Results for 'Criação artística'

974 found
Order:
  1.  11
    Criação artística e metáforas bíblicas: uma relação de experiência | Artistic creation and biblical metaphors: a relationship of experience.Jéferson Luís Azeredo & Edivan Waterkemper Silveira - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):292-312.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  31
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  28
    Criação da Obra de Arte.María José Dos Santos Cunha - 2022 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 11 (6):1-12.
    O que nos moveu na feitura deste trabalho foi a necessidade de efetuarmos uma reflexão para melhor compreendermos o processo de criação da obra artística e opapel que ― no dar-nos a conhecer o objeto construído ― desempenha a críticagenética, uma metodologia de referência no estudo dos processos de criação.Esta nossa reflexão, que teve como base metodológica de apoio uma pesquisabibliográfica sobre autores que escreveram sobre as temáticas, permitiu-nos ummelhor entendimento relativamente aos objetivos que nos propúnhamos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  5
    Criação e arte em suas potencialidades neguentrópicas.Fernanda Dechatnek - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Procuramos explorar o potencial das criações humanas visando dar algum prospecto para a questão da entropia e sua irreversibilidade de acordo com as definições da termodinâmica. Para tanto, seguindo a relação de ordem e desordem que explicam a entropia em Erwin Schrödinger, traça-se uma comparação entre os tipos de criação e quais caminhos elas podem tomar em via de acelerar ou retardar a morte térmica do Universo. A partir disso, em via de explorar melhor a atividade neguentrópica da criatividade, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    A criação E o consumo objetificado da arte para satisfação pessoal.Hervely Suely Silva Alves de Souza - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):41-46.
    ResumoO presente artigo se propõe a relacionar as considerações de cunho psicanalítico e estético de Freud com a complementação de outros autores, levando-nos a capturar aspectos sobre a complexidade das reações humanas diante das representações artísticas. É por meio da complementação conceitual psicanalítica, estética e filosófica que realçaremos as determinações da capacidade de representação, assim como suas diferenciações; além disso, tentaremos descrever as dependências humanas e associar a aspectos artísticos e ver como este processo está ligado à satisfação. Uma possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    A criação E o consumo objetificado da arte para satisfação pessoal.Hervely Suely S. A. de SouzA - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):41-46.
    O presente artigo se propõe a relacionar as considerações de cunho psicanalítico e estético de Freud com a complementação de outros autores, levando-nos a capturar aspectos sobre a complexidade das reações humanas diante das representações artísticas. É por meio da complementação conceitual psicanalítica, estética e filosófica que realçaremos as determinações da capacidade de representação, assim como suas diferenciações; além disso, tentaremos descrever as dependências humanas e associar a aspectos artísticos e ver como este processo está ligado à satisfação. Uma possível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    A mulher e a arte: a criação feminina nas palavras de Júlia Lopes de Almeida.Gabriela Simonetti Trevisan - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):189-215.
    Este artigo tem como foco uma análise do texto “A mulher e a arte” (sem data), da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934). Este escrito, recém-publicado na íntegra pela primeira vez, em revista acadêmica, constitui uma conferência da autora na qual ela expõe suas opiniões sobre o tema da arte de autoria feminina, tecendo uma série de críticas de cunho feminista à desigualdade entre os gêneros no espaço da criação artística. Em seu texto, a literata cita diversos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Schopenhauer e a linguagem.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (2):e88831.
    O presente artigo pretende enfatizar e discutir alguns aspectos importantes da relação de Schopenhauer com a linguagem, especialmente o uso que o próprio filósofo faz da linguagem, e as suas observações sobre a linguagem em geral e sobre a Língua Alemã em particular. Os aspectos destacados são a especificidade da linguagem filosófica, a relação entre criação artística e conceito, as questões de tradução e o aprendizado de línguas estrangeiras, entre outros.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo.Paulo Rogério Stella & Beth Brait - 2022 - Bakhtiniana 17 (2):58-88.
    RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva, sígnica, cultural ou artística. Os resultados demonstram quatro tipos de contextos: o contexto do enunciado na comunicação discursiva cujas fronteiras são locutor e interlocutor; o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Abdução e Significado Em Paisagens Sonoras: Um Estudo de Caso Sobre a Instalação Artística Repartitura.Mariana Shellard, Luis Felipe Oliveira, José Eduardo Fornari Novo Fornari & Jônatas Manzolli - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):43-67.
