Results for 'Atos do entendimento'

971 found
Order:
  1.  28
    A concepção filosófica da história em ato e suas categorias fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    A Liberdade Em “Três Atos” Na Filosofia de Hannah Arendt.Fábio Abreu Passos - 2023 - Dissertatio 54:113-128.
    Uma das reflexões de maior envergadura de Hannah Arendt é aquela que se volta para o tema da liberdade. Nas páginas de O que é liberdade?, nos deparamos com um movimento argumentativo que tem como premissa asseverar que a liberdade é a raison d'être da política e seu domínio de experienciação é o espaço público. Contudo, em Origens do totalitarismo, há um outro polo argumentativo, que apresenta o pensamento como a mais livre das faculdades espirituais, a qual é constantemente ameaçada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    A ética da revolta de Albert Camus e o ato de jogar.Gabriel Orenga Sandoval, Lucas Leonardo, Luis Felipe Nogueira Silva & Alcides José Scaglia - 2023 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 44 (129).
    O jogo é entendido enquanto um fenômeno complexo, em que a ação do jogador se caracteriza pela eticidade, uma vez que, além de expressar sua subjetividade, visa à boa vida (no caso do jogo, o prazer e a vitória). Assim, o caráter ético da ação do jogador se constitui em um ambiente de jogo, local que a imprevisibilidade, a dinâmica e as novas organizações estão presentes. Dessa maneira, faz parte da função do jogador compreender o ambiente em que ele se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. The main division of the concept of logic in Thomas Aquinas.Pedro Barbosa Araujo - 2025 - Griot 25 (1):100-109.
    The objective of this article is to develop the reasons presented by Thomas Aquinas for the concept of logic to be divided in the most scientific way possible. In fact, it is for these reasons that the parts of logic distinguished as judiciative-resolutional, dialectical-inventive and sophistic are reached. They are the three parts through which all the fieri of human understanding can manifest itself in the execution of its act of knowing. Because this act of knowing is threefold, it admits (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Considerações acerca das noções de ação e liberdade em Espinosa. Temporalidade e Contingência.Lia Levy - 2000 - Revista de Filosofia Política 6:43-61.
    Nesse primeiro momento da análise do problema da liberdade em Espinosa, gostaria de mostrar que, embora Espinosa trate o conceito de contingência como relacionado à finitude do entendimento humano, o que sugere uma abordagem meramente negativa, ele, na verdade, desenvolve uma abordagem positiva, a saber : a contingência, assim como o tempo , é uma forma necessária do pensamento humano que tem um fundamento na realidade das coisa s às quais ele se aplica, embora não possa ser considerado uma (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Violência escolar e racionalidade comunicativa.Adrielly Benigno de Moura, Francisco Ribeiro dos Santos Júnior & Edna Gusmão de Góes Brennand - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:292-307.
    Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  39
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval.Lais Boveto & Terezinha Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):779-811.
    A potencialidade na filosofia da educação antiga e medieval 1 Resumo: O texto aborda a potencialidade, na filosofia da educação antiga e medieval, como a capacidade de aperfeiçoamento da razão. A noção de paideia conduz essa reflexão, uma vez que perpassa o pensamento educacional desde a antiguidade clássica até a baixa Idade Média. Essa continuidade explicita a tradição da formação integral do homem que considerava os aspectos morais e políticos como uma totalidade indissociável. O encaminhamento teórico segue a concepção de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. As definições teóricas de direitos humanos de Jürgen Habermas: o princípio legal e as correções morais[ign] [title language="en"]The theoretical definitions of human rights of Jürgen Habermas[ign]: [subtitle]legal principle and moral corrections.Georg Lohmann - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):87-102.
    No entendimento de Habermas, "direito", na expressão "direitos humanos", é um conceito jurídico, donde direitos humanos, para ele, serem direitos jurídicos, normas legais declaradas em atos de fundações do Estado ou anunciadas em convenções do direito internacional e/ou constituições estatais. Ao conceber assim os direitos e tematizar os direitos humanos numa abordagem tríplice (focando-os entre moral, direito e política), ele fornece diferentes definições teóricas dos direitos humanos. O texto apresenta uma exposição sistemática dessas definições e focaliza os diferentes (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. As Definições Teóricas de Direitos Humanos de Jürgen Habermas – O Princípio Legal e as Correções Morais.Georg Lohmann - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    No entendimento de Habermas, "direito", na expressão "direitos humanos", é um conceito jurídico, donde direitos humanos, para ele, serem direitos jurídicos, normas legais declaradas em atos defundações do Estado ou anunciadas em convenções do direito internacional e/ou constituições estatais. Ao conceber assim os direitos e tematizar os direitos humanos numa abordagem tríplice (focando-os entre moral, direito e política), ele fornece diferentes definições teóricas dos direitos humanos. O texto apresenta uma exposição sistemática dessas definições e focaliza os diferentes problemas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Sobre a Teoria da Ação de Santo Tomás de Aquino: O Problema Do Voluntário e Involuntário e a Querela Das Ações Mistas.Uellinton Valentim Corsi - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (34):55-80.
