Results for 'Inácio Strieder'

49 found
Order:
  1.  23
    (1 other version)L’action, l’impartialité et le jugement de l’histoire.Inácio Helfer - 2019 - Hegel Jahrbuch 2019 (1):545-551.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A formação do ethos contempor'neo: desafios à educação // The formation of contemporary ethos: challenges to education.Roque Strieder & Tedesco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):96-116.
    Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O estudo tem caráter qualitativo e busca em referenciais teóricos . C ontempla uma reflexão aberta a respeito do alvorecer da razão na modernidade, que lança o ser humano ao centro do universo . Ao fazê-lo, fragmenta a formação do ethos, vórtice que alcança a contemporaneidade. Na sequência traz suportes teóricos, com base, principalmente nas concepções de Agamben, Bauman,Vaz, entre outros, acerca da ainda possibilidade formativas de construção da comunidade humana. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  96
    Os bens sociais são sempre bens convergentes?Inácio Helfer - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):163-185.
    Uma interpretação corrente do fenômeno social ensina que todos os bens coletivos são bens convergentes. As concepções bem-estarista e utilitarista na economia e na filosofia, respectivamente, são os seus principais expoentes. A tese consiste em aceitar que “totalidades sociais” são inexoravelmente compostas de “partes” e que, por isso, na base de cada bem público ou social se encontrariam sempre os indivíduos, os quais seriam, em última análise, responsáveis pela sua existência. Assim, os bens públicos seriam bens para os quais convergem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  10
    Verbalizando o despertar da consciência de resistência à sujeição cultural: insurgir-se para desaprender e reaprender.Inácio Márcio de Jesus Fernando Jaquete, Cyntia Simioni França & Abdala Mussa Inaque - 2023 - Ágora – Revista de História e Geografia 25 (2):169-193.
    A partir de 1960 vários países do continente africano proclamaram as suas “independências” política e administrativa do jugo colonial, fruto de conquistas efetivadas por um lado, por meio de negociação pacífica e por outro lado, pela luta armada. E foi por meio desta última que os moçambicanos alcançaram a independência nacional, à 25 de Junho de 1975. Pensadores e teóricos pós-coloniais movidos pela constatação da prevalência das colonialidades de poder vêm questionado as independências. É nesse viés que tecemos esse artigo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  87
    Arquitectura Como Una Multi-Disciplina.Sebastián Inacio-Ceres - 2022 - Metatheoria – Revista de Filosofía E Historia de la Ciencia 12 (2):1-15.
    El debate por una Epistemología del Diseño en Argentina ha coincidido en sostener que estas disciplinas afrontan una diversidad de variables y producen una serie de beneficios que la posicionan como una categoría autónoma, diferente del Arte, la Tecnología y la Ciencia; argumento circular que impide una epistemología sin contradicciones. Forzando el cientificismo de M. Bunge, el objetivo de este trabajo fue indagar el posicionamiento de la Arquitectura como una multi-disciplina científica, análogamente al concepto bungeano sobre la medicina: parte C. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    A concepção filosófica da história em ato e suas categorias fundamentais.Inácio Helfer & Polyana Tidre - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e35910.
    Neste artigo propomos fazer uma breve reconstrução da concepção filosófica da história em Hegel a fim de podermos apresentar os aspectos determinantes através dos quais, para o filósofo, a história se exibiria ao pensamento, bem como expor seu entendimento da história em ato. Para além das categorias “passado”, “presente” e “futuro”, Hegel, à maneira dos Iluministas e de sua aproximação entre história e progresso ou perfectibilidade, oferece um entendimento da história como “progresso na consciência da liberdade”. Analisaremos em que consiste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Considerações sobre O futuro da história em Hegel.Inácio Helfer - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1009-1019.
