Results for 'Sociedades pós-históricas'

970 found
Order:
  1.  2
    A “Caixa Preta” Como Metáfora Para o Funcionamento Das Sociedades Pós-Históricas Segundo Vilém Flusser.Anna Luiza Andrade Coli - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):366-375.
    O presente artigo aborda alguns textos fundamentais de Vilém Flusser adotando como eixo central a comparação entre o funcionamento das sociedades póshistóricas e o mecanismo da “caixa-preta”, o que permite articular questões específicas dos códigos de comunicação e seus produtos com questões que tratam das consequências das tecno-imagens para o funcionamento das sociedades caracterizadas por Flusser como sociedades de massa ou pós-históricas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  12
    Sociedade Civil, Estado e Direito Em Hegel.Davi Galhardo Oliveira Filho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):84-95.
    Em suas reflexões sobre a filosofia do direito, Alysson Leandro Mascaro destacou que atualmente G.W.F. Hegel é uma estação fundamental para qualquer estudioso dessa ciência. De fato, o autor alemão mostra-se de fundamental importância por pensarmos a sociedade civil burguesa e o Estado como aspectos inseparáveis para a necessária determinação do direito na era moderna (e contemporânea). Ao contrário da proposta jusnaturalista, Hegel coloca a questão do direito no interior da querela sobre o Estado moderno, esvaziando de sentido a ode (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  31
    A descolonização do pensamento e a perspectiva em Ciência, Tecnologia e Sociedade.Ana Paula Nascimento Lourenço, Antônio Haliski & Rogério Baptistella - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021017.
    A filosofia e os filósofos ocidentais, desde sua gênese na Grécia Antiga, acreditavam que apenas os gregos possuíam epistemologias e racionalidades. As sociedades africanas, por exemplo, eram consideradas a-históricas e tinham sua contribuição na estruturação do conhecimento científico negada pelos filósofos ocidentais. Durante muitos séculos, essa ideia foi difundida ao redor do mundo, inclusive, durante o projeto de colonização das Américas. Assim, o objetivo deste artigo é compreender, através de uma revisão bibliográfica, como a falta de reconhecimento dos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Sociedade Pós-literária E Os Desafios Da Educação Moral.Luciano Campos dos Santos - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):305-320.
    O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária – que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências “desinibidoras” do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie – desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Vilém Flusser: a tradução na sociedade pós-histórica.Cláudia Santana Martins - 2011 - São Paulo, SP, Brasil: Humanitas.
    Língua : "majestosamente bela, porém sempre imperfeita" -- Tradução : atravessando abismos -- Pós-história : articular o inarticulável -- A tradução na sociedade pós-histórica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Potencial Crítico da Loucura Contra os Regimes de Verdade.Rafaela Pasqualin - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Através dos parâmetros pós-estruturalistas, busca-se uma prática crítica e humanizada da clínica e que esteja aberta para repensar seus próprios acordos conceituais, ao abrirem-se para métodos que concedam em alguma medida reconhecimento aos pacientes psicóticos que não são capazes de realizar transferência em terapia. A loucura, sendo um fenômeno de dissociação com o nexo dos regimes de verdade estabelecidos, é uma tecnologia de defesa da psique contra a ultra identificação cultural com o Ego da sociedade contemporânea neoliberal. É através das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    As sombras que a invisibilidade da pandemia projeta: quais alternativas para o porvir?Vânia Gomes Zuin & Caroindes Julia Corrêa Gomes - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022016.
    Há meses a população mundial enfrenta a pandemia causada pelo COVID-19, uma situação ímpar e talvez a mais desafiadora que rememoramos. Para a maioria dos sujeitos, esta crise junta-se às demais emergências e reforça injustiças, violências, discriminações e sofrimento, uma vez que são considerados _invisíveis_ e sobrevivem em espaços desprovidos de higiene, saúde, educação e segurança e repletos de outras manifestações de _renúncia_ e _impossibilidade_. Considerando que a própria estrutura social é a responsável por chegarmos onde estamos, precisamos nos contrapor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Anotações Sobre O Tema Da Religião Na Nova Sociedade Pós-Secular.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:105-122.
