Results for ' análise pragmática'

956 found
Order:
  1.  23
    Educação para o pensar: uma análise epistemológica do método dialético-socrático aplicado à pragmática filosófica de Lipman.Edson Ferreira da Costa - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021026.
    O presente trabalho faz uma análise comparativa entre o pensamento dialético de Sócrates e a proposta pedagógica do filósofo Matthew Lipman, principalmente em suas obras A Filosofia vai à escola e O pensar na Educação. Para tanto, identificamos que o pensamento dialético como método aparece em Sócrates através da maiêutica, em que, por meio do diálogo, busca-se chegar a um pensamento correto. Esse exercício conceitual acompanha a história da Filosofia e ganha um lugar central nas reflexões epistemológicas sobre o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  23
    O ensino de literatura em língua inglesa no curso de Letras: uma abordagem dialógico-pragmática.Orison Marden Bandeira de Melo Júnior - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):87-103.
    RESUMO Este artigo objetiva participar das discussões sobre o ensino de literatura em língua inglesa (LLI) no cotidiano da sala de aula do Curso de Letras. Para tal, discute os desafios propostos pelas DCN de Letras, bem como a realidade do professor que trabalha com um número pequeno de horas de LLI na matriz curricular e um número alto de alunos com conhecimento limitado dessa língua estrangeira. A partir da concepção dialógica de linguagem e da possibilidade de cooperação entre áreas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    Ernst Platner e a história pragmática da alma.Luis Fellipe Garcia - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Este estudo é uma exploração da concepção de lógica como uma “história pragmática da alma [pragmatische Seelengeschichte]”, tal como ela é formulada pelo médico e filósofo alemão Ernst Platner. Da análise dessa fórmula, pretende-se extrair um esboço do modo como ele concebe as noções de: alma, história, lógica e filosofia. Para tanto, o argumento será estruturado como uma análise: da alma enquanto objeto de estudo da lógica; da história pragmática enquanto método de estudo da lógica; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. BNCC e o ensino de Português: uma normativa curricular para a língua [em face do pretuguês] ou a linguagem [dos falantes] sob força de lei?Alex Pereira De Araújo - 2024 - Tabuleiro de Letras. E-Issn: 2176-5782.
    Este trabalho apresenta algumas considerações a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no referente às questões ligadas ao ensino da língua portuguesa no Brasil, à territorialidade e ao pertencimento racial, processos históricos, que envolvem, no campo da educação, a formação docente e a construção da cidadania dos educandos e das educandas nestes tempos de reafirmação do Estado democrático de direito e da vaga decolonial. Portanto, trata-se de uma abordagem política em termos do pensamento de Paulo Freire, patrono da educação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  42
    Baianidade Urbi et Orbi ou “engenho e arte” para além da metafísica ocidental.Alex Pereira De Araújo - 2024 - Ayé: Revista de Antropologia 6 (1):186-218.
    A gênese deste estudo decolonial começa com o ensaio que empreendia uma discussão sobre Exu e a cultura diaspórica negra. Seus desdobramentos foram responsáveis pelo aparecimento de dois outros estudos: um sobre o Candomblé da Bahia e o sincretismo religioso, e um outro sobre o conceito decolonial de língua-linguagem como encruzilhada. O artigo sobre Exu, escrito em inglês, ainda foi responsável pelo convite para a escritura de um capítulo de livro, também em língua inglesa, sobre direitos humanos, liberdade religiosa e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  32
    O Crepúsculo da Realidade e a Ironia Melancólica do Sucesso Brilhante e Duradouro: Reflexões sobre os Interpretantes Emocionais e Lógicos nos Modos peircianos de Fixação das Crenças.Ivo Assad Ibri - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):921-932.
    A Fixação da Crença (1877) é, provavelmente, um dos mais famosos ensaios entre todos publicados por Charles S. Peirce (1839-1914) em sua vida. Neste ensaio, Peirce propôs quatro métodos segundo os quais as crenças humanas podem se tornar fixas, a saber, tenacidade, autoridade, a priori e científica. Todavia, considero que a riqueza e originalidade deste ensaio ainda não foram suficientemente exploradas, principalmente quando fazemos uso dos conceitos e vocabulário da Semiótica para uma análise mais profunda das consequências pragmáticas desses (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Avaliação social como recurso persuasivo em discursos políticos: Clinton vs. Trump.Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):204-235.
