Results for 'Teoria da representação'

964 found
Order:
  1.  16
    Relações Entre a Teoria da Representação No Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein e a Raiz Quadrúplice Do Princípio de Razão Suficiente de Schopenhauer.Paulo César Oliveira Vasconcelos - 2022 - Revista Guairacá de Filosofia 38 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Schopenhauer, Reinhold e Kant na relação da teoria da representação e da liberdade da vontade.Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso Fracalossi - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:02-02.
    Reinhold, em sua Filosofia elementar, e Schopenhauer, com sua obra principal O mundo como vontade e representação, se consideram herdeiros de Kant e ambos falam em fatos muito semelhantes sobre os méritos inegáveis e as deficiências da Crítica da razão. No entanto, esforçam-se para apresentar uma filosofia kantiana revisada por meio de uma construção de conceitos de nível superior, mas mantendo a convicção de que as coisas em si mesmas formam um dos pilares fundamentais do sistema. Assim, o intuito (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Hobbes e o problema da personificação na teoria da representação.Delmo Mattos Silva - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):88-97.
    The purpose of this article is to discuss the terms of representation and the theory of authorization in Hobbes, highlighting, in turn, the adversities and inconsistencies in the way the fictitious attribution interferes with the constitution of authority in Hobbes. In this sense, it becomes necessary to discuss the way in which Hobbes determines the function of the representative in the absence of his identification as author, that is, without any condition to attribute authority to his actors. This is, therefore, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  15
    Gênese da representação como gênese do real.Walter Menon - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Este texto tem como propósito sustentar a tese de que o mundo da arte se distingue do mundo da vida por ser aquele onde se dá o regime ficcional por excelência. Levando em conta os dois tipos de teoria pensado por Arthur Danto como dois tipos gerais a partir dos quais se pensa o mundo da arte: teoria da imitação e teoria do real, sugerimos uma continuidade entre eles. O primado da ficção seria próprio do mundo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A contribuição da teoria das sínteses a priori para uma reflexão sem'ntica e pragmática: o problema da congruência entre os elementos materiais da representação.Lucas Vollet - forthcoming - Kant E-Prints:6-28.
    A neo-Kantian debate within analytic philosophy, in our reading, would evaluate thevalue of the following question: how the codification of the elements of a representation creates spaces of identification to theorize the possibilities oftruth, in two fields, the analytical and in the synthetic? In the analytic, the theory involves theability to conceptually interpret relations of possibility and impossibility; in the synthetic, thetheory involves the extra-conceptual supplementation of the alignment with the verifiers,providing a measure to encode the semantic contribution of both (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    Metafísica da Soberania e da Representação Política.Diogo Bogéa - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):23.
    Investigação acerca das bases metafísicas do conceito de soberania. Uma das questões centrais da teoria política moderna diz respeito à soberania, isto é, às formas de exercício e legitimação do poder político absoluto. Recorremos aos conceitos psicanalíticos de “pulsão”, “fantasia” e “alucinação” para situar um tal poder absoluto – um poder pleno, presente a si, dado em si e por si mesmo, livre de qualquer relação, determinação ou condicionamento – como uma espécie de fantasia pulsional. Tratando-se de uma fantasia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Macumbarias travestis em Castiel Vitorino Brasileiro ou a implosão do teatro da representação: corpo, gênero, negritude.Marco Antônio Vieira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):265-290.
    Resumo: Interessa ao pesquisador como o corpo poético negro e travesti da artista Castiel Vitorino Brasileiro se contrapõe à História e ao Sistema da Arte hegemônicos, ao mesmo tempo que contribui para uma revisão de suas práticas discursivas de inclusão e exclusão, por meio de sua poiesis, sua fabulação poética, na qual a um só tempo se visita e se reinventa uma ancestralidade afroindígena, atinente às origens e religiosidade da artista. A aparição e a visão do corpo preto e dissidente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  29
    Syneidesis, para além da fragmentação do espírito: uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens.Manuel Moreira da Silva - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):13-30.
    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  31
    Mediação via representação temática da informação.Gerson Moreira Ramos Junior & Meri Nadia Marques Gerlin - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):77-90.
