Results for 'Zeljko Jocic'

137 found
Order:
  1.  47
    Picture sequencing by schizophrenic patients.William W. Beatty, Zeljko Jocic & Nancy Monson - 1993 - Bulletin of the Psychonomic Society 31 (4):265-267.
  2. A Semântica Transcendental de Kant (4th edition).Zeljko Loparić - 2023 - São Paulo: DWWeditorial.
    Sobre esta edição A terceira edição de A Semântica transcendental de Kant (Campinas, CLE, 2005) encontra-se esgotada há vários anos. Este fato recomenda a sua reedição, tendo em vista o interesse que as edições anteriores suscitaram na comunidade kantiana brasileira. Desde a primeira edição em 2000, dediquei numerosos artigos e resenhas – publicados nas revistas Analytica, Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Manuscrito, O que nos faz pensar e Studia Kantiana, entre outras – foram dedicados à apresentação e divulgação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  3.  23
    Experience and Attitudes Toward Informed Consent in Pharmacy Practice Research: Do Pharmacists Care?Dušanka M. Krajnović & Dragana D. Jocić - 2017 - Science and Engineering Ethics 23 (6):1529-1539.
    The experience and attitudes of pharmacists towards research ethics through pharmacy practice research is largely unknown. This study sought to examine the pharmacists’ experience if they were research participants and their attitudes on the importance of informed consent in research practice. A cross-sectional survey was employed to achieve the aims of this study. The majority of 433 participating pharmacists were female ; the average age was 43.2 ± 9.5 years, and their average working experience was 15.0 ± 9.6 years. Almost (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  64
    Heidegger and Winnicott.Zeljko Loparic - 1999 - Human Nature 1 (1):103-135.
    O presente artigo apresenta três teses principais. A primeira diz que, nos Seminários de Zollikon, Heidegger desenvolveu projeto de uma antropologia, patologia e terapia daseinsanalíticas no qual ele rejeita a metapsicologia de Freud, mas preserva suas descobertas fatuais e procedimentos de cura. A secunda tese sustenta que Winnicott introduziu um novo paradigma na psicanálise que igualmente rejeita a metapsicologia freudiana e centra a pesquisa e a cura psicanalíticas sobre problemas de amadurecimento pessoal e não mais sobre o complexo de Édipo. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  5.  81
    The Logical Structure of the First Antinomy.Zeljko Loparic - 1990 - Kant Studien 81 (3):280-303.
  6.  25
    (1 other version)De Kant a Freud: um roteiro.Zeljko Loparic - 2003 - Human Nature 5 (1):231-245.
    O presente comentário analisa um breve texto tardio de Kant sobre afisiologia especulativa. Além de ilustrar muito bem os princípios metodológicos doprograma de pesquisa kantiano para as ciências da natureza – segundo o qual as ficçõesespeculativas, de valor apenas heurístico, podem ser utilizadas para observar eorganizar fenômenos na procura de suas leis empíricas –, esse escrito antecipa,metodológica e epistemologicamente, os trabalhos de Freud sobre a metapsicogiafisiológica.t:This commentary analyzes a short text by late Kant on speculativephysiology. It ilustrates main metodological principles (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  7. Esboço do Paradigma Winnicottiano.Zeljko Loparic - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (2).
    O objetivo principal do presente artigo é apresentar uma visão unificada da contribuição de Winnicott à psicanálise. A Parte I começa constatando que, de acordo com certos comentadores renomados, Winnicott introduziu uma mudança paradigmática na psicanálise. A fim de fazer ver que essa mudança pode ser interpretada como um Gestalt switch paradigmático no sentido de Th. S. Kuhn, faz-se uma apresentação panorâmica da teoria kuhniana da ciência e, em seguida, uma reconstrução do paradigma edipiano ou triangular de Freud. Na Parte (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  8.  33
    (1 other version)O "animal humano".Zeljko Loparic - 2000 - Natureza Humana 2 (2):351-397.