    RePartitura é uma instalação de arte computacional, aqui apresentada e discutida sob seus três princípios constituintes: Arte Processual; Computação Evolutiva (CE) e Abdução, do modelo triádico de pensamento Peirceano (abdução, indução e dedução). RePartitura utiliza um algoritmo computacional, especialmente desenvolvido para este fim, que mapeia características da imagem digital – de uma coleção de desenhos previamente elaborada – para um modelo musical de CE; a Síntese Sonora Evolutiva (ESSynth). Esta gera dinamicamente um conjunto de objetos sonoros. O resultado deste processo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    A escrita como autoformação e resistência: Foucault, Nietzsche e a criação de mundos e histórias.Bruno Abilio Galvão - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):96-114.
    A ficção corresponde a um estilo de escrita que sustenta a construção de narrativas capazes de arrancar o escritor de si mesmo em um sentido de, por meio do experimento da própria linguagem, constituir-se esteticamente. Quando observamos as obras de Nietzsche, percebemos que há uma pluralidade de estilos literários, compostos, frequentemente, por aforismos que demandam outro performático: a escrita hiperbólica. Por meio da escrita artística, Nietzsche cria um mundo compreendido como vontade de poder em que dá a si mesmo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  29
    O Elogio do Trabalho (sobre Paul Cézanne).Maria Helena Souza Patto - 1995 - Discurso 25:121-152.
    Tendo como fundo a era do triunfo da burguesia industrial e tomando como fio condutor a vida e a obra do pintor Paul Cézanne, este artigo trata do trabalho de criação artística como resistência a ética capitalista.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    A travessia como gesto: o contacto com o ritmo vital e a experiência estética.Salomé Lopes Coelho - forthcoming - Rhuthmos.
    Este texto já apareceu em 2018 na Revista Dobra N° 2. Resumo : Manuel António Pina chamava-lhe isto porque não sabia o nome d'isto. Já eu venho escolhendo a precária, transitória e possivelmente redundante designação de “ritmo vital”. Escolher este nome não resulta de uma tentativa de definição, é antes uma decisão operatória que permite avançar e descolar a atenção do isto, para o gesto de contacto com esse isto – ritmo vital –, e a sua relação com a experiência (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  8
    Todo fim dos tempos gera um novo recomeço.Asy Pepe Sanches Neto & George Ritter Rocha Almeida - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7386.
    Este artigo investiga o desenvolvimento do projeto da Cia Graco, que iniciou no formato audiovisual e expandiu-se para apresentações em espaços como museus e teatros. A transição entre esses suportes e ambientes físicos levantou questões sobre as fronteiras rígidas entre linguagens artísticas, particularmente entre o presencial e o audiovisual. Para examinar essas adaptações, foi criado o Sarau Focal, um espaço de pesquisa e discussão coletiva onde artistas, público e pesquisadores analisam o impacto da mudança de formatos e de ambientes na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Fronteiras Entre Mística e Estética No Século XX: Underhill, Jankélévitch e García Bacca.Clovis Salgado Gontijo, Franklim Drumond de Almeida & Alberto Ferrer García - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):509.
    A mística, embora implique certa relação com o suprassensível, apresenta traços fenomenológicos comuns com a experiência sensível do belo e com a criação artística. Este artigo pretende examinar as imprecisas fronteiras entre a mística e a estética a partir de três autores do século XX, estudiosos de Plotino: Evelyn Underhill, Vladimir Jankélévitch e Juan David García Bacca. Primeiramente, será analisado o estatuto da sensibilidade, da beleza e da arte na espiritualidade de Underhill. Em seguida, será verificado de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Realm of blank space: from Chinese brush painting to music appreciation.Jiawei Xu & Yuhang Zhang - 2025 - Trans/Form/Ação 48 (3):e025020.
