Results for 'Epistemologia, Corpo, Trabalho'

968 found
Order:
  1.  95
    Corpo, Vida e Biopolítica.M. Miotto & Alessandra Daflon (eds.) - 2024 - Cachoeirinha: Editora Fi.
    Os capítulos aqui reunidos desdobram as temáticas do “corpo”, da “vida” e da “biopolítica” em assuntos que percorrem a epistemologia das ciências da vida, a arqueologia foucaultiana das ciências empíricas, a crítica de Foucault à psicanálise, a questão da loucura e da psiquiatria em torno da mulher e das questões de gênero, os dispositivos de segurança e biopolíticos envolvendo a noção de população, as relações entre subjetividade e verdade, o problema do governo de si e dos outros e as novas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Pragmatismo e Epistemologia: A perspectiva naturalista-instrumentalista de Dewey.Darcisio Natal Muraro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):42.
    O presente artigo tem por objetivo analisar o problema epistemológico na obra de Dewey. Abordaremos a crítica aos pressupostos da epistemologia tradicional e sua tentativa de reconstruir uma posição distinta por meio da lógica da investigação. O estudo de caráter filosófico, qualitativo na análise de conceito envolvendo o campo do conhecimento, mostra que este pensador tomou posição crítica diante do que chamou de epistemologia, termo que designa o conjunto de filosofias construídas sobre dualismos como sujeito e objeto, teoria e prática, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Corpo E Anima Dall'epistemologia Scientifica All'ermeneutica di Ciò Che È Simbolo.Valerio Tonini - 1987 - V. Levi.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Implicações éticas e pedagógicas no trabalho docente com o corpo.Evaldo Antônio Kuiava & Lisiane Reis Brum - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):26-41.
    O texto tem como eixo central discutir sobre a complexidade existente no trabalho docente em Educação Física, cuja responsabilidade do professor inclui o cuidado quanto com as implicações éticas e pedagógicas no trabalho com o corpo do outro, seja ele professor universitário, seja ele professor em escola. Dessa forma, através de entrevista semiestruturada e análise qualitativa, foi realizada uma pesquisa com 13 estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino particular da cidade de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Desejo, corpo e intencionalidade na fenomenologia.Ericson Sávio Falabretti - 2017 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (14):196.
    Esse trabalho discute a noção de desejo a partir da obra de Merleau-Ponty. Sustenta a ideia de que para a fenomenologia merleau-pontyana o desejo remonta a três pontos fundamentais: a sua expressão inicial se dá na forma da intencionalidade operante, vivida na experiência do corpo próprio, como está descrita no prefácio da Fenomenologia da Percepção; o desejo, nesse caso, não pode ser compreendido como falta, ou carência de mundo, mas como transbordamento; finalmente, o desejo tem uma significação ontológica na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Corpo e Subjetividade: Notas Sobre o Excurso I da Dialética Do Esclarecimento.Thiago Ferreira de Borges - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):119-134.
    Com este trabalho pretendemos mostrar como um olhar mais atento para o corpo de Ulisses pode nos ajudar a compreender o percurso e os processos de formação da identidade, do sujeito esclarecido, presentes no Excurso I da Dialética do Esclarecimento, de Theodor Adorno e Max Horkheimer. Acreditamos que pontos sobre mito e esclarecimento e alguns traços a respeito da formação da subjetividade do homem esclarecido serão marcados nas relações que o herói homérico estabelece com a natureza e, em especial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A performance do belo corpo de odisseu se mostra: De.Alessandra Serra Viegas - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):27-34.
    O presente trabalho procurará apontar olhares sobre o corpo de Odisseu, herói e protagonista da segunda obra homérica, a partir da perspectiva do narrador e da personagem Nausícaa, a princesa dos Feaces. Assim, demonstrar-se-ão, ainda que sucintamente, as metamorfoses sofridas pelo corpo de Odisseu ao longo da obra homérica, as quais o fazem transitar entre o ‘proscrito e o príncipe’. Para tanto, buscar-se-á através da análise do Canto VI, o momento em que se dá o encontro de Odisseu e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  17
    Epistemologias, gênero e dogmatismo científico.Daniel Martínez-Ávila & Mariana Rodrigues Gomes de Mello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):182-194.
