Results for 'estrutura lógica'

945 found
Order:
  1. í‚ngela Maria Paiva Cruz. Representação da Estrutura Lógica da Geometria da Cubação.José Eduardo Moura - 2001 - Princípios 8 (10):157-160.
  2. Deleuze e A lógica do sentido: o problema da estrutura.Alessandro Carvalho Sales - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):219-239.
    Este texto pretende acompanhar os principais movimentos apresentados pelo filósofo Gilles Deleuze para propor uma estrutura do sentido, de acordo com a Lógica do sentido (1969). Para tanto, tentando nos alçar ao estruturalismo muito particular de Deleuze, seguiremos especialmente alguns argumentos estabelecidos entre a quarta (Das dualidades) e a oitava (Da estrutura) séries desse livro, bem como pontos do artigo Em que se pode reconhecer o estruturalismo? (1972).
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  65
    Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):235-246.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  4.  39
    A estrutura formal da argumentação de São Paulo e as suas possíveis relações com a lógica estóica.Jorge Cesar Mota - 1974 - Trans/Form/Ação 1:173-214.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  26
    A estrutura da lógica segundo Tomás de Aquino.Anselmo Tadeu Ferreira - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50):445-474.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Tradução: Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos.Martial Gueroult - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1).
    Sendo, como a ciência, um esforço para conhecer e compreender o real,a filosofia institui, como ela, uma problemática. Todas as grandes doutrinas podem se caracterizar a partir de problemas: problema do uno e do múltiplo entre os pré-socráticos; problema da possibilidade da ciência e da predicação em Platão; problema das causas primeiras, da demonstração, do método geral das ciências da natureza em Aristóteles; problema do fundamento da física matemática em Descartes; problema do fundamento da possibilidade das ciências e da metafísica (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Estrutura Da Lógica Segundo Tomás De Aquino.Anselmo Ferreira - 2011 - Educação E Filosofia 25 (50).
    Neste artigo fazemos uma apresentação em pormenor do prólogo do comentário de Tomás de Aquino aos Segundos Analíticos de Aristóteles, a Expositio libri Posteriorum. Neste prólogo, isto é, uma introdução à exposição de tipo literal que Tomás empreenderá em seguida, o autor situa a obra Segundos Analíticos na estrutura da lógica. Ao fazer isso, ele apresenta, de um modo que em nenhuma outra obra ele expressou com igual clareza, sua própria concepção da lógica em geral, o modo (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  20
    Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel.Rafael Lessa Vieira de Sá Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):107-122.
    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. A Lógica e a Narração da Contingência em Hegel.Alberto L. Siani - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Os principais objetivos do artigo podem ser formulados da seguinte forma: a) Hegel tem uma noção forte de contingência. Contingência não é, para ele, a ausência simples de necessidade, tampouco subdeterminidade simples. Contingencia é uma noção original, que tem o mesmo peso e a mesma dignidade lógica e metafísica que a noção de necessidade; b) essa noção forte de contingência é decisiva para a concepção de Hegel de subjetividade na medida em que pode ser remetida a sua filosofia do (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    La Lógica Del Sistema Categorial de la Bibliotecología y Estudios de la Información Documental. Un Análisis Dialéctico.Miguel Ángel Rendón Rojas - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 1 (2):49-68.
    Se presenta un estudio sobre un aspecto de la fundamentación lógica de la Bibliotecología y Estudios de la Información. Por fundamentación lógica se entiende el análisis de las relaciones entre los componentes del aparato teórico de una disciplina. El aspecto que se pretende realizar es el análisis de las relaciones dialécticas entre dichos componentes. Una relación dialéctica es aquella por la cual se infieren unas categorías a partir del análisis de elementos internos y su interrelación presentes en una (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  19
    Observações Sobre Logica e Linguagem No Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein e o Pressuposto de Ockham da Redução Do Entes Numa Explicação.Leandro Sousa Costa - 2023 - Dissertatio 54:101-111.
