Results for 'Ética da Alteridade'

954 found
Order:
  1.  13
    Ética da alteridade e judaísmo em Emmanuel Levinas e implicações para a religião e para os direitos humanos.Abimael F. Nascimento - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):60-74.
    Emmanuel Levinas is of Jewish origin; born in Lithuania, he has lived, for his Jewish condition, the horrors of Second World War. His ethical proposal finds roots in the Jewish atmosphere, what provides him a hard criticism to the western thought. According to him, instead of proposing an ethics, it proposed a philosophy of the power. For him the ethics precedes not only the Philosophy and also the Theology and the Human Rights, so that the implication of Levinas’ thought to (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  14
    Inflexões da ética da alteridade em Byung-Chul Han: modos de enfrentamento à catástrofe do dataísmo.Camila Braga Soares Pinto & Leandro Pinheiro Chevitarese - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85933.
    Tendo em vista o excesso de positividade e máximo desempenho presentes na Sociedade do Desempenho, Byung-Chul Han retoma o diálogo sobre a transição das sociedades disciplinares de Foucault e de controle de Deleuze, diagnosticando a condição de violência psicopolítica e o aprisionamento narcísico, em um cenário de catástrofe presente no atual regime de informação que configura o dataísmocomo uma das principais ferramentas do sistema neoliberal. Este artigo visa investigar outros modos de existência civilizacional, a partir dos desafios de reincorporação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  19
    A ética da alteridade na filosofia de Camus.Alessandro Rodrigues Pimenta - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):11-30.
    The crisis of paradigms, regardless of them being scientific, social and religious, had during the 20th century an interesting reception. Totalitarian systems emerged, relativism in philosophy and science, and exhaustion of representative democracy. The conception of revolt in Camus covers all these concerns and tries to recuperate a kind of humanism that seeks to answer to these entire crises. This article intends to investigate the Camusian conception of revolt as a critique to State violence and a struggle to establish an (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Ética da alteridade e o paradoxo da hospitalidade ao outro na educação /.José Valdinei Albuquerque Miranda - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (2):406-419.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  44
    Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade.Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo & Francione Charapa Alves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022021.
    Uma das questões que desafia educadores e educador@s [1], inserid@s no campo da relação que envolve os processos de ensino e de aprendizagem, consiste no papel da educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: até que ponto a relação educativa possui a capacidade e potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A partir destes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.
    Resumo : O artigo visa a refletir sobre a intriga entre ética e alteridade a partir do Enigma do Rosto do outro. Parte-se do fato de que a visitação do rosto inaugura uma sabedoria mais antiga e mais original do que a do saber e do pensamento provenientes da razão. A partir da relação com o outro e da sabedoria que nasce desse encontro, assiste-se à transformação da semântica da palavra ética. Essa transformação, por sua vez, repercute (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  15
    “Por quê olhar os animais?” Ética da alteridade e animalidade em John Berger.Mateus Uchôa - 2022 - Griot 22 (3):183-194.
    Em seu texto Por quê olhar os animais?, John Berger comenta como a metáfora animal foi um recurso indispensável para revelar uma proximidade entre as espécies, e que sem o exemplo de animais seria improvável, por exemplo, descrever eventos como aqueles narrados por Homero n’A Iíada. A correlação entre vidas semelhantes e heterogêneas permitiram aos seres humanos, inspirados pelos animais, darem respostas às primeiras perguntas. É razoável afirmar que a primeira metáfora tenha sido a do animal, como um modo de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Deus no outro: a noção cristã de espiritualidade e sua interface com a ética da alteridade.Daniel Ribeiro de Almeida Chacon & Frederico Soares de Almeida - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):48-60.
    This paper aims to develop a brief analysis of spirituality in the Christian perspective from Luke 10.25-37, emphasizing the existing elective affinities between the notion of spirituality expressed in this narrative and the Ethics of Alterity in Emmanuel Levinas. The method used in this research is the literature review. For methodological reasons, this reflection was developed from the historical-critical exegetical process. The considerations found in this research line up to a prospect that the Other/Next assumes a vital place in the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Aproximaçoes aos antecedentes onto-fenomenológicos da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas.Márcio Luis Costa & Wercy Rodrigues Costa Junior - 2010 - A Parte Rei 69:11.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  58
    Por uma estética antropológica desde a ética da Alteridade: do “estado de exceção” da violência sem memória ao “estado de exceção” da excepcionalidade do concreto.Ricardo Timm de Souza - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2).
