Results for 'sobre-homem'

940 found
Order:
  1.  8
    O problema da filosofia cristã.Maria Carmelita Homem de Sousa - 1976 - Porto: Distribuidora, Livraria Tavares Martins.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes.Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1157-1188.
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes Procuramos, neste texto, pensar o significado da rejeição da tradicional definição de homem efetuada por Descartes, quando tenta entender o que somos. Essa rejeição é resultado de um novo método de filosofar, que poderíamos designar como via das ideias – aquela que parte das forças do próprio espírito para examinar tudo o que ocorre nele e em qualquer outra coisa, evitando usar de pressuposições. A fim (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Breve ensaio sobre o homem e outros estudos.Hélio Jaguaribe - 2007 - São Paulo, SP: Paz e Terra.
    Em Breve ensaio sobre o homem e outros estudos, Helio Jaguaribe expõe e fundamenta suas principais idéias sobre o mundo, a sociedade e o Brasil. Dividindo as idéias em duas seções, "Estudos Filosóficos" e "Estudos Sociológicos", o autor parte da posição básica de que, em última análise, tudo é irrelevante. Deus não existe, o homem não tem uma alma imortal, o cosmos é uma realidade destituída de qualquer finalidade ou sentido e consiste, como antecipou Nietzsche, num (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  29
    “Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre o (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A voz do homem ordinário no jornalismo: reflexões sobre o protagonismo dos anônimos como fonte noticiosa.Mauro de Souza Ventura & Tayane Aidar Abib - 2022 - Logos: Comuniação e Univerisdade 28 (1):76-91.
    Neste artigo, reflete-se sobre cultura jornalística a partir das fontes selecionadas para compor o produto noticioso. Em chave de contraposição ao predomínio narrativo das instâncias oficiais e especializadas, tradicionalmente consultadas em coberturas informativas, inscreve-se o protagonismo do homem ordinário, a partir de entrecruzamentos bibliográficos entre a comunicação e a história oral, como horizonte possível a dinâmicas jornalísticas de configuração polifônica, nas vias de uma mediação social mais autoral e intersubjetiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Kant e Heidegger: diálogo sobre a edificação do homem.Harley Juliano Mantovani - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):122-144.
    Através desse diálogo tivemos o objetivo de propor uma compreensão do homem através da explicitação do sentido ético de edificação. Apresentamos a cidadania do mundo como uma finalidade moral do homem, que estava presente e oculta na fundamentação metafísica do humanismo. Agora, se o antropológico se fortalece por meio da realização ética do mundo, defendemos que o dever do melhor não é uma finalidade moral que se realiza em um infinito separado da finitude humana. O antropológico só é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  43
    O Transanimal no Homem: sobre a Questão da Animalidade em Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):173-196.
    RESUMO: Ao procurar promover a reconciliação do homem com a natureza, ensejando recompor a ordem da criação fraturada com o advento da modernidade, o movimento dominante do pensamento de Hans Jonas consiste em buscar restaurar a dignidade da natureza animal, nela reconhecendo atributos humanos, como o âmbito da interioridade. Embora louvável, a visão joniana da animalidade insiste em definir claramente o próprio do homem, o que termina por comprometer o efetivo acolhimento de direitos morais específicos à natureza animal. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  27
    Viver segundo o Espírito: sobre o tema do Homem Superior.Mário Santiago de Carvalho - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):19-51.
    Sob o tema da filosofia do Espírito em Mestre Eckhart, o presente artigo revitaliza alguns escritos anteriores do autor sobre aquele filósofo, agora atendendo sobretudo ao Sermão do Homem Nobre e no contexto epocal de um intelectualismo ético enquanto pretexto de discussão de conflitos epistémicos. Alguns textos inseríveis nessa corrente são apresentados e confrontados, de seguida, com a expressão tomista com que dialogaram, mas da qual se distinguiram. Sob a dominante matricial da "vida segundo o espírito", de Pseudo-Dionísio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9. A Amizade Entre Homem E Deus. Sobre O Significado De Theophilés Em Platão.Thomas Szlezák - 2009 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 23:157-173.
