Results for ' crise da civilização'

956 found
Order:
  1.  14
    Problema Gnosiológico da Representação.Jefferson da Silva & Marcius Tadeu Maciel Nahur - 2023 - Basilíade - Revista de Filosofia 5 (9):41-55.
    Este texto tem o objetivo de refletir sobre o problema gnosiológico da representação e seus impactos metafísicos, antropológico e científicos. Investiga as bases filosóficas primárias do aspecto gnosiológico da representação, enquanto modelo cognoscitivo da realidade, vislumbrando uma ruptura entre a representação e o ser ao longo de um complexo movimento de transformação nos fundamentos da vida espiritual e intelectual da civilização ocidental, operada na concepção nominalista das coordenadas do universo mental do homem antigo-medieval. Reconhece os efeitos mais notáveis da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    O antropoceno e a contribuição da eudemonologia schopenhaueriana para pensar a crise ambiental.Iasmim Martins Souto & Michelle Bobsin - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85340.
    A ideia de um novo período geológico expressa pelo conceito de Antropoceno nos dá a dimensão do impacto humano sobre a Terra. Nós, os humanos contemporâneos, somos uma força geológica, ou melhor, o nosso modo de existência se tornou essa força. Relatórios do Painel do Clima da ONU, dados climatológicos, projeções, entre outras fontes científicas, tornaram-se objetos de interesse da reflexão filosófica sobre o futuro em um planeta fortemente impactado pelos excessos da civilização tecnológica. Tal situação impõe à filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    O enigma da palavra: Levinas e a afasia do mundo contempor'neo.Marcelo Fabri - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:132-142.
    A crise do mundo contemporâneo pode ser interpretada em grande medida como uma crise da palavra. Levinas afirma que fazemos parte de uma civilização de afásicos, dominada por um silêncio desconcertante e desumanizante. Para ele, sem a palavra que vem de uma alteridade radical, o pensamento seria apenas um acúmulo de informações, sem nenhuma orientação. Tampouco conseguiríamos manter viva a busca da verdade, que é animada pelo desejo do outro. Argumentamos no sentido de mostrar que a palavra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    A Filosofia da Educação como hermenêutica da contemporaneidade.Antonio Joaquim Severino - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):7.
    O ensaio apresenta as grandes linhas do pensamento filosófico-educacional do Pedro Goergen, defendendo a posição de que ele pratica a Filosofia, em geral, e a Filosofia da Educação, em particular, como uma hermenêutica sustentada por reflexão rigorosa e crítica sobre a dimensão sociocultural, na perspectiva longitudinal do tempo histórico, abordando os contrapontos, as rupturas e continuidades, particularmente entre a modernidade e a pós-modernidade. Procede a um diagnóstico da profunda crise, de natureza ética e política, da civilização atual, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    A morte da bailarina.Nancy Mangabeira Unger - 2009 - Horizonte 7 (15):157-166.
    A história do Ocidente pode ser lida de acordo com o sentido da palavra grega hybris : transgressão, presunção, desmesura. Hoje, vivemos o ápice de um percurso marcado pela desejo de tudo dominar. Por sua extrema gravidade, a crise contemporânea nos coloca diante da responsabilidade de questionar a própria dimensão na qual pensamos, e a maneira em que compreendemos nossa identidade enquanto humanos e nosso lugar na totalidade do real. Palavras-chave : civilização ocidental; crise; hybris ; questionamento.The (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  82
    Plausibilidade do Cristianismo Histórico nos dias atuais.João Batista Libanio - 1997 - Horizonte 1 (1):9-25.
    O cristianismo - tanto na versão católico-romana quanto na versão evangélico-protestante - está em crise. Ou está em crise a civilização ocidental que o cristianismo contribuiu para criar? O presente artigo apresenta o fato da crise de plausibilidade, os fatores sócioculturais da crise e as alternativas pastorais: alternativa ético-secular, a religião universal, a onda espiritualizante mística, o fundamentalismo e pentecostalismo e a retomada da experiência fundante do Cristianismo. Propõe-se que essa última alternativa contribua para distinguir (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    Das epistemologias do Sul a um novo Ethos Sulista: comunidades tradicionais e responsabilidade ambiental.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):439-454.