    O texto investiga a dimensão “labiríntica” sociedade contemporânea do ponto de vista de sua autocompreensão conceitual, e a dimensão do “esquecimento” do real concreto, que caracteriza esta sociedade do ponto de vista de suas relações humano-ecológicas; a “emergência” do eticamente “excepcional” no real “estado de exceção em que vivemos”, em um cruzamento de categorias levinasianas e benjaminianas, é apresentada como uma possibilidade de escapar a algumas das dificuldades categoriais da filosofia política contemporânea. PALAVRAS-CHAVE – Alteridade. “Estado de exceção”. Labirinto (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  30
    Sobre o problema da alteridade na Ética da Compaixão: considerações sobre a crítica de Byung-Chul Han a Schopenhauer.Leandro Chevitarese - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e16.
    Na filosofia de Schopenhauer, o fundamento da moral é a compaixão [Mitleid], que repousa na supressão da distinção egoísta entre minha pessoa e qualquer outro indivíduo. O filósofo contemporâneo Byung-Chul Han, em seu livro Filosofia do Zen-budismo, considera que “a compaixão não se deve à identificação ou a se pôr no lugar do outro [Einfühlung]”. Ao analisar a filosofia de Schopenhauer, tendo em vista sua influência oriental e, em contraste com as concepções do zen-budismo, o autor afirma que sua (...) da compaixão permanece condicionada à identificação entre o Eu e o Outro. O presente artigo pretende tratar desta crítica, considerando o problema da alteridade na Ética da Compaixão de Schopenhauer, de modo a rejeitar a ideia de que o fundamento da moral poderia ser compreendido em termos de uma identificação com a alteridade, mas compreendendo-o como uma experiência metafísica de mesmidade do ser. Por fim, pretende-se indicar qual seria propriamente o “lugar” da alteridade na obra de Schopenhauer, bem como apresentar, a partir de sua eudemonologia, os principais elementos da compreensão do autor sobre o tema. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  77
    Ética e animais – reflexões desde o imperativo da alteridade.Ricardo Timm de Souza - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
    O artigo tem como objetivo propor a viabilidade de uma proposta de ética que contemple os animais não-humanos como “interlocutores” possíveis de um modelo ético mais geral a partir da inspiração da ética da Alteridade de E. Levinas. PALAVRAS-CHAVE – Ética. Animais. Racionalidade. Alteridade.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  3
    As Faces da Ética: Entre a Determinação e a Escolha.Luiza Andriolo da Rocha Tavares Pereira - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):226-247.
    Reconhecimento e “estranhamento”. Reconhecemos o primeiro dos termos e o segundo nos é estranho, talvez não por mero acaso, mas devido a certa resistência de nossa parte em aceitar possíveis “visões de mundo” diferentes. Devido à tendência acentuada à globalização, vigente em nosso tempo, diferenças vêm sendo esmagadas diante de uma tentativa de uniformização de padrões humanos. De tal forma, culturas estão sendo esquecidas, identidades estão sendo deformadas, através de um novo entendimento, o qual acaba por impor condutas humanas que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  21
    Rosto, Ética e Alteridade. Por Um Pensamento Outramente Trágico Em Emmanuel Levinas.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):489.
    A investigação que se segue tem como escopo evidenciar os motivos que permitem (re)posicionar a filosofia da alteridade de Emmanuel Levinas para além de sua então reconhecida vinculação à fenomenologia. Trata-se de situá-la, paradoxalmente, no rol de um pensamento de corte trágico graças à oposição ao romantismo do Idealismo da filosofia moderna. Entretanto, como o foco da reflexão do autor se volta explicitamente para a ética sui generis que brota da visceral relação/interpelação advinda do contato/Dizer de um Rosto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  65
    O reconhecimento da alteridade como possibilidade de construção de um novo paradigma na cultura ocidental em Joel Birman e Emmanuel Lévinas.José Geraldo Estevam - 2008 - Horizonte 6 (12):169-179.
    Resumo A cultura ocidental, erigida sob a égide da ontologia grega, historicamente relegou o outro em sua alteridade ao esquecimento, numa supremacia do ser que justificou as cruzadas, a colonização, a escravidão, os regimes totalitários como o fascismo e o nazismo, entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do professor Joel Birman e do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a importância da construção de um novo paradigma na cultura ocidental. Paradigma que reconheça a alteridade, numa abertura (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  11
    O princípio de alteridade na ética da compaixão de Arthur 2 Schopenhauer.Laécio de Almeida Gomes - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):02-12.