    O presente estudo propõe-se reconstruir o conceito winnicottiano da unidade psicossomática do ser humano. Depois de expor o caráter acontecencial e a estrutura interna do psique-soma, oferece uma análise detalhada das operações da "elaboração imaginativa", começando pela tentativa de definir a natureza dessas operações. Prossegue com o exame das operações mais primitivas que garantem a inter-relação inicial básica da psique e do soma, chama a atenção para a constituição do si-mesmo imaginativo, e termina identificando e explicando algumas operações elaborativas mais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  9.  27
    Origem em Heidegger e Winnicott.Zeljko Loparic - 2007 - Human Nature 9 (2):243-274.
    Após fazer uma breve apresentação da maneira como o tema da origem surge no pensamento de Heidegger, o artigo mostra que esse tema se desdobra necessariamente no do nascimento. Em seguida, o nascimento é estudado tal como tematizado por Heidegger na primeira e na segunda fase da sua filosofia. Por fim, o artigo explica os conceitos de nascimento e origem que compõem a teoria do amadurecimento de Winnicott, a fim de iniciar um diálogo entre o pensamento heideggeriano do ser e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  10.  17
    Bioethics and hereditary genetic modifications.Zeljko Kaludjerovic - 2019 - Conatus 3 (1):31.
    Significant breakthroughs in genetic research promoted by the human genome project, advances in molecular biology and new reproductive technologies have improved the understanding and the possibility of genetic interventions as a potential medication for diseases caused by differentiated disorders, especially those that originated in irregularities in individual genes. The progress achieved in contemporary studies has created the likelihood that the man has the technical capacity to modify the genes that will be transmitted to the next generations as well. These are (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. Deliberativna demokratija i internet: da li onlajn deliberativna demokratija može da zameni klasičnu demokratiju?Željko Mančić - 2012 - Filozofija I Društvo 23 (2):168-186.
  12.  75
    (1 other version)É dizível o inconsciente?Zeljko Loparic - 1999 - Natureza Humana 1 (2):323-385.
    O artigo começa dando uma visão panorâmica do processo pelo qual se passou, na modernidade, da libertação da palavra à industrialização da palavra, esboçando algumas reações a esse desenvolvimento, em particular a de Heidegger. Prossegue pelo exame detalhado da regra de verbalização do inconsciente, sobre a qual repousa a clínica freudiana, mostrando os limites teóricos e clínicos desse tipo de comunicação entre o analista e o analisando. Passa, em seguida, ao estudo da comunicação não-verbal, característica da clínica winnicottiana dos psicóticos, (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  13. Heurística kantiana.Zeljko Loparic - 1983 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 5:73-89.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  14.  29
    Theodor Lipps: uma fonte esquecida do paradigma freudiano.Zeljko Loparic - 2001 - Human Nature 3 (2):315-331.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  15. Fenomenološko-kritička destrukcija problema apriorija kod ranog Hajdegera.Željko Radinković - 2012 - Filozofija I Društvo 23 (4):251-268.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  35
    Além do inconsciente: sobre a desconstrução heideggeriana da psicanálise.Zeljko Loparic - 2001 - Human Nature 3 (1):91-140.
    O presente artigo propõe-se a estudar a desconstrução heideggeriana da teoria clínica e da metapsicologia de Freud à luz do método fenomenológico construtivo-desconstrutivo. Depois de caracterizar a teorização psicanalítica como devedora da metafísica da subjetividade objetificada, o artigo mostra em que sentido se pode dizer que essa metafísica oculta o modo de ser originário dos seres humanos para, em seguida, examinar a crítica heideggeriana dos elementos dessa metafísica, embutidos tanto na teoria clínica como na metapsicologia de Freud.The aim of this (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17.  13
    (1 other version)A fabricação dos humanos.Zeljko Loparic - 2005 - Manuscrito 28 (2):391-415.
    Na introdução, o presente artigo examina a ameaça da fabricação industrial dos humanos tal como tematizada por Heidegger em 1939. Em se-guida, procura elaborar o horizonte hermenêutico no qual Heidegger discute as alternativas de realização desse empreendimento já em curso. Prossegue considerando a defesa montada por Heidegger contra esse perigo, para ter-minar apresentando duas críticas à solução proposta por ele.In its introduction, this article examines the threat of industrial pro-duction of humans as thematized by Heidegger in 1939. Next, it tries (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18.  24
    (1 other version)A linguagem objetificante de Kant e a linguagem não-objetificante de Heidegger.Zeljko Loparic - 2004 - Natureza Humana 6 (1):9-27.