    As observações dessa pesquisa propõem como hipótese de trabalho a perspectiva de que o Princípio de Ockham pode ser identificado na estrutura do Tractatus logico-philosophicus de Wittgenstein. O texto aborda aspectos da lógica e da linguagem na filosofia analítica, aspectos da lógica e da linguagem na filosofia do Tractatus e estabelece uma intermediação que permite tratar com a possibilidade de uma aproximação entre o Princípio de Ockham e a filosofia tractariana. Os resultados contidos nas observações explicitadas nesse (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  82
    A lógica da compaixão.Sandra Caponi - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):91-117.
    Tomando como ponto de partida os trabalhos de Nietzsche, Hannah Arendt e Michel Foucault, este escrito pretende problematizar a lógica interna da compaixão piedosa, pois, como tentaremos mostrar, ela parece instaurar uma modalidade peculiar de exercício de poder que se estrutura a partir do binômio servir-obedecer. A partir desses autores, pretendemos ler alguns exemplos que a história da humanidade nos apresenta para ilustrar o exercí- cio dessa “cruel compaixão”.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Uma análise de algumas lógicas deônticas para a representação de normas jurídicas.Rafael Testa - 2006 - Dissertation, University of Campinas
    O propósito deste trabalho é analisar a estrutura e discutir a aplicação da(s) lógica(s) deôntica(s) na representação de normas jurídicas. Após uma apresentação desta(s) lógic(s) e, em particular, do sistema de von Wright e da SDL (Standard Deontic Logic), veremos as dificuldades de se aplicar uma lógica à análise do direito positivo: as regras da lógica devem permitir realizar sobre as normas formalizadas somente os tipos de inferência e operaçôes lógicas intuitivamente feitas pelos juristas, ou seja, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  72
    Notas sobre lógica e dialética na Enéada de Plotino.Loraine Oliveira - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):167-178.
    Este trabalho objetiva caracterizar a lógica e a dialética, conforme a Enéada I, 3 [20] 4-5. Para Plotino, a lógica consiste em um conjunto de procedimentos que trata de proposições e silogismos. A dialética é um método que faz uso dos procedimentos lógicos. Mas é também uma disposição que permite compreender a estrutura do inteligível. Por conseguinte, é um caminho de ascensão rumo ao Uno. Neste sentido, tem um aspecto ético.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  35
    Lógica formal, transcendental e especulativa.Michela Bordignon - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):311-338.
    Este artigo visa esclarecer a relação entre a lógica formal e a lógica especulativa. Esta relação é tal que entre os dois tipos de lógica há um desenvolvimento interno na direção de uma única noção, ou seja, a de forma lógica. Tomarei como ponto de partida a análise da lógica de Wolff e mostrarei que esta é já uma lógica que vai além do sentido meramente formalista dessa disciplina, na medida em que está já (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  2
    Uma Introdução À Lógica da Filosofia de Eric Weil.Renato Silva do Vale - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):154-169.
    O presente artigo pretende expor as considerações sobre a Lógica da filosofia de Eric Weil, originalmente publicada em 1950 e sua contribuição para a difusão do pensamento filosófico-político. Na Lógica da Filosofia, Eric Weil analisa e identifica dezoito atitudes-categorias filosóficas. Essas dezoito categorias formam, de alguma forma, as partes do discurso que o homem empregou na totalidade de sua história, partes que são maneiras de viver e de se compreender e compreender o outro. A intenção que o motiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. A Prova por Redução ao Absurdo na Lógica Clássica.Maria da Paz Nunes de Medeiros - 1995 - Princípios 2 (2):120-125.
    Embora a logica seja, de urn modo geraJ, concebida como um ramo da filosofia, suas aplic~oes via muito alem dos limites de qualquer disciplina isoladamente considerada (SALMON, 1993). Seu papel principal e fomecer meios para determinar a rel~o de consequencia que vige entre as premissas e a conclusao de urn dado argumento. Dentre as tecnicas utilizadas que possibihtarn garantir esta rel~o destaca-se a tecnica por redu ¢oao absurdo por ser amplamente aplicada nas cienciasdesde a antiguidade. Suaideiabasics residenofatodequeumapropo si~ nio pode (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  47
    Teoria da Ação Comunicativa : estrutura, fundamentos e implicações do modelo.Gustavo Luis Gutierrez & Marco Antonio Bettine de Almeida - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (1):151-173.