    O presente artigo tem como objetivo o estudo da ética da compaixão em Arthur Schopenhauer para que possamos chegar a um conceito de alteridade na sua filosofia. O ponto de partida é a concepção metafísica do mundo como Vontade e Representação, a partir do qual consideramos as possibilidades de uma ética não prescritiva, diferentemente de Kant, em que o reconhecimento do “outro” e da “Vontade” como coisa-em-si apresenta-se como o melhor caminho para as ações morais do homem, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    A perspectiva da alteridade na educação.Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte & Natália de Borba Pugens - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):179-197.
    O estudo reflete sobre o conjunto de categorias que coloca a alteridade como princípio articulador e compreensivo do saber das diferenças em Emannuel Lévinas. Uma ética da alteridade é um desafio para uma sociedade que uniformiza os processos de ensino e desvaloriza o ser em uma relação de supremacia do eu frente ao alter. A esfera educacional é propícia ao desenvolvimento de uma ética da alteridade, pois tem por princípio o diálogo e o respeito ao (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  79
    Ética da receptividade: Aspectos de Uma filosofia moral segundo Jean-François Lyotard.Lars Leeten - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):133-146.
    O presente artigo aborda a dimensão ética no pensamento de Jean-François Lyotard. Como conceito decisivo para essa relação, é aqui proposto o conceito de receptividade. Partindo dele, deseja-se mostrar que é possível reconstruir uma concepção de responsabilidade ética no pensamento do filósofo francês, a qual se coloca em sentido diametralmente oposto à concepção de autonomia: a obrigação ética se torna por conta disso afetiva, fundada e repousando na capacidade de se deixar falar. Com vistas a uma determinação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Etica e evangelização: a dinâmica da alteridade na recriação da moral.Nilo Agostini - 1993 - Petrópolis: Vozes.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  4
    A Constituição da Subjetividade e da Alteridade: Desejo e Piedade Em Jean-Jacques Rousseau.Adriano Bueno Kurle - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):68-81.
    Este artigo busca articular a noção de subjetividade de Rousseau descrevendo suas duas motivações básicas – autopreservação e piedade – e suas faculdades cognitivas (sensação, percepção, imaginação, memória e razão), focando a análise da primeira parte na categoria de desejo e de hábito, que em conjunto formam as paixões do indivíduo singular. A abordagem do nosso autor principia por descrever a constituição essencial do indivíduo humano e define sua ação por suas motivações básicas, que visam saciar suas necessidades. No segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O princípio de alteridade na ética da compaixão de Arthur Schopenhauer.Laécio Almeida Gomes - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):2-12.
    O presente artigo tem como objetivo o estudo da tica da compaixo em Arthur Schopenhauer para que possamos chegar a um conceito de alteridade na sua filosofia. O ponto de partida a concepo metafsica do mundo como Vontade e Representao, a partir do qual consideramos as possibilidades de uma tica no prescritiva, diferentemente de Kant, em que o reconhecimento do outro e da Vontade como coisa-em-si apresenta-se como o melhor caminho para aes morais do homem, no sentido em que (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Vilém Flusser: “Transcensão” de Patricidade: O “Lugar” de Flusser Na História da Filosofia Brasileira.Wanderley Dias da Silva - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-27.
    Começaremos com uma exposição (crítica) de um “suposto” processo de marginalização intelectual que Vilém Flusser sofreu na história da filosofia brasileira. Mas esta exposição será um “pré-texto” para aproximarmo-nos daquilo que chamaremos de “fulcro de todo o pensamento filosófico” flusseriano: a ideia de transcensão. Trataremos primeiro de demonstrar - numa conversa triangular entre Flusser, Benedito Nunes e Clarice Lispector - que “transcensão” é a “originalidade” com a qual esse filósofo de língua portuguesa buscou superar o modo de pensar do existencialismo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  59
    Justiça, liberdade E alteridade ética – sobre a questão da radicalidade da justiça desde O pensamento de E. Levinas.Ricardo Timm De Souza - 2001 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 46 (2):265-274.
    O objetivo desse artigo é caracterizar o que consideramos serem algumas das dimensões essenciais para a compreensão da questão da justiça desde a inspiração geral do pensamento da alteridade ética do filósofo lituano-francês Emmanuel Levinas.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  66
    A pedagogia da hospitalidade a partir da filosofia da alteridade em Levinas.Paulo Giovanni Rodrigues de Melo & Luiz Síveres - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (3):34-48.