    RESUMO Mudanças políticas têm intensificado os debates sobre como certos discursos estabelecem agendas e influenciam eleitores. Nesse escopo, a Análise Crítica do Discurso e a Linguística Sistêmico-Funcional, juntamente com o arcabouço teórico-metodológico da Avaliatividade, demonstraram ser bem-sucedidas na investigação da ideologia em textos, bem como na abordagem de tópicos como a polarização política. Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a avaliação social da Teoria da Avaliatividade como um dispositivo ideológico e persuasivo nos discursos de nomeação de Clinton (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  75
    (1 other version)A metáfora do cálculo no período intermediário de Wittgenstein.Rafael Lopes Azize - 2009 - Doispontos 6 (1):125-144.
    Este artigo investiga alguns usos da metáfora da linguagem como cálculo em Wittgenstein. A metáfora do cálculo emerge, nos anos 30, numa interlocução com o referencialista, e é ali instrumental na recondução do olhar filosófico para os usos efetivos do simbolismo linguístico. Contudo, foi levada longe demais, ao sugerir uma imagem da linguagem composta apenas de inferências à maneira dos sistemas de regras fechados. Isto embargaria certa expansão pragmática do contexto criterial da análise conceitual. Mas a aplicabilidade do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. On a pragmatic theory of meaning and knowledge.Risto Hilpinen - 2004 - Cognitio 5 (2):150.
    : According to C. S. Peirce, there are two ways of explaining what a sign means, namely, a definition and a precept. A precept tells the interpreters of a sign what the sign means by prescribing what they have to do in order to find or become acquainted with an object of the sign. A precept for a concept specifies how an interpreter can determine whether the concept is applicable to a given situation or object.Peirce accepted the scholastic definition of (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  10. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  11. Consumo e diferenciação social: representações ficcionais dos espaços de refeição.Marcia Perencin Tondato - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que Marshall McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Gramática dos meios no contexto das linguagens icônicas.Irene de Araújo Machado - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Resumo Como se organizam os meios para que seus produtos sejam oferecidos a seus usuários como produtos de comunicação? Esta é a pergunta que sustenta e justifica o estudo da gramática dos meios, segundo a articulação de códigos eletrônicos geradores das linguagens icônicas em processos perceptuais e cognitivos. Orienta-se pelas explorações que M.McLuhan formulou em suas análises e exercícios de seu projeto pedagógico e também na metodologia semiótica dos processos de articulação sintática, semântica e pragmática.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    (1 other version)SOBRE A DETERMINAÇÃO CONTEXTUAL DO QUE É DITO Uma comparação de duas versões do contextualismo radical.Eduardo Marchesan - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):173-194.
    RESUMO Duas versões contemporâneas do contextualismo radical em filosofia da linguagem, uma defendida por François Recanati e outra por Charles Travis, centram sua crítica à distinção tradicional entre semântica e pragmática na categoria de dito, tal como descrita por Paul Grice. Ambas as versões se contrapõem à ideia de que o que é dito é determinado plenamente pelo significado convencional da sentença proferida acrescido da fixação do valor de elementos indexicais. Ambas sustentam, a partir desta crítica, que uma enunciação (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    Os limites do tolerável.Keberson Bresolin - forthcoming - Dissertatio:59-94.
    Este artigo tem como objetivo encontrar uma concepção de tolerância que seja eficaz na sua aplicação. É notório que as sociedades contemporâneas democráticas são caracterizadas pelo pluralismo e, por consequência, pelo dissenso em relação às concepções de bem e doutrina. A democracia não visa à uniformidade de crenças e valores, mas é imprescindível que ofereça meios institucionais eficazes para garantir a liberdade de escolha. É nesse contexto que se faz necessário falar novamente sobre a tolerância. Nesse sentido, em um primeiro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Form vs Power: Pragmatism and the wave of Spinozism.Rossella Fabbrichesi - 2019 - Cognitio 20 (1):48-61.
