Results for 'Disposição'

92 found
Order:
  1.  8
    “Lugar incomum”: a disposição gratuita para satisfazer o tirano.Gláucia Carvalho de Sousa - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):85-92.
    Este artigo pretende analisar e entender os mecanismos envolvidos na servidão voluntária uma vez que essa disposição dos seres humanos em servir de modo gratuito faz com que não só se afastem do estado de natureza, de sua liberdade, mas também tolerem pacientemente os maus zelos tirânicos sendo assim, a partir de que surge tal voluntarismo servil e por que ele acontece de forma fácil? Serão os costumes que encaminham os homens a servir? Ou ainda, a servidão voluntária é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Heidegger e a noção de jogo como disposição.José Fernando Schuck - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):193-203.
    Na filosofia contemporânea, as abordagens da noção de jogo raramente fazem referência a Heidegger; em preleções ministradas no curso de inverno de 1928/1929, Heidegger apresentou importantes reflexões sobre o que considerava ser o jogo originário da transcendência, as quais exerceram influência em autores que aprofundaram o debate sobre a noção de jogo, tais como Hans-Georg Gadamer, em Verdade e Método, e Eugen Fink, em O jogo como símbolo do mundo. Este artigo pretende tratar da noção de jogo desenvolvida na obra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    As Noções de Stimmung em uma Série Histórica: entre Disposição e Atmosfera.Arlenice Almeida da Silva - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):53-74.
    RESUMO: A relação entre arte e filosofia é examinada com base na noção de Stimmung, que surge no século XVIII, na teoria musical, como relação de proporção entre tons ou instrumentos, sendo, em seguida, transposta para a estética, no final do século, com Kant e Fichte. Em Kant, a Stimmung refere-se à disposição das faculdades de conhecimento para um conhecimento em geral, isto é, como o pressuposto da apresentação estética, por meio da qual se preserva a noção de proporção (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Belief as a Disposition to Act: Variations on a Pragmatist Theme: A Crença como uma Disposição para Agir: Variações acerca de um Tema Pragmatista.Pascal Engel - 2005 - Cognitio 6 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  9
    Hume e o debate contempor'neo sobre as razões motivantes.André Chagas Ferreira de Souza - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):899-932.
    Resumo: Este artigo busca colocar a filosofia de David Hume diante de algumas teorias contemporâneas a respeito do tema das razões para agir ou motivantes. Há certa dificuldade em se afirmar que Hume aborda as razões motivantes, um conceito contemporâneo voltado a explicar aquilo que efetivamente impele um agente e referente ao lugar do desejo e da crença. Há dois grupos, intitulados respectivamente como humeanos e não-humeanos, de modo que para o primeiro, supostamente mais alinhado a Hume, o desejo tem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  1
    Reflexões Sobre o Proêmio Do Diálogo Parmenides de Platão.Estevão Lemos Cruz - 2021 - Dissertatio 51:73-102.
    Nossa investigação propõe a hipótese de que os introitos dos diálogos platônicos não se esgotam enquanto mero recurso dramático para suas respectivas ambientações, mas visam, sobretudo, expor as disposições de espírito necessárias para o fazer filosófico e o método que o põe em movimento. Ante a impossibilidade de recorrer ao exame particular de cada introito, escolhemos Parmenides como diálogo exemplar a ser investigado. Os resultados obtidos apontaram que há, no introito selecionado, uma compreensão do método dialético enquanto condução fortuita, global (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Afeto e cuidado: Uma perspectiva daseinsanalítica.Roberto Novaes de Sá - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):16-28.