    O presente artigo coloca em evidência uma proposta sobre educação e os respectivos pressupostos para que ela aconteça no sujeito, tendo como referência a pedagogia da hospitalidade com base na filosofia da alteridade em Levinas. Nesse caso, a educação não é vista a partir do movimento do Eu em direção do Outro, mas sim, o contrário. Precisamente o Outro assume o protagonismo pedagógico já que o Eu se abre à possibilidade de acolhida do Outro sem nenhum critério preestabelecido, de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Oficina de Música Para Crianças e Adolescentes, Clínica Ético-Política e Formação: Relatos de Experiências Discentes.Stephan Malta Oliveira, Lissa Leonor Chaves Carvalho, Danielle Fernanda da Silva, Ana Carolina de Freitas Melo, Lucas Pereira Jacques & Anna Beatriz Justen Dos Santos - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-25.
    Buscamos, com o presente artigo, investigar o impacto da práxis de um Projeto de Extensão Universitária, que consiste em oficinas de música para crianças e adolescentes com o que designamos autismo ou outras neurodivergências, sobre a formação discente, levando em consideração as dimensões clínica e ético-política da ação extensionista. Dividimos a metodologia em duas partes: a primeira corresponde à revisão bibliográfica tipo narrativa, por meio da qual abordamos textos da fenomenologia da vida e das éticas da alteridade, comunitária e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  11
    A experiência estética como uma expressão da Alteridade do não idêntico.Renata Guadagnin - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38976.
    Procuramos pensar um entrelaçamento possível, ou, ao menos, uma aproximação entre a Estética de Adorno e a Ética de Levinas, especialmente a partir do não idêntico e da experiência estética como uma experiência do encontro com o Outro. Veremos que o instante da realização da obra é o seu instante ético. Aquele que a obra se desprende daquele que a coloca no mundo e abre caminhos para outras subjetividades se formarem. Por isso, estamos as voltas com o movimento estético (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Da inteligibilidade téorica à racionalidade ética em Levinas.Marcos Alexandre Alves - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):353-366.
    O texto indaga acerca do núcleo das confrontações do pensamento contemporâneo, para mostrar qual é o lugar que corresponde, nesse contexto, à Levinas. Neste sentido, mostraremos, em primeiro lugar, o motivo principal pelo qual, tem-se produzido, nos últimos anos, uma revalorização do pensamento de Levinas, a saber, a virada ética contemporânea; em segundo lugar, ilustraremos uma das noções básicas da proposta filosófica levinasiana, que se encontra em íntima relação com os problemas que o pensamento contemporâneo tem desenvolvido: racionalidade (...) como abertura à diferença não indiferente – alteridade. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  42
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Alteridade e Sensibilidade: O Outro Em Buber e Lévinas e a Influência No Pensamento de Enrique Dussel.Derek Assenço Creuz, Letícia Pereira de Lemos & Stephanie Mercedes Meireles Aparicio - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):110-134.
    O objetivo deste artigo é investigar a filosofia do diálogo, de Martin Buber, e a ética da alteridade, de Emmanuel Lévinas, como propostas filosóficas de mudança de paradigma em relação à alteridade e sensibilidade. Almeja-se expor as aproximações e divergências entre os pensamentos dos filósofos para, na sequência, analisar sua influência sobre o trabalho de Enrique Dussel. Trata-se de pesquisa qualitativa, que emprega a técnica de pesquisa bibliográfica e se divide em três momentos, cada qual representado por (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    Ética Na Educação a Partir da Noção de “Ensinamento” Como Acolhimento Do Outro Em Lévinas.George Gomes Ferreira - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):234-251.
    Em Totalidade e Infinito, Lévinas descreve cuidadosamente a separação do Mesmo e do Outro, recorrendo diversas vezes ao termo “ensinamento” para definir o acolhimento num Eu interior, daquilo que lhe é exterior. Mas para Lévinas, na absoluta alteridade, o outro é Outrem, outra pessoa, irredutível à minha posse, exterioridade absoluta que me encara a partir de um rosto, como um ser que me fala e, por isso, é o único capaz de me ensinar. Acolher outrem, nesse sentido, é responder-lhe (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  1
    Levinas: A Proximidade Do Rosto e Futuro Do Meio Ambiente.Pedro Calixto & Nely Medeiros da Silva - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 18 (35):143-156.
    In this article, we tried to unveil some ethical principles of Emmanuel Levinas and how they can be connected to the ethics of the environment. Addressing the concept of infinity and its relationship with the principle of responsibility; It was later and specifically about the expansion of the face and its restriction of the conatus essendi in environmental ethics. The infinite character of responsibility, understood as a response to an appeal, implicitly involves the other who transcends everything, space and time. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Ética e Meio-Ambiente: Breve Retomada de Alguns Elementos da Reflexão Filosófica Contempor'nea Sobre a Questão da Natureza e da Técnica.Ozanan Vicente Carrara - 2024 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 18 (35):29-42.
    This article intends to concentrate itself in the contemporary discussion about ethics and environment which has been done by several authors in contemporary philosophy as Martin Heidegger, Vittorio Hosle, Hans Jonas, Theodor Adorno, François Ost and others under different perspectives. Heidegger does it from the critics and deconstruction of western metphysics. Hosle, by his turn, prefers to analyse the ecological problem from the point of view of political philosophy and law philosophy, rejecting some lines of Heidegger´s reflection. Jonas opts for (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  59
    A tríplice constituição da perspectiva ética de Paul Ricoeur.Larissa Nobrega - 2012 - Synesis 4 (2).
    Paul Ricoeur, em “O si-mesmo como outro” define sua perspectiva ética como “o desejo de viver bem com e para os outros em instituições justas”. Tal concepção possui uma tríplice estrutura, a saber: a ipseidade, a alteridade e a igualdade. Sendo apresentadas como a “estima de si”, a “solicitude” e a “justiça”, momentos determinantes para que se possa responder à pergunta sobre a identidade ética, norteadora de sua filosofia moral – “ quem é o sujeito capaz de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    A aprendizagem filosófica na formação de professores.Alexsandro da Silva Marques - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):255-271.
    A aprendizagem filosófica na formação de professores: proposta de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a criação de um Ateliê Filosófico Transdisciplinar para fazer-pensar a formação de professores e a aprendizagem filosófica, a partir de oficinas didático-formativas que possibilitem aos estudantes de diferentes cursos de licenciaturas a experienciarem em seus processos formativos a prática da meditação como possibilidade didática para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica do autoconhecimento. Busca-se fortalecer e promover experiências que estimulem a reflexão, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Entre dialogicidade e ética. Desenvolvimentos em torno da questão do Outro com base no pensamento de Johann Georg Hamann.José Miranda Justo - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Partindo do conceito hamanniano do dialógico e das respectivas relações com o filosofema da produção de mais-sentido, a presente conferência explora a categoria de alteridade enquanto nódulo conceptual central na ética. A partir desta abertura, procuraremos estabelecer uma analítica de alguns processos que conectam a questão do Outro e a questão da linguagem humana: interrogação, repetição, analogia, parataxe e substituição metafórica. Estes processos revelam-se cruciais na constituição de uma ética da descoberta, ou seja, uma ética que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Ética e Autonomia.Marcos Fábio A. Nicolau - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:153-171.
    Em diálogo com Paulo Freire, o artigo enfatiza a condição sine qua non de existir ética para haver docência, afirmando ainda que a ética pode ser ensinada, mas não com base apenas em conceitos, pois somente através da interação e do reconhecer da alteridade pode o professor assumir uma atitude ética, sendo autônomo e gerando autonomia.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Pensar a Política Outramente: Dos Imprevistos da História À Sabedoria da Justiça Social.Nilo Ribeiro Júnior - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):221.
    : A investigação tem como escopo debruçar-se sobre a questão do sentido do Político na obra do filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas. A tarefa se apresenta como desafiadora pois não há uma abordagem explícita sobre a temática do político em sua obra. Entretanto, o filósofo admite que a passagem da ética para a vida eminentemente social, graças à chegada do terceiro, introduz no âmago da relação dual, a questão da Justiça, da Política e do Direito etc. Com a pretensão de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    O Rosto Do Outro Como Facticidade Humana: Da Lebenswelt Husserliana À Alteridade Levinasiana.Grasiela Cristine Celich - 2020 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):25-35.
    Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Justiça, liberdade e alteridade ética.R. Souza - forthcoming - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs.
  40.  82
    Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
    A ética é uma prática que coimplica subjetividade e da alteridade. Nas atuais sociedades de controle se procura fabricar subjetividades destemperadas numa ética do descuido de si. As éticas do cuidado de si visavam ajudar a constituir sujeitos livres pela prática ética da virtude. Os novos dispositivos de controle atualizaram o poder da ética como prática em que o sujeito pode dirimir seu estilo de vida entre a sujeição ou a liberdade. As éticas do cuidado (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  27
    A linguagem como significação E testemunho da transcendência.Nelio Vieira De Melo - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):131-143.
    O texto investiga dimensões da linguagem enquanto abertura a novos espectros de significação para além da lógica das proposições na obra de E. Levinas, sugerindo interfaces possíveis entre a ética da alteridade e a hermenêutica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender.Eliana Romão - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):58-89.
    Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola no Brasil e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  29
    Da lógica do sentido ao sentido da lógica: Levinas enconta platão.Ricardo Timm de Souza - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):781-801.
    O artigo examina, em termos amplos, algumas das aproximações possíveis entre a filosofia platônica e o pensamento levinasiano da alteridade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    Sensibilidade Ética Em Emmanuel Levinas.José Valdinei Albuquerque Miranda - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):170-183.
    O presente texto tem por objetivo discutir os caminhos da sensibilidade ética no pensamento de Emmanuel Levinas. Nesse itinerário são destacados três momentos do pensamento de Levinas, nos quais a sensibilidade realiza uma verdadeira transmutação ética: primeiramente, destaca-se a obra Totalidade e Infinito, onde a sensibilidade é descrita como gozo e fruição; em seguida, aborda-se o texto Linguagem e Proximidade, no qual a sensibilidade é concebida como contato e proximidade; finalmente, discute-se a obra De otro modo que ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  24
    A especificidade dos afetos direcionados a outros seres afetivos no livro III da ética de espinosa.Vinicius Xavier Hoste - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:245-272.
    O livro III da _Ética _de Espinosa se dedica a definição dos afetos. Dentro dessa definição o outro desempenha um papel importantíssimo, mesmo se, inicialmente, ele parece estar ausente. Espinosa começará sua definição falando de afetos direcionados a coisas e não necessariamente a outros sujeitos afetivos. Todavia, isso não significa que o outro não seja importante para a teoria de Espinosa, pelo contrário, a partir da proposição 21 desse livro ele faz sua aparição, trazendo novos elementos à teoria dos afetos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    Pensar outramente o futuro: do desespero de ser em tempos sombrios à sabedoria da esperança messi'nica na contemporaneidade.Nilo Ribeiro Junior - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (25):40-70.
    Essa reflexão visa debruçar-se sobre a questão da esperança movida pela interpelação advinda do fato de estarmos a iniciar um ano novo, em meio aos tempos sombrios marcados não apenas pela trágica questão sanitária global da pandemia da Covid-19 que tem ceifado milhões de vidas e trazido o sofrimento a outros tantos milhões de pessoas, mas, sobretudo, por estarmos a assistir a uma exacerbação da Necropolítica enraizada em todas as dimensões da vida social, política, econômica, cultural, religiosa etc., a nível (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  24
    Levinas et la médiation impensée.Fabio Ciaramelli - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):229-237.
    O texto investiga a constituição da subjetividade ética no pensamento de Levinas, com especial ênfase na estrutura de mediação que estrutura faticamente o sentido da irrupção da alteridade no universo auto-referente do “mesmo”, em termos de uma “ética temporalizada”.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  57
    A justiça das vítimas: fundamento ético e perspectiva hermenêutica.Castor M. M. Bartolomé Ruiz - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (2).
    Este trabalho pretende realizar uma reflexão crítica sobre sentido moderno da justiça procedimental, desenvolvendo uma nova hermenêutica da justiça a partir da alteridade das vítimas. PALAVRAS-CHAVE – Justiça procedimental. Ética. Hermenêutica. Alteridade.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  28
    O louco como um outro interditado: Arqueologia E biopoder.Georgia Amitrano - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    No presente artigo, visando uma Arqueologia da Loucura e buscando ? no encontro dos fundamentos filosóficos com o arcabouço científico e tecnológico – pincelar um olhar para o louco e para a loucura , me debruço sobre duas possibilidades de compreensão do louco cuja consequência última se volta para uma Ética da Alteridade . Ou seja, busco construir um olhar para a diferença inerente ao Homo sapiens sapiens através da leitura de Michel Foucault em Histoire de la folie (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. (1 other version)O rosto como expressão na filosofia de Emmanuel Lévinas.José Joaquim Gomes Neto - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):146-161.
    Lévinas é conhecido como pensador da alteridade, propõe um resgate à subjetividade e responsabilidade por outrem. Propomos nessa pesquisa analisar o “rosto” levinasiano, um dos elementos mais originais de sua filosofia. O rosto é a base de sua ética da alteridade. O rosto é a abertura para o infinito do ser, é discurso, é nudez, é expressão. A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente. A expressão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 954