    A compreensão platônica da philia, seja no âmbito da comunidade política, seja no da relação amorosa, inclui também a relação com o divino. O artigo mostra que a philia divina se dirige tanto para o homem que vive de modo justo e devoto, como para aquele que é capaz da visão das idéias, isto é, o dialético. Portanto, para Platão, não subsistem dois diferentes significados de theophiles, dos quais um seria ético e o outro teórico.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Sobre os papéis do homem e da mulher no conceito de família da filosofia do direito de Hegel.Marloren Lopes Miranda - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):287-305.
    Na Filosofia do Direito, a família é a instituição mais imediata da eticidade, do sistema de costumes de uma época que efetiva o conceito de liberdade dentro de seus limites espaço-temporais. Nesse sentido, a família é o momento no qual seus membros estão mais ligados à natureza, embora já estejam no âmbito do espírito. Por isso, Hegel determina, no seu conceito de família, papéis para seus membros de acordo com seus respectivos sexos, em uma tentativa de suprassumir a natureza no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  29
    A emergência do homem de desejo: sobre o curso Subjectivité et vérité, de Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):344-365.
    O artigo tem como objeto principal o curso de Michel Foucault no Collège de France, Subjectivité et vérité, ministrado em 1980-1981 e editado em 2014. Pretende-se mostrar de que maneira e mediante quais argumentos Foucault chega à afirmação de que a relação entre sujeito e verdade na experiência antiga dos aphrodisia é da ordem da incompatibilidade. Na pederastia grega os atos sexuais e seus prazeres foram considerados obstáculos para o acesso à verdade e para a constituição do sujeito ativo. No (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  20
    Sobre O homem morto que caminha.Edna Pereira Vilete - 2000 - Human Nature 2 (1):149-164.
    A partir do filme de Tim Robbins, Dead Man Walking, a autora busca entender os atos e a personalidade de Matthew Poncelet, personagem condenado à morte por um assassinato cruel. A relação do assassino com a freira que o acompanha, dando-lhe suporte baseado em empatia e verdade, permite a integração do seu self, com o reconhecimento e aceitação de sua finitude. Os conceitos teóricos de Winnicott sobre a origem da agressividade e do desenvolvimento infantil, bem como sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13. Filosofia e biologia: ensaio sobre o conceito homem-máquina, o enigma do homem.Armando Oscar Cavanha - 1978 - Curitiba, [Brasil]: Editora Lítero-Técnica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    (1 other version)Equilibrium: Um filme sobre a verdadeira essência do Homem.Adelaide Torres - 2008 - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia 8.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  22
    O “homem de Schopenhauer” e a filosofia: sobre a raiz schopenhaueriana da concepção de filosofia em Nietzsche.Márcio Benchimol Barros - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  16
    Os preconceitos do “último homem” - Sobre a nova determinação da humanidade em Aurora.David Simonin - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):15-40.
    The aim of this essay is to seek out the prototype of the last man in Dawn, Thoughts on the Presumptions of Morality (1881) and to present them in the light of the critique of prejudices as it is carried out in this work. In the third book, in particular, one can find an exact representation of the last man. Under the features of modern humanity and its prejudices, it is first and foremost the aporia of a certain type of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  19
    Um diálogo entre Jacobi e Kierkegaard a partir das Proposições Preliminares sobre a Dependência e a Liberdade do homem.Marcio Gimenes de Paula - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):77-88.
    O presente artigo possui duas divisões básicas. Na primeira, almeja-se avaliar algumas das teses de Jacobi presentes na obra Proposições preliminares sobre a dependência e a liberdade do homem. Na segunda parte, o intuito é investigar a influência de Jacobi no pensamento de Kierkegaard, especialmente por meio de uma leitura selecionada de trechos dos Diários e das obras Migalhas filosóficas e Pós-escrito às migalhas filosóficas. Por fim, à guisa de conclusão, pretendemos ressaltar a importância de algumas das teses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    O Homem: O Ser Do Trabalho Na Sociedade Civil Burguesa.Jean Michel de Lima Silva - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):109-123.
    A presente pesquisa traz uma análise sobre a efetivação da liberdade no interior da sociedade civil burguesa, mais especificamente no Sistema das Carências, bem como sua relação direta com o trabalho livre. Para tanto, foi necessário à utilização da obra: "Linhas fundamentais da filosofia do direito ou Direito natural e ciência do Estado em Compêndio" do autor Georg Wilhelm Friedrich Hegel. O objetivo é demonstrar o aspecto espiritual do trabalho, este que para Hegel assume um valor fundamental de libertação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Sucedâneos à ética clássica: reflexões sobre o agir humano e o além do homem nietzscheano.Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):49-65.
    Baseado nas reflexões de Nietzsche sobre a ação humana e o além-do-homem, este artigo discute sua crítica demolidora à ética clássica à luz do contexto mais amplo do século XIX de desconstrução dos valores éticos enraizados até então. Duas questões são enfatizadas: A suspeita lançada por Nietzsche sobre a ética clássica desencadeou um vazio ético? A efetivação histórico-social da Unwertung seria apenas uma utopia?
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    Da mnemotécnica à antropotécnica: uma exposição filosófico-antropológica do trabalho do homem sobre si mesmo, de Nietzsche a Sloterdijk.Mizael José de Oliveira Filho Martins - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):65-83.
    Este artigo promove uma leitura sobre noções de alguns pensadores da Contemporaneidade que levam em consideração as “práticas do homem sobre si mesmo”, tendo por limites as teses de mnemotécnica de Nietzsche e de antropotécnica de Sloterdijk, as quais apresentam o intuito de mostrar como ocorreu a “adaptação” humana a estatutos sociabilizantes ao longo de milênios, mas percebida de maneira intensiva somente a partir do século XIX. Processos de contenção, cuidado do homem para com o (...) e domesticação são expostos apontando as fragilidades desse ser, bem como os novos rumos da Filosofia Contemporânea diante de todos os anseios humanos por controle, manutenção e manipulação da vida. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  19
    Considerações contempor'neas sobre a natureza ética do homem conforme Tomás de Aquino.Humberto Schubert Coelho - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-13.
    Diante das presentes dificuldades de fundamentação da ética, ocasionadas pelas cisões necessárias, mas logo extrapoladas, entre natureza e subjetividade, conhecimento e ação, muitos pensadores têm se voltado para a grande síntese tomasiana do pensamento ocidental. Com numerosas releituras nos campos da ética, do direito, da epistemologia e da metafísica, o pensamento tomasiano vive sem exageros uma pequena renascença, particularmente em língua inglesa, ensejando inúmeras abordagens revisionistas, históricas ou adaptações às pesquisas da filosofia e da teologia analíticas. Mais como informativo deste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  1
    Reflexão sobre tipos e arquétipos do homem.Leide Diógenes Mayer - 1984 - Brasília, D. [i.e. Distrito] Federal: Horizonte Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O Homem E A Filosofia.Pequenas Meditações Sobre A Existencia E Cultura. [REVIEW]Antonio Paim - 2009 - Educação E Filosofia 23 (45).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  37
    A Paideia grega: aproximações teóricas sobre o ideal de formação do homem grego.Rosane Wandscheer Bortolini & César Nunes - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):21-36.
    A compreensão originária da paidéia grega sempre acompanha a formação de educadores e de pesquisadores em Educação. Trata-se de um tema que nos remete às origens da Educação e da compreensão do discurso filosófico e político sobre a Educação e suas dimensões. Apresenta-se a paidéia como princípio fundante voltado para o entendimento da formação social, política e cultural do povo grego a partir da problemática em torno da constituição histórica e filosófica dessa matriz Educacional. O objetivo foi abordar (...) os ideais de alguns filósofos e educadores que contribuíram para o pensamento do modelo grego de educação, entre outros aspectos, para a elaboração conceitual caracterizando e contextualizando-os em seu tempo e espaço histórico. Este artigo foi desenvolvido por pesquisa de caráter bibliográfico. Entre as contribuições desse estudo, estão os conceitos e fundamentos da arete e da paidéia, que direcionaram ou foram direcionados a pensar uma educação para a vida na pólis, portanto, para a vida em sociedade de maneira universalizada, por meio de uma educação com base na cientificidade, na virtude, na política. A essência da educação grega está na sua própria cultura e organização política que vai sendo evidenciada pela sociedade em praticamente três milênios. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  5
    O “Homem Comum” Na Literatura de Kafka: Um Caleidoscópio Que Desmascara a Alienação da Vida Cotidiana.Wesclei Ribeiro da Cunha, Antonio Marcondes dos Santos Pereira & Eduardo Ferreira Chagas - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):577-602.
    No ensaio “Franz Kafka: uma reavaliação: por ocasião do vigésimo aniversário de sua morte”, Hannah Arendt desenvolve reflexão sobre a construção das personagens kafkianas, a partir das narrativas O processo (1925) e O castelo (1926), na medida em que os heróis kafkianos “desmascaram as estruturas ocultas da sociedade, que frustra as necessidades mais banais e destrói as mais elevadas intenções do homem” (Arendt, 2016, p. 103). Na Literatura de Franz Kafka (1883-1924), verificamos a força germinativa de sua tessitura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  10
    O homem e seus múltiplos.Virginia de Araujo Figueiredo - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):42.
    O presente artigo é uma homenagem ao filósofo e professor brasileiro Benedito Nunes. Como foi escrito num período histórico de profunda crise sanitária (pandemia da Covid-19), política (ascensão ao poder do neofascismo no Brasil), social (preponderância do sentimento de ódio entre as classes, as pessoas e até dentro das famílias), econômica (aumento da miséria, reingresso do país no Mapa da Fome), numa palavra: crise humanitária, reuni algumas tentativas de definição de homem, ser humano ou essência humana. Não me restringi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    Leitura Fenomenológica e Hermenêutica Ricoeuriana sobre a Liberdade de Consciência no Homem Interior em Santo Agostinho.S. Moraes - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (1):1-16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Homem: satã ou anjo bom?Leonardo Boff - 2008 - Rio de Janeiro: Editora Record.
    Dividida em três partes, esta obra aborda, inicialmente, a ecologia como política do cuidado com os ecossistemas; na segunda parte, o autor expõe temas sobre ética e sustenta a convicção de que somente uma coalização de valores altruístas, ligados à cooperação, à compaixão e ao amor efetivo a tudo o que existe, poderá oferecer um caminho de solução para a atual crise global. E, finalmente, trata de temas na área da teologia e espiritualidade propondo a seguinte questão -'Onde estavas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    A condição do homem no estado da Vida presente como determinante para a teoria do conhecimento tomasiana: Suma de teologia iª, 84.André de Deus Berger - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):28-45.
    Inserido no ambiente universitário do século XIII do ocidente cristão, Tomás de Aquino lança-se à linha de frente dos debates de sua época, propondo uma crítica ao que chamará de platonismo e às leituras por ele consideradas errôneas de Aristóteles, imbuídas de interpretações de filósofos como Avicena e Averróis, que chegam à Europa latina nos últimos séculos do medievo. Um de seus alvos é a consideração sobre o intelecto agente e o ato de intelecção. Em Suma de Teologia Iª, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    “Nós, deuses no exílio!”: Heine, Nietzsche e os “erros” do homem sobre si mesmo.Sebastian Kaufmann - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):83-103.
    Resumo A partir da concepção de que filosofia, para Nietzsche, é a arte da transfiguração, o texto analisa como Nietzsche incorpora e transfigura Os deuses no exílio, de Heinrich Heine. Nietzsche teria invertido a perspectiva do problema posto por Heine, bem como o seu procedimento expositivo: se o poeta traz o que seria uma humanização e aburguesamento dos antigos deuses como ato de degradação cósmica pelo qual a ascensão do cristianismo seria culpada, Nietzsche analisa a equivocada autodivinização do homem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    A animalidade do homem e sua conexão íntima com a natureza: uma abordagem niilista a partir de Schopenhauer.Bruno de Andrade Rodrigues - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (2):e2.
    O niilismo é um pressuposto hermenêutico tanto da epistemologia quanto da metafísica da vontade na obra magna de Schopenhauer. Neste artigo, intentamos examinar de que modo o niilismo, que não se reduz à negação da vontade, opera a desmitificação do homem, esclarecendo-o sobre sua condição existencial.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  16
    Humanismo do outro homem.Vanderlei Carbonara - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):307-332.
    Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas Resumo: As teorias da formação alcançam grande expressividade com o desenvolvimento dos ideais do humanismo moderno. Trata-se de um projeto civilizatório que visa elevar a humanidade ao seu mais alto grau de perfectibilidade. A história e a filosofia do século XX, no entanto, desautorizaram a crença no humanismo e colocaram os seus fundamentos em crise. Essa crise estende-se a tudo que foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Estudo da natureza do homem em Kant a partir do caso do estrangeiro e o conceito de hospitalidade: Série 2.Claudia Belfort - 2007 - Kant E-Prints 2:127-142.
    Este artigo tem como tema o estudo da natureza do homem em Kant a partir do caso do estrangeiro e o conceito de hospitalidade. O direito cosmopolítico está fundado no direito à hospitalidade, mas este tem assimetrias e limites, o que contraria um tratamento igualitário previsto por Kant no âmbito da lei jurídica e da lei moral. O cosmopolitismo dá aos povos de nações ou de repúblicas distintas o mesmo direito de propriedade comum sobre a superfície da terra. (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Sobre a Alteridade e a Exclusão no Trabalho.Marcio Miotto - 2003 - Acheronta – Revista de Psicoanálisis y Cultura 18:160-163.
    O texto trabalha a questão da alteridade em torno de alguns fatores históricos ligados ao "homem moderno", tomando como base escritos tais como os de Michel Foucault e os debates ocorridos desde o lançamento de Império, no início dos anos 2000. Depois descreve como esses fatores ligados à alteridade também dizem respeito às transformações ocorridas no mundo do trabalho durante as últimas décadas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. As concepções de homem na psicologia clínica: um estudo com base em programas de ensino.Rita P. Teixeira & Maria Lúcia T. Nunes - 2001 - Episteme 12:61-76.
    Este estudo tem como objetivo conhecer as concepções de homem presentes na bibliografia utilizada pelas disciplinas de Psicologia Clínica das universidades gaúchas. Com esse intuito procedeu-se, inicialmente, a uma revisão bibliográfica sobre as formas de concepção de homem ao longo da história da humanidade, chegando-se à Idade Moderna e ao advento da Psicologia como ciência. Através da análise qualitativa dos planos de ensino de 11 universidades gaúchas, pode-se inferir que a concepção de homem predominante na Psicologia (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  32
    Considerações sobre a Igreja Católica Romana e a evolução de sua compreensão sobre os direitos humanos.Rodrigo Coppe Caldeira - 2017 - Horizonte 15 (47):770-796.
    O objetivo central do artigo é apresentar alguns aspectos históricos sobre as relações entre a Igreja Católica Romana e os denominados “direitos humanos”. A Igreja, uma das instituições que mais sentiu os impactos da ascensão e consolidação do Estado liberal moderno, visto que não só sua doutrina era combatida, mas também e principalmente seu poder temporal, posicionou-se inicialmente de forma bastante crítica em relação aos “novos direitos” que surgiam, contrapostos a uma visão de mundo marcada particularmente pela noção de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Reflexões sobre a educação contemporânea: a contribuição de Abraham Joshua Heschel a partir de suas raízes judaicas.Renato Somberg Pfeffer - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):68-77.
    A filosofia da educação de Abraham Joshua Heschel busca, na tradição judaica, uma luz para o homem moderno. Esta tradição afirma que o mundo descansa sobre três pilares: estudar para participar da sabedoria divina, cultuar o Criador e ter compaixão pelo nosso próximo. Nossa civilização, afirma o filósofo, subverteu esses pilares fazendo do estudo uma forma de alcançar o poder, da caridade um instrumento de relações públicas e do culto uma forma de adorar nosso próprio ego. Essa crise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  3
    Sobre a Crítica Filosófica de Adorno Ao Tédio e o Seu Referido Conceito Em Lars Svendsen.Felipe Resende da Silva - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):62-76.
    Este artigo está dividido em duas partes, cada qual contendo o seu objetivo distinto: na primeira parte, busca-se traçar um breve panorama sobre a atenção de Adorno em torno do problema do tédio na sociedade administrada. Na segunda parte, serão analisados alguns aspectos de seu conceito em Lars Svendsen (visto que Adorno não o desenvolveu analiticamente). Como veremos ao longo do desenvolvimento deste artigo, lançar os olhos sobre essa patologia social da modernidade significa realizar um diagnóstico do estado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Considerações Sobre a Religião Segundo a Ecosofia.Eduardo Ferreira Chagas & Antônio Adriano de Meneses Bittencourt - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):57-72.
    O termo Ecosofia evoca a necessidade de se pensar uma nova relação entre o homem e o meio ambiente a partir de um paradigma pós-cartesiano, uma vez que sob a égide do cartesianismo subscreveu-se uma forma de dominação sobre a natureza onde a última se apresenta como “serva” do homem. Tal expressão remonta ao pensamento do ambientalista norueguês Arne Naess, fundador do movimento conhecido como Deep Ecology, o qual, entre outras características, estabelece que o problema da ecologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    Sobre O problema metodológico em Arendt: “Pensar O que estamos fazendo”.Francisco Jameli Oliveira Reinaldo - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):01-08.
    O presente trabalho tece considerações sobre o problema metodológico que o pensamento político de Arendt confronta. Procuramos destacar que, embora seja errôneo atribuir a Arendt a posse de um método, no sentido tradicional do termo, podemos falar de um exercício de pensamento expresso no verbo “compreender” e no seu correlato “pensar o que estamos fazendo”. Iremos explorar a riqueza semântica que o compreender adquire nas reflexões da autora, apresentando o termo primeiramente como exercício de pensamento e, em seguida, como (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  23
    O homem racional Versus o homem intuitivo.Fernando Xavier Silva - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):377-384.
    Trata-se de uma resenha das obras Sobrinho de Rameau de Denis Diderot, Sobre a Verdade e Mentira no sentido Extra-Moral de Friedrich Nietzsche e A construção das ciências: introdução à filosofia e á ética das ciências de Gerárd Fourez. Os textos foram lidos com base nas seguintes questões: Quais são as bases de sustentação do conhecimento?; O que é a verdade e se é possível alcançá-la de forma objetiva; O que é a ciência e o que ela representa na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. O problema do Homem e a dispersão da Psicologia.Marcio Miotto - 2007 - AdVerbum 2 (2):128-136.
    Esse artigo busca oferecer um panorama de problemas relativos à existência da psicologia, a partir das questões de sua unidade, especificidade e objetividade. Para isso, analisam-se breves menções a figuras clássicas de sua história (como Wundt, Comte, Watson e Vygotsky), mostrando ambigüidades constitutivas do próprio “nascimento” da psicologia como disciplina “una” e “científica”. Ao perguntar sobre as razões da dispersão da psicologia, seu estatuto ambíguo e seu objeto “complexo”, abrimos no final o problema de que, mais do que resolver (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Observações sobre a natureza (physis) em Heidegger.Gabriel De Almeida De Barros - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O presente artigo pretende discorrer sobre o conceito de natureza possibilitado pela ontologia de Heidegger, que busca no pensamento grego seu sentido mais originário, e a crítica do filósofo ao conceito proporcionado pela metafísica clássica que teria provocado distopias na relação entre o homem e a natureza ao objetivá-la. Tal relação de domínio, além de evidenciar a necessidade de uma reflexão sobre o antropocentrismo, também e, por consequência disso, desvela-se através da crise ambiental vivida hoje por nós. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Descartes e uma possível política: a análise do homem da experiência.Beatriz Laporta - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:177-198.
    Os autores de Leituras de Descartes dividem a amplitude da produção cartesiana associando assunto a texto, isto é, as partes da “árvore do saber” às obras escritas pelo filósofo. Caso concorde com essa divisão, o leitor irá concordar também que não há uma obra escrita por Descartes especificamente para discutir “política”. Mas isso não significa que seja impossível encontrar nos escritos desse filósofo reflexões sobre a relação que os homens estabelecem entre si. Assim, pensar “política” em Descartes é ver (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  37
    O homem a caminho do Uno nas Enéadas de Plotino: as vias do músico, do amante e do filósofo.Elise Franca E. Ferreira - 2010 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 5:59-65.
    The aim of this text is to relate the three triads presents on the Plotinus’ Enneads - 1. the three types of man: the musician, the lover, and the philosopher; 2. the three men: the sensible man, the rational man and the Form of man; 3. the potencies, faculties or capacities of the soul: the desiring one, the perceiving one, and the reasoning faculty or discursive one - in order to clarify the conditions or presuppositions of man’s ascent to the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Antropologia da Individuação. Estudos sobre o pensamento de Ernst Cassirer.Joaquim Braga & R. Garcia (eds.) - 2017 - Porto Alegre, RS, Brasil: Fi.
    Centrada na reflexão sobre as diversas formas culturais que geram o liame simbólico entre homem e mundo, a filosofia cassireriana está, simultaneamente, comprometida com uma “antropologia da individuação”, através da qual é possível vislumbrar as possibilidades de formação da consciência humana face ao universo mediado pelo símbolo. Tal como Cassirer inúmeras vezes reitera, é no interior desse universo que devem ser procurados os principais nexos individuantes subjacentes à energia criadora do espírito. Daí que, no próprio conceito de cultura (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  5
    Considerações Sobre Juízos Práticos Perfeccionistas Em Nietzsche.Jorge Luiz Viesenteiner - 2021 - Dissertatio 51:31-72.
    O artigo tem por objetivo explicar o que significam e em que consistem juízos práticos perfeccionistas em Nietzsche, em que pese a expressão não ter sido empregada pelo filósofo em seus textos, de modo que pressuponho também uma mudança metodologia de interpretação. Parto do distanciamento de Nietzsche dos problemas típicos da filosofia moral moderna, tais como obrigação e dever moral, em direção ao debate sobre o que significa o bem viver. Assumo que a noção de autossuperação pode exercer apelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  14
    Análise sobre a concepção de vida nua: por uma política vital.Enock Da Silva Peixoto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):93.
    O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  24
    (1 other version)Notas sobre o conceito de sociabilidade legal em Kant.Rejane Schaefer Kalsing & Delamar José Volpato Dutra - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):205.
    Para Kant, humanidade signi!ca o universal sentimento de participação e a faculdade de comunicação íntima e universal, sendo o que distingue o homem do animal. Dessa formulação, surge o conceito de sociabilidade legal, pelo qual um povo constitui uma coletividade duradoura, capaz de conciliar liberdade, igualdade e coação. Rohden sustentou que esse conceito, apesar de se relacionar com o contexto estético, não se restringiria a este, implicando uma compreensão ampliada do conceito de humanidade. A partir de tal hipótese, poder-se-ia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  32
    A "epístola sobre O intelecto", de al-Kindi.Tadeu M. Verza - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):291-295.
    A questão "se uma elocução perde seu significado com a destruição das coisas "surge como uma questão sobre o valor-verdade de declarações com um termo vazio como sujeito, a saber, como um subproblema do sofisma "Se 'omnis homo de necessitate est animal' é verdade quando não há homem algum ". Neste trabalho, trarei as discussões conforme elas se apresentam em "De signis" IV.2 de Roger Bacon, em "Quaestiones logicales", q. 2–3 de Peter John Olivi, no OHNEA de Boethius (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 940