Results for ' teoria do direito'

938 found
Order:
  1. A questão do sentido na filosofia atual 3.Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma, Expansionismo Soviético E. Segurança Continental, E. TÉCNICA, A. Corte Interamericana Dos Direitos Humanos & Gilberto Freyre - 1980 - Convivium: revista de filosofía 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Teoria do direito e do estado.Miguel Reale - 1940 - [São Paulo]: Martins.
    Esta obra traz o estudo correlato da política e do direito, fundamental para a compreensão dessas duas ciências e da democracia. Aqui encontramos proposições como Estado e soberania, Estado e direito e a análise do poder do Estado nos domínios do saber político. Em suma, esta clássica obra representa valiosa contribuição para o pensamento jurídico e político, tornando-se indispensável apar os cultores da ciência jurídica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Teoria do direito: estudos e análises.Theóphilo Cavalcanti Filho - 1976 - São Paulo: J. Bushatsky.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Teoria do direito e sociologia do conhecimento.Machado Neto & Antonio Luiz - 1965 - [Rio de Janeiro]: T[empo] B[rasileiro].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Teoria do direito e crítica histórica.Nelson Nogueira Saldanha - 1987 - Rio de Janeiro-RJ: Livraria Freitas Bastos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  49
    John Locke E as teorias do direito de resistência de matriz luterana.Silvio Gabriel Serrano Nunes - 2018 - Cadernos Espinosanos 38:189-205.
    Pretende-se abordar como os argumentos luteranos ─ de natureza constitucional das "magistraturas inferiores" e de direito privado ─ acerca do direito de resistência, desenvolvidos no final da década de 1520 e início de 1530, foram recepcionados no _Segundo Tratado Sobre o Governo Civil_, de John Locke, escrito no século XVII. O argumento de direito privado compreende que todo governante que abandona as boas ações e se dedica a cometer atos tirânicos se despoja de sua autoridade e, consequentemente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Tensões internas na teoria dos direitos de Nozick.Aluízio Couto - 2017 - Dissertatio 46:56-77.
    Desde que Nozick publicou, em 1974, o clássico Anarquia, Estado e Utopia, muita tinta tem sido gasta na tarefa de discutir o que ficou conhecido como Teoria da Titularidade. Em linhas gerais, essa teoria busca estabelecer as condições de apropriação inicial, transferência e retificação de propriedade. Os filósofos ficaram especialmente interessados nas implicações anti-redistributivistas da argumentação de Nozick. Menos atenção, contudo, é dada à estrutura prévia de direitos individuais que Nozick ofereceu na primeira parte do livro. Será que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. O direito entre O estado E o estado de direito: Revisitando a teoria do direito E do estado de león duguit.Ian Pimentel Gameiro - 2014 - Revista Fides 5 (1):158-174.
    O DIREITO ENTRE O ESTADO E O ESTADO DE DIREITO: REVISITANDO A TEORIA DO DIREITO E DO ESTADO DE LEÓN DUGUIT.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Os reflexos do debate Hart-Devlin na teoria do direito de Hart.Rogério César Marques - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    OS REFLEXOS DO DEBATE HART-DEVLIN NA TEORIA DO DIREITO DE HART.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O papel da crítica hermenêutica do direito: Sobre as relações entre filosofia, teoria do direito E a atuação do judiciário.Clarissa Tassinari - 2014 - Revista Fides 5 (2).
    O PAPEL DA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO: SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FILOSOFIA, TEORIA DO DIREITO E A ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Uma Teoria da Justiça: a contribuição da Filosofia Política de Rawls para a Teoria do Direito.Bruno Camilloto, Pedro Urashima & Eduarda Landin - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e03.
    O presente trabalho trata da relevância da justiça para a crítica/justificativa do Direito, enquanto forma de estruturar as instituições sociais. Tendo Uma Teoria da Justiça como foco, a questão central neste ensaio é: como Rawls mobiliza os conceitos jurídicos? O objetivo geral é dialogar com os elementos centrais da obra de Rawls buscando compreender qual o papel do Direito no argumento em defesa da justiça como equidade. Para tanto, primeiro, retoma-se sucintamente os objetivos gerais pretendidos por Rawls (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  72
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Conflitos entre direitos e alternativas à ponderação. A teoria dos direitos de Dworkin reavaliada.Marina Velasco - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (3):115-130.
    Após fazer considerações gerais sobre o uso estendido do juízo de ponderação nas decisões judiciais envolvendo conflitos entre direitos, o artigo, em primeiro lugar, caracteriza as duas formas básicas que o raciocínio prático pode assumir nos casos de conflito entre princípios morais em geral e argumenta contra a ideia de que a ponderação seja o procedimento mais apropriado para lidar com o conflito. Em segundo lugar, no caso específico do conflito entre direitos, revisa e defende a concepção dos direitos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  19
    Teorias Feministas do Direito: Contribuições a uma Visão Crítica do Direito.Marina França Santos - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de reunir as visões críticas do Direito trazidas pelos estudos feministas e refletir sobre as contribuições desses estudos para o pensamento jurídico contemporâneo. Para atingir esse propósito, foi adotada, como referencial teórico, a classificação das correntes teóricas feministas do Direito proposta por Lacey (2004). O trabalho se insere em um esforço ainda minoritário no Brasil, e relativamente recente no estudo da Filosofia do Direito, de inclusão das teorias feministas nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  34
    (1 other version)A teoria reconstrutiva do direito. Notas sobre a gênese lógica do sistema dos direitos fundamentais em Habermas.Luiz Repa - 2010 - Doispontos 7 (2).
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Nesse artigo procuro mostrar que a reconstrução habermasiana da gênese lógica do sistema de direitos é uma tentativa de explicitar o significado da práxis constituinte, reduzindo-a a dois elementos, o princípio do discurso e o conceito de forma jurídica. O princípio do discurso pode ser objeto de uma reconstrução interna, pela qual os participantes da práxis deliberativa podem reconhecê-lo como imanente a essa práxis. Isso porque o princípio do discurso se assenta nos pressupostos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  16.  13
    Da Discricionariedade À Teoria da Decisão: A Crítica Hermenêutica Do Direito e Os Limites Do Positivismo Jurídico.Fabrício Carlos Zanin & Paulo Sergio Weyl Albuquerque Costa - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):74-94.
    O tema é discricionariedade nas teorias do positivismo antes e depois de Dworkin desde a crítica hermenêutica do direito e sua teoria da decisão. O problema é: há a possibilidade de uma teoria da decisão no positivismo, seja ele qual for, mantendo-se intactos os seus princípios metodológicos da descrição e da separação entre direito e moral? O objetivo é apresentar a crítica hermenêutica do direito e sua oposição à discricionariedade dos positivismos. A conclusão é a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  28
    Como a história da escravidão pode ajudar a formar uma teoria brasileira do direito? | How can the history of slavery inform a Brazilian theory of law?Paulo Henrique Rodrigues Pereira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (1):272-291.
    ResumoO direito brasileiro foi articulado em torno das categorias clássicas do liberalismo europeu. Para além do debate da compatibilidade entre liberalismo e escravidão, esse artigo pretende demonstrar como a necessidade de preservar uma escravidão semilegal constituiu institucionalidades que fizeram com que o direito brasileiro operasse problematicamente sob o registro da tradição liberal, mesmo em relação aos seus cidadãos livres. Isso não foi um “erro” do direito, uma falha, mas foi antes uma ação inteligível dos arquitetos das formas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  17
    Uma Teoria Deliberativa Do Direito À Desobediência Civil.Delamar José Volpato Dutra - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):139.
    Smith apresentou um modelo de desobediência civil inspirado em Rawls e em Habermas. O presente artigo apresenta essa proposta de Smith, porém, tendo como ponto de fuga uma possível resposta à objeção de Raz, segundo a qual a desobediência civil não seria um direito. Além disso, o texto explora a desobediência civil como um direito, no sentido da sua definição, fundamentação e escopo. Palavras-chave: Desobediência civil. Direito. Smith. Habermas. Rawls. Raz.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Reale's Fundamentos do Direito and Teoria do Direito e do Estado. [REVIEW]Child Child - 1946 - Philosophy and Phenomenological Research 7:172.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Teoria geral do direito.Arnaldo Vasconcelos - 1993 - São Paulo, SP: Malheiros.
