Results for 'Tipos de Raciocínio'

924 found
Order:
  1.  21
    Sobre a Abdução Peirceana e a Possibilidade de Outro Tipo de Raciocínio Inferencial.Bismarck Bório de Medeiros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):72-88.
    No presente artigo, elucidaremos como a ideia de inferência abdutiva peirceana é apresentada, bem como seu duplo aspecto, formal e explicativo, não tem uma resolução bem definida e torna-se problemática ao buscar uma definição clara e distinta ao termo. Isto indica, para nós, uma infiltração de um tipo distinto de raciocínio. A partir do esclarecimento contextual dos termos e da discussão proposta acerca do que tomamos por raciocínio inferencial, buscaremos defender a existência de um quarto tipo além do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Lotman e o procedimento modelizador: a formulação sobre “invariante intelectual” da cultura.Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):121-140.
    RESUMO Tendo em vista a importância que o conceito de modelização, advindo da Cibernética, possui para o pensamento de Iuri Lotman, este artigo visa discutir a maneira pela qual o raciocínio inerente ao procedimento modelizador se encontra presente numa das suas principais formulações, relativa à “invariante intelectual”, que elucida a ação exercida pelo mecanismo inteligente da cultura, capaz de assegurar a sua perenidade e, ao mesmo tempo, incitar a criação de novos textos. Para proceder a essa discussão, primeiramente serão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Compatibilizando Teoria da Ação e Racionalidade Prática a Partir do Conceito de “Intenção”.Mateus de Lima Rui - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):177-200.
    O objetivo desse artigo será apresentar parte do debate atual sobre o papel da intenção na teoria da ação e na racionalidade prática. Para isso, iniciarei com a perspectiva do autor responsável pela retomada da filosofia da ação na contemporaneidade, Donald Davidson. Após oferecer uma breve exposição da concepção davidsoniana da intenção e da ação, e sobre os modelos teóricos “crença-desejo” e “crença-desejo-intenção” na filosofia da ação, pretendo desenvolver algumas considerações sobre o aspecto normativo da racionalidade prática (no sentido em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Racionalismo e Sentimentalismo na Filosofia Moral Brit'nica Moderna: Argumentos Analógicos e Fenomenologia.Leonardo de Mello Ribeiro - 2021 - Dissertatio 52:3-33.
    A disputa entre racionalistas e sentimentalistas ditou o tom do debate sobre a natureza da moralidade entre os filósofos britânicos do período moderno (do início do século XVII até o final do século XVIII). Enquanto racionalistas defenderam que distinções morais são oriundas de um uso adequado de nossas capacidades racionais e são representativas de verdades e falsidades, sentimentalistas defenderam que distinções morais são oriundas de nossas capacidades sentimentais e são disposições para agir. Estas são duas caracterizações, em larga medida, ontológicas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    Revisitando a Lógica de Dunn-Belnap.Carolina Blasio - 2017 - Manuscrito 40 (2):99-126.
    RESUMO O presente artigo apresenta uma semântica baseada nas atitudes cognitivas de aceitação e rejeição por uma sociedade de agentes para lógicas inspiradas no First Degree Entailment de Dunn e Belnap. Diferente das situações epistêmicas originalmente usadas em E, as atitudes cognitivas não coincidem com valores-de-verdade e parecem mais adequadas para as lógicas que pretendem considerar o conteúdo informacional de proposições “ditas verdadeiras” tanto quanto as proposições “ditas falsas” como determinantes da noção de validade das inferências. Após analisar algumas lógicas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  15
    Compreensões de aspectos gerais sobre as condições de produção do conhecimento e a investigação no pré-discurso da Educação Inclusiva: dos sistemas de acomodação/ajuste estrutural das possibilidades de subversão do campo.Aldo Ocampo González - 2017 - Odeere 1 (2).
