilizaremos o comentário de G. Reale e extratos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  23
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    O cristianismo não religioso em Bonhoeffer e Vattino.Suzel Magalhães Tunes - 2008 - Horizonte 6 (12):157-168.
    Resumo Qual o papel da religião numa sociedade secularizada? Qual o papel da Igreja? O artigo propõe uma reflexão sobre essas questões a partir de um "diálogo virtual" entre o teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) e o filósofo italiano contemporâneo Gianni Vattimo. Esses dois autores, separados pelo tempo e pela geografia, aproximam-se, no entanto, na forma de pensar o fenômeno da secularização - ambos a entendem como algo intrínseco ao Ocidente cristão. A dissolução do sacro e o movimento em direção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  3
    Montesquieu e o Poder Não-Soberano Em Hannah Arendt.Paulo Eduardo Bodziak Junior - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):167-182.
    As relações entre Arendt e Montesquieu são fundamentais para compreender adequadamente a noção de poder na pensadora alemã. Considerado por Arendt o último autor da tradição a refletir sobre formas de governo, Montesquieu foi também capaz de realizar uma revisão na tradição do pensamento político ocidental ao introduzir o conceito de “princípio de governo” em sua análise do espírito das leis que regem as formas de governo. Arendt viu o autor francês vinculado à tradição política romana, o que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  65
    O reconhecimento da alteridade como possibilidade de construção de um novo paradigma na cultura ocidental em Joel Birman e Emmanuel Lévinas.José Geraldo Estevam - 2008 - Horizonte 6 (12):169-179.
    Resumo A cultura ocidental, erigida sob a égide da ontologia grega, historicamente relegou o outro em sua alteridade ao esquecimento, numa supremacia do ser que justificou as cruzadas, a colonização, a escravidão, os regimes totalitários como o fascismo e o nazismo, entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do professor Joel Birman e do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a importância da construção de um novo paradigma na cultura ocidental. Paradigma que reconheça a alteridade, numa abertura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  28
    Apresentação - Dossiê Perspectivas da Filosofia Intercultural.Antonio Florentino Neto & Lucas Nascimento Machado - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1099-1108.
    Não há mais como pensar as questões filosóficas fundamentais, e o modo com que elas afetam a nossa compreensão do nosso mundo, de seus problemas e de seus dilemas, sem pensar a filosofia para além de uma visão eurocêntrica e colonialista da mesma. É com essa perspectiva em mente que esse dossiê foi feito, visando mostrar como uma abordagem intercultural na filosofia é fundamental para se refletir sobre questões fundamentais da atualidade, tais como a relação entre tradição e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    “Não queremos ser o futuro, somos o presente”: des-outrizar as subjetividades por um processo formativo decolonial.Fábio Gonzaga Gesueli & Tamires Da Silva Oliveira - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):119-135.
    O objetivo de nosso artigo é desnaturalizar as construções epistemológicas e axiológicas do pensamento colonial produzido pelo ocidente, abrindo possibilidade para a construção de novas categorias de pensamento em relação ao processo de reconhecimento sobre nós mesmos e sobre os outros. Os conceitos de raça e racismo, vistos por uma perspectiva que denuncia o caráter estrutural dos dispositivos de colonialidade na construção da civilização ocidental, são historicizados por uma crítica que localiza as condições de possibilidade para o surgimento desse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  60
    Por que agostinho não é um filósofo medieval.Ernesto Perini-Santos - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):213-237.