  21.  12
    O direito a ter direitos como uma teoria do reconhecimento.Paulo Henrique Araújo da Silva & Victor Sales Pinheiro - 2024 - Controvérsia 20 (1):118-133.
    O presente artigo discute o direito a ter direitos, compreendido como a formulação de uma personalidade jurídica a partir da qual são atribuídos direitos legais aos indivíduos. A partir de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, a problemática desenvolvida nesta pesquisa consiste em ampliar esse conceito para além de seu diagnóstico político-jurídico, compreendendo a ideia de descartabilidade decorrente de sua destituição pelos regimes totalitários como uma consequência da mudança de percepção moral sobre a humanidade. A hipótese a ser analisada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Teoria geral do direito: (o direito positivo e sua perspectiva filosófica).Wilson de Souza Campos Batalha - 1982 - Rio de Janeiro: Forense.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Teoria geral do direito.Francesco Carnelutti - 1942 - Coimbra,: A. Amado. Edited by A. Rodrigues Queiro & Artur Anselmo de Castro.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. (1 other version)Teoria crítica do direito.Luis Fernando Coelho - 1991 - Porto Alegre: S.A. Fabris.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    (1 other version)Elementos de teoria geral do direito: para os cursos de introdução à ciência do direito.Edgar de Godoi da Mata-Machado - 1972 - Belo Horizonte: Editora Vega.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  4
    Curso de teoria geral do direito: (o constructivismo lógico-semântico).Aurora Tomazini de Carvalho - 2014 - São Paulo: Editora Noeses.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Teoria geral do direito.Machado Neto & Antônio Luiz - 1966 - Rio de Janeiro,: Edições Tempo Brasileiro.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O Império do Direito: teoria política e sistema jurídico na sociedade moderna, de Franz Neumann.Flávio Marques Prol - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Aspectos da teoria tridimensional do direito.Miguel Reale - unknown - São Paulo,: Impresa Grãfica da "Revista dos Tribunais" Ltda.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Direito e teoria do estado.Miguel Reale - 1953 - São Paulo,: Universidade de São Paulo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. (1 other version)Teoria tridimensional do direito.Miguel Reale - 1968 - São Paulo,: Ed. Saraiva.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  21
    Bens Humanos Básicos Versus Capacidades Humanas: Dois Modelos de Teoria Normativa Do Direito.Saulo Monteiro Martinho de Matos & Cora Coralina Alves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):166.
    O presente artigo propõe-se a realizar um estudo comparado, eminentemente teórico, entre os critérios materiais para determinação do bem jurídico nas teorias normativas do direito de John Finnis e de Martha Nussbaum, com fito a apresentar o modo de fundamentação e o conteúdo das listas propostas por cada um dos autores. Inicialmente, o estudo discutirá os bens humanos básicos em Finnis. Após, as capacidades em Nussbaum. E, por fim, ambas as propostas serão comparadas, com fulcro a obter suas possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Os direitos humanos como norteadores do direito no âmbito Das relações internacionais: A aplicabilidade da teoria de justiça de John Rawls na organização Das nações uniDas.João Victor Gomes Bezerra Alencar - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    OS DIREITOS HUMANOS COMO NORTEADORES DO DIREITO NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: A APLICABILIDADE DA TEORIA DE JUSTIÇA DE JOHN RAWLS NA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A teoria discursiva da aplicação do Direito: o modelo de Habermas.Delamar José Volpato Dutra - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):18-41.
    O texto apresenta a teoria discursiva da aplicação do direito, tal como concebida por Habermas. Essa teoria constituiu um cruzamento entre normas procedimentais coativas e argumentação, de maneira que o procedimento juridicizado não deve pré-julgar ou dirigir a lógica da argumentação. No entanto, tal argumentação não pode ser entendida do mesmo modo que a argumentação moral, justamente devido às honras que deve prestar à legitimidade do direito oriunda do processo democrático, cuja racionalidade, nos argumentos morais, é (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    As críticas de Hegel à teoria moral de Kant: Um debate a partir do §135 de linhas fundamentais da filosofia do direito.Joel Thiago Klein - 2011 - Dissertatio 34:367-396.
    O objetivo deste texto é expor o debate sobre a crítica de Hegel à teoria moral de Kant tal como se encontra formulada no §135 de Linhas fundamentais da filosofia do direito. Apresenta-se diferentes interpretações a respeito da crítica à vacuidade do imperativo categórico e as possíveis respostas kantianas. Ao se desdobrar as questões subjacentes à crítica, sustenta-se que não se trata de uma disputa pontual, que possa ser lida independentemente de um panorama sistemático. Defende-se que esse debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    A função social do processo no estado democrático de direito: a luz da Teoria dos Princípios de Ronald Dworkin e da Teoria do Discurso de Jürgen Habermas.Roberto Antônio Darós Malaquias - 2015 - Curitiba: Juruá Editora.
    Aliás, das inúmeras qualidades do trabalho, talvez possa destacar a abordagem inovadora e corajosa como a que mais me chamou a atenção. Há algum tempo venho me manifestando no sentido da necessidade de uma maior integração entre o processo civil e as outras ciências que tangenciam o Direito. É certo que já houve grande evolução em nossa disciplina, desde a concretização dos Movimentos de Acesso à Justiça e da aceitação uniforme dos conceitos de Processo Justo, Garantias Fundamentais e, sobretudo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    Teoria crítica da Inquisição na doutrina do direito em Tomás de Aquino.Claúdio Pedrosa Nunes - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):86-103.
    O artigo pretende formular uma breve reflexão sobre o pensamento de Tomás de Aquino no campo da ética e do direito romano sobre as oscilações e paradoxos das práticas inquisitoriais na Idade Média. No medievo a Criação e a onipotência de Deus abrigam, enfim, a pensar um poder absoluto adaptado ao mundo senhorial, portanto, a partir do século XII o domínio da Igreja e da monarquia acendem as fogueiras onde se queimam os livros e os homens para extirpar do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  21
    O problema dos direitos humanos em Kant.Aylton Barbieri Durão - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):303-313.
    Ultimamente surgiram trabalhos que mostram que Kant fundamenta os direitos humanos a partir da liberdade inata, como único direito inato que o homem possui em virtude de sua humanidade. Contudo, a liberdade inata não permite justificar uma teoria dos direitos humanos porque constitui apenas um direito inato sobre o meu e o teu interior que possibilita a posse empírica, ademais, embora um direito humano seja inalienável, deve-se renunciar a ela para ingressar no estado civil; além disso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Breves considerações sobre a origem social das normas jurídicas e morais e a fundamentação da Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen.Rubin Souza - 2012 - Jus Navigandi 1 (1):1-10.
    Com este artigo procura-se introduzir a questão da origem social das normas morais e jurídicas a partir da obra de Hans Kelsen e solucionar, de forma breve, o problema da conciliação do método lógico-transcendental da Teoria pura com a filosofia positivista e empirista do autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Qual é o sentido do direito de resistência em Hobbes? Uma aparente armadilha.Lorenzo Emanuelli Furlan - 2024 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 43 (1):81-92.
    Este artigo tem como objeto o direito de resistência na teoria política de Thomas Hobbes. Hobbes é conhecido por defender um modelo de poder e Estado absoluto ao mesmo tempo que inclui o direito de resistência como como um direito natural inalienável. Mas qual é o limite dessa ideia na teoria hobbesiana? Parece que há uma aparente armadilha em torno do direito de resistência colocada pelo próprio autor. Pretendo indicar pontos que mostrem como dissolver (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  33
    Fenomenologia do Direito em Alexandre Kojève.Agemir Bavaresco & Sérgio B. Christino - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (4):5-28.
    O tema do reconhecimento é central na obra de G. W. F Hegel. Classicamente, situa-se na figura da luta entre o senhor e o escravo, na Fenomenologia do Espírito. A intersubjetividade e, portanto, o reconhecimento, na obra hegeliana, colocam o seguinte problema: como é possível construir uma interpretação que supere o conceito de subjetividads moderna, positivado pela prática jusfilosófica, vindo a garantir um novo paradigma fundado na intersubjetividade e, portanto, pressupondo a teoria hegeliana do reconhecimento? Em primeiro lugar, analisa-se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    A origem dos conflitos sociais a partir da teoria do reconhecimento de Axel Honneth e as suas contribuições para a socioeducação.Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:38-47.
    O presente artigo tem por objetivo compreender a Origem dos Conflitos Sociais a partir da Teoria do Reconhecimento, do sociólogo e filósofo alemão Axel Honneth (2009), e as suas importantes contribuições para os estudos sobre o Sistema Socioeducativo/Socioeducação, partindo do primado que, o desreconhecimento dos direitos dos adolescentes e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização, muitas vezes, desde a mais tenra idade, é um fator importante e que dá origem aos conflitos sociais. Para tanto, fundamentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Reflexões Sobre Os Parágrafos §165 a §168 da Obra “Linhas Fundamentais da Filosofia Do Direito” de G. W. F. Hegel Sob a Ótica Das Transformações Contempor'neas Nos Direitos de União Civil. [REVIEW]Vinícius Schoenell dos Santos & Matheus Henrique dos Santos - 2025 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (41):321-339.
    Hegel é, sem dúvida, uma das personalidades mais relevantes dos séculos XVIII e XIX. Quando apresentou sua Filosofia do Direito, tratou de assuntos que, na contemporaneidade, tomaram maior relevo, como o casamento homoafetivo, a monogamia e as relações de consanguinidade. Diante de um histórico de reivindicação de direitos dos movimentos sociais na sociedade civil, muito do que foi exposto na teoria hegeliana do direito alterou sua forma e conteúdo na contemporaneidade, especialmente no caso da união civil homoafetiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  63
    A Fundamentação filosófica do direito no pensamento político de Ockham a partir do Opus nonaginta dierum.Alfredo Culleton - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):99-111.
    Ockham é considerado por muitos como o fundador do direito positivo, por tomar ius como uma potestas individual. Ele aprofunda sua teoria no Opus nonaginta dierum, onde rebate frase por frase uma bula do papa João XXII. Nele define o que vem a ser domínio, propriedade, direito de uso, licença de uso, uso de fato, puro uso, direito do foro, direito do céu (ius poli). Com isso, ele está dando fundamentos jurídicos e teológicos ao modo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    A Fundamentação Contratualista Dos Direitos Humanos.Marcelo de Araújo - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (3):9-23.
    O contratualismo moral procura fundamentar a moralidade a partir do auto-interesse. No entanto, nem as teorias clássicas na tradição do contrato social, nem os representantes do contratualismo moral procuram oferecer uma fundamentação dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é justamente apresentar uma tal fundamentação. Direitos humanos – essa é a tese central deste artigo – são tipos específicos de direitos morais de que os indivíduos podem lançar mão em sua relação com o Estado.Moral contractualism aims at a justifi cation (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Teoría pura do direito.Hans Kelsen - 1939 - S. Paulo,: Edited by Miranda, Fernando de, [From Old Catalog], Loureiro, Fernando & Pinto.
    Caracteriza-se pela coerência e pela qualidade da pesquisa, é obra de importância fundamental na área acadêmica. Trata-se de investigação destinada a dar conta, com propriedade e espírito crítico, da obra Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen, nas suas implicações metodológicas e doutrinárias.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  71
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):161-184.
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural. A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  1
    A Teoria da Resistência e o Direito de Fuga Do Prisioneiro.Luis Felipe Sahd - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):65-75.
    Este artigo discute a proibição da resistência e a busca por alternativas de Samuel Pufendorf. Em sua teoria bastante incomum do Estado, Thomas Hobbes nega as obrigações contratuais entre o cidadão individual e o soberano por princípio e tenta mostrar que o cidadão nunca pode sofrer injustiça nas mãos do governante. Apesar de suas simpatias por uma teoria restritiva da resistência, Pufendorf discorda. Em seu De jure naturae et gentium, ele enumera inúmeras instâncias de injustiça que podem ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Breve consideração sobre a crítica de Hegel à teoria moral de Kant nos Princípios da Filosofia do Direito.J. F. M. Borges - 2013 - Controvérsia 9 ( 3).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Velha e nova ciência do direito, e outros estudos de teoria jurídica.Nelson Nogueira Saldanha - 1974 - Recife: Universidade Federal de Pernambuco, Editora Universitária.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 938