    Pretendo mostrar neste trabalho que a teoria crítica da sociedade construída sobre o conceito de agir comunicativo implica uma compreensão não convencional da religião. O tema da religião perpassa as várias fases obra habermasiana. Convém notar, todavia, que suas reflexões, apesar de não seguirem uma única linha de abordagem, buscam sempre aprimorar um critério que permita à sua filosofia pós-metafísica absorver potenciais semânticos da religião.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  49
    Desafios da fé E da razão na sociedade pós-moderna.Thiago Nunes Barros - 2010 - Revista de Teologia 4 (5):37-46.
    The article is a summary of the paper presented at the VI Congress of Theology in St. Paul with the theme "Times urban: the challenges of ministry in the big city." The text deals with the relationship between modernity and postmodernity, revealing the challenges which are imposed on faith and reason in contemporary urban space. The ideological challenges based on the fundamental characteristics of this moment in history touching human relationships and pastoral practice because they relate primarily to the truth, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    (1 other version)Deus: Historicidade e Transcendencia: Historicidade e Transcendencia.Marcelo F. De Aquino - 1999 - Revista Portuguesa de Filosofia 55 (1):37-58.
    Este artigo analisa o significado e o uso da palavra Deus no contexto cultural da modernidade pós-cristã. Trata-se de mostrar a experiência do Absoluto na História, ou do Sentido incondicionado a partir da prãxis e da linguagem humanas. Esta experiencia esta subjacente nas experiência do Mundo, da Sociedade e da História. Mas o seu sentido ultimo advém á consciência histórica como um novum na relação dos humanos com a realidade. /// This article analyzes the significance and the use of the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  30
    Ambientes e territórios: uma introdução à ecologia política.Marcelo J. L. Souza - 2019 - Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil.
    O livro almeja ser representativo nos principais debates contemporâneos, oferecendo uma visão panorâmica sobre o campo na atualidade e permitindo-se aprofundar em algumas discussões selecionadas.O ambiente não pode ser reduzido ao “meio ambiente”, à natureza não humana. Ele não é meramente algo que “nos envolve”, um envoltório: o ambiente somos também nós, seres humanos, histórica e culturalmente situados. Quanto aos territórios, eles se estabelecem em íntima conexão com os ambientes em suas dimensões paisagística e material, quer sejam os processos geoecológicos, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    Sociedad mapuche y sociedad chilena: la deuda histórica.Rolf Foerster - 2002 - Polis 2.
    El artículo presenta una visión histórica de la sociedad mapuche y del vínculo “interétnico”; y por otro lado se refiere a los diversos modos de comprensión de “Chile”, para examinar el tema de la existencia o no de una “deuda histórica” con la sociedad mapuche. Remarca que con el advenimiento de la República, los mapuche dejaron de ser vistos como un pueblo o nación y comienzan a ser tratados como chilenos, con lo que se puso fin a la política colonial (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  43
    A juventude da Teologia da Libertação (Youth of Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p333.Flávio Munhoz Sofiati - 2012 - Horizonte 10 (26):333-356.
    O objeto de análise deste artigo é o processo de formação da PJB, isto é, seu método pedagógico e suas opções políticas. A análise se desenvolve a partir de uma contextualização histórica que busca identificar as mudanças ocorridas no método da PJB nas décadas de 1980 e 1990. Conclui-se que, durante os anos 1980, a PJB enfatizava a dimensão política em suas atividades de formação e participava dos diversos movimentos sociais que se organizavam em torno da proposta de redemocratização do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    La lupa roja: ensayos sobre hermenéutica y marxismo.Blanca Fernández García & Antonio Gómez L.-Quiñones (eds.) - 2019 - Buenos Aires, Argentina: Teseo.