    Nos últimos anos de vida do filósofo de Berlim, ele emitiu alguns comentários sobre as dificuldades de o espirita se realizar concretamente na história. A objetivação do espirita estaria enfrentando sérias dificuldades com o engendramento geração de uma sociedade livre e autônoma. A determinação concreta da ideia da liberdade, na imediação de um povo, precisa ser projetada para o futuro da história. Estabelecemos, então, considerações sobre o futuro da história em Hegel tentando mostrar como ele não perdeu de vista a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Apresentação do dossiê Hannah Arendt.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel, João Victor Rosauro, Castor M. M. Bartolomé Ruiz, Renata Adrian Ribeiro S. Ramos & Denise Narli da Silveira - 2024 - Controvérsia 20 (1):1-5.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Apresentação.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel, Joel Decothé Jr, Luciane Luisa Lindenmeyer & Polyana Tidre - 2022 - Controvérsia 18 (1):01-03.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  36
    L’Agent Humain: Aspects de la Théorie Hégélienne de l’action d’après Taylor.Inácio Helfer - 2017 - Hegel-Jahrbuch 2017 (1):388-393.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Entre Honneth e Hegel: da liberdade à eticidade em o direito da liberdade.Polyana Tidre & Inácio Helfer - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):215-246.
    O presente trabalho tem por objeto o retorno a Hegel proposto por Axel Honneth, em O direito da liberdade. Ante as concepções de liberdade negativa e reflexiva - segundo ele, “conceitos de liberdade individual que não levam adequadamente em conta a sua dependência em relação à mediação objetiva” -, Honneth se preocupa em oferecer uma compreensão alternativa, mais larga, de liberdade, que ele nomeia, atribuindo-a diretamente a Hegel, de liberdade social. Tal liberdade, ao contrário da liberdade meramente jurídica ou moral, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  15
    (2 other versions)Apresentação.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel & João Victor Rosauro - 2023 - Controvérsia 19 (3):1-3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    (4 other versions)Apresentação.Inácio Helfer & Luis Miguel Rechiki Meirelles - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Apresentação.Inácio Helfer, Jaison M. Partchel, João Victor Rosauro & Gustavo Oliva de Oliveira - 2024 - Controvérsia 20 (3):1-4.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo.David Inácio Nascimento - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):539-560.
    Muitos filósofos utilizaram o jornalismo como meio para expressar suas ideias. Depois da Segunda Guerra Mundial, por exemplo, Sartre, Adorno, Arendt, publicaram em jornais ou concederam entrevistas problematizando aquele evento: seus motivos, consequências e, sobretudo, as formas de evitar outras catástrofes. A partir de 1960, na França, Michel Foucault teve intensificada sua relação com jornais e jornalistas: concedeu entrevistas; participou de debates; publicou informativos e respostas a críticos; e, inclusive, atuou na criação do jornal Libération, em 1972. Quanto aos escritos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  32
    Psychometric Properties of a Short Version of the Impulsiveness Questionnaire UPPS-P in a Brazilian Adult Sample: Invariance for Effects of Age, Sex and Socioeconomic Status and Subscales Viability.Sabine Pompeia, Luanna Maristella Inacio, Rafaella Sales de Freitas, Gislaine Valverde Zanini, Leandro Malloy-Diniz & Hugo Cogo-Moreira - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Learning to live together in peace and harmony: um olhar comprometido com a formação humana // Learning to live together in peace and harmony: a look committed to human formation.Claudemir Inacio dos Santos & Policarpo Junior - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (2):94-111.
    Viver de forma autônoma, em paz e em harmonia ainda é um estorvo para os seres humanos. O documento Learning to live together in peace and harmony, publicação conjunta da UNESCO-APNIEVE, retrata essa dificuldade e expressa os desafios políticos, econômicos, sociais, étnicos e culturais que os habitantes da região Ásia-Pacífico enfrentam para aprender a viver de maneira autônoma, pacífica e harmoniosa. O documento defende que o caminho para esse processo é mudar o modelo vigente, voltado para criar uma força de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    A idolatria em Vilém Flusser.Jair Inácio Tauchen - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41863.
