Results for 'Jonas, MacIntyre, vida, vulnerabilidade, animalidade, tecnologia'

945 found
Order:
  1. Corporalidad, tecnología y deseo de salvación: apuntes para una antropología de la vulnerabilidad.Martin Montoya - 2024 - Madrid: Dykinson.
    Los autores son miembros del grupo Ciencia, Razón y Fe (CRYF) de la Universidad de Navarra, y llevan trabajando en este grupo de forma interdisciplinar durante casi una década en temas de antropología y ética. Como dice Javier Bernácer en el prólogo de este libro, los profesores Montoya Camacho y Giménez Amaya han realizado una obra profunda, académica, y al mismo tiempo de fácil lectura. Los autores apoyándose en el filósofo anglosajón Alasdair MacIntyre señalan que «la fragilidad del ser humano (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Responsabilidade e heurística do temor em Hans Jonas // Responsibility and heuristic of fear in Hans Jonas.Paulo César Nodari & Pacheco - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (3):69-95.
    Esta pesquisa, norteada pela abordagem metodológica analítica, tem como horizonte de investigação a responsabilidade solidária na época da ciência, especialmente, no que tange ao "futuro da natureza humana" e da vida no Planeta diante das possibilidades que a ciência e a tecnologia nos oferecem. Hans Jonas ressalta que um dos problemas do Século XX é a vulnerabilidade a que todos indistintamente estamos imersos e afetados, exigindo de todos não apenas a constatação, mas, sobretudo, a responsabilidade pela vida humana e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  41
    Animalidade, vulnerabilidade, dependência E florescimento humano no pensamento de Alasdair Macintyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):13-20.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Alasdair MacIntyre em sua filosofia moral propõe uma ética das virtudes que tem como um de seus fundamentos a condição de animalidade e dependência do homem, assim como a noção de florescimento, que implica o desenvolvimento do raciocínio prático independente. Neste trabalho buscamos identificar como MacIntyre apresenta o caráter de animalidade e vulnerabilidade do ser humano enquanto animal racional e o processo de florescimento que somente se (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    Corporalidad, tecnología y deseo de salvación: un comentario desde la perspectiva de la discapacidad.Francisco Santamaría Egurrola - 2024 - Scientia et Fides 12 (2):299-306.
    En los estudios sobre la discapacidad, surgió en su momento el malestar ante la escasa consideración que la condición corpórea estaba recibiendo en el llamado “modelo social de la discapacidad”. El estudio recientemente publicado por Jorge Martín Montoya Camacho y José Manuel Giménez Amaya bajo el título “Corporalidad, tecnología y deseo de salvación. Apuntes para una antropología de la vulnerabilidad” ofrece un interesante marco para los estudios sobre discapacidad, al permitir comprenderla dentro de una amplia propuesta de antropología filosófica. En (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    O que é a vida humana segundo Hans Jonas?Helder Buenos Aires de Carvalho - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e46030.
    O artigo busca mostrar a centralidade do homo faber na configuração do humano no âmbito da filosofia da vida de Hans Jonas, ou seja, em sua antropologia filosófica. Embora Jonas apresente uma crítica substantiva ao homo faber no contexto das sociedades intensamente tecnológicas contemporâneas, por diagnosticar que a técnica moderna se tornou um determinante da vida humana em seu conjunto e, por conseguinte, a despeito dos enormes benefícios que esta trouxe consigo, os impactos deletérios que causa não somente aos humanos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Do design e de uma ética coerente à vida, um ensaio com Hans Jonas.Marli T. Everling - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):210-227.
    Frente aos enormes e complexos desafios em que a tecnologia crescentemente se apodera de processos produtivos e decisórios sem a interferência humana - apesar de refletir sínteses e padrões resultantes de toda a sorte de elementos associados a nossa visão de mundo -, o design se constitui um dos campos do conhecimento que participa da configuração das relações entre o ser, o meio e a cultura material. Nesse sentido, o estudo objetiva compreender o pensamento de Jonas (2006) e investigar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Para uma ethical turn da tecnologia: por que Hans Jonas não é um tecnofóbico.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):191-206.
    Resumo: O objetivo do presente artigo é contrapor à acusação de tecnofóbico, erroneamente dirigida a Hans Jonas, a sua proposta de uma ethical turn da tecnologia, cujas bases estariam na capacidade ética de impor contenções ao avanço utópico do progresso técnico, algo que leva a ética da responsabilidade ao polêmico conceito de “heurística do temor”. Para tanto, parte-se de um exame sobre o projeto jonasiano de uma filosofia da tecnologia, cuja terceira perspectiva seria valorativa, sendo esta a que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  8.  6
    El principio de responsabilidad de Hans Jonas frente al cambio ambiental: introducción.Bernardo Bolaños - 2023 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 59.
    Hans Jonas (Mönchengladbach, 1903-Nueva York, 1993) fue un filósofo existencialista que realizó importantes contribuciones a la filosofía de la tecnología, la bioética, la historia de la religión y la ética ambiental. En su libro Das Prinzip Verantwortung (El principio de responsabilidad) propuso un nuevo imperativo categórico: “Obra de tal modo que los efectos de tu acción sean compatibles con la permanencia de una vida humana auténtica en la Tierra”. Expresado negativamente, este imperativo reza así: “Obra de tal modo que los (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    A Técnica Com Uma Ameaça À Vida: Uma Leitura a Partir de Hans Jonas.Marcos Alexandre Alves & Tatiane de Fátima da Silva Pessôa - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-10.
    As facilidades proporcionadas pela tecnologia moderna representam maior liberdade ao indivíduo, pois aumentam as possibilidades de ação. Contudo, os olhares se voltam para ações do homem na sociedade contemporânea, as direções das pesquisas são conduzidas pelo homem, no entanto o uso para o bem ou mal não está na técnica e sim centrada nas escolhas do ser humano. A tecnologia moderna possui rapidez na difusão do conhecimento, bem como proporciona a possibilidade de melhoramento e aperfeiçoamento da técnica, porém (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. O princípio responsabilidade E o biocentrismo em Hans Jonas/the responsibility principle and biocentrism on Hans Jonas.Francílio Vaz do Vale - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):73-81.
    RESUMO Hans Jonas na obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006 [1979]) apresenta o diagnóstico de uma civilização debilitada e perecível, constantemente ameaçada pelos poderes do homem tecnológico. De posse desta análise, constrói uma proposta no sentido de novas fundações para o edifício ético a partir de uma responsabilidade. Jonas constata o caráter antropocêntrico de uma ética que não abrangia as consequências dos impactos oriundas da ação humana sobre o homem e a vida na (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    El sujeto ético en la civilización tecnológica. La propuesta de Hans Jonas.Andrei Zanon & Marcio Trevisol - 2014 - Universitas Philosophica 31 (63).
    Las éticas tradicionales ya no bastan para satisfacer las demandas de los poderes que el ser humano posee mediante la técnica. El desarrollo de la tecnología ha despertado en la humanidad una serie de preocupaciones que demandan reflexiones éticas sobre lo que es realmente valioso: la vida. La humanidad necesita con urgencia sabiduría para emplear responsablemente el poder que viene de la técnica. Kant propone como base de la moralidad la autonomía de la voluntad libre. Con el fin de saber (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Ética, técnica e progresso científico: uma análise do princípio da responsabilidade em Hans Jonas.Marcos Alexandre Alves & Neimir Paulo Mentges - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):111-127.
    O presente artigo examina a leitura de Hans Jonas sobre o impacto das novas tecnologias nas vidas humana e extra-humana. Destaca, de modo particular, que as novas tecnologias conferiram um poder desmedido ao homem, que não só trazem consequências boas, mas também desastrosas, podendo inclusive acarretar a extinção da vida presente e futura. Ratifica que esse significativo aumento no conhecimento técnico, infelizmente não foi proporcional ao aumento da sabedoria humana. A intenção consiste em apresentar, desde a compreensão de Hans Jonas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  86
    A responsabilidade como princípio ético em H. Jonas e E. Levinas: uma aproximação.Evaldo Antonio Kuiava - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):263.
    A responsabilidade enquanto princípio ético, embora seja evocada pelos filósofos clássicos, desde a antiguidade ao existencialismo, assume novas perspectivas a partir do pensamento de Hans Jonas e Levinas. Ambos a colocam como centro da ética. Com Jonas a responsabilidade não é mais centrada no passado e no presente. A sua preocupação é com o futuro da humanidade, com as gerações futuras e com a sobrevivência das mesmas. Diferente de Platão, Jonas não está preocupado com a eternidade, mas com o tempo (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    Virtudes morais a partir do horizonte da ética da responsabilidade de Hans Jonas: pandemia, emergência climática e futuros próximos.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O artigo busca explicitar, a partir da perspectiva da ética da responsabilidade de Hans Jonas, em um diálogo com a ética das virtudes, que virtudes morais são necessárias como componentes da afirmação jonasiana de cuidado pela vida e pela manutenção da existência da humanidade, mesmo em um futuro próximo, diante da ameaça trazida pela emergência climática — produzida pela própria humanidade em seu modus operandi de intensivo uso das tecnologias como correia de transmissão do capitalismo global —; bem como pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    A estrutura tridimensional da ética das virtudes contempor'nea.José Elielton de Sousa - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e45457.
    Alasdair MacIntyre elabora uma proposta de uma ética das virtudes ancorada no reconhecimento da identidade animal do ser humano, juntamente com a vulnerabilidade e dependência às quais estamos submetidos enquanto animais biologicamente constituídos, mas sem relacioná-las às questões ambientais decorrentes dessa nossa condição animal. Assim, pretendo ampliar a ética das virtudes de MacIntyre, por meio do entrelaçamento de seus conceitos de animalidade humana, florescimento e virtudes, os quais expõem um tipo de relação entre o ser humano e a natureza que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    Tecnologia Social: Recurso Indutor de Educação e Bem-Estar Em Saúde.Manuel Albino Moro Torres, Bianca Ribas Mazzucco Torres, Dirce Stein Backes, Marcos Alexandre Alves, Patrícia Pasquali Dotto & Léris Salete Bonfanti Haeffner - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):107-120.
    O presente artigo tem por objetivo potencializar a tecnologia social como recurso indutor de educação e bem-estar em saúde materno-infantil, mais especificamente em contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa-ação, com características de tecnologia social, desenvolvida entre julho/2022 e dezembro/2023, com 17 mulheres (gestantes e puérperas) de uma comunidade vulnerável da região central do Rio Grande do Sul. Embasada na educação em saúde e em abordagem interprofissional, a tecnologia social desenvolvida e denominada “Dotando vidas” é fruto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A restante vida escrita: uma leitura da ressurreição em Maria Gabriela Llansol.Jonas Miguel Pires Samudio - forthcoming - Horizonte:206210-206210.
    O presente trabalho parte do pressuposto de que determinadas experiências de escrita se propõem não apenas como estéticas, mas como modos de compromisso que, por meio da forma, talvez reconhecida como artística, perseguem a abertura e a inauguração, no mundo e na realidade, de novas possibilidades de vida, ainda que, como realização, sejam inéditas. Para tal, ele se desenvolve em três movimentos: no primeiro, partimos da consideração de que, no texto de Maria Gabriela Llansol, há uma aposta na união entre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  35
    Ethics of Friendship: Ancient and Modern Philosophical Approaches to the Good.Jonas Holst - 2021 - Revista Portuguesa de Filosofia 77 (1):325-340.
    The purpose of the paper is to investigate into the ethical significance of friendship, beginning with its origins in ancient Greek philosophy. The first part is dedicated to an interpretation of Plato’s understanding of friendship as a way towards the good. The second part focuses on how Aristotle takes up the thread after Plato and elaborates on the potential of friendship to enhance the good between virtuous people. In the final parts, the paper uncovers Friedrich Nietzsche’s posthumous thoughts on “an (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Animalidade humana e naturalismo realista em Alasdair MacIntyre.José Elielton de Sousa - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400215.
    Neo-Aristotelian philosopher, Alasdair MacIntyre, proposes, in Dependent Rational Animals (1999), a naturalistic virtue ethics, anchored in the animal identity of human beings, together with the vulnerability and dependence to which we are subjected, as biologically constituted animals. He recognizes that, by using the term “good” as a direct reference to the flourishing of members of some animal or plant species as members of those species, he is offering a naturalistic interpretation of the good, but he does not make clear what (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Consciência e matéria: o dualismo de Bergson.Jonas Gonçalves Coelho - 2010 - São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.
    Distinção entre consciência e matéria -- Relação entre consciência e matéria -- Consciência, vida e matéria -- Consciência e matéria: imanência e transcendência -- Consciência, matéria e liberdade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Pobreza, vida y animalidad en el pensamiento de Heidegger.Hernán Candiloro - 2012 - Areté. Revista de Filosofía 24 (2):263-287.
    Heidegger’s 1929lectures published under the title The Fundamental Concepts of Metaphysics:World, Finitude, Solitude inquire about the animality of the animal. Their intentionis to elucidate the aspect in which the peculiarity of life resides and that, eludingevery attempt of getting caught under mechanistic or biological interpretations,Heidegger finds in what he names “poverty”. In this context, this paper intendsto investigate the link between this poverty, the one that characterizes the animalin 1929, and the consideration of the peculiarity of man in the same (...)
    Direct download (11 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23. A não-aposta do ateu: Diderot e a aposta pascaliana.Paulo Jonas de Lima Piva - 2009 - Princípios 16 (26):71-85.
    Para deleite dos religiosos, a história da filosofia oficial − que continua, ao que parece, infectada pelo espírito teológico − consagrou a "aposta de Pascal" como uma das soluções modelares ao problema ético suscitado pela questáo clássica da existência ou náo de Deus. No raciocínio de Blaise Pascal (1623-1662), aquele que aposta na existência do deus judaico-cristáo ganhará a felicidade eterna caso ele efetivamente exista; em contrapartida, uma vez sendo este Deus uma realidade, a aposta na sua inexistência resultará na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Almas encerradas, cuerpos al desnudo: sexualidad, erotismo y feminidad en la edad victoriana.Luca Tommaso Catullo MacIntyre - 2023 - Escritos 31 (67).
    A través de este escrito nos adentraremos en el contexto histórico y social de la edad victoriana y de algunos de sus autores. Analizaremos temas inherentes a la sexualidad, sus leyes y prohibiciones. En contraste con el progreso tecnológico que experimentó la sociedad británica durante el siglo XIX, la época victoriana se caracterizó por un puritanismo exagerado, una tremenda represión sexual y la infravaloración de la mujer, transformada en responsable de todos los males sociales. Moral que fue duramente criticada por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    APLICATIVOS DE TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS: Livre iniciativa ou precarização do trabalho?Jonas Guedes Guedes de Lima - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):90-107.
    O presente artigo objetiva analisar aplicativos de transporte individual de passageiros sob a luz do princípio da livre iniciativa, bem como o desenvolvimento deste trabalho sob a ótica das leis trabalhistas. A Constituição de 1988 resguarda tanto os direitos sociais do trabalho quanto a livre iniciativa como princípio da ordem econômica. Atualmente a prestação desse serviço é apresentada como uma tecnologia disruptiva. Motoristas dos aplicativos de mobilidade fazem uso da tecnologia fomentando a economia e desenvolvendo o mercado de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    O Intelectual e a Atitude Crítica Em Foucault: Elementos Para Repensar o Papel Do Educador.Jonas Rangel de Almeida - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (11):238-254.
    O papel do intelectual ocupa lugar importante no pensamento de Foucault assumindo ao longo do seu percurso um relevo ético-político. Inicialmente Foucault entende que o aparecimento da figura do intelectual específico marca uma nova relação entre teoria e prática, tal transformação decorre de novas configurações de poder que ao modificar todo tecido social politiza o papel do intelectual a partir de sua ocupação específica, condições de vida e trabalho. Posteriormente, com a exigência de pensar uma ontologia da atualidade, Foucault passa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    S. FRANCISCO DE ASSIS DESDE F. NIETZSCHE: aspectos de “dionisíaco”, naturalismo, “amor-fati” no “poverello de Assis” como possibilidade de uma nova hermenêutica franciscana.Jonas Matheus Sousa da Silva - 2022 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (6):76.
    Apresenta a vida e fragmentos dos escritos de S. Francisco de Assis, em sentido positivo, a partir de chaves de leitura dos conceitos de dionisíaco e amor fati no filósofo germânico F. Nietzsche, bem como da integração do naturalismo em seus escritos.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  35
    Ciclo de vida familiar; Family life-cycle.Cirilo Magagnin, Jussara Maria Körbes, Patrícia Ruschel Daudt, Maria Aparecida Kruse Dib, José Ricardo Spieker de Oliveira & Jonas Mendes Jacques - 2000 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 11:41-58.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  30
    Candiloro, Hernán. "Pobreza, vida y animalidad en el pensamiento de Heidegger." Revista Areté [Pontificia Universidad Católica del Perú] 24. 2 : 263-287. [REVIEW]Lucas Quirama - 2015 - Ideas Y Valores 64 (157):289-291.
    A pesar de matices y variaciones de significado, la intencionalidad husserliana sigue al servicio de la verdad como adaequatio, adaptada al orden monádico de la conciencia trascendental. Sin embargo, en la conciencia interna del tiempo se ve la dificultad de interpretar intencionalmente la esfera pasiva de la conciencia, con lo cual peligra la vocación por la verdad de la intencionalidad. A partir de la constitución eidética, se busca una génesis pasiva del sentido ideal intencional, sin perder su referencia egológica. Despite (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    De que e de quem nós falamos quando falamos dos animais?Thiago Vinicius Rodrigues de Vasconcelos - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):333-341.
    Este trabalho tem como objetivo analisar a reflexão de Hans Jonas acerca do estatuto ontológico do animal que está inserida, neste contexto, em uma análise mais geral sobre o fenômeno da vida e se apresenta como um momento importante na ontologia que pretende combater o dualismo e a ruptura entre animais humanos e não humanos. Ao reconhecer graus diferenciados de atividade espiritual entre os seres vivos, o autor, contudo, não partilha a ideia de uma igualdade plena entre os animais, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Comentário a “Animalidade humana e naturalismo realista em Alasdair MacIntyre”.Elton Vitoriano Ribeiro - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400222.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  45
    O Transanimal no Homem: sobre a Questão da Animalidade em Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):173-196.
    RESUMO: Ao procurar promover a reconciliação do homem com a natureza, ensejando recompor a ordem da criação fraturada com o advento da modernidade, o movimento dominante do pensamento de Hans Jonas consiste em buscar restaurar a dignidade da natureza animal, nela reconhecendo atributos humanos, como o âmbito da interioridade. Embora louvável, a visão joniana da animalidade insiste em definir claramente o próprio do homem, o que termina por comprometer o efetivo acolhimento de direitos morais específicos à natureza animal. Além disso, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  19
    Tecnologia, ética e meio ambiente em Hans Jonas: um olhar responsável para o futuro.Josenir Lopes Dettoni & Clarides Henrich De Barba - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O objetivo deste artigo é apresentar os elementos da relação entre Filosofia da Tecnologia e Ética Contemporânea a partir do pensamento de Hans Jonas, bem como sua aplicação ao problema ecológico que enfrentamos em nossos dias. Destacamos como Hans Jonas desenvolve uma consistente argumentação a respeito do avanço tecnológico, do decorrente aumento do poder de nossas ações e, consequentemente, da necessidade de uma nova ética voltada para o futuro capaz de lidar com essa inédita conjuntura. Também fazemos explanação das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Trabajo y Tecnologia en el Mundo Andino. Santiago de Chile.Criar la Vida - forthcoming - Vivarium.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  29
    Progresso tecnológico E a primazia do Mau prognóstico na teoria ética jonasiana.Eduardo José Lima de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):71-82.
    O artigo parte do temerário diagnóstico que Jonas faz da visão unilateral do progresso tecnológico, o qual não leva em consideração seus efeitos negativos que podem deixar como herança, a longo prazo, terríveis e irreversíveis sequelas. Tendo em vista a velocidade que acontece esse desenvolvimento e a incapacidade moral dos seres humanos em lidar com esse novo cenário, chamaremos atenção ao rompimento feito por Jonas com o ideal de que toda tecnologia em toda e qualquer circunstância e custo é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    Vida buena, vulnerabilidad y emociones: la relevancia ética de los acontecimientos incontrolados desde la perspectiva de Martha Nussbaum.Iván Alfonso Pinedo Cantillo - 2019 - Universitas Philosophica 36 (73):187-214.
    The notion of vulnerability is one of the most original theoretical underpinnings of Martha Nussbaum’s philosophical project. Inspired by Aristotle and by a reappraisal of Greek tragedy, the American philosopher recovers an important perspective for contemporary ethical and political reflection: our continuous exposure to unexpected, changing or contingent situations of fortune that can considerably affect our search for a good life, and altruistic emotions as a response to that essential fragility that shapes us. This article offers a reconstruction of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    A vulnerabilidade como condição antropológica segundo o motivo “Escada da vida” em uma xilogravura do século 19.Helmut Renders & Elizabete Cristina Costa-Renders - 2020 - Horizonte 18 (55):197.
    Este artigo se dedica ao aparecimento do tema da vulnerabilidade, a partir do século 18, em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao processo de envelhecimento das pessoas em analogia com o motivo da escada ou dos degraus da vida. A ausência da consideração da deficiência como um possível atravessamento do ciclo da vida disparou o problema investigativo: Como se dá o aparecimento do tema da vulnerabilidade em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao motivo da escada ou dos degraus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  33
    Hans Jonas e a filosofia da vida.Jelson Roberto de Oliveira & Pedro Jaras Malta - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38787.
    Pretende-se nesse artigo apresentar as linhas gerais do que seria a filosofia da vida desenvolvida por Hans Jonas a partir da sua obra The Phenomenon of Life, de 1966. Para tanto, recuperar-se-á os elementos ontológicos, biológicos e fenomenológicos para promover uma análise que parta da crítica jonasiana à interpretação tradicional da vida no âmbito filosófico e científico, à qual se opõe a sua revolução ontológica, baseada na concepção de um monismo integral. A partir daí, analisar-se-á o conceito de unidade psicofísica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Vulnerabilidad Sociodemográfica y Dinámica Poblacional En Argentina, 1997-2016.Leandro Mariano González - 2019 - Astrolabio: Nueva Época 23:294-316.
    Este artículo se propone describir la dinámica demográfica desde 1997 en Argentina y una provincia por cada región para considerar el impacto de la crisis de 2001-2002 y las etapas posteriores hasta 2016. Los marcos conceptuales elegidos son la transición demográfica y la vulnerabilidad sociodemográfica, a partir de los cuales se identifican perfiles demográficos que representan obstáculos para la mejora de las condiciones de vida (Torrado, 1995; Rodríguez Vignoli, 2001; CEPAL, 2002a y 2002b). A partir de proyecciones de la población (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Ética, tecnologia E responsabilidade: Uma abordagem a partir do pensamento de Hans Jonas.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves & Eryck Kawã Pereira Torres - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):01-11.
    Neste trabalho nos ocupamos centralmente em compreender a proposta ética de Hans Jonas e como ele apresenta o Princípio Responsabilidade como uma categoria ética a ser norteadora das ações humanas. Apresentamos um breve histórico do desenvolvimento da Filosofia da Tecnologia enquanto uma disciplina filosófica específica e, então, discutimos as principais considerações de Jonas sobre a necessidade de uma ética inteiramente nova que tome a técnica como objeto e a proposta que este apresente de uma ética do futuro pautada na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Tecnología y metafísica de la finitud: Reflexiones sobre Hans Jonas en el primer centenario de su nacimiento.Amán Rosales Rodríguez - 2005 - Diálogos. Revista de Filosofía de la Universidad de Puerto Rico 40 (86):7-32.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  21
    Vulnerabilidad Social y su impacto en las trayectorias escolares de las adolescencias actuales.Camila De Benedetti & Gabriela Dueñas - 2023 - Voces de la Educación 8 (15):175-189.
    A partir de la perspectiva que ofrece el concepto de “vulnerabilidad social” como un potente analizador que permite visibilizar, entre otras cuestiones, la marcada incertidumbre que sienten numerosas/os jóvenes en relación a su futuro, enlazada a los cuestionamientos respecto de lo que les ofrece el sistema educativo en las actuales condiciones, y el sentido de la educación “en jaque” ante la falta de garantías de promover y propiciar el acceso justo y digno al mundo laboral con su consecuente promesa de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Bioética: vulnerabilidad y responsabilidad en el comienzo de la vida.Marcela Garibay López - 2023 - Medicina y Ética 34 (1):242-249.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  15
    Hans Jonas e o giro empírico da filosofia da tecnologia: notas sobre um diálogo com a pós-fenomenologia.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2020 - Filosofia Unisinos 21 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. La tecnología en el ámbito de la ética: El enfoque de hans jonas.Jose Luis Hidalgo Zan - 2007 - Studium : revista de filosofía y teología 47 (2):307-323.
  46.  22
    Animalidade e apostasia da vontade: Nietzsche vê Schopenhauer.Saulo Krieger - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):230.
    O objetivo deste artigo é fazer ver de que modo o caráter de Janus – do mito de Janus – da filosofia de Schopenhauer pautou a relação que com ela entabulou a filosofia de Nietzsche –, aspecto este um tanto relegado pela pesquisa Nietzsche, talvez justamente por se tomar a relação entre ambos como exaurida em binômios do tipo “adesão e ruptura”, “encantamento e distanciamento crítico", “pessimismo e afirmação da vida”. Assim sendo, num primeiro momento preliminar procederemos a analisar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  42
    La ética de la vulnerabilidad de Corine Pelluchon.Alejandro Moreno Lax - 2013 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 58:171-178.
    Vamos a presentar las principales características de la ética de la vulnerabilidad de Corine Pelluchon expuestas en su obra L´autonomie brisée , con el fin de mostrar tres cuestiones fundamentales para la filosofía actual: 1) la relevancia de la bioética más allá del hospital; 2) la crítica a la tradición filosófica y la autonomía del sujeto; 3) la necesidad de dotar de un sentido ecológico a nuestras relaciones éticas y políticas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. El bios foucaulteano: de Subjetividad y verdad a El coraje de la verdad, entre la vida bella y la animalidad.Gustavo Romero - 2015 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 32:145-162.
    En este trabajo nos proponemos elucidar el concepto de bíos desarrollado por Foucault en su curso recientemente publicado, Subjectivité et vérité,estableciendo su desarrollo luego con la noción de "vida bella" presentada en su Historia de la sexualidad, para finalmente analizar un tipo específico de bíos, el de los cínicos, que transita entre la crudeza de la parresía y la animalidad.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Vulnerabilidade e Emanicipação Sociocultural de Povos Indígenas: Percurso de Uma Pesquisa-Ação Colaborativa.Dirce Stein Backes, Claudia Zanberlan, Juliana Silveira Colomé, Alencar Kolinski Machado, Margareth Zanchetta & Marcos Alexandre Alves - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (33):121-135.
    O artigo apresenta as fases de construção e de estruturação de um projeto de pesquisa-ação, que envolve populações indígenas, aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A proposta visa fomentar a cooperação nacional e internacional, voltadas à educação emancipatória e intercultural e à promoção da igualdade racial e inclusão, com foco na vulnerabilidade social e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas das populações indígenas. Intenciona-se analisar a relação entre as práticas tradicionais de cuidado no ciclo gravídico-puerperal de mulheres indígenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  21
    Hans Jonas e o Niilismo: O Hóspede Mais Sinistro Não Pode Destruir a Casa.Jelson R. De Oliveira - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):101-119.
    Pretende-se com este artigo, demonstrar como o niilismo é um dos conceitos centrais da obra de Hans Jonas. Para isso, analisaremos como o problema se desdobra em sua obra a partir de três perspectivas complementares: a identificação de um niilismo cósmico, cujo primeira aparição são os movimentos gnósticos da Antiguidade tardia e seus impactos sobre o cristianismo primitivo; um niilismo antropológico derivado dessa posição gnóstica e agravado pela filosofia existencialista; um niilismo ético e tecnológico, que tanto serve para diagnosticar a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 945