    Este artigo apresenta uma abordagem inicial sobre a caracterização do campo meta-teórico de pesquisa em educação inclusiva e, em particular, examina as forças que produzem seu discurso na pesquisa documental. É reconhecida a necessidade de avançar na exploração de uma perspectiva epistêmica que permita superar o absentismo teórico enfrentado pela educação inclusiva em tempos complexos. O desenvolvimento atual da pesquisa em educação inclusiva é alimentado por vários campos de confluência fora da pedagogia, o que resultou na cristalização de um discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    O argumento de Putnam contra O senhor skep: Por que Kant estava Certo quanto à existência do mundo exterior?Luis Milman - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):131-144.
    O artigo defende a validade dos argumentos transcendentais. Hilary Putnam fez uso deste tipo de argumento para fixar uma condição metafísica para a semântica. Seu raciocínio segue o estilo de inferência desenvolvido por Kant, na refutação do ceticismo fenomenista e idealista. Segue-se da argumentação de Putnam a necessidade metafísica do princípio externalista em semântica. Com isso, desarmam-se as tentativas de fixar condicionamentos exclusivamente intersimbólicos para a constituição do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  8.  20
    Silogismo Teórico, Razonamiento Práctico y Raciocinio Retórico-Dialéctico.Julián Fernando Trujillo Amaya & Ximena Vallejo Álvarez - 2011 - Praxis Filosófica 24:79-114.
    El silogismo práctico o razonamiento de la acción (EN VI, 12, 1144ª 31, “oigar sillogismoi tvn praktvn”) es presentado por muchos estudiososde la obra aristotélica como un esquema de explicación, que intenta darcuenta del movimiento que realiza el alma humana desde el apetito o deseopuro hasta la acción concreta. El punto de vista que aquí se argumentapuede ser presentado en dos tesis articuladas: 1) el razonamiento prácticono es un silogismo, comprende muchos más aspectos que son irreductiblesa la estructura formal de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. Acuerdo Del pueblo libre de inglaterra. Presentado como Una oferta de Paz a esta nación desolada.Preliminares Para Todo Tipo de Gente - 2007 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 41:261-271.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  58
    (1 other version)Logical Normativity and Common Sense Reasoning.Evandro Agazzi - 2011 - Principia: An International Journal of Epistemology 15 (1):15-29.
    A lógica, considerada como uma disciplina técnica iniciada por Aristóteles e tipicamente representada pela variedade de cálculos lógicos modernos, constitui um esclarecimento e refinamento de uma convicção e prática presentes no senso comum, ou seja, o fato de que os seres humanos crêem que a verdade pode ser adquirida não apenas por evidência imediata, mas também por meio de argumentos. Como uma primeira aproximação, a lógica pode ser vista como um registro “descritivo” das principais formas de argumento presentes no senso (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    A Epistemologia da Justiça [Elizabeth Anderson].Marcos Fanton & Juliano Pires da Rosa - 2024 - Dissertatio 59:232-261.
    Em discussões sobre justiça, diferentes perspectivas geralmente compartilham princípios morais, mas chegam a conclusões distintas sobre justiça, porque discordam sobre fatos. Argumento que o raciocínio motivado, a injustiça epistêmica e as ideologias de injustiça apoiam instituições injustas ao consolidarem representações distorcidas do mundo. Partindo de uma concepção naturalista de justiça como um tipo de contrato social, sugerirei algumas estratégias para descobrir o que a justiça demanda, neutralizando esses vieses. Sentimentos morais oferecem recursos essenciais para esse fim.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  49
    Aprendizagem e Comunicação em Bateson: A exigência de uma epistemologia Formal e Complexa.Maria Clara Faria Costa Oliveira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):93-118.
    RESUMO: Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que incidisse sobretudo na educação e na comunicação. Essa revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução, encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Vantagens e limitações das ontologias formais na área biomédica.Stefan Schulz, Holger Stenzhorn, Martin Boeker & Barry Smith - 2009 - RECIIS: Revista Electronica de Comunicacao Informacao, Inovacao Em Saude 3 (1).
