Results for 'Transcendentais'

35 found
Order:
  1.  21
    O Projeto dos Transcendentais em De veritate I, 1.Márcio Augusto Damin Custódio - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Este artigo apresenta a disputa sobre a interpretação de _De veritate_ I, 1, de Tomás de Aquino. Primeiro, mostra como a noção de transcendentais, especialmente neste texto, está sob escrutínio. Na sequência, apresenta duas outras interpretações, uma que entende que o _De veritate _lida com a definição de verdade, e outra que entende que ele lida somente com a relação entre a verdade e o intelecto humano. O artigo apresenta elementos que sugerem um projeto pela doutrina dos transcendentais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Sobre os pressupostos lÓgico-transcendentais da teoria kantiana dos conceitos empÍricos.João Torres - 2010 - Manuscrito 33 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Os argumentos transcendentais.Maria Dias - 1990 - O Que Nos Faz Pensar:32-41.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    Fenomenologia da intersubjectividade: perspectivas transcendentais e empíricas.Shaun Gallagher - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (42):557-582.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Kant and the Capacity to Judge; Sensibility and Discursivity in the TranscendentaI Analytic of the Critique of Pure Reason (review).Michelle Greer - 1999 - Journal of the History of Philosophy 37 (2):372-374.
    In lieu of an abstract, here is a brief excerpt of the content:Reviewed by:Kant and the Capacity to Judge; Sensibility and Discursivity in the Transcendental Analytic of the Critique of Pure Reason by Beatrice LonguenesseMichelle GreerBeatrice Longuenesse. Kant and the Capacity to Judge; Sensibility and Discursivity in the Transcendental Analytic of the Critique of Pure Reason. Translation by Charles T. Wolfe. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1998. Pp. xv + 420. Cloth, $59.50.Kant and the Capacity to Judge is a translation (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6. Uma versão mais modesta dos argumentos transcendentais da primeira Crí­tica.Roberto Horácio de Sá Pereira - 2009 - Princípios 16 (25):05-25.
    Esse trabalho apresenta uma reconstruçáo das referidas Deduçáo e Refutaçáo como argumentos contra uma forma empirista de ceticismo questionando a validade de juízos empíricos acerca de objetos externos na chamada acepçáo empírica, náo-transcendental do termo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7. Dos fundamentos da ética discursiva: a questão dos argumentos transcendentais em Habermas.Delamar José Volpato Dutra - 1999 - Kriterion: Journal of Philosophy 40 (99):80-131.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    O Uso Regulativo das Ideias Transcendentais na Filosofia Teórica de Kant.D. J. Orben - 2012 - Páginas de Filosofía 4 (1):91-104.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  67
    A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral.Rose Silvania Figueiredo do Vale - 2013 - Horizonte 11 (30):802-803.
    Dissertação de Mestrado. VALE, Rose Silvania Figueiredo do. A ideia de Deus em Kant: da ilusão da razão pura ao postulado de agente moral. 2012. 132 folhas. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte. Palavras-chave : Ideias transcendentais. Ilusão. Razão. Moral. Deus. Homem. Key works : Transcendental ideas, Illusion, Reason, Moral, God, Man.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    Afterword: In Praise of the A Posteriori : Sociology and the Empirical.Scott Lash - 2009 - European Journal of Social Theory 12 (1):175-187.
    This article begins with discussions of rationalist, a priori and empiricist, a posteriori thinking in philosophy. It then argues that classically, sociology is rationalist or a priori. Sociology — Weber, Simmel, Durkheim and Marx — moves from Kant's epistemological a priori to the social a priori. It moves from the question of how knowledge is possible to the question of how society is possible. This question of the possibility of society becomes quickly one of social control and social order in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  21
    O argumento de Putnam contra O senhor skep: Por que Kant estava Certo quanto à existência do mundo exterior?Luis Milman - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (1):131-144.
    O artigo defende a validade dos argumentos transcendentais. Hilary Putnam fez uso deste tipo de argumento para fixar uma condição metafísica para a semântica. Seu raciocínio segue o estilo de inferência desenvolvido por Kant, na refutação do ceticismo fenomenista e idealista. Segue-se da argumentação de Putnam a necessidade metafísica do princípio externalista em semântica. Com isso, desarmam-se as tentativas de fixar condicionamentos exclusivamente intersimbólicos para a constituição do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  12.  17
    A centralidade da arte para a Crítica da faculdade do juízo.Vladimir Vieira - 2023 - Discurso 53 (2):46-58.