    Há uma filosofia da diferença que precisa ser mais considerada nos nossos tempos, visto que se opõe à tradição filosófica identitária dos pré-socráticos à atualidade, que se apegou obstinadamente à ideia de identidade, que vislumbra o real, somente através da referência ao idêntico. Nessa perspectiva, os anseios e peculiaridades dos mais diversos movimentos sociais precisam ser ouvidos de modo mais efetivo pela filosofia e pela ciência. Mesmo nas ciências exatas, a teoria não é eterna, quanto mais nas sociais aplicadas, como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    O “corpo” e a crítica à modernidade no pensamento de Friedrich Nietzsche.Márcio José S. Lima - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):110-119.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem daquilo que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entende por “Corpo”. A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo particular de percepção, capaz de perceber vida em seu próprio processo de constituição. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  23
    Corpo-arquivo e as banalidades.Alexandre Luiz Polizel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):91-108.
    Este trabalho tem por objetivo apresentar a diagnose da pedagogia-tecnologia do corpo-arquivo e das banalidades, enquanto produtora de subjetividade. Este emerge da imersão em um grupo na rede social Facebook, guiado pela analítica do Diagnóstico do presente sob inspirações Foucaultianas, Nietzscheanas e Arenditianas. Organiza-se a analise em três eixos: a) A memória: o olhar para si e a produção de referências; b) Os esquecimentos: (hiper)estímulos e hiper(in)sensibilidades; e c) Banalidades das verdades, banalidades das mentiras.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A Materialização Dos Corpos Para Judith Butler.Janiel Ferraz - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):221-238.
    O seguinte trabalho tem como objetivo retratar a materialização dos corpos na concepção de Judith Butler, a partir da influência de Michael Foucault e como isso se dá contemporaneamente. o texto _Corpos que importam – os limites discursivos do sexo_ retrata todo o movimento em torno da materialização do corpo através do pensamento de Butler, e das relações de poder perpetuadas historicamente por meio de discursos restritivos e normalizadores sobre os corpos. Será abordado também como a tradição filosófica influenciou (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  13
    corpo fenomenológico em Edith Stein e Simone Weil.Juliana Missaggia & Paola Ramos Ávila - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39847.
    O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa da forma como Edith Stein e Simone Weil desenvolvem o conceito de “corpo”, sobretudo em escritos de juventude. Para isso, partimos de uma análise de como cada uma das filósofas entende a corporeidade, indicando, a seguir, as semelhanças e diferenças. Embora encontremos diversos estudos apontando a afinidade entre as autoras, tais trabalhos costumam investigar as semelhanças biográficas, ou o envolvimento de ambas com a vivência mística. Seguindo, no entanto, um caminho pouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  24
    Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget.Joaquim Francisco de Lira Neto - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):359-375.
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Corpo e senioridade: pensando limites éticos não bio-lógicos com Oyèrónkẹ Oyěwùmí.Yasmin Alcantara Galvão Pereira - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente artigo tem por objetivo apresentar os argumentos de Oyèrónkẹ́ Oyěwùmíem sua obra A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero, (1997), para ser pensado a relação entre o corpo e a ética na cosmovisão e na cosmopercepção. Para demonstrar que a epistemologia ocidental engendra sobre si e os demais povos a universalidade da categoria gênero e os problemas sociais oriundos desta generificação, a epistemóloga iorubana escreve A invenção das mulheres com um caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. EPISTEMOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS: características e renovação que elas trazem para as ciências sociais.William Lima Duarte Oliveira, Antônio Carlos Lobato Nery & David Junior de Souza Silva - 2024 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (8).
    Tem-se a necessidade de conhecer, compreender e refletir sobre o que se denomina de epistemologias contemporâneas ou novas epistemologias. Nas ciências sociais essas epistemologias recentes ajudam a pensar e repensar as novas formas do fazer científico em ir além das epistemologias ditas clássicas que conhecemos, tais como o marxismo, historicismo, funcionalismo, hermenêutica e outras que já são consideradas hegemônicas e que partem do conhecimento europeu e norte americano. Contrariamente, as novas epistemologias são em sua maioria elaboradas fora desses núcleos de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  17
    O Corpo Social do Sujeito.Xavier Guchet - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):157-186.
    Simondon situou o conjunto de seus trabalhos sob o signo de uma confrontação entre a filosofia e as ciências humanas. Partindo da constatação de que as ciências humanas de sua época são insuficientemente unificadas e que elas perdem a realidade do homem concreto e completo, ele quer propor uma filosofia da individuação humana que possa renovar os saberes sobre o homem. Esta filosofia da individuação se apresenta como um esforço para casar estreitamente duas dimensões da realidade humana que são habitualmente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. (1 other version)O drama do corpo arrependido em Schopenhauer e Shakespeare.Filipi Oliveira - 2010 - Revista Inquietude 1 (1):90-109.
    Pretende-se, neste trabalho, investigar a natureza, as origens e as consequências do arrependimento e do remorso e seus acordos com a Vontade; que - na filosofia de Schopenhauer - representa o substrato da existência fenomenal. Além disso, o presente artigo visa aproximar o discurso conceitual de Schopenhauer com o discurso dramático de Shakespeare, na tentativa de ultrapassar a dicotomia existente entre a episteme e a práxis. Schopenhauer, defensor da arte como meio imediato e eficaz de contemplação das ideias metafísicas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Epistemologia das concepções abertas no ensino da educação física: o legado de Jean Piaget.Joaquim Neto - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 359.
    O presente trabalho tem o objetivo de analisar a influência do pensamento de Jean Piaget na proposta das Concepções Abertas no ensino da Educação Física. A epistemologia do autor constituiu uma das referências para a proposta em questão, o que torna necessário o estudo dos pressupostos gnosiológicos e ontológicos da teoria piagetiana para a melhor compreensão das implicações político-pedagógicas do ensino aberto. É possível identificar problemas e limitações das Concepções Abertas, que, por herdar as visões de homem e sociedade (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  11
    O corpo é a camuflagem: construções ficcionais de si na produção artística de mulheres nos anos 1970.Isadora Buzo Mattiolli - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):216-243.
    A crítica feminista elaborou a questão da representação na arte de diferentes maneiras. Nessa perspectiva crítica, um dos problemas são as imagens das mulheres feitas por um olhar masculino ao longo das narrativas tradicionais da história da arte. Respondendo a esse problema, algumas artistas realizaram ações para as câmeras de vídeo e fotografia. Nestas imagens, elas utilizaram o próprio corpo para demonstrar as construções ficcionais dos gêneros. Nesse artigo, analiso esses trabalhos pelas seguintes leituras: a crítica aos rituais de feminilidade, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa nas ciências aplicadas.Márcia Regina Pfuetzenreiter - 2003 - Episteme 16:111-135.
    O texto traça as linhas gerais do pensamento de L. Fleck por meio da análise de seus principais trabalhos no campo da epistemologia. Foram consultadas publicações anteriores e posteriores à monografia de 1935, até o último trabalho datado de 1960 e escrito pouco antes de sua morte. Desta forma, procurou-se compreender o desenvolvimento de suas idéias e estabelecer conexões entre o seu pensamento e a atividade prática no campo das ciências aplicadas, com especial atenção para o ensino nas ciências (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Corpo Na Era da Inteligência Artificial Já Era?Mônica Parreiras - 2024 - Princípios 31 (65).
    A inteligência artificial (IA)[1] tem se tornado cada vez mais importante na indústria moderna, trazendo consigo benefícios e inovações capazes de transformar a maneira como o trabalho é executado. Sendo assim, este artigo tem o objetivo de elucidar alguns tipos de IA e sua aplicabilidade no cotidiano da vida moderna. Ademais, intenciona-se abordar os apelos da personalização de conteúdos que capturam e algoritmizam o indivíduo, de modo a ensejar os desafios éticos implicados em seu avanço. E, por fim, ambiciona-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Sobre o Hílemorfismo: corpo e alma como condição de possibilidade do viver.Suelen Pereira da Cunha - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):22-34.