    El cruce entre dos tradiciones intelectuales sin una clara trayectoria común es el punto de partida de los artículos que componen el presente volumen. Este aborda el complejo diálogo del marxismo -en su doble faz de teoría crítica y práctica- y la hermenéutica, la disciplina centrada en la interpretación. El libro está articulado en dos partes. En la primera, titulada "Tradiciones marxistas ante la hermenéutica," se aborda un conjunto de importantes autores y discusiones que, desde dentro del marxismo, lo problematizan (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada segundo Habermas // The postmetaphysical speech in a society secularized by Habermas.Paulo César Nodari & Alexandre Bressiani - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):309-337.
    Este trabalho apresenta e situa o pensamento do filósofo alemão Jürgen Habermas no discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. Esta reflexão articula-se em dois momentos. Em um primeiro momento, trata-se de apresentar o discurso da Modernidade, evidenciando os principais aspectos da crítica à razão instrumental de Horkheimer e Adorno, a importância do conceito hegeliano de Modernidade, e Nietzsche como o ponto de inflexão para o discurso pós-metafísico. Em um segundo momento, apresenta-se, mais exatamente, o discurso pós-metafísico em uma sociedade secularizada. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O pós-marxismo eo fetiche do trabalho: sobre a contradição histórica na teoria de Marx.Robert Kurz - 1995 - Krisis 15.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Ciência, tecnologia e sociedade: ensino de Ciências no referencial pós-estruturalista.Samuel Molina Schnorr & Carla Gonçalves Rodrigues - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):46.
    Na presente investigação, objetivou-se analisar, a partir do referencial teórico e metodológico pós-estruturalista, os conceitos de Ciência, Tecnologia e Sociedade na trama com a educação e o ensino de Ciências. Como substrato teórico são utilizadas obras de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari, ofertando pistas para ampliar a discussão destes conceitos. Na reunião dos saberes investigados, afirma-se um pensamento científico que desenvolve a produção de sentidos para a educação. Diante do exposto, pensa-se em um ensino, que crie estratégias de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  10
    Professoras negras na Pós-Graduação Brasileira em perspectiva histórica: estratégias de alterização e resiliência.Tainah Mota do Nascimento & Carla Meinerz - 2023 - Odeere 8 (2):57-74.
    O artigo tematiza a presença de mulheres negras na docência da pós-graduação no Brasil, em perspectiva histórica focada no tempo presente, uma vez que se trata de uma presença recente e em desvantagem no contexto acadêmico de supremacia branca e masculina. Problematiza o debate sobre a presença desestabilizadora dos corpos negros femininos e considera as estratégias de resiliência e alterização em suas práticas docentes. O texto é resultado de uma parceria reflexiva sobre dados de uma pesquisa em andamento no Programa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Análise Histórica Sobre o Desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação Do Leste Europeu No Pós-Segunda Guerra Mundial (1945-Anos 1960). [REVIEW]Roberto Lopes dos Santos Junior - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 3 (2):60-74.
    Pesquisa histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, que analisa o desenvolvimento dos campos em biblioteconomia e informação científica no leste europeu (Alemanha Oriental, Hungria, Polônia, Bulgária, Tchecoslováquia e Romênia), entre o final da Segunda Guerra Mundial até o fim dos anos 1960. O estudo inicialmente analisou a constituição e desenvolvimento das bibliotecas na região, entre a idade média até o fim da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente discutiu-se o processo de reconstrução e reorganização das (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  21
    Origem, ascensão e queda da Sociedade Húngara de Psicanálise: uma retomada histórica/ Hungarian Psychoanalytical Society birth, rise and fall: an historical recaptured.Francisco Hashimoto & Marcos Mariani Casadore - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    No início do movimento psicanalítico, a Hungria foi um dos países pioneiros dentre os que acolheram e propagaram a psicanálise. Sándor Ferenczi, figura principal de desenvolvimento da psicanálise no país, abraçou a causa psicanalítica e se tornou um dos mais importantes teóricos de sua história. Responsável pela criação da Associação Psicanalítica Internacional, fundaria também a Sociedade Húngara de Psicanálise, instituição reconhecida pela originalidade de suas propostas. Além de Ferenczi, Melanie Klein, Michael e Alice Balint, Géza Roheim, dentre outros, foram seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço.Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza & Erika Simone Galvão Pinto - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:343-352.