    Este artigo não pretende analisar o conjunto da obra de Habermas. Trata-se de pensar exclusivamente a Teoria da Ação Comunicativa, primeiro, em relação aos teóricos em que afirma fundamentar-se, depois, no sentido da sua própria articulação lógica interna e, finalmente, em relação ao seu objeto de pesquisa, a realidade social. Procura demonstrar que a TAC executa dois giros conceituais essenciais: um ao limitar o agir estratégico ao espaço da economia e da política e outro ao definir cultura, sociabilidade e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
    O artigo tenciona explicar o conceito da subjetividade na Ciência da Lógica (CdL) a partir de sua forma inicial, diferentemente da maioria dos vários estudos sobre a temática, que discute as formas já mais desenvolvidas, que ocorrem dentro da Lógica do Conceito. Porém, como essa última, desde início, é “Lógica Subjetiva”, a subjetividade precisa ser constituída antes ou no ponto do começo dela. Essa subjetividade inicial e mínima explica-se por primeiro pela identificação de subjetividade e liberdade, por (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    O conceito de contradição em Hegel e a Logica Difusa.Michele Borges Heldt - 2024 - Aufklärung 10 (3):101-108.
    Em minha tese de doutorado defendi que, para compreender como Hegel articula a passagem da contradição dialética à lógica, o conceito hegeliano de contradição deve ser analisado sob a perspectiva de uma antinomia. Para sustentar este argumento, propus uma atualização deste conceito a partir de uma estrutura antinômica. Essa atualização, porém, trouxe um outro problema: nessa reconstrução, a contradição, em Hegel, continua a se desenvolver de maneira gradativa, ao passo que a lógica tradicional trabalha apenas com valores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Sobre a Formalização Lógica de Mudança de Teorias e Anomalias Científicas.Ricardo Silvestre - 2017 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 1 (17):72-91.
    Neste trabalho, é apresentada uma investigação do que poderia ser chamado de formalização lógica do processo de mudança de teorias devido a anomalias. Por anomalia entende-se um fato observado que faz parte do escopo explanatório de uma teoria, mas que vai de encontro à previsão da mesma. Uma abordagem clássica para restaurar o poder explicativo de uma teoria ameaçada por uma anomalia é a postulação de hipóteses novas e provisórias que, em conjunto com as demais hipóteses auxiliares originais, sejam (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    Pierre boulez-Gilles Deleuze: Ideas para Una lógica de la sensación sonora.Ricardo Espinoza-Lolas & Boris Alvarado - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):413-428.
    RESUMO O intuito deste artigo é estudar o objetivo principal da estética musical de Boulez, para o início das comemorações de seus 90 anos, desde certas categorias de Deleuze, considerando que elas nos permitem compreender e delinear uma lógica da sensação sonora. Se Deleuze se ocupou em detalhe do trabalho de Francis Bacon, por exemplo, a fim de criar uma "lógica da sensação visual" em que o conceito de "Figura" fosse central, propomos que o trabalho musical de Boulez, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Alguns aspectos da relação entre lógica e filosofia da ciência.Alvino Moser - 2019 - Perspectivas 2 (2):5-18.
    Este artigo tem como objetivo apresentar, como Introdução, a definição de Lógica como o estudo das formas válidas de raciocínio. Raciocinar é inferir conclusões de proposições tidas ou dadas por verdadeiros, denominadas premissas. Como estudo das formas válidas não é escopo da Lógica determinar se as premissas são verdadeiras ou falsa. Apenas considera as premissas como tidas por verdadeiras. A seguir trata-se da filosofia da ciência que estuda, entre outras questões, em que consiste a natureza da ciência, quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Os sentidos fenomenológicos da verdade na 6ª Investigação Lógica.João Marcelo Silva da Rocha - 2024 - Sofia 13 (2):13246234-13246234.
    Este artigo objetiva expor e analisar os diferentes sentidos do conceito de verdade delineados por Edmund Husserl na 6ª _Investigação Lógica_. Inicialmente, aborda-se a concepção tradicional de verdade enquanto correspondência em seus aspectos mais fundamentais. A seguir, examina-se como essa ideia de adequação, reinterpretada fenomenologicamente a partir da estrutura intencional do preenchimento, orienta a reflexão husserliana ao conceito de evidência e, por sua vez, como essa análise conduz à tematização do conceito de verdade, uma vez que Husserl define a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    O Verdadeiro Não Pode Ser Usado: Uma Saída Panikkariana da Lógica Dos Três Anéis.Valerio Marconi - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):146-167.
    A Parábola dos Três Anéis é famosa em suas versões de Boccaccio e Lessing. Partilham a ideia fundamental de que apenas uma religião é verdadeira, mas a condição humana não nos permite saber qual é a verdadeira. É uma ideia inerentemente moderna enfatizar os limites do conhecimento humano enquanto se argumenta contra formas puras de ceticismo e relativismo. O resultado da parábola é a amizade em ambas as versões, mas a questão da verdade permanece no centro da estrutura conceitual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    Speech act theory and universal grammar/Teoria dos atos de fala e gramática universal.Daniel Vanderveken - 2007 - Manuscrito 30 (2):357-381.
    Are there universal transcendent features that any natural language must possess in order to provide for its human speakers adequate means of expression and of communication of their conceptual thoughts? As Frege, Austin and Searle pointed out, complete speech acts of the type called illocutionary acts, and not isolated propositions, are the primary units of meaning in the use and comprehension of language. Thus it is in the very performance of illocutionary acts that speakers express and communicate their thoughts. For (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Pressupostos fundamentais da tese dos dois aspectos.Tiago Fonseca Falkenbach - 2331-51 - Kant E-Prints:220-243.
    No presente artigo, pretendo analisar uma das interpretações da distinção transcendental entre fenômenos e coisas em si mesmas, a tese dos dois aspectos [the two-aspect view]. Meu objetivo é indicar e esclarecer alguns pressupostos fundamentais dessa interpretação, nem sempre explicitados pelos seus defensores. Um dos maiores desafios dessa interpretação é explicar como é possível conciliá-la com a tese kantiana da não espacialidade das coisas em si mesmas. Pretendo mostrar que a conciliação pressupõe a satisfação das três seguintes condições: em primeiro (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  23
    Badiou, teoria dos conjuntos E modelos de justiça.Carlos Roberto Bueno Ferreira - 2015 - Synesis 7 (1):56-65.
    O presente trabalho visa analisar a possibilidade de se utilizar a ontologia matemática, conforme se pode observar na obra de Badiou, para conformar a estrutura lógica de teorias sociais. Trata-se de exemplificar como o conceito de multiplicidade sem unidade pode substituir a noção grega tradicional de que a unidade é anterior à multiplicidade. Para isso se apresentam as inovações matemáticas de Cantor, com a teoria dos conjuntos, e Paul Cohen, que apresenta as noções de “genérico” e “forçamento”, as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Sobre a biopolítica de Giorgio Agamben: entre Foucault e Arendt.Raphael Guazzelli Valerio - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):175-189.
    Pretendemos dar uma breve contribuição para a compreensão do conceito de biopolítica na obra do filósofo italiano Giorgio Agamben, mais precisamente em seu trabalho de 1995, inaugurador da série Homo Sacer, cujo título leva o mesmo nome: Homo Sacer: O Poder Soberano e a Vida Nua. Valendo-se do pensamento de Michel Foucault e Hannah Arendt de um lado, e Walter Benjamin e Carl Schmitt de outro, Agamben faz recuar o conceito de biopolítica às fundações da política ocidental. Importa, para o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  31
    Simplicidade de Deus e racionalidade do mundo.Ethel Rocha - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):173-188.
    Neste artigo, pretendo examinar a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas a partir da conjugação dos atributos divinos que, segundo Descartes, são conhecidos por nós e sua tese de que, entre as verdades eternas livremente criadas por Deus, estão incluídos os princípios lógicos. A partir desse exame, concluo que, até onde o intelecto finito do homem pode conceber, a tese cartesiana da livre criação das verdades eternas envolve ao menos as seguintes teses: a) Deus, por ser infinito e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  4
    Sobre as funções das narrativas na evolução cultural humana.Pedro Dolabela Chagas - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (2).
    O artigo comenta proposições recentes, de várias disciplinas acadêmicas, sobre o papel de práticas e produções narrativas na explicação da evolução cultural humana, com foco nas consequências práticas de crenças e padrões de comportamento fundamentados em estórias compartilhadas. De Daniel Dor, Robin Dunbar, Michael Tomasello, Dennis Dutton, Nick Enfield, Daniel Hutto e António Damásio, discutimos ideias cujas implicações para a explicação da vida social são sequenciadas, no artigo, num nível ascendente de complexidade, partindo das funções elementares da linguagem humana para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    A influência do Tractatus no critério positivista de significado.Renata Maria Santos Arruda - 2019 - Revista de Humanidades de Valparaíso 13:6-17.
    One of the motivations for the researches leaded by the members of Vienna Circle with regard to the foundations of scientific language is found on Wittgenstein’s “Tractatus Logico-Philophicus”. Even though there are divergences about the legitimacy of this influence, thebook was, in effect, taken as a theoretical motivation for the structuring of scientific language, developed by logical empiricists. This paper will present the theories developed by members of Vienna Circle emphasizing the elements presents in Tractatusthat were taken, largely, as influence (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  31
    The Influence of Tractatus in the Positivist Criterion of Meaning.Renata Maria Santos Arruda - 2019 - Humanities Journal of Valparaiso 13:6-17.
    One of the motivations for the researches leaded by the members of Vienna Circle with regard to the foundations of scientific language is found on Wittgenstein’s “ Tractatus Logico-Philophicus ”. Even though there are divergences about the legitimacy of this influence, thebook was, in effect, taken as a theoretical motivation for the structuring of scientific language, developed by logical empiricists. This paper will present the theories developed by members of Vienna Circle emphasizing the elements presents in Tractatus that were taken, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    Dialética E antinomia.Carlos R. V. Cirne Lima - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):621-628.
    A estrutura das antinomias lógicas, redescobertas e reformuladas por Frege e Russell no começo do século XX, consiste num movimento circular que é, ao mesmo tempo, autoflexivo e negativo. Surge, aí, um perpétuo oscilar entre o Sim e o Não, em certos casos, entre verdade e falsidade. Os Lógicos resolvem o problema pela distinção de tipos ou níveis linguagem. Alguns filósofos - Kulenkampff, Kesselring, Wandschneider – pensam ter aí encontrado o mecanismo central que move a Dialética. Procura-se aqui mostrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Aristóteles e a fundamentação histórico-crítica da «hermenêutica fenomenológica da facticidade».Andrés Francisco Contreras - 2024 - Sofia 13 (2):13246873-13246873.
    O artigo tem como objetivo analisar o papel da figura de Aristóteles e as suas "interpretações fenomenológicas" segundo Heidegger (1921-1924) no contexto de uma "_hermenêutica fenomenológica_ da facticidade", com base no _Relatório Natorp_ (1922) e no curso do semestre de verão de 1923 em Freiburg (GA 63). Em primeiro lugar, é enfatizada a presença implícita das concepções ontológicas de Aristóteles na "situação factual" do momento; isso requer, segundo Heidegger, uma apropriação crítica do presente e um trabalho histórico de desmantelamento (_Abbau_) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Deleuze e seu outro.Alisson Ramos de Souza - 2023 - Griot 23 (1):120-133.
    O conceito de outrem (autrui) não recebeu a devida atenção no conjunto da filosofia de Deleuze até recentemente (VENTURA, 2020; FERREIRA, 2021). Outrem aparece na obra deleuziana em alguns momentos de Diferença e Repetição, em O que é a filosofia? – obra escrita juntamente a Félix Guattari – mas, sobretudo, num texto presente no apêndice de Lógica do sentido intitulado “Michel Tournier e o mundo sem outrem”, no qual ele comenta o romance de M. Tournier, Sexta-feira ou os limbos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Prolegômenos.Paulo de Tarso Menegon - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):54-70.