    Resumo: Este artigo tem como objetivo quebrar as barreiras existentes na classificação da arte, adotar métodos de pesquisa interdisciplinares e comparativos, basear-se nos conceitos centrais do Taoísmo, “Dao segue a natureza”, do Confucionismo, “Doutrina do Meio”, e do Zen, “natureza pura do coração”, explicar o significado profundo do espaço em branco na pintura à tinta e revelar o fundo cultural e o valor estético do silêncio na música, enfatizando a relação dialética entre existência e não existência, som e silêncio, na (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    O ser que acontece em Luigi Pareyson.Iris Uribe - 2023 - Griot 23 (3):183-193.
    O nexo decisivo da teoria da arte em Luigi Pareyson consiste em uma metafísica da criação artística. No texto que propomos aqui, o cerne da questão é o ser que acontece - Acontecer - não significa para Pareyson o _Ereignis_ heideggeriano, mas o acontecer na arte e na pessoa. É na arte, que pode ser entendida a teoria da _formatividade_ onde todo operar humano é uma feitura de formas reunidas na noção de obra-forma. Os aspectos da operatividade humana (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    As finalidades da arte: a autonomia e a liberdade na estética hegeliana.Cilene Nascimento Canda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):40-51.
    O objeto de estudo do presente texto assenta-se na discussão sobre as finalidades da arte referentes à liberdade e à autonomia humana, tendo como aporte teórico a estética hegeliana. O estudo pretende, ainda que de modo conciso, ser um caminho reflexivo de suporte para a compreensão da estética, enquanto área de conhecimento humano. A metodologia adotada refere-se ao estudo de cunho teórico sobre a arte enquanto expressão, forma de produção de conhecimento sensível e de criação humana. Visa-se tecer argumentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Natural beauty of modern art philosophy: evaluation of the art form of sport ice and snow sculpture in landscape architecture.Jiahao Chen, Jiaxuan Chen & Liquan Chen - 2025 - Trans/Form/Ação 48 (3):e025019.
    Resumo: Para revelar como esculturas de gelo e neve redefinem a beleza natural no contexto da arte moderna e explorar suas implicações para o design de arquitetura paisagística, este artigo usa uma combinação de revisão de literatura e análise de caso, a fim de explorar o valor estético, forma artística e fundamento filosófico de esculturas de gelo e neve em jardins, e examina casos específicos de formas de arte de escultura de gelo e neve na arquitetura paisagística. Pesquisas mostraram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Correspondências e sinestesias quando Baudelaire aprecia Delacroix.Augusto Darde - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):115-143.
    O poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867) foi também tradutor, ensaísta e crítico de arte. Em relação à produção poética, é considerado o precursor do simbolismo, a partir da sua obra LesFleursdu mal, de 1857; na figura do ensaísta, elaborou o conceito de modernidade, referência para a criação artística, os Estudos Literários e a Filosofia. O presente trabalho explora a influência da linguagem poética no seu trabalho de ensaísta e crítico, e vice-versa, buscando compreender a noção das "Correspondências" exposta (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  39
    "Nach der Vollendung". Walter Benjamin e Heinrich Rickert.Patrícia Lavelle - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):653-668.
    O artigo examina a influência do neokantiano Heinrich Rickert sobre Walter Benjamin, que foi seu aluno em 1912-1913. Chamando a atenção para a relação intrínseca entre arte e teoria, indicada pela "Crítica da faculdade de julgar", procura-se mostrar que os empréstimos operados por Benjamin não dizem respeito apenas aos elementos conceituais, mas também a certos motivos provenientes da "visão de mundo" da época. A partir dos materiais históricos e de conceitos que encontra em Rickert, Benjamin elabora construções metafóricas que associam (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  2
    Albert Camus: A Reconfiguração Do Mundo Através da Arte.Gabriel Leva & Reinaldo Furlan - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):197-222.
    Neste artigo buscamos investigar o papel da arte no pensamento e obra de Albert Camus. Para isso, avançamos em seus principais ensaios: O mito de Sísifo e O homem revoltado, na tentativa de sintetizar suas ideias acerca da criação absurda e da arte revoltada. Consideramos que a criação absurda, pensada n’O mito... sofrerá uma expansão explosiva no segundo ensaio do autor. Se, inicialmente, a arte para Camus devia expressar a fratura do homem e seu mundo, a consciência de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  52
    Narrar artisticamente o Mistério Santo que habita entre nós: leitura místico-teológica da obra “Guerra e Paz” de Cândido Portinari. (Narrating artistically the Holy Mystery that lives among us: mystical-theological reading of the panel "War and Peace").Ceci Maria Costa Baptista Mariani - 2013 - Horizonte 11 (31):867-890.