    Eu inicio por introduzir algumas citações que Peirce faz sobre Espinosa. Poucos, mas importantes comentários, sugerem que uma nova consideração da “essência” filosófica pode emergir dessa análise. Conforme lemos na Ética de Espinosa, essência não deve ser considerado como forma pura; tampouco é uma qualificação definida com designações rígidas. Significado é potência: em termos pragmáticos, como buscarei demonstrar, o poder de estar pronto para agir, expandindo a própria disposição para responder, encarnando dado hábito de modo eficaz. Assim, não procede (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  21
    Peirce’s Convergence Theory of Truth Redux.James Jakób Liszka - 2019 - Cognitio 20 (1):91-112.
    A teoria convergente da verdade de Peirce é uma abordagem intuitiva e razoável da verdade. No seu sentido mais geral, vincula a verdade aos resultados da investigação. De acordo com a máxima pragmática, Peirce percebeu que as consequências práticas de afirmações verdadeiras são de trazer investigações à fruição e resolver opinião. No entanto, a teoria da verdade de Peirce é muitas vezes difamada e mal-entendida. Argumenta-se, aqui, que uma vez que se entende que a teoria convergente é uma inferência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  17.  15
    Alfabetização Matemática nos Anos Iniciais: Perspectivas Subjacentes à Base Nacional Comum Curricular.Adriana Richit, Leticia Stein & Marisol Vieira Melo - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023007.
    Neste estudo nos referimos à Educação Matemática como perspectiva para uma abordagem coerente, crítica e reflexiva da Matemática, concebida como uma dimensão do conhecimento comprometida com a formação de pessoas questionadoras e participantes no processo de mudança da realidade, ou seja, matematicamente letradas. Baseado neste entendimento, o artigo aborda as perspectivas subjacentes à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental na direção da concretização da alfabetização e do letramento matemático. A análise, de natureza qualitativa, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    Nietzsche, as forças e a psicanálise | Nietzsche, the forces and the psychoanalysis.Joao Perci Schiavon & Peter Pál Pelbart - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Investiga-se o conceito de força, tal como aparece em Nietzsche e na psicanálise. Objetiva-se esclarecer e potencializar seu uso clínico. A pesquisa se justifica porque se trata de conceber o processo clínico como explicitação da força pulsional, uma vez que a tipologia das forças proposta por Nietzsche e a precisão analítica, de caráter ético e clínico, convergem inteiramente. Uma ética nietzschiana da força ativa (o amor fati) torna-se providencial para se pensar a retomada do conceito de força na psicanálise. Objeções (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Criticismo y Trascendentalismo: Huellas Kantianas en la Filosofía Actual.Juan A. Nicolás & Manuel Sánchez Rodríguez - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3/4):901 - 928.
    O presente artigo trata da influência exercida pela filosofia kantiana na actualidade a partir da chamada crise da Modernidade ilustrada. Os autores começam por analisar o posicionamento original kantiano, incidindo especialmente na sua concepção do criticismo e do transcendentalismo. Esta análise é feita a partir da perspectiva da aberta pela Kritik der Urteilskraft enquanto marco do sistema da razão, capaz de incorporar a finitude da mesma. Seguidamente são analisadas a recepção e a transformação do pensamento kantiano a partir de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Why not so serious? Pragmatic devices in jokes.Deiver Vinícius de Melo & Pedro Daher Novo - 2024 - Aufklärung 11 (Especial):67-86.
    A pergunta fundamental na filosofia do humor é: o que nos faz rir? Neste artigo, defenderemos a chamada teoria da incongruência, segundo a qual o riso é provocado pela apresentação de aspectos inconsistentes em um proferimento. Para isso, analisaremos como a pragmática da linguagem fornece maneiras de apresentar incongruências em piadas escritas e faladas e, consequentemente, de provocar a diversão cômica em uma audiência. Nosso foco será em implicaturas conversacionais, atos de fala e pressuposições, e como eles são usados (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    James, Wittgenstein e o pragmatismo: aproximações e distanciamentos.Filicio Mulinari - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):90-103.
