Results for ' Intenção coletiva'

423 found
Order:
  1.  19
    Intencionalidade coletiva: a linhagem interacionista.Luiz Paulo Da Cas Cichoski - 2023 - Griot 23 (1):144-165.
    Neste artigo pretendo apresentar de forma introdutória o campo de investigação da Intencionalidade Coletiva. Entretanto, optei por concentrar a exposição em um tipo particular de explicação do fenômeno. Na primeira seção, apresento as dificuldades que motivam o desenvolvimento de teorias no campo da Intencionalidade Coletiva dentro da Filosofia da Ação. Na segunda seção, identifico a origem da linhagem teórica tratada com a explicação da noção de intenção compartilhada, uma interligação reflexiva dos estados mentais dos indivíduos envolvidos em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Labor e libido.Leon Farhi Neto - 2024 - Cadernos Espinosanos 51:89-122.
    Neste artigo, operamos metodologicamente dentro de uma paisagem mental spinozista, isto é, a partir das ideias de Spinoza, mas provocadas por ideias de outros pensadores. Nossa reflexão parte do questionamento da fórmula latina, retomada por Spinoza, segundo a qual os humanos tendem a fugir do labor para se entregar à libido. Nossa intenção é mostrar que essa tendência não é absoluta, mas relativa aos processos de valoração que, a partir do desejo, se estabelecem como experiência coletiva. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    Em Torno Do Conceito de Experiência Em Walter Benjamin.André Martins Aguiar - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 15 (29):273-286.
    Neste artigo discutiremos o conceito de experiência [Erfahrung] em Walter Benjamin a partir de seus ensaios entre 1913 e 1936. Partiremos de seus escritos de militância juvenil a respeito da experiência com a intenção de identificarmos uma oposição entre figuras que reivindicam para si a experiência, a saber, o adulto, o que aconselha o jovem a desistir de si mesmo, e o jovem, que se encontra desorientado em razão dessa cisão entre gerações conflitantes, impossibilitando a continuidade da experiência, mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    Ação coletiva promovida por inovações tecnológicas: o caso das ONGs brasileira e o Movimento Software Livre.Viviani Corrêa Teixeira - 2011 - Polis 28.
    O avanço técnico gerou disparidades ligadas ao campo da informática, algumas empresas aprisionaram o conhecimento através de senhas, licenças e direitos autorais, induzindo a sociedade civil a ficar refém desse processo de exploração comercial e criando uma divisão entre a comunidade de técnicos ligados a computação. Surge o Movimento Software Livre-MSL, em prol da criação, uso e difusão de softwares alternativos e cooperativos, uma nova forma de ação coletiva que visa romper com o sistema econômico vigente utilizando-se do potencial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  48
    Epistemologia Coletiva: crença, justificação e conhecimento de grupo.Luiz Cichoski & Leonardo Ruivo - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):508-539.
    Neste artigo iremos sistematizar os conceitos-chave da chamada epistemologia coletiva, apontando as diferentes teorias que explicam nossa prática de atribuição de estados cognitivos a grupos. Na introdução levantaremos o problema central que motiva a área, a saber: a atribuição de estados cognitivos a grupos tem como referente o grupo enquanto grupo ou os indivíduos que o compõe? Na primeira seção apresentaremos os melhores argumentos em favor do individualismo, aqueles que defendem que as atribuições se reduzem aos indivíduos. Na segunda, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Deliberação coletiva nas Suplicantes de Eurípides.Christian Werner - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03222.
    Em Suplicantes, uma das mais políticas tragédias de Eurípides, é produzida uma aproximação surpreendente entre o mundo do mito e o do espectador. Embora Teseu, seu protagonista, seja representado como um “rei democrático”, nela não está presente uma cena que possa ser equiparada à experiência da mais típica instituição da democracia ateniense, a deliberação coletiva definidora da assembleia aberta a todos os cidadãos. Todavia, em diferentes momentos do primeiro episódio, chega-se bastante perto. Assim, o objetivo deste texto é discutir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  31
    Memória Coletiva diante um painel bibliometrico.Rosa da Penha Ferreira da Costa, Philippe Peterle Modolo & Marcelo Calderari Miguel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):157-177.