    Este estudo objetivou refletir sobre o contexto da pós-graduação à luz dos argumentos que compõem a obra sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han. Nas duas categorias de análise desenvolvidas, que relacionaram as vivências e as reflexões dos autores no âmbito da pós-graduação com os pressupostos de Han, ponderou-se que diversos aspectos inerentes desse cenário contribuem para ocasionar prejuízos à saúde biopsicossocial daqueles que o constituem. São exemplos a violência neuronal, o excesso de positividade, e o status, que confluem para transformar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Interlúdio: pós-modernidade, direito e sociedade.Bello Filho & Ney Barros - 2012 - São Luís: [Publisher not identified].
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  35
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    Estado, sociedade e meio ambiente no Brasil em 200 anos de Independência.Regina Horta Duarte - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Este artigo intenta apresentar uma visão panorâmica da complexidade histórica das relações entre sociedade, estado e meio ambiente no Brasil. Argumenta que a genealogia dessas relações evidencia uma trajetória não linear, multifacetada e conflituosa. Há diversas tradições no palco dos confrontos políticos atuais: o Brasil se destaca por uma longa história de destruição, que remonta ao início da colonização do território, mas também por uma fértil tradição de pensamento conservacionista, significativas lutas socioambientais, e pelo pioneirismo nas pautas globais em prol (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  39
    Sociedade de Teologia e Ciências da Religião : constituição, percurso e abordagens.Gerson Bento Freire - 2015 - Horizonte 13 (37):621-622.
    Dissertação: FREIRE, Gerson Bento. Sociedade de Teologia e Ciências da Religião : constituição, percurso e abordagens. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    Pós-verdade, fake news e outras drogas.Valéria Cristina Lopes Wilke - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):8-27.
    O advento da sociedade em rede promoveu mudanças significativas na experiência-com-o-mundo. Observa-se nos últimos anos a crescente toxidade no ambiente informacional, marcado tanto pela vivência tóxica da informação que circula legalmente nas redes sociais como por informações que intoxicam os indivíduos e grupos. O objetivo é discutir, em tempos de pós-verdade e da sociedade non-stop, o aspecto tóxico da informação, que ao tornar o ambiente informacional tóxico, adoece indivíduos e também as sociedades democráticas, ao esmaecer a empatia para com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  27. A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade E diferença na modernidade recente.Karine Cordazzo & Gustavo Preussler - 2017 - Synesis 9 (2):112-124.
    Jock Young, em “A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente” nos convida a examinar as circunstâncias que contribuíram para a transição da modernidade para a modernidade recente, ou seja, a transição que ocorreu no Primeiro Mundo entre os “anos dourados” do pós-guerra e o período de crise a partir do final dos anos 1960. Ao longo do livro, Young busca evidenciar as mudanças dramáticas que ocorreram nos níveis de criminalidade, na natureza do desvio e nas mudanças (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  1
    La función histórica de la épica homérica a partir de Hegel y Detienne.Yulieth Estefanía Ruiz-Pulgarín & Andrés Alfredo Castrillón-Castrillón - 2024 - Revista Filosofía Uis 23 (2):97-116.
    En las lecciones sobre estética de Hegel, la épica se presenta como un género poético que refleja la totalidad de un mundo histórico. Los poemas homéricos capturaron lo esencial de la realidad y modelaron las representaciones y la autoconciencia histórica de los griegos. En este sentido, el trabajo se centra en la función histórica de la poesía épica según Hegel, y su papel en la configuración de la eticidad en la sociedad griega, en relación con lo que Marcel Detienne denominó (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  29
    Democracia, (pós)secularização e folclorização do religioso (Democracy, (post) secularization and religious folklorization) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p65. [REVIEW]Marcelo Martins Barreira - 2010 - Horizonte 8 (18):65-84.
    O artigo procura fornecer elementos para uma leitura positiva do atual fenômeno de folclorização do religioso. A folclorização evocaria uma dupla laicidade, que se coloca dialeticamente quanto à institucionalidade religiosa e independente no tocante à verticalidade dos saberes especializados e seus procedimentos metodológicos, numa perspectiva que se pretende pós-metafísica e democrática. Faz-se, de início, uma síntese atual sobre a relação entre secularização e religiosidade para ilustrá-la com o relato de experiências religiosas específicas, todas anglicanas e localizadas na sociedade estadunidense; além (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    Perspectiva Pós-Metafísica Do Agir Comunicativo.Jovino Pizzi - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:104-126.
    A ética do discurso justifica o conteúdo de uma moralidade que salienta a simetria entre os sujeitos e a solidariedade entre todos. Para Habermas “a solidariedade é a outra face da justiça” (1999, p. 42), ou seja, são duas faces da mesma moeda. Esta é uma afirmação chave em relação ao conteúdo cognitivo do âmbito moral. A validade das normas pressupõe uma fundamentação normativa estruturada linguisticamente, de forma a vincular a justiça com a solidariedade. A ênfase está em uma razão (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  25
    Reinventar la bioética en una sociedad posthumanista y de posverdad. El presente y futuro de la bioética.Luz María Pichardo - 2019 - Persona y Bioética 22 (2):212-222.
    Reinventar la bioética en una sociedad posthumanista y de posverdad. El presente y futuro de la bioética Reinventar a bioética em uma sociedade pós-humanista e pós-verdade. O presente e o futuro da bioética Bioethics is going through a rough patch in the midst of a society that seems to run away very fast from true ethical and humanistic values. Post-humanism presents a new model of the human being, one that dispenses with the principles and concepts that have been employed so (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    Sociedade disciplinar e sociedade de controle.Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ofélia Cristina Xavier de Andrade, Deise Maria Antonio Sabbag & Daniele Achilles Dutra da Rosa - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):82-99.
    A partir do século XVIII, a imposição do controle das principais instituições políticas e sociais à população passa a ocorrer precipuamente por meio de estratégias urbanísticas. A arquitetura revela o objetivo de disciplinamento dos corpos de modo a prepará-los para a inserção na incipiente sociedade capitalista, seja na forma das escolas, fábricas ou prisões. Objetivamos num primeiro momento refletir, por meio da trajetória histórica e arquitetônica da Biblioteca Pública Municipal de Marília, se a biblioteca antiga tem preponderância de uma instituição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  33
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se ainda (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  38
    Fronteiras históricas e epistemológicas do Ensino Religioso: uma área de conhecimento em busca da transdisciplinaridade.Felippe Nunes Werneck - 2014 - Horizonte 12 (36):1408-1409.
    Dissertação: WERNECK, Felippe Nunes. Fronteiras históricas e epistemológicas do Ensino Religioso: uma área de conhecimento em busca da transdisciplinaridade. 2014. Dissertação , Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  11
    A Pós-Verdade e a Necessidade da Educação Após Auschwitz.André Faustino - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    É um dever diário atuar para que não se repita Auschwitz e tudo o que representou esse fato histórico para a humanidade. A memória deve ser sempre mantida como forma de garantir que algo tão horrível não se repita. A discussão, as lembranças são fundamentais, mas mais do que isso, devem existir ferramentas que possibilitem a sua não reprodução novamente. Nesse ponto surge a educação, como sugerido por Adorno, como instrumento garantidor da “lembrança” de Auschwitz e, portanto, um meio de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A tensão modernidade/pós-modernidade como força propulsora das simbioses contemporâneas e o cotidiano escolar.Maria Lucia de Amorim Soares & Leandro Petarnella - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2).