    Além de apontar os tópicos nos quais Wittgenstein mantém relação direta com o pensamento de James – ainda que de forma crítica -, almeja-se aqui demonstrar que os pensadores possuem pontos de convergência relevantes e, ainda, compartilham de compromissos filosóficos comuns, como a crítica ao antifundacionalismo, a prioridade da prática sobre a subjetividade e intelecto, o holismo no que tange a significação dos termos, dentre outros. Mais que isso, almeja-se também pontuar aqui em quais pontos a crítica de Wittgenstein a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    A Relev'ncia da Matriz Epistemológica Pragmático-Sistêmica Para o Direito Constitucional Na Sociedade Global.Fernanda Barboza Bonfada & Leonel Severo Rocha - 2024 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (2).
    Este artigo tem como objetivo central analisar a necessidade de repensar o Direito e, em particular, o Constitucionalismo, devido às constantes transformações sociais e à crescente complexidade das relações interconectadas na sociedade global. Inicialmente, aborda-se o Direito Constitucional como uma teoria do conhecimento, explorando as três matrizes epistemológicas que permitem analisar o Constitucionalismo em diferentes contextos históricos. O problema central envolve a busca por uma teoria adequada para analisar e propor soluções para questões jurídicas globais, destacando a abordagem pragmática-sistêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Racionalismo Crítico y Kant.Juan-Antonio Nicolás Marín & Manuel Sánchez Rodríguez - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):901-928.
    O presente artigo trata da influência exercida pela filosofia kantiana na actualidade a partir da chamada crise da Modernidade ilustrada. Os autores começam por analisar o posicionamento original kantiano, incidindo especialmente na sua concepção do criticismo e do transcendentalismo. Esta análise é feita a partir da perspectiva da aberta pela Kritik der Urteilskraft enquanto marco do sistema da razão, capaz de incorporar a finitude da mesma. Seguidamente são analisadas a recepção e a transformação do pensamento kantiano a partir de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Estudos Literarios e Letramento: Uma parceria de sucesso.Ana Lucia Boessio - 2012 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 1 (2).
    Este trabalho tem como ponto de partida os índices de reprovação nas disciplinas de Teoria Literária, gerando, consequentemente, a necessidade de suprir uma lacuna anterior à aquisição de conhecimentos específicos: auxiliar os alunos universitários a ler e verdadeiramente compreender diferentes tipos de textos para, então, elaborarem posicionamentos críticos, sejam orais ou escritos. Sendo assim, este artigo baseia-se no conceito de letramento como uso efetivo e competente da tecnologia escrita, isto é, como um instrumento de interação com os outros, de aquisição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  25
    Pessoas constituindo-se como sujeitos sociais na apropriação de práticas de numeramento.Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca & Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Neste texto, discutimos disposições teórico-metodológicas do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN), na busca de compreender os modos como pessoas, em suas singularidades, mas como sujeitos sociais, se apropriam de práticas matemáticas, tomadas como práticas discursivas. A pesquisa, a formação docente e a atuação do GEN em contextos educativos diversos inserem-se nos campos da Educação Matemática e do Letramento, pois buscam conhecer sujeitos da Educação (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas), que, vivendo em sociedades ‘grafocêntricas’ e ‘quanticratas’, movidos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    A Impossibilidade da Escolha Social – Um Estudo da Racionalidade Em Decisões Coletivas.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (157):301.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, uma efetiva contribuição às pesquisas interdisciplinares nas áreas de epistemologia social, direito, filosofia, economia e teoria política, que, em nossos dias atuais de incertezas e de cenários cada vez mais complexos, demandam dos agentes e legisladores justificações precisas de seus processos decisórios para implementar políticas públicas e ações coletivas que promovam efetivamente o bem comum em nossas democracias. Trata-se, em última análise, de uma aposta pragmática na busca por uma solução que melhor se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  16
    Truques de Linguagem.Karl Heinz Efken & Fanuel Melo Paes Barreto - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):38295-38295.
    A teoria da implicatura constitui o principal legado de Paul Grice aos modernos estudos da pragmática linguística. Embora associado à filosofia da linguagem ordinária, seu pensamento não se apresenta marcado pela aversão à sistematização teórica que, segundo se diz, caracterizou essa corrente filosófica. Pelo contrário, a obra do filósofo inglês, apesar de dispersa em artigos só postumamente reunidos em livro, constitui um esforço coerente e rigoroso de analisar os princípios que explicam o comportamento racional do homem. Este ensaio oferece (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. The evolutionary perspective in Habermas' critical social theory.Clodomiro José Bannwart Júnior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):67-86.