    O Brasil, diz Millôr Fernandes, tem um enorme passado pela frente e, esse projeto de nação ergue-se com a memória coletiva. Nessa via, o objetivo do estudo é analisar bibliometricamente como a temática ‘memória coletiva’ se apresenta indexada no acervo da literatura científica da Ciência da Informação - Brapci. A pesquisa estabelece métricas sobre o quantitativo anual de publicações, os periódicos e os autores envolvidos, as palavras chaves mais frequentes. Estabelecido o recorte dos últimos dez anos completos, são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  71
    Vontade geral e decisão coletiva em Rousseau.Cláudio Araújo Reis - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):11-34.
    Nos termos rousseaunianos, a questão fundamental sobre o que de vemos fazer coletivamente (ou seja, o problema da decisão coletiva) se traduz como a questão sobre como podemos conhecer a vontade geral. Só podemos responder adequadamente a essa questão, porém, se prestarmos atenção a uma duplicidade importante no conceito de vontade geral. Rousseau usa a mesma expressão para se referir a duas coisas diferentes: às próprias decisões coletivas, consubstanciadas nas leis (a vg-decisão), e ao padrão do bem comum, em (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  9.  14
    Ação Coletiva Política e Luta Por Reconhecimento: A Atuação da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) Na Defesa de Outras Modalidades de Famílias.Elias Santos Serejo, Danila Cal & Leandro Rodrigues Lage - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):85-105.
    A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) é uma entidade que luta pelo reconhecimento das populações cujo núcleo é formado por sujeitos LGBTQIA+. A instituição busca representar os anseios e expectativas dessas famílias em diferentes âmbitos sociais, assim como combater os desrespeitos e preconceitos advindos de um sistema heterossexista. Este trabalho busca compreender como a Abrafh mobiliza as dimensões do afeto e da solidariedade na luta política. Para isso, entrevistamos quatro representantes do primeiro conselho diretor. Por meio de uma análise (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Singularidade Tecnológica, Convergência Nbic e a Inteligência Coletiva Como Bases Para Um Sincretismo Tecnoético Sob o Paradigma Jusfilosófico da Teoria da Teoria da Integridade de Ronald Dworkin.Mauro Massucatti Netto & Márcio Luís de Oliveira - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):116.
    O trabalho analisa as principais dificuldades na construção de parâmetros Tecnoéticos da atualidade. A hipótese aqui reside em determinar a constante que atravessa a Singularidade Tecnológica, a Convergência NBIC e a Inteligência Coletiva como variável integrativa e constitutiva da Tecnoética para fins de análise paradigmática sob a Teoria da Integridade de Dworkin. Assim, alicerçado no método lógico-dedutivo-dogmático, este artigo se baseia em incursões históricas e conceitos doutrinários para demonstrar a existência da constante em questão e, por fim, motivar sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    Compatibilizando Teoria da Ação e Racionalidade Prática a Partir do Conceito de “Intenção”.Mateus de Lima Rui - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):177-200.
    O objetivo desse artigo será apresentar parte do debate atual sobre o papel da intenção na teoria da ação e na racionalidade prática. Para isso, iniciarei com a perspectiva do autor responsável pela retomada da filosofia da ação na contemporaneidade, Donald Davidson. Após oferecer uma breve exposição da concepção davidsoniana da intenção e da ação, e sobre os modelos teóricos “crença-desejo” e “crença-desejo-intenção” na filosofia da ação, pretendo desenvolver algumas considerações sobre o aspecto normativo da racionalidade prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Destinos da catarse coletiva: Do Transe à Vertigem, de Rodrigo Nunes.Caíque Coelho - 2024 - Princípios 31 (65).
