Results for 'Acordo'

393 found
Order:
  1.  22
    O acordo legal justo proposto no livro II da "República" de Platão.Diogo Norberto Mesti - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):45-64.
    O objetivo deste artigo é investigar a justificativa para o contrato no início da história do pensamento político grego, tendo em vista o estatuto do acordo no livro II da "República" de Platão. Pretendese avaliar como Glaucon apresenta o contratualismo da maioria das pessoas como um desdobramento da tese de Trasímaco de que o justo é o vantajoso para o mais forte e em conexão com os valores que levam as pessoas a admitirem a necessidade do contrato em razão (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    Acordo Brasil-Santa Sé: Catolicização da Vida Pública na República Laica.Hugo Alexandre Espínola Mangueira - 2010 - Horizonte 8 (19):151-152.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O Acordo Secreto: Uma Leitura Derrideana de Walter Benjamin.Maria João Cantinho - 2014 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 22 (43):115-131.
    Na sua obra Spectres de Marx, Derrida parte da análise da tese II da obra de Benjamin, Über den Begriff der Geschichte, onde o autor fala do índex messiânico que cabe ao historiador redescobrir e restaurar. Benjamin não se refere a este messianismo em termos teológicos nem tradicionais, mas pensa, a partir de uma ideia de secularização do messianismo, que contém um potencial inédito para a compreensão e leitura da história. Derrida segue-lhe o raciocínio e interpreta, de forma magnífica, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    A Verdade de acordo com James.André Fuhrmann - 2004 - Cognitio 5 (2):13-27.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    O acordo afetivo da multidão: O desejo de vingança como princípio do corpo político.Chantal Jaquet - 2016 - Discurso 45 (2):41-62.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  19
    As duas faces da ciência de acordo com Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):57-74.
    Resumo: Tomás de Aquino, ao falar de ciência mostra-se influenciado pelo Segundos analíticos. Entende ciência quer como uma disposição mental, quer como um conjunto de proposições de acordo com as propriedades e relações lógicas e epistêmicas das proposições que dele fazem parte.: When dealing with science, Thomas Aquinas proves to have been influenced by the Posterior Analytics. He understands science either as a mental disposition or as a set of propositions organized according to their properties and their logical and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  33
    Deleuze sobre a import'ncia do acordo discordante em Kant.Susana Viegas - 2017 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 5 (2):329-348.
    Apresentamos a leitura deleuziana do papel e do poder da imaginação e do esquematismo no juízo estético segundo Immanuel Kant destacando, em particular, a importância de se pensar um desacordo entre faculdades e de, no limite, afirmarmos a impossibilidade de uma filosofia da arte. Como se dá o processo que liga sensações e conceitos, arte e filosofia? Ao respondermos a esta questão, também esclarecemos a situação peculiar de Kant na filosofia de Gilles Deleuze e a leitura que este faz em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. The Truth According to James: A Verdade de acordo com James.André Fuhrmann - 2004 - Cognitio 5 (2).
    : Pragmatist truth - as advocated e.g. by Peirce and James - is usually taken to integrate four key elements: the value of truth is likened to some kind of utility; truth is naturally taken to consist in correspondence; truth is essentially linked to the possibility of knowledge; truth is not relative but absolute. Critics have never tired to question the individual and collective consistency of these four constraints. The principal challenge issued to pragmatists always consisted in developing viable interpretations (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Sobre a origem do ‘viver de acordo com a Natureza’ em Zenão de Cítio.Rogério Lopes Santos - 2020 - Sofia 8 (2):111-127.
    Para Zenão de Cítio, a virtude do sábio estoico consiste na adequação da sua conduta com a Natureza, ou seja, com o princípio de movimento que rege o Todo. Tal pressuposto, entretanto, não é ‘original’. Cícero foi um dos filósofos que se esforçou no sentido de evidenciar esse aspecto da Filosofia estoica. Ele fez isso ao apontar para a ideia de que Zenão apenas ‘reescreveu’ aquilo que já defendiam filósofos como o acadêmico Pólemon. Diante desse cenário, o presente artigo é (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Conselhos tutelares E suas atuações de acordo com O estatuto da criança E do adolescente.Línlya Sachs, Marcelo Souza Motta, Daiane Priscila Sampaio Bussola & Marcos Felipe de Oliveira - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):67-76.
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento teórico de conselhos tutelares sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e suas atuações a partir disso. Para isso, realizamos entrevistas com dois conselhos por meio de um questionário. As respostas foram dadas por escrito e, com elas, pudemos notar convergências e divergências entre esses conselhos. Com a análise, percebemos que cada conselho possui um olhar no seu trabalho, porém ambos possuem consciência de que seu dever é o de proteger e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Meletius ou carta sobre aquilo que é objeto de acordo entre os cristãos.Weslin de Jesus Santos Castro - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):260-293.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    Necessidade, determinação E liberdade na criação do mundo de acordo com a filosofia de Leibniz.Simone Bernardete Fernandes - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:191.
    Neste artigo, pretende-se fazer uma breve exposição dos conceitos de necessidade física e metafísica em relação à criação do mundo, conforme presentes na filosofia leibniziana. Esta exposição discorrerá sobre seu vínculo com o princípio de razão suficiente e com as perfeições física e moral do mundo criado. Para tal, será explicitado por que a necessidade física do mundo deve derivar da necessidade metafísica e quais as decorrências disto. A questão da liberdade divina também será problematizada, na medida em que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Contra o dogmatismo realista: notas sobre acordos e jogos.Marcos Silva - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):287-312.
    This paper discusses the existence of rules and criteria independent of our discursive practices by using Brandom’s philosophy and Wittgenstein’s philosophical development. For that, it examines the normativity of logic, especially facing the challenge of the diversity of non-classical logics and motivates that its constitution should be based on an analogy with games. This renders a pragmatist alternative to a realist sort of dogmatism. I then defend, using this pragmatist approach inspired in the notion of games and agreements, that it (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  9
    Vencedores e derrotados no debate dialético de acordo com Aristóteles.Fernando Martins Mendonça - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-32.
    Em um artigo influente publicado em meados dos anos 80, Jacques Brunschwig defendeu a ideia de que o debate dialético, para Aristóteles, não resultaria em vencedores e derrotados. Sua defesa é baseada no debate dialético como sendo um trabalho comum entre questionador e respondedor (cláusula koinon ergon [cf. Tópicos VIII.11 161a20-21]) e como um tipo de teste de consistência de uma dada proposição (cláusula dia tēn thesis [cf. Tópicos VIII.4 159a20]). Apesar dos muitos méritos do artigo, penso que o argumento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  13
    Comentário a “Contra o dogmatismo realista: notas sobre acordos e jogos”.Marciano Adilio Spica - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):313-316.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    O poder do povo no Federalista: virtude e vontade na República Federativa dos Estados Unidos da América de acordo com Hamilton, Madison e Jay.Felipe Augusto Mariano Pires - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):55.
    Com este trabalho, buscamos verificar o quanto de poder o povo possui na forma de governo defendida no _Federalista_ em relação ao direcionamento do governo para os seus fins. Para isso, buscamos entender o papel dos conceitos de virtude e vontade na referida forma de governo e a relação de tais conceitos com o poder. Utilizamos como pano de fundo as ideias de Locke, Montesquieu e Rousseau sobre representação. Concluímos que o _Federalista_ se contrapõe a Rousseau e segue Montesquieu, trazendo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Onomástica da Perturbação de Ânimo de Acordo com Kant.J. Conceição - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (1):71-90.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  52
    A pluralidade como idéia reguladora: a noção de justiça a partir da filosofia de Lyotard.Karla Chediak - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):213-224.
    De acordo com Lyotard, não poderíamos mais contar com o apoio de um sistema filosófico para fundamentar nosso conceito de justiça. A pluralidade é a grande marca da experiência do pensamento no nosso tempo e, por isso, deveríamos considerar o problema da justiça a partir dessa pluralidade e não contra ela. Isso não significa reduzir a questão da justiça ao jogo de opinião e das relações de dominação, mas significa concebê-la a partir de uma Idéia que é capaz de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  27
    Aristóteles y Carl Schmitt sobre el derecho natural.Hugo Eduardo Herrera - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):205-222.
    De acordo com as interpretações mais conhecidas (por exemplo, Hofmann, Strauss, Löwith ou Kuhn), o pensamento jurídico e político de Carl Schmitt mantém distância de Aristóteles. Este artigo tem a intenção de mostrar que a concepção de direito de Schmitt, apesar de ser desenvolvida em um contexto diferente, contém semelhanças significativas com o entendimento de direito em Aristóteles. Para mostrar essa proximidade, considera-se especialmente a noção de totalidade presente no conceito aristotélico de polis, que implica que a unidade política (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Liberdade e religião: Reflexões Kantianas sobre a não coercitividade, a veracidade e a publicidade na relação entre religião e política.Joel Thiago Klein - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):222-251.
    De acordo com a filosofia kantiana existem três princípios que deveriam regular a forma como a política se relaciona com a religião, quais sejam, o princípio da não coercitividade da crença religiosa; a exigência moral da veracidade nas profissões de crença e a incapacidade de máximas com conteúdo religioso se conformarem com o princípio político-jurídico da publicidade. O objetivo deste artigo é apresentar, explicar e justificar a aplicação desses três princípios com relação à religião e indicar como eles poderiam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  89
    Fisicismo Não-Reducionista: Uma atitude sem conteúdo congnitivo? Sobre o desafio de Bas Van Fraassen.Wilson Mendonça - 2007 - Principia: An International Journal of Epistemology 11 (2):171-186.
    De acordo com a concepção dominante de causação, eventos espácio-temporalmente localizáveis que podem ser designados por termos singulares e descrições definidas são os únicos relata genuínos da relação causal. Isto dá apoio e é apoiado pela dicotomia aceita entre a explicação causal, concebida como uma relação intensional entre fatos ou verdades, e a relação natural e extensional da causação. O ensaio questiona este modo de ver e argumenta pela legitimidade da noção de causação por fatos: os relata de muitas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O amor em Kant e na filosofia analítica.Elke Elizabeth Smith & Dieter Schönecker - 2017 - Con-Textos Kantianos 5:75-93.
    De acordo com um preconceito bastante difundido no meio filosófico, a filosofia prática de Kant não levaria em consideração os sentimentos e emoções. Uma análise cuidadosa dos escritos de Kant revela, no entanto, o papel central exercido pelos sentimentos em sua ética. Neste artigo examinaremos o conceito de amor em Kant e tentaremos aproximá-lo da discussão sobre o amor na tradição analítica contemporânea, especialmente na filosofia do amor de Harry Frankfurt.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  28
    Percepção, autoconsciência E continuidade em Leibniz.Edgar Marques - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:15-38.
    De acordo com o Princípio da Continuidade, adotado por Leibniz, toda mudança ocorre gradativamente, havendo sempre um grau intermediário entre dois estados quaisquer. Esse princípio parece ser, contudo, incompatível com a doutrina leibniziana acerca da natureza da autoconsciência, uma vez que Leibniz, ao menos prima facie, sustenta haver uma diferença de natureza – e não apenas de grau – entre percepções inconscientes e conscientes, fornecendo esta distinção a base para a diferenciação ontológica das mônadas entre puras enteléquias, almas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  16
    Os referentes de nomes próprios têm propriedades sortais essenciais?Martin Motloch - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40327.
    De acordo com a visão padrão, a teoria da referência direta e o essencialismo são independentes. Jubien, no entanto, afirma que aplicamos nomes próprios a objetos com propriedades sortais essenciais e deixamos de aplicá-los se os objetos perderem estas propriedades. O objetivo deste artigo é defender esta tese. Em primeiro lugar, argumentarei que nomes próprios são geralmente usados para se referir a objetos que possuem tipos de propriedades sortais socialmente relevantes. A comunidade linguística determina através da divisão do trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Interpretando “Thought & Talk”: Donald Davidson acerca das mentes animais.Diana Couto - 2019 - Sofia 8 (1):81-107.
    De acordo com a interpretação mais comum na literatura filosófica, Donald Davidson – que celebremente afirmou que “uma criatura não pode ter pensamentos a menos que tenha uma linguagem” – nega que criaturas não linguísticas são criaturas pensantes. No entanto, neste artigo argumento que esta interpretação é errada. Analisando atentamente os argumentos de Davidson, procuro mostrar que ele não está a argumentar que criaturas não linguísticas não podem possuir pensamentos; em vez disso, defendo que ele está simplesmente a afirmar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  3
    Ciência e sociedade: uma abordagem socioconstrutivista.Marcos Rodrigues da Silva & Gabriel Chiarotti Sardi - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e84563.
    De acordo com a concepção socioconstrutivista, uma compreensão da ciência deve levar em conta não apenas a própria ciência, mas também uma compreensão da sociedade. Contemporaneamente, isto se torna mais claro quando se leva em conta exemplos reais, tal como o problema da tragédia (futura ou já em andamento) do aquecimento global. O objetivo deste artigo é mostrar que situações como a do aquecimento global não são compreendidas apenas a partir da ciência ou da sociedade isoladamente, senão que por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    A Gestão Do Trabalho, Do Homem e da Vida a Partir Do Pensamento de Michel Foucault.Jorge Luiz Candido de Batista & Jane Rodrigues Guimarães - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):124-133.
    De acordo com Michel Foucault os novos procedimentos de poder se aplicam em níveis e formas diversas, tendo-se de ser considerado também o que se encontra para além do âmbito econômico, da produção ou mesmo do Estado. Neste sentido, as questões vinculadas ao trabalho devem ser consideradas levando-se em consideração, também, os aspectos que ultrapassam a esfera econômica e que afetam o homem no que tange o conjunto dos efeitos imprimidos aos corpos, aos comportamentos e às relações sociais por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    Phénoménologie de l'expérience sonore.Pierre Kerszberg - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (1):103-116.
    De acordo com a constatação deNietzche, segundo a qual o destino da filosofiaestá ligado ao da música, devemos nos perguntaro que a fenomenologia traz para a compreensãodo fenômeno sonoro. Trata-se dedesenvolver a fenomenologia da consciênciaíntima do tempo, levando-se em conta a riquezado material musical. Este material se organizaem torno de noções, aparentemente independentesumas das outras, mas de fato essencialmenteligadas, de ritmo e de surpresa. Oconceito central que emerge desta pesquisanão é mais o de sentimento,mas de atenção. Husserl limitava este (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Comentário Aos Argumentos de Bl. Hijmans Sobre o Caráter Filosófico Do Estoicismo Epictetiano.André Capistrano Gama Santana - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 42.
    De acordo com BL. Hijmans, diante da pergunta sobre o caráter filosófico do pensamento de Epicteto é possível afirmar que ele não se constitua, de fato, como uma filosofia. Para Hijmans, o estoicismo epictetiano é construído a partir de um conjunto de crenças inquestionáveis que têm como base a relação de submissão a um princípio divino responsável por criar e comandar o cosmos. Por esse motivo, Hijmans afirma que faltam dois elementos ao pensamento de Epicteto para caracterizá-lo como filosofia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    Paradoxos da lógica deôntica: Indícios de um equívoco.Ricardo Tavares da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):673-690.
    RESUMO De acordo com a teoria das funções de verdade, a verdade/falsidade de uma proposição é computável a partir da verdade/falsidade das suas proposições “internas”: para cada proposição há uma função entre valores de verdade. Aplicada a proposições modais, origina a semântica dos mundos possíveis e, aplicada a proposições normativas, origina uma semântica que reduz os conceitos normativos aos conceitos modais, a semântica modal. Esta redução fica posta em questão com a existência dos chamados ‘paradoxos da lógica deôntica’. Estes (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Relatório de uma discussão de um seminário sobre o tractatus de Wittgenstein.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):109-112.
