Results for 'Aceitação'

77 found
Order:
  1.  9
    A distinção entre geração e aceitação de teorias científicas: um problema para a inferência da melhor explicação.Gabriel Chiarotti Sardi & Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - Griot 23 (3):223-234.
    O argumento da abdução de Charles Peirce, ou raciocínio abdutivo, frequentemente foi identificado na literatura de Filosofia da Ciência com o argumento da inferência da melhor explicação (IBE) de Gilbert Harman. Essa identificação, embora muito comum, foi esclarecida como um equívoco, visto que enquanto a abdução descreve um processo gerativo de teorias, a IBE de Harman trata de um processo seletivo entre alternativas teóricas rivais. Todavia, Peter Lipton, buscando desenvolver IBE, apresentou uma estrutura muito similar à abdução peirciana com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  44
    A aceitação irônica do sagrado: Gianni Vattimo e a secularização. 2011. 100 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. [REVIEW]Marcos Paulo Nogueira da Silva - 2012 - Horizonte 10 (26):658.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    Um método para detectar a aceitação ou rejeição de hipóteses ou teorias: Morgan e a Teoria Cromossômica.Lilian Al-Chueyr Pereira Martins & Maria Elice Brzezinski Prestes - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):107.
    Filósofos e historiadores da ciência oferecem explicações para cientistas aceitarem ou rejeitaremuma dada hipótese ou teoria, mas, de um modo geral, não apresentam critérios que permitamdeterminar de maneira clara o que seja aceitação e o que seja rejeição. Com o intuitode contribuir para elucidar este problema, foi proposto um método de análise em Martinse Martins, exemplificado pelo posicionamento do naturalista inglês William Bateson diante da teoria cromossômica, no período compreendido entre 1902 e 1926.O objetivo deste artigo é aplicar o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Racionalidade teoria da aceitação e teoria da decisão.J. Nicolas Kaufmann - 2019 - Revista Guairacá de Filosofia 35 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  39
    Naturalismo sem'ntico: uso e aceitação.Juliano Santos do Carmo - 2012 - Synesis 4 (1):64-77.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  28
    Clément Rosset e a duplicação do real. O paradoxo do ator entre a proteção fracassada e a aceitação jubilosa.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. O coerentismo de Lehrer.Elano Sudário Bezerra - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (6):1-9.
    O objetivo do presente artigo é articular a teoria coerentista de Lehrer frente aos críticos do coerentismo, bem como mostrar que a partir das noções de competição, o coerentismo, pelo menos ao modo de Lehrer, pode ser compreendido e solucionar problemas que tem sido levantados para esta teoria. Visa-se explanar a noção de aceitação que perpassa toda a teoria de Lehrer, assim como também é objetivo esclarecer como a noção de aceitação tem um papel central na teoria coerentista (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Inferência da Melhor Explicação e o Problema Do Direcionamento Axiológico.Marcos Rodrigues da Silva - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (152):535-552.
    ABSTRACT The argument of inference to the best explanation sets up that, given a phenomenon to be explained, several rival hypotheses race to provide an explanation and the hypothesis that explains the phenomenon better than its rival gives good reasons for the belief in its truth and, therefore, for the acceptance of such hypothesis. The argument supposes that these rival hypotheses share the same phenomenon to be explained. In this paper it is argued that, in a few scientific episodes, scientists (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  25
    Revisitando a Lógica de Dunn-Belnap.Carolina Blasio - 2017 - Manuscrito 40 (2):99-126.
    RESUMO O presente artigo apresenta uma semântica baseada nas atitudes cognitivas de aceitação e rejeição por uma sociedade de agentes para lógicas inspiradas no First Degree Entailment de Dunn e Belnap. Diferente das situações epistêmicas originalmente usadas em E, as atitudes cognitivas não coincidem com valores-de-verdade e parecem mais adequadas para as lógicas que pretendem considerar o conteúdo informacional de proposições “ditas verdadeiras” tanto quanto as proposições “ditas falsas” como determinantes da noção de validade das inferências. Após analisar algumas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  10.  2
    As anotações de Nietzsche sobre teleologia.Daniel Temp - 2020 - Dissertatio 50:203-225.
    O texto trata de um conjunto de anotações sobre teleologia escritas por Nietzsche durante sua juventude. Nele, pretendo oferecer uma reconstrução sistemática da argumentação presente nessas anotações. Além disso, pretendo sustentar duas reivindicações tanto mais robustas quanto mais específicas cuja importância todavia não está restrita a essas anotações em particular, mas que contribuem também para o entendimento global dos primeiros compromissos de Nietzsche; tais reivindicações são as seguintes: 1) da argumentação das anotações segue-se o compromisso de Nietzsche com uma compreensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  81
    Friedrich Hayek e Hannah Arendt Em Contraste: Liberdade da Política Ou Liberdade Na Política?Anderson Paz - 2023 - Revista PERI 14:100-113.
    O objetivo do presente artigo é comparar as perspectivas de Friedrich von Hayek e Hannah Arendt sobre a relação entre liberdade e política. A perspectiva de Hayek é chamada de liberdade da política devido a seu pessimismo quanto à capacidade da ação política estatal ampliar a liberdade individual. E a perspectiva de Arendt é chamada de liberdade na política devido a sua aceitação positiva do espaço político enquanto campo para o exercício da ação e da liberdade dos indivíduos. A (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  40
    Evolução versus criação: falso dilema.João A. MacDowell - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (2):84-120.
    A evolução cósmica e biológica é hoje um fato universalmente admitido pela comunidade científica. Muitos julgam que essa posição científica é incompatível com a aceitação de um Deus criador do mundo, seja que neguem a criação em nome da evolução, seja que rejeitem a evolução em nome da fé. O artigo pretende apontar a inconsistência do dilema “evolução ou criação”, mostrando, mediante uma reflexão filosófica, que ele deriva de uma falsa compreensão do método e do alcance tanto das ciências (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  13.  24
    Agravos Do Negacionismo Na Educação Escolar.Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto, Raul Aragão Martins & Rogério Parentoni Martins - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):92-104.
    No presente ensaio, discute-se o impacto do negacionismo na Educação escolar. Essa ideologia é baseada em falsos argumentos, cujos protagonistas negam evidências cientificamente comprovadas, como forma de fortalecer seus anseios pelo poder. A narrativa negacionista atinge pessoas que aceitam acriticamente e replicam esses argumentos como se fossem verdades absolutas. Um dos resultados da disseminação e aceitação dessa ideologia é o estímulo a ações extremistas, como vimos acontecer recentemente no Brasil. A negação fomenta intencionalmente os analfabetismos histórico, social e científico. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    O Mito da Caverna de Platão e a Indústria da Beleza: Diagnóstico de Intervenção Em Sala de Aula.Antônia Carla Victor de Paiva - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):123-132.
    Este artigo tem como objetivo abordar uma intervenção realizada nas turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Ipu-Ceará no ano de 2018, na disciplina de filosofia, com o tema ''Mito da caverna de Platão''. Assim, foram feitas leituras em sala de aula de alguns trechos do livro A República de Platão que aborda o tema, juntamente com o livro didático Filosofando: Introdução à filosofia das autoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Filosofia e Literatura: Da Recusa Ao Consentimento Do Romance Pelos Filósofos da Ilustração Montesquieu, Voltaire, Diderot e o Caso Rousseau. Articulação Entre Arte e Verdade Por Meio Do Romance Filosófico.Luciano da Silva Façanha, Cacilda Bonfim E. Silva & Flávio Luiz de Castro Freitas - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):510-533.
    Na contemporaneidade, debater sobre a relação entre Filosofia e Literatura, se torna cada vez mais necessário, principalmente no que se refere a interdisciplinaridade, que parece ser o imperativo de nossa época, mas também, porque tratar dessa relação, significa ou se vincula na relação que há entre Pensamento e Linguagem. Para os homens do período da ilustração, não havia uma relação conflituosa entre a literatura e a filosofia, pois, há uma apropriação recíproca de gêneros distintos. Entretanto, a ficção romanesca tinha um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Autonomia e Dignidade Em Kant e a Eutanásia Voluntária.Fábio Valenti Possamai - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):64-72.
    A discussão envolvendo a eutanásia levanta atualmente importantes questões no campo da Bioética. Alguns a enxergam como um instrumento de alívio para os que perderam a dignidade de viver; outros a vêem como algo similar ao suicídio assistido. O termo "eutanásia" deriva do grego euthanasía e significa "boa morte", ou seja, uma morte sem sofrimento – mais precisamente, uma morte a fim de evitar um sofrimento desnecessário. Atualmente utilizam-se várias classificações para a eutanásia: eutanásia ativa e passiva; eutanásia voluntária, não-voluntária (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A Formação Do Cientista Normal Como Uma Iniciação Dogmática a Uma Tradição Paradigmática Segundo Kuhn.Gleyce Kelly da Luz Albuquerque - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):72.
    Neste artigo, meu objetivo é analisar de que maneira o cientista, no âmbito das Ciências Naturais, é educado para assimilar, aplicar e articular um determinado paradigma na solução dos problemas de ciência normal, sem colocá-lo (o paradigma) criticamente em questão, assim qualquer erro que venha a ocorrer na pesquisa é atribuído ao cientista e não ao paradigma. Pretendo também, mostrar que o caráter dogmático do paradigma não permite que o cientista desenvolva pesquisas visando novas descobertas que não se enquadrem nos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    A Instabilidade Bidimensional da Toler'ncia Liberal.Ricardo Corrêa Araújo - 2020 - Dissertatio 50:253-281.
    O objetivo deste artigo é apresentar a instabilidade dupla da tolerância liberal, uma ligada à necessária provisoriedade de sua adequação e outra derivada da insuficiência da sua justificação, a fim de defender a desejabilidade da primeira e propor uma superação da segunda. Para isto, será apresentada uma noção da tolerância como ideal moral, diferenciando-a das noções fronteiriças indiferença, aceitação e intolerância. Em seguida, será mostrado como a tolerância deixa de ser a resposta adequada a certos casos, em que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Crença no mundo exterior: um diálogo entre Hume e Berkeley.Andrea Cachel - 2007 - Princípios 14 (21):125-146.
    No Tratado, Hume procura investigar as causas da crença nos objetos exteriores, admitindo ser impossível provar se os mesmos existem ou náo. Sua análise consistirá na investigaçáo da origem da inteligibilidade das noções de continuidade e distinçáo dos objetos sensíveis, em última instância, a crença do senso comum na continuidade e distinçáo das próprias percepções. Este texto pretende mostrar como essa discussáo humeana é um diálogo direto com a filosofia berkeleyana, a defesa humeana da crença na matéria implicando inicialmente uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  28
    (1 other version)O “interno” e o “externo” em filosofia da mente: Wittgenstein e o problema da experiência consciente.Daniel Luporini de Faria - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):42-50.
    Suspeitando de que grande parte dos problemas atuais em filosofia da mente decorre de “nós” na teia sobre a qual estrutura-se a linguagem ordinária e o jargão filosófico pretendemos, com o presente artigo, identificar e dissolver o que julgamos ser os “pontos de tensão” subjacentes à colocação de alguns problemas aparentemente intratáveis na filosofia da mente contemporânea, em especial, o problema da experiência consciente, ou problema dos qualia. E, Fazendo uso dos escritos de Wittgenstein, tencionamos estabelecer que o problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  83
    The Problem of the Criterion, Knowing that One Knows and Infinitism.Tito Alencar Flores - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (4):109-128.
    O problema do critério é um dos mais importantes da epistemologia. A resposta que se dá a ele definirá um aspecto fundamental das teorias do conhecimento. Neste ensaio, o problema do critério é apresentado e algumas das conseqüências geradas pela aceitação de exigências metaepistemicas são analisadas. Em especial, essas conseqüências são avaliadas em relação ao infinitismo – a teoria epistemológica segundo a qual as razões que sustentam nossas crenças devem ser infinitas em número e não-repetidas. Ao final, sustenta-se que (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  29
    O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência // Piltdown man and organized skepticism in science.Guilherme Brambatti Guzzo & Valderez Marina do Rosário Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020038.
    Em 1912, um conjunto de fragmentos de crânio, mandíbula e dentes foi apresentado na Inglaterra como pertencente a um ancestral do Homo sapiens. A nova espécie, batizada de Eoanthropus dawsoni – o “Homem de Piltdown” –, foi tratada como uma das descobertas mais extraordinárias da antropologia até então: finalmente, um hominídeo havia sido encontrado em solo inglês, e seu status era ainda maior por ser uma espécie da qual a nossa teria supostamente se originado. Quatro décadas depois, no entanto, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho.Patricia Ketzer - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):496-513.
    Confiança é um conceito indispensável quando pensamos o ser humano interagindo com outros sujeitos, pois auxilia-nos a pensar a ordem política e a cooperação social. Mas está longe de possuir uma definição única. A procura por uma definição mostrou-nos ser necessário retornar às origens do conceito, na busca por compreender seu uso em Epistemologia. Na Filosofia Moral estabelece-se uma distinção entre duas formas de confiar: 1) a confiança, que se caracteriza por ser uma relação interpessoal mais profunda, a qual envolve (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  53
    A Razão à Mesa. O Especismo na Alimentação Humana Padrão.Ricardo Miguel - 2015 - Esfera do Caos.
    Será que somos livres para comer o que queremos? Será que a alimentação pode ser errada, não por não ser saudável, mas por ser moralmente incorrecta? Neste ensaio filosófico o leitor é levado, numa linguagem acessível e directa, a acompanhar uma análise crítica da racionalidade que suporta a alimentação humana padrão (baseada no consumo de carne de outros animais). Tal racionalidade é aqui qualificada como especista, pois pressupõe e dissemina a descriminação com base na pertença a uma espécie. Descriminação essa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    Habermas E a comunicação idealizada.Luis Milman - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):263-277.
    A Teoria da Ação Comunicativa resulta de uma investigação acerca dos fundamentos da racionalidade prática, desenvolvida por Habermas nos últimos 30 anos. Neste artigo, serão analisados os aspectos básicos desta teoria, com ênfase nos pontos que a referenciam como modelo explanatório das nossas práticas comunicativas. Pretendo discutir prioritariamente a tese segundo a qual nossas condutas linguísticas são conduzidas por compromissos pragmático-universais. A aceitação desta tese depende da possibilidade de explicitação dos compromissos determinantes das ações comunicativas válidas. Com base neste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  48
    Entidades corporativas e imperativos categóricos.Eric Palmer - 2004 - Impulso 38.
    As duas formulacoes do imperative categorico de Kant, leativas a universalizabilidade de aco e a direcao da acao para os fins em si mesmos, nao sao logicalmente equivalentes. John Rawls e Jurgen Habermas exploram a divisao de Kant em seus esforcos para promover politicas liberais e politicas justificaveis na justica processual. Mas, ao mesmo tempo, levam a um rompimento com a abordagem de Kant – a aceitacao de uma divisao entre o etico e o legal. O presente artigo argumenta ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  53
    A moral e sua sombra: o choque da alteridade real.Marcelo Pelizzoli - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2):78-90.
    Trata-se aqui de refletir sobre a Sombra da moral, o seu outro lado, no sentido daquilo que se oculta por trás de motivações morais e ideais do sujeito, para então apontar elementos desafiadores da realidade da alteridade inspirada em Levinas. Busca-se um tipo de abordagem filosófica relativa ao amor e sofrimento na aceitação da própria “má consciência”, ou Sombra. Tecemos, por conseguinte, considerações sobre os limites do pensamento de Levinas para lidar com esse outro lado do humano, e apontamos (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  44
    Hume and the fiction of personal identity.Francisco Pereira Gandarillas - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):191-213.
    La interpretación estándar de la teoría humeana sobre la identidad personal suele aceptar dos tesis importantes: (T1) no existe un yo o mente dotada de simplicidad e identidad perfecta; (T2) Hume defiende una teoría metafísica específica acerca de la naturaleza del yo o de la mente, según la cual esta es solo un haz de percepciones. Se argumenta que ambas afirmaciones, son falsas. Su aceptación comprometería a Hume con una forma de dogmatismo epistémico y metafísico incompatible con su filosofía experimental. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  47
    O modelo liberal e republicano de liberdade: uma escolha disjuntiva?Cesar Augusto Ramos - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (1):43-66.
    Este artigo tem por objetivo apresentar duas maneiras de compreender a liberdade: a liberdade negativa do liberalismo, definida como a esfera do livre agir do indivíduo pela ausência de impedimentos externos, e que se norteia pelo paradigma jurídico dos direitos individuais; e a liberdade política do republicanismo, que se define como não-dominação e se orienta pelo paradigma das virtudes cívicas da cidadania. Um outro propósito consiste em mostrar que a oposição entre o ponto de vista jurídico-liberal e o republicanismo não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  23
    Pulsão e dimensão: Heidegger e a estrutura da aptidão org'nica.Róbson Ramos dos Reis - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (3):191-212.
    Resumo: Nos Conceitos fundamentais da metafísica, Heidegger esboçou uma ontologia da vida que concebe os animais e as plantas como totalidades relacionais compostas por aptidões, complexidade orgânica e relação ao ambiente. A estrutura da aptidão é apresentada como formalmente determinada pelo fenômeno da pulsão. Tal determinação concede à aptidão a característica de uma dimensão em sentido formal. Neste artigo, realizo uma análise da dimensionalidade orgânica, a partir de dois aspectos da dimensão enquanto tal: a travessia de algo para algo e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  22
    Educação, diversidade e respeito à identidade cultural.Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni - 2021 - Odeere 6 (1):163-182.
    A presente proposta tem como objetivo dialogar sobre o papel social da religião e sua relação com o desrespeito à alteridade no espaço escolar. Partindo do conceito de Lévinas sobre alteridade, buscar-se-á analisar a relação conflituosa existente entre alunos adeptos de religiões de matriz africana e alunos que professam outra religião, buscando assim refletir para sobre o papel do professor nesses casos. Discussões como estas se fazem necessárias, pois buscam meios para amenizar esses conflitos; para isso, fundamenta-se em pensadores que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Foucault do suplício à ditadura militar: Memórias de Uma história política.Mária Tânia Rodrigues - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (24):24-30.
    O presente trabalho tenta resgatar a memória do poder soberano, período que predominou o suplício, passando pelo poder disciplinar na visão de Michel Foucault, chegando ao período do regime militar no Brasil. Traz como objetivo procurar identificar como é o comportamento de cada indivíduo com relação ao poder, além de buscar uma delimitação da docilização, como algo permanente em toda história da humanidade, focando principalmente nos eventos acima mencionados. Utilizamos como metodologia as obras do autor “Vigiar e Punir ”, “Microfísica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  30
    Rationality in children: the first steps.Andrew Woodfield - 1991 - Trans/Form/Ação 14:53-72.
    Not all categorization is conceptual. Many of the experimental findings concerning infant and animal categorization invite the hypothesis that the subjects form abstract perceptual representations, mental models or cognitive maps that are not composed of concepts. The paper is a reflection upon the idea that conceptual categorization involves the ability to make categorical judgements under the guidance of norms of rationality. These include a norm of truth-seeking and a norm of good evidence. Acceptance of these norms implies willingness to defer (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A dialogue about possibilities: a philosophical discussion on determinism and possibilities / Diálogo sobre a Possibilidade: uma discussão filosófica sobre o determinismo e as possibilidades.Rodrigo Cid - 2010 - Revista da Faculdade de Letras. Série Filosofia 26:163-172.
    O objetivo deste artigo é ser uma introdução aos diversos tipos de possibilidades e mostrar o caminho que a discussão sobre a existência de possibilidades não-atuais deve seguir a partir da aceitação do determinismo. E essa discussão é relevante porque sua resposta tem bastante infl uência em nossos pensamentos e lógicas sobre as modalidades da necessidade e da possibilidade. Cumprimos tal objetivo através de um diálogo a respeito das possibilidades. Este formato de texto tem a vantagem de ser mais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  22
    O eterno retorno do mesmo, "a concepção básica de Zaratustra".Scarlett Marton - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (2):11-46.
    Resumo No Ecce Homo, Nietzsche afirma que a concepção básica de Assim falava Zaratustra consiste no "pensamento do eterno retorno, essa fórmula suprema de afirmação a que se pode chegar". Tomando como ponto de partida a análise das diferentes partes desse livro, contamos antes de mais nada definir o lugar que o pensamento do eterno retorno nele ocupa. Estabelecendo a relação desse pensamento com a noção de além-do-homem, o conceito de vontade de potência, o projeto de transvaloração de todos os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36. The principle of wholistic reference/o princípio da referência universalista.John Corcoran - 2007 - Manuscrito 30 (2):493-505.
    In its strongest, unqualified form the principle of wholistic reference is that each and every proposition refers to the whole universe of discourse as such, regardless how limited the referents of its non-logical or content terms. Even though Boole changed from a monistic fixed-universe framework in his earlier works of 1847 and 1848 to a pluralistic multiple-universe framework in his mature treatise of 1854, he never wavered in his frank avowal of the principle of wholistic reference, possibly in a slightly (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  38
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    A teoria de Rawls foi e é criticada às vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crítica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta crítica. Com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  45
    Será o Hegelianismo uma Forma de Espinosismo?Maria de Lourdes Borges - 1999 - Discurso 30:63-86.
    Nosso propósito aqui não é traçar um quadro comparativo exaustivo entre a filosofia hegeliana e a filosofia de Espinosa (1). Pretendemos apenas esclarecer, pela indagação sobre uma possível matriz panteísta do pensamento de Hegel, a compreensão hegeliana sobre a relação entre Absoluto e mundo finito. Mostraremos que Espinosa influencia Hegel desde os tempos de Tübingen e que o hegelianismo passará sucessivamente por três fases distintas: uma primeira fase de entusiasmo peIo panteísmo, entusiasmo esse partilhado com Schelling; uma segunda fase de (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  14
    A física da liberdade: o fatalismo no sistema da natureza de Holbach.Luiz Carlos Montans Braga - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):166-178.
    Trata-se de mostrar as teses e argumentos de Holbach sobre a liberdade, a necessidade, bem como sobre seu "sistema do fatalismo". Objetiva-se sustentar a hipótese de que as teses de Holbach sobre a liberdade, a necessidade e o fatalismo não implicam a aceitação da imutabilidade ou cristalização do real.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    A teoria normativa da modernidade na pespectiva habermasiana.Vitor Gomes da Silva & Antonio Tancredo P. da Silva - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7393.
    Em uma sociedade a instauração de conflitos de pretensões não é aprazível para os cidadãos, sendo necessário o uso de formas e instrumentos para que ele seja eliminado. Diante deste panorama conflituoso surge o Direito como mediador social, pois funciona como uma ferramenta de participação que tem a habilidade de promover a realização da cidadania, buscando instalar e restituir pactos sociais, tornando os sujeitos conscientes de seus direitos e deveres e mais solidários perante as desordens sociais experimentados por distintos sujeitos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Teoria disposicional de Searle e o problema da causação mental inconsciente.Tárik De Athayde Prata - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):75-96.
    Exatamente como Descartes, Searle concebe a consciência como essencial aos fenômenos mentais. Para compatibilizar essa concepção cartesiana da consciência com a aceitação da existência do inconsciente, ele defende uma teoria disposicional: estados inconscientes existem como disposições para a produção de estados conscientes. Entretanto, seu argumento para a conexão entre o mental e a consciência se baseia na tese de que a forma aspectual não existe em fenômenos objetivos, o que é incompatível com a causação mental inconsciente. Para ser causalmente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    O fim Das filosofias da história: Liberdade E dialética.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):965-976.
    A Escola de Frankfurt abandona,progressivamente, as teses da filosofia da história,cuja aceitação fornecia uma espécie de fundamentopara a teoria crítica, na medida em que sepodia confiar nos conteúdos emancipatórios darazão, embutidos nos ideais da sociedade burguesa:Tentaremos mostrar o pressuposto obliteradodas teses da filosofia da história a partir dadialética do senhor e do escravo de Hegel, e porque, então, tais teses mostraram-se insuficientes.Por fim, buscaremos demonstrar que a figuraçãoteórica do oposto às teses da filosofia da históriaencontra-se nos Über den Begriff (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    A pandemia de 2020: prelúdio de um neoliberalismo renovado?Heitor Moreira Lurine Guimarães - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e38.
    O artigo aborda, a partir de uma perspectiva filosófica, a relação entre a pandemia gerada pela Covid-19 e a produção de subjetividades em um contexto global de neoliberalismo. O alastramento do coronavírus mundialmente, e a incapacidade dos sistemas de saúde em diversos países em atender a todos que necessitam, suscitou interpretações em que a presente crise de saúde mundial representaria um golpe fatal contra o modelo neoliberal vigente, de modo que tal episódio poderia significar um indício de enfraquecimento do capitalismo. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  34
    Unidades de conhecimento na teoria da ciência.Osvaldo Pessoa Junior - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço e seu grau (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Abordagem axiológica da epistemologia científica.Roberto de Andrade Martins - 1981 - Textos Seaf 1 (2):38-57.
    A considerable part of the 20th century epistemology was devoted to attempts at differentiating science from metaphysics or from non-science. Such demarcations try to establish necessary and sufficient conditions to ascribe the scientific status to a theory. However, all demarcations that were proposed conflict with scientific practice, and no proposal received general acceptance. This article suggests a new kind of approach, in which nothing is prohibited in science, but criteria for evaluating and guiding the scientific research are established through desiderata, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    As muitas Faces do Realismo Interno de Hilary Putnam: Um Tributo.Léo Peruzzo Júnior - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):9-24.
    Resumo: Este artigo pretende analisar, a partir da obra de Hilary Putnam, algumas das muitas faces de seu realismo interno. Embora seu pensamento seja marcado pelo funcionalismo, são no externalismo e holismo semânticos que repousam suas afirmações-chave. Desse modo, inicialmente, reconstruímos como Putnam salvaguarda o realismo interno e sua posição pragmatista a respeito de Wittgenstein. Em seguida, mostramos como o autor sugere que o debate psicofísico entra em colapso, com base na aceitação do valor das propriedades semânticas para a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    A Unidade da Filosofia e a Pluralidade de Correntes Filosóficas: Expressão da Potencialidade Criadora Do Pensamento, Prova de Autodesqualificação da Filosofia Ou Problema Solúvel/Insolúvel?Lorenz Bruno Puntel - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):197.
    O tema da pluralidade de correntes filosóficas sempre ocupou a filosofia desde seu início. Hoje ele tem uma atualidade extraordinária devido ao fato inegável de que a filosofia está presente em todos os países dotados de uma cultura e língua com caráter suprarregional. Com exceção de alguns exímios filósofos como Hegel e Heidegger, o tópico foi em geral ignorado e/ou é apenas parcial e inadequadamente abordado. O presente ensaio propõe-se elaborar as grandes linhas de uma tematização sistemática deste complexo fenômeno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Gnosticismo político. Três teses de Eric Voegelin sobre Joaquim de Fiore.Noeli Dutra Rossatto - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):63-79.
    RESUMO: O artigo examina três teses atribuídas por Eric Voegelin (1901-1985) a Joaquim de Fiore (1162-1205), que estão na base da elaboração do chamado gnosticismo político. São elas: a tese do imanentismo histórico ou da redivinização da sociedade, a do fim do cristianismo e a do simbolismo gnóstico da política moderna. Entre os resultados, destacamos que o imanentismo histórico se baseia em uma espécie de maniqueísmo ao afirmar que a providência divina não mais atua no curso da história, do que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  21
    Por uma filosofia da migração.Mauro Cardoso Simões - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36152.
    O objetivo deste texto é participar do debate sobre uma filosofia da migração. Em uma época que se destaca pela discussão sobre o fechamento de fronteiras e se procura estabelecer critérios para aceitação de refugiados e migrantes, a filosofia pode auxiliar na compreensão do que se passa na atualidade. Nesse sentido, o tema das migrações, dos estrangeiros, da soberania e das atribuições do estado-nação ganham contornos demasiado importantes e que merecem um tratamento renovado. Mais do que fornecer ferramentas para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    O ‘programa fiduciário’ de Polanyi e a refutação do criticismo moderno.Maria Luísa Couto Soares - 2015 - Cultura:223-245.
    O “programa fiduciário” de Polanyi desafia o ideal da racionalidade moderna de alcançar uma completa justificação de todas as crenças, submetendo-as a uma crítica prévia à sua aceitação. Este requisito é um dos malefícios que está na raiz de preconceitos filosóficos e científicos que Polanyi se propõe superar. Este artigo apresenta o confronto entre o “modelo linear” da justificação do conhecimento, a partir de um princípio absoluto, com a alternativa do “modelo circular” proposto por Polanyi. Não se trata de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 77