    Propomos uma tipologia dos artefatos de representação para as áreas de saúde e ciências biológicas, e a associação dessa tipologia com diferentes tipos de ontologia formal e lógica, chegando a conclusões quanto aos pontos fortes e limitações da ontologia de diferentes tipos de recursos lógicos, enquanto mantemos o foco na lógica descritiva. Consideramos quatro tipos de representação de área: (i) representação léxico-semântica, (ii) representação de tipos de entidades, (iii) representação de conhecimento prévio, e (iv) representação de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    Constitucionalismo pluralista, bem viver e vida boa.Juliano Napoleão Barros - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e36645.
    O presente artigo investiga a unidade de valor entre ética e moral, proposta por Ronald Dworkin, assumindo, como ponto de partida, o constitucionalismo pluralista latino-americano. Para tanto, o bem viver, afirmado pelas Constituições boliviana e equatoriana mediante o resgate da sabedoria indígena ancestral – pelo reconhecimento respectivamente do suma qamaña e do sumak kawsay como fundamentos da ordem constitucional – é problematizado a partir da relação que possui com o desafio de consolidação de uma vida boa que expresse o comprometimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  24
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função de julgar (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Sobre a natureza da inferência em Boghossian.Doraci Engel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34644.
    Se crer com base em razões é algo que aparentemente envolve passos e toma tempo o que nos previne de considerar o julgamento inferencial ou o raciocínio de um modo geral como uma atividade, o produto de um tipo especial de agência? A ideia de que há atividade genuína quando realizamos uma inferência está implícita em vários autores. Neste artigo analiso uma defesa explicita desta concepção: a tese desenvolvida por Paul Boghossian de que a inferência é uma forma de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  76
    Tipos de descortesía verbal y emociones en contextos de cultura hispanohablante.Silvia Kaul de Marlangeon - 2017 - Pragmática Sociocultural 5 (1):119-123.
    Resumen El presente estudio, de carácter interpretativo-descriptivo, se ocupa de la relación existente entre el lenguaje verbal, la descortesía y las emociones en contextos de cultura hispanohablante. Se investiga dicha relación para algunos tipos de actos descorteses, correspondientes a tipos de una escala de intensificación de la fuerza de descortesía, Cortesía y conversación: de lo escrito a lo oral. Tercer Coloquio Internacional del Programa EDICE, Vol. 3. Valencia/estocolmo: Universidad de Valencia- Programa EDICE, Kaul de Marlangeon y Alba-Juez. 2012, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19. Que tipo de História da Ciência esperamos ter nas próximas décadas.R. De A. Martins - 2000 - Episteme 10 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  25
    PMR-2450 Projeto de Máquinas agosto/2005 Professores.Julio C. Adamowski, Tarcisio Hess Coelho, Gilberto F. Martha de Souza, Cronograma de Atividades, Data Atividade Tipo de Atividade & C. N. C. Máquina - 2005 - Princípios 9:08.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. (1 other version)Cuatro tipos de desarrollo teórico en las ciencias empíricas.C. Moulines - 2011 - Metatheoria 1 (2):11-27.
    En este artículo se arguye que pueden distinguirse cuatro tipos fundamentales de estructuras diacrónicas en la ciencia y que estos cuatro tipos pueden representarse formalmente mediante una versión refinada del aparato del estructuralismo metateórico. Los cuatro tipos pueden describirse como: cristalización, evolución teórica, incrustación y suplantación con inconmensurabilidad . Ellos se elucidan primeramente en términos intuitivos, informales, y se sugieren algunos ejemplos históricos . En la segunda parte del ensayo, los cuatro tipos se caracterizan formalmente en (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  22.  9
    Tipos de tirano y resistencia en Francisco Suárez.Pablo Font Oporto - 2017 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 51:183-207.
    El presente artículo pretende analizar la discusión que Francisco Suárez mantiene con las tesis contrarias a la distinción entre tipos de tirano en la cuestión del tiranicidio (Defensio fidei, Libro VI, capítulo IV, números 10-13). Para esta visión no le es lícito a una persona privada matar a ninguno de los dos tipos de tirano; sólo es posible darles muerte en legítima defensa, porque se entiende que en tal caso se actúa en ejercicio de autoridad pública. Suárez acaba (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Três tipos de forma lógica.John Bolender - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):481-507.
    Em linguística gerativa, distinguem-se várias propriedades formais dos sistemas representacionais: a infinidade discreta, a finitude discreta e a infinidade do contínuo. Não é frequente filósofos aplicarem essas distinções ao estudo da forma lógica. O fato de essas distinções serem raramente aplicadas resultou em os filósofos pressuporem, geralmente sem discutir, que todas as formas lógicas apresentam una infinidade discreta, como o faz a linguagem natural. Este artigo defende a existência de outros tipos de forma lógica, além daquela que apresenta infinidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Três Tipos de Necessidade Lógica.João Vergílio Cuter - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
    Há pelo menos três concepções diferentes de verdade no Tractatus Logico-Philosophicus. A primeira delas é dada pela tautologia, essa proposição única que pode ser diferentemente obtida aplicando-se operações de verdade às proposições elementares de tal modo que todas as possibilidades de desacordo com a realidade sejam finalmente canceladas. A segunda é dada pelas propriedades internas que podem ser previstas antes que a análise efetiva de nossa linguagem esteja completamente feita. A terceira é dada pelas propriedades internas que apenas a análise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    ¿Qué tipo de formación humanística serviría (y cuál no) para favorecer el florecimiento de una ciudadanía democrática virtuosa?Julieta Elgarte - 2023 - Tópicos 45:e0025.
    Siguiendo a Martha Nussbaum, Graciela Vidiella argumenta que las humanidades están llamadas a cumplir un rol importante en la promoción de la ciudadanía virtuosa que es tan crucial para la salud de nuestras democracias. Este trabajo pretende aportar al proyecto de promover una ciudadanía virtuosa reuniendo tres reflexiones sobre el tipo de educación humanística del que cabe (y el tipo del que no cabe) esperar un aporte significativo en ese sentido. Argumentaré, en primer lugar, que una educación humanística que esté (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Los tipos de "Weltanschauung" de G. Dilthey.Luis Martínez Gómez - 1952 - Pensamiento 8 (29):5.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    Tipos de motivación Y Vida moral: La propuesta de E. Husserl.Pilar Fernández Beites - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 11:81.
    La reducción trascendental introdu-cida por Husserl en Ideas I le permite a nuestro autor, ya en Ideas II, definir la “actitud perso-nalista”, donde el “objeto intencional” abre paso a una nueva noción clave que es la de “motivación”. Dada la importancia que tiene la motivación para entender cualquier vida y también, por tanto, la vida moral, mi ponencia busca obtener una clasificación rigurosa de los distintos tipos de motivación que Husserl describe. Su objetivo es mostrar que aunque Husserl concede (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Tipos de base empírica.Gregorio Klimovsky - 1981 - Análisis Filosófico 1 (1):59.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Otro tipo de gusto: ni autonomía ni consumo de masas.Christoph Menke - 2011 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 46:137-151.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  36
    Desigualdades sociales y tipos de territorios en Chile.Óscar Mac-Clure & Rubén Calvo - 2013 - Polis: Revista Latinoamericana 34.
    Las desigualdades sociales en Chile incluyen desigualdades territoriales que permanecen no observadas cuando se enfoca exclusivamente las regiones administrativas. Un conjunto entrelazado de tipos de territorios representativos del proceso de urbanización en un nivel subregional, es propuesto para el estudio de las desigualdades sociales desde una perspectiva territorial. Un territorio es delimitado por un mercado de trabajo común, lo que es medido por la conmutación o movilidad territorial.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Tipos de todos (o sustantividades), según Xavier Zubiri.Pilar Fernández Beites - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 49:83-100.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32. Tipos de conocimientos y prácticas epistémicas.León Olivé Morett - 2011 - Estudios Filosóficos 60 (173):9-26.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Racionalidade e Raciocínio Humano.Samuel de Castro Bellini-Leite - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):46-59.