    O objetivo de presente artigo é trazer uma reflexão sobre o lugar central da noção heideggeriana de “disposição” (Befindlichkeit) para as práticas clínicas daseinsanalíticas. Se o fundamento da daseinsanálise é a compreensão do homem como ser-aí e se, na analítica existencial de Heidegger, essa compreensão só é aberta a partir de disposições afetivas fundamentais, depreende-se que a própria prática daseinsanalítica se dá como atenção apropriativa dessas disposições fundamentais. São esses modos de aberturas, exemplarmente caracterizados pela angústia na obra Ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  16
    Tristeza, cólera e a questão da empatia pelos vencedores: Walter Benjamin e a escrita disruptiva da história.Luciano Gomes Brazil - 2023 - Griot 23 (3):120-130.
    Neste artigo estudo uma disposição afetiva abordada por Walter Benjamin nas _Teses sobre o conceito de história_, mais precisamente, estudo a empatia (_Einfühlung_). Este afeto estaria presente no tipo de historiografia rejeitada pelo autor, uma vez que ela seria a “empatia pelos vencedores”. Trabalho no presente estudo com uma hipótese “ou-ou”. Benjamin diferencia dois tipos de escrita da história, a inautêntica e a autêntica: ou bem o historiógrafo parte do horror (_Grauen_) inerente aos acontecimentos históricos, ou bem ele elege (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Form vs Power: Pragmatism and the wave of Spinozism.Rossella Fabbrichesi - 2019 - Cognitio 20 (1):48-61.
    Eu inicio por introduzir algumas citações que Peirce faz sobre Espinosa. Poucos, mas importantes comentários, sugerem que uma nova consideração da “essência” filosófica pode emergir dessa análise. Conforme lemos na Ética de Espinosa, essência não deve ser considerado como forma pura; tampouco é uma qualificação definida com designações rígidas. Significado é potência: em termos pragmáticos, como buscarei demonstrar, o poder de estar pronto para agir, expandindo a própria disposição para responder, encarnando dado hábito de modo eficaz. Assim, não procede (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  32
    Aristóteles e a Possibilidade da Mudança de Caráter.João Hobuss - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    No livro dois da Ética Nicomaqueia, Aristóteles afirma com clareza que a prática reiterada de ações virtuosas leva à constituição de uma determinada disposição de caráter, ou seja, o hábito funcionaria como uma segunda natureza, em função da fixidez e estabilidade da disposição por ele constituída, o que aparentemente impediria qualquer modificação no que concerne ao caráter. O problema é que várias passagens do Corpus Aristotelicum parecem contradizer esta asserção, permitindo uma leitura diferente daquela que sugeriria a ideia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  19
    A visão revisada de McDowell acerca da experiência perceptual e a ameaça da “ansiedade pluralista”.Naiana dos Anjos, José Frota & Federico Sanguinetti - 2020 - Principia: An International Journal of Epistemology 24 (2).
    Em seu ensaio Avoiding the Myth of the Given, McDowell traz uma nova caraterização do conteúdo da experiência perceptual e do modo que tal conteúdo torna possível ao sujeito conhecer. Esta nova caraterização tem sido acusada de gerar uma “ansiedade pluralista”. Escopo deste artigo é reconstruir os problemas que, segundo Corti, surgem a partir da virada argumentativa do filósofo, assim como avaliar se McDowell tem à disposição recursos conceituais para esquivar-se às críticas. Para isso, contamos com a seguinte estrutura (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Tímese Parabólica Intersubjetiva: A Corporeidade No Reconhecimento e Promoção da Perfeição Teleológica Do Si Mesmo e Do Outro.Leandro Bertoncello - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):79-98.
    Segundo o conceito de tímese parabólica formulado pelo filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, quando um ser humano responde com uma intensidade maior que a dos estímulos recebidos, ele compara sua situação atual com aquela que é capaz de alcançar. A comparação com uma perfeição virtual mostra ao homem algo melhor a ser feito e o estimula a buscar a melhoria de algo ou situação, ou mesmo de si mesmo e de outra pessoa. Quanto ao próprio ser humano, a filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  32
    Dicionário da escravidão e liberdade: 50 textos críticos.Ênio José da Costa Brito - 2019 - Horizonte 16 (51):1372.