    O livro de Rodrigo Nunes, Do Transe à Vertigem: Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição, publicado pela Ubu Editora em 2022, se insere como uma ocorrência bibliográfica contemporânea ao fenômeno sobre o qual versa. A obra apresenta uma contribuição importante a respeito daquilo que se pode apreender filosoficamente sobre a entidade que se convencionou chamar de bolsonarismo a partir de uma perspectiva ao mesmo tempo sincrônica e diacrônica. Trata-se do esboço de uma ontologia política do bolsonarismo, apresentando a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Morte individual e vida coletiva em Spinoza.Juliana Merçon - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:35.
    São três as questões básicas às quais se dedica este artigo. Primeiramente, perguntamos: Por que seria a liberdade de pensamento e expressão uma condição necessária à paz social? As respostas que nos provê Spinoza nos ajudarão a compreender o grave erro político que é condenar ao exílio, à prisão ou à morte aqueles cujo pensamento confronta o regime estabelecido. Entre os raros casos de indivíduos que mantêm sua honestidade quando esta lhes impõe o risco da morte, destacamos o de Sócrates. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    Processo de participação coletiva na internet: uma ética para o ciberespaço.Fabio Pezzi Parode, Maximiliano Zapata & Ione Bentz - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):36-46.
    Este ensaio tem como objetivo problematizar o papel da internet como agente de difusão de informação, ferramenta produtora de conhecimento e cultura. Os processos participativos em rede, as comunidades virtuais, colocam em evidência as tensões entre um antigo modelo calcado em estruturas de poderes centralizados, e a emergência de uma ordem dispersiva e fragmentária na dinâmica social. É nesse contexto que surgem as polêmicas em torno do Marco Civil da Internet, nosso objeto de estudo. A instauração do Marco Civil, deu (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O conceito Kantiano de intenção.Leticia Machado Pinheiro - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):1019-1026.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Responsabilidade Socioambiental Coletiva: Um Olhar Sobre o Papel da Educação Ambiental No Enfrentamento Das Mudanças Climáticas.Adriana dos Santos Souza & Ana Alice De Carli - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 18 (35):1-16.
    This academic essay aims to bring to light important reflections on the responsibility of all members of society, in relation to the protection of the natural environment. Furthermore, highlight the importance of environmental education as a tool for combating climate change. This is an exploratory research, with a bibliographic review.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  34
    O estatuto político do significante vazio: identidade coletiva, psicanálise e política.Daniel Omar Perez & Alexandre Starnino - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Neste artigo procuramos apresentar os elementos que possibilitam a constituição das identidades coletivas a partir de quatro conceitos fundamentais: a demanda, o significante vazio, a identificação e o gozo. Primeiro, revisitamos Freud trazendo a noção de identificação pensada em sua determinação política. Em seguida, buscamos justificar a especificidade da noção lacaniana de significante vazio, repensado por Ernesto Laclau enquanto um conceito político fundamental implicado na constituição e formação das identidades coletivas. Avançamos na lógica do significante e das demandas insatisfeitas que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  30
    Interpretação literária e intenção.Inês Morais - 2006 - In Analyses: Proceedings of the 2nd National Meeting for Analytic Philosophy (ENFA 2 October 2004). pp. 315-321.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Novas Tecnologias, Virtualização e Inteligência Coletiva: Impactos Na Educação Segundo Pierre Lévy.Eder Fernando Kegler & Marcos Alexandre Alves - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-10.
    O avanço tecnológico envolve e faz parte do cotidiano de todas as pessoas, e a sua influência pode ser direta ou indireta. O que se faz são up-grades com o propósito de conseguir participar deste universo digital. As Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado alterações na humanidade, no modo de viver, de se relacionar, aprender, pensar e ensinar. Propõe-se um estudo bibliográfico, baseado em duas grandes obras de Pierre Lévy, um dos grandes pensadores da era da informação: O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Lótman continua a surpreender: revoluções e emoções coletivas.Laura Gherlone - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):170-191.