    Depois de expor, usando a filosofia de Kant como exemplo, em que consiste o uso objetificante da linguagem, o artigo prossegue explicitando os perigos extremos que Heidegger relaciona a esse uso e a defesa que ele recomenda: a mudança da nossa relação com a linguagem.After presenting, using the philosophy of Kant as an example, what is understood as the use of objectifying language, the article proceeds to explain the extreme perils that Heidegger takes related to this usage and a defense (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19.  44
    Elementos da teoria winnicottiana da sexualidade.Zeljko Loparic - 2005 - Human Nature 7 (2):311-358.
    Após resumir as diferenças entre os paradigmas freudiano e winnicottiano da psicanálise , o presente trabalho passa a apresentar as idéias centrais da teoria winnicottiana da sexualidade. As principais teses defendidas são as seguintes: 1) Winnicott redescreveu a sexualidade a partir de duas raízes: a raiz instintual e a raiz identitária , 2) ele reescreveu o essencial da teoria psicanalítica tradicional desse fenômeno, e 3) ao fazer tudo isso, ele acrescentou elementos essenciais ao seu novo paradigma da psicanálise . Depois (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  20.  52
    Is the Enlightenment an Outdated Program?Zeljko Loparic - 2000 - The Proceedings of the Twentieth World Congress of Philosophy 7:211-220.
    In this essay I provide a critical analysis of the Enlightenment program—focusing particularly on the thought of Hegel, Rouseau, Kant, and Nietszche—describing the central dangers inherent in the program. I conclude with reflections generated from the post-metaphysical responses to the Enlightenment made by Giddens and Heidegger.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  21. O Ponto Cego Do Olhar Fenomenológico.Zeljko Loparic - 1996 - O Que Nos Faz Pensar 1:127-149.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  22.  51
    Problem-Solving and Theory Structure in Mach.Zeljko Loparić - 1984 - Studies in History and Philosophy of Science Part A 15 (1):23.
  23. Resistências à psicanálise.Zeljko Loparic - 1985 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 8:29-49.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  23
    Ética originária e práxis racionalizada.Zeljko Loparic - 2001 - Manuscrito 24 (1):141-228.
    O presente artigo começa pela crítica do projeto de Tugendhat de tomar a análise da linguagem do segundo Wittgenstein como o método geral da filosofia, em particular, da filosofia moral, para em seguida, tentar decidir se o mesmo método pode ser usado como procedimento de leitura da analítica heideggeriana do Dasein. Na continuação, proponho-me a examinar se o programa de Tugendhat de racionalizar o agir humano, herdado do iluminismo, pode servir de quadro teórico para compreender a fenomenologia heideggeriana da responsabilidade.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  25.  14
    11 The Fundamental Problem of Kant’s Juridical Semantics.Zeljko Loparic - 2012 - In Frederick Rauscher & Daniel Omar Perez (eds.), Kant in Brazil. Rochester, NY: University of Rochester Press. pp. 206-235.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Aristotelova politika u horizontu mjere i odgoja.Željko Senković - 2022 - Metodicki Ogledi 29 (1):11-29.
    The article considers the Greek ideal of moderation, most often expressed through the notion of the Mean. It is not merely a pangreek ideal, but an ancient and everlasting inheritance, which converged to the education in the unity of ‘goodness and beauty’. It is lived in the polis, as it was also a personal aspiration of the inner soul. In Aristotle’s politics, the source of moderation is primarily connected to the balance of political orders, however there is another perspective in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Dnmt2 methyltransferases and immunity: An ancient overlooked connection between nucleotide modification and host defense?Zeljko Durdevic & Matthias Schaefer - 2013 - Bioessays 35 (12):1044-1049.
    Many species maintain cytosine DNA methyltransferase (MTase) genes belonging to the Dnmt2 family. Prokaryotic modification‐restriction systems utilize DNA methylation to distinguish between self and foreign DNA, and cytosine methylation in eukaryotic DNA contributes to epigenetic mechanisms that control gene expression. However, Dnmt2 proteins display only low or no DNA MTase activity, making this protein family the odd and enigmatic family member. Recent evidence showed that Dnmt2 proteins are not DNA but RNA MTases with functions in biological processes as diverse as (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  58
    Die Phänomenologie Edmund Husserls als eidetische Wissenschaft.Zeljko Radinkovic - 2019 - Filozofija I Društvo 30 (4):571-594.