    Embora seja comum reconhecer no belo natural o caso mais paradigmático para a argumentação que Kant desenvolve na Crítica da faculdade do juízo estética, encontramos reiteradas considerações sobre a arte na “Dedução transcendental” exposta nos §§30-38. Neste trabalho, argumento que há duas centralidades distintas em operação nessa obra. O belo natural é paradigmático porque sua predicação é a que melhor representa o ideal de pureza que corresponderia ao ajuizamento integralmente fundado em faculdades transcendentais; mas o belo artístico também pode (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  21
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais de autoconstituição (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Considerações sobre o “eu” na Fenomenologia de Investigações Lógicas.Flávio Vieira Curvello - 2024 - Sofia 13 (2):13246224-13246224.
    O presente artigo visa considerar as teses de Husserl acerca do “eu” na primeira edição das _ Logische Untersuchungen _. Se nos desdobramentos transcendentais de seu pensamento, a ideia de um “eu puro” assume relevância decisiva, nas origens da Fenomenologia deparamo-nos com sua expressa rejeição. Em um exame concreto dos únicos dados que poderiam ser fenomenologicamente reconhecidos como um “eu”, Husserl introduz as noções de um “eu empírico”, por um lado, e de um “eu como unidade fenomenológica de vivências”, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Kant’s concept of the technique of nature in the Critique of the Power of Judgment: Série 2.Silvia de Bianchi - 2011 - Kant E-Prints 6:12-28.
    a relação entre razão e natureza envolve um dos principais aspectos da crítica da teleologia de Kant. Visando destacar esta relação, investigarei o conceito de técnica da natureza, tal como introduzida na Crítica da faculdade de julgar. De acordo com Kant, a técnica da natureza permite as leis da razão a representarem o acordo dos princípios transcendentais da razão com a natureza. Deste modo, o conceito da técnica da natureza assume um papel prolífico ao expor, através de uma analogia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  11
    Uma análise do parágrafo sétimo de "Ser e tempo".Christiane Costa de Matos Fernandes - 2023 - Controvérsia 19 (2):17-36.
    O objetivo é, a partir de uma interpretação do § 7 de Ser e tempo, mostrar como o conceito prévio (der Vorbegriff) de fenomenologia, para Heidegger, indica a busca metodológica das condições de possibilidade da manifestação dos entes em seu ser, e de que maneira há a exigência metodológica de interrogar o Dasein acerca de seu ser como ponto de partida da investigação. A exposição, inspirada em leituras transcendentais da ontologia fundamental, acompanha os momentos constitutivos do § 7 a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  35
    Kant E a metafísica "crítica" da natureza.Diego Kosbiau Trevisan - 2015 - Doispontos 12 (2).
    O objetivo do artigo é examinar os Primeiros Princípios Metafísicos da Ciência da Natureza de Kant, obra-chave para a interpretação das filosofias da natureza do idealismo alemão, no interior d’“A Arquitetônica da Razão Pura”, a saber, como uma metafísica aplicada da substância corporal. Para tanto será inicialmente discutida a distinção, feita no prefácio à obra, entre uma parte transcendental e outra metafísico-específica da metafísica da natureza, surgindo aqui a concepção de matéria enquanto movente no espaço como conceito empírico mínimo para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  53
    Da fenomenologia hermenêutica à hermenêutica filosófica.Ernildo Stein - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):21-34.
    Gadamer, ao utilizar elementos do Heidegger I, sobretudo o conceito de faticidade, mas se basear extensamente no Heidegger II. recorrendo a vários conceitos ligados ao acontecer da história do ser, constitui a sua hermenêutica filosófica. A decisão de combinar elementos ainda transcendentais com outros da viravolta está na base de um projeto novo que abandona os objetivos da fenomenologia de encontrar um âmbito onde se possa fundar a pretensão de validade do conhecimento.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  17
    Intersubjetividade e idealismo transcendental em Husserl.Scheila Cristiane Thomé - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O objetivo central deste artigo é o de discutir se Husserl de fato consegue apresentar uma compreensão derradeira da intersubjetividade de um modo estritamente transcendental e assim se Husserl pôde ou não superar definitivamente toda forma de solipsismo. A posição que pretendo defender é que Husserl consegue apresentar uma compreensão coerente de intersubjetividade entendida em termos transcendentais a partir de um aprofundamento dos processos de redução transcendental. Será defendido também que a explicitação do estatuto transcendental da intersubjetividade não se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  12
    Tradução.José Fernandes Weber, Giovanni Jan Giubilato & Anna Luiza Andrade Colli - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Estudo introdutório de apresentação, seguido de tradução, da palestra “Fenomenologia e antropologia”, ministradas por Edmund Husserl nas sedes da Kantgesellschaft de Frankfurt, Berlim e Halle em 1931, na qual avalia criticamente, a partir dos pressupostos transcendentais da fenomenologia, a tendência da filosofia alemã dos anos 20 do século passado para uma antropologia filosófica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Ceticismo e naturalismo: algumas variedades.P. F. Strawson & Jaimir Conte - 2008 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora da Unisinos.