    Resumo Entre 1988 e 1993, Iúri M. Lótman formulou algumas proposições sobre “a voz da massa anônima”: uma voz coletiva que, em certas situacões ligadas a crises de caráter cultural, é portadora de paixões violentas que podem produzir interferências profundas no curso da história. Em seus últimos trabalhos, o semioticista russo postulou, diante disso, a noção de uma semiótica das emoções como objeto de estudo para entender a dinâmica cultural, em especial de períodos tidos como revolucionários ou de transição, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    A Impossibilidade da Escolha Social – Um Estudo da Racionalidade Em Decisões Coletivas.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):301.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, uma efetiva contribuição às pesquisas interdisciplinares nas áreas de epistemologia social, direito, filosofia, economia e teoria política, que, em nossos dias atuais de incertezas e de cenários cada vez mais complexos, demandam dos agentes e legisladores justificações precisas de seus processos decisórios para implementar políticas públicas e ações coletivas que promovam efetivamente o bem comum em nossas democracias. Trata-se, em última análise, de uma aposta pragmática na busca por uma solução que melhor se adeque à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O barroco gauchesco-missioneiro: reflexões a partir da memória coletiva dos contadores de causos e das paisagens fantásticas missioneiras.Flávio Leonel Abreu da Silveira - 2011 - Topoi: Revista de História 12 (22):137-157.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  3
    Renúncia Ao Percurso Ininterrupto da Intenção: Notas Sobre as Relações Entre a Teoria Do Conhecimento, Pensamento Mimético e Crítica Literária No Ensaísmo Benjaminiano.Bruno Oliveira de Andrade - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):216-231.
    Tendo como fio condutor a ideia de que os ensaios de Walter Benjamin potencializam-se e se iluminam quando lidos em conjunto, este ensaio pretende, a partir da divisa adorniana a respeito das disposições do ensaísta – “entre as quais a disponibilidade de quem, como uma criança, não tem vergonha de se entusiasmar com o que os outros já fizeram” – apresentar uma leitura de Infância Berlinense: 1900, procurando estabelecer os contatos, ora implícitos ora explícitos, entre esse livro e outros trabalhos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Halbwachs ea memória-reconstrução do passado: Memória coletiva e história: Intelectuais e história.Jacy Alves de Seixas - 2001 - História 20:93-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Luta Por reconhecimento, comissão nacional da verdade E memória coletiva.Vigevando Araújo de Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):53-61.
    The main objective of our research is to analyze the correlation between the struggle for recognition, the National Truth Commission – CNV and collective memory. To achieve our goal, we propose to analyze memory from collective and social struggles evoking collective memory within an intersubjective relationship that involves disputes, negotiations, manipulations and forgetting. It is important to emphasize that the theoretical framework of our work is supported by the debate around the struggles for recognition. Therefore, we will verify, from Axel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Halbwachs ea memória–reconstrução do passado: memória coletiva e história.Jacy Alves De Seixas - forthcoming - História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Imprensa e criminalidade: o banditismo segundo as representações coletivas.Silvano da Conceição & Alessandro André Leme - 2011 - Saberes Em Perspectiva 1 (1):79-96.
    This text is the final work of researches around the themes of media and crime. Through analyses of articles published by different newspapers (season) São Carlos/SP try to understand the different representative constructions made by the local press in trying to build an entire sphere in favor of the trial and conviction of all accused to make part of the “Gang Mangano”. As a powerful vehicle of communication to the press, at that time, sought to protect socalled “good men” of (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    A memória enferma e o racismo como sintoma de uma neurose cultural brasileira: sobre a necessidade de uma terapia mnemônica coletiva com base nos pensamentos de Paul Ricœur e Lélia Gonzalez.Carlos Frederiqui Dias Bubols - 2023 - Revista Guairacá de Filosofia 39 (2).
  29.  17
    Notas sobre a mentalidade técnica: a intenção pedagógica e a ênfase ativa na filosofia da técnica de Gilbert Simondon.Diego Viana - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Bucalidade: Conceito-ferramenta de religação entre clínica E saúde bucal coletiva ciência E saúde coletiva, janeiro-março, año/vol. 11, número 001 associação brasileira de pós-graduação em saúde coletiva[REVIEW]Elizabethe Cristina Fagundes de Souza - 2003 - Social Epistemology 17 (2-3):99-109.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    A comunidade cientifica como sujeito epistêmico coletivo.Delvair Custódio Moreira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e32106.
    Em epistemologia coletiva argumenta-se que grupos podem ser sujeitos epistêmicos. Ou seja, que grupos podem instanciar atitudes doxásticas, como crenças, passíveis de serem avaliadas como racionais, justificadas ou mesmo serem consideradas casos de conhecimento. Epistemólogos coletivos têm sustentado que grupos amplos como a comunidade científica como um todo também podem ser sujeitos epistêmicos. Mas não é óbvio que a comunidade científica seja capaz de atitudes doxásticas mesmo que o argumento que sustente a tese de que grupos têm tais atitudes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    A máscara e a efetividade.Barbara Cassin - 1993 - Discurso 21:151-170.
    Ao afirmar que se pode simular a filosofia, mas não a eloqüência, Quintiliano destrói a problemática platônica da imitação (o que é de se imitar é bom, o inimitável é melhor ainda) e justifica a afirmação ao julgar o orador não por sua intenção, mas por seu ato.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  24
    A Impossibilidade de Manutenção do Estado Mínimo de Robert Nozick.Virgílio Queiroz de Paula & Adriano Ferreira de Oliveira - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o Estado mínimo proposto por Robert Nozick invariavelmente tenderia a acabar, a menos que seus membros fossem coagidos pelo poder central a contribuir para sua manutenção. E, neste caso, obviamente violaria os direitos e liberdades que o mesmo Estado proposto pelo filósofo teria função de garantir. Analisaremos as falhas no modelo proposto por Nozick através de um viés econômico, demonstrando através da teoria dos jogos e da lógica da ação coletiva, como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Isolamento solidário em tempos de pandemia: diálogos entre a saúde e a hermenêutica filosófica.Gustavo Silvano Batista & Fábio Solon Tajra - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e15.
    A covid-19 tem gerado grande mobilização por parte das sociedades contemporâneas. Como forma de prevenção e controle da doença, o isolamento social tem sido uma medida eficaz, recomendada por diversos órgãos da saúde. Por isso, pensar o isolamento social como prática solidária tem sido fundamental. Nesta perspectiva, o presente artigo busca problematizar o isolamento social enquanto isolamento solidário. Para isso, partimos da tematização da enfermidade, até agora conhecida, seus modos de prevenção e controle e, por conseguinte, o diálogo entre a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Sêneca, Freud e a Consciência Moral.Rogério Miranda de Almeida - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):27-39.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar a surpreendente coincidência de intuições que se verifica entre Sêneca e Freud no que diz respeito ao conceito de consciência moral e, mais precisamente, à questão do sentimento de culpa. Efetivamente, tanto o estoico romano quanto o inventor da psicanálise sondaram e exploraram com uma acuidade insuperável a dinâmica que se desenrola no interior do sujeito quanto à representação que ele se faz das chamadas más ações. Isto significa que toda diferença se anula (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Madalena e Mirtes: “Por que as mulheres negras são as últimas da fila depois de ninguém?”.Marília do Amparo Alves Gomes & Tânia Rocha de Andrade Cunha - 2021 - Odeere 6 (1):84-108.
    Este artigo suscita uma reflexão sobre a condição que muitas mulheres negras ainda vivem na sociedade brasileira. Nesta breve análise examinamos as memórias coletivas dos grupos dominantes e dominados desde o contexto da escravidão brasileira até a sociedade atual tomando como base a teoria da memória de Maurice Halbwachs e Michael Pollak, recorremos também aos estudos de algumas feministas negras, a exemplo de Grada Kilomba, Bell Hooks, Sueli Carneiro e Chimamanda Adichie e também da feminista Heleieth Saffioti, que abordam o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Oficina nossa.Asy Pepe Sanches Neto, Letícia de Souza Blanco & Bibiana Josierika Abreu Romão - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7387.