    Narrar artisticamente o Mistério Santo que habita entre nós: Leitura místico-teológica da obra “Guerra e Paz” de Cândido Portinari. (Narrating artistically the Holy Mystery that lives among us: Mystical-theological reading of the panel "War and Peace"). - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p867 A revelação é um conceito fundamental para a teologia cristã: ele se refere à experiência que fundamenta o discurso sobre Deus. No século XX, operou-se uma transformação importante nessa concepção fundamental, uma renovação que implicou na desconstrução do conceito tradicional de revelação (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  10
    A crítica da cultura e a educação estética.Ronaldo Rosas Reis & Elisabeth Soares Rocha - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):16-43.
    A crítica da cultura como reflexo do mundo que realmente existe é o ponto de partida para a apreensão do caráter social dos sentidos estéticos, manifestamente sobre a criação artística, o conhecimento estético e a produção material sob o capitalismo. Partindo de tal pressuposto, o presente artigo se debruçará sobre a problemática geral da estética e do seu papel formador na cultura.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  54
    O mar e a alma: metáforas marinhas em território alemão.Marco Aurélio Werle - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):225-234.
    O artigo explora algumas metáforas marinhas que surgem no pensamento alemão de Leibniz a Goethe, com o intuito de indicar como se desenvolvem certos temas de estética, tais como a noção de alma, de linguagem, de criação artística e de relação dialética entre forma e conteúdo. Passando por autores como Leibniz, Winckelmann, Herder, Goethe e Kant, pretende-se mostrar como, por meio desse desenvolvimento, se constitui uma visão de homem mais ampliada, que não se define mais somente pelo entendimento, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  57
    Marilena chaui E as artes: Hélio oiticica, espinosa, Miles Davis E a voz de um trovão.Henrique Piccinato Xavier - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:179-197.
    O artigo procura considerar a fecundidade da ideia de arte e da própria criação artística no interior da prática filosófica de Marilena Chaui a partir de quatro pontos: i - a defesa de uma estética que não seja meramente pautada pelo julgamento de gosto e pela experiência do belo, mas por relações ativas entre arte, vida, crítica e engajamento social; ii - um parêntese de uma história pessoal que entrelaça política, ensino e literatura; iii - uma análise da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  43
    (1 other version)Giacometti: a tarefa interminável.Rogério Luz - 1999 - Human Nature 1 (2):387-403.
    A noção de agressividade em sua função de estabelecer a realidade do mundo, proposta pelo psicanalista inglês D. W. Winnicott, ajuda a entender os aspectos destrutivos da criação artística. Quando o escultor, pintor e desenhista Alberto Giacometti tenta ver a realidade, ele enfrenta a impossível e necessária tarefa de concluir as obras. Mas a obra torna-se o próprio gesto pendular de destruição e construção. Esse gesto abre no presente um hiato espacial e temporal, parecendo definir uma arte trágica (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  96
    Bergson e a busca metódica do tempo perdido.Izilda Johanson - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):21-29.
    Tendo como ponto de referência o pensamento de Henri Bergson e, a partir dele, a relação de identidade entre liberdade e criação, ação livre e ação criadora, este trabalho tem como propósito levantar algumas questões relativas à função do método em relação a uma filosofia que encara a arte, o artista e a atividade artística como exemplos de que o conhecimento acerca do real e do verdadeiro é possível e, justamente em virtude disso, os toma como paradigmas da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    A Grande Saúde e a Filosofia como Vivência.Jackson Daniel Adami - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (2):52-73.
    Resumo Aproximar vivência e criação de si explorando suas relações será um dos objetivos deste artigo, bem como elucidar a capacidade humana de dotar de sentido suas vivências, o que também não deixa de ser uma atitude artística perante a própria existência.To approach living and self creation exploring their relations will be one of the objectives of this paper, as well as to elucidate the human capacity to give meaning to their experiences, which is also an artistic attitude (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Philosophical manifestation in dance: bridging movement and thought.Feifan Wang - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400248.
    Resumo: A dança apresenta habilidades e ritmos sofisticados, ao mesmo tempo que incorpora um pensamento filosófico profundo, unindo expressão física e autorrealização. Entretanto, ela enfrenta desafios, como compreensão superficial, confiança expressiva reduzida e fraca integração com a filosofia. Este artigo começa apresentando os fundamentos da dança e suas técnicas de movimento. Depois, aprofunda-se na relação dialética entre dança e filosofia, examinando as dimensões artísticas e criativas da dança. Além disso, explora como as ideias filosóficas se manifestam na dança, aumentando seu (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    A rua é nossa: as intervenções urbanas do coletivo lesbiano Velcro Choque (Brasil) e as subjetividades libertárias.Débora Machado Visini - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):68-106.
    O presente artigo investiga as intervenções urbanas – pertencentes a um grupo composto por muitas manifestações artísticas realizadas no espaço público – que dialogam com a cidade. Compreendidas como práticas artísticas e socioespaciais, as intervenções urbanas do coletivo lesbiano Velcro Choque (Brasil) são analisadas a partir das potências que surgem com a ocupação das ruas da cidade e da esfera pública, já que tal ato coloca em cheque normas e narrativas históricas, que serão apontadas a partir do viés da crítica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    The art of photography in China: some observations on its aesthetic connotation.LeiYing Zhi - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400153.
    Resumo: A fotografia, como ferramenta, apresenta principalmente a relação entre pessoas e objetos, por meio do uso de elementos artísticos, como luz, sombra e cor, nas imagens. A criação de fotografias é uma atividade que requer inspiração e habilidades. Isso exige que os fotógrafos observem e pensem cuidadosa e profundamente sobre a estrutura geral do trabalho, a fim de tirar boas fotos que sejam artísticas e bem pensadas. O desenvolvimento e a popularização da fotografia, na sociedade atual, não podem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  23
    Qualquer Coisa a Ver Com a Cegueira: A Desconstrução da Autoridade Do Olhar Em Memórias de Cego, de Jacques Derrida.Bárbara Tortato - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O conteúdo do presente texto refere-se ao (re)pensar a experiência artística, tanto de criação quanto de percepção, sob a proposta da desconstrução da autoridade do olhar sobre a obra de arte, motivando-se, para tal, no livro Memórias de Cego, de Jacques Derrida. A obra em questão nos guia a uma nova hipótese do modelo ótico: Derrida nota que se estabelece uma relação com a obra de arte apenas dentro da possibilidade de relação entre alteridades, o que nos encaminha (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  7
    The Dante of Borges.Patrizia Di Patre & Carlos Hugo Aulestia Páez - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 30:191-205.
    Borges pretende operar uma identificação total entre o paradigma poético e as realizações artísticas de Dante. Essa é a razão da desconstrução sistemática da criação dantesca, assimilada à poética ideal em virtude da mesma conexão com a vida. Trabalhando no complexo de obras borgesianas dedicadas ao exame de diretrizes poéticas gerais e especificamente dantescas, será mostrado como os dois conjuntos representados configuram domínios idênticos, revelando bases epistemológicas coincidentes. No ápice das especificações de Borges a respeito de Dante encontraremos, portanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    Música e meio ambiente: ecologia sonora.Marisa Trench de Oliveira Fonterrada - 2004 - São Paulo, SP: Irmãos Vitalle Editores Ltda.. Edited by Yara Caznok.
    Este título da coleção "Conexões Musicais", de autoria da musicóloga e professora Marisa Fonterrada, relaciona aspectos musicais do meio ambiente, abordando os seguintes assuntos, entre outros: som e silêncio, sons do corpo, sons dos seres e fenômenos, características dos sons, sons de ontem e de agora, sons imaginados e criação e brincadeiras com os sons. Esta coleção, coordenada pela musicóloga Yara Caznok, visa apresentar ao leitor as várias conexões da música com outras expressões artísticas ou com disciplinas das ciências (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Espinosa e a tradição melancólica.Marcos F. De Paula - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:53.
    Desde o Problema XXX, atribuído a Aristóteles, uma longa tradição de filósofos, artistas e escritores vê a melancolia como afeto positivo ligado ao “homem de gênio” e à criação intelectual em geral. Do ponto de vista da teoria dos afetos de Espinosa, o problema da melancolia coloca um outro: como é possível que de uma tristeza profunda possa nascer a atividade intectual, artística, literária? Toda atividade é uma produção, uma alegria, aumento da potência de agir e pensar: como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Style and iconography – The blessed of Portugal and romanesque painting.Nuno Saldanha - 2010 - Cultura:105-120.