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio - como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Ciência E cultura na pós-história de Vilém Flusser.André Brayner Farias - 2017 - Synesis 9 (1):17-33.
    A relação entre ciência e cultura referida na filosofia da pós-história de Flusser é o tema deste trabalho. De que forma se articulam a ciência e a cultura hoje? Se considerarmos a cultura como a condição de nossa liberdade, onde situamos a ciência neste processo? O conceito de cultura é mais abrangente e inclui o conceito de ciência. Por exemplo, podemos dizer que a ciência é uma chave para entender a história cultural do ocidente e, dessa forma, não podemos perceber (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. A Tensão Modernidade/pós-modernidade Como Força Propulsora Das Simbioses Contempor'neas E O Cotidiano Escolar.Leandro Petarnella & Maria Soares - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):165-174.
    Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo � como representação da modernidade em Fausto e Dionísio � como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  4
    El pasado entrometido. La memoria histórica como campo de batalla, de Iván Garzón Vallejo (2022), Crítica, 312 p.Mauricio Uribe López - 2024 - Co-herencia 21 (41):341-344.
    “El Pasado Entrometido: La memoria histórica como campo de batalla” del profesor Iván Garzón Vallejo (Crítica, 2022), es una invitación a explorar el carácter esencialmente trágico de las transiciones (a la democracia o de la guerra a la paz) en la que se expresan dilemas políticos centrales: reconciliación versos justicia; olvido versus memoria; política versus derecho; convivencia versus derechos humanos y, futuro versus pasado. Las sociedades, como las personas, atraviesan de forma no necesariamente secuencial, diferentes etapas del duelo: negación, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  57
    Sociedad civil y «crisis de la política».Fernando Vallespín - 1996 - Isegoría 13:39-58.
    El presente artículo aborda lo que se considera que son algunas de las deficiencias de la teoría contemporánea de la sociedad civil. Para ello pasa brevemente revista a la evolución histórica del concepto, y se presenta una selección de sus definiciones contemporáneas. Todas ellas manifiestan una cierta imposibilidad para contemplar la política si no es desde una polarización dualista Estado-Sociedad, que trata de superarse abriéndose el concepto de sociedad civil a una mayor interrelación entre estos dos polos. Asimismo, se afirma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41.  35
    Introducción a la geografía histórica.Carl O. Sauer - 2004 - Polis 8.
    La obra de Sauer abre paso a la formación del saber ambiental de nuestro tiempo y contribuye a su desarrollo en América Latina. El artículo sigue una serie de temas profundizados por el autor, y concluye recordándonos que el aterrador impacto del moderno mundo Occidental, no cancela la verdad de que el la historia del hombre ha sido marcadamente pluralista, y que no existen leyes generales de la sociedad, sino únicamente acuerdos culturales.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  28
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Conflicto, libertad y sociedad civil en el pensamiento de Immanuel Kant.Mauricio Montoya Londoño - 2009 - Logos: Revista de la Facultad de Filosofia y Humanidades 15:29-45.
    Kant no es considerado, generalmente, un filósofo político. Las obras de la razón crítica de Kant han sido asumidas como la parte más importante de su pensamiento. De tal manera que los especialistas han centrado sus investigaciones en la razón teórica de Kant y en su aproximación metafísica a la moralidad. Este artículo expone las relaciones entre tres conceptos básicos del pensamiento político de Kant: conflicto, libertad y sociedad civil. Sin embargo, el objetivo es mostrar como el punto de vista (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Educação, estudos pós-coloniais e decolonialidade: Diálogos com a Lei 11.645/08.Cledineia Carvalho Santos - 2018 - Odeere 3 (5):161.
    Este artigo surge das inquietações que foram nascendo à medida que fui tendo acesso as leituras de teóricos Pós-coloniais e Decoloniais no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade - IAHC/UFBA e realçado ao participar do Curso Pensar em Movimento: Diálogos de saberes na sala de aula. No decorrer das leituras, debates e experiências fui motivada a relacionar os discursos promovidos com o campo da educação tanto no âmbito da sala de aula e enquanto atuante em programas de formação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  36
    Relación Estado/nación, modelo de desarrollo económico y sistema de partidos en Chile: breve revisión histórica para tratar de entender un cambio de época.Daniel Bello Arellano - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 31.
    El presente artículo revisa las etapas por las que transitó el Estado chileno a partir de la década de 1930, particularmente en relación a las mutaciones del rol que desempeñó en la conducción de la economía nacional, y el impacto de aquellos cambios en la vinculación entre partidos políticos y sociedad, o en un sentido más amplio, entre Estado y nación. Observamos dos etapas claramente diferenciadas, la primera caracterizada por la constitución del Estado en pieza clave del modelo de desarrollo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  26
    Tragedia y comprensión histórica en Hannah Arendt. Sobre la lectura arendtiana de la ‘Poética’ de Aristóteles.Laura Arese - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):13-42.
    El presente trabajo se propone explorar la apropiación que realiza Hannah Arendt de algunas categorías de la teoría aristotélica de la tragedia en el marco de su reflexión en torno a la historia. A partir del análisis del sentido que adquieren en sus escritos, centralmente de los años cincuenta, términos como héroe, grandeza, mimesis y catarsis, sostendremos que la autora encuentra en la narrativa trágica un modo de afrontar el desafío que pesa sobre la comprensión histórica en el contexto pos-totalitario: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Método científico e os paradigmas da pós-modernidade.Patricio Dugnani - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:138-148.
    Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre uma metodologia para analisar a relação entre pós-modernidade e comunicação. Com isso, busca fortalecer um método que pode auxiliar na compreensão da organização da sociedade pós-moderna, relacionada ao uso de dois meios de comunicação. Para atender a esses objetivos, pretendemos partir das visões de Marshall Mcluhan, estudamos dois meios de comunicação; Michael Foucault, sua Arqueologia do Saber constitui dois paradigmas de uma época; e por Giorgio Agamben e seu método baseado na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    O Resgate da Validade como Elemento Estruturante das Ações Estatais: O Pós-Positivismo e o Direito Discursivo em Habermas.Renato Horta Rezende & Edimur Ferreira De Faria - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (1):164.
    Admitindo o pós-positivismo jurídico como a teoria que pretende reconciliar o Direito, moral e política em uma sociedade complexa e plural, foi identificado que a legalidade, isoladamente, não poderia mais sustentar a legitimidade das ações estatais, sendo necessário investigar qual o elemento estrutural concede validade aos atos estatais. Utilizando dométodo hipotético-dedutivo, partiu-se das seguintes hipóteses: a lei isoladamente não compreende o elemento estrutural da validade dos atos; e, a participação dos destinatários danorma em sua formação constitui o elemento estruturante das (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    (1 other version)Reseña de Abipones en las fronteras del Chaco. Una etnografía histórica sobre el siglo XVIII, de Carina Lucaioli. 1ª Edición, Buenos Aires: Sociedad Argentina de Antropología, 2011, 352 pp. (Colección Tesis Do). [REVIEW]Judith Farberman - 2012 - Corpus: Archivos virtuales de la alteridad americana 2 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  59
    O significado histórica religiosa da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011.Mario Henrique Resende Melo - 2013 - Horizonte 11 (29):405-406.
    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MELO, Mário Henrique Resende. O significado histórico religioso da venerável ordem terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo de Sabará nas minas oitocentistas: práticas religiosas e representações. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 970