    Tradução para o português do livro "Ceticismo e naturalismo: algumas variedades", Strawson, P. F. . São Leopoldo, RS: Editora da Unisinos, 2008, 114 p. Coleção: Ideias. ISBN: 9788574313214. Capítulo 1 - Ceticismo, naturalismo e argumentos transcendentais 1. Notas introdutórias; 2. Ceticismo tradicional; 3. Hume: Razão e Natureza; 4. Hume e Wittgenstein; 5. “Apenas relacionar”: O papel dos argumentos transcendentais; 6. Três citações; 7. Historicismo: e o passado.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  22.  37
    (1 other version)Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    As metamorfoses da crítica: a trajetória de Foucault entre a Arqueologia e a Genelogia.Alexandre Alves - 2005 - Berlin: GRIN Publishing.
    Doctoral Thesis / Dissertation from the year 2001 in the subject Philosophy - General Essays, Eras, grade: 10,0, University of Sao Paulo; Department of philosophy, course: History, language: Portugues, abstract: O objetivo deste livro e fazer uma analise ao mesmo tempo estrutural e cronologica da obra de Foucault, buscando sua logica interna, mostrando o itinerario de seu pensamento, suas etapas de elaboracao, as dificuldades com que se deparou ao longo dessa trajetoria, os conceitos que foram introduzidos, transformados ou abandonados, os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Strawson & Kant: Ensaios comemorativos dos 50 anos de The Bounds of Sense.Jaimir Conte & Itamar Luis Gelain - 2016 - Pelotas, RS: NEPFIL online.
    Coletânea de textos: 1.Idealismo transcendental, naturalismo e um pouco de história, Adriano Naves de Brito; 2. Ceticismo e a reconstrução de P.F. Strawson da dedução kantiana das categorias, Pedro Stepanenko; 3. Dedução Transcendental e Ceticismo, Marco Antonio Franciotti; 4. Strawson e Kant sobre a dualidade entre intuições e conceitos, Roberto Horácio de Sá Pereira; 5. Princípio de significatividade em Kant e Strawson, Cristina de Moraes Nunes; 6. Strawson e Kant sobre a Liberdade, Albertinho Luiz Gallina e Cecília Rearte Terrosa; 7. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  20
    Zubiriy, Post-Modernism, and Plato.Gary M. Gurtler - 2000 - Revista Portuguesa de Filosofia 56 (3/4):559 - 572.
    Zubiri presents a critique of modernism and return to phenomena in primordial apprehension. Only 'notes' are apprehended; as real they need to be repossessed by logos or reason, related to other notes in the field or unified as the world. Zubiri seeks to overcome the dualism of sensing and knowing and introducing transcendent objects. His target extends to ancient and medieval philosophy, charged with introducing the problem. So he reads Plato's Sophist as positing being, known independent of the senses, and (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Modelos científicos.Julio Horta - 2025 - Cognitio 26 (1):e70034.
    Neste artigo vamos trabalhar as condições transcendentais que nos permitem caracterizar um modelo científico como um “diagrama”. Será retomada a noção de diagrama proposta por Ch. S. Peirce (2012) e retomadas as abordagens transcendentais da semiótica perceana para sustentar a função diagramática dos modelos na ciência. Para apoiar esta posição, alguns argumentos da semiótica pragmática e da semiótica transcendental também serão retomados. O objetivo deste artigo é dar conta do problema filosófico do esquematismo transcendental em I. Kant (2007) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  99
    Ordem Política em Herman Dooyeweerd.Anderson Paz - 2022 - Dissertation, Universidade Federal da Paraíba
    Herman Dooyeweerd (1894-1977) foi um filósofo neerlandês que, em diálogo com a filosofia alemã e o pensamento neocalvinista, desenvolveu uma reflexão original sobre as leis e a ordem do cosmos. A filosofia de Dooyeweerd é conhecida como “Filosofia da Ideia de Lei” ou “Filosofia da Ideia Cosmonômica”. A partir de sua teoria modal – que identifica quinze aspectos ônticos em que coisas concretas, eventos, relações e esferas sociais funcionam ou existem – Dooyeweerd desenvolveu uma filosofia político-social crítica às teorias sociais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. ‘god’ Without God: Kant’s Postulate: Série 2.Frederick Rauscher - 2007 - Kant E-Prints 2:27-62.
    O postulado prático da existência de Deus é problemático por várias razões: primeiro, Kant nega que ele proporciona qualquer cognição da natureza ou existência de Deus como um ser em si; segundo, ele salienta a natureza prática do postulado contribuindo para o desempenho de nossos deveres; e, terceiro, Kant parece mesmo algumas vezes indicar que nosso postulado de Deus não corresponde a nenhuma realidade, mas é um mero pensamento. No meu trabalho, eu sustento o argumento que o postulado de Kant (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  53
    A vontade como perfeição pura e a nova concepção não-eudemonística do amor segundo Duns Scotus.Josef Seifert - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (3):51-84.
    Este estudo tem por objeto a filosofia scotista dos transcendentais, em especial a filosofia dos transcendentais como “perfeições puras”. Isso levará a uma consideração particular da “liberdade” como uma perfeição pura, bem como à concepção de um novo conceito de amor, não presente no eudemonismo aristotélicotomístico. PALAVRAS-CHAVE – Duns Scotus. Filosofia dos transcendentais. Perfeições puras. Liberdade. Amor. Crítica ao eudemonismo. ABSTRACT The object of this study is Scotus’s philosophy of the transcendentals, particularly the philosophy of the transcendentals (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  11
    Etnocentrismo e liberalismo no neopragmatismo de Rorty.Heraldo Aparecido Silva - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):145-155.
    O propósito deste artigo é investigar a relação entre as noções de etnocentrismo e liberalismo na perspectiva do filósofo neopragmatista Richard Rorty. Nesse sentido, mostramos que essa tênue filosofia política, centrada nas referidas noções, enfatiza a conectividade entre as práticas conversacionais e as questões morais, políticas e sociais compartilhada por culturas diferentes. Na filosofia de Rorty, sua noção branda de etnocentrismo atua como um elemento articulador entre sua perspectiva anti-representacionista de conhecimento e sua versão de liberalismo político. A partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  39
    O Relativismo Acerca da Verdade Refuta-se a Si Mesmo?Rodrigues José Gusmão - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (3-4):777-806.
    Resumo Nas secções que se seguem, primeiro explorarei várias questões conceptuais e de enquadramento teórico, como o que se entende por relativismo e como o relativismo acerca da verdade se distingue de outros tipos de relativismo, uma elucidação da ideia de verdade relativa e, finalmente, em que sentidos se pode dizer que uma dada tese é auto-refutante e como se classificam os vários argumentos designados para provar que o relativismo se refuta a si mesmo nesses tipos de auto-refutação. Nas últimas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Boèce et Duns Scot sur la transposition des prédicaments aristotéliciens dans la prédication divine.Gérard Sondag - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):177 - 193.
    As dez categorias de Aristóteles não foram concebidas para serem aplicadas no âmbito da teologia trinitária católica. Juntamente com Santo Agostinho, Boécio tentou fazer a adaptação das mesmas. O artigo mostra até que ponto ele teve sucesso ou não neste empreendimento. A teologia de Boécio é aqui vista à luz da teologia mais madura de Duns Escoto, pois, de facto, como continuador de Boécio, o pensador medieval pôde realizar aquilo que o seu predecessor deixou inacabado, devido a uma metafísica de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  42
    Ut pictura poesis: uma interpretação profética e poética da obra de Michelangelo - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p75. [REVIEW]Flávia Vieira da Silva do Amparo - 2012 - Horizonte 10 (25):75-92.
    A poesia, em seu sentido mais amplo, surge como ponto de partida para todos os conhecimentos acerca do homem e do mundo. Assim, o poeta não é apenas um artista que produz versos, mas o que busca uma intermediação entre o humano e o divino. Este artigo tem como proposta estudar a poesia e a arte de Michelangelo Buonarroti a partir do conceito de “Figura”, definido na obra de Auerbach, analisando o poético na obra do artista italiano a partir de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  55
    Troca Transcendental, justiça e direitos humanos em Otfried Höffe.Robinson dos Santos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (1).
    Um dos grandes problemas postos pelo tema dos direitos humanos à filosofia é, entre outros, o de sua fundamentação filosófica. No pano de fundo deste debate, surgem questões específicas: como se pode fundamentar/justificar filosoficamente a exigência de reconhecimento aos direitos humanos? Neste estudo, procuro abordar, de modo direto, o núcleo argumentativo sobre o qual está estruturada da proposta de Höffe. Para ele, os direitos humanos têm uma profunda relação com a noção de justiça. O conceito de justiça, na sua concepção, (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Sobre os Pensamentos Metafísicos.Marilena Chaui - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:15-35.
    Os Pensamentos Metafísicos (Cogitata Metaphysica) raramente são tratados pelos comentadores de Espinosa, exceto em notas de rodapé, possivelmente por terem sido apresentados apenas como um Apêndice aos Princípios da Filosofia cartesiana. Todavia, pretendo mostrar que este opúsculo merece ser estudado mais detidamente, visto que é um prolegômeno às ideias fundamentais de Espinosa, tanto no que se refere à crítica à tradição metafísica escolástica, ainda vigente nas universidades holandesas no século XVII, quanto no que se refere à crítica à metafísica cartesiana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark