19 found
Order:
Disambiguations
Guilherme Felipe Carvalho [11]Gustavo Carvalho [1]Gian Mafalda Carvalho [1]Gary Carvalho [1]
G. Carvalho [1]Gil B. Carvalho [1]Gian M. Carvalho [1]Guilherme Paiva de Carvalho [1]

Not all matches are shown. Search with initial or firstname to single out others.

  1. Interoception and the origin of feelings: A new synthesis.Gil B. Carvalho & Antonio Damasio - 2021 - Bioessays 43 (6):2000261.
    Feelings are conscious mental events that represent body states as they undergo homeostatic regulation. Feelings depend on the interoceptive nervous system (INS), a collection of peripheral and central pathways, nuclei and cortical regions which continuously sense chemical and anatomical changes in the organism. How such humoral and neural signals come to generate conscious mental states has been a major scientific question. The answer proposed here invokes (1) several distinctive and poorly known physiological features of the INS; and (2) a unique (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  2. Coordinating virus research: The Virus Infectious Disease Ontology.John Beverley, Shane Babcock, Gustavo Carvalho, Lindsay G. Cowell, Sebastian Duesing, Yongqun He, Regina Hurley, Eric Merrell, Richard H. Scheuermann & Barry Smith - 2024 - PLoS ONE 1.
    The COVID-19 pandemic prompted immense work on the investigation of the SARS-CoV-2 virus. Rapid, accurate, and consistent interpretation of generated data is thereby of fundamental concern. Ontologies––structured, controlled, vocabularies––are designed to support consistency of interpretation, and thereby to prevent the development of data silos. This paper describes how ontologies are serving this purpose in the COVID-19 research domain, by following principles of the Open Biological and Biomedical Ontology (OBO) Foundry and by reusing existing ontologies such as the Infectious Disease Ontology (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. "Husserl e a ideia da filosofia" de Paul Landsberg.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):154-160.
    Tradução de um artigo do discípulo de Husserl, Paul Landsberg, publicado em 1939, onde o autor tece algumas considerações sobre a ideia que Husserl tinha da filosofia.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  58
    O problema do relativismo na ciência rigorosa de Husserl.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Revista Opinião Filosófica 15 (2):1-19.
    O presente artigo almeja refletir sobre a problemática enfrentada por Husserl em seu projeto de construção de uma ciência rigorosa. Em Philosophie als strenge Wissenschaft, obra na qual o pensador ilustra com mais detalhes a sua pretensão, há dois obstáculos a serem superados, segundo Husserl, expressos na forma do historicismo e do naturalismo. Ambos os conceitos por relativizar a verdade e reduzi-la a uma compreensão material, estão destinados ao ceticismo. Disso resulta que uma fenomenologia pura, que reúne as condições de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  52
    A destinação do erudito em Fichte.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Aufklärung 11 (2):127-138.
    This article aims to examine Johann Gottlieb Fichte's lectures on the destination of the erudite, in particular his contributions to thinking about ethics. In this writing, the philosopher makes a series of reflections on the role of each individual in society, and states that each one has a vocation to be freely chosen, and therefore exercised. Since human beings are essentially dignified, they are allowed to use only things and not their fellow human beings: as a result, they are their (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A fenomenologia de Edmund Husserl há trinta anos memórias e reflexões de um estudante de 1909.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Revista Diaphonía 10 (2). Translated by Guilherme Felipe Carvalho.
    Durante vários anos, Jean Héring (1890-1966) foi professor de teologia na Université de Strasbourg. Um fato pessoal que o marcou definitivamente, foi o privilégio de ter sido discípulo de Husserl, em Göttingen. Nesta oportunidade, também teve contato com outros representantes da fenomenologia, como Edith Stein, Adolf Reinach e Alexandre Koyré. No breve texto a seguir, datado de 1939, um ano antes da morte de Husserl, Héring relembra a sua chegada em Göttingen, no ano de 1909 e o modo como Husserl (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Se não há Deus, tudo é permitido? Entre Dostoiévski e Immanuel Kant.Guilherme Felipe Carvalho & Antônio Salomão Neto - 2023 - Problemata Revista Internacional de Filosofia 14 (1):137-148.
    O presente artigo pretende explorar a máxima contida em Os irmãos Karamázov (se não há Deus, tudo é permitido?) à luz do pensamento de Immanuel Kant. Para tanto, se vale do pensamento de Dostoiévski apenas na medida em que ele serve como auxílio na apresentação da ideia de Deus e de sua relação com a posição do ateu. Tendo em vista a filosofia kantiana, buscamos não apenas a apresentação dessa ideia, mas também sua relação com o ato moral e com (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Pressupostos para uma educação moral em Kant e Fichte: dos cuidados com a criança ao papel do erudito.Guilherme Felipe Carvalho & Ezequiel Barros Barbosa de Jesus - 2023 - Revista Periagoge 6 (1).
    O presente artigo almeja refletir sobre os pressupostos educacionais presentes na obra Sobre a Pedagogia, de Kant e A destinação do erudito, de Fichte. Quanto a Kant, buscar-se-á demonstrar a importância que o pensador confere a uma sólida formação na infância, que será refletida no adulto do futuro. No que se refere a Fichte, o pensador, partindo de pressupostos kantianos, reafirma a importância da construção de uma sociedade moral, na qual cada indivíduo tem uma vocação a ser exercida livremente e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Husserl e Hume.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Estudos Hum(E)Anos 11 (1):74-83.
    A tradução a seguir tem como pretensão demonstrar o modo como Gaston Berger (1896-1960) em seu texto Husserl et Hume, promove uma articulação entre a fenomenologia de Edmund Husserl e o empirismo de David Hume. No texto, o autor apresenta a maneira como a fenomenologia ao valorizar a experiência (tendo-a como imprescindível) se aproxima da filosofia de Hume, e ao tratá-la como insuficiente por si mesma, acaba por estabelecer uma estreita relação com o idealismo transcendental kantiano. O fato é que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Da crítica do ceticismo à construção de uma fenomenologia pura.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Controvérsia 19 (1):54-73.
    O presente artigo almeja demonstrar que em Einleitung in die Logik und Erkenntnistheorie, de 1906/07, por meio de uma crítica ao ceticismo, Husserl promove uma mudança que será significativa no desenvolvimento posterior de sua filosofia: a introdução da εποχή. Ao contrário do ceticismo grego, tal conceito em Husserl, ao suspender o juízo, busca um dado indubitável: o ego. Isso proporciona com que Husserl supere o ceticismo, tanto em sua face dogmática (negação de possibilidade de todo o conhecimento), quanto crítica (suspensão (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A ciência rigorosa em Husserl.Guilherme Felipe Carvalho - 2022 - Pólemos – Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília 11 (24):101-117.
    O presente artigo almeja demonstrar o projeto de Husserl, de construção de uma ciência rigorosa. Primeiramente, demonstrar-se-á como oconceito pode ser utilizado como um recurso à tentativa psicologista de fundamentação da teoria do conhecimento. Para tal, é imprescindível a distinção entre leis ideais e leis fáticas, isto é, entre o plano real e ideal. Por fim, almeja-se demonstrar queembora o termo “rigor” apareça ao público principalmente em seu artigo Philosophie als strenge Wissenschaft(1911), é possível notar que esta pretensão acompanha, de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Da suspensão do juízo ao dado apodítico: o objeto da fenomenologia de Husserl em 1907.Guilherme Felipe Carvalho - 2023 - Revista Alamedas 11 (2):101-113.