    Der Beitrag beschäftigt sich mit Husserls Lehre von der kategorialen An­schauung als einem der wichtigsten Momente seines Versuchs der Grund­legung der Phänomenologie als eidetischer Wissenschaft. Ausgehend von Husserls phänomenologischen Kritik an Versuchen einer Naturalisierung des Bewusstseins, werden insbesondere die Probleme der Bedeutungs­intention und -erfüllung, des Unterschieds zwischen sinnlicher und kate­gorialer Anschauung, der kategorialen Formung und der sog. Wesens­anschauung erörtert. In diesem Zusammenhang geht es auch um die Abgrenzung des Husserlschen transzendentalphilosophischen Ansatzes von der transzendentalphilosophischen Axiomatik Immanuel Kants.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  28
    tRNA modifications: Necessary for correct tRNA‐derived fragments during the recovery from stress?Zeljko Durdevic & Matthias Schaefer - 2013 - Bioessays 35 (4):323-327.
  30. Yanomami shamanic initiation: The meaning of death and postmortem consciousness in transformation.Zeljko Jokic - 2008 - Anthropology of Consciousness 19 (1):33-59.
    The main aim of shamanic initiation among the Yanomami people of the Upper Orinoco River region in Venezuela is the metamorphosis of the human body into a cosmic body, or what I term "corporeal cosmogenesis." During the initiatory ordeal, the neophyte undergoes an intense experience of death through dismemberment by the spirits and subsequent rebirth, thus overcoming the human condition and becoming an individual living spirit. But, at the same time, he becomes a "collection" of other spirits who leave their (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  21
    Mapa mediteranskog kirenaizma.Željko Škuljević - 2007 - Filozofska Istrazivanja 27 (3):551-557.
    Više začuđuje da je Aristip, koji se smatra rodonačelnikom kirenskog hedonizma, sokratovac, nego činjenica da je rodom iz mediteranske Kirene. Grad u kome je rođen, osnovali su nekoliko stoljeća prije grčki koloni, koji su došli s otoka Tere. Po Pindaru, njegova je porodica bila najbogatija i najuzvišenijeg roda u cijeloj Libiji, čime se objašnjava činjenica što je budući hedonist, od malena, bio naviknut na život u raskoši. Nikada ga nisu smatrali sokratovcem u pravom smislu te riječi , što će biti (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Pozornica kirenaičke misli.Željko Škuljević - 2008 - Zenica: Udruženje Hijatus.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  32
    Alguns escritos recentes sobre a ética em Heidegger.Zeljko Loparic - 1999 - Human Nature 1 (2):447-455.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A fabricação dos humanos.Zeljko Loparic - 2006 - In Pedro M. S. Alves, José Manuel Santos & Alexandre Franco de Sá (eds.), Humano e inumano: a dignidade do homem e os novos desafios: actas do. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    A Metafísica E O Processo De Objetificação.Zeljko Loparic - 2008 - Natureza Humana 10 (2):9-43.
    Depois de mostrar que o programa de Ser e tempo inclui a desconstrução da metafísica, da ciência e de todos os processos de objetificação , o artigo apresenta as dificuldades do primeiro Heidegger em reconstruir as estruturas da objetividade com base na acontecência do ser-o-aí do homem. Em seguida, trata de alguns dos motivos, entre eles a discussão com representantes da ciência contemporânea, em particular com Heisenberg, pelos quais Heidegger abandonou a reconstrução daseinsanalítica da objetificação e recorreu, para determinar a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Andreas Osiander: Prefácio ao "De Revolutionibus Orbium Coelestium", de Copérnico.Zeljko Loparic - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    Binswanger, leitor de Heidegger: um equívoco produtivo?Zeljko Loparic - 2002 - Human Nature 4 (2):383-413.
    Depois de fazer uma breve análise das idéias centrais introduzidas por Ludwig Binswanger no seu artigo seminal "O sonho e a existência", de 1930, o presente trabalho examina o lugar ocupado por essas idéias na daseinsanálise psiquiátrica do mesmo autor. Em seguida, são estudadas as objeções que Martin Heidegger dirigiu ao uso da analítica existencial de Ser e tempo na formulação da daseinsanálise psiquiátrica. Na última seção, discutem-se as perspectivas atuais de um diálogo entre o pensamento de Heidegger e as (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Breve nota sobre Heidegger como leitor de Jünger.Zeljko Loparic - 2002 - Human Nature 4 (1):217-220.
