Results for 'Medellín. Método ver-julgar-agir. Teologia da Libertação. Teologia do Pluralismo Religioso. Diálogo Inter-Religioso'

959 found
Order:
  1.  18
    Medellín: inspiração para uma metodologia do diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 2018 - Horizonte 16 (50):677-697.
    A Conferência do Episcopado Latino-Americano de Medellín inaugurou um "novo tempo" para a Igreja Católica na América Latina. Realizada após o Concílio Vaticano II, recebe e atualiza as suas percepções e dá origem a "igreja dos pobres". Teve visão e prática proféticas ao compreender o pensar pastoral e teológico a partir "de baixo". O sofrimento dos oprimidos e seu grito por justiça foram escutados. Assumir o método ver-julgar-agir na estruturação do documento e no pensar a prática pastoral e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  37
    A teologia latino-americana diante do pluralismo religioso (Latin American theology and religious pluralism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1436. [REVIEW]Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (32):1436-1460.
    Análise dos principais desafios do pluralismo religioso para o contexto teológico latino-americano. Como resultado de nossa pesquisa, formulamos três eixos norteadores da temática: I. A importância pública das religiões para os processos de promoção da paz e da justiça, associada ao valor da mística e da alteridade na formação de espiritualidades ecumênicas e como elas incidirão nos processos religiosos e sociais, favorecendo perspectivas utópicas, democráticas e doadoras de sentido. II. A necessidade de mudança de lugar teológico a partir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  22
    Libertação e diálogo: a articulação entre Teologia da Libertação e Teologia do Pluralismo Religioso em Leonardo Boff.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2007 - Horizonte 5 (10):199-199.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  37
    Globalização e as teologias da Libertação e do Pluralismo Religioso.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2006 - Horizonte 5 (9):54-79.
    A “globalização” é um fenômeno desafiante. É um conceito que apresenta diversas significações e utilizações. Há certa imprecisão conceitual sobre a “globalização”, especialmente no campo teológico, encontrando-se outras categorias que também são utilizadas com a intenção de representá-la: “mundialização” e “internacionalização”. A complexidade dessas realidades faz surgir ainda conceitos como "globalidade” e “globalismo”. Como compreender esses fenômenos, suas dimensões e todas essas terminologias? E como alguns teólogos têm se apropriado dessa realidade? Este artigo discute e define esses diversos conceitos, amparando-se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  25
    A libertação desdobra-se em diálogo?! Teologia da Libertação e diálogo inter-religioso.Gilbraz de Souza Aragão - 2013 - Horizonte 11 (32).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  24
    De progresso a evolução espiritual: uma contribuição da codificação espírita para o diálogo inter-religioso.Antônio Carlos Coelho - 2019 - Horizonte 16 (51):1433.
    A Doutrina Espírita, codificada na França no século XIX, tem entre seus principais postulados a crença em um Deus único, na imortalidade da alma, na pluralidade dos mundos habitados, na comunicabilidade entre espíritos e na reencarnação. De leves pancadas a mesas girantes, nos salões parisienses, o fenômeno, nos primeiros momentos, era recebido com incredulidade ou frivolidade por aqueles que participavam das reuniões. Até o estudo realizado pelo pedagogo Hippolyte-Léon Denizard Rivail, não se imaginava que tais eventos sofressem ação direta de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Liturgia em medellín: Após 50 anos ainda há atualidade? Elementos para Uma reflexão litúrgica a partir Das conclusões de medellín.José Ribamar Ribeiro Rodrigues - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):131-143.
    O presente artigo tem como objetivo analisar a concepção de liturgia de Medellín herdada da Sacrosanctum Concilium e atualizadas na Igreja da América Latina. Este percurso será feito partindo-se do contexto fundante de Medellín, passando pelos textos em que serão percebidos os elementos que dão a originalidade de aplicação da liturgia renovada através da 2ª Conferência. A atualidade de Medellín será apresentada pela herança do método ver-julgar-agir que marca a análise pastoral da Igreja latino-americana, pela pastoralidade dos seus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  37
    Teologia em revisão crítica (Theology in critical review) - DOI: 0.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1328.João Batista Libanio - 2013 - Horizonte 11 (32):1328-1356.
    Dois aspectos básicos orientam a reflexão sobre a Teologia da Libertação: o primeiro aborda o passado e discute seu surgimento e desenvolvimento; o segundo é direcionado ao futuro e aponta desafios. No processo de formação da Teologia da Libertação três questões são analisadas ​​: a libertação, a práxis e os pobres. Em cada uma, destaca-se o aspecto da própria Teologia da Libertação. A libertação surge dentro do contexto econômico e político e é compreendida nos campos da antropologia (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  35
    O diálogo inter-religioso na perspectiva do terceiro milênio.Faustino Teixeira - 2003 - Horizonte 2 (3):19-38.
    O diálogo inter-religioso apresenta-se como um dos grandes desafios para o terceiro milênio. Num tempo marcado pelo recrudescimento da violência e da intolerância, o diálogo significa uma possibilidade alternativa. Não há outro caminho possível para a paz no mundo senão mediante o entendimento mútuo e a abertura para a alteridade. O presente artigo busca traduzir o significado do diálogo no contexto da globalização e suas condições de exercício. Palavras-chave: Diálogo; Religião; Globalização; Pluralismo; Alteridade; (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    Os níveis ou formas de diálogo inter-religioso: uma leitura a partir da teologia cristã.Roberley Panasiewicz - 2003 - Horizonte 2 (3):39-54.
    O artigo se desenvolve no horizonte da teologia cristã e visa apresentar as maneiras pelas quais se pode efetivar o diálogo inter-religioso. Há quatro níveis ou formas de diálogo: nível existencial; místico; ético; e teológico. Propõe, também, sugerir pistas para facilitar a organização e realização do encontro inter-religioso. Palavras-chave: Diálogo inter-religioso; Existencial; Místico; Ético; Teológico; Encontro. ABSTRACT This paper is developed within the scope of Christian theology and aims at presenting (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  28
    Uma apologia do diálogo: Claude Geffré lendo Paul Tillich.Joe Marçal Gonçalves dos Santos - 2015 - Horizonte 13 (40):1870-1895.
    O objeto deste artigo é a leitura que Claude Geffré faz de Paul Tillich em De Babel a Pentecostes: ensaios de teologia inter-religiosa. O autor recorre à teologia de Tillich para desenvolver uma “hermenêutica do diálogo inter-religioso”, a fim de responder ao desafio do pluralismo religioso para a teologia cristã. O argumento que Geffré encontra é que apenas a partir do paradoxo cristológico, à luz do conceito de “revelação final” e “preocupação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  27
    A dialogação: a práxis do diálogo inter-religioso no paradigma ecológico.Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2003 - Horizonte 2 (3):55-72.
    O artigo procura responder a um dos grandes desafios teológicos da atualidade: o diálogo inter-religioso. Trabalha a dimensão da práxis do diálogo, especialmente, no pensamento de Leonardo Boff, identificado a partir de 1992 em um novo paradigma - o paradigma ecológico. A dialogação (como práxis dialogal) é pensada num grande encontro teoantropocósmico, articulando Deus, Ser humano e Natureza. Três momentos compõem essa práxis dialógica: dialogação mística ou espiritual; dialogação fraterna; e a ética da vida. Não são (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  31
    Pluralidade e diálogo inter-religioso: possibilidades e limites das atuais abordagens pluralistas.Marciano Adilio Spica - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):135-154.
    Resumo: A questão que move este trabalho é a seguinte: é possível justificar e fomentar o diálogo inter-religioso, através das abordagens pluralistas atuais? Pretende-se empreender uma análise de duas teorias pluralistas, mostrando suas vantagens e limites, para justificar e fomentar o diálogo inter-religioso. Num primeiro momento, será feita uma breve introdução e contextualização dos problemas filosóficos gerados pela diversidade religiosa. Feito isso, serão apresentadas e discutidas duas teorias pluralistas atuais. Será focalizada primeiramente a teoria (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Perspectivas cristãs para o diálogo inter-religioso atual.Edward Neves M. B. Guimarães - 2006 - Horizonte 5 (9):80-96.
    O autor recolhe, no interior da experiência cristã, perspectivas pertinentes e necessárias à concretização histórica do diálogo inter-religioso. Sua tese é a de que elementos básicos para essa práxis libertadora estão presentes na própria experiência religiosa de Jesus de Nazaré. O ponto de partida é o reconhecimento, pressuposto epocal, da legitimidade do pluralismo cultural e religioso. Na primeira parte, explicita a dimensão antropológica e os pressupostos críticos de compreensão de uma tradição religiosa. Na segunda, recolhe (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  32
    Medellín: história, símbolo e atualidade.Afonso Tadeu Murad - 2018 - Horizonte 16 (50):600-631.
    O artigo apresenta uma visão panorâmica dos documentos da Conferência dos Bispos latino-americanos, realizada em Medellín, no ano de 1968. Inicialmente, distingue o Medellín histórico do Medellín simbólico. A seguir, recorda como Assembleia foi bem preparada e se realizou de forma participativa. Então, demonstra a relação de continuidade com o Vaticano II. De outro lado, Medellín não foi uma mera aplicação do Concílio, mas sim uma recepção criativa. No núcleo do artigo, demonstra-se como o método VER-JULGAR-AGIR foi utilizado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O fator pluralidade no mundo religioso: da sociologia a uma teologia pluralista.Elias Wolff - 2024 - Horizonte 22 (69):226914-226914.
    A compreensão sociológica da realidade religiosa plural do nosso tempo conduz à reflexão sobre como o_ fator pluralidade_ é elemento constitutivo de cada sistema religioso e da identidade religiosa da pessoa crente. Manifesta-se aqui, de um lado, a exigência de uma identidade religiosa dialógica. De outro lado, para muitas pessoas a pluralidade alarga a identidade religiosa por uma fé sincrética e a múltipla pertença. A compreensão sociológica desse fato conduz à reflexão teológica que busca entender a pluralidade no próprio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Diálogo, entendimento E compreensão. Conferência de aparecida E o diálogo inter-religioso.Prof Dr Pedro K. Iwashita - 2009 - Revista de Teologia 4.
    Este artigo analisa a situação de diversidade de religiões em que o mundo se encontra hoje, e o caminho que a Igreja encontrou para o diálogo, a partir do impulso dado pelo Vaticano II, e agora assumido também pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  35
    Religião, pluralismo e sociedade: uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural.Jackson Martins de Andrade - 2014 - Horizonte 12 (35):1018-1020.
    Dissertação ANDRADE, Jackson Martins de. Religião, pluralismo e sociedade : uma análise do discurso paulino e sua contribuição para a comunidade cristã atual em seu diálogo com a sociedade de pluralismo religioso e Cultural. 2014. Dissertação – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  43
    A juventude da Teologia da Libertação (Youth of Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p333.Flávio Munhoz Sofiati - 2012 - Horizonte 10 (26):333-356.
    O objeto de análise deste artigo é o processo de formação da PJB, isto é, seu método pedagógico e suas opções políticas. A análise se desenvolve a partir de uma contextualização histórica que busca identificar as mudanças ocorridas no método da PJB nas décadas de 1980 e 1990. Conclui-se que, durante os anos 1980, a PJB enfatizava a dimensão política em suas atividades de formação e participava dos diversos movimentos sociais que se organizavam em torno da proposta de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  33
    Pluralismo e religiões: a questão cristológica em foco (Pluralism and religions: Christology in focus).Cláudio de Oliveira Ribeiro - 2013 - Horizonte 11 (29):353-380.
    O texto apresenta uma perspectiva cristológica plural na relação interreligiosa, a partir da visão de que cada expressão religiosa tem a sua proposta salvífica e de fé que devem ser aceitas, respeitadas, valorizadas e aprimoradas a partir de um diálogo e aproximação mútuas. Tal perspectiva não anula nem diminui o valor das identidades religiosas - no caso da fé cristã, a importância de Cristo -, mas leva-as a um aprofundamento e amadurecimento, movidos pelo diálogo e pela confrontação justa, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  47
    Presentacón - Minga-Mutirão de Revistas de Teología latinoamericanas - A los 40 años de la Teología de la Liberación: balance y futuro.José Maria Vigil - 2013 - Horizonte 11 (32):1670-1673.
    Índice del número colectivo Minga-Mutirão de Revistas Latinoamericanas de Teología 2013, «A los 40 años de la Teología de la Liberación: balance y futuro» VIGIL, José Maria. Presentación . BARROS, Marcelo; VIGIL, José Maria. Anunciaron su muerte, ¡pero está bien viva! Teología de la Liberación 40 años: balance y perspectivas . SUSIN, Luiz Carlos, Secretario Executivo do Foro Mundial de Teologia e Libertação, Porto Alegre, Brasil, Teologia da Libertação: de onde viemos, para onde vamos? ALMEIDA, Antonio José de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  22
    O diálogo inter-religioso: experiência da linguagem humana, do sentido e dos sonhos nos guaranis.Victor René Villavicencio Matienzo - 2003 - Horizonte 2 (3):73-94.
    Os guaranis ensinam que o diálogo inter-religioso é possível porque existe sentido, e existe sentido porque existe linguagem humana, e porque existe linguagem humana é possível sonhar, e porque existe o sonho, é possível dialogar no horizonte mais pleno cujos sentidos da humanidade podem celebrar uma festa universal. Palavras-chave: Hermenêutica; Epistemologia; Religião; Guarani; Antropologia; Sentido. ABSTRACT The Guaranis teach us that inter-religions dialogue is possible because meaning exists, and meaning exists because there is human language, and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  32
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    Medellín e Teologia da Libertação: muito mais que uma relação histórica.Agenor Brighenti - 2018 - Horizonte 16 (50):544-575.
    Medellín e a Teologia da Libertação têm em comum um contexto social e eclesial marcado por profundas transformações, desafiando os cristãos a se somarem na busca de alternativas à situação de uma sociedade marcada pela injustiça institucionalizada e a exclusão. E tanto Medellín como a Teologia da Libertação foram duas respostas à altura, que dariam muito que falar, que pensar e que fazer. Medellín deu à Igreja na América Latina um rosto próprio, plasmado pelas comunidades eclesiais de base, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  31
    Diálogo inter-religioso: perspectivas a partir de uma teologia protestante.Carlos Ribeiro Caldas Filho - 2017 - Horizonte 15 (45):112-131.
    Interfaith dialogue has been a border issue in theology at least in the last five decades of the last century. Different theoretical possibilities of approaches to such a question have been raised, e.g., exclusivism, inclusivism and pluralism. Therefore, there are remarkable contributions to this from a Catholic perspective, by Westerner theologians: Europeans, Americans, Brazilians and by Asians alike. Technical literature in Brazil has its focus mainly on this Catholic contribution. As a consequence, not much about the Protestant understanding of the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    O ensino religioso nas fronteiras do diálogo inter-religioso.Wander Moreira da Costa - 2003 - Horizonte 2 (3):105-115.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    Pela transversalidade do diálogo inter-religioso na teologia e na pastoral.Wagner Lopes Sanchez - 2015 - Horizonte 13 (40):1982.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  55
    A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso.Alex Kiefer da Silva - 2017 - Horizonte 15 (47):1078-1080.
    This study analyzes the symbols present in the sacred image of Our Lady of Guadalupe, contextualizing their meanings in the context of catholic christian symbology and nahuatl symbology, and seeks to relate this symbolic identification of the Virgin with the process of christianization of the indigenous peoples of Mexico, mediated by the theoretical and critical assumptions of interreligious dialogue. The methodology adopted consisted of a bibliographical revision of primary and secondary sources, in order to understand how the socio-cultural construction of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  28
    Internacionalização, identidade e diálogo inter-religioso.Roberlei Panasiewicz - 1997 - Horizonte 1 (2):57-61.
    O objetivo deste artigo é articular três temas de grande importância para a atual conjuntura planetária: internacionalização, identidade e diálogo inter-religioso. Toma por base três acontecimentos: o debate que percorre todos os espaços do mundo contemporâneo (internacionalização ou globalização); o desafio para a pessoa e para a cultura de se manter e de se fazer em constante processo de construção (identidade) e a nossa atual área de pesquisa (o diálogo inter-religioso). Os três temas terão (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  37
    Presença de práticas culturais e religiosas de matrizes indígenas e africanas no Norte e Nordeste do Brasil (The presence of cultural and religious practices of indigenous and African headquarters in Northern and northeastern Brazil).Ênio José da Costa Brito - 2014 - Horizonte 12 (33):233-245.
    Esta Comunicação objetiva apresentar dois trabalhos acadêmicos de Luis Cláudio Cardoso Bandeira. A dissertação de mestrado, intitulada Entidades africanas em “troca de águas”: diásporas religiosas desde o Ceará, apresenta a pesquisa sobre tradições africanas no Ceará. No doutorado, Bandeira trata de Rotas e raízes itinerantes e destaca veredas desafiadoras do diálogo entre história e religião. Participando das duas bancas, tive a oportunidade de perceber as nuances do caminho acadêmico percorrido por ele. Neste texto , faço memória dessas duas participações, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  39
    REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas: Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista.Ênio José da Costa Brito - 2013 - Horizonte 11 (30):814-824.
    Os Rosários dos Angolas realiza um estudo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos das Portas do Carmo( Bahia) A novidade do estudo está nos subsidios coletados na Africa, Portugal e Brasil , no resgate da presença banto na Bahia e na abertura para um dialogo das cosmovisões banto e cristã. REGINALDO, Lucilene. Os Rosários dos Angolas : Irmandades de africanos e crioulos na Bahia setecentista. São Paulo: Alameda, 2011. 416p. ISBN 978-85-7939-082-1.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  31
    "Anamnesis" Intercultural.Juan Masiá Clavel - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (4):679-694.
    No encontro intercultural e inter-religioso não se converte cada interlocutor à cultura e religiosidade alheia, mas abrem-se ambos à escuta (anamnesis originária) do Mistério que garante a autenticidade da própria vivência espiritual. O resultado deste processo é a transformação das duas religiosidades que se fecundam mutuamente, passando por um caminho de autocrítica, diálogo e práxis em comum. A teologia católica deveria estar preparada para aproveitar este desafio do pluralismo religioso interactivo e deixar-se transformar; mas, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  33
    A contribuição de John Hick para o diálogo inter-religioso: a leitura do evento crístico como metáfora.Rodrigo Portella - 2005 - Horizonte 3 (6):77-95.
    Este é um comentário crítico do livro A metáfora do Deus encarnado (2000), de John Hick. Hick busca rever axiomas cristológicos, tentando reinterpretá-los no intuito de fazê-los significativos para o diálogo inter-religioso. Propõe uma cristologia pluralista, desconstruindo tradicionais premissas e dando novos significados ao evento Jesus. A partir de uma nova cristologia, oferece uma soteriologia que transcende o evento crístico. Palavras-chave: Cristologia; Soteriologia; Diálogo interreligioso; Teologia contemporânea. ABSTRACT This is a critical review of John Hick’s (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  28
    A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403. [REVIEW]Agenor Brighenti - 2013 - Horizonte 11 (32):1403-1435.
    Este artigo pretende oferecer uma síntese dos principais elementos que caracterizam a epistemologia e o método da Teologia da Libertação, no pensamento de Clodovis Boff, autor que deu à Teologia da Libertação sistematização de sua semântica e de sua sintática. Em seus escritos em relação à questão, cronologicamente, identificam-se três fases distintas: a Teologia da Libertação como Teologia do Político (1), a libertação como perspectiva de uma teologia global, (2) e a Teologia da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  25
    Filosofia da Religião.Gabriela Nascimento, Michael Schulz & Norton Gabriel Nascimento - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38760.
    Partindo do pluralismo religioso como um fato europeu, no diálogo inter-religioso encontra-se uma chance para uma espécie de acordo entre diferentes culturas. No presente texto, após intensos debates sobre diferentes correntes religiosas e filosóficas do decorrer da história, o professor Dr. Michael Schulz utiliza especialmente da abordagem dos pensadores Stephan Grätzel e Armin Kreiner para explicar o que significa uma filosofia da religião inter-religiosa e intercultural.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  33
    Religião e Catolicismo em Belo Horizonte: dados de pesquisa e leitura teológico-pastoral (Religion and Catholicism in Belo Horizonte: research data and interpretation theological-pastoral)-DOI: 10.5752/P. 2175-5841.2012 v10n28p1255. [REVIEW]Roberlei Panasiewicz - 2012 - Horizonte 10 (28):1255-1279.
    A dinamicidade do mundo atual chama a atenção. A rotatividade confronta-se com o permanente. Pensar ações pastorais no mundo atual supõe clara compreensão da realidade. Nesse sentido, a arquidiocese de Belo Horizonte encomendou uma pesquisa realizada em 2012 intitulada “Valores e religião na Região Metropolitana de Belo Horizonte”. Essa reflexão pretende apresentar os dados dessa pesquisa e apontar desafios no âmbito teológico-pastoral. A pesquisa atesta a presença do pluralismo e da mobilidade religiosa e critica a falta de diálogo (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  43
    Pentecostalismo e secularização: Da rigidez doutrinária ao pluralismo religioso (Pentecostalism and secularization: From the doctrinal rigidity to religious pluralism).Ismael de Vasconcelos Ferreira - 2012 - Horizonte 10 (28):1458-1472.
    O pentecostalismo é a religião que mais cresce, em número de fiéis, no Brasil de acordo com a última contagem populacional do IBGE. Este crescimento não se deu somente através dos métodos de evangelismo pessoal e de massa já empregados há anos pelas igrejas pentecostais, mas também teve um importante acréscimo se forem analisados os efeitos secularizantes da modernidade e que inevitavelmente afetaram essas igrejas. Com o incremento do número de pentecostais, houve também alterações significativas de suas tradições doutrinárias. Sendo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  29
    Democracia, (pós)secularização e folclorização do religioso (Democracy, (post) secularization and religious folklorization) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p65. [REVIEW]Marcelo Martins Barreira - 2010 - Horizonte 8 (18):65-84.
    O artigo procura fornecer elementos para uma leitura positiva do atual fenômeno de folclorização do religioso. A folclorização evocaria uma dupla laicidade, que se coloca dialeticamente quanto à institucionalidade religiosa e independente no tocante à verticalidade dos saberes especializados e seus procedimentos metodológicos, numa perspectiva que se pretende pós-metafísica e democrática. Faz-se, de início, uma síntese atual sobre a relação entre secularização e religiosidade para ilustrá-la com o relato de experiências religiosas específicas, todas anglicanas e localizadas na sociedade estadunidense; (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  54
    Características religiosas da atualidade.José Elenito Teixeira Morais - 2012 - Revista de Teologia 6 (10):p. 33-43.
    Este artigo se propõe tratar de algumas características religiosas da atualidade, escolhidas pela relevância que tem na sociedade atual. Começa com a definição controversa da atualidade que é chamada pelos especialistas de modernidade tardia, hipermodernidade ou pós-modernidade. Depois da análise de várias posições a respeito convencionou-se aceitar o termo pós-modernidade. É apontado o emergir do sagrado dentro da pós-modernidade e nessa nova expressão do sagrado comportam algumas características peculiares e até excludentes, como: fideísmo, fundamentalismo e diálogo inter-religioso. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  51
    Un nuevo Pentecostés: el Concilio Vaticano II entre la memoria y el olvido (A New Pentecost: The Second Vatican Council between memory and forgetting) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n24p1267. [REVIEW]Alberto da Silva Moreira - 2011 - Horizonte 9 (24):1267-1279.
    O artigo propõe-se a, num primeiro momento, pensar o significado do Concílio Vaticano II e seu esquecimento. Em relação a seus frutos, aponta a nova realidade eclesial, particularmente na América Latina, em termos de rompimento com o passado legalista, antimodernista e eurocentrista, e a construção de caminhos alternativos. Sobre o esquecimento do Concílio, destaca que a Cúria romana, os últimos dois papas e a parcela conservadora do episcopado, ainda quando mantinham um discurso de filiação e reverência pelo legado do Concílio, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  19
    Pluralismo religioso e transformação social-eclesial.Rui Manuel Grácio das Neves - 2015 - Horizonte 13 (40):2248-2267.
    This article starts with a historical questioning of postmodernity religious phenomenon, revisiting the "Masters of Suspicion", trying to detect the "perversions" of religion. The article presents the spirituality as something different from religion. Spirituality as the expression of the ancient spiritual traditions and religion as their historical formulations. It is argued that a Holistic Spirituality would seek convergences between all spiritual traditions. From that point we examine some of the major contemporary challenges, namely neoliberalism, postmodernity, as well as matters relating (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  28
    O cristão desafiado pelas religiões.Luiz Eustáquio Santos Nogueira - 1997 - Horizonte 1 (2):44-55.
    No debate teológico acerca da legitimidade salvífica das religiões, as posições entre os teólogos cristãos se distinguem em torno de três linhas básicas: o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo. Face a essas posições teológicas que situam a controvertida questão da identidade cristã ante o fato do pluralismo religioso, este artigo resgata uma abordagem teológico-antropológica de corte existencial que afirma o Deus de Jesus Cristo como um Absoluto relacional, conferindo ao cristianismo a autocompreensão histórica de uma identidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Breves considerações críticas acerca do método para uma filosofia intercultural de Raúl Fornet- Betancourt.Rubin Souza - 2014 - CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa Em Pós-Graduação Em Direito 1 (1):1-22.
    O artigo investigou o método para uma filosofia intercultural a partir da Ibero-América, de Raul Fornet-Betancourt. Partiu-se especificamente do texto do autor para posteriormente fornecer considerações críticas aos seus posicionamentos. Nesse sentido, analisou-se a originalidade do tema, a filosofia da libertação como modelo de diálogo intercultural, seus pressupostos hermenêuticos e epistemológicos e, por fim, o pensamento ibero-americano como base para uma filosofia intercultural. No final do trabalho apresentou-se seis críticas ao texto estudado – o problema da arrogância e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    Pluralismo religioso.Faustino Teixeira - 2005 - Horizonte 3 (6):27-32.
    Tendo como base os dados colhidos no último Censo do IBGE (2000), percebe-se um novo declínio de adeptos da Igreja Católica, que agora somam 73,8%. Começa a ocorrer uma perda da hegemonia católica sobretudo em razão do crescimento pentecostal. Mas na verdade, o Brasil continua a ser um país com grande pertença cristã (em torno de 90%). Mas já se começa a vislumbrar uma situação nova, marcada pela destradicionalização e pela pluralização do campo religioso. A teologia cristã se (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  27
    Twenty-First Century Theologies of Religions: Retrospection and Future Prospects.Leandro Luis Bedin Fontana - 2017 - Horizonte 15 (47):1091-1096.
    Book reviews: HARRIS, Elizabeth J.; HEDGES, Paul; HETTIARACHCHI, Shanthikumar. Twenty-First Century Theologies of Religions : Retrospection and Future Prospects. Leiden: Brill; Boston: Rodopi, 2016. 396 p.. ISBN 978-90-04-3224-62.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  17
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  38
    Resenhas v. 3 n. 5.Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Vinicius Mariano de Carvalho - 2004 - Horizonte 3 (5):195-200.
    TOMITA, Luiza E.; BARROS, Marcelo; VIGIL, José Maria (Org.). Pluralismo e libertação. Por uma teologia latino-americana pluralista a partir da fé cristã DAMEN, Franz et al. Pelos muitos caminhos de Deus . Desafios do pluralismo religioso à Teologia da Libertação. Paulo Agostinho Nogueira Baptista KOSCHORKE, Klaus (Hg.). Transkontinentale beziehungen in der geschichte des außereuropäischen christentums/transcontinental links in the History of non-western christianity. Vinicius Mariano de Carvalho.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  23
    O diálogo inter-confessional às vésperas da V conferência.Dom Oneres Marchiori & Pe Marcial Maçaneiro - 2007 - Revista de Teologia 1:40-44.
    Muitas expectativas povoam nosso coração de discípulos e missionários, às vésperas da Conferência de Aparecida. Uma delas diz respeito ao diálogo inter-confessional nas suas duas vertentes: ecumênica (com as Con) ssões cristãs) e inter-religiosa (com as demais religiões). Alguns, convictos do valor desta importante diretriz do Concílio Vaticano II, indagam se o diálogo estará devidamente presente nos debates da V Conferência.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  25
    A identidade no mundo das religiões: a região fronteiriça.José Maria da Silva - 2004 - Horizonte 3 (5):142-151.
    O tema em questão aborda, com base nas reflexões realizadas pelos teólogos inclusivistas abertos, as relações existentes de incompatibilidade ou compatibilidade entre a identidade religiosa cristã e a abertura ao mundo pluralista religioso pós-moderno. Constantemente presentes, como pilares do arcabouço teórico utilizado, aparecerão as reflexões daqueles estudiosos que, cônscios da realidade plural do mundo religioso contemporâneo, e não contentes com uma identidade amarrada somente à tradição e aos dogmas iniciais, desbravam um caminho ao mesmo tempo aberto às demais (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 959