    RESUMO: Pretende-se, com este artigo, analisar como a noção de epistemologias do Sul possibilita pensar também em um ethos sulista, no sentido de que a crise ambiental que assola a civilização tecnológica, crescida sob os auspícios do saber científico moderno, acabou por levar ao maior impasse ético da história humana, aquele que põe em xeque a própria possibilidade de sua existência no futuro. Dessa forma, almeja-se analisar como as comunidades tradicionais representam a concretização fática daquilo que o filósofo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  41
    Crisis civilizatoria y Vivir Bien. Una crítica filosófica del modelo capitalista desde el allin kawsay/suma qamaña andino.Josef Estermann - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    El presente artículo propone el paradigma andino del “Vivir Bien” como alternativa al modelo económico, civilizatorio y social de un capitalismo neoliberal y depredador que manifiesta serias señales de crisis. Estas crisis se manifiestan en lo financiero, económico, político, axiológico y ecológico, de modo que se puede hablar de una “crisis civilizatoria”. El “Vivir Bien” andino es la expresión de una civilización opuesta en muchos aspectos al paradigma filosófico y civilizatorio de Occidente. Las contradicciones y tensiones entre los dos modelos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  9.  74
    El discurso moderno frente al “pachamamismo”: La metáfora de la naturaleza como recurso y el de la Tierra como madre.Omar Felipe Giraldo - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    Con este artículo pretendemos contribuir modestamente al debate surgido recientemente entre el discurso moderno y el “pachamamismo”. Cuando hacemos referencia al “pachamamismo” damos cuenta del discurso impulsado por algunos movimientos sociales latinoamericanos, el cual, inspirado en algunas racionalidades de comunidades rurales, hace una radical crítica a la manera en que los regímenes de verdad modernos intentan corregir la ruta suicida a la que está abocada la civilización contemporánea. Específicamente, abordamos la capacidad metafórica del lenguaje –es decir, la propiedad que tienen (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  45
    Diez tesis sobre la crisis de la modernidad.Víctor M. Toledo - 2012 - Polis: Revista Latinoamericana 33.
    Se hace una apretada síntesis de lo que significa la crisis de la civilización industrial o moderna, a partir de una mirada histórica que contempla el paisaje completo del pasado humano y de la vida. Se plantea que el dilema central es entre tradición y modernidad, y que para remontar la crisis se requiere remontar el dominio del racionalismo, la dependencia de la energía fósil, el abandono al que se ha condenado al individuo y la fase corporativa del capitalismo. Se (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  15
    Odor, chamas e fumaça: a Covid e a incendiosa crise da razão.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):51-63.
    O texto parte de um diagnóstico fenomenológico: o de que toda emergência pandêmica (como a da covid, por exemplo) é o sintoma fatídico de um estado de crise motivado nas entranhas mesmas ontológicas da racionalidade tal qual toma forma em nossa cultura no Ocidente. A tarefa do pensamento não consiste em destruir a razão, mas salvaguardá-la ante o perigo, sempre iminente, do irracionalismo. Assim, toda forma de obscurantismo emerge como uma figura decadente tendo como pano de fundo sintomático a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  43
    A contribuição de Abraham Joshua Heschel para Filosofia das Ciências (The contribution of Abraham Joshua Heschel to Philosophy of Science) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p321. [REVIEW]Renato Somberg Pfeffer - 2011 - Horizonte 9 (21):321-338.
    Resumo O presente artigo defende que a ciência moderna não é a única ou a melhor forma de explicação possível da realidade. A religião, especificamente, pode ser uma protagonista na construção de um novo paradigma de conhecimento em uma sociedade secularizada. A filosofia de Heschel busca na tradição judaica uma luz para o homem moderno. Esta tradição afirma que o mundo descansa sobre três pilares: estudar para participar da sabedoria divina, cultuar o criador e ter compaixão pelo nosso próximo. Nossa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  72
    Corona e communis: imunidade, comunidade e o COVID-19.Maurício Fernando Pitta - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e32.