    O presente artigo visa investigar os conceitos tomistas de voluntário (voluntarium), involuntário (involuntarium) e ações mistas, no intuito de problematizar o debate em torno dessa última categoria de ações. Ao elaborar as definições de voluntariedade e involuntariedade, Santo Tomás de Aquino trabalha com as definições aristotélicas adicionando o aspecto de existir uma vontade orientada pela razão, mantendo um fundo intelectualista nas ações. Para o Aquinate, para uma ação ser voluntária concorrem muitas causas, contudo, a vontade deve ser o seu princípio. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Os “sumários” da vida cristã nos Atos dos Apóstolos: exegese bíblica e hermenêutica agostiniana.Jacir Silvio Sanson Junior - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):49-70.
    This article examines three texts in the Acts of the Apostles called “summaries”. These texts illuminate one another, keeping each other internal and external connections, as well as relations with the Gospel according to Luke and the corpus paulinum. The analysis of the literary context of the summaries favors a more accurate view of its content, and a more comprehensive understanding of its message which moreover has repercussions on the patristic tradition not only as apologetic value, but as building the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Ressentimento e vingança: conservação e desagregação do espaço político em Arendt.Ricardo Gião Bortolotti - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):360-379.
    O espaço público é palco para os mais variados conflitos, resultando, em certos casos, em violência. Entretanto, é nesse espaço que os homens experimentam a liberdade, expressando-se frente à pluralidade de opiniões. Por ser um espaço para a livre expressão, nem sempre nossas ações e opiniões são recebidas sem contrariedade, despertando sentimentos rancorosos. Seguindo o pensamento de Arendt, o espaço público é a arena em que todos devem se manifestar espontaneamente, evidenciando-se a partir de sua singularidade diante da pluralidade que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    A produção da desinformação na esfera pública.Meri Nadia Marques Gerlin, Rodrigo Silva Caxias de Sousa & Carla Monego Lins Pastl - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:495-507.
    Discute a pertinência do quanto o uso dos conceitos de mal banal e mal radical se esboçam como potenciais referências analíticas para a compreender os processos de desinformação que circulam na esfera pública, em especial nas plataformas de rede social, como forma de fomentar uma problematização que defende que essas manifestações encontram-se fundamentadas tanto na pauperização interpretativa dos sujeitos e coletividades, quanto no ódio reproduzido de forma instrumental, perpetuado em razão de interesses políticos, econômicos e religiosos. Dessa forma, o presente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    A História e a Determinação Das Ações Na Filosofia de Schopenhauer.Katia Cilene da Silva Santos - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):135-143.
    O texto investiga o modo como o problema da liberdade relaciona-se com o entendimento de Schopenhauer a respeito da história, buscando verificar se o filósofo admite uma determinação histórica dos atos humanos. Para isso, mostramos que o posicionamento de Schopenhauer em relação à história se deve, em grande parte, à sua oposição a Kant e Hegel, mas não somente a isso. Destarte, procuramos mostrar que o estatuto da história no pensamento schopenhaueriano não é resultado simplesmente de uma oposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  43
    (1 other version)Vontade ( boulesis ) e consentimento ( sunkatathesis ) em Aristóteles e Abelardo: atos do apetite ( orexis ) ou da razão ( logos )?Guy Hamelin - 2010 - Doispontos 7 (1).
    The central question raised in the present article concerns the ontological nature of the intentional act, previous to the proper moral action, in Aristotle’s and Abelard’s thinking. More precisely, we examine two subjects indirectly interconnected. First, we treat the secular problem of the exact nature of will (boulêsis) in Aristotle, which certainly refers to a rational act (logikos), the source of which is, however, the appetite (orexis). The second point is related to the notion of consent (consensus) in Abelard, which (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  12
    A pesquisa-ação colaborativo-crítica como metodologia.Kétlem Marçal Ferraz Rossi Jaconi, Bárbara Rebecca Baumgarten França & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:175-183.