    Objetivo: O presente artigo visa apresentar o processo de Representação Temática da Informação como via mediadora da informação. Intenta-se demonstrar confluências entre a pragmática biblioteconômica e os conceitos que fundamentam a Teoria do Agir Comunicativo, numa perspectiva de reorientação das ações de mediação da informação a partir da ação comunicativa orientada para o consenso linguístico para a superação da colonização do mundo da vida. Método: Construímos esse caminho por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscando em bases de dados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Democracy and democracies: between theory and facts // Democracia e democracias: entre teoria e fatos.Marta Rios Alves Nunes da Costa - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):135-146.
    Existem muitas teorias sobre democracia. Na verdade, enquanto se fala de “teoria democrática” como se existisse um consenso acerca do que esta poderia significar, a partir do momento em que nos debruçamos sobre diferentes autores, apercebemo-nos de que há tantas teorias quanto há perspectivas sobre o tema. Neste artigo tenho como interlocutores Robert Dahl, Benjamin Barber, Robert Goodin e David Plotke. O artigo tem três momentos. No primeiro, desenho o contexto geral para uma reflexão crítica sobre democracia, partindo da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Representação e identidade em Carl Schmitt.Cássio Benjamin - 2022 - Princípios 29 (60):131-147.
    A questão da representação é central para Carl Schmitt. Em mais de um escrito, tal questão é analisada com detalhes. Além disso, é um tópico recorrente em intérpretes da obra schmittiana. Nosso propósito nesse artigo é voltar à elaboração da noção de representação em Schmitt. Veremos como ele apresenta tal noção, principalmente em sua Teoria da Constituição. A partir da exposição da análise schmittiana, realizaremos uma crítica ao modo como ele elabora tal ideia, apresentando uma maneira distinta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O papel da noção de representação na Concepção de ciência de Heinrich Hertz.Eduardo Simões - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):32425.
    A obra Eletric Waves foi o ponto de partida para a análise filosófico-metodológica das teorias científicas por parte de H. Hertz e a culminância dessa prática deu-se com a sua obra póstuma The Principles of Mechanics. Nas introduções a essas duas obras um tema metacientífico se apresenta como núcleo central. Nelas Hertz trata das diferentes representações, imagens ou modelos dos fenômenos físicos: no caso da primeira obra, dos fenômenos eletromagnéticos; no caso da segunda, dos fenômenos mecânicos. E a questão que (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  33
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  53
    (1 other version)A crítica à abstração e à representação no imaterialismo de Berkeley.Maria Adriana Camargo Cappello - 2004 - Doispontos 1 (2).
    O presente texto tem por objetivo examinar as relações existentes entre a crítica às idéias abstratas, apresentada por Berkeley na “Introdução” ao Tratado sobre os princípios do entendimento humano, e a argumentação desenvolvida nos primeiros parágrafos da Parte I do mesmo texto, em que o autor propõe seu imaterialismo. A hipótese levantada a partir de tal exame defende uma relação direta entre o nominalismo de Berkeley e o caráter inaceitável, para o autor, da distinção entre o ser e o aparecer (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    A Representação da Vida Fragmentada No Romance Contempor'neo.Alexandre Mariotto Botton & Tamires Schneider - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 17 (34):37-46.
    O objetivo deste artigo é fazer uma reflexão crítica sobre a situação do narrador e as condições de possibilidade da narrativa no romance contemporâneo. Este intento se dará a partir da leitura e do diálogo com teóricos como Theodor Adorno (2003 e 1988), Jeanne Marie Gagnebin (1999) e Walter Benjamim (1985). A partir de suas teorias traçaremos o percurso do narrador tradicional e seu declínio, o que supõe não o fim de toda e qualquer forma de narrativa, mas uma transformação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    Decisão como mediação e representação em Carl Schmitt.Pedro Hermínio Villas Bôas Castelo Branco - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (47).
    Este artigo discute como os conceitos de mediação e representação se articulam na reflexão de Carl Schmitt em alguns de seus primeiros escritos e preparam o terreno para a formulação da ideia de representação política em um de seus trabalhos mais conhecidos: Teoria da Constituição. O procedimento mediante o qual se traduz uma realidade amorfa ou um coletivo em forma de representação política se atém à noção de presentificar algo ausente ou tornar visível algo invisível. Toda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  50
    A representação de mulheres nos espaços de poder e a standpoint theory: contribuições de uma epistemologia feminista.Marina França Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):904-933.
    O presente trabalho objetiva discutir e analisar criticamente a representação de mulheres nos espaços de poder. O estudo adota como ferramenta analítica a standpoint theory, epistemologia feminista crítica às concepções tradicionais da teoria do conhecimento, e tem por marco teórico as reflexões trazidas pela teoria democrática sobre inclusão social nos espaços de poder.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Razão e irracionalidade na representação do conhecimento.Walter A. Carnielli & Mamede Lima Marques - 1991 - Trans/Form/Ação 14:165-177.