    No estudo da racionalidade há um projeto normativo, o qual busca compreender o que significa raciocinar corretamente ou ser racional. O foco deste projeto é encontrar regras que ditem um padrão para o raciocínio ser avaliado. Há também um projeto descritivo, praticado por cientistas da cognição com abordagem empirista. Estes buscam descobrir de que forma as pessoas de fato raciocinam e descrever os mecanismos e processos responsáveis pelos padrões de raciocínio observado. Este artigo pretende expor alguns aspectos históricos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. TRÊS TIPOS DE ARGUMENTO SOFÍSTICO.Lucas Angioni - 2012 - Dissertatio 36:187-220.
    This paper attempts to clarify the nature and the importance of a third kind of sophistic argument that is not always found in the classification of those arguments in the secondary literature. An argument of the third kind not only is a valid one, but is also constituted of true propositions. What makes it a sophistic argument is the fact that it produces a false semblance of scientific explanation: its explanation seems to be appropriate to the explanandum without being so. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   19 citations  
  35.  25
    Tipos de maltrato y estudio de sus efectos.Juan Francisco Muñoz Olano - 2014 - Enfoques (Misc.) 1 (1):92.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Tipos de lector y tipos de persona presentes en el Diario de lectura de los Escolios de Ernesto Volkening.David Alvarado-Archila - 2023 - Co-herencia 20 (38):85-108.
    En este texto realizo un análisis del Diario de lectura de los Escolios de Nicolás Gómez Dávila. Cuadernos I y II, escrito por Ernesto Volkening. Lo anterior con el fin de establecer qué significa que este texto sea un diario de lectura o, dicho de otro modo, qué implica calificar este texto como un diario de lectura. En segundo lugar, indico los tipos de lector que se presentan en este diario y, por último, caracterizo el tipo de “yo” narrativo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Que tipo de ser tem o espaço-tempo?Lawrence Sklar - 2007 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Tipos de racionalidad.Herbert Schnädelbach - 2000 - Endoxa 1 (12-2):397.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  39.  17
    A estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes. I Pressupostos.Fernando Dias Andrade - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:61-94.
    Os pressupostos da estrutura afetiva dos tipos de governo em Hobbes dizem respeito aos afetos fundamentais que determinam as ações humanas desde o estado de natureza, em especial o medo, o egoísmo e a glória. O medo, para Hobbes, talvez seja o afeto mais restritivo da liberdade natural no estado de natureza e, ao contrário, a principal condição para a obtenção da paz no estado civil, mas a esperança de glória é tão relevante quanto o medo para a transformação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  35
    Diferencias en los niveles de motivación por sexo, curso y tipo de centro educativo en el aprendizaje estratégico de la lengua extranjera.Marián De la Morena Taboada, Adolfo Sánchez Burón & M. Poveda Fernández Martín - 2011 - Arbor 187 (Extra_3):225-230.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  30
    Aquele que busca a Deus, o incrédulo e o honnête-homme: natureza e sobrenatureza nestes três tipos de homem.Telma de Souza Birchal - 2006 - Kriterion: Journal of Philosophy 47 (114):335-346.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Tipos de lecrura, tipos de texto.Carlos Pereda - 1990 - Dianoia 36 (36):189.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  26
    Un nuevo tipo de ciencia. Consideraciones prácticas desde el campo feminista.María José Tacoronte Domínguez - 2011 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía:213-221.