    Agostinho é um filósofo medieval ou um filósofo antigo? Alguns autores defendem que ele é um filósofo medieval porque desempenhou um papel central na absorção da filosofia grega num quadro teórico cristão. Sua importância na constituição do pensamento cristão é sem dúvida enorme, mas não fornece um bom argumento para uma tese sobre a periodização em história da filosofia. Agostinho é um filósofo antigo porque pertence ao mundo antigo, não ao mundo medieval, e esta fronteira histórica corresponde à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  9
    Schopenhauer e a filosofia da moral crítica: rumo à ética animal.Luana Chrystina Martins Tosta - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Se uma parte da filosofia ocidental contemporânea passou a considerar os animais não-humanos como dignos de reconhecimento moral, isto se deu em grande parte ao salto no entendimento ético no qual Arthur Schopenhauer contribuiu imensamente. Tal evento se deu da ética racionalista, das aparências, defendida pela filosofia tradicional, para a ética essencialista e extensionista das vivências pensadas pelo filósofo pessimista. Enquanto a ética tradicional baseia-se no ideal de dever – pela abstração, portanto restrito ao “eu”, a prolongar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    A Hipocrisia da Filosofia Latino-Americana.Ronie Alexsandro Teles Silveira - 2023 - Revista Disertaciones 12 (1):7-22.
    A crítica é uma espécie de pedra de toque para toda a filosofia latino-americana. Isso porque temos sido críticos na medida em que aprendemos os procedimentos epistemológicos da filosofia ocidental. Porém, a crítica não possui hegemonia na América Latina porque ela adquiriu funcionalidades divergentes com relação ao modelo original. Daí que somos críticos e não somos. O acerto de contas com essa ambiguidade nos mostra que temos sido involuntariamente hipócritas. A evidência disso é que não conseguimos abrir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Da Filosofia da Natureza À Filosofia Moral: Análise de Uma Ética Animal Em Hans Jonas.Anor Sganzerla & Bruno Henrique do Rosario Xavier - 2021 - Dissertatio 52:185-212.
    As últimas décadas têm testemunhado uma profusão de teorias filosóficas que buscam reconhecer a moralidade de uma categoria tradicionalmente compreendida como neutra: os animais. Destituída de qualquer valor, a existência não-humana senciente foi deixada de lado por grandes nomes da ética ocidental (de Aristóteles a Kant), cujas teorias colocava-os, muitas vezes, sob o mesmo status de mera matéria destituída de vida. Contudo, desde o século XVIII, sobretudo na Inglaterra, os animais passaram a fazer parte do escopo compreendido por um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    A ascese radical da filosofia schopenhaueriana e a proposta salvífica do cristianismo.Jefferson Silveira Teodoro - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):116-132.
    Este trabalho tem como foco a filosofia de Schopenhauer em comparação com a proposta salvífica do cristianismo. Os grandes filósofos metafísicos que precederam Schopenhauer identificaram o objetivo maior do espírito com a realização de sua plenitude. Esta é indicada, paralelamente, no campo religioso, a partir da aproximação do homem com Deus. A novidade que este texto pretende apontar é que, diferentemente da tradição filosófica e religiosa do Ocidente, Schopenhauer realizou em sua metafísica um caminho para o espírito humano no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. FILOSOFIA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO BRASILEIRA: análise de artigos científicos na BRAPCI entre 1972 e 2018.Diego Andres Salcedo, Vinicius Accioly Bezerra & Marcílio Cruz - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):6-21.
    Assume que o estudo da produção científica pode oferecer entendimento sobre os temas abordados, tendências da comunidade, autores mais citados, indicação de maturação da área e consolidação ou silenciamento da área. Tem como objetivo mapear como a Filosofia está contida na Ciência da Informação brasileira. Coleta os dados dos artigos científicos publicados entre 1972 e 2018 na Coleção de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação - BRAPCI. Analisa uma amostra de 300 artigos e deriva algumas questões descritivas. Conclui que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  18
    Pre'mbulo à filosofia do sentir político.André Abranches - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (62):185-200.