    Busca-se acompanhar o desenvolvimento da teoria evolucionária no pensamento de Habermas, a partir da afirmação colhida no prólogo de Problemas de Legitimação do Capitalismo Tardio, de 1973: "O caráter programático evidencia que uma teoria da evolução social hoje se encontra apenas esboçada, mas que, no entanto, deveria constituir a base da teoria da sociedade". A atenção é direcionada à forma como Habermas reorienta o sentido evolucionário do desdobramento histórico à luz do conceito de mundo da vida, como esfera de realização (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  38
    Fundamentalismo ateu contra fundamentalismo religioso (Atheist Fundamentalism against Religious Fundamentalism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p9. [REVIEW]Scott Randall Paine - 2010 - Horizonte 8 (18):9-26.
    Resumo O fundamentalismo é um fenômeno relativamente recente, pelo menos como posição articulada e autoconsciente. O presente artigo apresenta, de início, uma reflexão sobre o surgimento do termo fundamentalismo, em breve resgate histórico. A seguir, identifica e analisa as características principais dessa atitude, tanto na sua configuração psicológica (subjetivismo fechado), como na sua teoria epistemológica implícita (fideísmo radical, fé ou submissão a uma autoridade religiosa como fonte exclusiva ou predominante de certeza epistemológica), na sua hermenêutica (liberalismo na interpretação de escrituras) (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Flcheiro de revistas.AnAlise Sotial - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):403-422.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  67
    Independence of Hot and Cold Executive Function Deficits in High-Functioning Adults with Autism Spectrum Disorder.David L. Zimmerman, Tamara Ownsworth, Analise O'Donovan, Jacqueline Roberts & Matthew J. Gullo - 2016 - Frontiers in Human Neuroscience 10:170424.
    Individuals with autistic spectrum disorder (ASD) display diverse deficits in social, cognitive and behavioral functioning. To date, there has been mixed findings on the profile of executive function deficits for high-functioning adults (IQ >70) with ASD. A conceptual distinction is commonly made between “cold” and “hot” executive functions. Cold executive functions refer to mechanistic higher-order cognitive operations (e.g., working memory), whereas hot executive functions entail cognitive abilities supported by emotional awareness and social perception (e.g., social cognition). This study aimed to (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  32.  14
    Fuerza pragmática y carácter institucional del lenguaje: entre la acción comunicativa y el poder simbólico.Javier Alegre - 2017 - Dianoia 62 (79):3-28.
    Resumen El presente artículo adopta como trasfondo los desarrollos teóricos sobre el lenguaje de Wittgenstein y Austin y aborda en términos comparativos la manera en que las propuestas de Habermas y Bourdieu reelaboran los hallazgos teóricos de esa perspectiva pragmática original. En particular, me interesa analizar el modo en que el carácter institucional que se atribuye al lenguaje se retoma en la teoría de la acción comunicativa de Habermas y la pragmática sociológica de Bourdieu con el propósito de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    (1 other version)A pragmática transcendental como "filosofia primeira".F. Javier Herrero - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):817-829.
    Elabora uma sistematização da Pragmática transcendental de Karl-Otto Apel como "Filosofia primeira" e expõe os elementos constitutivos de Semiótica transcendental e da Pragmática na perspectiva de um novo paradigma da "Filosofia primeira".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  30
    A análise do discurso diante de estranhos espelhos: visualidade e discursividade na pintura.Renan Belmonte Mazzola & Maria do Rosário Valencise Gregolin - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):157-176.
    Este artigo intenciona compreender a dimensão discursiva das pinturas por meio da análise do discurso ancorada em Michel Foucault. Recorta-se a figura do espelho em pinturas canônicas com vistas a observar seu funcionamento discursivo enquanto elemento do enunciado artístico visual. Apresenta três partes: a primeira, que determina o lugar ocupado pelo discurso estético nos trabalhos de Michel Pêcheux e de Michel Foucault; a segunda, que se concentra na análise de três pinturas europeias, a saber, As meninas, de Velásquez; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Uma análise da implementação E estruturação da defensoria pública no brasil.Lucas Sidrim Gomes de Melo - 2013 - Revista Fides 4 (2):296-314.
    UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA NO BRASIL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  62
    Competenza pragmatica come filtro.Carlo Penco - 2007 - Rivista di Estetica 47 (34):213-231.
    In questo lavoro tratto del problema del rapporto tra semantica e pragmatica, e in particolare cerco di dare una visione generale di cosa si dovrebbe intendere per "competenza pragmatica". Assumo una visione olistica del significato, perché mi permette di mostrare come, anche con una posizione radicale di questo genere, possiamo trovare modi per spiegare la comunicazione e salvare la composizionalità. Il modo per spiegare la comunicazione e salvare la composizionalità passa attraverso la dimensione pragmatica, intesa come il modo di filtrare (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  23
    Análise dialógica dos discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri.Adriana Delmira Mendes Polato, Andreia Aparecida de Souza & Neil Franco - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO O objetivo do artigo é analisar como se constituem axiologicamente os discursos de réus do crime de feminicídio no Tribunal do Júri. Sob perspectiva da Análise Dialógica do Discurso (ADD), analisamos dois depoimentos de assassinos, colhidos no triênio 2018-2020. A partir das camadas componentes da dimensão extralinguística dos enunciados eleitos para análise, os resultados apontam: a) no cronotopo do Júri, os discursos dos réus se manifestam defensivo-vitimistas-acusativos; b) na esfera ideológica jurídica, constituem-se híbridos, íntimo-cotidianos, morais e legais; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  45
    Praxis humana y pragmática trascendental del lenguaje: Primeras determinaciones acerca de la lingüisticidad de los actos sobre el trasfondo de la crítica trascendental del sentido.Leandro Paolicchi - 2013 - Tópicos 25 (25):00-00.
    La pragmática trascendental del lenguaje de Karl-Otto Apel ha sido principalmente una reconstrucción (y fundamentación) de los presupuestos irrebasables del discurso argumentativo. Ella no se ha extendido sobre las acciones en principio no discursivas de los hombres. En el presente trabajo se expone cómo debería entenderse a este tipo de acciones en el marco de dicha pragmática. Así, se presentan aquí las implicancias que tiene para la constitución y explicación de las acciones el ser comprendidas bajo un aspecto (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  6
    Análise comunicativa da pesquisa-ação pela via dos círculos argumentativos.Mariangela Lima de Almeida, Bárbara Rebecca Baumgartem França, Gabriela Melo Santana de Oliveira, Letícia Soares Fernandes, Nazareth Vidal da Silva, Rafael Carlos Queiroz & Rayner Raulino E. Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7396.
    O texto tem como objetivo discutir acerca de uma estratégia metodológica para análise de dados em estudos de pesquisa-ação fundamentada na teoria de Jürgen Habermas, denominada por Círculos Argumentativos. Concebe-se a pesquisa-ação para além de uma abordagem metodológica, que tem como pressupostos centrais a relação entre pesquisador e participante, e da ação para a mudança. Assim, a pesquisa-ação, em virtude de sua processualidade, necessita de um método de análise capaz de explorar, em conjunto com os autores-pesquisadores, os distintos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  15
    Pragmática transcendental y filosofía social: Karl Otto Apel, Jürgen Habermas y la nueva fundamentación de la Teoría Crítica.César Ortega Esquembre - 2019 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 78:155-170.
    El objetivo de este artículo es defender que la pragmática transcendental ofrece la fundamentación normativa de la teoría crítica como teoría de la acción comunicativa. Para ello se expondrá en primer lugar el problema de la normatividad en la Teoría Crítica de la sociedad. Tras describir la forma que adquiere esta teoría tras el giro lingüístico operado por Jürgen Habermas, se reconstruirán en tercer lugar los elementos fundamentales de la pragmática transcendental apeliana y habermasiana. En cuarto y último (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Análise da produção acadêmica sobre pesquisa-ação na interface com a formação continuada na perspectiva da inclusão escolar.Bárbara Rebecca Baumgartem França & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:228-249.
    O presente artigo tem por objetivo analisar oito dissertações de mestrado do Grufopees/CNPq-Ufes produzidas entre anos de 2018-2021, dialogando com seus diferentes níveis e pressupostos técnicos, metodológicos, epistemológicos e filosóficos. Apoia-se na pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, fundamentada na análise epistemológica do conhecimento. Toma os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, buscando dialogar com as produções em busca de consensos acerca do conhecimento produzido. Tem como participantes os autores-pesquisadores das dissertações, considerando para a produção, organização e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Aproximaciones pragmáticas a la creencia y la verdad.Marco Antonio Joven-Romero - 2018 - Laguna 43:97-116.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  36
    Análise do Discurso baseado em taxonomia de Martin e Rose: um caso para promover o discurso sobre CLIL no Programa de Doutorado em Filosofia da Religião.Oleg Pavenkov & Mariia Pavenkova - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):129-139.
    This study is devoted to examining the introduction of the Content and Language Integrated Learning classes that combine the history of religion philosophy and English language education within the Ph.D. programme. New global challenges and the BRICS development require the implementation of the CLIL programmes for organizing and improving intercultural cooperation, to give it a more profound value-grounded character. In this regard, it is necessary not only to introduce the teaching of the English language but also to improve the discursive (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    A análise do que é Uma moral E a questão da sua fundamentação: Um estudo Das lições sobre ética de Tugendhat.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):221-279.
    Tugendhat propõe, em seu livro - üções sobre éUca - uma análise formal do que seja uma moral Nesse patamar busca-se estatuir as características de qualquer sistema que queira ser identificado como moral Ao delimitar o que é uma moral Tugendhat determina, não só um cnténo para o reconhecimento de um sistema moral, mas, também, o próprio signjficado das proposições morais. Nesse último ponto, mostraremos os imbricamentos, bem como as diferenças entre essa posição é aquela de Kant. No tocante (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    Análise Retórica de 2Pedro 3,14-16.Waldecir Gonzaga & Doaldo Ferreira Belem - 2022 - Franciscanum 64 (178).
    O presente trabalho objetiva uma exegese da perícope de 2Pd 3,14-16, pertencente a uma das cartas católicas e deuterocanônicas do Novo Testamento. Para tal, utilizaremos as regras de Análise Retórica Bíblica Semítica, propostas pelo estudioso francês Roland Meynet, e, mediante esse método, podemos verificar a centralidade das Escrituras paulinas e do problema acerca de sua correta interpretação. Longe de supervalorizar esses escritos, o hagiógrafo reclama que não somente esses são distorcidos, mas igualmente também as outras Escrituras. Esta centralidade coloca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  25
    Habermas: pragmática universal y normatividad.Josep E. Corbi - 1989 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 1:39-57.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Pragmatica della letteratura.Marcello Pagnini - 1980 - Palermo: Sellerio.
  48.  59
    (1 other version)Tras la pragmática intencionalista (after the intentionalist pragmatics).Benejam Antoni Gomila - 1998 - Theoria 13 (1):33-49.
    Se trata de una consideraeión de la ultima propuesta teórica de Víctor Sánchez de Zavala para la Pragmatica, desde la perspectiva de sus fundamentos conceptuales, de la filosofia de la mente subyacente. Se repasan sus argumentos para sentirse insatisfecho con el enfoque intencionalista estándar de la Pragmática y se intenta reconstruir su coneepeión alternativa a este respecto, implícita en su nuevo marco teórieo. Lo que aparece, al final es una concepeión dinámica de las relaciones reciprocas entre pensamiento y lenguaje.The (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Jurgen Habermas: Da Pragmática Universal í Ambiguidade Transcendental.Jaime Biella - 1995 - Princípios 2 (2):46-55.
    Em sua Teoria da AfOO Comumcativa; Jurgen Habermas "distingue" razao instrumental e razio comunicativa e apresenta suas teses sobre 0 estatuto e 0 Iugar da filosofia na roltura contemporiIlea. A partir da analisedos estudos de Habermas sobre a Pragmatica Universal, 0 autor discute a natureza da raziio comunicativa (haveria ai urnacim no interiormesmo da razio?) e questionaasbases dadefini~ habermasianade filosofia (pragmatica au transcendentalismo?).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  40
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. A (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 956