    Nossa pesquisa, em três momentos, tem o objetivo de acompanhar a virada noética da lógica a partir do parágrafo 67 dos Prolegômenos quando Husserl buscará fundamentar a estrutura subjetiva e a lógica pura enquanto condição de possibilidade de conhecimento e, assim separar os domínios lógicos dos domínios psicológicos do conhecimento. Num segundo momento, tentaremos elucidar como essas demarcações são possíveis a partir da lógica em vista da passagem à possibilidade subjetiva em geral do conhecimento a qual (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Solidão como consequência do Caos em Francis Bacon e Nietzsche | Loneliness as a consequence of Chaos in Francis Bacon and Nietzsche.Micael Rosa Silva - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    Deleuze, em Francis Bacon – Lógica da sensação, destaca três elementos pictóricos como características fundamentais das pinturas de Bacon: a estrutura material, a figura e o contorno que isola a figura. Esses elementos revelam que o tema do pintor é o sofrimento do homem moderno, sozinho em seu quarto. Sofrimento entendido como o tormento interior de um corpo imerso no caos, em um universo sem sentido. O artista exprime o “corpo vivido” em meio ao desmoronamento da ordem das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  24
    Manifestação e Liberdade em Hegel.Christian Klotz - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (1):116-129.
    O objetivo do presente artigo é interpretar o entendimento hegeliano da liberdade no contexto do pensamento tardio de Fichte e Schelling, cuja característica é a compreensão da liberdade humana como implicação da manifestação do absoluto. Segundo a tese central do artigo, na passagem da Doutrina da Essência para a Doutrina do Conceito – que é decisiva para a Lógica de Hegel – a vinculação entre manifestação e liberdade, presente já em Fichte e Schelling, é retomada e reformulada de tal (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  59
    A tríplice constituição da perspectiva ética de Paul Ricoeur.Larissa Nobrega - 2012 - Synesis 4 (2).
    Paul Ricoeur, em “O si-mesmo como outro” define sua perspectiva ética como “o desejo de viver bem com e para os outros em instituições justas”. Tal concepção possui uma tríplice estrutura, a saber: a ipseidade, a alteridade e a igualdade. Sendo apresentadas como a “estima de si”, a “solicitude” e a “justiça”, momentos determinantes para que se possa responder à pergunta sobre a identidade ética, norteadora de sua filosofia moral – “ quem é o sujeito capaz de imputação moral?”. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    A Doutrina do Conceito de Hegel.João Alberto Wohlfart - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e33316.
    O texto é uma resenha da Doutrina do Conceito hegeliana recém editada e publicada em português. O terceiro livro da Ciência da Lógica é estruturado em subjetividade, objetividade e ideia, com cada uma destas partes também desenvolvida numa estrutura tripartite. Nesta exposição, merece destaque o movimento contraditório de autodeterminação do conceito, no qual a universalidade se autodiferencia imanentemente em particularidade e o conceito retorna a si mesmo na forma da universalidade concreta. O conceito passa pelas diferentes formas de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  12
    Teoria crítica e evolução social (i): sobre a origem e relev'ncia do conceito de aprendizagem social na obra habermasiana da década de 1970.Wescley Fernandes Araujo Freire - 2023 - Griot 23 (3):43-65.
    O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a origem e relevância teórica do conceito de aprendizagem social para o modelo habermasiano de Teoria Crítica, inicialmente a partir da obra _Problemas de legitimação no capitalismo tardio_ (1973), assumido como categoria articuladora do liame entre a teoria da evolução social e a teoria da sociedade desenvolvidas pelo autor na obra _Para a reconstrução do materialismo histórico_ (1976). Partindo da introdução do conceito científico-social de crise, Habermas esboça os pressupostos da teoria da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    DIALÉCTICA Y CONTRADICCIÓN: sus funciones hermenéuticas en una interpretación de la Filosofía del Derecho de Hegel con sentido actual.Luisa H. Meyer - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):873-883.
    El término '"Dialéctica" hace referencia tanto al movimiento de autodesenvolvimento del concepto - en este caso el de derecho y, em sentido amplio - como a la estrutura de ese movimiento, al cual Hegel trata de encuadrar en esquemas provenientes de la Lógica dei concepto, especialmente en la triada 'tesis - antítesis - síntesis', lo cual potencia la complejidad dei texto y dificulta su comprensión. Uma hermenéÚtica esclarecedora de la lógica dialéctica en juego, donde a la contradicción!e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  39
    O debate sobre a dialética hoje.Manfredo Araújo de Oliveira - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):897-925.
    O artigo tematiza a controvérsia contemporânea a respeito da estrutura e da legitimidade da dialética enquanto discurso humano. No contexto atual deste debate se articulam duas tendências interpretativas da estrutura da dialética: a que vincula a dialética ao mundo vivido, cuja racionalidade se distancia profundamente da racionalidade vigente nas ciências modernas, aproximando-se da hermenêutica ou da retórica. Uma segunda direção interpreta a dialética enquanto reflexão transcendental, em última instância, como a lógica de uma filosofia do absoluto, ou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da inf'ncia no cinema e no cotidiano escolar.Alexandrina Monteiro & Valéria Aroeira Garcia - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):133-154.
    Em defesa de uma desordem pedagógica: a institucionalização da infância no cinema e no cotidiano escolar Resumo: Nos livros imagem-movimento e imagem-tempo, Deleuze analisou o cinema a partir de múltiplas variações possíveis, mas privilegia a perspectiva de um pensamento no qual a articulação de imagens e signos está ligada à expressão de significado ou de uma ideia. Nessa perspectiva, o fluxo de expressão de significados entre o encontro de nossas experiências com os filmes A Guerra dos Botões e As Pequenas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise.Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti & Rafael Cunha - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):628-644.
    A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  40
    Ser E linguagem em Merleau-ponty.Alex de Campos Moura - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:90-102.
    Neste artigo, procuraremos mostrar que há na análise merleau-pontyana da linguagem um projeto ontológico implícito, baseado na tentativa de desvelar uma estrutura de Ser em que lógica e contingência, unidade e diversidade, encontram-se constitutivamente ligados, fazendo do subjetivo e do objetivo momentos reversíveis em uma totalidade comum.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  73
    Do sentido da lembrança em Edmund Husserl.Alice Mara Serra - 2009 - Kriterion: Journal of Philosophy 50 (119):197-213.
    Este artigo enfoca o modo como a teoria husserliana da lembrança se insere, por um lado, na estrutura significativa formulada primeiramente nas Investigações lógicas e, por outro, nos moldes da percepção como unidade temporal. Para tanto, apresenta-se, respectivamente na primeira e na segunda seções, o arcabouço das teorias husserlianas da significação e da percepção como retenção. Na terceira seção, é analisada a segunda forma de lembrança — a rememoração —, segundo o fio condutor em que Husserl a investiga nos (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Luz da razao. para uma fundamentaçao onto-metafísica.Mafalda Blanc - 2009 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 33 (33):7-18.
    Se a crise da racionalidade é uma constante da sua história e uma implicação natural do carácter fragmentário e conjectural do conhecimento, já a sua derrapagem céptica se afigura mais preocupante e insana, sobretudo quando oriunda daqueles sectores da cultura que, por inerência e vocação, mais deveriam velar pela preservação da validade de critérios cognitivos e mora is de indiscutível interesse social. É este, a nosso ver, um estado de coisas que pode e deve ser combatido pelo retorno às fontes (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  38
    Marilena chaui E a reflexão sobre a universidade.Martha Costa - 2017 - Cadernos Espinosanos 37:147-170.
    O texto apresenta uma visão geral do caminho percorrido por Marilena Chaui em sua reflexão sobre a universidade, que se efetua desde os anos 1970 e culmina na compreensão da gênese e do funcionamento específico da forma contemporânea da universidade: a _universidade operacional_, reduzida à condição de organização prestadora de serviços, administrada segundo a lógica da empresa capitalista moderna, atravessada pela heteronomia e distanciada de sua vocação política democrática. Os artigos de Chaui dedicados à universidade configuram um rico espaço (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 945