    A comunicação apresenta a síntese de alguns verbetes do Dicionário da Escravidão e Liberdade, lançado em 2018 pela editora Companhia das Letras com a intenção de dar a conhecer um pouco do seu rico conteúdo. Duas atitudes são exigidas diante de uma obra deste nível: a coragem de conhecê-la e a disposição de difundi-la.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    A maquinação a partir do abandono e do esquecimento do ser em Heidegger.Rodrigo Amorim Castelo Branco - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):22-40.
    O presente artigo tem como propósito discutir sobre as origens e os desdobramentos da maquinação na história do pensamento ocidental. Para tanto, fazemos uma leitura ontológica-fenomenológica da questão da técnica a partir das meditações de Heidegger, sobretudo na obra Contribuições à Filosofia, publicada em 1989. As reflexões aqui presentes pensam a maquinação como uma disposição que, em sua gênese, revela-se como um acontecimento além da força e da vontade do homem, destacando o abandono e o esquecimento do ser como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    Linguagem E verdade em Leibniz.Chaianne Maria da Silva Faria - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:251-287.
    Nos ensaios em que discute o aperfeiçoamento da língua alemã, Leibniz destaca o papel desempenhado pelos signos em geral para a construção das ciências, opondo-se aos que defendem ser preciso sempre a considerar a coisa mesma a fim de descobrir suas propriedades. Para o filósofo, se não houvesse signos capazes de substituir a coisa e a ideia que temos dela, e tivéssemos de remontar continuamente à natureza visada e refazer sua definição, não haveria escolha senão cessar o próprio diálogo com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Nietzsche e a Arte Como Terapia da Cultura. Como Opor Resistência, Para a Superação Em Tempos de Pandemia.Adilson Feiler - 2023 - Dissertatio 54:189-211.
    O pensamento de Nietzsche tem na afirmação a sua ênfase, para a qual as forças constituem o seu diferencial. As forças operam no sentido de estabelecer embates entre oposições e resistências, de modo que, quanto maiores forem as oposições impetradas, maiores as resistências empregadas. A única meta a alcançar é a de pontos sempre mais culminantes de potência, passando pelo enfrentamento do ar cortante das alturas, das caminhadas invernais, do gelo, dos cumes e de toda espécie de sublime maldade. Cada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Da historicidade das disposições.Wagner Félix - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):24-40.
    Propomos neste texto examinar o papel das disposições (Stimmungen), e, particularmente, das chamadas “disposições fundamentais” na construção da pergunta heideggeriana pela historicidade da história. Nós partimos da pergunta pela historicidade da história da filosofia para a análise do papel hermenêutico cumprido pela angústia na analítica da cotidianidade em Ser e Tempo, procurando esclarecer a conexão dessa disposição com o conceito de historicidade tal como tratado nessa obra. Em seguida, tratamos da maneira como são pensadas as disposições em Conceitos fundamentais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  19
    O curso eco design em sustentabilidade – Programa Gaia Education: análise sob a perspectiva do paradigma ecológico e da espiritualidade.Danielle Gomes de Freitas - forthcoming - Horizonte:1654.
    Compreender a atual crise global pelo panorama ambiental requer reconhecimento, disposição e vontade para pensar e criar possibilidades de uma ação justa e em concordância com o paradigma ecológico, em prol da mudança desta realidade. Dentre várias ações em andamento a educação para a sustentabilidade acena com perspectivas reais e concretas. Esta pesquisa se insere no âmbito da investigação desta educação, e teve como objetivo identificar a espiritualidade e qual sua tipologia através da analise sob a perspectiva do paradigma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  75
    Correspondência de Antônio Vieira (1646-1694): O Decoro.João Adolfo Hansen - 2000 - Discurso 31:259-284.
