Results for 'crítica ao conceito de nativismo'

962 found
Order:
  1.  23
    Conservação de si e modernidade - Uma abordagem crítica aos conceitos de bioéticameio ambiente e.José Heck - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):82-97.
    O esforço de perseverar na existência substitui, na Modernidade, o milenar imaginário finalista do desejo governado pela reta razão. Entre nascimento e morte, a conservação de si marca a singularidade humana e tece a irredutível individualidade de nossas vidas. As pesquisas ambientais e os estudos de biótica retornam das nascentes da racionalidade moderna com o mapa da incomensurabilidade dos conflitos e o enigma de uma era perdida. A articulação do presente artigo é feita na contramão da opinião pós-moderna dominante. O (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    A crítica de Arendt ao conceito de secularização.Theo Magalhães Villaça - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (3):81-94.
    O presente artigo busca expor a crítica que Hannah Arendt faz ao teorema da secularização, como apresentado por autores contemporâneos. Em primeiro lugar, será distinguido o teorema do processo de secularização que ocorreu na modernidade, tal como é feito em Hans Blumenberg e na própria Arendt. Em um segundo momento, serão comentadas as teorias de Karl Löwith e Eric Voegelin, que exemplificam o teorema da secularização criticado por Hannah Arendt. Por fim, vamos expor as críticas da autora a esse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    A Crítica de Hegel ao Conceito de Lei em Kant.P. G. A. Novelli - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (1):49-73.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    On the nature of language – Anton Marty’s critique of the concept of nativism in language theory and descriptive psychology.Gerald Hartung - 2023 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 3 (1):9-23.
    Um aspecto central dos debates da filosofia da cultura nos anos entre 1860 e 1914 foi a pergunta pela origem da linguagem. Se a origem da linguagem reside na natureza, então existem motivos exclusivamente naturais para o surgimento e desenvolvimento da linguagem. Entretanto, se a linguagem humana já for originalmente um artefato humano, então a história natural geral tampouco nos pode oferecer ajuda para compreender a forma de vida humana. A essas opções podemos chamar, abreviadamente, de “naturalismo” e “culturalismo”. Que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    A Crítica de Jacobi ao Aufklärung: da Querela do Panteísmo ao Conceito de coisa-em-si.Maria Clara Fonseca Fanaya - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    O objeto deste trabalho é a crítica de Jacobi tanto ao Aufklärung, quanto ao conceito kantiano de coisa-em-si. Essas críticas foram inicialmente elaboradas durante a querela do panteísmo - discussão encadeada por Jacobi e Mendelssohn acerca do racionalismo e suas possíveis consequências - e continuou até a contribuição e resposta de Kant a essas questões com a publicação do texto “O que significa orientar-se no pensamento”. Nesse texto, Kant desenvolve o conceito de fé racional, o qual sustenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A abordagem fenomenológica de Heidegger ao conceito de vida e o começo da biopolítica.Alexandre Franco de Sá - 2015 - In Diogo Ferrer & Luciano Utteich (eds.), A Filosofia Transcendental E a Sua Crítica: Idealismo - Fenomenologia - Hermenêutica. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O Lugar Sistemático Do Conceito De Liberdade Na Filosofia Crítica Kantiana: Série 2.Joãosinho Beckencamp - 2006 - Kant E-Prints 1:31-56.
    Tomando-se a filosofia crítica kantiana como um sistema de resolução de problemas da razão pura, oconceito de liberdade ocupa um lugar estratégico na articulação da filosofia teórica com a prática, procurando oartigo mostrar como o tratamento dado ao conceito de liberdade no domínio teórico prepara perfeitamente o lugarque ele tem de ocupar no domínio prático, caso deva poder se constituir algo assim como a moralidade. In Kant’s philosophy as a system of problems and solutions developed by reason the (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    A Crítica de Dworkin ao Positivismo Jurídico e a Construção do Conceito de Discricionariedade.Pedro D'Angelo da Costa - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Conhecido como Debate Hart-Dworkin, o entrechoque de opiniões entre esses dois autores gerou intensa discussão acerca do positivismo jurídico e das teorias que buscam refutar suas teses fundamentais. Neste contexto, Ronald Dworkin se empenha em repreender a doutrina positivista demonstrando que as noções elementares dessa teoria não são capazes de produzir uma doutrina eficaz sobre a natureza do direito. No presente artigo, pretendo analisar as críticas lançadas por Dworkin ao positivismo jurídico e às conceituações de Herbert Hart, com específica atenção (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    O conceito de identificação no pensamento de Adorno: entre o ajustamento social e a resistência em direção a uma existência mais humana.Rita de Cassia Thomaz - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    O artigo traz uma discussão acerca da utilização do conceito de identificação por Adorno. A partir disso procuramos dar ênfase para o tema da crítica e da negação da cultura possibilitadas pela apropriação da psicanálise realizada pelo autor. A aplicação do conceito permite analisar o processo de assimilação do indivíduo no capitalismo tardio. Uma vez que a cultura é transformada em mercadoria, e assim absorve o ritmo idêntico e repetitivo da produção mecanizada, que transmite aos indivíduos através (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  10
    Considerações acerca dos conceitos de autorreflexão e emancipação na pesquisa-ação.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo, Rafael Carlos Queiroz, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:157-174.
    Toma-se como objetivo tecer considerações acerca do conceito de autorreflexão e emancipação, entrelaçando-o à pesquisa-ação, por meio do diálogo entre Jürgen Habermas, Theodor W. Adorno, Wilfred Carr e Stephen Kemmis. Os conceitos de autorreflexão e emancipação surgem na Escola de Frankfurt através de Adorno e são incorporados por Habermas, que dá outro sentido a eles. Carr e Kemmis, ao refletirem sobre a pesquisa-ação emancipatória na educação, tomam Habermas como alicerce e constituem o conceito de autorreflexão crítica. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    A crítica do jovem Leibniz ao materialismo hobbesiano a partir do conceito de conatus.Celi Hirata - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:65-87.
    Neste artigo, pretende-se indicar como o jovem Leibniz, em textos do início da década de 1670, como no Theoria Motusi e nas correspondências a Johann Friedrich e a Hobbes, apropria-se do conceito de conatus e da teoria da sensação de Hobbes para defender a existência de mentes incorpóreas, seres verdadeiramente indivisíveis, em oposição à redução hobbesiana da realidade a corpos e seus movimentos. Ademais, uma vez que a essência do corpo reside no movimento e não na extensão — como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Filosofia transcendental e metafísica da vontade: a crítica de Schopenhauer ao conceito kantiano de metafísica.Flamarion Caldeira Ramos - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (49).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  46
    O conceito de racionalidade em Habermas: a 'guinada lingüística' da teoria crítica.Carlos Eduardo Jordão Machado - 1988 - Trans/Form/Ação 11:31-44.
    This essay was a speech pronounced in UNICAMP. It was written for Habermas' brasilian visiting expected at the second semester of the past year. Its unmediate goal was to give some informations about the last Habermas' reflections. Therefore, it tried to insert Habermas' proposal of a "communicative reason" in our days with the generalized irruption of fragmentaries, relativistic and irrationalistic discursive forms . Without claiming to exhaust a so complex subjet, it also tried to put some questions about the critical-cognitive (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  23
    Gênese e Conquista do Conceito de Filosofia Cosmopolita de Kant.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44016.
    Este artigo pretende mostrar a gênese e a conquista do conceito de filosofia cosmopolita de Kant ao longo do seu período pré-crítico. Esse conceito foi erigido por meio das pesquisas de Kant tanto sobre o que significava filosofar na Antiguidade quanto sobre a pretensão de encontrar um método que resolvesse o problema da cientificidade da metafísica. Defende-se que tal conceito é o principal elemento que dota sua filosofia de organicidade, de maneira a conceder coerência lógica ao longo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  25
    Empirismo e Objetividade Considerações Sobre o Conceito de Experiência e a Crítica de Popper ao Positivismo.M. Carvalho - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (1):74-105.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  88
    Notas À Interpretação de Cirne-Lima Do Conceito de Contradição Em Hegel.Jaaziel de Carvalho Costa - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):53-67.
