Results for 'Marcos Roberto Alves Oliveira'

966 found
Order:
  1.  30
    Tecnologias E cibercultura: Problematizações conceituais a partir de Pierre lévy.Marcos Roberto Alves Oliveira - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):52-59.
    Ao estudarmos a Cibercultura na perspectiva de Pierre Lévy, perceberemos a existência de certa unilateralidade, uma absolutização do ciberespaço e de seu papel na sociedade contemporânea. Isso se manifesta claramente na visão de Lévy quando o mesmo fala que o ciberespaço levará a uma reunificação da humanidade, transpondo as barreiras geográficas, históricas, culturais e de classe. Apesar dos grandes movimentos de dispersão e de aglutinação apontados pelo filósofo terem acontecido de fato, a maneira posta tende para uma explicação que naturaliza (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  67
    Lançado livro sobre racionalidade científica em Thomas Kuhn E Imre Lakatos.Helder Buenos Aires de Carvalho - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10).
    OLIVEIRA, Marcos Roberto Alves. O confronto entre Thomas Kuhn e Imre Lakatos sobre a Racionalidade Científica. São Luís, Editora UEMA, 2015. 160p.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  74
    Jovens urbanos, cultura e novas práticas políticas: acontecimentos estético-culturais e produção acadêmica brasileira (1960-2000). [REVIEW]Silvia Helena Simões Borelli & Rita de Cássia Alves Oliveira - 2010 - Utopía y Praxis Latinoamericana 15 (50):57-69.
    Se analizan algunas de las trayectorias de configuración de nuevas prácticas políticas juveniles en Brasil y considerar los acontecimientos estético-culturales como lugares posibles de constitución de acciones políticas en la contemporaneidad. A partir de un recorte histórico "marcos y acontecimient..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  33
    Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides.Marco Aurélio Oliveira Da Silva - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O século XIII de Alberto Magno é um período no qual começa a circular mais intensamente a recepção das traduções completas dos Elementos de Euclides, que foram feitas por Adelardo de Bath, Roberto de Chester e João de Tinemue, além da tradução de Gerard de Cremona ao comentário feito pelo matemático árabe Al-Nayrizi ao geômetra alexandrino. O objetivo deste artigo é apresentar como Alberto incorpora as traduções arabo-latinas de Euclides com a visão latina da prática geométrica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. O instituto da tutela no ordenamento jurídico brasileiro: Aspectos principiológicos E gerais.Marcos Ticiano Alves de Sousa - 2013 - Revista Fides 4 (2):263-280.
    O INSTITUTO DA TUTELA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: ASPECTOS PRINCIPIOLÓGICOS E GERAIS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  23
    ROBERT D' ARBRISSEL: uma experiência curiosa de relacionamento entre homens e mulheres na Igreja cristã medieval.Marcos Roberto Nunes Costa - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):535-548.
    Dentre os movimentos religiosos do século XI, destaca-se o de Roberto d' Arbrissel, fundador da Ordem de Fontevraud, na qual conviviam homens e mulheres, cabendo a estas a direção. O projeto não teve longa duração em uma igreja de celibatários misóginos, e Roberto, apesar de suas virtudes, não foi canonizado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  24
    Educação, hegemonia e terceiro setor na região metropolitana de Campinas.Marcos Roberto Lima - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 357.
    Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise de projetos educacionais desenvolvidos por ONGs da RMC, tendo por cenário o período de aplicação das novas diretrizes neoliberais como tentativa de saída do capital para sua crise estrutural, sobressaindo-se a implementação da reestruturação produtiva, privatizações e a política do Estado mínimo, culminando em um processo de sociabilização, cuja crítica das formas de representação, destacando-se a ação estratégica do chamado terceiro setor e sua pedagogia do consenso, aplicadas por este Estado educador, se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Women intellectuals in the Middle Ages: Hildegard of Bingen - between medicine, philosophy and mysticism.Marcos Roberto Nunes Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):187-208.
    É corrente se afirmar que antes da Modernidade não há registro de mulheres na construção do pensamento erudito. Que, se tomarmos, po exemplo, a Filosofia e a Teologia, que foram as duas áreas do conhecimento que mais produziram intelectuais, durante a Idade Média, não encontraremos aí a presença de mulheres. Entretanto, apesar de todas as evidências, se vasculharmos a construção do Pensamento Ocidental, veremos que é possível identificar a presença de algumas mulheres já nos tempos remotos, na Antiguidade Clássica e (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A metafisica Cosmológico/Soteriológica Dualista Maniqueista.Marcos Roberto Nunes Costa - 2002 - Princípios 9 (11):219-238.
    Fundado na Ásia, no seculo III, por Mani, o maniqueismo se constituia, do ponto de vista doutrinal, numa gnose que misturava principios das seitas/religioes orientais, especialmente do Zoroastrismo e do Budismo, da Filosofia Grego-Romana e do Cristianismo. Sua tese fundamental consistia na afirmacao de dois principios ontol6gicos do mundo: o bem ou a Luz, representado no sol, e o Mal ou as Trevas, personificado na materia. Desse dualismo ontológico nascia uma cosmologia/soteriologia que apresentava a história da salvaçáo do mundo em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Characterization of Reproductive and Morphological Variables in Female Elite Futsal Players.Marcos Roberto Queiroga, Danilo Fernandes da Silva, Sandra Aires Ferreira, Vinícius Müller Reis Weber, Daniel Zanardini Fernandes, Timothy Gustavo Cavazzotto, Bruno Sergio Portela, Marcus Peikriszwili Tartaruga, Matheus Amarante Nascimento & Edgar Ramos Vieira - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    We aimed to characterize the age of onset of training, age at menarche, menstrual periodicity, and performance perception during the menstrual cycle and examined the impact of these reproductive variables on body composition, morphology, and body weight satisfaction in Brazilian elite futsal players. The study consisted of 115 female Brazilian elite futsal players from the top national teams. Data were collected during the twentieth Women’s Brazil Futsal Cup. Players were interviewed and self-reported their age of onset of training, age at (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    São Tomás de Aquino e a psicologia filosófica.Marcos Roberto Nunes Costa & Rodrigo José de Lima - 2024 - Princípios 31 (66).
    Entre os muitos campos que a obra de São Tomás se estendeu para além da esfera teológica, um deles diz respeito à questão da divisão das ciências e os procedimentos investigativos empregados. Desta perspectiva, interessa-nos neste trabalho analisarmos o método que ele julgou adequado na investigação sobre a anima e, consequentemente, na psicologia filosófica que formulou. Inicialmente, o percurso intencionado consistirá na disposição do problema metodológico do ponto de vista mais amplo do seu contexto, isto é, a partir da discussão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. A doutrina cosmológico/soteriológica ontológico/materialista dualista maniqueísta.Marcos Roberto Nunes Costa - 2004 - Revista Española de Filosofía Medieval 11:273-286.
    Fundado na Ásia, no século III, por Mani, o maniqueísmo se constituía, do ponto de vista doutrinal, numa gnose que misturava principios das seitas/religióes orientais, especialmente do Zoroastrismo e do Budismo, da Filosofia Grego-Romana e do Cristianismo. Sua tese fundamental consistía na afirma9áo de dois principios ontológicos do mundo: o Bem ou a Luz, representado no sol, e o Mal ou as Trevas, personificado na matéria. Desse dualismo ontológico nascia uma cosmologia/soteriologia que apresentava a história da salva9áo do mundo em (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  36
    A dialética Das duas cidades na teologia/filosofia da história de santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1053-1069.
    Em sua obra A Cidade de Deus, Santo Agostinho procura definir e relacionar dialeticamente os conceitos de Cidade de Deus e Cidade terrena, considerando a origem, natureza, desenvolvimento e fins das duas cidades. É aí que encontramos a sua teologia-filosofia da história, que nos faz identificar as duas cidades com certas realidades históricas: Cidade de Deus como sendo a Igreja, Cidade terrena como sendo o Império Romano. Contudo, Agostinho adverte que estes termos não são sinônimos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  44
    A força coercitiva: Um instrumento a serviço da pax temporalis na civitas, segundo santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):5-14.
    Baseado no princípio ontológico da vera justitia, ou da “divina ordem”, segundo a qual é justo que se “subordinem as coisas somente às dignas, as corporais às espirituais, as inferiores às superiores, as temporais às sempiternas” (Ep., 140), o que resulta, na prática, na subordinação dos governados aos governantes, Agostinho introduz em sua doutrina ético-política o conceito de força coercitiva, como instrumento prático garantidor da ordinata concordia ou pax temporalis, na civitas, de forma que, punido pelo reto castigo, o pecador (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    Conhecimento, ciência E verdade em santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):483-496.
    SÍNTESE - Toda antropologia agostiniana gira em torno do problema da busca da felicidade do homem, que só será alcançada em Deus – a verdade. Assim sendo, o problema do homem converte-se na busca da verdade. Na "filosofia cristã" agostiniana a fé é condição primeira do conhecimento da verdade, entretanto, dá-se capital importância à razão no processo do conhecimento humano que está dividido em três níveis: conhecimento sensível, sensação e razão ou ciência. Além disso há um quarto grau – a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    A metafísica do Bem na Filosofia da Natureza de Santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):104-115.
    Partindo do princípio judaico-cristão de que Deus, ser único, mediante um ato livre de amor, criou todas as coisas a partir do nada (criação ex nihilo), Santo Agostinho defende que no universo físico, criado e governado por Deus, não há espaço para a desordem ou imperfeição (o mal), mas que a natureza é perfeitamente ordenada e harmoniosa, não havendo senão o bem, de forma que em Agostinho, existir, ser e bem são sinônimos. Já o suposto mal físico, ou a imperfeição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  59
    Santo Agostinho e o “problema dos futuros contingentes”.Marcos Roberto Nunes Costa - 2013 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 10:11-18.
    Um dos problemas recorrentes na História da Filosofia Ocidental é o “problema dos futuros contingentes”, que tem seu início em Aristóteles, mas que atingiria vários pensadores até à Modernidade. Durante esse longo percurso, a problemática foi levantada de diversas formas, dentre essas, na Filosofia Medieval, de cunho cristã, em que o problema aparece de forma implícita nos debates acerca do suposto conflito entre a Providência divina e a liberdade humana. E dentre os pensadores medievais, destaca-se Santo Agostinho, o qual será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  52
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia Cristã", (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  60
    The problem of morality in the Manichaean cosmological and soteriologic system.Marcos Roberto Nunes Costa - 2004 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 21:25-42.
    Manicheism is founded in two world originating ontological principles: Good or Light, presented by the sun and Evil or Darkness, personinified in the matter. From this ontological dualism proceeds the idea which man is not responsible to the evil he practices according to, but this-one (evil) is to be blamed to his bad nature, in other words evil is inherent to his corporal nature. Hence, strictly speaking, there is no real evil in manicheism, but only natural evil. However, paradoxally, manicheism (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  76
    The case of classroom robots: teachers’ deliberations on the ethical tensions.Sofia Serholt, Wolmet Barendregt, Asimina Vasalou, Patrícia Alves-Oliveira, Aidan Jones, Sofia Petisca & Ana Paiva - 2017 - AI and Society 32 (4):613-631.
    Robots are increasingly being studied for use in education. It is expected that robots will have the potential to facilitate children’s learning and function autonomously within real classrooms in the near future. Previous research has raised the importance of designing acceptable robots for different practices. In parallel, scholars have raised ethical concerns surrounding children interacting with robots. Drawing on a Responsible Research and Innovation perspective, our goal is to move away from research concerned with designing features that will render robots (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  21.  28
    Evolução da doutrina ético-moral agostiniana em relação a sexualidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (3):375-390.
    A evolução da doutrina ético-sexual de Agostinho se encontra na polêmica com os maniqueus e os pelagianos, especificamente quando trata da questão do matrimônio. Agostinho defende o matrimônio como um bem ontológico, fundamentado em três finalidades: procriação, fidelidade e indissolubilidade. Em relação ao primeiro item, o pensamento de Agostinho assume, progressivamente, quatro posições, que serão descritas neste estudo. Em relação aos dois últimos itens, não houve evolução no pensamento de pensamento: ele não admite a quebra da fidelidade e/ou da indissolubilidade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    A percepção visual (ὁρατικός) em Demócrito.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2024 - Dois Pontos 21 (2).
    Resumo: É inegável que os atomistas se interessaram pela complexidade dos sentidos (αἰσθήσεις) e buscaram elucidar o funcionamento da percepção visual (ὁρατικὸς), o que inclui explicar tanto a natureza dos “corpos sensíveis” (αἰσθητῶν σωμάτων) como a anatomia do órgão da visão, o olho (ὀφθαλμός). O presente trabalho, portanto, abordará a teoria da “percepção visual” (ὁρατικός) elaborada por Demócrito, a qual tem como fundamento teórico sua teoria atômica, pois como testemunha Aristóteles: “todas as coisas tem origem na combinação e no entrelaçamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  31
    (1 other version)Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado De Abreu, Fernando Aranda Fraga & Pedro Braga Falcão - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633 - 647.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Crónica.José Gama, Marcos Roberto Nunes Costa, Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Luís Machado de Abreu & Fernando Aranda Fraga - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):633-647.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  40
    Effect of Volume in Resistance Training on Inhibitory Control in Young Adults: A Randomized and Crossover Investigation.Leonardo de Sousa Fortes, Manoel da Cunha Costa, Raphael José Perrier-Melo, Jorge Luís Brito-Gomes, José Roberto Andrade Nascimento-Júnior, Dalton Roberto Alves Araújo de Lima-Júnior & Edilson Serpeloni Cyrino - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  23
    Does Dyadic Coping Predict Couples’ Postpartum Psychosocial Adjustment? A Dyadic Longitudinal Study.Stephanie Alves, Ana Fonseca, Maria Cristina Canavarro & Marco Pereira - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  27
    A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência.Marcos Alexandre Alves - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):216-243.
    Este artigo examina em âmbito fenomenológico as categorias da experiência fática da vida e do fenômeno histórico, a partir da primeira parte da preleção “Introdução à fenomenologia da religião”, proferida por Martin Heidegger, no semestre de inverno de 1920/1921. Elucida a peculiaridade dos conceitos filosóficos e a diferença de princípio que há entre filosofia e ciência. Apresenta a reelaboração do método fenomenológico, enquanto ponto de partida da filosofia, capaz de fazer jus à vida fática e à historicidade do Ser-aí. Examina (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  28
    Niilismo e gnosticismo.Jelson Roberto de Oliveira - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (62).
    Partindo da interpretação do niilismo como negação da vida, pretende-se demonstrar, neste texto, como a exortação de Zaratustra de “fidelidade à terra”, pode ser compreendida como uma forma de enfrentamento do niilismo na obra de F. Nietzsche. Para tanto, parte-se de uma análise intratextual da relação entre niilismo e gnosticismo na obra do filósofo alemão no intuito de demonstrar como o personagem histórico fundador do zoroastrismo se apresenta por meio de uma moral dualista cujas premissas gnósticas levam ao niilismo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  36
    Por que uma ética do futuro precisa de uma fundamentação ontológica segundo Hans Jonas.Jelson Roberto de Oliveira - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):387.
    O objetivo deste artigo é investigar quais são as bases ontológicas da ética do futuro, tendo como leitmotiv o conceito de reciprocidade ou, sendo mais preciso, justamente a sua prescindibilidade no âmbito ético, a qual repercute como necessidade ontológica de fundamentação. Partiremos de uma análise do próprio conceito de “ética do futuro” para, explicitar, na sequência, por que, com Jonas, o futuro se torna objeto ético e como ele exige a prescindibilidade da reciprocidade. A partir daí, pretendemos mostrar que a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  20
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser reconhecido como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Are emotions necessary and sufficient for making moral judgments?Marco Aurélio Sousa Alves - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):113-126.
    Jesse Prinz (2006, 2007) claimed that emotions are necessary and sufficient for moral judgments. First of all, I clarify what this claim amounts to. The view that he labels emotionism will then be critically assessed. Prinz marshals empirical findings to defend a series of increasingly strong theses about how emotions are essential for moral judgments. I argue that the empirical support upon which his arguments are based is not only insufficient, but it even suggests otherwise, if properly interpreted. My criticism (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33. Content, Object, and Phenomenal Character.Marco Aurélio Sousa Alves - 2012 - Principia, an International Journal of Epistemology 16 (3):417-449.
    The view that perceptual experience has representational content, or the content view, has recently been criticized by the defenders of the so-called object view. Part of the dispute, I claim here, is based on a lack of grasp of the notion of content. There is, however, a core of substantial disagreement. Once the substantial core is revealed, I aim to: (1) reject the arguments raised against the content view by Campbell (2002), Travis (2004), and Brewer (2006); (2) criticize Brewer’s (2006, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. (1 other version)The Minimal Method of Descartes.Marco Aurelio Sousa Alves - 2012 - Metatheoria 3 (1):1-18.
    What is, after all, the famous method of Descartes? The brief and vague passages devoted to this subject in Descartes’ corpus have always puzzled his readers. In this paper, I investigate not only the two essays in which it is directly addressed (the Regulae ad Directionem Ingenii, and the Discours de la Méthode), but also his scientific works and correspondence. I finally advocate an interpretation that makes the best sense of his overt comments as well as of his actual scientific (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  71
    Memória humana e teatro.Edna de Souza Alves & Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):91-100.
    A memória humana é essencial para a atividade teatral. Isso por um motivo óbvio: é ela que possibilita aos atores gravarem suas falas e ao público compreender a mensagem passada pela peça. Neste trabalho, investigamos as noções de memória propostas por Descartes, Hume e Kohonen. Para eles, a memória é imprescindível na obtenção e desenvolvimento do conhecimento. A nosso ver, o estudo da memória é de grande importância para o teatro, à medida que este não seria possível sem aquela.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  26
    Motivos Relacionados À Ocorrência de Ansiedade Em Estudantes Universitários Brasileiros.Adelma Pimentel, Andy Regina Conceição da Silva, Juliana Cristine de Araújo Soares, Laíse Rafaelle Tenório, Lucas Diniz de Diniz & Marcos Santana de Oliveira Junior - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Estudo qualitativo exploratórios de literatura cientifica sobre ansiedade em estudantes brasileiros, objetivando identificar fatores relacionados ao desenvolvimento da ansiedade patológica. Os textos foram analisados e agrupados de acordo com análise de conteúdo. Entre os resultados encontramos o enfoque relacional que impacta o self e surge no contexto socioeconômico. Destacamos como agentes que contribuem para a ansiedade: exigência de responsabilidade e autonomia; preocupações com o futuro; não ter tempo para o lazer, ausência de familiares; ser mulher e ser homossexual. Concluímos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  32
    Cidade inteligente e governamentalidade algorítmica: liberdade e controle na era da informação.Marco Antônio Sousa Alves - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização social será (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. The obscure content of hallucination.Marco Aurélio Sousa Alves - 2019 - Sofia 8 (1):30-53.
    Michael Tye proposed a way of understanding the content of hallucinatory experiences. Somewhat independently, Mark Johnston provided us with elements to think about the content of hallucination. In this paper, their views are compared and evaluated. Both their theories present intricate combinations of conjunctivist and disjunctivist strategies to account for perceptual content. An alternative view, which develops a radically disjunctivist account, is considered and rejected. Finally, the paper raises some metaphysical difficulties that seem to threaten any conjunctivist theory and to (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Singularidade fenomênica e conteúdo perceptivo.Marco Aurélio Sousa Alves - 2018 - Manuscrito 41 (1):67-91.
    The most prominent theories of perceptual content are incapable of accounting for the phenomenal particularity of perceptual experience. This difficulty, or so I argue, springs from the absence of a series of distinctions that end up turning the problem apparently unsolvable. After briefly examining the main shortcomings of representationalism and naïve realism, I advance a proposal of my own that aims to make the trivial fact of perceptually experiencing a particular object as such philosophically unproblematic. Though I am well aware (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Fregean de re thoughts.Marco Aurelio Sousa Alves - 2014 - Cognitio-Estudos 11 (1):1-12.
    This papers aims at clarifying some misunderstandings that seem to block an adequate account of de re thoughts within the Fregean framework. It is usually assumed that Fregean senses cannot be de re, or dependent upon objects. Contrary to this assumption, Gareth Evans and John McDowell have claimed that Fregean de re senses are not just possible, but in fact the most promising alternative for accounting for de re thoughts. The reasons blocking this alternative can be traced back to Russellian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Racionalidade e Argumentação Em Habermas.Marco Antônio Sousa Alves - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):179-195.
    A questão da racionalidade e o desenvolvimento de uma teoria da argumentação são centrais no pensamento habermasiano. Partindo sobretudo do primeiro capítulo da Teoria da ação comunicativa, o artigo pretende analisar a noção de racionalidade proposta por Habermas, o que implica questões de natureza filosófica e sociológica, e também expor as bases de sua teoria da argumentação, realizando uma análise do discurso argumentativo e apresentando as críticas feitas a Toulmin, Klein e Tugendhat.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Reflexões Acerca da Natureza da Ciência: Comparações Entre Kuhn, Popper e Empirismo Lógico.Marcos Antonio Alves - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (10):193-211.
    Neste trabalho, apresentamos e comparamos as perspectivas epistemológicas sugeridas por Kuhn, por Popper e pelo Empirismo Lógico. Inicialmente tratamos dos principais elementos envolvidos na proposta de Kuhn, como as concepções de pré-ciência, paradigma, ciência normal, quebra-cabeça, anomalia, crise e revolução. Expomos, em linhas gerais, as outras duas posturas epistemológicas consideradas e comparamos as três propostas, tomando como ponto de partida a noção de progresso científico. Finalizamos o artigo com uma breve reflexão sobre a adequação destas concepções de ciência e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Da inteligibilidade téorica à racionalidade ética em Levinas.Marcos Alexandre Alves - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):353-366.
    O texto indaga acerca do núcleo das confrontações do pensamento contemporâneo, para mostrar qual é o lugar que corresponde, nesse contexto, à Levinas. Neste sentido, mostraremos, em primeiro lugar, o motivo principal pelo qual, tem-se produzido, nos últimos anos, uma revalorização do pensamento de Levinas, a saber, a virada ética contemporânea; em segundo lugar, ilustraremos uma das noções básicas da proposta filosófica levinasiana, que se encontra em íntima relação com os problemas que o pensamento contemporâneo tem desenvolvido: racionalidade ética como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  67
    Interpretação e compreensão: da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico.Marcos Alexandre Alves - 2011 - Princípios 18 (30):181-198.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 O presente artigo analisa a passagem da hermenêutica metodológica à experiência hermenêutica como crítica e fundamento do saber filosófico. Inicialmente, apresenta a crítica da hermenêutica à absolutizaçáo da lógica matemática como estrutura da pesquisa e produçáo de sentido na filosofia. A lógica matemática sedimenta a dinâmica da vida do homem por náo estar aberta às contingências da existência, porém a vida do homem náo se compreende sob a forma da lógica matemática. Posteriormente, demonstra (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  12
    O estatuto científico da ciência cognitiva em sua fase inicial.Marcos Alves - 2021 - Marília, SP, Brasil: Cultura Acadêmica/Oficina Univeritária.
    O objetivo desta obra é averiguar o estatuto da ciência cognitiva em sua formação, mais especialmente, entre os anos de 1940 e 1970. Teria ela começado como pré-ciência ou já teria se estabelecido como ciência normal? Para responder a essa questão, os autores apresentam o surgimento dessa área de pesquisa em dois contextos: histórico e epistemológico. Feito isso, analisam, com base no arcabouço conceitual da Estrutura das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn, o estatuto científico da ciência cognitiva em sua fase (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  58
    O teatro como um sistema de comunicação.Marcos Antônio Alves - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):85-90.
    A comunicação parece ser um dos objetivos centrais do artista na apresentação de uma peça teatral. Quando acontece essa comunicação, ele e seu público constituem, juntamente com certas características, um sistema comunicativo. Neste trabalho, expomos a noção de um sistema de comunicação proposta por Shannon e Weaver. Procuramos relacionar essa noção com o sistema comunicativo estabelecido na apresentação teatral. Investigamos questões como: quais os componentes necessários para a existência e possibilidade de comunicação entre emissor e receptor?; quando atores têm em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48. Sobre a possibilidade de pensarmos o mundo: o debate entre John McDowell e Donald Davidson.Marco Aurelio Sousa Alves - 2008 - Dissertation, Universidade Federal de Minas Gerais
    The thesis evaluates a contemporary debate concerning the very possibility of thinking about the world. In the first chapter, McDowell's critique of Davidson is presented, focusing on the coherentism defended by the latter. The critique of the myth of the given (as it appears in Sellars and Wittgenstein), as well as the necessity of a minimal empiricism (which McDowell finds in Quine and Kant), lead to an oscillation in contemporary thinking between two equally unsatisfactory ways of understanding the empirical content (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  27
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver o problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  25
    Semiotics and art: A preface.Ana Claudia Mei Alves de Oliveira - 1993 - Semiotica 97 (3-4):325-336.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 966