Results for 'Crianças ciganas. Brincar. Escolarização'

424 found
Order:
  1. Vida de criança cigana: O brincar no seu processo de escolarização.Letícia Santos Azevedo & Marilete Calegari Cardoso - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):13-27.
    A vivência das crianças ciganas no mundo apresenta várias lacunas que vêm sendo estudadas por pesquisadores da área da sociologia, antropologia, psicologia e educação, com a intenção de compreender a forma como as escolas enfrentam o desafio de ensinar, com êxito, crianças de etnias diferentes. Discutir acerca da vida da criança cigana e o brincar no seu processo de escolarização frente aos olhos dos professores se constitui no nosso principal objetivo. A ênfase maior deste estudo está centrada (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    O Brincar Como Mecanismo de Controle Do Espaço, Tempo e Do Corpo Em Friedrich Fröebel.Adilson Cristiano Habowski & Cleber Gibbon Ratto - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023011.
    O ensaio se ocupa em mostrar como se manifestaram os ideais educacionais em relação às brincadeiras na modernidade, identificando Fröebel como o principal referente teórico nesse âmbito. Veremos em Fröebel como as ideias do brincar são importantes para a sociedade e para as escolas modernas, e como podem funcionar nos modos se subjetivação infantil. Fröebel enfatiza a necessidade de organizar o cotidiano de forma estruturada, partindo do cotidiano, que envolve todas as atividades das crianças na instituição, o que revela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Qual Foi a Última Coisa Que Fizemos Pela Primeira Vez?Maria Cristina Marques - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Esses escritos compartilham experiências de entrada em campo etnográfico com pesquisas com crianças ciganas do acampamento Mathias, no município de Quissamã, estado do Rio de Janeiro. O estudo, ainda em andamento, se justifica pela urgência em respeitar o povo cigano e compreender suas demandas. Pretendemos também, como nossa pesquisa e através de nossa fotoetnografia miúda, ampliar espaços nos chamados Estudos das Infância. Urge que os grupos ciganos sejam vistos pelos seus valores, seus modos de vida e suas narrativas, incluindo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas. [REVIEW]Aline Sommerhalder, Ana Maria Lino & Maria Elisa Nicolielo - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019028.
    O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  3
    A questão indígena na sala de aula-subsídios para professores de 1º e 2º Graus.Luis Donisete Benzi Grupioni - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):192-194.
    "No Brasil, ainda existe muitos Índios que não são civilizados, mas, em grande parte também os Índios já se comportam como todo ser humano (...) Eles tem costume de brincar de fantasma usam lençóis brancos e outros objetos com fantasia: colares e vários enfeites coloridos." “mas os índios de antes eram muito rebeldes, não podendo ver pessoas estranhas. Agora os Índios já bem desenvolvido e bem calmos” "O Juruna é que comanda tudo, se o Juruna manda eles matar alguém, eles (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Estar À Escuta: Música e Docência Na Educação Infantil.Sandra Regina Richter & Dulcimarta Lemos Lino - 2019 - Childhood and Philosophy 15:01-24.
    O ensaio aproxima estudos em torno da dimensão poética da linguagem para abordar a relação entre docência na educação infantil e experiência de estar à escuta como modo estésico de coexistir no mundo. A aproximação entre filosofia, artes e educação infantil, desde o encontro entre e música e educação, sublinha que a escuta é o som do sentido e não o sentido do som a ser interpretado. A interlocução com o pensamento de Jean-Luc Nancy, ao permitir afirmar que o sentido (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. La ciencia en el aula.Alicia Cigana - 2015 - In Susana Espinosa & Silvia Alderoqui (eds.), Ciencia, arte y tecnología: enfoques plurales para abordajes multidisciplinares. Remedios de Escalada, Lanús, Provincia de Buenos Aires, Argentina: Ediciones de la UNLa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    Structuralism as one - structuralism as many: studies in structuralisms.Lorenzo Cigana & Frans Gregersen (eds.) - 2023 - Lund: Nordic Academic Press.
  10.  18
    As crianças participam de corpo inteiro.Kátia Agostinho - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):347-362.
    As crianças participam de corpo inteiro nos seus mundos de vida, visibilizando a natureza incorporada da ação humana. A partir de uma pesquisa etnográfica com crianças em nível de doutorado, sua empiria e bases teóricas, vimos que o corpo das crianças está na base de toda sua experiência social, mediador das relações, das práticas, dos discursos, das apropriações do Outro e do mundo. Tal ideia precisa ser considerada nas práticas pedagógicas, para que vençamos os fortes mecanismos de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Crianças Expostas: um estudo da prática do enjeitamento em São João del Rei, séculos XVIII e XIX Exposed children: a study concerning.Silvia Maria Jardim Brügger - 2006 - Topoi 7 (12):116-146.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas / Child, curriculum and fields of experience: reflective notes.Paulo Sergio Fochi - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:52-72.
    Este artigo é resultado de reflexões emergentes a partir de uma série de conferências que se inscrevem no campo do currículo e da educação infantil. A organização do texto se dá inicialmente pelo debate sobre criança e currículo, retomando as ideias apontadas por John Dewey em um célebre texto que aborda a relação entre estes dois campos, não na perspectiva da oposição, mas da complementaridade. Na sequência, centro a discussão sobre como tenho lido o documento da Base Nacional Comum Curricular (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  23
    Nossas Crianças Não São Nossas Crianças Ou Porque a Escolar Não É Um Ambiente de Aprendizagem.Jan Masschelein & Maarten Simons - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:282-297.
    NOSSAS CRIANÇAS NÃO SÃO NOSSAS CRIANÇAS OU PORQUE A ESCOLAR NÃO É UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  27
    Crianças Migrantes Dos Países Africanos Na Educação Infantil Paulistana: Entre o Acolhimento e a Exclusão.Flavio Santiago - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-25.
    African migrants in Brazil suffer the perverse effects of xenophobia, in addition to experiencing racist behaviors. These processes also manifest themselves within the context of kindergarten centers and pre-schools, directly influencing the pedagogical approach, as well as the perceptions and conceptions surrounding being a black African person. In this context, this article aims to present the perception of early education teachers in the city of São Paulo about racialization processes in the sheltering and insertion of black African children of ages (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Brincar: aquém e além do carretel.Maria Clarice Baleeiro - 2007 - Cogito 8:15-19.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  49
    Perspectivas no estudo do brincar: um levantamento bibliográfico.Scheila Tatiana Duarte Cordazzo, Gabriela Dal Forno Martins, Samira Mafioletti Macarini & Mauro Luis Vieira - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 26:122-136.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Crianças investigadoras? Cenários de participação ativa na educação básica // Children as researchers? Scenarios of children's participation in Middle School.Paulo Jorge Freitas da Silva E. Costa, Natália Fernandes & Maria Beatriz Oliveira Pereira - forthcoming - Conjectura: Filosofia E Educação.
    Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    Uma Filosofia (original) com crianças.Dalva Costa, Ines Cardoso & Lisa Celestino - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 1.
    No Brasil os estudos pedagógicos limitam-se a áreas que não desenvolvem o raciocínio lógico racional da criança; preferimos reproduzir as ideologias e regras normativas do sistema. Acreditar que os sujeitos têm que estudar a fim de obter apenas um emprego considerado “bom” é insuficiente para a construção de cidadãos realmente críticos, que não caiam no conformismo, mas questionem os objetos que estudamos, sabendo lutar contra ideologias e a manipulação de valores, com a formação de conceitos, e tendo um pensamento criativo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  24
    Crianças, Pandemia e Escola: Recomeçar É Um Ato Político.Flávia Maria de Menezes & Marcia de Oliveira Gomes Gil - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-19.
    This article is an invitation to consider Paulo Freire’s Pedagogy of the Question as a text that leads the reader to consider the possibilities offered by the post-Covid 19 resumption of daily school life with children as a political act. Based on a conversation that Freire had with Antônio Faundez in 1985, this text encourages researchers and educators to consider ways of returning to school life in ways that are welcoming, responsive and loving in the wake of the experience of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    A assistência às crianças na viagem para o além, na Braga setecentista.Norberto Tiago Gonçalves Ferraz - 2019 - Horizonte 16 (51):1300.
    O objetivo deste artigo é fornecer novos dados historiográficos sobre a assistência concedida às crianças da cidade de Braga, na ocasião do seu falecimento, no século XVIII. No trabalho que realizamos, foi possível analisar alguns dados sobre o anúncio da morte das crianças de Braga, os seus velórios, sepultamentos e a assistência às suas almas, através de fontes documentais das confrarias da cidade e das Constituições Sinodais do arcebispado. A análise testamental forneceu menos dados, mas revelou a provável (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    A inclusão de crianças autistas no ensino regular.Aline Machado Giolo & Lívia Garcez - 2022 - Aletheia 55 (1):168-191.
    O presente artigo objetivou apresentar uma revisão sistemática da produção científica brasileira sobre a inclusão de crianças autistas no ensino regular, publicada entre os anos de 2010 e 2020. As buscas foram realizadas nas bases de dados SciELO, BIREME, Redalyc, EBSCO e Scopus, tendo como descritor “a inclusão de crianças autistas”. Após a verificação dos estudos, e contemplando-se os critérios de inclusão e exclusão da presente pesquisa, foram selecionados oito artigos. Nos principais resultados, pôde-se perceber que a maioria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  21
    A pomba-gira cigana no candomblé do sertão: subversões e peculiaridades em Maracás, Bahia.Ivana Karoline Novaes Machado & Itamar Pereira De Aguiar - 2017 - Odeere 2 (3).
    O presente artigo tem por objetivo descrever a representação simbólica da Pomba-gira Cigana de um terreiro de Umbanda na cidade de Maracás. As relações que os ciganos estabeleceram nos sertões da Bahia influenciaram o imaginário de sua população, contribuindo na construção de ritos incorporados pela religiosidade de matriz africana naquela cidade. Além disso, gerou correspondências simbólicas com mitos de origem africana, como os de Oxum, Iansã e Exu. Isso ajudou a compor o arquétipo peculiar desta Pomba-gira, na casa de Pai (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Estórias de crianças que não têm fim: a poetização da morte através do ponto de vista infantil em Campo Geral, de Guimarães Rosa.Mariana Fortes Maia - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):365-388.
    A saga “Campo Geral”, a primeira de Corpo de Baile (2016), fornece-nos relatos de atitudes diante da morte. Este trabalho versará especificamente sobre um ponto de vista recorrente na obra de Guimarães Rosa: o infantil. Para tanto, Miguilim e Dito, as crianças-poetas, nos proporcionarão ensinamentos que transcendem as dicotomias dos homens velhos, ilustrando o potencial poético da experiência da morte, seja a própria ou de outrem. Recorreremos aos estudos rosianos de Melo e Souza (2008) e a diversos pensadores da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Escutando crianças: o que elas nos deram a pensar?Silmara Lídia Marton & Dagmar de Mello E. Silva - 2014 - Childhood and Philosophy 10 (20):267-282.
    Este artigo resulta das experiências vividas no decorrer da realização de nosso trabalho de "filosofia com crianças", que se apresentou a nós como uma rica experiência de pensamento. As crianças nos possibilitaram vislumbrar a filosofia como condição imanente ao infante, o que implica no encontro de si com o outro e na criação de novas formas de ser e estar no mundo. Atentamos para o fato de que a escuta da infância passa necessariamente pelo ato de parar para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    A linguagem da criança na concepção dialógico-discursiva: retrospectiva e desafios teórico-metodológicos para o campo de Aquisição da Linguagem.Alessandra Del Ré, Rosângela Nogarini Hilário & Alessandra Jacqueline Vieira - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):12-38.
    ABSTRACT The purpose of this article is to show when and how the dialogical-discursive approach began to serve as a basis for thinking about the language acquisition process in Brazil and abroad - especially in France. This theoretical line seeks to analyze - the speech of children starting from the discursive movements found in the relationship between the child and his or her interlocutor (other), taking into account the situational contexts, the dialogism, the constitution of the subject in the speech, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  16
    "Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes.Hellen Mabel Santana Silva & Marise De Santana - 2021 - Odeere 6 (2):96-115.
    O artigo aborda a relação entre crianças de terreiro e os seus etnosaberes produzidos no universo dos cosmosentidos do candomblé. Enquanto religião de matriz africana onde a biointeração é um dos princípios basilares, o candomblé e seu universo apresentam uma extensa gama de saberes tradicionais que são construídos e vividos no cotidiano. Compreender como as crianças de terreiro produzem seus conhecimentos traz consigo o intento de pensar a infância e seu poder criativo através de uma afroperspectiva onde a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  6
    Oficina de Música Para Crianças e Adolescentes, Clínica Ético-Política e Formação: Relatos de Experiências Discentes.Stephan Malta Oliveira, Lissa Leonor Chaves Carvalho, Danielle Fernanda da Silva, Ana Carolina de Freitas Melo, Lucas Pereira Jacques & Anna Beatriz Justen Dos Santos - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-25.
    Buscamos, com o presente artigo, investigar o impacto da práxis de um Projeto de Extensão Universitária, que consiste em oficinas de música para crianças e adolescentes com o que designamos autismo ou outras neurodivergências, sobre a formação discente, levando em consideração as dimensões clínica e ético-política da ação extensionista. Dividimos a metodologia em duas partes: a primeira corresponde à revisão bibliográfica tipo narrativa, por meio da qual abordamos textos da fenomenologia da vida e das éticas da alteridade, comunitária e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  18
    A criança com restrição verbal e o conceito de intercompreensão e multimodalidade na clínica da linguagem: um estudo de caso.Cristiane Alves Silva & Ana Paula Santana - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e62685p.
    ABSTRACT This article aims to analyze the process of mutual understanding from the perspective of Discursive Neurolinguistics. As a methodology, a case study was carried out on a child with a linguistic profile of verbal restriction, which concerns the dimension of utterances involving words and their morphology. Data interpretation was based on the Bakhtinian perspective, which addresses ‘understanding’ as an active-responsive process and meaning as emerging from the relationship between utterances. The results showed that the interlocutors’ common ground allowed the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  39
    Crianças E Guerra: As Balas perdidas!Anete Abramowicz - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-14.
    This essay seeks to answer the questions of which children in the contemporary world have been targeted and killed "unintentionally”or "at random" by the Brazilian State. In order to understand the place of children in this “war” we rely on the work, among others, of Achille Mbembe, Maurizio Lazzarato and Peter Pál Pelbart. Our text is structured in six sections. First, we take up the concepts of biopolitics, biopower and necropolitics, in an attempt to specify the type of governmental power (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    As crianças esquecidas de Hitler. A verdadeira história do programa Lebensborn.João Fábio Bertonha - 2017 - Dialogos 21 (3):251-255.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  47
    Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças em idade escolar da cidade de Porto Alegre.Juliane Callegaro Borsa & Maria Lucia Tiellet Nunes - 2011 - Revista Aletheia 34:32-46.
    Este estudo investigou a prevalência de problemas de comportamento, medidos através do CBCL, em uma amostra de 366 crianças, estudantes de primeira a quarta série do ensino fundamental da cidade de Porto Alegre, RS. Os dados foram coletados a partir das informações obtidas por pais, mães ou demais c..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Crianças E música: Educação musical E estudos da inf'ncia em diálogo.Sandra Mara da Cunha - 2020 - Childhood and Philosophy 16 (36):01-20.
    Children and music are the theme of this article conceived as a sort of rehearsal, with the aim of thinking a musical education of childhood. Its theoretical foundations emerge from conversations between music education and childhood studies, and formed the basis for the lecture workshop held at the II Congress of Childhood Studies, in September 2019, at the University of the State of Rio de Janeiro. The text addresses methodological openings present in creative approaches to curricula based on network formats (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  77
    Depressão em crianças com doenças crônicas.Elisa Kern de Castro - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:31-39.
    O artigo analisa algumas questões teóricas e pesquisas recentes sobre a depressão em crianças com doenças crônicas, comparando o surgimento deste quadro nos distintos tipos de doenças crônicas. Os estudos revisados mostram que, em geral, crianças com doenças crônicas possuem maiores riscos de aprese..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  97
    Desempenho cognitivo de crianças e jovens com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.Glaucia Gabriela Bagattini de Souza, Adriana Nobre de Paula Simão, Sylvia Maria Ciasca & Ricardo Franco de Lima - 2011 - Revista Aletheia 35:69-78.
    O presente artigo teve como objetivo comparar os resultados do desempenho cognitivo de crianças e jovens diagnosticados com os diferentes subtipos do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-III). Foram analisados dados dos regis..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  33
    O juízo moral das crianças sobre a ingratidão.Lia Beatriz de Lucca Freitas, Aline Zimmermann Mileski & Jonathan Richard Henry Tudge - 2011 - Revista Aletheia 34:6-18.
    Apresentam-se resultados de um estudo que examinou o juízo moral das crianças sobre a ingratidão. Participaram 77 crianças (49% do sexo feminino), distribuídas em três grupos (5-6, 8-9 e 11-12 anos). Utilizaram-se duas histórias protagonizadas por um(a) benfeitor(a) e um(a) ingrato(a). Após cada his..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  46
    Crianças inventando mundos E a si mesmas: Ideias para pensar a autoria narrativa infantil.Gilka Girardello - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (29).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  28
    O ensino de filosofia para/com crianças.Williams Nunes da Cunha Junior, Isabel Ferreira Freitas & Vanessa Do Rêgo Ferreira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):719-755.
    O ensino de filosofia para/com crianças: uma revisão sistemática da literatura Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar, na literatura existente, quais os estudos sobre filosofia para/com crianças que investigam sobre as experiências das crianças nessa prática. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em três etapas: planejamento, seleção e extração, em cinco bases de dados diferentes, encontramos trinta e três (33) pesquisas sobre o ensino de filosofia para crianças (Philosophy for Children), (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  15
    Adoção de crianças Por casais homossexuais: Contestação E submissão da ordem familiar.Pedro Henrique Lago Peixoto & Maria de Fátima Araújo Di Gregório - 2019 - Odeere 4 (7):149.
    A questão do processo judicial de adoção de crianças por casais homossexuais perpassa por diversas questões sociais. Envolve aspectos legais, culturais, que ultrapassam os limites simbólicos, e que transcorrem sobre questões jurídicas e étnicas, envolvendo questionamentos e enfrentamentos. Tem-se, explicitamente ou implicitamente, fronteiras étnicas que marcam o lugar de cada sujeito na sociedade, especificamente, por envolver a sexualidade, a homossexualidade, os “novos” conceitos de família, os questionamentos sociais, religiosos, filosóficos e jurídicos quanto à questão. Os “novos” arranjos familiares, posto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. O (en)canto E o silêncio Das sereias: Sobre O (não)lugar da criança na (ciber)cultura.Rita Ribes Pereira - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):319-343.
    Este texto, de caráter ensaístico, tem por objetivo colocar em debate as relações entre infância e cultura contemporânea, mais especificamente, sobre o lugar social que as crianças ocupam na cibercultura, lugar esse vem se mostrando um tanto paradoxal: por vezes se atribui às crianças uma quase inata expertise; por outras, as supomos frágeis e desprotegidas. Trata-se de um esforço de aproximação e de delimitação de um objeto de estudo em permanente devir cujas transformações psíquicas, sociais e culturais envolvidas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  16
    Filosofar com crianças.Sérgio A. Sardi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):185-192.
    SÍNTESE - O texto visa contribuir ao debate sobre a relação entre a questão "o que é Filosofia" e o ensino/aprendizado de Filosofia com crianças, tecendo considerações acerca da metodologia de ensino.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Para filosofar com crianças..Sérgio A. Sardi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (2):413-418.
    SÍNTESE - Este texto visa contribuir ao debate sobre as condições para filosofar com crianças. Sugere que o aprendizado da relação é passivei a partir do resgate da nossa história pessoal e do exercício da admiração, o que se efetiva na relação com crianças. Tal aprendizado, configurando já uma postura filosófica, possibilita a reconstrução do dizer e do pensar, da relação entre o dizer e o pensar, do comunicar. Há uma perspectiva ética, à base do filosofar com (...), a qual relaciona a nossa história pessoal com a História. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Aspectos da educação da criança na história da filosofia da educação: a perspectiva de filósofos e educadores // Aspects of children's education in the history of philosophy of education: the perspective of philosophers and educators.Heraldo Aparecido Silva & Fernanda Antônia Barbosa da Mota - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (2):65-77.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Subjetividade e Comunidade de Investigação no fazer Filosofia com Crianças.Valeska Zanello - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    O texto parte da própria experiência da autora no Projeto Filosofia na Escola da Universidade de Brasília e visa apresentar uma possibilidade de leitura das dinâmicas que acontecem na comunidade de investigação do fazer filosofia com crianças, desde uma compreensão sócio-histórica da subjetividade. O elo escolhido são os conceitos de subjetividade pessoal, subjetividade social e sentido subjetivo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Afeto familiar e desempenho escolar de crianças no ensino fundamental I.Caroline Francisca Eltink, Ana Carolina Chicanelli & Tawane Lankaster de Almeida - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:348-364.
    Família e escola são os dois primeiros contextos de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança. As experiências vividas nos contextos familiar e escolar interferem nas aprendizagens escolares. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos das relações afetivas familiares no desempenho escolar de alunos do Ensino Fundamental I e conhecer quais orientações são dadas a professores diante de alunos com problemas de aprendizagem ocasionados por afetos negativos nas relações familiares. Foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa de artigos científicos nas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    O livro ilustrado para crianças como objeto cultural polifônico.Mariana Parreira Lara do Amaral, Hilda Aparecida Linhares da Silva & Mônica Correia Baptista - 2024 - Bakhtiniana 19 (3):e64065p.
    ABSTRACT The aim of the present article is to rebuild picturebooks’ identity as polyphonic cultural objects based on a brief historical trajectory. Dialogue established between text and reader in contemporary picturebook’s production is broadened by the presence of different semiosis that allow multiple voices to be heard, since they act as meaning enhancers. The Bakhtinian concept of polyphony is herein held at the picturebook reflections scope to set contrast in children’s literature, which has a moralizing nature and is substantiated from (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  24
    Música como intervenção para crianças com dificuldades de aprendizagem: revisão sistemática da literatura.Thaciana Araujo da Silva, Lilia Iêda Chaves Cavalcante & Ana Emília Vita Carvalho - 2023 - Aletheia 56 (2):146-161.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  35
    O Encontro Com o Buriti: A Árvore da Vida e as Crianças Warao Em Nova Iguaçu.Flavia Miller Naethe Motta & Andréa Silveira Dutra - 2022 - Childhood and Philosophy 18:01-22.
    “There`s only beauty if there is an interlocutor. The beauty of the lagoon is always someone” (Mãe, 2017, p.40). Valter Hugo Mãe expresses our desire in the making of this paper to share our experience of meeting refugee children, as part of an ongoing research project dedicated to exploring the conditions in which they live in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brazil, and the influences they bring with them from their birth countries. In the process of conducting this research, we (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Avaliação de aspectos emocionais e comportamentais de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Fernanda Saraiva Almeida, Jaqueline Portella Giordani, Denise Balem Yates & Clarissa Marceli Trentini - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem início precoce e é caracterizado predominantemente por prejuízos persistentes na comunicação social recíproca/interação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Pesquisas apontam que indivíduos com TEA apresentam altas taxas de problemas emocionais e de comportamento. O objetivo do presente estudo é avaliar os aspectos emocionais e comportamentais através do Child Behavior Checklist (CBCL) em crianças que preencheram critérios para o diagnóstico de TEA. Trata-se de um estudo descritivo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  20
    Filosofia para Crianças.Bárbara Negrini Loureçon, Camila Timpani Ramal, Carina Alves da Silva Darcoleto & Marília Lopes Leite - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 2.
    Este texto trata da possível relação entre Filosofia para Crianças e "desaparecimento" da Infância, buscando especialmente em Matthew Lipman e Neil Postman o aporte teórico para pensar o papel da Filosofia perante uma infância em "desaparecimento". Diante da complexidade da temática, não temos a intenção de alcançar respostas, e sim instigar maiores reflexões.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  75
    Práticas educativas maternas e a interação entre mães e crianças com problemas de externalização.Patrícia Alvarenga & Cesar Piccinini - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:7-20.
    O presente estudo investigou diferenças entre as práticas educativas de mães de crianças com problemas de externalização (grupo clínico) e de mães de crianças sem problemas de externalização (grupo não-clínico). Participaram do estudo 30 díades mãe-criança, de nível sócio-econômico baixo e médio-bai..
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 424