    De acordo com o regimento da revista Educação e Filosofia, um de seus objetivos é "veicular textos de caráter científico e didático nas áreas..." de educação e filosofia. Nos seminários e atividades acadêmicas afins, a importância do aprendizado e da prática da redação de relatórios de discussões advém, sobretudo, de sua eficácia como instrumento de controle e fixação dos resultados do trabalho em equipe. Apesar de sua utilidade, contudo, praticamente inexistem textos publicados com a finalidade de mostrar o que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    Conversation and ‘Voices’ in the Narratives of 5- to- 8-Year-Old French-Speaking Children.Edy Veneziano - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):134-154.
    RESUMO De acordo com Bakhtin, o dialogismo polifônico, um princípio geral para que haja um avanço de conhecimento, é bem representado no romance literário e mais comumente em narrativas, nas quais diferentes “vozes” podem ser expressas. Assim, neste artigo analisamos narrativas baseadas em imagens e construídas por trinta crianças, entre 5 e 8 anos de idade, falantes de francês, narrativas essas produzidas antes e depois de uma conversa sobre as causas dos eventos. As análises tiveram como foco a habilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    A possibilidade da crítica no capitalismo tardio. Sobre os remetentes e os destinatários da teoria crítica.Amaro Fleck - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):145-168.
    Resumo: De acordo com parte da literatura, a teoria crítica de Adorno é um lamento sobre o fracasso da civilização moderna que é incapaz de dar conta de suas próprias condições de possibilidade. No presente artigo, questiono tal veredito, por meio da análise da questão de como a crítica pode ser feita e de quem seria o destinatário dela, em uma situação de quase completa dominação.: According to a certain part of the relevant literature, Adorno's critical theory is a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    Como o estruturalismo pode resolver o problema do ‘acesso’.Otávio Bueno - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):180-192.
    De acordo com o estruturalismo matemático, a matemática não consiste no estudo de objetos matemáticos, mas de estruturas. Ao afastar-se dos objetos, o estruturalista reivindica uma posição que lhe permite resolver o problema do “acesso”: é possível explicar a possibilidade do conhecimento matemático sem exigir qualquer acesso aos objetos em questão. Fraser MacBride criticou a resposta estruturalista, argumentando que esta enfrenta um dilema na tentativa de resolver o problema em apreço. Neste artigo, argumento que o dilema de MacBride pode (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Reféns da incompetência.José Augusto Carvalho - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:28-31.
    O novo (des)acordo ortográfico, por sua estupidez, deixou-nos reféns dos dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), não apenas por causa do hífen, mas também por causa do humor dos dicionaristas, nem sempre preparados para a função que exercem. Acredito mesmo que, à exceção de Antônio Geraldo da Cunha, que colaborou com o Dicionário Houaiss, e que infelizmente faleceu, nenhum colaborador ou autor de dicionário de língua tenha ou ponha em prática noções básicas de lexicografia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    O lugar legado à filosofia diante da Reforma do Ensino Médio e as orientações da BNCC.Franc Lane Carvalho do Nascimento & Maria Nathália Bastos Lima - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):190-208.
    Este trabalho analisa a importância da disciplina Filosofia no Ensino Médio em vista das atuais políticas públicas educacionais brasileira. Abordamos a Filosofia no Ensino Médio de acordo a Lei n.13.415/17 que alterou o Artigo 36 da Lei n. 9. 394/96 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDBEN, Lei n.11.648 de 2008, Resolução de n° 04 de 2010, as denominadas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC/2017. Nesta pesquisa bibliográfica de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  17
    Interfaces da natureza E da sociedade na obra de Gabriel Tarde.Rafael Henrique Teixeira - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):247-277.
    This article presents the Gabriel Tarde’s monadology and imitation philosophy to show its complementarity in the constitution of a “universal sociological point of view”, the sociological interpretation of all phenomena, material, biological and human. On the one hand Tarde establishes a neo-monadology by opening Leibniz's closed monads. The open monads constitutes, through their mutual possessions, the agreements and harmonies that Leibniz explained by the system of pre-established harmony. These agreements are monadic societies of many types who explain the constitution of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  87
    O homem vazio: uma crítica ao utilitarismo.Érico Andrade - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):105-122.
    O objetivo do meu artigo é criticar a compreensão utilitarista do agente moral como átomo racional que está disposto invariavelmente a agir de acordo com o não sofrimento. Minha hipótese é a de que o utilitarismo esvazia os seres humanos de suas motivações para oferecer uma imagem opaca do agente moral. Por isso, ele é incapaz de solucionar dilemas morais que envolvem, por um lado, o autossacrifício por razões afetivas e, por outro, conflitos que opõem culturas distintas. Meu ponto (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  40
    Obligaciones Hacia Generaciones Futuras: El Caso Contractual.Daniel Loewe - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):21-66.
    Neste texto, investiga-se a extensão diacrônica da comuni- dade moral no âmbito de teorias contratualistas. Para isso, examinam-se críticas à possibilidade lógica de sustentar obrigações em relação a gerações futuras e se abordam modelos argumentativos contratualistas de justificação dessas obrigações que se baseiam no interesse próprio e na imparcialidade. De acordo com essa pesquisa, a melhor defesa dessas obrigações se pode articular recorrendo a esse último tipo de contratualismo.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  40. La noción aristotélica de vida contemplativa (bíos theoretikós). Ethica nicomachea X 7 y IX 9: vivir, sentir y pensar.Jesús Araiza - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):34-45.
    Neste texto defende-se a hipótese de que, segundo Aristóteles, a vida contemplativa consiste no ato do intelecto e no ato da percepção sensorial. Segundo nossa interpretação, a felicidade aristotélicaNeste texto defende-se a hipótese de que, segundo Aristóteles, a vida contemplativa consiste no ato do intelecto e no ato da percepção sensorial. Segundo nossa interpretação, a felicidade aristotélica, no sentido de felicidade contemplativa, consiste, portanto, numa atividade que somente é possível durante a vigília, quando não nos encontramos tomados por qualquer dos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    Santo Agostinho: A Relação Moral Com o Mundo Na Ordem Do Frui Aut Uti.Carlos Eduardo Bernardo - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):26-34.
    Tencionamos com este breve escrito abordar a questão acerca da relação do sujeito com o mundo no âmbito da ordem moral segundo a concepção que dela faz Santo Agostinho, o Mestre do Ocidente. Este tema esteve presente durante toda a carreira do bispo de Hipona assumindo formas diversas e adquirindo nuanças distintivas de acordo com as polêmicas em que se envolvia Agostinho na defesa da fé cristã; porém, acreditamos que a concepção de frui aut uti – segundo a formula (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Considerações Sobre a Religião Segundo a Ecosofia.Eduardo Ferreira Chagas & Antônio Adriano de Meneses Bittencourt - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):57-72.
    O termo Ecosofia evoca a necessidade de se pensar uma nova relação entre o homem e o meio ambiente a partir de um paradigma pós-cartesiano, uma vez que sob a égide do cartesianismo subscreveu-se uma forma de dominação sobre a natureza onde a última se apresenta como “serva” do homem. Tal expressão remonta ao pensamento do ambientalista norueguês Arne Naess, fundador do movimento conhecido como Deep Ecology, o qual, entre outras características, estabelece que o problema da ecologia está além de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  50
    Symbolism and logical form: response to Javier Legris.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):217-221.
    Javier Legris examines my views on symbolism and logical form in relation to two important distinctions emphasized by Jean van Heijenoort—the distinction between logic as calculus and logic as universal language, and the distinction between absolutism and relativism in logic. I generally agree with his considerations and focus my response on some relevant aspects of classical logic.Javier Legris examina minhas considerações sobre simbolismo e forma lógica em relação à duas distinções enfatizadas por Jean van Heijenoort: a distinção entre lógica como (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  30
    (1 other version)O que é o Big Typescript ?Mauro L. Engelmann - 2009 - Doispontos 6 (1).
    Neste artigo começo por argumentar que devemos ver o Big Typescript como algo muito diferente de um livro planejado para a publicação. Ele deve ser tomado meramente como uma coleção de observações, que expressam a concepção de Wittgenstein de “gramática” por volta de 1932-33, quando as observações foram reunidas. Em seguida, explico a concepção substancial de “gramática” do BT. Espero tornar claro, nesta segunda parte, que o BT e o Tractatus Logico-Philosophicus são próximos no sentido de que partilham a idéia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    Identificação de vestígios de intoler'ncia religiosa a partir da categoria de Rosto, de Emmanuel Levinas: estudo de caso em uma escola pública.Adilson do Nascimento Ferreira - forthcoming - Horizonte:1647.
    Este trabalho buscou identificar traços de intolerância religiosa no espaço público escolar, com base na categoria de Rosto, extraída do pensamento de Emmanuel Levinas. Optou-se por uma pesquisa de campo, utilizando a metodologia investigação qualitativa de estudo de caso e como ferramenta de investigação a análise crítica do discurso, na corrente francesa, na visão de Dominique Maingueneau. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública que oferta exclusivamente ensino médio, situada na periferia do Município de Belo Horizonte. A escola (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Über einige Schwierigkeiten, die antike Moralphilosophie zu verstehen.Christoph Horn - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (1):14-33.
    Sabe-se que os autores antigos queriam saber a resposta à pergunta segundo a vida Sabe-se que os autores antigos queriam saber a resposta à pergunta segundo a vida boa. Eles queriam saber a razão/motivo de condução da vida humana para o bom resultado ou para o fracasso e, assim, conduzir a práxis individual. De outro modo, mostra-se a filosofia moral moderna que prioriza o interesse nos princípios e nos problemas de fundamentação moral, nos casos de conflitos políticos relevantes e nos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  22
    Ethical Objectivity: Sense, Calculation or Insight?Gerard J. Hughes - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (1):89 - 106.
    This article assumes that the key element in Relativism is the denial of any comparability between different moral codes. Each system of morality is, according to the relativist, defined internally to any given culture, as parallels with examples in sport might illustrate, and as two key examples from recent moral disputes amply show. While classical writers such as Hume and Bentham, each in his way a kind of utilitarian, certainly intended to be absolutist, it might nevertheless be argued that they (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    On the lived truths of atmospheres: the qualities of existential contexts.Robert E. Innis - 2020 - Cognitio 21 (1):83-98.
    Este artigo começa com uma afirmação de Dewey que retirada do contexto consiste no maior desastre que o pensamento filosófico pode incorrer. Ela explora o valor heurístico da noção de Dewey de um contexto não apenas para a filosofia, mas para o pensamento e a vida como um todo. Contextos possuem poder existencial profundo tanto que os temos encarnados em nós mesmos. Contextos funcionam como panos de fundo, conforme determinam embasamentos, influenciando de maneira ampla como ante-estruturas de nossas formas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Nachhaltigkeit als Ideologie?Bernhard Irrgang - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (3):763 - 784.
    O presente artigo parte da ideia de que o conceito conservativo-conservador de sustentabilidade (das florestas, por exemplo) deve ser combinado com a ideia inovadora do ponto de vista tecnológico-económico de desenvolvimento sustentável de modo a formar uma ideia reguladora de desenvolvimento sustentável de acordo com um modelo aberto. O artigo defende que o desenvolvimento tecnológico pode do ponto de vista cultural e institucional ser organizado de uma forma mais sustentável, muito embora a sustentabilidade não tenha ainda sido alcançada tanto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    O Lugar Do Estrangeiro No Estado: Entre Aristóteles e Agamben.Rodrygo Rocha Macedo - 2015 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 7 (13):48-59.
    O presente trabalho tem como objetivo expor as implicações do conceito de estrangeiro no campo político da cidadania. Dito de outro modo, a propõe-se aqui compreender o que torna o ser humano um cidadão, elemento inserido na rotina e na jurisdição da cidade, e o estrangeiro, ente esvaziado de características políticas, e como a polaridade cidadão-estrangeiro se configura na relação entre países após a Modernidade. Para tal, foram visitados os acordos internacionais vigentes de direitos do homem, bem como os textos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 393