    Ao analisar parte da tradição filosófica Ocidental e, em particular, contrapor o ensinamento de mestres e gurus do Oriente aos ensinamentos de escolas metafísicas e de ciência política do Ocidente, o presente artigo, poderá ser dito, insere-se na categoria de filosofia das civilizações. Não estando limitada, porém, a nenhuma dessas civilizações, a arte política, enquanto perícia daquele que governa ou leva a vida feliz, pode ser examinada no prolongamento das suas intersecções e enquanto questão filosófica independente. Neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  45
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    Hans Jonas e o Niilismo: O Hóspede Mais Sinistro Não Pode Destruir a Casa.Jelson R. De Oliveira - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):101-119.
    Pretende-se com este artigo, demonstrar como o niilismo é um dos conceitos centrais da obra de Hans Jonas. Para isso, analisaremos como o problema se desdobra em sua obra a partir de três perspectivas complementares: a identificação de um niilismo cósmico, cujo primeira aparição são os movimentos gnósticos da Antiguidade tardia e seus impactos sobre o cristianismo primitivo; um niilismo antropológico derivado dessa posição gnóstica e agravado pela filosofia existencialista; um niilismo ético e tecnológico, que tanto serve para diagnosticar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  17
    O Niilismo Nas Memórias Do Subsolo: A Crítica À Razão Como Crítica À Modernidade Ocidental Em Dostoiévski.Paulo Cesar Jakimiu Sabino - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):142-162.
    Este artigo propõe pensar a crítica de Dostoiévski à razão em Memórias do Subsolo como uma crítica contra a modernidade ocidental. Para isso, é necessário entender o contexto russo do século XIX e como ocorre uma espécie de “importação de ideias” da Europa ocidental para a Rússia, provocando no país as mesmas consequências da Europa, como o niilismo. Entende-se que o niilismo é um fenômeno moderno derivado das novas filosofias que emergem nesse período e, portanto, o niilismo ocorre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Uma proposta de filosofia além da esfera verbal para um pensamento descolonizado.Amanda Veloso Garcia - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):211-229.
    Neste artigo investigamos a relação entre a Filosofia e a prática de escrita de textos de maneira a tratar do seguinte problema: Existem formas alternativas de expressão e desenvolvimento da Filosofia além daquelas relacionadas a recursos da linguagem verbal? Como parece haver, na tradição filosófica Ocidental, uma vinculação necessária entre a Filosofia e a linguagem verbal, temos como objetivo repensar as práticas filosóficas dentro da universidade e analisar a potencialidade de pensamentos existente em diversos formatos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Elementos Antignósticos da Filosofia de Nietzsche.Jelson Roberto de Oliveira - 2024 - Dissertatio 58:37-60.
    O presente artigo pretende analisar como a filosofia de Nietzsche, especialmente aqueladesenvolvida a partir de Assim Falou Zaratustra, pode ser compreendida como um empreendimentoantignóstico. Leva-se em conta, para tanto, as referências ao zoroastrismo que, embora escassas,evidenciam a compreensão da própria tarefa filosófica assumida por Nietzsche como uma crítica àperspectiva antiterrenal do dualismo que se iniciou com os movimentos gnósticos e se difundiu nacultura ocidental por meio do cristianismo. Para tanto, começaremos por distinguir o uso dos termosgnose e gnosticismo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Heidegger e a filosofia do salto.Rodrigo Amorim Castelo Branco - 2020 - Sofia 8 (2):31-49.
    O intuito deste texto é fazer uma abordagem fenomenológica a respeito da terceira juntura das Contribuições à filosofia. Buscamos discutir de que modo o salto é uma forma de passagem do primeiro princípio do pensamento ao outro princípio do pensamento em seu profundo velamento). O salto é irrepresentável, não é passível de ser modulado por nenhum cálculo ou representação do ente, uma vez que saltar, segundo as meditações de Heidegger, indica lançar-se em uma via totalmente outra do percurso ôntico (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  21
    Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.Dante Carvalho Targa - 2023 - Griot 23 (2):210-226.