    O presente trabalho tem como objetivo compreender as contribuições da perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação colaborativo-crítica na formação acadêmica e profissional dos autores de dissertações de um grupo de pesquisa. Assim, toma a perspectiva teórica de Jürgen Habermas, baseada nos conceitos de discurso e atos de fala. Assim, o discurso assume a forma de argumentação, de acordo com que os participantes argumentam sobre uma pretensão de validade criticável colocada em diálogo. Fundamenta-se na pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. (1 other version)A INSUPERÁVEL SEPARAÇÃO ENTRE SER E DEVER-SER EM HANS KELSEN E A NEGAÇÃO DE TAL DISTINÇÃO PELA TRADIÇÃO JUSNATURALISTA.Rubin Souza - 2013 - Seara Filosófica 1 (7):65-75.
    A separação entre o ser, isto é, o ato, e o dever-ser, ou seja, o sentido de comando, permissão etc.. do ato é parte fundamental para o entendimento da epistemologia proposta por Hans Kelsen. Dessa discriminação entre o ser e o dever-ser há o principal argumento do autor para a separação do direito das ciências causais e, principalmente, a superação da falácia naturalista no âmbito teórico e moral. Nesse sentido, também o artigo se propôs a analisar a refutação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A aplicação dos princípios do entendimento puro aos objetos da experiência.Ludmila Aster Souza Gomes - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):71-93.
    O objetivo deste artigo é mostrar como Kant aplicou uma estrutura cognitiva mais abstrata aos objetos da experiência. É possível observar, a partir de um exemplo _in concreto,_ a aplicação dos princípios do entendimento puro, desenvolvidos e estruturados na_ Crítica da Razão Pura_, aos objetos da experiência, neste caso, as proposições empíricas da mecânica newtoniana. Assim, apresentamos a configuração dos argumentos kantianos, sustentando que há uma relação explícita entre os princípios do entendimento puro, e os princípios metafísicos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Como ser aquele em que hei de tornar-me.Marcos Beccari - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (3):72-83.
    Tomando como ponto de partida a célebre sentença "torna-te o que tu és”, do poeta grego Píndaro, este estudo aborda as relações entre arte, hermenêutica e autoformação, na esteira da filosofia nietzschiana. Para tanto, o ato poético é entendido como indissociável da experiência vivida e, sobremaneira, do movimento do vir a ser, com o entendimento da arte como um modo de vida. Essa abordagem é levada a cabo tendo em vista as implicações educacionais de um tal princípio ético pautado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Palavra, ato, feitiço: algumas conjurações no campo da magia.Léo Karam Tietboehl - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):123-133.
    Este artigo parte de uma proposta terapêutica psicanalítica de cura pela fala e das premissas dos estudos a respeito de um performativo para conjurar referenciais e tecer considerações acerca do feitiço, tomando-o na sua dimensão de acontecimento singular e de natureza imprevisível. Esta discussão ocorrerá debruçada sobre os meios de um capitalismo e pautada a partir das ambivalências de uma ideia de fetiche. No ensejo desta discussão, são retomadas algumas colocações que elaboram sobre os interstícios entre magia e política para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Estratégias de reelaboração do passado e a autenticidade de atos discursivos de expiação política.Maria Ferreira - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO A partir da perspetiva de uma análise crítica do discurso, este artigo analisa a questão da autenticidade nos atos discursivos de expiação política. O objetivo é estudar de que forma a autenticidade dos atos discursivos de expiação política pode ser avaliada através de estratégias de reelaboração do passado empregadas em discursos de penitência. O artigo enfrenta a seguinte pergunta de pesquisa: de que forma estratégias de reelaboração do passado influenciam na autenticidade de um ato discursivo de expiação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  55
    A “superação" schellinguiana do entendimento plotiniano da transição do bem para a matéria e o mal.Edrisi Fernandes - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:127-140.
    Este artigo consiste em uma avaliação da conjuntura e implicações da afirmação por Friedrich Wilhelm Joseph [von] Schelling, em suas Investigações Filosóficas sobre a Essência da Liberdade Humana (1809), de que Plotino teria descrito a transição do Bem originário para a matéria e o mal de modo perspicaz mas insuficiente. Vislumbrando a necessidade de refutar a concepção gnóstica da matéria sensível e do tempo- spaço como sendo maus, Schelling não apenas estimou as deficiências da teodiceia de Plotino, construída antinomicamente em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    O ato moral segundo Tomás de Aquino.Paulo Martines - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):249-264.
    Resumo: Ao considerar as ações que são propriamente humanas, as quais pertencem ao homem enquanto homem, Tomás de Aquino destaca aquelas ações que procedem da vontade deliberada e que visam a um determinado fim, uma orientação que será caracterizada como algo inscrito no próprio ser da criatura e acompanhada de certo conhecimento. Este artigo almeja estudar a constituição do ato moral para Tomás, fazendo ressaltar não apenas a centralidade da vontade na constituição desse ato, mas também certos assuntos pertinentes à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte.Amauri Carboni Bitencourt - 2017 - Natureza Humana 17 (2).
    Neste estudo pretendemos explorar a esquize do olho e do olhar na pintura a partir daleitura lacaniana de O visível e o invisível, de Merleau-Ponty. Se, de um lado, o ato de ver apreendeos objetos do mundo cultural e os ultrapassa, de outro, há o olhar como aquilo que se mostra aoobservador, desorganizando seu campo perceptivo. Esse olhar de fora, que nos percebe e nosarrebata, é concebido por Lacan como o registro do Real e descrito por Merleau-Ponty como o“olhar estrangeiro”. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    O Ato de Filosofar Em Um Mundo Pós-Pandemia: Isso É Possível?José Aldo Camurça de Araújo Neto - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):60-73.
    O presente artigo objetiva analisar os impactos da pandemia no ensino de filosofia. Mais precisamente, se ainda é possível filosofar em uma realidade de quase “terra arrasada” que atingiu a educação brasileira, durante os meses que sucederam ao noticiário da Covid-19. Para tanto, considera-se, no primeiro momento, a realidade educacional enfrentada pelos profissionais da educação no que tange ao distanciamento exigido pelas autoridades sanitárias em virtude da pandemia. Em seguida, no segundo momento, aborda-se a necessidade do ensino de filosofia, caracterizando-a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  18
    Representação Do Conhecimento Como Ato Ideológico.Aline Elis Arboit - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):154-166.
    Reflete sobre a representação do conhecimento como atividade interpretativa da realidade, responsável por elaborar produtos que expressam determinadas visões de mundo. Ao entrar em contato com os documentos em conjunto com seus contextos de produção e uso, o indexador/classificador deve decide quais os melhores rótulos para representá-los. Tal escolha se trata de tomar posição diante de um olhar espaço-temporal do mundo, atribuindo valor a índices, termos e notações, transformando sinais em signos. Como são resultado da vivência em sociedade em um (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  37
    O deslocamento do esquematismo do entendimento do sujeito pela indústria cultural que o apresenta como o primeiro serviço prestado ao cliente.Abel Camilo de Oliveira Lage Filho - 2017 - Educação E Filosofia 31 (61):141-167.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  40
    Revisitando as três condições do ato propriamente virtuoso em Ética Nicomaqueia II 4.Priscilla Tesch Spinelli - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    Este artigo pretende retomar a interpretação que pode ser chamada de tradicional das três condições do ato propriamente virtuoso expostas em EN II 4, i.e., o conhecimento, escolher deliberadamente o ato por ele mesmo e seguir-se de uma disposição firme e não hesitante. A atenção da análise será voltada à primeira e à terceira condição. Buscar-se-á mostrar que a condição do conhecimento pode ser compreendida como conhecimento das circunstâncias, do ato ele mesmo como virtuoso e das técnicas ou ofícios que (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  53
    A legitimidade dos atos de desobediência civil do movimento dos trabalhadores rurais sem Terra sob O enfoque da teoria de Hannah Arendt.Carla Simone Silva - 2013 - Synesis 5 (1).
    Nesse trabalho será analisado o tratamento teórico apresentado por Hannah Arendt sobre o tema da desobediência civil em sua obra Crises da República, traçando um paralelo com as práticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no que tange à legitimidade dos seus atos de desobediência civil. Sob esse enfoque a luta pelo acesso a terra se apresenta como uma possibilidade de que seus integrantes integrem-se em comunidade fundando um espaço público e desenvolvendo sua capacidade de ação política, característica essencial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Atos falhos: interpretação e significação.Suely Aires - 2017 - Natureza Humana 19 (1).