    Diante da pandemia do Novo Coronavírus, muitos foram os problemas levantados pela filosofia a partir do modo “imunitário” com o qual a civilização industrial lidou com a crise, e muito tem sido aventado sobre a necessidade de se repensar o sentido da noção de comunidades de apoio e de resistência. Exemplos disso não faltam; dentre os filósofos que abordaram a crise, encontram-se desde Giorgio Agamben a Paul B. Preciado, entre outros. Neste artigo, pretendemos partir da discussão sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  30
    A Crise da Lei No Estado Democrático de Direito e o Papel da Legística No Restabelecimento da Racionalidade Jurídica.Maria Tereza Fonseca Dias & Samira Souza Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (2):36-55.
    O presente trabalho analisa a crise da legalidade sobre os aspectos da falência da legitimidade do Estado e da crise do Estado de Direito. Os poderes estabelecidos carecem de representatividade junto à população, que não credita mais à lei um meio de expressão da justiça. A hipótese averiguada demonstra que os pressupostos e técnicas da Legística possuem meios para o restabelecimento da credibilidade da lei no processo legislativo. Utilizou-se o método jurídico-dedutivo na pesquisa bibliográfica, com marco teórico na (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  32
    As relações entre história e literatura no contexto da actual crise da dimensão social da narrativa historiográfica.Luis Adão da Fonseca - 2004 - História 1:265-278.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    A crise da verdade na era digital.Edilson Vilaço Lima - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7367.
    redes sociais, utilizando as teorias de Jürgen Habermas e Hannah Arendt. Partindo da constituição da esfera pública burguesa, o estudo investiga como as plataformas digitais impactam a formação da opinião pública e a construção da verdade. Com base na teoria da ação comunicativa de Habermas, examina-se a fragmentação da esfera pública digital, onde a deliberação racional e o consenso são prejudicados pela proliferação de informações falsas, polarização ideológica e personalização algorítmica. A análise de Arendt sobre o espaço público como local (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  37
    Crise da democracia e da educação no Brasil.Sergio Roberto Moraes Corrêa - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1315-1357.
    Esse artigo é fruto de um projeto de pesquisa, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento do educador Paulo Freire e o sociólogo Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e da educação pública na atualidade da sociedade brasileira (2014-2020). Essa pesquisa se assentou numa abordagem qualitativa, priorizando a pesquisa bibliográfica e documental. No entanto, para fins de delimitação desse artigo e de socialização de alguns resultados, centro a análise na contribuição do pensamento de Paulo Freire a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  29
    A crise das ciências em Husserl: dos contrassensos naturalistas ao esquecimento do “solo originário” das idealizações científicas.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:64-74.
    O presente artigo concentra-se em torno do tema da crise e, mais especificamente, da crise das ciências em Husserl. Dividido em duas partes, o artigo aborda, inicialmente, o tema em questão através da crítica de Husserl aos pressupostos da doutrina naturalista, solo sobre o qual se apoiam as ciências positivas da natureza. Num segundo momento, o artigo mostra que a crise das ciências seria decorrente de um deslizamento do sentido da Geometria e, mais particularmente, de um esquecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    A crise da razão e o advento da racionalidade técnica.Vânia Dutra de Azeredo - 2021 - Dissertatio 51:133-151.
    O presente artigo é um estudo sobre a crise da razão e o advento da racionalidade técnica visando compreender a crise da razão no Século XX como resultado da irracionalidade do capitalismo consoante a Max Weber; considera que a máxima sedes operatório ou perecerás passa a determinar tanto o conhecimento quanto a legitimidade dele, inviabilizando uma solução da crise seja pelo retorno ao mundo da vida através da fenomenologia, como propõem Husserl, seja através da paralogia enquanto reconhecendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  15
    De Rerum Natura: A origem da linguagem e da civilização no Livro 5, v.925-1240, de Lucrécio.Raquel Goes Casini - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):5-32.
    O presente artigo foi desenvolvido durante a pesquisa de Iniciação Científica realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com o apoio do CNPq. A pesquisa teve como objetivo o estudo e a análise dos versos 925-1240 do Livro 5 da obra De Rerum Natura de Tito Lucrécio Caro. Tal recorte apresenta principalmente a origem da linguagem e da civilização. Para o desenvolvimento desse artigo, com base na frequência do curso Lingua e Letteratura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica.Edmund Husserl - 2008 - Lisbon: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  22. Reflexões sobre a educação contemporânea: a contribuição de Abraham Joshua Heschel a partir de suas raízes judaicas.Renato Somberg Pfeffer - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):68-77.
    A filosofia da educação de Abraham Joshua Heschel busca, na tradição judaica, uma luz para o homem moderno. Esta tradição afirma que o mundo descansa sobre três pilares: estudar para participar da sabedoria divina, cultuar o Criador e ter compaixão pelo nosso próximo. Nossa civilização, afirma o filósofo, subverteu esses pilares fazendo do estudo uma forma de alcançar o poder, da caridade um instrumento de relações públicas e do culto uma forma de adorar nosso próprio ego. Essa crise (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. A 'crise de paradigmas' nas Ciências Sociais, uma questão relativa à teoria da história?Diogo da Silva Roiz - 2006 - Topoi 7 (12):261-266.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  42
    A filosofia na era da globalização uma fábula sobre o destino da civilização.António Pedro Mesquita - 2009 - Dissertatio 30:337-347.
    O sentido deste ensaio é o de pensar o sentido e o lugar da filosofia na época da globalização, mas por via de um recuo histórico, por forma a desafiar a visão dominante segundo a qual a globalização é um fenômeno atual. Para o efeito, procurarei abordar quatro questões: 1) Em que ambiente sociocultural, melhor, em que civilização, se dá a ruptura que conhecemos aqui por “primeira globalização”? 2) Que modo de consciência veio ela perturbar e alterar? 3) Que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A crise da universidade pública eo neoliberalismo.Ricardo Abreu - forthcoming - Princípios.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Crise da linguagem representacionalista.Antonio Marques Bessa - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (3):533-547.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    A crise da história e as suas novas directrizes.Vitorino Magalhães Godinho - 1946 - Lisboa: Emprêsa Contemporânea de Edições.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    A crise da Europa.Abel Salazar - 1942 - Lisboa,: Cosmos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  22
    A Crise da Razão: Algumas Críticas de Hegel aos Limites da Razão de Kant.D. N. Santos Júnior - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (1):45-55.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A filosofia e a crise da educação: entre Arendt e Rancière.Miguel Vázquez Freire - 2023 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo:6-1.
    Neste artigo, por um lado, afirma-se que a atual e prolongada crise educacional decorre da necessidade de resolver a tensão entre o princípio da igualdade (ampliação, em países democráticos, do acesso de todos os cidadãos a todos os níveis de ensino) e o princípio do mérito (aplicação de critérios de objetividade na obtenção de graus, especialmente nos níveis de ensino superior). Por outro lado, a análise comparativa entre dois textos filosóficos que têm por objeto a educação - "A (...) da educação", incluída em Between Past and Future, de Hannah Arendt, e Le maître ignorante de Jacques Rancière - serviram para testar essa hipótese: que uma certa forma de entender a educação, predominante em muitas das abordagens típicas da filosofia clássica, não só não permite lidar com a solução dessa crise de maneira ideal, mas pode até se tornar contraproducente. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    A diplomacia das letras no século XVIII: um exercício de civilização em nome dos valores das Luzes.Silvia Tatti & Maria das Graças de Souza - 2024 - Discurso 54 (2):182-192.
    A diplomacia das letras compreende a atividade literária de muitos homens de letras que estavam comprometidos nas questões públicas de seus estados, ou cuja carreira se dava em torno das cortes e centros de poder do Antigo Regime. Enquanto secretários, conselheiros, encarregados de negócios, próximos da política, eles tinham a possibilidade de observar as dinâmicas do poder e exprimir suas considerações sobre a história de seu tempo em sua produção literária (poemas, cartas, relatos de viagem, jornais etc.). Graças a estes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  32
    Farias Brito e a crise da modernidade.Francisco José Silva - 2021 - Perspectivas 6 (1):40-51.
    O presente artigo parte da discussão sobre a questão da Modernidade, tendo como referência a crítica do filósofo Raimundo Farias Brito (1862-1917) que aponta a crise moderna e a incapacidade das correntes filosóficas europeias do Positivismo (Comte), do Evolucionismo (Spencer) e do Socialismo (Marx) em dar uma resposta satisfatória a tal situação de relativismo, ceticismo e ausência de um princípio unificador. A proposta britiana passa pela retomada da Metafísica, numa abordagem naturalista, em vista de uma nova concepção de Religião (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    O Significado da Crise da Sociedade Contempor'nea.Reinaldo Furlan - 2017 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 1 (1):159-187.
    O objetivo do artigo é trazer o debate de alguns autores sobre a crise atual da sociedade ocidental contemporânea, a partir de três questões que nos parecem discriminar parte considerável dos seus principais problemas: a autonomização da economia, a razão instrumental e a decadência cultural. Com a primeira e a segunda questão se acusam os riscos da separação da economia, da ciência e da técnica diante das necessidades da vida, e com a terceira se acusa nosso estado atual de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  20
    Neoliberalismo e as Crises Das Democracias No Século XXI: Reflexões e Alternativas.Adriano Rodrigues de Oliveira - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):1-31.
    Nos últimos dez anos, o mundo vem se deparando com diversas turbulências de ordem política e social, em grande medida relacionadas às crises e aos dilemas enfrentados pelas democracias. O presente trabalho visa analisar o sentido político do neoliberalismo, seus efeitos na sociedade contemporânea e sua relação com as principais crises políticas do sistema democrático. Por fim, apresentar alguns dos desafios e alternativas a serem enfrentados no médio e longo prazo. Para isso, será feita uma revisão da bibliografia recente acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  41
    Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa biográfica. [REVIEW]Francisco das Chagas Silva Souza & Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da Aliança - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):561-578.
    A pesquisa biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente”. Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  48
    Fenomenologia e crise da arquitetura.José Luiz Furtado - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):414-428.
  37.  65
    Brasil, América Latina e crise das reformas liberais.Luis Henriques - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):131-135.
    In this interview with ESPACIOS Magazine (CINDES in Ecuador), in which the author gives the first announcement of his new publication, he offers his critical opinion as to the future of Brazil and of Latin America in general, in the face of liberal reforms that capitalist society is implementi..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  30
    Identidades e crise das democracias.Bernardo Sorj - 2022 - São Paulo: Plataforma Democrática Fundação FHC.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  22
    Husserl e o reflexo da crise da Filosofia na crise da humanidade.Vanessa Furtado Fontana - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:75-85.
    O presente artigo trata do problema da crise diagnosticado por Husserl como uma crise existencial do sentido da Filosofia e de sua tarefa perante as ciências em geral. A crise das ciências é resultado de uma crise mais profunda e existencial, a crise da Filosofia, que ao perder seu caráter universal e condutor, ao duvidar do seu poder reflexivo, questionador e racional (não pensado como na modernidade), tem por resultado ser deixada de lado. As ciências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  19
    Pensar as escritas da arte como escritas de si: Sobre a crise das narrativas na história da arte e as possibilidades que ela oferece ao sujeito que narra.Tais Cardoso - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):220-248.
    Neste artigo, traço um breve panorama da crise das narrativas na história e na crítica de arte para pensá-la a partir de uma perspectiva do sujeito que narra. Trago os princípios que fundamentam a história da arte, a crítica de arte em sua origem, para atentar ao momento em que, através de Marcel Duchamp, a escrita realizada pelos artistas ganha uma nova qualidade e um outro tipo de legitimidade e dá início a um borro nas separações sugeridas pela narrativa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    3ª. Conferência: Parrahesia e a crise das instituições democráticas.Michel Foucault - 2013 - Prometeus: Filosofia em Revista 6 (14).
    Hoje eu gostaria de completar o que iniciei anteriormente a respeito da parrhesia e a crise das instituições democráticas no século 4 a.C. E, a seguir, gostaria de deslocarme para outra forma de parrhesia: a parrhesia no campo das relações pessoais, ou parrhesia e o cuidado de si.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação".Luiz Marcos da Silva Filho - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Considerações sobre os fundamentos da psicanálise em o mal-estar na civilização.Mateus Barreiro, Alonso Bezerra de Carvalho & Macioniro Celeste Filho - 2022 - Natureza Humana 24 (1):56-67.
    o presente trabalho trata da obra de Freud, O mal-estar na civilização, com foco na concepção do ser humano nela abordada, que apresenta conflitos internos em decorrência das exigências da sociedade. Com a publicação dos escritos psicanalíticos, há vários pontos de tensão entre o indivíduo e a civilização que induziram Freud a fundamentar os conceitos de id, ego, superego, princípio da realidade, entre outros. Tais conceitos viabilizaram o entendimento dos princípios da civilização, vindo a romper com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. A civilização helenística E a sua língua de comunicação internacional1.Luciene de Lima Oliveira - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):37-45.
    O presente artigo tem por escopo tecer considerações a respeito da Civilização Helenística e a sua língua de “comunicação internacional”, isto é, a koiné. Ressalte-se que esse dialeto grego serviu de base para a propagação do Evangelho nos primórdios do Cristianismo.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  27
    Sofrimento mental e religião no mundo contempor'neo: da crise de sentido à retomada da capacidade de transcendência e de responsabilidade em Viktor Frankl.Carmen Renata da Silva Carvalho - 2015 - Horizonte 13 (39).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Retomar a crítica interna do capitalismo? Revisitando a análise das crises em Problemas de legitimação no capitalismo tardio de Habermas.Leonardo Jorge Da Hora Pereira - 2013 - Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica E Modernidade 1 (21).
  47.  13
    Concílio de Trento: uma trama de crises e decretos nos passos de uma Ecclesia semper reformanda.Jamerson Marques da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):130-150.
    This article looks for scanning the History of the Council of Trent emphatically in what concerns to the antecedents that went through its path and culminate in it. Under the key of an “Ecclesia semper reformanda” we look for understanding the internal reformations in the Church of that age not as private diligences to the Council's motion, as if the Council was the great awakener of a monolithic Church to the needs of an intrareformation, but, despite this, aiming the history (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Revisitando o passado em tempos de crise: federalismo e memória no período regencial (1831-1840).Luiz Geraldo Santos da Silva & Ariel Feldman - 2010 - Topoi: Revista de História 11 (21):143-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  49
    Neoliberalismo como máquina de guerra (ou sobre a crise da Biopolítica): Lazzarato contra Foucault.Felipe Figueiredo De Campos Ribeiro & Bruna Martins Coelho - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29 (29):228-243.
    O objetivo deste ensaio é passar em revista a crítica que vem sendo elaborada por Lazzarato à concepção “positiva” de poder de Foucault, cuja síntese está no conceito de biopolítica. Isto, tomando como marco balizador o modelo neoliberal de governamentalidade, caro a ambos os autores. O pensamento de Lazzarato acolhe apenas parcialmente a noção foucaultiana – segundo ele demasiadamente ampla e pouco atenta às factualidades históricas (atinentes à financeirização, às relações coloniais centro-periferia, às “guerras totais”, às crises e revoluções ininterruptas) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    (1 other version)Husserl e a história--Sobre o “Im Zickzack Vor- Und Zurückgehen”, no § 9 da Crise das Ciências Europeias.Carlos Morujão - 2007 - Phainomenon 14 (1):143-156.
    O presente ensaio procura compreender a concepção husserliana da história a partir de conceitos tais como Urstiftung, Wiedererinnerung e Nachstiftung. Tentar-se-á, não só perceber as razões subjacentes à concepção teleológica da história, presente no livro da Crise (e nos textos que Ihe andam associados) e na Conferência de Viena de 1935, bem como o tipo de concepção do tempo histórico que é correlativa dela, mas também, sobretudo, detectar a possibilidade - a partir dos textos mesmos de Husserl - de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 956