    Os dois subgêneros epistolares desenvolvidos por Antônio Vieira entre 1646 e 1696, a carta familiar e a carta negocial, reatualizam os preceitos das artes dictaminis antigas. Escritas como imitação verossímil e decorosa de fala de pessoa natural, as canas produzem a presença do corpo e voz do remetente, reativando neo-escolasticamente as técnicas da sermocinatio latina. A comunicação tratará de categorias retóricas e teológico-políticas das articulações dos dois subgêneros: a - a enunciação ou o contrato enunciativo, em que caracteres e afetos (...)
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação.Lúcia Schneider Hardt & Moura - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):89-108.
    Resumo : O texto deseja investigar a categoria “estética” no campo da filosofia da educação. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher trajetórias diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas estéticas para bem argumentar na relação com outras abordagens filosóficas. Cabe aos educadores no ensino superior e especialmente aqueles do campo da Filosofia e das Teorias da Educação (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  25
    A Resposta Kantiana À Pergunta: Que É Esclarecimento?Joel Thiago Klein - 2009 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 8 (2):211-227.
    Diante do lema “sapere aude”, com o qual Kant apresenta sua caracterização de esclarecimento, colocaseimediatamente a questão: o que signifi ca pensar por si mesmo? Apesar de Kant procurar respondera isso ao longo do texto, muitas difi culdades permanecem enquanto as teses ali defendidas não foremintegradas no horizonte da fi losofi a crítico-transcendental. Em primeiro lugar, mostra-se como o esclarecimentoé uma noção ambivalente, por um lado se refere ao indivíduo, por outro, se refere a uma época.Em segundo lugar, o esclarecimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  22
    Sobre o regimen politicum no De Regimine Principum de Ptolomeu de Lucca.José Antônio Martins - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):877-903.
    Ptolomeu de Lucca no De Regimine Principum apresenta uma nova maneira de conceber a ordenação política da cidade, a partir do referencial teórico da tradução latina da Política de Aristóteles. Ptolomeu apresenta novas práticas e ações para os indivíduos que constituem o corpo político da cidade. Há, pode-se supor, uma nova compreensão do contexto político do ponto de vista da estrutura institucional, mas também do ponto de vista dos indivíduos. A noção de regime politicum começa a ser delineada em alguns (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  27
    La Discusión Sobre Vita Activa, Nobilitas y Libertad en La Utopía de Tomás Moro.Manuel Méndez Alonzo - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (2):355-376.
    The objective of this work is to analyze the relation between active life, nobility and liberty in Thomas More s Utopia. In Quentin Skinners interpretation, Moro argues that the true nobility should not be understood as abundance of wealth, but as willingness to provide good services for the commonwealth. In first place, this paper will show some classical interpretations in favor and against of active and contemplative life. Second, it will contrast the propositions of two strands of Humanism found in (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  42
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido como (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Parmênides, a tradição e o parricí­dio.Claudia Murta - 2005 - Princípios 12 (17):77-90.
    Com esse trabalho procuramos percorrer alguns fragmentos do poema de Parmênides com o objetivo de apontar para o surgimento de uma tradiçáo ontológica seguida de perto por Platáo. Analisamos em seguida a disposiçáo ao parricídio apresentada no texto de “O Sofista”. Em nenhum momento desse diálogo, Platáo confronta a verdade do que é. Para fazer isso ele deveria se opor à primeira via de Parmênides e isso ele náo o faz. Ao contrário, garantindo o pensamento de Parmênides, o que ele (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  19
    As duas faces da ciência de acordo com Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (SPE):57-74.
    Resumo: Tomás de Aquino, ao falar de ciência mostra-se influenciado pelo Segundos analíticos. Entende ciência quer como uma disposição mental, quer como um conjunto de proposições de acordo com as propriedades e relações lógicas e epistêmicas das proposições que dele fazem parte.: When dealing with science, Thomas Aquinas proves to have been influenced by the Posterior Analytics. He understands science either as a mental disposition or as a set of propositions organized according to their properties and their logical and (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Foucault Genealógico: Considerações de Método para a Possibilidade de uma análise do poder.João Lourenço Borges Neto - 2012 - Revista Inquietude 3 (2):286-299.