    O século XVII revelou-se bastante positivo no tocante ao enriquecimento do hagiológio lusitano, tendência que se conseguiu manter activa até inícios de Setecentos. Para além da canonização da Rainha Santa Isabel (1625), em 1671, o Papa Clemente X estende o culto de Gonçalo de Amarante (beatificado em 1561) à Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal, com missa e ofício litúrgicos próprios.Seguir-se-ão outros processos de infantas portuguesas, mais prolíferos em termos de produção artística e iconográfica, que (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  21
    Singularidade privada, vida cotidiana e necessidade religiosa: anotações lukacsianas sobre a arte.José Deribaldo Gomes dos Santos - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021020.
    O artigo busca desenvolver a articulação entre a pessoa privada e a necessidade religiosa. Toma-se como base o chão do cotidiano, dado que é ali onde o sujeito singular vivencia sua práxis. Com base na relação entre a vivência cotidiana do sujeito singular e sua elevação a um patamar superior de vivência, tematiza-se o papel da religião, da ciência e da arte no soerguimento desse sujeito a tal patamar superior de convivência. O texto, metodologicamente, realiza um estudo de caráter teórico-bibliográfico, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    Vestígios, “negrofuligens” e “feitiço”: rastros de africanidade na constituição de uma filosofia negro-brasileira.Elisangela de Jesus Santos & Ludmilla Lis Andrade De Lima - 2022 - Odeere 7 (1):217-234.
    Este artigo atende às provocações dos seres encantados que atuam na construção de nossa Filosofia afro-brasileira estimulando a criação de novas epistemologias através do fazer-negro centrado no mistério, na Força Vital, no diálogo com o Tambor e o Batuque e no poder da Palavra, todos estes saberes ancestrais que preenchem e conduzem nossa formação acadêmica como mulheres e pessoas negro-periféricas. Utilizaremos os termos “Filosofia afro-brasileira” ou ainda “Filosofia negro-brasileira” para tratar desses saberes sem que haja diferenciação entre eles. Somos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  26
    A partilha do sensível em lugares liminares: visibilidades e invisibilidades da memoria.Maria Dulce Simões - 2019 - Endoxa 44:91.
    Na fronteira hispano-portuguesa, a criação de lugares e atividades culturais dedicadas ao poeta Miguel Hernández configura uma «comunidade de partilha», que envolveu a produção de um público definido pela perceção e nomeação de injustiças atrozes, a que o poeta serve de interlocutor. As palavras do poeta trazem à experiência sensível vozes e testemunhos da repressão franquista, até então não reconhecidos na comunidade. Neste texto interrogo as formas de consenso e de dissenso expressas em processos de subjetivação política, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Avarte: Uma Alternativa Pedagógica À Exclusão Digital // Avarte: A Pedagogical Alternative To Digital Exclusion.Elisabeth Brandão Schmidt & Michelle Coelho Salort - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):59-71.
    O presente texto aborda o conceito de cultura como sendo toda a produção artística e científica, além dos costumes e crenças conservadas, de uma geração para outra. Traz como elemento fundamental da evolução humana a constituição da linguagem como forma de comunicação, discutindo as manifestações das tecnologias da inteligência como artefatos que servem de elementos constitutivos de nosso desenvolvimento. Revela que a cultura digital instaurada em nossos dias só pode ser concebida a partir de uma construção histórica que tem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  33
    Construção, criação E produção na filosofia da natureza de Schelling.Márcia Cristina Ferreira Gonçalves - 2015 - Doispontos 12 (2).
    Este artigo apresenta três teses fundamentais desenvolvidas por Friedrich Schelling em seu sistema de Filosofia da Natureza : A primeira responde à questão levantada por Kant sobre a possibilidade da construção na filosofia; a segunda baseia-se na interpretação do jovem Schelling sobre a teoria platônica sobre a criação da natureza; a terceira afirma a produtividade da natureza, com inspiração no conceito spinosana de natura naturans.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  13
    Criação "Do Direito" e Criação "de Direitos”: A Diferença Entre Interpretação e Ativismo Judicial e Respectivas Consequências.Zelia Luiza Pierdona & Verbena Duarte Brito de Carvalho - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):78-92.