    O presente artigo tem como objetivo refletir acerca do modo como na crítica do conhecimento, Husserl passa da suspensão do juízo à afixação de um dado apodítico, revelado através do cogito. Para tal, através da análise de alguns elementos presentes em Die Idee der Phänomenologie, de 1907, almeja-se demonstrar que o dado apodítico encontrado por Husserl está envolvido na pergunta sobre a legitimidade do conhecimento. Deste modo, a fenomenologia husserliana se apresenta como a doutrina universal da essência, uma proposta que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  52
    Time and space in biogeography: Response to Parenti & Ebach.M. De Bruyn, B. Stelbrink, T. J. Page, M. J. Phillips, D. J. Lohman, C. Albrecht, R. Hall, K. von Rintelen, P. K. L. Ng, H.-T. Shih, G. R. Carvalho & T. von Rintelen - 2014 - Journal of Biogeography 40 (11):2204-2206.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Edmund Husserl e a fundação do idealismo fenomenológico-transcendental.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
    A presente dissertação almeja analisar, a partir de Husserl, a forma com que o idealismo transcendental contribui na construção de uma fenomenologia enquanto fundamento de toda a filosofia. Para tal, o primeiro capítulo tem como foco determinar quais são os elementos que conduzem Husserl à virada transcendental. O segundo capítulo concentra-se na tarefa de apresentar a especificidade que Husserl confere ao seu idealismo, principalmente em relação a Kant. O terceiro e último capítulo, tem o objetivo de apontar o papel atribuído (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    Pensamento pós-colonial, gênero e poder em María Lugones: multiplicidade ontológica e multiculturalismo.Guilherme Paiva de Carvalho - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):311-338.
    Resumo: O artigo objetiva refletir sobre as concepções de gênero, poder, multiplicidade e multiculturalismo, em María Lugones, analisando o modo como sua teoria se associa ao pensamento pós-colonial. Para tanto, aborda a perspectiva do pensamento pós-colonial e a noção de colonialidade do poder, considerando o sistema moderno/colonial de gênero. As teorias pós-coloniais criticam o paradigma epistemológico do Ocidente e a hierarquização baseada na distinção entre humanos e não humanos, colonizador e colonizado. Em sua análise do sistema moderno/colonial, María Lugones introduz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  28
    The Barcode of Life Initiative: Reply to Dupré, Hollingsworth and Holm.Filipe Costa & Gary Carvalho - 2007 - Genomics, Society and Policy 3 (2):1-5.
    Almost 250 years after the publication of the taxonomy-founding work Systema Naturae, by Carl Linnaeus, the inventory and catalogue of the planet's biodiversity is still far from complete: only ca 1.5 to 1.8 million of an estimated 10+ million species are so far described. Notwithstanding the remarkable merits of the Linnean system, the task is too vast ever to be completed using current conventional approaches. Such a staggering reality, and the customary difficulty that the scientific community and society in general (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Final report. A qualitative investigation into the use of withdrawal.E. de BenderDusch, M. F. McCann, S. Mayor, E. Hardy, L. C. Santos, M. J. Osis, G. Carvalho, J. G. Cecatti & A. Faundes - 1998 - Journal of Biosocial Science 30 (2):193-225.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  48
    Biology teachers’ conceptions about the origin of life in Brazil, argentina, and uruguay: A comparative study.Heslley Machado Silva, Pierre Clément, Isabela Maria Silva Leão, Tiago Valentim Garros & Graça Simões Carvalho - 2017 - Zygon 52 (4):943-961.
    Teachers’ conceptions about the origin of life in three Latin American countries with contrasting levels of secularism were analyzed: Argentina, Brazil, and Uruguay. A European survey questionnaire was used and the interpretation of the results drew on Barbour's four categories concerning the relationships of science and religion. A large majority of Argentinian and Uruguayan teachers were clearly evolutionist, even when believing in God, with no difference between Argentina and Uruguay. The majority of Brazilian teachers assumed a religious position about the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Educação Ambiental no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência: trabalho colaborativo entre universidade e escola pública no interior da Bahia.Silvana do Nascimento Silva & Graça Carvalho - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (12):7-26.
    The programme PIBID-EA intends to closer licensees of undergraduate teaching courses with the reality of public schools. By promoting the teacher-researcher training on the basis of implementing collaborative actions between universities and partner schools it aims at encouraging critical questioning of environmental issues, providing appropriate conditions for PIBID-EA-grant fellows initiate school teaching. University lecturers, elementary school supervisors and the school community collaborate in partnership to improve knowledge and develop values and skills for students acting in favour of sustainable society, where (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark