Results for 'O. Lúdico na Aprendizagem'

969 found
Order:
  1.  17
    Tabela cronológica da matemática.Aprender Brincando & O. Lúdico na Aprendizagem - forthcoming - História.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    O Lúdico Como Ferramenta Facilitadora No Processo Do Ensino Aprendizagem Na Disciplina de Matemática Na Escola Estadual José Mota, Manacapuru, Am.Rosileide Barbosa Magalhães - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    Esta pesquisa é um estudo sobre o lúdico no ensino da matemática com o objetivo de analisar a importância do lúdico como ferramenta a ser aplicada na disciplina de matemática nas series do 6° ano do ensino fundamental II na Escola Estadual José Mota. A fim de estimular o pensamento crítico e criativo, a capacidade de resolver problemas e desenvolver o raciocínio lógico. Como principal objetivo, buscou-se conhecer como se relacionam as atividades escolares de ensino e a de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020028.
    Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller. Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire, que tece importantes considerações (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil.Cláudia Viana Ávila D'Andrade & Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne - 2020 - Odeere 5 (9):332-351.
    A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura jogo, esporte, arte marcial, cultura popular, tradição, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, a capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de joelhadas e cabeçadas, cotoveladas, acrobacias aéreas ou em solo. Praticantes da capoeira aprendem não apenas a lutar e jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e cantar. Assim, os discentes do 6º ano (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  29
    Escola Desinteressada: Poesia Como Um Caminho Libertador e Transformador Na Escola Pública.Maria Onete Lopes Ferreira - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-21.
    Este texto oferece uma reflexão nascida de uma experiência com literatura, poesia e também filosofia na escola, com turmas do ensino fundamental nos anos iniciais. A experiência foi iniciada em 2011 e deu origem a um projeto de pesquisa, ensino e extensão, hoje em curso em escolas públicas. O projeto tem como fundamentação teórico-metodológica pensamentos críticos à escola voltada para a formação compreendida como utilitarista. Concepção esta que segue dominante, a despeito das inúmeras mudanças na base curricular, ao longo do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas do ano de 2023. Para assim, buscar semelhanças entre as propostas, em que se destaca a centralidade da construção de narrativas históricas e elaborações de memórias, baseadas no cotidiano e na comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens. Em que foi possível observar o enfoque semelhante que ambas perspectivas outorgam à temporalidade passado-futuro a part. [REVIEW]Bárbara Ferreira de Lima & Tiago Costa Sanches - 2023 - Aletheia: Anuario de Filosofía 14 (27):e182.
    Este trabalho pretende aproximar o processo de aprendizagem histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da pedagogia da memória, empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: recordamos para el futuro, organizado pela Comisión Provincial por la Memoria da província de Buenos Aires. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional do programa e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados no informe “20 años del programa Jóvenes y Memoria” (2021) e na convocatória e cronograma de etapas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O ensino e aprendizagem da compreensão do texto escrito.Aline Elisabete Pereira & Onici Claro Flôres - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):31-47.
    A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  27
    A aprendizagem filosófica na formação de professores.Alexsandro da Silva Marques - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):255-271.
    A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  43
    Aprendizagem na ação revisitada e seu papel no desenvolvimento de competências.Claudia Simone Antonello - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:146-167.
    O estudo teve por objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento de competências requeridas ao administrador no atual ambiente de negócios a partir da percepção de estudantes universitários que estavam trabalhando e cursando a etapa final do curso ..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    A aprendizagem baseada em problemas na educação básica.Débora Vieira de Souza Carneiro - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27 (27):586-594.
    A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma das metodologias de ensino que vem sendo adotada em diferentes níveis educacionais. O objetivo deste artigo é promover reflexões sobre a utilização dessa prática na educação básica do Brasil, em particular no campo da educação matemática. Este trabalho é um ensaio teórico que engloba pesquisas teóricos e práticas na área. A partir de inspirações da análise de conteúdo são evidenciados alguns resultados que parecem favorecer tanto a prática docente quanto as aprendizagens dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Informática na educação: O uso de objetos virtuais de aprendizagem.Daniel Rodrigues de Lima & Júlio César Queiroz de Souza - 2011 - História 29:07.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    O círculo mágico E a arte de deixar-se repetir na inf'ncia: Exercitação E aprendizagem nas esferas.Alexandre Simão Freitas - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (30):317-339.
    Modern anxiety about human formation has been articulated around crucial questions for exercises, behaviors, routines, habits that are triggered to give children a certain shape, modeling the future of infans through repeated and regulated activities, at the same time in which the autoplastic forces that interact in the configuration of all life are tame. Not coincidentally, Peter Sloterdijk apprehends modernity as a form of secularization and collectivization of the life of the exercise, displacing the asceses transmitted from Antiquity from its (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    O Mito de Sísifo de Albert Camus e sua relev'ncia no processo de ensino-aprendizagem de Filosofia.Marcelo Barreira - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019015.
    O artigo preconiza a relevância pedagógica da filosofia da não-significação de Albert Camus, especialmente em O Mito de Sísifo. O eixo argumentativo segue a última frase deste livro: “É preciso imaginar Sísifo feliz”. A certeza da existência e a estranheza de se inserir num cenário de catástrofe, sem esperança, suscita em estudantes, especialmente da rede pública, um “sentimento da absurdidade”, mas esse estado não há de ser visto como maldição. A liberdade paradoxalmente advém quando se assume o absurdo como meio (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Teoria crítica e evolução social (i): sobre a origem e relev'ncia do conceito de aprendizagem social na obra habermasiana da década de 1970.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (3):43-65.
    O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a origem e relevância teórica do conceito de aprendizagem social para o modelo habermasiano de Teoria Crítica, inicialmente a partir da obra _Problemas de legitimação no capitalismo tardio_ (1973), assumido como categoria articuladora do liame entre a teoria da evolução social e a teoria da sociedade desenvolvidas pelo autor na obra _Para a reconstrução do materialismo histórico_ (1976). Partindo da introdução do conceito científico-social de crise, Habermas esboça os pressupostos da teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Aprendizagem política e metodologia: grupo espiritualidade e partilha.Stephen Silva Simim & Amauri Carlos Ferreira - 2024 - Horizonte 21 (64):206310-206310.
    O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria. Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Aprendizagem política e metodologia.Stephen Silva Simim & Amauri Carlos Ferreira - 2023 - Horizonte 20 (63):e206310.
    O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria. Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    O meme em material didático: considerações sobre ensino/aprendizagem de gêneros do discurso.Marina Totina de Almeida Lara & Marina Célia Mendonça - 2020 - Bakhtiniana 15 (2):185-209.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a presença do gênero meme em materiais didáticos, seja como objeto de ensino, seja como prática de linguagem. Para tanto, partindo dos documentos oficiais, que norteiam as práticas de ensino/aprendizagem brasileiras, o artigo apresenta reflexão sobre estudos discursivos acerca do trabalho com gêneros do discurso no campo escolar. Por fim, apresenta uma análise da presença do referido gênero em um livro que circula na rede particular de ensino, destinado ao 9° ano, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior.Fabiane Vanessa Breitenbach & Fabiane Adela Tonetto Costas - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):175-215.
    Resumo: Este texto origina-se de uma pesquisa realizada em quatro universidades federais brasileiras, cujo objetivo foi analisar as narrativas de diversos profissionais sobre os processos de aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual na Educação Superior. Foram realizadas 29 entrevistas com 32 servidores públicos, sendo profissionais dos Núcleos de Acessibilidade, profissionais de apoio pedagógico, professores e coordenadores de cursos. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas através da técnica de Análise Textual Discursiva e fundamentadas pelos estudos de Lev Semionovitch Vigotski. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Ambientes virtuais de aprendizagem e formação continuada de professores na modalidade a distância // Virtual learning environments and continuous teachers training in distance modality.Miguel Alfredo Orth, Fabiane Sarmento Oliveira Fuet, Janete Otte & Marcus Freitas Neves - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):42-58.
    Com este artigo, problematizou-se o potencial da formação continuada de professores por meio da educação a distância mediada pelo Moodle. Nessa perspectiva, pesquisou-se, principalmente, a integração hipermidiática das tecnologias nesse ambiente virtual de aprendizagem, no curso a distância de pós-graduação lato sensu em Mídias na Educação. Para isso, selecionou-se uma aula de uma disciplina desse curso oferecida no primeiro semestre de 2011 por uma universidade na qual um dos autores deste artigo trabalhou como professor-tutor. Assim, foi realizada uma investigação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    O corpo transversal. Notas sobre a estranheza da aprendizagem dos nomes.Eugénia Vilela - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 12:37-45.
    Um livro, uma criança, uma escritora louca, uma língua sem tradução literal: os sentidos descentram-se de um significado despótico. Todos são estrangeiros a todos. Não existe uma figura única do ser estrangeiro. Há, aí, uma condição poética. Aprender é traduzir: viver a irredutibilidade de ser outro. Indefinidamente. Desde um gesto pelo qual a educação se desenha na forma de interrogação das condições de im-possibilidade de leitura e de escrita da vida. Aprender faz-se no gesto de sobreviver, resistir, criar na experiência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Do Presencial Para o Virtual: A Implantação Do Ambiente Virtual de Aprendizagem Do Primeira Inf'ncia Melhor (Pim).Cristiane Kessler de Oliveira, Karine Isis Bernardes Verch & Carolina de Vasconcellos Drügg - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo é um relato de experiência do processo de implantação do ambiente virtual de aprendizagem do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). O PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, implantada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Entre as atribuições do Governo do Estado está a formação das equipes em mais de 200 municípios. Por causa das restrições impostas pela pandemia de coronavirus, a política deixou de realizar formações presenciais e, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Problemas De Aprendizagem Na Alfabetização: CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA-AÇÃO ESCOLAR.Cláudia Ferreira Davis & Maria Miranda - 2012 - Educação E Filosofia 26 (51).
    Essa pesquisa tem por objetivo o processo e os resultados de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma instituição escolar junto a alunos na fase de alfabetização e seus respectivos professores. Foi feito, de início, um diagnóstico sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos para que, com base nele, fossem propostas ações pedagógicas diversificadas, capazes de superá-las. Foram então realizadas observações participantes e desenvolvidas atividades com os alunos indicados pelas professoras como problemas de aprendizagem: 21 crianças de 1ª e 2ª séries, todas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio.Elisete M. Tomazetti - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:41-53.
    Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Uso de Memes No Ensino de Filosofia No Ensino Superior: Um Relato de Experiência e Uma Reflexão Sobre o Processo de Ensino Aprendizagem.Felipe Gustavo Soares da Silva - forthcoming - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo.
    O presente trabalho trata de relatar uma experiência positiva no ensino superior na disciplina Estudos dos saberes Filosóficos a partir do uso de memes como ferramenta útil e como metodologia ativa em sala de aula e, de modo especial, para a avaliação da aprendizagem. Faremos aqui uma análise do surgimento e evolução do termo meme, sua caracterização como gênero textual e, por fim, descrevemos a nossa prática em sala de aula destacando importantes aspectos observados. O uso dos memes em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    O Trabalho Colaborativo Na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural.Maria Lidia Szymanski, Jane Peruzo Iacono & Andrise Teixeira - 2024 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023037-023037.
    Na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, o trabalho, exigência para que o homem sobreviva, lhe possibilita desenvolver-se, apropriar-se da cultura humana histórica e coletivamente elaborada, para atender às demandas que suas tarefas lhe impõem. Em um processo coletivo, por meio de sua inserção nas relações produtivas, ao aprender o que lhe é necessário para executar suas atividades, o homem se humaniza, e vai criando o que necessita e pode, para atender suas necessidades, o que permite afirmá-lo enquanto produto e produtor da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    O Direito À Expressão Artística Na Construção da “Palavramundo”: Reflexões de Experiências Engendradas Do Chão da Escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza.Wesclei Ribeiro da Cunha, Eduardo Ferreira Chagas & Antonio Marcondes dos Santos Pereira - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):603-618.
    O presente artigo tem o objetivo de ampliar o debate acerca do direito à expressão artística para estudantes da rede pública de ensino como forma de construirmos oportunidades para uma educação emancipadora, as quais sejam inseridas no currículo, haja visto que a escola precisa estar articulada às práticas culturais e políticas da cidade. No que concerne à oportunidade e valorização de expressar-se por meio da Arte, seja a Pintura, a Literatura e outras modalidades, o Museu de Arte da Universidade Federal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  25
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior.José Pedro Boufleuer & Aldemir Berwig - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):845-883.
    Pensar o pensamento: a leitura e a reconstrução do imaginário social na formação superior Resumo: O artigo reflete sobre a formação humana em cursos superiores na perspectiva da capacitação crítico-reflexiva que prepare para a vida em sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa com reflexão a partir de estudo teórico que tematiza a condição humana, a noção de imaginário social instituinte e o desafio do desenvolvimento do pensamento mediante o exercício da leitura. Analisa que na época atual, em que o ensino convive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O significado do aprender: linguagem e pesquisa na reconstrução de conhecimentos.Roque Moraes - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):135-150.
    O texto apresenta e discute um entendimento de aprendizagem que se fundamenta na linguagem e na pesquisa. Defendendo que todo aprender constitui a reconstrução de algo já anteriormente aprendido, argumenta-se que a aceitação disso exige valorizar a linguagem e a pesquisa como elementos centrais nos processos de ensinar e de aprender. Mostra-se, ainda, que assumir esses entendimentos possibilita tornar as aprendizagens mais significativas, criando oportunidades aos alunos de se assumirem em suas autorias na reconstrução dos discursos sociais, e, assim, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. " Escola de Donas de Casa" ea aprendizagem para ser mãe: o ser mulher portuguesa na década de 1950.Constantina Xavier Filha - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 59.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Professores, Alunos e a Tecnologia Na Escola Em Tempos de Pandemia: As Relações de Afetividade No Ensino-Aprendizagem.Miriam Galvan Pereira - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Este artigo discutirá a estreita relação entre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem e a tecnologia na escola em tempos de pandemia, através da observação de alunos do ensino público do Estado do Paraná, estudantes da escola Estadual Santa Rosa, na Cidade de Curitiba. A Secretaria da Educação do Paraná entendeu que essa relação ficou prejudicada com o fechamento das escolas por um período tão longo e por isso autorizou a reabertura das escolas, na modalidade hibrida, mesmo que, os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Aprendizagem no ciberespaço.César Fernando Meurer, Neusa Maria John Scheid & Cledes Antonio Casagrande - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):55-70.
    Entendida em sentido amplo, como reconstrução autotranscendente, a aprendizagem requer, para potencializar a razão crítico-discursiva, uma dimensão intersubjetiva e uma relação assimétrica entre professor e estudante. No ciberespaço, âmbito linguístico específico que ocasiona processos de socialização e de individualização, o entendimento do que constitui aprendizagem válida passa, necessariamente, pelo diálogo entre educadores. A partir de interrogações de índole epistemológica, o artigo insere-se nesse diálogo. Depois de caracterizar a hipermídia como a linguagem do ciberespaço e identificar diferentes perfis de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  56
    Aprendizagem e Comunicação em Bateson: A exigência de uma epistemologia Formal e Complexa.Maria Clara Faria Costa Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):93-118.
    RESUMO: Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que incidisse sobretudo na educação e na comunicação. Essa revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução, encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    Do texto dissertativo-argumentativo à autoavaliação: o processo ensino e aprendizagem e a construção da argumentação e da cidadania.Ana Cecilia Teixeira Gonçalvez, Jeize de Fátima Batista & Laura Schmitt Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):120-131.
    Este artigo apresenta uma prática pedagógica realizada no Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Letras - Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo. O estágio foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de uma escola pública de Ensino Médio, com duração de 16 horas. O plano de aula trabalhou o texto dissertativo-argumentativo através da temática “Regulamentação das Redes Sociais” baseado no método de Sequência Didática (Dolz, Noverraz, Schneuwly, 2004). Essa ferramenta didática consiste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Concepções sobre a função da escola e do conhecimento nas propostas de Ciclos de Aprendizagem // Conceptions about the role of the school and knowledge in Cycles of Learning projects.Silvana Stremel & Jefferson Mainardes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):81-97.
    Este artigo apresenta uma análise das concepções do papel da escola e do conhecimento presentes nos textos oficiais de sete redes municipais de ensino brasileiras que adotam os Ciclos de Aprendizagem. A análise evidenciou que os textos das redes pesquisadas apresentavam concepções explícitas sobre o papel da escola e do conhecimento. Os autores argumentam que a) a análise de textos oficiais de políticas ocupa um lugar importante, uma vez que neles estão contidas as declarações de valores, as intenções, os (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Modelos Din'micos Aplicados à Aprendizagem de Valores em Inteligência Artificial.Nicholas Kluge Corrêa & Nythamar De Oliveira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37439.
    Especialistas em desenvolvimento de Inteligência Artificial prevêem que o avanço no desenvolvimento de sistemas e agentes inteligentes irá remodelar áreas vitais em nossa sociedade. Contudo, se tal avanço não for realizado de maneira prudente e crítico-reflexiva, pode resultar em desfechos negativos para a humanidade. Por este motivo, diversos pesquisadores na área têm desenvolvido uma concepção de IA robusta, benéfica e segura para a preservação da humanidade e do meio-ambiente. Atualmente, diversos dos problemas em aberto no campo de pesquisa em IA (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Linguagem e língua: uma reflexão acerca da dialética ensino-aprendizagem.Sérgio Gomes de Miranda - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 1 (1):24-38.
    O conceito de linguagem é parte indispensável no complexo trabalho com a língua. Aqui, tem-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural para estruturação dialética ensino-aprendizagem, por considerar a relação existente entre a história, a sociedade e a cultura na constituição dos conteúdos e dos sujeitos no seu contato com esses conteúdos, inseridos nesse contexto sócio-histórico-cultural. Então, tem-se a concepção sociointeracionista da linguagem, como processo de interação e mediação na relação semiótica entre o mundo e o homem, e da língua, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Arquitetura de ambientes virtuais de aprendizagem sob a ótica dos estudos bakhtinianos.Adolfo Tanzi Neto & Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa - 2014 - Bakhtiniana 9 (2):164-183.
    Embasados nas concepções de forma arquitetônica de Bakhtin, procuramos demonstrar como as dimensões dos enunciados praticados nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) estão diretamente ligadas ao design (concepção, idealização e forma), ou seja, à forma arquitetônica de realização, defendido como o design de um AVA, que pode propiciar (novos) multiletramentos, flexibilizar ou não, em sua forma de realização, gêneros multissemióticos advindos do mundo contemporâneo. Para tanto, observamos o design de duas ferramentas em dois AVA distintos e concluímos que, no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    O Ensino da cultura indígena nas escolas em uma perspectiva de desafio: o samba como instrumento pedagógico.Caruanã Guatara Oliveira Frescurato - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):152-162.
    Este artigo aborda a importância do ensino da cultura indígena nas escolas, os desafios enfrentados pelos educadores e sugere estratégias para uma implementação eficaz dessa abordagem curricular. A inclusão da cultura indígena no currículo escolar brasileiro enfrenta desafios significativos, sendo essencial para a valorização e preservação da diversidade cultural do país. Este estudo explora a potencialidade do samba como uma ferramenta pedagógica inovadora para abordar e ensinar aspectos da cultura indígena nas escolas. O samba, manifestação cultural e musical profundamente enraizada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. O processo de cientificização da pedagogia expresso na passagem da noção de experiência para experimento na literatura educacional especializada // The scientific process of pedagogy in the transition of experience for to experiment presented..Bruno Gonçalves Borges & Gatti Júnior - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):77-100.
    Este artigo parte do entendimento de que a cientificidade na pedagogia exigiu desta área do conhecimento suprimir a experiência como elemento vital da formação do homem, enquanto elevava a comprovação e regularidade do experimento ao patamar de destaque nos seus processos. A partir desta consideração, pretende-se tratar da transformação do conceito de experiência no campo educativo. Inicialmente, abordam-se as questões relacionadas à terminologia e significação do conceito “experiência” e sua possível transformação em “experimento”, e os desdobramentos dessa transição no campo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  1
    O que pode a filosofia na formação de educadores?Alexsandro da Silva Marques - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-30.
    Resumo: A filosofia ocupa um espaço praticamente inalterado nas várias licenciaturas, geralmente, compreendida como fundamentos da educação ou pressupostos necessários à reflexão filosófica da educação. Nesse movimento, o papel da filosofia é visto como instrumentalização para a cientificidade da prática pedagógica escolar. Mas será que a contribuição da filosofia na formação do educador deve constituir-se apenas e tão somente na fundamentação dos problemas filosófico-pedagógicos? Este texto é resultado das inspirações teóricas, metodológicas e da experiência do dispositivo de formação Ateliê Filosófico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  5
    Processos de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual: formação de professores no contexto da escola.Ivonete Santos Novais, Danúsia Cardoso Lago & Vanessa Vieira Nunes - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):197-213.
    Os estudantes com deficiência intelectual - DI requerem dos professores aperfeiçoamentos formativos para atuarem na perspectiva da inclusão escolar. Nesse sentido, cursos desenvolvidos no contexto das escolas que utilizam estudos de casos reais e discutem as demandas advindas dos professores, que atuam com esse público, é uma alternativa de aperfeiçoamento docente. Este artigo traz a questão: como os professores participantes de um curso, baseado na pesquisa-ação-reflexão, passaram a compreender o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes com deficiência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  17
    Motivos para a aprendizagem.Denival Biotto Filho - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:285-294.
    Um modo de discutir e interpretar motivos para a aprendizagem é por considerar os conceitos de background, middleground e foreground. Esse trabalho se situa no contexto da Educação Matemática Crítica, área em que os conceitos de background e foreground foram amplamente discutidos e pesquisados. Desenvolvo aqui um ensaio teórico que busca apresentar e discutir o outro conceito mencionado: o conceito de middleground. Os motivos que uma pessoa tem para aprender podem ser desenvolvidos nas interpretações que ela faz de suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Participação na Arte Contempor'nea: a ludicidade em obras tecnolológicas de artistas brasileiros.Flávia Campos Junqueira - 2020 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (2):139-157.
    Entendendo a Arte Contemporânea como um processo relacional, portanto não acabado em si mesmo, o presente artigo busca destacar o lúdico como uma das características presentes na poética participativa de certas obras tecnológicas de artistas brasileiros contemporâneos. Tal perspectiva consiste em um recorte da tese defendida, intitulada Poéticas participativas contemporâneas: o engajamento dos sentidos na arte tecnológica brasileira.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades.Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar & Sílvia Meirelles Leite - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):133-148.
    O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  48
    Balanço tendencial das dissertações e teses sobre dificuldades de aprendizagem.José Geraldo Silveira Bueno & Angelita Mendes Ramos de Oliveira - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):166-188.
    O presente estudo, levado a efeito em 2012, teve por objetivo investigar as tendências da pesquisa educacional no que se refere aos chamados “distúrbios de aprendizagem”. Por meio da análise de 183 resumos de teses e dissertações que abordaram as dificuldades de aprendizagem, depositadas no banco de teses da CAPES entre 1987 e 2010 e, com base nas contribuições de Williams e Bourdieu, analisamos essas produções, das quais foram coletados os seguintes dados: Quem foram os autores institucionais? Quando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Educação superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os casos UCS e UFRGS // University education and teaching and learning processes in EaD: UCS and UFRGS cases.Andréia Morés - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):72-86.
    O presente artigo contempla a contextualização da educação superior na contemporaneidade, seus desafios e exigências demandados pelos novos tempos e espaços de formação em relação aos estudos da Educação a Distância (EaD) e aos avanços frente aos processos de ensino e aprendizagem em EaD. Este estudo é parte da investigação qualitativa realizada junto aos cursos de Pedagogia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lastro teórico que embasou (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    Pode o mestre ensinar algo através da fala?Elói Maia de Oliveira & Alonso Bezerra Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):27-51.
    Pode o mestre ensinar algo através da fala? Uma análise sobre as obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar nas obras De Magistro de Santo Agostinho e Tomás de Aquino a possibilidade do ensino através da figura do mestre e/ou de um agente externo ao discípulo ou indivíduo. Agostinho defende a tese da qual só Deus ensina e a figura do mestre torna-se apenas como um auxiliador no processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um relato da capacitação online de professores para utilização de softwares da coleção Educação Digital do Sistema “S”.Valéria De Bettio Mattos - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    O presente artigo descreve a capacitação a distância de funcionários do Sistema “S” sobre recursos didáticos (softwares, cadernos pedagógicos e de fundamentação metodológica) de quatro cursos distintos, realizada com 294 profissionais distribuídos em 25 estados brasileiros de uma das instituições que compõem o Sistema “S”. Os resultados mostram que a capacitação obteve sucesso e foram mensurados em termos quantitativos pelo índice de aproveitamento nos cursos e, qualitativamente, expressos nas avaliações dos participantes, endossados pelo índice de evasão que ficou dentro do (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 969