    Objetiva-se, com o presente trabalho, apontar as diferenças entre o resultado de interpretação judicial e o ativismo judicial, cujas soluções são, respectivamente, a criação do Direito e a criação de direitos. As expressões estão diferentemente grafadas para vinculá-las a comportamentos distintos: "do Direito”, refere-se à regra extraída da ordem jurídica, enquanto "de direitos”, diz respeito a direitos subjetivos (reais ou ideais). O método utilizado foi o dialético, a partir da revisão bibliográfica e pesquisa jurisprudencial, com enfoque na (...) jurisdicional, cujo resultado permite constatar as diferentes realidades decorrentes da escolha do juiz, quando da prestação jurisdicional. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    Criação do mundo e consciência de si em Confissões, XIII, 1-3.Lorenzo Mammì - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Nos primeiros parágrafos do livro XIII das Confissões, Agostinho interpreta os primeiros versículos do Gênesis de maneira a entrelaçar criação do mundo, surgimento da consciência e história da conversão. Para isso, lança mão tanto da literatura neoplatônica quanto de uma tradição cristã já quase consolidada. Uma das fontes poderia ser o conjunto de tratados sobre a Trindade de Mário Vitorino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    Experiencia artística y educativa configuradora de procesos de subjetivación.Carlos Alveiro Morales - 2024 - Revista Disertaciones 13 (2):133-155.
    El presente escrito problematiza algunas experiencias artísticas y educativas, en tanto configuradoras de procesos de subjetivación de estudiantes y profesores de un programa de pregrado en la universidad. La investigación adelantada con diseño biográfico-narrativo y crítico, recurre al relato, la hermenéutica reflexiva de Paul Ricœur y asume la crítica desde la perspectiva de Foucault, como caminos o formas de ver, que en sano criterio pueden contribuir a comprender y transformar las prácticas de aula. Los participantes fueron seleccionados mediante un muestreo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Na criação, uma espiritualidade cristã que descolonializa.Diego Irarrázaval - forthcoming - Horizonte:1397.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Criação e Criatividade Como Expressão da Liberdade: Uma Abordagem Inclusiva Em Merleauponty, Foucault e Waldenfels.Márcio Junglos - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):242-259.
    Este artigo tem a finalidade de desenvolver o tema da liberdade dentro de uma perspectiva inclusiva em Foucault, Merleau-Ponty e Waldenfels. Não pretendemos, metodologicamente, nos ater às diferenças peculiares entre tais filósofos, embora elas venham surgir naturalmente, mas abordaremos suas incomensuráveis contribuições para o tema. O tratamento a estes filósofos transcenderá os parâmetros de uma análise superficial para uma análise que os dirija a origem da problemática. Dessa maneira, buscaremos aprofundar os métodos por eles estudados, como o retorno fenomenológico em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  31
    Utopías artísticas de revuelta by Julia Ramírez Blanco.Fernando José Pereira - 2016 - Utopian Studies 27 (3):646-649.
    The book Utopías artísticas de revuelta is written in an experiential and engaged style. This dual format entails a whole range of inherent issues and limitations. It is, however, a choice that the author mentions early in the preamble in a clear and transparent manner.The book refers to artistic interventions and the very concept of art itself in a comprehensive way, considering art as well as all visual interventions that appear in the protests and in the various situations that are (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  25
    A criação de si entre a parrêsía E a hipocrisia: Etopoiêtica do cuidado de si.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):351-371.
    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Liberdade, criação e finitude em Sartre: da qualidade singular à generosidade.Marcelo Prates - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):1-21.
    O objetivo deste artigo é apresentar a noção de criação no pensamento de Sartre. Tal noção não é predominante nos primeiros textos. Procuramos demostrar seu lugar no pensamento do filósofo. Primeiramente recorremos ao texto dos Cahiers pour une morale onde tal noção ocupa um lugar fundamental. Em seguida, mostramos como tal análise é retomada sobretudo na Critique de la Raison Dialectique. Tal análise explicitará o teor da criação como processo de singularização, de modo que o ser do indivíduo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 974