    O artigo aborda a construção da memória coletiva e afetiva no Morro do Palácio por meio da Oficina Nossa, destacando a importância da história oral e da cartografia afetiva na ressignificação das experiências e vivências das crianças da comunidade. A memória social é entendida como uma construção coletiva, onde diferentes atores (crianças, professores, moradores) compartilham suas histórias e experiências, formando uma identidade social. O uso da metodologia da cartografia afetiva permite que as crianças expressem suas percepções sobre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Sidney E o direito de resistência.Alberto Ribeiro Gomes de Barros - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:15-32.
    A intenção do artigo é examinar a reflexão de Algernon Sidney no que se refere ao direito de resistência do povo contra governos tirânicos. Amplamente discutido por autores das mais diversas vertentes políticas, o direito de resistência ocupou um lugar de destaque no debate jurídico, teológico e político no decorrer dos séculos XVI e XVII. Além dos tradicionais argumentos apresentados por huguenotes franceses, monarcômacos escoceses e defensores da causa parlamentar durante as guerras civis inglesas, a defesa de Sidney do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  25
    Juízo de gosto E legitimidade em Hannah Arendt.Odílio Alves Aguiar - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
    Nossa intenção é explicitar a noção de juízo em Hannah Arendt, partindo da legitimidade como contexto de problematização e tomando a finitude humana como horizonte de tematização. Nosso principal argumento é o de que em Arendt o juízo é concebido como político e o gosto é o modelo do seu modus operandi. Essa concepção é fruto da recepção arendtiana da Terceira Crítica, a Crítica da Faculdade do Juízo, de Kant. Assim, a partir da ligação de juízo a gosto, apresentaremos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Averróis exposição da república de.platão.Luis Alberto De Boni - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):693-702.
    A intenção deste tratado é a exposição das doutrinas científicas atribuídas a Platão e contidas na República, prescindindo da argumentação dialética. Queremos ser muito concisos para assim poder falar sucintamente de todo ele. Sem embargo, e em razão do bom andamento expositivo, cremos que era necessário um prefácio introdutório, no qual o objeto de estudo se apresentasse na ordem devida, já que Platão escreveu este livro somente depois de haver concluído outros escritos acerca desta ciência. Também indicaremos, sempre que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  33
    The Philosophy of Knowledge in Delfim Santos.Maria de Lourdes Sirgado Ganho - 2012 - Cultura:75-81.
    A intenção deste artigo é pôr em evidência a problemática do conhecimento em Delfim Santos, articulando conhecimento, realidade e verdade. Procura-se mostrar que há no pensamento deste autor uma reflexão gnosiológica que implica a consideração de “regiões da realidade”, que possuem, simultaneamente um alcance gnosiológico e ontológico.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Pedagogias da dança: Sobre modos de pensar E fazer – ou, daquilo tudo que emerge da relação dança E formação humana.Neusa Dendena Kleinubing, Vanessa Gertrudes Francischi & Deizi Domingues da Rocha - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):35-48.
    A intenção deste texto foi refletir sobre como o trato com a dança pode configurar em relação pedagógica que incide sobre formas de pensar e fazer, para além do objetivo técnico inerente a esta arte. Aspectos da história da dança ajudam a identificar formas de pedagogias que sinalizam determinados modos de formação. A perspectiva da experiência estética baliza as discussões acerca da dança enquanto prática artística e educativa, portanto formativa, indicando que nela há a possibilidade de ampliar nossa compreensão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    Do republicanismo à democracia: o conflito como fundamento político em Claude Lefort.Beatriz Viana de Araujo Zanfra - 2022 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 40 (1):59-73.
    Nossa intenção neste artigo é mostrar como Claude Lefort concebe a democracia como, mais do que um regime político, uma forma histórica privilegiada por ser aquela em que a sociedade se exprime politicamente sem anular um elemento fundamental para a preservação de sua liberdade: o conflito. Para tanto, partimos dos estudos lefortianos sobre Maquiavel para investigar como o autor extrai do republicanismo o sentido dessa conflitualidade fundamental e como ele vê nessa forma política a gestação de uma mutação histórica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  29
    Russell's Theory of Judgment in Logical Atomism.Guy Stock - 1972 - Revista Portuguesa de Filosofia 28 (4):458 - 489.