    O presente trabalho visa demonstrar como a relação entre corpo e alma são indispensáveis para o viver. Para tanto, considera a tese de que o ser animado é uma substância composta de matéria e forma, que também pode ser analisada sob a perspectiva de potência e ato. Neste sentido, o trabalho inicia com a compreensão sobre o que é uma substância, qual tipo de substância é o ser vivo para, em seguida, mediante as definições de alma presentes no (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  2
    A Gestão Do Trabalho, Do Homem e da Vida a Partir Do Pensamento de Michel Foucault.Jorge Luiz Candido de Batista & Jane Rodrigues Guimarães - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):124-133.
    De acordo com Michel Foucault os novos procedimentos de poder se aplicam em níveis e formas diversas, tendo-se de ser considerado também o que se encontra para além do âmbito econômico, da produção ou mesmo do Estado. Neste sentido, as questões vinculadas ao trabalho devem ser consideradas levando-se em consideração, também, os aspectos que ultrapassam a esfera econômica e que afetam o homem no que tange o conjunto dos efeitos imprimidos aos corpos, aos comportamentos e às relações sociais por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre o papel do corpo e a tese da mente estendida.Débora Vieira Machado, Thiago Januario Lisbôa & Zena Eisenberg - forthcoming - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação.
    Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relação entre a tese da mente estendida e do papel do corpo no uso das estratégias de aprendizagem. Nas discussões, tecemos algumas possíveis interseções entre a teoria das estratégias de aprendizagem com a tese da mente estendida de Andy Clark e David Chalmers e o papel do corpo. Em um primeiro momento, apresentamos a teoria das estratégias de aprendizagem. Em seguida, fizemos uma breve exposição da teoria da mente estendida. De modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    A Epistemologia Charroniana De Descartes.Rubens Garcia Nunes Sobrinho - 2011 - Educação E Filosofia 25 (49):121-147.
    Na sua obra magistral De La Sagesse, Pierre Charron sistematiza uma epistemologia cética, que configura o pano de fundo e o alvo central do ceticismo moderno: o critério de evidência. A epistemologia charroniana desenvolve os conceitos basilares que serão empregados nas Regras para a direção do espírito e incorporados no Discurso do método como elementos cruciais para o formulação do cogito cartesiano. O escopo deste trabalho é explicitar a conexão das concepções capitais que compõem as Regras para a direção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  46
    Crises, sentidos e corpos como efeitos materiais do acontecimento e da biopolítica.Alex Pereira de Araújo & Nilton Milanez - 2015 - Xi Colóquio Do Museu Pedagógico 11.
    Este trabalho busca refletir sobre os efeitos materiais do acontecimento e da biopolítica, ou seja, buscamos entrar na ordem do acontecimento e da biolítica pela via da arqueogenealogia de Foucault. Para isso, vamos retomar a questão “como pode um acontecimento ser escrito?”, lançada por Barthes no mesmo ano em que ocorreu o acontecimento do Maio de 1968, para refletir sobre outro acontecimento: o Outubro de 2005, também ocorrido na França, quando vamos demonstrar que os filmes de horror também podem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  13
    Uma análise sobre corpos periféricos, normais e anormais a partir do filme Pieles.Leandro Faustino Polastrini & Luciene Neves - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):36-61.
    Buscamos neste artigo realizar uma análise sobre os termos normalidade, anormalidade, corporalidade central e periférica através do filme “Pieles” do diretor espanhol Eduardo Casanova. Para realizar este trabalho utilizamos a metodologia bibliográfica e análise fílmica. Destarte, apresentamos a descrição sobre o filme e algumas personagens, desenvolvemos uma discussão teórica e fechamos com análises sobre o filme e as considerações finais. Concluímos que não são as diferenças corpóreas, sejam elas anomalias ou mutações congênitas que definem os lugares e funções desses (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    (1 other version)Concepções Gestálticas e Fenomenológicas Do Corpo.Rafaela Pereira Lameira - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    O presente artigo apresenta uma revisão da literatura gestáltica e fenomenológica acerca do conceito de corpo na abordagem, objetivando identificar as possíveis contribuições da epistemologia para o tema nas diversas concepções encontradas na literatura cientifica consultada, bem como oferecer aos Psicólogos insumos para focalizar na prática clínica psicoterapêutica alguns sintomas ligados às demandas do cliente. Diversos autores produziram estudos a respeito do assunto, visto que um dos fundadores da Gestalt-terapia, Frederick Salomon Perls inclui em suas obras, nos textos fundadores da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  32
    Filosofia do Corpo e Inventário da Dor.Luís António Umbelino - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 26 (52):291-310.