    Em entrevista a Alexandre Fontana intitulada “Verdade e Poder”, publicada na coletânea organizada por Roberto Machado, Microfísica do Poder, Michel Foucault esclarece que em seus primeiros escritos, História da Loucura (1961) e Nascimento da Clínica (1963), o campo de análise acerca do poder não estava a sua disposição, deixa claro ao leitor que a situação política a qual se achava no momento o incapacitava para tal empreendimento. Segundo Foucault, somente após os acontecimentos revolucionários de 1968 houve fecundidade possível para (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  9
    As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões.Elisa Pereira Gonsalves Possebon & Fabricio Possebon - forthcoming - Horizonte:1252.
    O artigo apresenta uma reflexão, no ambiente acadêmico, sobre as relações interdisciplinares, que são distintas da disciplinaridade e da multidisciplinaridade, estas já bem sedimentadas. Para tanto, compreende a disciplina como um campo específico de conhecimento, em termos teóricos e metodológicos, situando a interdisciplinaridade como uma resposta às limitações impostas pela especialização disciplinar. A partir de uma metodologia que utiliza a revisão bibliográfica como elemento central, conclui que a vocação do campo de conhecimento das Ciências das Religiões para a interdisciplinaridade se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Platão e o problema do mal, do Timeu à refutação do paradigma socrático do mal inconsentido nas Leis: há modos de agir consentidamente injustos e maus.Maria Dulce Reis - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-34.
    O problema do bem agir e a reflexão sobre a virtude (areté) e o vício (kakía) são presenças marcantes na filosofia de Platão. No Timeu e nas Leis as questões do mal e da ação má recebem uma atenção especial, seja em meio àquela narrativa cosmológica, seja no debate sobre a injustiça, os crimes e as melhores leis para uma cidade. Propomos apresentar a nossa leitura do tema nesses Diálogos, bem como a nossa hipótese sobre a origem do mal em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    Ecumenismo – uma contribuição evangélica.Aneli Schwarz - 2003 - Horizonte 2 (3):95-101.
    Vivemos num mundo marcado por divisões de ordem religiosa, política, geográfica, cultural, de gênero, social e de outras naturezas inúmeras. A vida humana se dá nesse universo dividido. O ecumenismo consiste numa disposição de aproximação e caminhada conjunta entre diferentes Igrejas a fim de que diferenças não tenham que ser sinônimo de divisão, mas de pluralidade e fonte de riqueza para quem se dispõe a construir a Unidade. Palavras-chave: Ecumenismo; Cristianismo; Diálogo; Unidade; Pluralidade; Igrejas. ABSTRACT We live in a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    La caccia alle streghe.Silvio Silvi - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):59-77.
    Resumo: Entre 1450 e 1750, na Europa e nas suas colônias, milhares de mulheres, mas não só, foram processadas pelo crime de bruxaria. A acusação se baseava em fofocas difundidas e muitas vezes acreditadas pela “má fama” dos acusados. Seria redutivo atribuir toda a responsabilidade a um complexo de crenças fruto de uma desordem mental generalizada. A caça às bruxas foi uma combinação de intervenções precisas e racionalizadas que objetivavam construir o espectro do monstro demoníaco. O tribunal inquisitório, formalmente obstinado, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  25
    Arqueologia foucaultiana E morte do homem.Tárcito Raidan de Sousa Silva - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (9):01-07.
    O presente trabalho tem um duplo propósito, a saber: primeiro, analisar a arqueologia, como procedimento metodológico, pensado por Michel Foucault para investigar a constituição dos saberes. Segundo, mostrar como, a partir dessa metodologia de pesquisa, o filósofo francês falou do fenômeno da morte do Homem. Precisamente, Foucault identificou que o Homem foi produzido recentemente, há cerca de 200 anos, como um duplo empírico-transcendental, entretanto, devido a uma mutação profunda na disposição do saber, o Homem encontra-se em vias de desaparecimento.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  38
    Emuna e pistis: a noção de fé no pensamento de Martin Buber.Newton Aquiles von Zuben - 2017 - Horizonte 15 (45):132-160.
    paradigma estabelecido pela dualidade de “palavras-princípio” Eu-Tu e Eu-Isso, a intuição axial do pensamento dialógico de Martin Buber se constitui como pedra angular de sua obra sobre religião: a dupla disposição de um homem-Eu e de Deus-Tu fundada num encontro recíproco. A fé – Glauben - é a resposta do homem a Deus, no encontro no qual Ele se mostra pela Palavra como Tu Eterno na revelação como mistério de Presença. Buber propõe duas maneiras opostas de crer: de um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  40
    Sobre a generosidade: uma abordagem contempor'nea da ética cartesiana.Érico Andrade M. Oliveira - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):61-87.
    O objetivo do meu artigo consiste em apresentar o conceito de generosidade como principal vetor para compreensão da moral cartesiana. Meu ponto éque esse conceito consegue, por um lado, articular diferentes paixões como humildade, amizade e amor numa mesma rede conceitual com o foco num projeto moral comum e, por outro, ele permite mostrar como Descartes articula num mesmo patamar razão e paixão para determinar a melhor forma de conduta humana. Com essa caracterização da generosidade acredito que é possível associar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  4
    A Economia Como Crítica da Razão Governamental Em Michel Foucault.Rone Eleandro dos Santos - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):248-263.
    Partindo da análise do surgimento do homo oeconomicus e do sujeito de interesse e suas diferenças quanto à noção de um homo juridicus e de um sujeito do direito, Michel Foucault coloca em questão no curso “Le naissance de la biopolitique” (1978-1979) as relações entre o direito, a economia e a política. Refletindo nesta direção Foucault aponta o Liberalismo como um empreendimento crítico feito contra a racionalidade política que toma a forma de uma filosofia política. Tomando como exemplo a economia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  82
    O cuidado e o carecer.Flavio Costa Balod - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):17-27.
    < Segundo Ser e tempo, o cuidado, como ser do ser-aí, é definível pela expressão complexa “ser-já-precedentemente-a-si-em como ser-junto-a ”, a qual é apresentada deste modo no Parágrafo 41, que trata de “O ser do ser-aí como cuidado”. Nesta expressão, pretende Heidegger indicar cada um dos existenciais, e condição da correta compreensão do sentido desta estrutura é o entendimento de que há co-originariedade entre eles, isto é, de que a abertura de mundo só ocorre como resultado dos existenciais conjuntamente. Sem (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    São Tomás de Aquino e a psicologia filosófica.Marcos Roberto Nunes Costa & Rodrigo José de Lima - 2024 - Princípios 31 (66).
    Entre os muitos campos que a obra de São Tomás se estendeu para além da esfera teológica, um deles diz respeito à questão da divisão das ciências e os procedimentos investigativos empregados. Desta perspectiva, interessa-nos neste trabalho analisarmos o método que ele julgou adequado na investigação sobre a anima e, consequentemente, na psicologia filosófica que formulou. Inicialmente, o percurso intencionado consistirá na disposição do problema metodológico do ponto de vista mais amplo do seu contexto, isto é, a partir da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  18
    Estudos Neokantianos, de Mario Ariel González Porta.Lucas A. D. Amaral - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):310-317.
    Talvez “redescobrimento” seja uma caracterização adequada para designar o _status_ do movimento neokantiano atualmente. Se, por um lado, o neokantismo tem recebido uma maior atenção em diversos lugares da Europa, América do norte, Ásia, e em alguns países da América Latina, por outro, na ainda jovem cultura filosófica brasileira, o estudo desse importante e decisivo movimento é algo atípico dentro de nossas instituições de ensino, para dizer o mínimo. De fato, a quantidade de trabalhos acadêmicos, artigos e livros sobre as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Resenha: A experiência da arte.Luiz Armando Bagolin - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (2).