    A pesquisa demonstra que a nova magia na contemporaneidade se dá por meio da ritualização de programas, que são estruturados com a clara intenção de programar o comportamento idolátrico da sociedade. A partir da teorização de Vilém Flusser examina-se o processo idolátrico das imagens que transforma as pessoas em sombras das imagens, presas ao desejo da imortalidade. O problema reside em saber como o ser humano se ocupará de símbolos, códigos, sistemas e como será sua vida nesse ambiente imaterial. Até (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Democracia e justiça econômica: uma abordagem a partir de Hugo Hassmann e Franz J. Hinkelammert.Jair Inácio Tauchen - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):40.
    O texto tem por objetivo analisar e desenvolver uma crítica filosófica sobre o sistema capitalista globalizado, que atinge a vida de muitos no mundo todo influenciando não apenas o campo econômico, mas a vida concreta das pessoas, tendo como base teórica pensadores da Escola do DEI, Costa Rica. Trata-se de um processo injusto apadrinhado pelas teorias econômicas e pela realidade da escassez dos bens econômicos, que articula dois polos opostos: um que ao mesmo tempo domina, explora e exige sacrifícios, provoca (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Bens irredutivelmente sociais como pressuposto para a defesa de direitos coletivos.Odair Camati & Inácio Helfer - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):174-185.
    O presente estudo analisa o conceito tayloriano de bens irredutivelmente sociais. Além disso, visa avaliar a possibilidade da existência de bens intrinsecamente sociais, ou se todos os bens, em última análise, devem ser compreendidos apenas como bens originariamente formulados enquanto bens individuais. Caso existam bens intrinsecamente sociais, que consequências podem ser derivadas no que tange à discussão em torno dos direitos coletivos? O tratamento destas questões é levado à cabo no artigo Bens irredutivelmente sociais, de Charles Taylor, onde o filósofo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  24
    O movimento operário E a formação do trabalhador.Luiz Inácio Gaiger & Daniela de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):91-96.
    O artigo tem como foco a participação das organizações operárias na formação educacional do trabalhador rio-grandense. Com base na análise de obras repertoriadas sobre o tema, identifica, de um lado, os aspectos em destaque na bibliografia e, de outro, as experiências operárias mais significativas para a formação do trabalhador. Centra-se na Primeira República, revisando a literatura e caracterizando as práticas pedagógicas e a influência das correntes anarquistas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  20
    O fenômeno da idolatria: um diálogo teológico e filosófico.Jair Inácio Tauchen - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34599.
    A pesquisa apresenta o fenômeno da “idolatria” através de um diálogo interdisciplinar entre teologia e a filosofia. O aporte conceitual examina a idolatria enquanto expressão da divindade que oprime e exige a imolação de sacrifícios humanos. O problema consiste em saber se a idolatria acontece somente através do culto aos ídolos ou pode se desenvolver mesmo sem imagens? A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  20
    Do Suspiro À Sátira: Niilismo e Humor Em Cioran.Rodrigo Inácio R. Sá Menezes - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):73-100.
    Uma exegese filosófica da problemática do niilismo na obra de Cioran, partindo de uma análise lexicográfica dos usos discursivos deste conceito, mas sem se limitar a ele (que está longe de ter um estatuto privilegiado no discurso cioraniano). Levando em conta a reviravolta que marca uma cisão no âmago da obra de Cioran, na transição entre seus escritos romenos e franceses, e combinando à lexicografia um procedimento propriamente hermenêutico do tema do niilismo, conclui-se com uma reflexão sobre o nexo entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Reflexões teórico-metodológicas sobre o ser e fazer-se professora no Piauí no século XX: história de vida de Nevinha Santos.Jane Bezerra Souza & Geraldo Inácio Filho - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):241-267.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    SODRÉ, Nelson Wemeck. Ideologia do colonialismo. 2ed; Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1965. 253 p.(Retratos do Brasil, 31). [REVIEW]Geraldo Inácio Filho - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):131-132.