    A filosofia ambiental surge na década de 1970 movida pelo ímpeto de reflexão sobre a iminência de uma crise ecológica e suas causas mais profundas. E a questão central que motivou os trabalhos pioneiros neste campo foi a crítica ao centramento humano em termos de valor moral, isto é, a assunção de que o _homo sapiens_ constitui o único _locus_ de valor frente às demais espécies e à natureza mais que humana como um todo. A demanda por uma nova (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    A fraternidade não burguesa em Sagarana, Quarup e outras narrativas brasileiras.Arturo Gouveia de Araujo - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:42-47.
    Este livro consiste na apresentação de todo um embasamento teórico so-bre a história e a conceituação da fraternidade no mundo ocidental, em duas vertentes: o legado do cristianismo e as concepções políticas do Iluminismo e da Revolução Francesa. Abrange ainda a análise do conto 'A hora e vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa, e do romance Quarup, de Antônio Callado. Em relação ao conto rosiano, uma parte da análise dos pretos velhos que protagonizam a ação fraterna já se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    O amigo-inimigo: contribuições da filosofia indígena à teoria da amizade.João Jackson Bezerra Vianna - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):1191-1222.
    Resumo: Este ensaio pretende compreender algumas das imagens diversas que o amigo pode suscitar em nosso pensamento. Parte-se de uma crítica ao tratamento filosófico da tradição ocidental-moderna à amizade, questionando a tese aristotélica do amigo como um outro-si-mesmo, fraterno e irmão. Então, busca-se percorrer imagens a partir das filosofias indígenas, considerando a política de amizade inventada entre anfitriões indígenas e antropólogos. Nestas relações que envolvem Dom Juan e Castaneda, Kopenawa e Albert, Dzoodzo e este autor, vislumbra-se uma ética que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Clastres contra Rousseau: a filosofia à luz da etnologia.Mauro Dela Bandera - 2022 - Discurso 52 (1):124-143.
    Leitor atento de Rousseau, embora raramente o citasse em seus textos, Clastres emprega o mesmo vocabulário que ganhou fama sob a pluma do cidadão de Genebra, tomando por vezes distância de suas reflexões: 1) alusão à vontade geral; 2) a encenação do gesto fundador da sociedade civil de cercar um terreno e o discurso possessivo que inaugura a propriedade privada e a acompanha (“isto é meu”); 3) e, por fim e mais importante, a crítica direcionada às duas frentes que compõem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  4
    Corpo e senioridade: pensando limites éticos não bio-lógicos com Oyèrónkẹ Oyěwùmí.Yasmin Alcantara Galvão Pereira - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente artigo tem por objetivo apresentar os argumentos de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmíem sua obra A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero, (1997), para ser pensado a relação entre o corpo e a ética na cosmovisão e na cosmopercepção. Para demonstrar que a epistemologia ocidental engendra sobre si e os demais povos a universalidade da categoria gênero e os problemas sociais oriundos desta generificação, a epistemóloga iorubana escreve A invenção das mulheres com um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Física e Filosofia antiga em Werner Heisenberg: apropriações do legado clássico por um físico do século XX.Anderson Cleiton Fernandes Leite & Samuel Simon - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 11:21-30.
    O objetivo deste artigo é analisar os usos que Werner Heisenberg fez da filosofia grega em sua obra. Pretende-se relacionar tais usos não apenas com a argumentação interna presente nos textos do físico alemão, mas também com o contexto histórico, conflitos e debates entre as diversas interpretações da teoria dos quanta durante a primeira metade do século XX. Faremos, inicialmente, uma apresentação geral da teoria quântica e da presença da filosofia na obra de Heisenberg e, em seguida, um (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    O problema da filosofia política.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2019 - Investigação Filosófica 10 (1):141.
    A proposta desse trabalho é apresentar alguns dos dilemas contemporâneos a serem enfrentados dentro do campo da filosofia política. Não mais se concentrando apenas em um conceito de bem e em uma busca por uma sociedade melhor ideal, a filosofia política deve sair de seus pressupostos eurocêntricos para confrontar o problema da alteridade e da multiplicidade existente no mundo multipolar. A geopolítica que se configura nos tempos atuais não comporta mais a ruptura imposta pelo pensamento bipolar ocidental, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Chinese and Western sports philosophy and their differences.Yuanjiao Zhu & Rui Du - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400188.
    Resumo: O desporto chinês e o desporto ocidental estão inseridos em dois sistemas sociais diferentes. Devido à diferença na sua origem, cognição e tendência de valor, foram criados dois tipos de culturas desportivas de natureza diferente, cada uma das quais interpreta as características da civilização humana de formas diferentes. Na cultura chinesa, o desporto está frequentemente associado às filosofias taoísta e confucionista. O taoísmo enfatiza “deixar a natureza seguir o seu curso”, e o exercício físico é considerado um meio (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  45
    Eros, paideia e Filosofia: Sócrates entre Diotima e Alcibíades.Franco Ferrari - 2012 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 9:65-71.
    O propósito deste ensaio é o de investigar as razões pelas quais a educação de Alcibíades por Sócrates não é tão exitosa quanto a educação de Sócrates por Diotima. Em outras palavras: qual é o motivo da derrota de Sócrates enquanto educador? Segundo a minha interpretação, enquanto Sócrates aprende de Diotima a scala amoris com a separação ontológica entre entidades materiais e imateriais, isto é, ideais, Alcibíades não recebe esta mesma teoria de Sócrates. A falta deste conhecimento (isto é, dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  65
    Filosofia e mistérios: leitura do Proêmio de Parmênides.Alberto Bernabé - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:37-55.
    Tem-se analisado, recorrentemente, a influência de Homero e de Hesíodo no proêmio do poema de Parmênides. As possíveis influências da poesia órfica tem sido apenas consideradas. Todavia, diversas descobertas de textos órficos aconselham voltar a analisar os vestígios da tradição mistérica, em geral, e órfica, em particular, no poema do filósofo de Eléia, sem minimizar, com isso, as outras influências já postas em relevo. O autor assinalou, em um trabalho anterior, algumas conexões entre Parmênides e os textos órficos; neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  65
    A influência da 3ªhipótese do Parmênides de Platão na filosofia de Plotino e J'mblico.Gabriela Bal - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:113-125.
    Este artigo discute a influência da segunda parte do Parmênides de Platão, e mais especificamente a sua 3ª hipótese, na obra de Plotino e Jâmblico. Ou seja, a inter- elação entre a apropriação do conceito central da 3ª hipótese, o instante (exaiphnes), (1) em Plotino através da apropriação original do conceito de presença (parousia) e (2) em Jâmblico quando da modificação da estrutura das hipóteses parmenidianas, ao introduzir antes da primeira hipótese, o Inefável, e deslocar a alma para a 4ª (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A lição de Heráclito.Maria Carolina Alves dos Santos - 1990 - Trans/Form/Ação 13:01-09.
    Heraclitus is known in the history of thought, for his doctrine of universal mobilism. The enigmatic proposition "everything flows nothing remains unchanged" lies at the core of Western Metaphysics: it inspired Plato's Theory Of the Two Worlds-which puts forward a radical separation between that which moves and which doesn't-and also the platonic view of the last Dialogues, which includes motion among the attributes of being. In view of these influences and in order to understand well the genesis of Western Phylosophy, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    Força versus representação: o legado de Nietzsche na filosofia de Gilles Deleuze.Maurício Mangueira & Eduardo Maurício da Silva Bonfim - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):619-635.
    É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    Do Pensável e do Impensável na filosofia do Argumento Anselmiano.Maria Leonor L. O. Xavier - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):275 - 296.
    Um dos mais apelativos legados da tradição filosófica ocidental, o argumento ontológico, é aqui retomado com base na sua versão inaugural, a de Proslogion 2-3, de Anselmo de Cantuária. Este artigo representa um momento culminante de um processo de reflexão pessoal e de revisão continuada da compreensão do argumento anselmiano por parte da autora. Há, por isso, aqui um testemunho de auto-crítica e a definição clara de uma linha interpretativa, que não evita recusar orientações tradicionalmente dominantes na interpretação do (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  39
    (1 other version)Mitakuye Oyasin as a foundation for the well-being of animal life: reason, nature, and oppression in Horkheimer, MacIntyre, and Midgley/Mitakuye Oyasin como um fundamento para o bem-estar da vida animal: razão, natureza e opressão em Horkheimer.Jeffery L. Nicholas - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):31-48.
    Neste artigo lanço três tradições umas contra as outras para levantar algumas questões de pesquisa futura sobre a natureza da razão e a razão da natureza. Max Horkheimer e Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, sustentavam que a razão tende a dominar a natureza e que a dominação é parte da essência da razão. Dirijo-me, então, para examinar Aristóteles e aristotélicos contemporâneos, mais precisamente Mary Midgley e Alasdair MacIntyre, para mostar um recurso possível na tradição da filosofia ocidental (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  51
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  14
    Conhecimento e política.Roberto Mangabeira Unger - 2022 - [São Paulo, Brazil]: LeYa. Edited by Edyla Mangabeira Unger.
    Fazer filosofia, para Roberto Mangabeira Unger, é pensar radicalmente. É insistir em tratar dos assuntos mais importantes, ainda que tenhamos de fazê-lo na fronteira do que seja possível pensar e dizer. Resignado ao colonialismo mental, o pensamento brasileiro não está acostumado a tal ousadia. Neste primeiro livro, Mangabeira leva o leitor pela mão e se oferece como guia de seu despertar para a ambição de compreender o mundo das ideias mais básicas e influentes. Seu alvo é rever tudo em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Religião e Cultura Periféricas: A Representação Do Islamismo Na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fabio Gomes da Silva - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):86-120.
    Analisa a representação de informações referentes à identidade e a religião islâmica no esquema de classificação bibli-ográfica mais utilizado do mundo. Investiga a existência de desvios na representação de assuntos referentes a culturas não alinhadas à cultura ocidental na 23ª edição da Classificação Decimal de Dewey (CDD23). Conceitua Organização do Conhecimento em sentido restrito como organização das informações em registros bibliográficos e, em sentido amplo, como a organização social do trabalho mental. Define Sistemas de Organização do Conhecimento, enquanto sistemas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A Catástrofe do Humanismo: agonismo e perfeccionismo em Nietzsche.Rogerio Lopes - 2013 - In Ruy Carvalho, Gustavo Costa & Thiago Mota (eds.), Nietzsche - Schopenhauer Ecologia Cinza Natureza Agônica. pp. 297-331.
    Embora não o desenvolva na exposição que se segue, o argumento subjacente à minha contribuição para este volume é bastante simples: há duas vias pelas quais a filosofia de Nietzsche pode contribuir positivamente para uma revisão do modo como os seres humanos no ocidente definiram sua relação com o não humano: (1) a primeira via é a agonística – a tese agonística pode ser mobilizada para combater o viés especista que caracteriza boa parte da reflexão normativa do ocidente sem (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  15
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia v.1 n.1 jul./dez. 1986.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  51
    Liberdade e proximidade em Levinas.Paulo César Nodari - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):89-96.
    O objetivo deste artigo é mostrar que a concepção de liberdade situa-se no rol da crítica levinasiana à ontologia ocidental e no cenário da ética como filosofia primeira. Levinas concebe, então, a liberdade como acolhimento do Outro. A liberdade deve cessar de manter-se na certeza solitária da supremacia do Mesmo sobre o Outro. Assim, Levinas distancia-se da ontologia e recorre à proximidade não como estado de consciência que conceitua, mas como relação proximal que clama por justiça e responsabilidade. (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  3
    O Legado de Heidegger À Contemporaneidade.Fabiano Leite França - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):181-192.
    O objetivo deste trabalho circunscreve-se na tentativa de explicitar o posicionamento teórico do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) no âmbito da tradição do pensamento ocidental. Fundamentalmente, busca-se delinear a inserção de Heidegger no debate acerca da metafísica, no intuito de verificar as contribuições do autor à contemporaneidade. Para esta empresa, tomar-se-á como ponto de partida o parágrafo 6 e o parágrafo 44 da obra Ser e Tempo (1927), os textos O que é metafísica (1929), Sobre a essência da verdade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  35
    Nāgārjuna and Schelling: Outlines of a dialogue on self, world, and viewpoints.Leonardo Alves Vieira - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):283-322.
    ABSTRACT The paper intends to build a dialogue between Nāgārjuna and Schelling on Self, world, and standpoints, taking as main references Nāgārjuna's The Fundamental Verses of the Middle Way and Schelling's Philosophical Letters on Dogmatism and Criticism. Whereas Nāgārjuna criticizes the substantialization of beings by resorting to the discourse of the dependent co-origination in order to overcome suffering, Schelling, on his turn, refutes the fanaticism based on dogmatism's tenets in favor of the criticism interpreted according to its spirit, and not (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  9
    The concept of music education from a philosophical perspective.Ziyu Liu - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400161.
    Resumo: A educação musical, como uma disciplina importante, sempre recebeu atenção das comunidades educacionais e musicais. A música não é apenas uma forma de arte, mas o veículo da expressão, da cognição e do comportamento humanos. Contudo, há diferenças de pontos de vista sobre o objetivo e o conteúdo da educação musical. As diferentes origens culturais, na China e no Ocidente, dão ênfase diferente à educação musical. Ao comparar filosofias de educação musical sob distintos conceitos, é possível compreender as práticas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Women intellectuals in the Middle Ages: Hildegard of Bingen - between medicine, philosophy and mysticism.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, po exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  73
    La perception spirituelle. Perspectives de recherche pour l’histoire des parva naturalia dans la tradition arabo-latine.Carla Di Martino - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    A grande obra de Aristóteles sobre psicologia foi o De anima. Entretanto, nem por isso a obra Parva naturalia, também conhecida como De sensu et sensato, deixou de exercer um papel importante, entre os árabes e os pensadores ocidentais. No presente ensaio, procura-se mostrar como a tradução árabe desta última obra foi utilizada por Avicena, Ibn Bâjjia e, sob a influência deste último, por Averróis. No Epítome De sensu de Averróis, percebe-se, por exemplo, que os princípios teóricos são aristotélicos, mas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Post modernist critical spirit: its cultural influence and impact on music and schools of thought.Zhiguo Wang & Xueping Wang - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400160.
    Resumo: O pós-modernismo ocidental é uma tendência cultural de pensamento que surgiu nas décadas de 1960 e 1970. Sua influência envolve muitos campos, como arte, literatura, filosofia e estética, o que indica que uma grande mudança ocorreu em toda a sociedade ocidental e também tem um impacto profundo na cultura e na arte contemporâneas. Ao analisar a influência de longo alcance do pós-modernismo, na música e na filosofia, este artigo fornece estratégias de desenvolvimento e sugestões para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Pragmatism and the Loss of Innocence.Nathan Houser - 2003 - Cognitio 4 (2):197-210.
    : What is it about pragmatism that has from its inception been found disturbing? I am reminded of Daniel Dennett's remark in his 2000 American Philosophical Association Presidential Address that "many people dislike Darwinism in their guts." There is something about pragmatism that has always been found deeply troubling and I believe it is related to what troubles people about Darwinism. Inspired by Dennett's treatment of the idea and impact of evolutionary theory in his Presidential Address and in his book, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
1 — 50 / 947