  39.  16
    Das Faktum der Vernunft - eine semantische Auslegung.Zeljko Loparic - 2001 - In Volker Gerhardt, Rolf-Peter Horstmann & Ralph Schumacher (eds.), Kant Und Die Berliner Aufklärung: Akten des IX Internationalen Kant-Kongresses. New York: Walter de Gruyter. pp. 63-71.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Heidegger ea filosofia da finitude.Zeljko Loparic - 1991 - Revista Latinoamericana de Filosofia 17 (1):21-41.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41. Kant e o pretenso direito de mentir: Série 2.Zeljko Loparic - 2006 - Kant E-Prints 1:57-72.
    Depois de apresentar as posições de Kant a respeito da mentira assumidas ao longo da sua obra, em particular, na Doutrina da virtude , o artigo explicita a crítica de Benjamim Constant a Kant e, em seguida, a resposta de Kant centrada na análise semântica das teses de Constant e na crítica do conceito de direito de mentir.After presenting Kant’s views on lying expressed in his writings of different periods, in particular, in The Doctrine of Virtue , the article analyses (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Kant on indirect proofs.Zeljko Loparic - 1991 - O Que Nos Faz Pensar:56-60.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43. Kant's Philosophical Method I.Zeljko Loparic - 1991 - Synthesis Philosophica 6 (1):215-229.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Kant’s semantic turn.Zeljko Loparic - 2007 - Kant E-Prints 2:105-115.
  45. Natureza humana como domínio de aplicação da religião da razão.Zeljko Loparic - forthcoming - Kant E-Prints.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Naturaza humana como domínio de aplicação da religião da razão: Série 2.Zeljko Loparic - 2007 - Kant E-Prints 2:73-91.
    Depois de formular, de modo esquemático, o problema fundamental de religião em Kant – o de decidir se o homem é moralmente bom ou mau –, o artigo trata do conceito kantiano de religião da razão, enfatizando que Kant propõe uma doutrina da religião sem Deus, embora não sem a idéia de Deus. Na seqüência, desenvolve a concepção kantiana da natureza humana, mostrando que essa concepção delimita o domínio factual sobre o qual Kant interpreta os predicados religiosos fundamentais: moralmente bom (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  22
    (1 other version)Objetificação e intolerância.Zeljko Loparic - 2007 - Natureza Humana 9 (1):51-95.
    Apoiando-se na fenomenologia filosófica e numa ciência factual , o artigo começa formulando dois problemas relativos à tolerância: 1) poder suportar os diferentes sentidos de realidade ou, respectivamente, os diferentes modos de dizer o real, e 2) poder estabelecer relacionamentos objetificantes e não-objetificantes com o mundo. Depois de mostrar que esses problemas foram sistematicamente negligenciados não somente pela literatura teológica, mas também pela filosófica , o artigo prossegue salientando que a linguagem apropriada para descrever a realidade objetificável pode ser invasiva (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  24
    Origem E sentido da responsabilidade em Heidegger.Zeljko Loparic - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):201-220.
    Este trabalho aborda a questão daresponsabilidade em Heidegger, começando porexplicar por que o autor de Ser e tempo quase nãoutiliza esse termo nas suas analises do Dasejn. Issose deve ao fato, sustenta o artigo, de Heidegger teroperado a desconstrução do conceito tradicional deresponsabilidade remetendo-o ao seu lugar deorigem na relação do homem ao ser. Por fim, oartigo discute os diferentes sentido de responsabilidadeintroduzidos por Heidegger, em particular, aresponsabilidade para com o sentido do ser a paracom os outros seres humanos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O Ficcionalismo De Osiander.Zeljko Loparic - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
    Com base em discussões antigas e recentes sobre o status epistemológico das teorias científicas, o presente artigo analisa o prefácio de Osiander ao De revolutionibus de Copérnico.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Optuženik Heidegger: esej o opasnosti filozofije.Zeljko Loparic - 1991 - Zagreb: Hrvatsko filozofsko društvo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 137