    O texto visa, a partir do último livro de Cirne-Lima, Depois de Hegel , produzir uma crítica à interpretação deste autor brasileiro quanto ao conceito de contradição na filosofia hegeliana. Para isso, tomamos como base de nossa argumentação o próprio texto de Hegel - Wissenschaft der Logik - no original.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    Síntese transcendental por conceitos e conceito de coisa em geral no método da filosofia crítica.Marcelo Vieira - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):54-70.
    A Doutrina Transcendental do Método distingue inicialmente o método da matemática por construção de conceitos, próprio da matemática, e a análise de conceitos, que caberia à filosofia. Significaria que Kant exclui de vez a síntese na filosofia, reservando a síntese ao método de construção de conceitos na matemática? Se for assim estaríamos diante de uma dicotomia quanto ao método crítico, não dogmático: ou construção de conceitos na matemática, ou análise de conceitos na filosofia. Schelling critica a proposta kantiana seguindo a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    O conceito de douta ignor'ncia e o fazer biblioteconômico.Gerson Moreira Ramos Junior - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7384.
    Este artigo intenta explorar a interseção entre o conceito de "douta ignorância", proposto pelo filósofo e cardeal Nicolau de Cusa, e a prática biblioteconômica contemporânea. Partimos da premissa de que a douta ignorância pode oferecer uma perspectiva epistemológica profícua para o pensamento decolonial, na medida em que reconhece as limitações do conhecimento, promovendo uma abertura para o diálogo intercultural e para a superação das hierarquias epistêmicas. Ao mesmo tempo, conectamos essa ideia com o agir comunicativo habermasiano, que propõe o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. (1 other version)O Conceito de Violência-Poder eo Caráter Paradoxal do Poder Juridico em Walter Benjamim.José Gilardo Carvalho - 2012 - Revista Inquietude 3 (1):122-139.
    No presente artigo pretendemos apresentar o conceito de violência-poder em Walter Benjamin (1892 – 1940), com base no ensaio intitulado Crítica do Poder, Crítica da Violência [Zur Kritik der Gewalt] . Utilizamos como ponto de partida da crítica aqui em questão, a consideração da violência-poder no movimento próprio do texto de Walter Benjamim. Nesse sentido, esta exposição tem a seguinte seqüência: a) A recusa crítica dos pressupostos metodológicos do jusnaturalismo e do positivismo jurídico; b) A (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    O conceito de “justiça” em Marx: seus elementos, contextos e debate.Thiago Aguiar Simim - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):412-432.
    Este artigo tem o objetivo de tratar do tema da “justiça” na obra de Karl Marx, a partir das ocorrências deste conceito – e de suas variações – no própria obra do autor. A ideia desta análise é contextualizar e sintetizar o sentido dado por Marx à “justiça” no quadro teórico de sua crítica ao capitalismo. O debate contemporâneo sobre “justiça em Marx” emerge em especial após a década de 1970, com a intensificação da discussão normativa na filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    De Um Bergsonismo Sem Duração, Sem Memória, Sem Élan.Adriano Henrique de Souza Ferraz - 2024 - Dissertatio 58:198-217.
    Na defesa que Maurice Blanchot faz da consistência ontológica da experiência poéticoliterária, surge uma relação filosófica ambígua com bergsonismo. Compreender como o pensamento deHenri Bergson incide em sua teoria é imprescindível para podermos estabelecer a importância deMallarmé na constituição de uma teoria do espeço literário e encontrarmos o devido lugar do devir e daduração nesta teoria da literatura. Em Blanchot podemos verificar algumas linhas de ruptura econtinuidade com o bergsonismo, procedendo sobretudo uma reversão do fluxo temporal no espaçodiferencial da escrita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  44
    A barbárie da reflexão E a decadência da moral: A crítica de Vico à cultura do iluminismo.Humberto Aparecido de Oliveira Guido - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (2).
    Este artigo apresenta o projeto de G. Vico para o estabelecimento da ciência moral. Vico esteve empenhado na emancipação do estudo das manifestações objetivas do espírito por intermédio da reforma do racionalismo cartesiano. A crítica ao iluminismo é feita com a retomada do conceito de barbárie no âmbito da filosofia, contrapondo-o ao conceito de esclarecimento do Século das Luzes.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    O conceito de natureza na filosofia de Ludwig Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (3):51-68.
    This article tries to delineate the proposition that to Feuerbach nature is an autonomous and independent being that comes first in comparison to the spirit. To him, material nature, that exists in its qualitative differentness, independent from thinking, is the original source, the immediate, not deductible, uncreated fundament of all real existence, that exists and consists in itself, when put vis-a-vis the spirit. Feuerbach sets nature against the spirit, for it is his understanding that nature is not a pure other (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  2
    O Caráter Antropocêntrico Do Conceito Heideggeriano de Animalidade: Uma Crítica a Partir de Derrida.Juliana Oliveira Missaggia - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):1-13.
    O presente trabalho procura analisar o conceito de animalidade empregado por Heidegger em sua obra Os Conceitos Fundamentais da Metafísica, com o objetivo de examinar os pressupostos antropocêntricos que estariam por trás de sua investigação. Para tanto, partimos de uma breve consideração sobre o procedimento metodológico por ele empregado, o qual permitiria ao filósofo manter uma série de concepções prévias tomadas sem maiores esclarecimentos. Em seguida, analisamos a crítica segundo a qual Heidegger manteria um antropocentrismo típico da tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  2
    Conhecimento Relacional e o Conceito Funcional de Número: Aspectos Estruturantes Do Programa Filosófico de Ernst Cassirer.Ivânio Lopes de Azevedo Júnior - 2024 - Revista Dialectus 34 (34):76-89.
    O objetivo do presente artigo é o de explicitar e analisar dois aspectos estruturantes da filosofia de Ernst Cassirer, a saber: a) a defesa do caráter relacional do conhecimento e b) a natureza funcional do conceito de número. Ambos consistem em traços que marcaram o programa filosófico do autor, bem como várias de suas agendas de pesquisa. O debate no qual essa discussão é desenvolvida diz respeito ao problema em torno da formação dos conceitos científicos e à resistência à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Humanidade dividida: Crítica ao determinismo científico da sexualidade.Danuska Brosin & Maine Laís Tokarski - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):12-32.
    Os discursos científicos são os principais veiculadores do modelo da diferença incomensurável entre os sexos, a partir do qual homens e mulheres passam a ser diferenciados em função de seus órgãos reprodutivos, hormônios e cromossomos. Portanto, pretende-se realizar uma investigação conceitual dedicada ao escrutínio do conceito biológico da natureza no que diz respeito à sexualidade, a partir da análise de fontes filosóficas que consideram criticamente o discurso científico tradicional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  2
    Cr´rtica ao 11º Capitulo da "Crítica a razão científica" de Kurt Huebner.Márcio Chaves-Tannús - 2008 - Educação E Filosofia 2 (3):9-13.
    O presente trabalho é a versão, ligeiramente modificada, em língua portuguesa, de um original alemão redigido em meados de 1979. O texto original contou a colaboração, e a crítica de Ulf Wolfgramm, então meu colega no Curso de Filosofia da Freie Universitaet-Berlin. O artigo é uma abordagem crítica à obra de kurt Huebner intitulada Kritik der wissenschaftlichen Vemunft (Crítica da razão científica). Mais precisamente, ao décimo primeiro capítulo desta obra, por sua vez intitulado Kritik am Wahrheitsbegriff in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  11
    Antropologia histórica como conceito de história natural em Adorno.Virginia Helena Ferreira da Costa - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (1):25-43.
    O tema geral do presente artigo trata da antropologia histórica encontrada em “The Authoritarian Personality” e fundamentada em “Dialética do Esclarecimento”. Especificamente, abordaremos a conceituação que compreende as movimentações pulsionais enquanto natureza interna, fundamento da concepção da antropologia aqui debatida. Com isso, ao falarmos de antropologia e de natureza, não estamos nos referindo a concepções imutáveis e “biologizantes”, mas a noções históricas e contextuais. Para tanto, iremos nos voltar à “Ideia de história natural” adorniana, precisamente à dialética entre história e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Distinção do conceito de poder na obra de Jürgen Habermas.Rafael Augusto Palazi & Pedro Pacheco Zan - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo apresenta a diferenciação do conceito de poder no pensamento de Jürgen Habermas em duas obras. Na primeira, a Teoria da ação comunicativa, o autor introduz uma concepção de poder reduzida à ação racional com respeito a fins, enquanto, na segunda, Facticidade e Validade, Habermas introduz um conceito de poder comunicativo, em oposição ao poder administrativo.A apresentação dessa diferenciação indica uma abertura da própria ideia de ação comunicativa para a política e para os princípios do Estado de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  19
    A representação do conceito de liberdade em “Merli” – uma práxis pedagógica.José Pascoal Mantovani & Bruno Novaes - 2020 - Páginas de Filosofía 8 (1-2):3.
    Nesse artigo temos como objetivo analisar a representação do conceito de liberdade na primeira temporada da série “Merli”, veiculada no canal de streaming Netflix. Nela, pretendemos verificar como o professor de Filosofia Merli Bergeron trabalha conceitos libertários e suscita reflexões críticas em seus alunos sobre os padrões de convívio socialmente impostos pelas instituições primárias e secundárias. Ao mesmo tempo, pretendemos abordar a personalidade do professor, discutindo sobre o convívio que ele mantém com os colegas de trabalho e seus alunos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Elementos da teoria crítica da dissonância de Theodor W. Adorno.Daniel Pucciarelli - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):77-92.
    RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para dele se depreender as linhas fundamentais de um tratamento filosófico da dissonância. Lançando mão dos recursos mobilizados por alguns teóricos da nova música, são reconstruídas, assim, as estações da teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  37
    A dialética do desespero em Kierkegaard e sua influência sobre conceito de alienação em Paul Tillich.Elias Gomes da Silva - 2015 - Horizonte 13 (38):1167-1168.
    A respectiva pesquisa procurou estabelecer a relação de influência da filosofia de Søren Kierkegaard sobre a construção teológica de Paul Tillich. Para tanto, utilizamos como pano de fundo ou estrutura argumentativa o conceito de Desespero humano de Kierkegaard, comparando-o ao conceito de Alienação do ser de Tillich. Objetivamos com isso, demonstrar o entrelaçamento dialogal composto no desenvolvimento da chamada doutrina do pecado original em ambos os autores. Isto é, como o desdobramento da antropologia kierkegaardiana problematizou os fundamentos da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O pensamento em constelação adorniano como possibilidade de reflexão crítica sobre as práticas formativas em contextos educativos // Thought on Adorno's constallation as critical reflection possibility of practice formation in educational contexts.Alex Sander da Silva, Jéferson Luís de Azeredo & Ricardo Luiz de Bittencourt - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):275-287.
    Este texto pretende apresentar reflexões acerca do pensamento em constelação proposto por Adorno para problematizar as práticas formativas colocadas em movimento nos contextos educativos. Para tanto, nos utilizamos da pesquisa bibliográfica para pensar criticamente sobre a formação dos sujeitos nos contextos educativos. Inspirados no pensamento adorniano nos reportamos ao conceito de constelação e, posteriormente, às categorias de emancipação e autorreflexão. As problematizações construídas nesse trabalho podem contribuir para o desvelamento da multiplicidade de questões que envolvem a complexidade do campo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    Autorreflexão e pesquisa ação-crítica.Rafael Queiroz, Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:184-196.
    O conhecimento tem sido objeto de reflexão e estudo em várias áreas do saber, bem como elemento-chave nas grandes transformações enfrentadas pela humanidade. Assim, a autorreflexão, conforme aponta Jürgen Habermas refere-se a um processo de análise crítica e autorreflexiva realizado por indivíduos e pela sociedade como um todo. A autorreflexão também está associada ao desenvolvimento do entendimento crítico, o que permite que os sujeitos, de modo coletivo avaliem constantemente suas próprias ações e instituições em relação aos padrões de justiça, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    Wille e Willkür: uma análise e uma interpretação na filosofia de Kant.Draiton Gonzaga de Souza & Keberson Bresolin - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e32160.
    Ao longo de sua trajetória filosófica, Kant aprofundou e esclareceu os conceitos de vontade e arbítrio. Ambos os conceitos são fundamentais para a compreensão da possibilidade da liberdade, seja ela interna ou externa. O filósofo racional usa os conceitos de Wille e Willkür desde a Kritik der reinen Vernunft, mas será apenas na obra tardia da Metaphysik der Sitten que os conceitos ganharam precisão semântica dentro do sistema da metafisica da liberdade. Em virtude disso, iremos percorrer as obras críticas kantianas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  51
    A crítica de Alexis Philonenko ao "mal-estar" sartriano: em defesa do humanismo.Malcom Rodrigues - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):143-155.
    O objetivo do artigo é discutir a crítica de Philonenko (1981) aos conceitos sartrianos de “má-fé” e “liberdade”. Um dos pilares dessa crítica é a defesa da noção de “coerência do estilo”, elemento indispensável para resguardar a autenticidade tão prezada por Sartre, segundo Philonenko. Contudo, continua este último, ao afirmar “eu não sou jamais nenhuma de minhas condutas, nenhuma de minhas atitudes”, Sartre limita a liberdade por ele defendida ao horizonte de uma maliciosa dissimulação, quer dizer, da má-fé. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    A definição foucaultiana de antropologia e os limites da filosofia crítica.Clara Virgínia de Queiroz Pinheiro & Vitor Vasconcelos de Araújo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):553-577.
    O principal objetivo deste artigo é articular a noção de antropologia, contida na tese complementar de Foucault a História da loucura, Gênese e estrutura da Antropologia de Kant, e em sua obra de 1966, As palavras e as coisas, reconhecendo no uso deste conceito uma cumplicidade teórica entre os dois textos. Em segundo lugar, procuramos entender os motivos que levaram Foucault a abandonar Kant como referência crítica às ciências humanas. Ao desvencilhar-se da filosofia kantiana, o pensador francês é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  24
    Religião e Sacralidade nas sociedades de mercado (Religion and sacredness in market-based societies) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p316. [REVIEW]Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (34):316-338.
    Este artigo tem por objeto o estudo do lugar da religião nas sociedades de mercado. Para isso coloca em questão o conceito de religião como a expressão de fé em entes transcendentes ou sobrenaturais, porque ele se aplica bem a religiões deístas como o cristianismo, mas deixa em segundo plano o fundamento mesmo do fenômeno religioso: a sacralidade. Recuperando a teoria de Durkheim, este artigo parte da hipótese de que a sacralidade é fundamental também nas sociedades de mercado. Abandonando (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  3
    Sobre a Crítica Filosófica de Adorno Ao Tédio e o Seu Referido Conceito Em Lars Svendsen.Felipe Resende da Silva - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):62-76.
    Este artigo está dividido em duas partes, cada qual contendo o seu objetivo distinto: na primeira parte, busca-se traçar um breve panorama sobre a atenção de Adorno em torno do problema do tédio na sociedade administrada. Na segunda parte, serão analisados alguns aspectos de seu conceito em Lars Svendsen (visto que Adorno não o desenvolveu analiticamente). Como veremos ao longo do desenvolvimento deste artigo, lançar os olhos sobre essa patologia social da modernidade significa realizar um diagnóstico do estado geral (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Para além de ‘afirmação’ vs. ‘negação’: a transfiguração da existência no jovem Nietzsche.Wander Andrade de Paula - 2023 - Dissertatio 54:71-99.
    O presente artigo tem por objetivo discutir o conceito de transfiguração (Transfiguration / Verklärung) nas primeiras formulações nietzscheanas do estatuto da filosofia, sobretudo em sua função de crítica ao pessimismo de Arthur Schopenhauer. Para tanto, analisa duas obras de seu período de juventude, O nascimento da tragédia e Schopenhauer como educador, enfatizando especialmente os capítulos 3 e 4 da primeira e as seções 3, 4 e 5 da segunda. Espera-se demonstrar que, para além de sua importância na (...) ao pessimismo, a transfiguração desempenha um papel central na tentativa de resposta ao problema do “sentido da vida” e, por isso, delimita o escopo do uso nietzscheano da metafísica. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Arte e estética: o debate contempor'neo a partir de George Dickie.Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 3 (1):22-35.
    No artigo O mito da atitude estética, dentre outros trabalhos, o filósofo George Dickie se opõe a teses que circunscrevem a apreciação das obras de arte a determinados estados psicológicos centrados na noção de desinteresse prático e que fundamentariam o único espaço onde elas teriam significado enquanto tais. Nosso propósito aqui, num primeiro momento, será explicitar um dos aspectos pontuais desta crítica, qual seja, a análise e objeção ao conceito de “atitude estética” defendido por Jerome Stolnitz. Num segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. (1 other version)Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2011 - Princípios 18 (30):163-179.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} O objetivo deste artigo é apresentar a crítica levinasiana à identificaçáo da subjetividade com a consciência, assim como sua concepçáo de subjetividade de origem anárquica. Para tanto, iniciaremos com a crítica de Levinas ao conceito de Eu, pensado em grande parte da filosofia ocidental e as (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    O conceito de justiça de Marilena chaui.Fernando Dias Andrade - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:65-106.
    Marilena Chauí, entre 1977 e 1982, produziu uma série de textos de Filosofia Política que podem ser considerados marco inicial para uma longa e ainda ativa carreira de investigações socialistas acerca da democracia, da liberdade e, não menos importante, da justiça. Sua filosofia promove uma crítica às teorias liberais do Estado, ao nosso autoritarismo genuinamente brasileiro, aos inimigos da classe trabalhadora então dedicada a se auto-afirmar politicamente. Ao lado da crítica chauiana à justiça liberal, porém, penso ser o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    Nietzsche e o ecstase: o trágico a partir de uma reinterpretação dos conceitos de phobos e eleos.Rafael Vieira Menezes Carneiro - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (2):98-123.
    Resumo Pretendemos, neste artigo, expor a noção trágica nietzschiana na conferência O Drama Musical Grego e os fragmentos póstumos escritos no mesmo período, mostrando que o desenvolvimento dessa concepção caminha peri passu à crítica ao pensamento moderno. Essa crítica é realizada por meio do conceito de ecstase, o qual se confronta com a ideia de tragédia entendida a partir da poesia, Deste modo, exporemos como Nietzsche articula o seu conceito de ecstase como um contraponto à compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    O caminho de Marx para Hegel: a busca do conceito e a crítica do existente.Murilo Leite Pereira Neto - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Neste trabalho, buscamos expor, a partir da leitura imanente dos textos do próprio Marx, a filiação do pensador alemão ao pensamento de Hegel e ao hegelianismo. Caminhou-se, no presente texto, pelas veredas que levaram o “vigoroso andarilho”, como Marx se intitula na carta ao pai (1837), ao pensamento hegeliano, pois, apesar da vasta bibliografia disponível sobre a relação entre Marx e Hegel, ainda é diminuto o material que procura analisar o modo pelo qual Marx adere ao hegelianismo. Pode-se debater em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  73
    Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus.Paula Marcio Gimenes de Paula - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2).
    O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental para a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  34
    Uma boa educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta.Ana Lúcia Souza de Freitas & Ana Paula Bopp de Mello - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:78-89.
    O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Uma perspectiva nietzschiana sobre liberdade e necessidade.Miguel Angel de Barrenechea - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (3):100-125.
    Resumo: Abordamos a interpretação nietzschiana sobre “liberdade” e “necessidade” e como o filósofo contesta noções da tradição, vinculadas a essa problemática: “causa e efeito”, “sujeito”, “vontade”, etc. Ele assinala como esses conceitos seriam construtos antropomórficos que não conseguem desvendar as ações geridas apenas pela dinâmica da vontade de potência. Mostramos que Nietzsche, mesmo com sua crítica aos conceitos da tradição, continua empregando noções como “fatalidade”, “necessidade”, que parecem reeditar uma conceituação antropomórfica. Indicamos como ele ultrapassa objeções passíveis de serem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Apontamentos sobre cooperação e crítica nas filosofias de R. Rorty e J. Habermas.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:97-104.
    A comunicação pretende sinalizar que o debate entre a “filosofia sem espelhos”, de Richard Rorty e a teoria do agir comunicativo, de Jürgen Habermas, pode ser entendido como exemplo ímpar de crítica e cooperação na busca da verdade filosófica. A estratégia de apresentação se configura em dois procedimentos distintos: Em um primeiro momento proceder-se-á à demarcação sumária da presença do pensamento de Habermas em textos característicos de Rorty e vice-versa. A seguir, será empreendida uma tentativa visando mostrar que a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 962