    O autor estuda os reflexos da ideologia do colonialismo no pensamento brasileiro. Escolhe um representante de cada época. Do período colonial o eleito é o bispo Azeredo Coutinho, economista, partidário da unidade entre Portugal e Brasil, entre metrópole e colônia. Vê identidade de interesses entre uma e outra. O segundo a ter a obra estudada foi José de Alencar, um romancista da ordem escravocrata. É realçada a sua importância como "fundador do romance brasileiro" e as influências que sofre de Chateaubriand (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Schopenhauer e Cioran: filosofias paralelas.Juan Pablo Enos Santana Santos & Rodrigo Inácio Ribeiro de Sá Menezes - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e84362.
    Trata-se de uma análise das afinidades da filosofia de Schopenhauer (1788-1860) no pensamento de Emil Cioran (1911-1995). Autor influente na Romênia desde o século XIX, Schopenhauer é considerado uma das principais referências de Cioran. As fichas de leituras, cartas, expressões e os temas abordados por Cioran constituem uma gama de argumentos para aproximação do filósofo romeno ao filósofo do pessimismo.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. A Contrubição dos Pressupostos de Paulo Freire para o Ensino da História.Edivaldo Pereira da Silva, Maria da Glória Sobral Wanderlei & Sérgio Inácio da Silva - 2010 - História 25:03.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    Racial and income‐based affirmative action in higher education admissions: Lessons from the Brazilian experience.Rodrigo Zeidan, Silvio Luiz de Almeida, Inácio & Neil Lewis - forthcoming - Journal of Economic Surveys.
  29.  16
    Notícia sobre a pesquisa de fontes Histórico-educacionais no Tri'ngulo Mineiro e Alto Paranaíba.José Carlos Souza Araújo, Wenceslau Gonçalves Neto, Geraldo Inácio Filho, Décio Gatti Júnior & Marilza Abranhão P. de Resende - 2008 - Educação E Filosofia 10 (19):115-127.
    O presente GT se constituiu a partir de convite recebido pelo atual coordenador do GT para participar de um Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Educação e Sociedade no Brasil" em setembro de 1991. Desde então, reuniu um grupo de professores, que vem trabalhando no levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de interesse para a história da educação brasileira. [...] Palavras-chave: educação; história; fontes histórico-educacionais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    História de uma instituição escolar secundária e sua cultura material: o Ginásio Mineiro de Uberl'ndia.Giseli Cristina do Vale Gatti, Geraldo Inácio Filho & Décio Gatti Junior - 2009 - Educação E Filosofia 23 (46):119-144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  17
    Identidades cristãs e práxis judaizante na Ásia Menor romana do século II d.C.: Um exame das epístolas de Inácio de Antioquia.Monica Selvatici - 2020 - Dialogos 24 (2):325-341.
    Este artigo se insere no quadro maior dos estudos sobre as identidades no cristianismo antigo. A questão central é compreender de que formas as práticas populares se relacionam com o desenvolvimento e a manifestação das identidades cristãs. Como práticas populares elegemos as práticas de judaização, entre os não judeus adeptos da fé em Cristo, existentes no contexto das comunidades cristãs. A judaização é assim compreendida porque foge à instrução/controle das autoridades e da elite intelectual cristã. O recorte espaço-temporal do presente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A obra dispersa e pouco conhecida di Inácio de Morais.Aires Pereira do Couto - 1998 - Humanitas 50:785-818.
  33.  22
    Para uma análise da filosofia de Inácio Monteiro.António Martins - 1973 - Revista Portuguesa de Filosofia 29 (3):267 - 288.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Walter Benjamin, leitor de Santo Inácio de Loyola e Marcel Proust: Tecendo Analogias.Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama - 2010 - A Parte Rei 68:14.
  35.  24
    Comentário ao artigo “Entre Honneth e Hegel: da liberdade à eticidade em o direito da liberdade” de Polyana Tidre e Inácio Helfe.Vanja Grujić - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):247-252.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Twenty Theses on Politics.Enrique Dussel - 2008 - Duke University Press.
    First published in Spanish in 2006, _Twenty Theses on Politics_ is a major statement on political philosophy from Enrique Dussel, one of Latin America’s—and the world’s—most important philosophers, and a founder of the philosophy of liberation. Synthesizing a half-century of his pioneering work in moral and political philosophy, Dussel presents a succinct rationale for the development of political alternatives to the exclusionary, exploitative institutions of neoliberal globalization. In twenty short, provocative theses he lays out the foundational elements for a politics (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  37. Twenty Theses on Politics.George Ciccariello-Maher (ed.) - 2008 - Duke University Press.
    First published in Spanish in 2006, _Twenty Theses on Politics_ is a major statement on political philosophy from Enrique Dussel, one of Latin America’s—and the world’s—most important philosophers, and a founder of the philosophy of liberation. Synthesizing a half-century of his pioneering work in moral and political philosophy, Dussel presents a succinct rationale for the development of political alternatives to the exclusionary, exploitative institutions of neoliberal globalization. In twenty short, provocative theses he lays out the foundational elements for a politics (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  38.  11
    Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?).Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):95-97.
    Este artigo visa refletir sobre a resposta de trabalho desenvolvida pela disciplina MTP (Métodos e Técnicas de Pesquisa), conhecida e denominada pelo corpo discente como Muito Tempo Perdido. Esta reflexão, apesar de acalentada há um certo tempo, mais precisamente desde 1985, logo após o concurso prestado por este autor para o ingresso na carreira universitária, somente agora, em julho de 1986, foi motivada pelo artigo “A MELHORIA DO ENSINO E OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS”, de Geraldo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  25
    Experiências que grafitam o corpo e o viver - Entrevista com Josemar Blures.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Josemar Blures de Souza Dias - 2023 - Odeere 8 (1):47-58.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  33
    Les contradictions d'un parti au pouvoir.Clovis de Barros Filho & Bernardo Issler - 2005 - Hermes 42:189.
    Le président Brésilien Luiz Ignacio Lula da Silva a assis son pouvoir sur sa personnalité et des origines populaires qui rompent toute idée de compromission avec les élites. Mais si sa personnalité lui permet de ne pas être une émmanation de son parti , il n'en est pas moins dépendant, pour l'entretien de son image, de celui-ci et des luttes opaques qui s'y déroulent .Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva has based its power on his personality and popular origins (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  42
    Sensus ecclesiae in revelatione: O sentido de igreja a partir da história da salvação.Fernando Lorenz - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):93-107.
    O presente artigo pretende compreender o ser da Igreja inserido na história enquanto mistério de comunhão. Os textos bíblicos do AT manifestam a entidade teológica denominada Igreja que encontra o seu sentido pleno nos textos do NT. Os escritos de Inácio de Antioquia nos remetem a afirmação de que a eclesiologia se funda sobre a cristologia. A eclesiologia de São Irineu de Lião é caracterizada pelo tema da recapitulação e da tradição. Encontramos, também, em Cipriano uma eclesiologia da unidade. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Corpo, mente e memória: por isso, escrevo - Entrevista com Luís Fulano de Tal.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Luís Carlos de Santana - 2023 - Odeere 8 (1):34-46.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    A educação integral: a escola como direito na perspectiva da humanização e da cidadania.Maria Cristiani Gonçalves Silva - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):136-153.
    Apresenta os fundamentos históricos do conceito de Educação Integral e do alcance dessa expressão na Filosofia da Educação e na dimensão política do termo. Debate as questões de Educação de Tempo Integral analisando as teorias e práticas de ampliação de jornadas na organização da Educação e da Escola no Brasil, decorrente dos modelos ocidentais. Apresenta as principais experiências de Educação Integral e de organização de Escolas de Tempo Integral no Brasil e explora suas originalidades, suas características e suas contradições. Apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  19
    La construction médiatique d'un président communiquant.Juremir Machado da Silva - 2005 - Hermes 42:196.
    Après deux ans de pouvoir de Luiz Inacio Lula da Silva, un bilan de cette expérience unique dans la culture politique brésilienne d'une arrivée au pouvoir d'un ouvrier, syndicaliste, peut être tentée. Il s'agit surtout de répérer le changement de paradigme opéré par le président, tant du point de vue du réalisme politique que de celui de la mutation de l'homme lui-même.After two years of power Luiz Inacio Lula da Silva, an overview of this unique experience in Brazilian political culture (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Lula 2018: estratégias de campanha permanente no Facebook.Rejane de Oliveira Pozobon & Andressa Dembogurski Ribeiro - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (1).
    O contexto político brasileiro tem sido permeado por acontecimentos que alteram a construção das estratégias comunicacionais utilizadas pelos atores políticos. A utilização da ambiência digital como fonte de relacionamento entre político e cidadão impulsionou o que estudiosos compreendem como campanha permanente. É a partir destas circunstancias que objetivamos, neste artigo, analisar a construção das estratégias de campanha permanente utilizadas por Luís Inácio Lula da Silva, na sua página no Facebook. Buscaremos responder os nossos questionamentos por meio de proposições presentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    A linguagem filmográfica e a representação estética de Lula em documentários.Bruno Novaes Araujo - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):73-95.
    Esse artigo é um resumo de uma tese de doutorado iniciada em 2017 que tem como objetivo analisar onze filmes do gênero documentário que abordam a liderança política de Luiz Inácio Lula da Silva ao longo de sua trajetória no cenário nacional. Discuto, entendendo os documentários como fontes narrativas, o tipo de liderança política de Lula nos momentos específicos de suas produções, analisando esteticamente como ele foi representado pelos diversos diretores. Como objetivo específico, busco identificar traços do fenômeno político (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    'Ratio Studiorum' dos Jesuítas: carisma, inovação, actualidade.M. Pereira Gomes - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (3):219 - 227.
    Em Janeiro de 1599 era promulgado o documento que. hoje em dia. se reconhece como constituindo o Sistema Educative) dos Jesuítas. geralmente denominado "Ratio Studiorum". Documento que tern uma historia. que é experiência aplicada e uma inspiração. Para a história contribuiram. de forma mais explícita. pessoas como Inacio de Loiola. com a sua experiencia permanentemente reflectida e partilhada: Jeronimo Nadal por muitos considerado o segundo fundador dos jesuitas. pelo empenho e acerto na fundaçao de colégios para alunos externos: Cláudio Aquaviva, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  38
    The 1570 martyrdom of Blessed Ignatius de Azevedo and his thirty nine companions in the hagiography of the Society of Jesus between the 16th and 19th centuries. [REVIEW]Maria Cristina Osswald - 2010 - Cultura:163-186.
    No dia 15 de Julho de 1570 o recém-eleito Provincial do Brasil, Inácio de Azevedo, trinta e sete companheiros e um candidato à Companhia foram martirizados às mãos dum grupo de huguenotes no mar em frente à Ilha de Palma, Canárias. No dia seguinte foi martirizado o irmão Simão Costa. Estes quarenta mártires (32 portugueses e 8 castelhanos) são normalmente designados como os Mártires do Brasil, pois dirigiam-se à missão do Brasil. Uma bula de 21 de Setembro de 1742 (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    Como teria lido, Aristóteles, os 'Exercícios Espirituais? A leitura de 'De Anima' II 7-12 por Francisco de Toledo, Francisco Suárez e Manuel Góis. [REVIEW]Mário Santiago De Carvalho - 2019 - Revista Filosófica de Coimbra 28 (56):411-432.
    Como é que três eminentes Jesuítas comentadores de Aristóteles poderiam ler o método concebido por Inácio de Loyola nos Exercícios Espirituais, denominado “aplicação dos sentidos” externos? A resposta a esta hipotética questão, absolutamente inédita, será dada em três passos. Começando com a doutrina dos sentidos e tocando na passagem da ontologia para a semiótica, atender-‑se-‑á ao aparecimento do mundo – mediante uma segunda passagem, da psicologia para a cosmologia – em que o lugar do ser humano, entendido no espaço (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark