Results for 'Peças fragmentárias. Deuses. Paixões. Tensões familiares'

976 found
Order:
  1. Euripides, the poet of destructive passions.Maria de Fátima Silva - 2024 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 16 (32):10-19.
    The speculation that ancient and modern authors and scholars have made over the millennia about Euripides’ preference for female themes seems inexhaustible. Through this motif, the poet accompanied the evolution of Greek society and culture, symbolically transforming heroines of the past, configured by myth, into women subject to other historical contingencies and social criteria in use in Athenian 5th century BC. Of the many approaches to the subject, our reflection will focus on one particular perspective: female vulnerability in the face (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa.Felipe W. Martinez, Nancy Fumero & Ben Segal - 2013 - Continent 3 (1):27-43.
    INTRODUCTION BY NANCY FUMERO What is a translation that stalls comprehension? That, when read, parsed, obfuscates comprehension through any language – English, Portuguese. It is inevitable that readers expect fidelity from translations. That language mirror with a sort of precision that enables the reader to become of another location, condition, to grasp in English in a similar vein as readers of Portuguese might from João Guimarães Rosa’s GRANDE SERTÃO: VEREDAS. There is the expectation that translations enable mobility. That what was (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Deus, pátria e família.Lucas Jansen & Liliane Maria Machado - 2025 - Logos: Comuniação e Univerisdade 31 (3):242-259.
    Durante o programa policialesco Alerta Nacional, da RedeTV!, o apresentador Sikêra Jr. proferiu uma crítica homotransfóbica, ao comentar o anúncio publicitário “Como explicar?”, do Burger King Brasil. A peça em questão trazia depoimentos reais de crianças, que compartilharam suas percepções e vivências em famílias LGBTI+, fugindo do padrão da família tradicional brasileira. Nesse sentido, cumpre problematizar o posicionamento de Sikêra Jr. endossado pela mídia, no caso pela emissora do programa, apesar da homotransfobia ter sido criminalizada no País desde 2019. Posto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  22
    Prescrições Mandevillianas: “The Planter’s Charity”, as Paixões e o Corpo Sofredor.Laura Rosenthal - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):13-34.
    Neste ensaio, argumento que Mandeville explora emoções específicas de uma economia capitalista emergente. Mandeville ataca a crença sentimental e religiosa de que o comportamento virtuoso levará à recompensa de Deus e do mercado. No entanto, embora Mandeville rejeite o sentimentalismo, ele exibe uma aguda consciência do sofrimento. Como médico e filósofo, entende o alívio dos sofrimentos como parte do objetivo. Para algumas pessoas, observa Mandeville, a economia comercial emergente substituiu um tipo de sofrimento (esforço físico) por outro (melancolia). No entanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Raimundo lúlio, O alquimista Das diferenças.Gisela Fonseca Barbosa - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):623-638.
    As tensões geradas pela confluência das culturas grega e semita encontram no século XIII um solo fecundo. O necessitarismo grego que faz do mundo uma emanação divina confronta com a amorosa vontade criadora do Deus semita. Essa questão é raiz fundante do pensamento e do agir modernos e tem em Raimundo Lúlio uma importante reflexão que culmina com a emergência de um ethos amoroso. Esse resgate ajuda a fundamentar o lugar do homem e sua responsabilidade na atual sociedade tecnológica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Los acuerdos de Kierkegaard y Hegel sobre la demostración de la Existencia de Dios.Magdiel Martinez Gomez - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (1):35-53.
    ResumoO objetivo da reflexão é conseguir um contato assertivo entre Hegel e Kierkegaard, quando ambos analisam a tarefa demonstrativa com a prova ontológica da existência de Deus. Trata-se de aproveitar que Kierkegaard reflete um pouco sobre a lógica do pensamento nas Migalhas filosóficas, para buscar um acordo com Hegel nessas áreas, além dos confrontos habituais entre o “existencialismo” de um e o “logicismo” do outro. Ao longo de quatro séries ou eixos argumentativos, ambos os autores, em seus respectivos modos, analisarão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Hume e Mandeville: sobre a Divisão do Trabalho, ou, o Mundo da Invenção.Pedro Paulo Pimenta - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):137-152.
    Este artigo propõe aproximações entre Hume e Mandeville a partir do modo como cada um deles entende a divisão do trabalho como um fenômeno moderno característico das sociedades comerciais europeias. O ponto de partida, comum a ambos, é a ideia de que o homem, ou a natureza humana, é um animal movido por paixões muito semelhantes, senão idênticas, às de outros animais, notadamente os mamíferos. A antropologia subjacente à divisão do trabalho tem, portanto, uma raiz fisiológica. O mesmo paradoxo interessa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    “Esoterismo” e Conhecimento Em Plotino.Rafael Vieira Gomes - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):134-149.
    Diferentemente dos diálogos de Platão, considerados “exotéricos”, ou seja, escritos para o público exterior à Academia, os escritos de Plotino, segundo o depoimento de Porfírio, parecem ser apenas para alguns. Se buscarmos compreender as razões internas em seu pensamento para que sua filosofia e seus textos sejam direcionados para um público interno selecionado e reduzido, encontraremos alguns princípios fundamentais que estão intimamente relacionados com a sua concepção de conhecimento e filosofia. O “verdadeiro conhecimento”, aquele do qual dependem todos os outros, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Apresentação.Erick Felinto - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):02-03.
    Mais do que nunca, pensar em comunicação significa pensar em imagens. Já se repetiu exaustivamente que vivemos em uma cultura imagética, marcada pela crescente proliferação de telas e tecnologias de produção audiovisual. E se passamos de regimes analógicos para digitais, isso só fez aumentar a vitalidade da imagem e multiplicar suas potencialidades. Nesse sentido, o presente número de Logos nos oferece uma amostragem da riqueza que também podemos encontrar hoje no campo das pesquisas sobre o audiovisual. O crescimento da pós-graduação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Notas Sobre o Argumento Ontológico Nas Meditações Metafísicas de Descartes.Luis Fernando Biasoli - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):11-22.
    A Quinta das Meditações Metafísicas desafia, ainda hoje, seus intérpretes, dado que nesta parte de sua obra-prima, Descartes discute as implicações do conhecimento das essências dentro de seu projeto fundacionista do conhecimento em bases metafísicas. O objetivo de nosso trabalho é mostrar algumas tensões dentro do argumento cartesiano, sobremaneira, as originadas pela apresentação de uma nova prova da existência de Deus - o argumento ontológico, que teve grandes defensores, mutatis mutandis - na história da filosofia: São Boaventura, Duns Scott, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A Cultura de Si Em Édipo Em Colono: Uma Análise Foucaultiana.Luciano Heidrich Bisol - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):489-509.
    No bosque sagrado das Eumênides, situado em uma colina no distrito ateniense de Colono, Édipo se prepara para enfrentar seu destino final. Nesse processo, ele se utiliza dos princípios da tecnologia de si, conceito categorizado por Michel Foucault, e da epiméleia heautoû, termo cunhado por Platão em seu Primeiro Alcibíades. A peça Édipo em Colono (c 406 a.C.), última obra de Sófocles, redime o protagonista de suas transgressões e, por meio de sua transformação, antevê a futura supremacia de Atenas. Conforme (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  23
    A secularização dos afetos religiosos nos escritos de Spinoza: esperança e medo, amor e generosidade.Gábor Boros - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:11.
    Posicionando-se como “filósofo natural” no tratamento das paixões, Descartes dá início a uma secularização dos afetos ou emoções. Nisso ele é seguido por Spinoza. Em ambos os casos a abordagem filosófica dos afetos tem como consequência desvinculá-los da perspectiva moral, secularizando as emoções: separadas da moral, sua explicação desvincula-se ao mesmo tempo da religião, já que a moral encontra seus fundamentos no deus transcendente. Nesse ponto, Spinoza vai mais longe que Descartes, na secularização das emoções, pois nele o deus é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    O trágico em Hölderlin: Uma leitura poética E filosófica Das observações sobre édipo.Solange Aparecida de Campos Costa - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Esse artigo examina como se define a questão do trágico para Hölderlin, importante poeta alemão do século XVIII. Em 1804, Hölderlin traduz e comenta as peças Édipo-rei e Antígona de Sófocles. Esse artigo se concentra na investigação sobre o trágico que Hölderlin empreende na terceira parte de suas Observações sobre Édipo, nela surgem elementos que são singulares no seu pensamento, como a cesura, a dupla infidelidade e o afastamento categórico do deus. Esses elementos permitem que Hölderlin trate o tema (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    Vocação de poeta ou do trágico como tarefa da poesia em Hölderlin.Solange Aparecida de Campos Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):197-214.
    Esse artigo examina como se define a questão do trágico para Hölderlin, importante poeta alemão do século XVIII. Em 1804, Hölderlin traduz e comenta as peças Édipo-rei e Antígona de Sófocles. Esse artigo se concentra na investigação sobre o trágico que Hölderlin empreende na terceira parte de suas Observações sobre Édipo, nela surgem elementos que são singulares no seu pensamento, como a cesura, a dupla infidelidade e o afastamento categórico do deus. Esses elementos permitem que Hölderlin trate o tema (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    2ª. Conferência: Parrhesia nas tragédias de Eurípides.Michel Foucault - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14).
    Hoje eu gostaria de começar analisando as primeiras ocorrências da palavra parrhesia na literatura grega, como a palavra aparece nas seguintes seis tragédias de Eurípides: Fenícias; Hipólito; As Bacantes; Electra; Íon; Orestes. Nas primeiras quatro peças, a parrhesia não constitui um tópico importante ou tema; mas a própria palavra geralmente ocorre num contexto preciso que nos ajuda no entendimento de seu significado. Nas últimas duas peças – Íon e Orestes – a parrhesia assume um papel muito importante. De (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  12
    Olhar, escuta E verdade no “édipo de foucault”.Fabiano Incerti - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Em suas análises de Édipo-Rei, Michel Foucault recorda que a manifestação da verdade no interior da peça de Sófocles depende necessariamente de indivíduos que possam afirmar: eu vi com meus próprios olhos e eu escutei com meus próprios ouvidos. Do alto de seu poder autocrático, Édipo é aquele que tudo viu e tudo ouviu e por isso tudo sabe e tudo pode, mas vê-se ao final obrigado a se exilar, andando a esmo através do mundo na noite de sua cegueira. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. (1 other version)O drama do corpo arrependido em Schopenhauer e Shakespeare.Filipi Oliveira - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):90-109.
    Pretende-se, neste trabalho, investigar a natureza, as origens e as consequências do arrependimento e do remorso e seus acordos com a Vontade; que - na filosofia de Schopenhauer - representa o substrato da existência fenomenal. Além disso, o presente artigo visa aproximar o discurso conceitual de Schopenhauer com o discurso dramático de Shakespeare, na tentativa de ultrapassar a dicotomia existente entre a episteme e a práxis. Schopenhauer, defensor da arte como meio imediato e eficaz de contemplação das ideias metafísicas e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    Processo de participação coletiva na internet: uma ética para o ciberespaço.Fabio Pezzi Parode, Maximiliano Zapata & Ione Bentz - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):36-46.
    Este ensaio tem como objetivo problematizar o papel da internet como agente de difusão de informação, ferramenta produtora de conhecimento e cultura. Os processos participativos em rede, as comunidades virtuais, colocam em evidência as tensões entre um antigo modelo calcado em estruturas de poderes centralizados, e a emergência de uma ordem dispersiva e fragmentária na dinâmica social. É nesse contexto que surgem as polêmicas em torno do Marco Civil da Internet, nosso objeto de estudo. A instauração do Marco Civil, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  49
    Dependência e cidadania no Brasil: uma relação a ser discutida a partir das matrizes culturais religiosas brasileiras.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 5 (9):43-53.
    O presente artigo visa discutir criticamente a relação entre dependência política e cidadania no Brasil, com o enriquecimento de questionamentos e dados referentes à cultura religiosa e política brasileira. Na discussão sobre cidadania e dependência no Brasil, que abaixo desenvolvo, busco, nas figuras dos “mitos fundadores” da nação, a exegese do atrofiamento da cidadania do povo brasileiro. Tais mitos fundadores teriam um caráter “antropológico de solução imaginária para tensões, conflitos e contradições” (CASTRO, 2003, p. 57). É a solução de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  34
    A traição da Igreja ao fundador da sua Doutrina ou a fábula de Cristo.Frederico Rochaferreira - forthcoming - Philbrasil.
    Devemos olhar o mito como um grande quebra cabeça da história, cujas peças esparsas precisam ser unidas corretamente e, mesmo assim, não é certo que as peças unidas possam vir a formar um quadro de acontecimentos reais. É provável que a causa primeira da distorção de fatos e acontecimentos em mitos ou fábulas, estivesse na incompreensão da língua, assim como aconteceu, em grande medida, com a criação do romance cristão, contudo, superada essa incompreensão, julgou-se bom e necessário à (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  67
    The conquest of happiness through philosophy: the example of Boethius.Idalgo José Sangalli - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):65-86.
    A análise visa a uma reflexão sobre ética e educação na obra De consolatione philosophiae, de Boécio. A partir da posição e atitude filosófica e de uma breve exposição geral do trabalho, procura-se compreender o processo boeciano de busca da felicidade, exposto no Livro III. No diálogo entre a Filosofia e Boécio, é retomada a ideia de que todos os homens desejam alcançar o bem final identificado como felicidade. Perdidos na multiplicidade fragmentada dos bens exteriores das paixões, os homens devem (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Depuração dos sentidos e ascese no Livro VI do Diálogo sobre a música de Santo Agostinho.Nilo César Batista Silva - 2020 - Sofia 8 (2):145-157.
    RESUMO: o artigo visa propor uma breve reflexão sobre a doutrina das sensações em Santo Agostinho, a partir do Diálogo sobre a música. O De musicaé considerado um grande projeto agostiniano no âmbito das artes liberais resultante de seu magistério de retórica durante sua estadia em Milão. Nele podemos identificar elementos importantes para se pensar uma ‘estética’ agostiniana, com bases nas estruturas mentis neoplatónicas, cujo enfoque maior se dá no carácter ascensional da alma e seus sentidos. Na concepção neoplatónica assumida (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    The Salmanticenses, On the Motive of the Incarnation by Dylan Schrader (review). [REVIEW]Justus Hunter - 2024 - Franciscan Studies 81 (1):241-243.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:Reviewed by:The Salmanticenses, On the Motive of the Incarnation by Dylan SchraderJustus HunterThe Salmanticenses, On the Motive of the Incarnation, trans. Dylan Schrader. Early Modern Catholic Sources 1. Washington, D.C.: The Catholic University of America Press, 2019. Pp. xlix + 203. $65.00. ISBN: 978-0-813-23179-2. This is the first volume in the much-anticipated Early Modern Catholic Sources Series edited by Ulrich Lehner and Trent Pomplun. Fr. Dylan Schrader has done (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  41
    A união mística com o Orixá através da participação no Axé (The mystical union with the deity Orisha through participation in Axé) - 52/P.2175-5841.2013v11n30p737. [REVIEW]Sergio Sezino Douets Vasconcelos - 2013 - Horizonte 11 (30):737-756.
    As religiões de matriz africana no Brasil possuem um rico e complexo sistema de crenças, ritos e mitos que caracterizam a sua experiência religiosa. Este trabalho limita-se a estudar alguns temas religiosos do Candomblé de raiz nagô. A ideia de criação funda-se na concepção de um duplo cosmos, organizado em dois planos: o universo físico (aiyê) e o seu duplo espiritual (órum). Deus (Olorum), concebido como ser supremo e criador de todos os outros seres, estabelece relação com os seres humanos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  87
    Fifth-century tragedy and comedy: a "synkrisis".Oliver Taplin - 1986 - Journal of Hellenic Studies 106:163-174.
    At the very end of Plato's Symposium our narrator awakes to find Socrates still hard at it, and making Agathon and Aristophanes agree that the composition of tragedy and comedy is really one and the same thing:… προсαναγκάӡειν τὸν Σωκράτη ὁμολογεῖν αὐτοὺс τοῦ αὐτοῦ ἀνδρὸс εἷναι κωμωιδίαν καὶ τραγωιδίαν ἐπἰсταϲθαι ποιεῖν, καὶ τὸν τέχνηι τραγωιδοποιὸν ὄντα καὶ κωμωιδοποιὸν εἷναι. ταῦτα δὴ ἀναγκαӡομένουϲ αὐτοὺϲ … the two playwrights succumb to sleep, leaving Socrates triumphant. Socrates had to ‘force’ his case; and it (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  27. A Critique of Yuval Noah Harari’s Sapiens: A Brief History of Humankind.Brian J. Collins - 2023 - Philosophy Now 154:48-50.
    The foundational principles of representative democracy are under attack globally. What we desperately need are enlightened and persuasive public intellectuals who can help us see through the fog of our fear, anger, and disillusionment, to find our rational political commitments again. One of these public intellectuals is undoubtedly Yuval Noah Harari, the bestselling author of three recent books – Sapiens, Homo Deus, and 21 Lessons for the 21st Century. Harari is also a frequent contributor in the popular press, and a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. O Mal no Pensamento Africano.John Mbiti - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):847 - 858.
    Muitas sociedades africanas dizem que Deus só faz o que é bom e não criou o mal. Cada sociedade tem costumes, tradições, comportamentos e relações interpessoais estabelecidos que mantêm a boa ordem na comunidade. Contudo, as relaçães intensas também criam animosidades e as pessoas tentam fazer-lhes frente através da feitiçaria, bruxaria e magia. Os indivíduos usam os poderes "escondidos" ou "secretes" para fazer mal aos vizinhos e colegas, ou aos seus bens e actividades. Nalgumas sociedades, as pessoas pensam que os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  13
    A Contradiction in Saint Thomas’s Teaching on Creation.Theodore J. Kondoleon - 1993 - The Thomist 57 (1):51-61.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:A CONTRADICTION IN SAINT THOMAS'S TEACHING ON CREATION THEODORE J. KONDOLEON Villanova University Villanova, Pennsylvania 0 THOSE FAMILIAR with Saint Thomas's writings is generally known that the Angelic Doctor changed his position on a number of philosophical issues during the course of his relatively short professional career. For instance, there is his opinion concerning the instrumental role of higher creatures in the creation of the universe-something he allowed as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    O diálogo entre Ferry e Sponville sobre o ateísmo.Wesley Barbosa - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:97-110.
    O presente artigo buscará investigar como é possível uma espiritualidade sem Deus em Ferry e Sponville. Passando pelos humanismos renascentistas e iluministas, até a fase da desconstrução com Nietzsche, chegaremos numa terra devastada, sem quaisquer ídolos a se prostrar de joelhos. Em meio aos escombros da terra devastada ainda haveria um algo a se agarrar como profusão de uma experiência com o sagrado: o amor. Não mais um amor abstrato, mas um amor prático, do cotidiano, amor ao próximo, amor aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. AS SOMBRAS CEGAS DE NARCISO (um estudo psicossocial sobre o imaginário coletivo).Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terra à Vista.
    No presente trabalho, vamos abordar algumas das questões essenciais sobre o imaginário coletivo e suas relações com a realidade e a verdade. Devemos encarar esse assunto em uma estrutura conceptual, seguida pela análise factual correspondente às realidades comportamentais demonstráveis. Adotaremos não apenas a metodologia, mas principalmente os princípios e proposições da filosofia analítica, que com certeza serão evidentes ao longo do estudo e podem ser identificados pelos recursos descritos por Perez[1] : Rabossi (1975) defende a ideia de que a filosofia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Erictho and Demogorgon: Poetry against Metaphysics.David Quint - 2020 - Arion 28 (2):1-40.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:Erictho and Demogorgon: Poetry against Metaphysics DAVID QUINT Epic without the gods? The Roman poet Lucan (39–65 ce) created a secular counter-epic inside classical epic, removing the genre’s usual pantheon of Olympian deities and replacing them with Fortune. His Bellum civile (titled De bello civili in manuscripts, alternately titled Pharsalia) a poem about the conflict between Julius Caesar and Pompey, thereby delegitimizes the emperors who succeeded the dying Roman (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  51
    The impossible happiness: after De la vie Heureuse.Maria Luísa Couto Soares - 2011 - Cultura:267-280.
    O objectivo deste artigo é a exploração de duas perspectivas contrastantes das teses de Leibniz sobre a Vida Feliz: numa, a felicidade depende da razão iluminada e da compreensão. A razão e a sabedoria são os verdadeiros fundamentos da felicidade, e se alcançarmos essa “Ciência da felicidade”, encontrá-la-emos, sem qualquer dúvida. A outra perspectiva apresenta-nos a finitude humana, a confusão que rege muitas vezes a própria vida, a fraqueza da vontade e os limites da razão, como obstáculos para a felicidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34. A Survey of Expectations About the Role of Robots in Robot-Assisted Therapy for Children with ASD: Ethical Acceptability, Trust, Sociability, Appearance, and Attachment.Mark Coeckelbergh, Cristina Pop, Ramona Simut, Andreea Peca, Sebastian Pintea, Daniel David & Bram Vanderborght - 2016 - Science and Engineering Ethics 22 (1):47-65.
    The use of robots in therapy for children with autism spectrum disorder raises issues concerning the ethical and social acceptability of this technology and, more generally, about human–robot interaction. However, usually philosophical papers on the ethics of human–robot-interaction do not take into account stakeholders’ views; yet it is important to involve stakeholders in order to render the research responsive to concerns within the autism and autism therapy community. To support responsible research and innovation in this field, this paper identifies a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   12 citations  
  35.  23
    Technostress in Spanish University Teachers During the COVID-19 Pandemic.Maria Penado Abilleira, María-Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de Deus & Maria José Mosquera-González - 2021 - Frontiers in Psychology 12:617650.
    One of the measures adopted by the government of Spain during the COVID-19 pandemic has been the elimination of face-to-face classes in all universities, requiring that all teachers had to conduct their classes in an online mode. The objective of this article is to study how this adaptation among university teachers affected their job performance due to the technostress (objective and subjective) that they may have suffered. Based on the person-environment misfit theory (P-E fit theory), the sample consisted of 239 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  36.  30
    Technostress in Spanish University Students: Validation of a Measurement Scale.María Penado Abilleira, María Luisa Rodicio-García, María Paula Ríos-de-Deus & María José Mosquera-González - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37. (1 other version)Children with autism social engagement in interaction with Nao, an imitative robot: A series of single case experiments.Adriana Tapus, Andreea Peca, Amir Aly, Cristina Pop, Lavinia Jisa, Sebastian Pintea, Alina S. Rusu & Daniel O. David - 2012 - Interaction Studies 13 (3):315-347.
    This paper presents a series of 4 single subject experiments aimed to investigate whether children with autism show more social engagement when interacting with the Nao robot, compared to a human partner in a motor imitation task. The Nao robot imitates gross arm movements of the child in real-time. Different behavioral criteria (i.e. eye gaze, gaze shifting, free initiations and prompted initiations of arm movements, and smile/laughter) were analyzed based on the video data of the interaction. The results are mixed (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  38.  40
    Children with autism social engagement in interaction with Nao, an imitative robot.Adriana Tapus, Andreea Peca, Amir Aly, Cristina A. Pop, Lavinia Jisa, Sebastian Pintea, Alina S. Rusu & Daniel O. David - 2012 - Interaction Studies. Social Behaviour and Communication in Biological and Artificial Systemsinteraction Studies / Social Behaviour and Communication in Biological and Artificial Systemsinteraction Studies 13 (3):315-347.
    This paper presents a series of 4 single subject experiments aimed to investigate whether children with autism show more social engagement when interacting with the Nao robot, compared to a human partner in a motor imitation task. The Nao robot imitates gross arm movements of the child in real-time. Different behavioral criteria were analyzed based on the video data of the interaction. The results are mixed and suggest a high variability in reactions to the Nao robot. The results are as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  39.  41
    A crítica ontológica de Marx, 180 anos.Leonardo Gomes de Deus & Guilherme de Oliveira E. Silva - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O artigo reexamina a leitura que Marx efetuou, em 1843, do pensamento de Hegel. Depois, são discutidas leituras contemporâneas do texto, além das próprias notas que o autor tomou durante o período. Defende-se a tese de que o texto de Kreuznach é instaurador na trajetória do autor.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    O Que É Consciência? Uma Análise a Partir da Perspectiva de Searle.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):222-243.
    Neste artigo pretendemos discutir o conceito de consciência na perspectiva de John Searle analisando seu pensamento filosófico acerca deste conceito. Para isso, analisamos uma obra de Searle intitulada Consciência e Linguagem, na qual Searle retrata aspectos interessantes sobre a consciência, sobretudo nos três primeiros capítulos. Talvez o grande problema do estudo da consciência seja a tarefa conceitual, pois são vinte cinco séculos de tentativas sem que cheguemos a um conceito “universal” de consciência. Para Searle não é difícil delimitarmos consciência: consciência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    A condição do homem no estado da Vida presente como determinante para a teoria do conhecimento tomasiana: Suma de teologia iª, 84.André de Deus Berger - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):28-45.
    Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, 84, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  56
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos quais o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  36
    Architectus.K. Pojmom Homo Architectus A. Deus - 2010 - Filozofia 65 (8):770.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  35
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de Goethe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  22
    Superconductor-normal metal quantum phase transition in dissipative and non-equilibrium systems.Fernanda Deus & Mucio A. Continentino - 2013 - Philosophical Magazine 93 (22):3062-3080.
  46.  1
    Theodoros von Asine.Werner Deuse - 1973 - Wiesbaden,: F. Steiner.
  47. Ion Storm.Deus Ex - forthcoming - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  21
    Die unmittelbare Gotteserkenntnis.Deus Veritas - 1968 - Zeitschrift für Religions- Und Geistesgeschichte 20 (2):150-153.
  49. The Monist: An International Journal of General Philosophical Inquiry (General Topic-Feminist Epistemology: For and Against) 77/4 (October 1994): 424-433. Also see Pamela Sue Anderson,'A Case for a Feminist Philosophy of Religion: Transforming Philosophy's Imagery and Myths'. [REVIEW]Terri Elliot & Making Strange What Had Appeared Familiar - forthcoming - Ars Disputandi: The Online Journal in Philosophy of Religion.
  50. Dei Verbum. L'Éxégèse catholique entre critique historique et renouveau des sciences bibliques.Olivier Artus - 2005 - Gregorianum 86 (1):76-91.
    L'exégèse a une histoire récente qu'enrichissent les problématiques des sciences humaines ainsi que les réflexions théologiques. L'article expose les grandes lignes de cette évolution depuis l'encyclique Providentissimus Deus , qui reconnaît, bien que timidement encore, l'importance du point de vue historicocritique, jusqu'au document de la Commission biblique pontificale L'interprétation de la Bible dans l'Église , qui intègre l'herméneutique contemporaine attentive à la place du lecteur dans l'interprétation du texte offert à sa lecture. La constitution conciliaire Dei Verbum constitue un moment (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 976