    Foi o filósofo Friedrich Schleiermacher quem primeiro intentou transformar a hermenêutica, técnica interpretativa do XVII dirigida exclusivamente à exegese de textos bíblicos e jurídicos, numa ciência da compreensão dos discursos em geral. Elevada a princípio interpretativo universal, a hermenêutica schleiermacheriana aspirava para os discursos escritos àquilo que a retórica aristotélica e a de Quintiliano (II, XVII, 37-38), entre outras que lhes são posteriores, propuseram para todo hábito discursivo, não somente para os escritos, muitos séculos antes. Mais restrita, contudo, porquanto re" (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Da organização cartesiana à desorganização sadiana: Sade e o conceito de organização nos séculos XVII e XVIII.Clara Carnicero de Castro - 2018 - Doispontos 15 (1).
    "Organização" é um conceito amplamente empregado nos romances filosóficos de Sade. O sentido do termo, contudo, parece mudar conforme a teoria do personagem. Tal polissemia não é uma invenção de Sade, pois pode-se discernir, em obras filosóficas dos séculos XVII e XVIII, pelo menos cinco significados diferentes para a palavra: um sinônimo de máquina cartesiana, uma disposição específica da matéria que possibilita a vida, a forma com que a matéria viva se dispõe num todo contínuo, um mero arranjo geométrico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  19
    Considerações contempor'neas sobre a natureza ética do homem conforme Tomás de Aquino.Humberto Schubert Coelho - 2019 - Franciscanum 61 (172):1-13.
    Diante das presentes dificuldades de fundamentação da ética, ocasionadas pelas cisões necessárias, mas logo extrapoladas, entre natureza e subjetividade, conhecimento e ação, muitos pensadores têm se voltado para a grande síntese tomasiana do pensamento ocidental. Com numerosas releituras nos campos da ética, do direito, da epistemologia e da metafísica, o pensamento tomasiano vive sem exageros uma pequena renascença, particularmente em língua inglesa, ensejando inúmeras abordagens revisionistas, históricas ou adaptações às pesquisas da filosofia e da teologia analíticas. Mais como informativo deste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A redescrição rortyana da pequena crueldade.Edinalva Melo Fontenele - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):50-63.
    Considerando que muitos livros desenvolvem nossa capacidade de identificação imaginativa e de disposição para evitar a crueldade, aproveitamos as sugestões de Richard Rorty e utilizamos o romance Lolita, de Vladimir Nabokov, como cenário para a redescrição da crueldade. Cabendo prontamente nos critérios liberais rortyanos de combate à crueldade, esse romance nos possibilita perceber os efeitos que as nossas próprias idiossincrasias privadas podem ter sobre a vida de outras pessoas. Dono de metáforas fortes, vívidas, Lolita nos permite abordar o que (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  22
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes.Alexandre Guimarães Tadeu de Soares - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1157-1188.
    Considerações sobre a impossibilidade de definir o homem a partir de Descartes Procuramos, neste texto, pensar o significado da rejeição da tradicional definição de homem efetuada por Descartes, quando tenta entender o que somos. Essa rejeição é resultado de um novo método de filosofar, que poderíamos designar como via das ideias – aquela que parte das forças do próprio espírito para examinar tudo o que ocorre nele e em qualquer outra coisa, evitando usar de pressuposições. A fim de marcar essa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual // Critical thinking as a tool of intellectual defense.Valdemir Guzzo & Brambatti Guzzo - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):64-76.