    Resumo: No presente artigo, buscaremos discutir alguns aspectos da primeira parte das Conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917), dedicada aos atos falhos, de modo a indicar um dado modo de construção e endereçamento de Freud ao ouvinte/leitor. Pretendemos acompanhar o desenrolar argumentativo das palestras e destacar a construção de um procedimento de leitura que necessariamente implica o lugar do intérprete. Nessa direção, destacamos três passos constitutivos da argumentação freudiana: a suposição de uma alteridade, a equivalência entre sentido, significação e intenção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  22
    A filosofia do ato de ser E Raimundo lúlio.Esteve Jaulent - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):631-646.
    Apresentam-se, em forma de sintética perspectiva histórica, alguns dos temas principais da metafisica do ser, de modo a mostrar a articulação do pensamento filosófico desde Parmênides a Tomás de Aquino, salientando-se no fim de cada período as conquistas que ficaram em aberto. A seguir, expõe-se a metafisica Juliana, afirmando-se que esta seguramente consistiria numa tentativa de continuar a especulação e o aprofundamento sobre o ato de Ser, a partir do ponto alcançado pela especulação anterior. O trabalho pode ser visto portanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  20
    Os Atos Sociais.Adolf Reinach, Dario Teixeira & Marcelo de Araujo - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (1):119-133.
    O texto a seguir corresponde ao §3, pp. 705–718, do livro “Die apriorischen Grundlagen des bürgerlichen Rechts” (“Os Fundamentos a priori do Direito Civil”), originalmente publicado em 1913 no Jahrbuch für Philosophie und phänomenologische Forschung, pp. 685–847. A numeração inserida entre colchetes no corpo do texto, destacada em negrito, refere-se à paginação desta edição. As palavras destacadas em negrito pelos tradutores remetem a um glossário que acompanha a presente tradução. Os itálicos, porém, são do próprio Reinach. A marca de intercalação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A responsabilidade civil do estado em razão de ato jurisdicional.Breno Alexei Rodrigues de Oliveira - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO EM RAZÃO DE ATO JURISDICIONAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  21
    A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados.Zoraya Maria De Oliveira Marques - 2019 - Odeere 4 (8):140.
    Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Interpretação de atos de fala.Bernardo Alonso & José Carlos Camillo - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40490.
    Neste artigo apresentamos de forma breve uma teoria searliana de interpretação dos atos de fala. Mostramos através do exemplo das metáforas que, conforme proposta por Searle, a interpretação de atos de fala consistiria em reconhecer a intenção do falante. Esse processo se daria por meio do uso de regras convencionais da linguagem tanto pelo falante quanto pelo ouvinte. Contudo, as metáforas são um exemplo de que essa proposta de interpretação não é suficiente para descrever o processo pelo qual (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  37
    A Prova Econômica Na Análise de Atos de Concentração Em Mercados de Competição Din'mica.Isabella Dorigheto Miranda & Juliana Oliveira Domingues - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):40-60.
    Por meio de abordagem exploratória e raciocínio dedutivo pautado em revisão bibliográfica, procura-se apontar a importância da prova econômica na análise de atos de concentração pelo CADE, considerando o aumento dessas operações em mercados de competição dinâmica, marcados por elevado nível de inovação. Referida prova assume relevância argumentativa e se propõe a estipular o efeito líquido negativo da operação. Considera-se que a prova econômica embasaria o argumento econômico de aplicação normativa, inserindo-se na análise econômica do direito. Ao trabalhá-la em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Sobre o ato de nomear.Cello Latini Pfeil - 2024 - Controvérsia 20 (3):36-51.
    A partir da segunda metade do século XX, medicina e psiquiatria, em Europa e Estados Unidos, se dedicaram a descobrir a ‘verdade’ da transexualidade. Conceituou-se a transexualidade como uma categoria diagnóstica, em detrimento de um pressuposto ideal de corpo e sexualidade. Assim, a nomeação do corpo ideal se deu alinhada à noção de Eu moderno, natural, pré-discursivo, ao passo que o corpo trans se transformou em Outro. É no sentido da desnaturalização que emerge o conceito de cisgeneridade, fora das academias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    Atos supererogatórios são possiveis?Kariel Antonio Giarolo - 2014 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 13 (2):405-419.
    The main goal of this paper is to discuss whether the so called supererogatory acts exist and, if they do, how can they be part of an ethical theory. A supererogatory act is considered as an action that is not obligatory, i.e. it may or may not be performed by an agent without that entailing a moral error. Heroic and holy deeds, traditionally, have been taken as examples of acts of this kind. My proposal is to defend the existence of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  18
    A import'ncia do ato de ler e escrever na produção e partilha dos conhecimentos.Mary Garcia Castro - 2023 - Odeere 8 (1):249-263.