    How is it possible that beginning from the negation of rational thoughts one comes to produce knowledge? This problem, besides its intrinsic interest, acquires a great relevance when the representation of a knowledge is settled, for example, on data and automatic reasoning. Many treatment ways have been tried, as in the case of the non-monotonic logics; logics that intend to formalize an idea of reasoning by default, etc. These attempts are incomplete and are subject to failure. A possible solution would (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Nós na perspectiva deles - a tragédia do Paissandu e a representação midiática dos movimentos de moradia em São Paulo.Cilene Victor, Roberto Chiachiri & Talita Gonsales - 2019 - Logos: Comuniação e Univerisdade 26 (1).
    A luta das famílias mais pobres pelo direito de ocupação dos centros urbanos tem marcado a formação das cidades brasileiras e dado origem a vários movimentos de moradia. Essa realidade, no entanto, tem pouca presença na imprensa. Quando coberta, segundo a percepção das lideranças desses movimentos, é carregada de narrativas que remetem à criminalização das famílias e de seus representantes. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar a representação social dos protagonistas dessa causa no contexto da tragédia do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  34
    Fundamento do universal no singular em Tomás de Aquino: natureza comum, similitude e/ou ideia?Luiz Marcos da Silva Filho - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    Neste artigo, pretendo analisar na filosofia de Tomás de Aquino (i) se a “essência absolutamente considerada” (ou “natureza comum”) pode desempenhar papel de fundamento do universal na coisa singular ou indivíduo e (ii) se ela é obtida simultaneamente com a abstração inteligível da essência com intenção de universalidade ou por uma “dupla abstração”. Além disso, procurarei ponderar se a “essência absolutamente considerada” prescinde ou não de certa apropriação tomasiana de uma teoria das ideias e se relacioná-la com as ideias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Aspectos das teorias do Direito em Kant e Schopenhauer.Margit Ruffing - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 15 (2):e89373.
    O artigo tem como objetivo comparar as teorias do direito de Immanuel Kant e Arthur Schopenhauer, com ênfase nos conceitos de direito e moral. Apesar das profundas divergências filosóficas, ambas as teorias possuem pontos de convergência estruturais, particularmente na forma como concebem o direito como uma ferramenta necessária para regular o comportamento humano e garantir a coexistência social. A análise parte da crítica de Schopenhauer à doutrina kantiana, em especial as formuladas em Sobre o Fundamentos da Moral, O Mundo como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  28
    O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo.Guilherme da Silva Lima - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):297-317.
    RESUMO A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  31
    Concurso E transferência: Uma crítica espinosana ao contrato social de Hobbes.Daniel Santos da Silva - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):23-43.
    RESUMO O texto propõe um retorno a alguns conceitos e filósofos relevantes para o debate sobre o contrato social no século XVII: a partir de certos princípios sobre os quais se assenta o alcance inovador e crítico da teoria hobbesiana, e vendo no contrato social um suporte causal para o entendimento e a intervenção política, procuro compreender em que sentido o conceito de transferência deve convir ao de poder absoluto do soberano e o que isso implica de crítica à (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Processamento preditivo: a representação nos olhos de quem vê.Giovanni Rolla - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (1):85-92.
    Desde os anos 90, a corporeidade vem ocupando um papel cada vez mais central nas explicações das ciências cognitivas. Com isso, surgiram críticas contundentes, tanto do ponto de vista empírico quanto conceitual, à suposição de que a representação é a marca do mental. Apesar disso, cientistas cognitivos parecem relutar em desfazer- se do vocabulário representacionalista. Este artigo tenta lançar luz sobre a questão do suposto representacionalismo de um dos principais paradigmas das ciências cognitivas, o Processamento Preditivo, revisando argumentos pela interpretação (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  15
    Debates em teoria democrática contempor'nea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses. [REVIEW]Nicolay Steffens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):117-146.
    As discussões contemporâneas em teoria democrática estão marcadas pelo debate acerca da crise da representação. Importa a tal discussão ressignificar a tensão entre participação e representação, o que, a meu juízo, pode ser elaborado a partir da chave da deliberação. Ou seja, uma antiga tensão entre modelos representativos e participativos estaria superada. Restaria, portanto, redefinir os sentidos da representação, cuja análise, no campo da teoria democrática, foi dominada durante boa parte do século XX por teóricos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Avaliação Educacional e a Representação Conceitual Do Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem).Rogério Rodrigues - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023016.
    Este ensaio busca analisar a representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para além do senso comum. Assim, o nosso objetivo geral é discutir a interface da avaliação educacional e as políticas públicas. _Para tanto, busca se _compreender os determinantes impostos na representação conceitual do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como modelo de gestão do espaço escolar. _Isso se apresenta como forma de romper com a hegemonia que se encontra presente no senso comum do ENEM (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A arte da apresentação do mundo: Schopenhauer e a estética da alegoria.André Luis Muniz Garcia - 2019 - Sofia 7 (2):103-127.
    A proposta do presente artigo é contextualizar, no pensamento de Schopenhauer, traços fundamentais de sua reflexão estética sobre a alegoria. Para tanto, o artigo foi desenvolvido segundo três linhas de argumentação: interpretação da alegoria no âmbito de uma reflexão simbólica da teoria da representação; a relação entre poesia e alegoria no pensamento de Schopenhauer, com destaque para uma confrontação de sua posição tanto com o primeiro romantismo quanto com o idealismo alemão; compreensão da alegoria como elemento estético de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  27
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de divisão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. As capacidades dos cidadãos e sua representação. Segunda conferência da obra "O LiberalismoPolítico"de John Rawls.Rubin Souza - 2009 - Jus Navigandi 1 (1):1-19.
    Pretendeu-se dissertar sobre a segunda conferênciada obra O Liberalismo Político de John Rawls. A exposição trata dométodo de justificação do autor, concentrada nos termos racionalidade(concepção de bem) e razoabilidade (senso de justiça);subsequentemente aborda as variáveis – cooperação, voluntariedade,autonomia, limites do juízo, discordância, pluralismo, reciprocidade,imparcialidade, publicidade, justificação, democracia e tolerância. Nessesentido, parte-se da obra supracitada para a sistematização da teoria eresolução de problemas: uma referência histórica em Kant; uma respostaàs hipóteses comunitaristas; a convergência de modelos de justificação,sobretudo uma deontologia com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Uma teoria da justiça para um mundo globalizado A Theory of Justice for a Globalized World.Uma Teoria da Justiça Para Um - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (18):57-68.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    O desenvolvimento da teoria semiótica de Husserl de 1890 a 1901.Daniel Peluso Guilhermino - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (147):649-674.
    RESUMO O artigo tem por objetivo analisar a mudança no regime do signo que ocorreu na filosofia de Husserl entre os anos de 1890 e 1901. Para tanto, partimos da reconstrução da teoria do simbolismo apresentada em Sobre a Lógica dos Signos, de 1890, e analisamos a recepção de algumas de suas teses centrais em Investigações Lógicas, de 1901. Querse, com isso, sublinhar a relevância histórica deste pequeno tratado de 1890 para a fenomenologia madura de Husserl. Ver-se-á, específicamente, que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  11
    Da convergência figurativa entre corpo e imagem.Joaquim Braga - 2019 - Acta Scientiarum Language and Culture 41 (2):1-9.
    Com este artigo são trazidas à reflexão duas temáticas que, desde longa data, animam o pensamento filosófico ocidental, a saber: a representação imagética do corpo e as suas potencialidades simbólicas discursivas. Tendo em vista a articulação conceptual de ambas, no quadro geral de uma teoria estética da sensibilidade afecta aos novos meios tecnológicos, será aqui introduzido e desenvolvido o conceito de ‘convergência figurativa’, do qual se partirá para repensar as dinâmicas emergentes da representação do corpo e as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  51
    Angústia infantil: um estudo de caso clínico.Juliana Zinelli Bolsson & Silvia Pereira da Cruz Benetti - 2011 - Revista Aletheia 34:61-80.
    O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso clínico que buscou compreender os processos psíquicos associados às manifestações de angústia e do sintoma na infância. Com base na teoria psicanalítica, pretendeu-se identificar a representação do paciente de suas figuras parentais, ass..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  45
    Hobbes e a invenção da vontade pública.Yves Zarka - 2001 - Discurso 32:71-84.
    Pretende-se, neste artigo, examinar uma das principais inovações introduzidas por Hobbes na filosofia política moderna, que é a invenção da noção de vontade política pública. A dimensão moderna do público é estabelecida por Hobbes por meio da solução do problema da passagem do múltiplo ao uno, da multidão ao povo. presente desde os Elements of law e do De cive . No Levíatã , a emergência da vontade política pública ganha os seus contornos teóricos definitivos. embora Hobbes não tenha chegado (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Da questão técnica à ação comunicativa.Jetur Lima de Castro & Oswaldo Francisco de Almeida Júnior - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):6-20.
    Discute a ação comunicativa como meio para reconstruir o entendimento da mediação da informação em relação à discussão da ideologia da técnica. Como método, apresenta uma pesquisa qualitativa baseada em uma pesquisa bibliográfica. A mediação da informação é entendida como um fenômeno emancipatório, analisado da base técnica ao saber-fazer, com uma perspectiva crítica da teoria da ação comunicativa. O estudo confirmou elementos para uma compreensão dialógica entre a técnica e a ação comunicativa, o que pode permitir uma orientação com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Pressupostos da dedução transcendental (B).Vinicius de Figueiredo - 1992 - Discurso 19:123-134.
    A investigação transcendental pressupõe um exercício de abstração, que na Crítica da Razão Pura se aplica ao conhecimento da experiência. Sua bipartição em dois modos-de-representação, contudo, levanta duas dificuldades à teoria da objetividade kantiana: como conciliar os, elementos separados pela análise e como assegurar a legitimidade da abstração sobre o conhecimento empírico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    Kant e o Poder da Imaginacao.Jane Kneller - 2010 - Sao Paolo: Madras Editora.
    Neste livro, Jane Kneller foca o papel da imaginação como uma força criativa na estética de Kant e em toda sua filosofia. Ela analisa a explicação de Kant para a liberdade imaginativa e a relação entre a representação imaginativa livre, o social humano e o desenvolvimento moral, mostrando várias formas nas quais sua estética da reflexão desinteressada explica o interesse moral. Ela localiza esses aspectos da teoria estética de Kant dentro do contexto estético alemão do século XVIII, argumentando (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  19
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  32
    (1 other version)As origens do conceito de inconsciente psíquico na teoria freudiana.Fátima Caropreso - 2003 - Human Nature 5 (2):329-350.
    A partir da constatação de que os sintomas neuróticos são determinados por representações inconscientes, Freud concluiu que apenas uma parte da atividade psíquica é acessível à consciência e que, portanto, a identidade estabelecida, na psicologia e na filosofia, entre o psíquico e o consciente e, conseqüentemente, entre a consciência e o campo da representação precisava ser repensada. O objetivo deste artigo é discutir algumas das concepções formuladas por Freud no período de 1891 a 1895 - dando atenção especial aos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    Linguaggio mentale E atti oi pensiero in Guglielmo oi ockham.Francesco Bottin - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (3):349-360.
    Guilherme de Ockharn desenvolveutemas de gnosiologia que o colocam como termorelativamente fácil de comparação com pensadoresmodernos. É o caso de seu estudo sobre alinguagem mental, que em muito o aproxima, porexemplo, de certas teorias de Putnarn, a respeitoda teoria da representação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  25
    Māyā: apropriação e influência.Fábio Luiz de Almeida Mesquita - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):34.
    Esse artigo analisa a apropriação e a influência do conceito Māyā na filosofia de Schopenhauer durante o período de gênese de sua filosofia. Diferente das análises meramente comparativas, nosso foco é apresentar uma pesquisa histórico-filosófica a partir dos Manuscritos Juvenis e d’O Mundo como Vontade e como Representação, assim como, delimitar a “Índia schopenhaueriana” a partir das obras consultadas pelo filósofo durante o referido período: Oupnek’hat, Asiatisches Magazin, Mythologie des Indous e Asiatick Researches. Nosso objetivo é demonstrar, cronologicamente, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  49
    Entre a tradição humanista e o neopragmatismo: Richard Rorty e a virada literária da filosofia.Eduardo Cesar Maia Ferreira Filho - 2017 - Hybris, Revista de Filosofí­A 8 (S1):109-128.
    Este ensaio defende que o pensamento pós-analítico e pós-filosófico de Richard Rorty pode assumir uma função – de caráter profilático – muito interessante no âmbito dos estudos literários acadêmicos e na crítica literária em geral: suas reflexões críticas funcionam como uma advertência contra certas pretensões cientificistas da filosofia e, por consequência, das teorias literárias em geral. Os variados usos e objetivos da linguagemhumana em atos interpretativos – como na crítica literária – extrapolam a noção moderna de verdade como correspondência; o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  30
    Religião e linguagem: uma leitura da religião na Escrita do Deus de Jorge Luis Borges.Abdruschin Schaeffer Rocha & Kenner Roger Cazotto Terra - 2020 - Horizonte 18 (55):350.
    Nietzsche é considerado figura de vital importância na crítica a certa “inflação do sentido” verificada no pensamento ocidental, tanto no que diz respeito à tradição filosófica quanto no que concerne ao Cristianismo. Esse caráter tirânico do sentido fortaleceu sua crítica que, em geral, conclui que todo sentido deriva do fenômeno, que é a representação subjetiva e interpretativa do mundo. Mesmo que não tenha sido a intenção de Nietzsche, suas reflexões ensejaram novos parâmetros para a compreensão da religião em bases (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A renovação fichteana da filosofia da imagem.Christoph Asmuth - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):04-19.
    Este artigo pretende apresentar ao público brasileiro a leitura sobre a filosofia fichteana do Professor da Technische Universität Berlin, Christoph Asmuth, sobre um tema específico do pensamento de Fichte, a teoria da imagem. O texto foi originalmente apresentado como palestra no Departamento de Filosofia da UnB em 2014, como parte do projeto Douta Ignorância, coordenado pelo docente Herivelto Souza.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Atenção e método na filosofia de Descartes.Lia Levy - 2010 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Lia Levy, Marcos A. Gleizer & Luiz Carlos Pereira, Caminhos da razão. Estudos em homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Ferreira Landim Filho. Rio de Janeiro: Nau Editora. pp. 109-128.
    Em seu exame da teoria da verdade cartesiana, Raul Landim (1993, 2009) enuncia as três questões que toda teoria da verdade deve responder: (a) o sentido de ‘verdade’; (b) a possibilidade de conhecimentos verdadeiros e (c) a possibilidade do reconhecimento de conhecimentos verdadeiros. Os argumentos a serem apresentados dizem respeito sobretudo à terceira questão, mas consideram a necessidade de ser assegurar uma resposta adequada à segunda questão. Para tanto, retomarei (I) brevemente alguns pontos de um artigo anterior sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  45
    Diálogo entre autores: Berkeley e Bergson.Maria Adriana Camargo Cappello - 2008 - Discurso 38:61-90.
    Neste artigo, proponho interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias levando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos, subjacente a essa redução, e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  24
    Proposta de expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey.Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda & Fernanda de Moura Caban - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):107-132.
    Propõe a expansão da classe Espiritismo na Classificação Decimal de Dewey. Justifica a proposta devido ao grande número de adeptos e à produção literária espírita. Evidencia que o Espiritismo é a oitava religião com mais praticantes no mundo e a terceira no Brasil. Apresenta a importância da doutrina espírita ao redor do mundo e no Brasil. Utiliza a teoria proposta por Vanda Brougthon para religião e acrescenta as facetas ciência, filosofia, religião e aspectos gerais da Doutrina Espírita. Analisa propostas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  86
    O fundamento epistemológico da metafísica da Vontade de Arthur Schopenhauer.Jarlee Oliveira Silva Salviano - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):101-118.
    Analisamos neste artigo a teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer com base em sua dissertação Sobre a quádrupla raiz do princípio de razão suficiente (1813), seu ensaio Sobre a visão e as cores (1816), os dois primeiros livros de O mundo como vontade e representação (1819), bem como o apêndice a esta obra intitulado Crítica da filosofia kantiana. Aqui temos em mente a relação de Schopenhauer com as filosofias anteriores (em especial a de Kant) e a fundamentação de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Nietzsche e os rumos para uma teoria trágica do conhecimento científico / Nietzsche and the directions for a tragic theory of scientific knowledge.Bruno Camilo de Oliveira - 2024 - Aufklärung: Journal of Philosophy 11 (1):119-136.
    O objetivo deste artigo é apontar cinco aspectos do pensamento nietzschiano que podem ser relevantes para os debates da filosofia da ciência em torno da natureza e representação do conhecimento científico. Para tanto, é realizada uma revisão de literatura com o objetivo de selecionar trechos de obras nietzschianas como O nascimento da tragédia, Genealogia da moral, A gaia ciência e outras que permitam interpretar Nietzsche como um filósofo da ciência preocupado com a construção do conhecimento cientifico sobre a realidade (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 964