    A intenção deste artigo é primàriamente exegética. Não pretende chegar a conclusães filosóficas substanciais nem fazer uma apreciação crítica. Pretende simplesmente esclarecer a versão de Russell quanto ao atomismo lógico, apresentando a sua teoria do juízo empírico num contexto histórico. A maior parte dos comentários contemporâneos falham neste ponto; contudo, afigura-se impossível compreender perfeitamente a teoria de Russell aeerca do conhecimento, bem como a Teoria das Descrições, como parte integrante daquela teoria, se não for encarada como uma tentativa para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45.  22
    Tradução como transgressão: entrevista-conversa com Jess Oliveira.Samara Moço Azevedo, Danielle Pereira de Araújo, Jess Oliveira & Mariana Martha de Cerqueira Silva - 2023 - Odeere 8 (2):178-191.
    A Coletiva Corpos Insubmissos, grupo de pesquisadoras negras, tem entendido cada vez mais a importância de ocuparmos, de forma insubmissa, os lugares de fala, mas também de escrita, um universo bastante desafiador para nós, mulheres negras. Neste sentido, o texto que apresentamos nesta publicação nasce de uma entrevista-conversa realizada com Jess Oliveira em setembro de 2020. Nesse sentido, partindo da importância política da linguagem, dos diálogos transnacionais e da tradução para pensar a luta anticolonial, a Coletiva, entrevistou-conversou com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Os Sentidos Do Tempo No Pensamento de Karl Marx.Gerson Lucas Padilha de Lima - 2024 - Revista Dialectus 35 (35):233-248.
    A intenção deste texto é realizar um diagnóstico crítico das formas de ser do tempo na obra de Karl Marx. Assim vamos explicitar os sentidos do tempo que influenciam a condição humana em geral e de que modo e sob que condições sua subsunção ao tempo fetichizado do capital arruína a vida humana na sociedade capitalista. A metodologia aplicada foi a de análise e revisão bibliográfica das obras de Marx e da bibliografia secundária afim de apreender dialeticamente as determinações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    Os Sentidos Do Termo Virtual Em Pierre Lévy.Cleyton Leandro Galvão - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):108-120.
    A intenção do trabalho é comparar os sentidos atribuídos ao virtual nas obras O que é o Virtual? (1995) e Cibercultura (1997) do filósofo francês Pierre Lévy. Para tal tarefa foi utilizada a metodologia da filosofia analítica da linguagem para distinguir os possíveis significados e sentidos que o termo virtual pode possuir. Na obra de 1995 o virtual é entendido então como potência, oposto ao atual, não ao real. Na obra de 1997 o virtual passa a ter ao menos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  18
    A sexualidade no currículo afro-brasileiro.Emanoel Luís Roque Soares & José Gerardo Vasconcelos - 2018 - Odeere 3 (6):63.
    A intenção deste texto é mostrar que por muito tempo, o negro vindo da África escravizado e os afrodescendentes nascidos no Brasil e no mundo foram adestrados para uma normatização que tentou a todo custo condicioná-los à cultura do colonizador, sem levar em consideração a sua própria cultura, postas a força, através do chicote e da repressão escravistas, amplamente apoiada com o auxílio moralista da igreja e, mais tarde, quando tem acesso a escola formal esta cultura vai ser imposta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    O passado como rememoração e redenção em Walter Benjamin.Deborah Spiga - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):164-181.
    A intenção deste artigo é tematizar o pensamento de Benjamin sobre o passado, mostrando não somente como este é o verdadeiro centro propulsor das Teses, mas também como é somente através deste que um novo conceito de história se torna possível. De fato, o passado não somente não é algo concluído, mas é também revolucionário na medida em que permite vingar milhares de oprimidos em seu encontro com o presente. Um passado que contrasta com a versão oficial e com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  44
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):137-165.
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não é (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 423