    Esta peça decola de conferencia apresentada em 25 de março de 2023 no XIX Seminário do Dia Mundial de Combate à Discriminação Étnica, VIII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade e o I Seminário do Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, no ODEERE - Órgão de Educação e Relações Étnicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié BA. Agradeço à Comissão Organizadora[i], o convite, a sugestão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Pensamento Singular e Atos de Pensamento Episódicos.Soutif Ludovic - 2018 - Manuscrito 41 (1):93-113.
    No debate acerca da singularidade de, pelos menos, alguns de nossos pensamentos sobre o mundo, assume-se corriqueiramente que o responsável pela natureza singular do episódio mental não é o próprio episódio e, sim, a proposição singular expressa quer por um proferimento assertórico de sentença singular autônoma, quer pela cláusula complementar em um relato de atribuição de atitude proposicional. As rotas semânticas padrão assumem que a singularidade do episódio mental (conceitual) é por assim dizer “herdada” da singularidade do conteúdo. Argumento que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    A moralidade dos atos científicos: questões emergentes da experiência dos comitês de ética em pesquisa envolvendo seres humanos.Fernanda Carneiro (ed.) - 1999 - Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Primo Levi e a Literatura Como Ato Ético.Marcelo Leandro dos Santos - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):534-549.
    O objetivo deste estudo é analisar a obra de Primo Levi como expressão inaugural da literatura de testemunho. Como metodologia, caracteriza a decisão de escrever o relato da vivência em Auschwitz como categoria singular da literatura, na medida em que o escrito se compromete com a profundidade da ética, entendida originalmente como campo do saber filosófico. Assim, que Auschwitz tenha existido e que tenha havido sobreviventes que decidiram escrever se torna uma questão central como crítica à violência. Solitariamente, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    A Filosofia por trás da conversação: implicaturas e os atos de discurso indiretos.Euclides Barbosa Ramos de Souza - forthcoming - Bakhtiniana.
    RESUMO Apesar de terem sido estudos realizados por autores diferentes e de certa forma independente um do outro, as teorias das Implicaturas de Paul Grice e dos Atos de Discurso Indiretos de John Searle não apenas estão intimamente ligadas como, na verdade, são complementares entre si, de modo que se mostra de crucial importância a compreensão dos dois juntos, a fim de se obter um maior domínio da noção de “não literalidade” das enunciações. Este trabalho tratará de mostrar as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A Nova dinâmica de processamento dos atos de concentração no conselho administrativo de defesa econômica E a reforma no sistema brasileiro de defesa da concorrência.Ângelo José Menezes Silvino - 2013 - Revista Fides 4 (1):53-67.
    A NOVA DINÂMICA DE PROCESSAMENTO DOS ATOS DE CONCENTRAÇÃO NO CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA E A REFORMA NO SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA DA CONCORRÊNCIA.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Entre visível E invisível, para além do entendimento: O tema da natureza no último Merleau-ponty.Paula Mousinho Martins - 2010 - Revista de Filosofia Aurora 22 (31):469.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Problemática de uma nova filosofia metafísica de comunicação do entendimento humano.Dante Pacini - 1970 - Rio de Janeiro,: Distribuidora Record.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    O sentido do ato de educar em Edgar Morin.Celso José Martinazzo - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Temos como propósito, neste texto, contribuir com o debate acerca da razão de ser da escola, bem como do sentido e das finalidades da educação. A reflexão tem como fonte de inspiração a obra do pensador francês Edgar Morin com o objetivo de compreender quais deveriam ser as grandes finalidades do processo educacional. O estudo é de cunho bibliográfico tendo como horizonte os princípios da complexidade. A pesquisa permite concluir que, em seus primeiros escritos, Morin aponta para a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  20
    Speech act theory and universal grammar/Teoria dos atos de fala e gramática universal.Daniel Vanderveken - 2007 - Manuscrito 30 (2):357-381.
    Are there universal transcendent features that any natural language must possess in order to provide for its human speakers adequate means of expression and of communication of their conceptual thoughts? As Frege, Austin and Searle pointed out, complete speech acts of the type called illocutionary acts, and not isolated propositions, are the primary units of meaning in the use and comprehension of language. Thus it is in the very performance of illocutionary acts that speakers express and communicate their thoughts. For (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971