    El análisis de los sesgos de género en ciencia ha dado lugar a una revisión crítica del conocimiento científico y a un cuestionamiento en profundidad del modelo de ciencia existente. Lo que, a su vez, da paso al interés por investigar en torno a las claves epistémicas que harían posible una ciencia no sexista, racista o clasista, fraguando un debate epistemológico de gran alcance.Las pretensiones de estas epistemologías son, principalmente, mostrar que los valores contextuales, es decir, los considerados no cognitivos, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Diferentes tipos de decisões e um experimento sobre a geração inconsciente de decisões livres: uma análise conceitual.Beatriz Sorrentino Marques - 2015 - Filosofia Unisinos 16 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Zubiri: tipos de racionalidad.Antonio Pintor Ramos - 2012 - Cuadernos Salmantinos de Filosofía 39:213-308.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  11
    Os Seis Tipos de Bens No Tratado da Felicidade de Tomás de Aquino.André Ricardo Randazzo Gomes - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):25-41.
    O Tratado da Felicidade (ou Tratado da Bem-Aventurança), escrito por Tomás de Aquino como parte de sua Suma de Teologia, procura determinar qual é o fim último da vida humana, ou seja, o bem supremo da vida humana, e quais são os outros bens que não podem ser isso de nenhum modo. Tomás mostra conhecer uma divisão tríplice dos bens do homem, que inclui os bens exteriores, os bens do corpo e os bens da alma. A estes Tomás acrescenta um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Tipos de violencia en La ciudad y los perros (1963) de Mario Vargas Llosa. Estudios críticos tras su lectura.Jesús Miguel Delgado Del Aguila - 2019 - Álabe. Revista de la Red de Universidades Lectoras 20 (20):1-19.
    Este artículo abarca la conceptualización metateórica realizada en torno a la violencia de La ciudad y los perros (1963), como al hacer referencia a sus formas explícita e implícita, su desarrollo en los ámbitos familiar y sexual, su articulación desde el racismo, su crítica mediante la denuncia social, sociopolítica y militar; finalmente, su identificación como elemento de barbarie que se halla en disputa con el proceso civilizador. Simultáneamente, se ha incorporado un trabajo hermenéutico basado en la inclusión de las propuestas (...)
    Direct download (11 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    Espaço Físico e outros tipos de espaço.Filipe Pamplona - 2023 - Perspectivas 8 (1):197-245.
    Apresenta-se uma síntese do estudo comparativo das classificações de Ernst Mach, Rudolf Carnap e Hans Reichenbach, com um objetivo principal: a demarcação do problema geral – “o que é espaço?” – em prol da delimitação do problema específico: “o que é espaço físico?” Para isso, é necessário contrastar tal conceito com os demais “tipos de espaço” que designam os diferentes significados que a palavra ‘espaço’ pode assumir; significados estes restritos à interseção das áreas da física, da matemática e da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  41
    Política del reconocimiento y tipos de ciudadanía.José Emilio Esteban Enguita - 2007 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 40:259-280.
    El punto de partida de este artículo es la crisis del concepto de ciudadanía ante los cambios sociales y políticos de nuestras sociedades. Trataré aquellos problemas de la ciudadanía causados por el carácter multiétnico, multicultural y plurinacional de las sociedades actuales y por las demandas de lo que se ha venido a llamar "multiculturalismo" y por las del nacionalismo. También este artículo intenta ofrecer una clasificación de los tipos de ciudadanía y un criterio que nos permita distinguir entre los (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  55
    Acerca de la relación entre los dos tipos de esquemas de las ideas de la razón en la Crítica de la razón pura de Kant.Martín Arias-Albisu - 2012 - Areté. Revista de Filosofía 24 (1):7-24.
    El objetivo de este trabajo es examinar la relación entre los dos tipos de esquemas de las ideas de la razón presentados por Kant en su Crítica de la razón pura. Por un lado, Kant sostiene que los esquemas de la razón son principios, reglas o procedimientos (los de homogeneidad, especificación y continuidad). Por otro lado, Kant afirma que esos esquemas son objetos en la idea u objetos imaginarios (los del alma, el mundo y Dios). A los primeros esquemas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 924