    A ideia de que o pensamento crítico deva estar no centro de qualquer atividade educacional tem sido proposta por filósofos da educação há muito tempo. Pensar criticamente, ou seja, avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas em suporte a eles, e ter o hábito de fazê-lo constantemente, isto é, possuir o espírito crítico, são consideradas características importantes para os indivíduos e para o bom funcionamento de uma sociedade democrática. No entanto, o pensamento crítico não parece (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  24
    (1 other version)Notas sobre o conceito de sociabilidade legal em Kant.Rejane Schaefer Kalsing & Delamar José Volpato Dutra - 2012 - Revista de Filosofia Aurora 24 (35):205.
    Para Kant, humanidade signi!ca o universal sentimento de participação e a faculdade de comunicação íntima e universal, sendo o que distingue o homem do animal. Dessa formulação, surge o conceito de sociabilidade legal, pelo qual um povo constitui uma coletividade duradoura, capaz de conciliar liberdade, igualdade e coação. Rohden sustentou que esse conceito, apesar de se relacionar com o contexto estético, não se restringiria a este, implicando uma compreensão ampliada do conceito de humanidade. A partir de tal hipótese, poder-se-ia entender (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  16
    Uma aproximação: a teoria da justiça de Rawls diante do liberalismo de Mill.Everton Puhl Maciel - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):137.
    Resumo: o presente artigo tem o objetivo central de sugerir uma aproximação entre a teoria da justiça de Rawls e o liberalismo de Mill. Vamos nos apoiar em dois elementos metodológicos para isso: o fato de Rawls ter admitido um tipo de consequencialismo pela via institucional e a sua filiação a um nível mitigado de intuicionismo na base da sua teoria da justiça. A primeira característica busca a correção de políticas institucionais, levando em consideração determinadas finalidades sociais de comunidades políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    Piedade e Unidade da Vida: Montaigne, Bruno e Rousseau.Sandro Mancini - 2002 - Revista Portuguesa de Filosofia 58 (4):847 - 858.
    O artigo versa sobre duas passagens cruciais em que toma forma o tema da comunicação entre vida humana e vida não humana: o século XVI, com Michel de Montaigne (1533-1592) e Giordano Bruno (1548-1600), e o século XVIII, com Jean-Jacques Rous-seau (1712-1778), o qual se inspira directamente nos Essais. O artigo mostra até que ponto a ética de Montaigne se concentra sobre a escuta da natureza imanente a cada indivíduo, comportando em si a ideia da solidariedade que une todos os (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    As heterotopias.Claudio Medeiros - 2022 - Griot 22 (3):1-10.
    Na pós-colônia, a ingovernabilidade depende daqueles que aparecem onde não deviam aparecer, e falam sem autorização para falar. Depende, a rigor, da existência de heterotopias. A questão da espectralidade é, enquanto questão filosófica, a de nossa relação com esses espaços onde os mortos podem estar em aliança com os vivos. Mas os espectros não estão inteiramente aqui, ainda que nos movam, ainda que coloquemos nosso corpo à disposição para que eles possam falar em justiça. Há uma ruptura com o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  67
    O gênero epistolar: diálogo per absentiam.Adma Fadul Muhana - 2000 - Discurso 31:329-346.
    Definida desde Cícero como “diálogo entre ausentes” a epístola tem um lugar destacado entre os gêneros em prosa da Antiguidade, justificado na preceptiva humanista não só quanto ao seu estilo, disposição e tópicas, como principalmente quanto ao modo de imitação. Concebida como “a metade de um diálogo'` (Poliziano, Tasso), a partir de Erasmo e de Vives a epístola é tida como uma produção letrada, pública, apta a ser colecionada em epistolários. É neste sentido que se torna um dos gêneros (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    John Dewey: a favor da ciência ou lições anti-negacionistas.Edna Magalhães do Nascimento - 2022 - Cognitio 23 (1):e58538.
    No processo de reconstrução da filosofia, está colocado para John Dewey o desafio da articulação entre filosofia e ciência e, como consequência disso, a mudança no método de operar da primeira. Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra, cuja influência advém do naturalismo darwinista. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 92