    Um aspeto fundamental do modo de ser da nossa corporeidade complexa, sugerido na primeira parte deste trabalho pelo alinhamento da experiência do amputado com a experiência do luto, permaneceu aí implícito e não enfrentado, sendo agora o momento de o retomar: trata-‑se de saber que papel desempenha o corpo na própria origem da relação intersubjetiva -‑ ou, se quisermos, como pode contribuir para resolver o “problema da existência de outras mentes”. Voltando ao horizonte do projeto fenomenológico merleau-‑pontyano, a nossa (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  50
    A representação de mulheres nos espaços de poder e a standpoint theory: contribuições de uma epistemologia feminista.Marina França Santos - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):904-933.
    O presente trabalho objetiva discutir e analisar criticamente a representação de mulheres nos espaços de poder. O estudo adota como ferramenta analítica a standpoint theory, epistemologia feminista crítica às concepções tradicionais da teoria do conhecimento, e tem por marco teórico as reflexões trazidas pela teoria democrática sobre inclusão social nos espaços de poder.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  45
    CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira.Alexandre De Oliveira Fernandes, Adson Rodrigues de Oliveira & Serinaldo Oliveira Araújo - 2020 - Odeere 5 (9):07.
    Eduardo Davi Oliveira, autor de livros como “Cosmovisão Africana no Brasil” e “Filosofia da Ancestralidade, é professor do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. Ele nos concedeu a presente entrevista durante evento da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, intitulado “Corpo, Poética e Ancestralidade”, o qual ocorreu de 11 a 17 de Março de 2019, na cidade de Porto Seguro, Bahia. Nossa conversa foi atravessada por temas como epistemologia negra, saberes milenares do povo Bakongo, mitologia dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  16
    Ativismo Negr@: entrecruzando epistemologias feministas nas trajetórias de mulheres negras e religiosas.Manoelle Lopes Fontes & Ana Cláudia Lemos Pacheco - 2021 - Odeere 6 (1):38-66.
    Neste artigo propomos discutir as trajetórias e encruzilhadas de mulheres negras adeptas do catolicismo e do candomblé, a partir da análise subsidiada por epistemologias situadas no campo do Ativismo Negr@, tomando como referência o feminismo negro e decolonial e a teologia feminista católica, procurando captar as narrativas sobre corpo, sexualidade, etnia, raça e religiosidade, de onde emergem intersecções. Para fazermos esse diálogo, contamos com as trajetórias de duas mulheres negras sul baianas, residentes no município de Canavieiras, autodeclaradas negras, com idades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Educação e epistemologias.Silvio Sanchez Gamboa - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):1-9.
    Apresentação do n.1 da Revista Filosfia e Educação, dedicado à temática Educação e epistemologias. A organização deste número temático contou com a colaboração do Prof. Dr. Marcelo Donizete da Silva da |Universidade Federal de Ouro Preto. A seleção de trabalhos inclui nove artigos diretamente relacionados com a temática proposta e que compõem a seção do dossiê e seis artigos da seção de fluxo contínuo da revista Filosofia e Educação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  19
    Um olhar sobre Historiografia e Epistemologia no campo da Ciência da Informação.Isa Maria Freire & Tiago José da Silva - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):133-164.
    Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da informação, de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência da informação. Identifica o coletivo de pesquisadores que dão continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Destaca, na temática abordada, um grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Pesquisadores com alunos na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  26
    Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida.Carlos José Martins & Flávio Soares Alves - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):31-44.
    Cartografias da ingovernabilidade dos corpos na arte e na vida Resumo: Sofremos uma crescente governamentalização dos corpos e das condutas ao longo do mundo moderno e contemporâneo. Essa foi uma das expressivas contribuições do pensamento do filósofo francês Michel Foucault. No entanto, tal governamentalização não adveio sem contrapartida. Trata-se, em todo caso, de um empreendimento sistemático de investimento pelo poder e de redução dos corpos à sua dimensão extensiva, utilitária, funcional e orgânica, numa palavra, instrumental. Uma pletora de práticas foi (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  68
    O Horror fílmico na ordem do corpo e da escrita do acontecimento.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Colóquio Nacional e Internacional Do Grupo de Pesquisa o Corpo e a Imagem No Discurso 3:95-109.
    Este trabalho empreende uma discussão a respeito do corpo como materialidade visível no dizível em duas produções cinematográficas de horror (Frontières e À l’interieur), cuja ordem fílmica de horror lança mão das imagens referentes ao acontecimento do Outubro de 2005, o qual foi marcado pelas manifestações e confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes nas principais cidades francesas. Esta forma de usar imagens referentes a acontecimentos políticos ou sociais é uma característica das produções cinematográficas americanas de horror dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  33
    Ações do corpo humano, mente/cérebro e linguagem.José Roque Aguirra Roncari - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 199.
    Descobrimos que, se a linguagem e o corpo humano são uma realidade só, se a linguagem é física/matéria tanto quanto um órgão mental do corpo, conforme Chomsky cuja gênese biológica nos acontece e se desenvolve a partir de nosso interior corpóreo mental. Se a linguagem também executa ações, conforme Ludwig Wittgenstein , então, isto pode significar que educar o corpo humano, implica educar também a linguagemordinária que o corpo usa para viver em ambientes sociais. Ambos, sempre agem em conjunto e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Corporeidade e epistemologia.Tadeu João Ribeiro Baptista - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):112-135.
    Corporeidade tem sido usada em situações diferentes, considerando que este termo se apresenta como um processo de totalidade do ser humano para além do corpo entendido como componente biológico. Assim, o objetivo geral é analisar as concepções epistemológicas deste conceito. Para isso, realizou-se uma revisão narrativa a partir de livros e artigos, com textos publicados a partir de 2000, os quais fundamentaram este ensaio. Os resultados apresentam que o conceito de corporeidade possui análises provenientes da fenomenologia, do materialismo dialético e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    O enquadramento do medo no corpo fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2015 - Anais Do Cena 2 (4):1-10.
    Esta pesquisa empreende um estudo acerca das formas de enunciar o medo em produções fílmicas de horror; ou seja, busca-se, por meio da arqueogenealogia foucaultiana, analisar o enquadramento do medo nas imagens em movimento que foram produzidas para compor a estrutura dos filmes de horror; precisamente, busca-se analisar os modos de produção do corpo contemporâneo demarcado pelo horror nestas imagens. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é contribuir com a (re)criação da história dos modos como os medos contemporâneos estão (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  11
    Métodos e técnicas de pesquisa (social) ou Muito tempo perdido? (resposta A "provocação geraldina" ou ao "corpo docente"?).Cícero José Alves Soares Neto - 2008 - Educação E Filosofia 1 (2):95-97.
    Este artigo visa refletir sobre a resposta de trabalho desenvolvida pela disciplina MTP (Métodos e Técnicas de Pesquisa), conhecida e denominada pelo corpo discente como Muito Tempo Perdido. Esta reflexão, apesar de acalentada há um certo tempo, mais precisamente desde 1985, logo após o concurso prestado por este autor para o ingresso na carreira universitária, somente agora, em julho de 1986, foi motivada pelo artigo “A MELHORIA DO ENSINO E OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISAS E DE ESTUDOS”, de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. NECROPOLÍTICA: Estratégias de extermínio do corpo negro.Eliseu Amaro de Melo Pessanha & Wanderson Flor do Nascimento - 2018 - Odeere 3 (6):149-176.
    Este artigo tem a pretensão de analisar a construção de alguns processos conceituais que levaram a justificativa da legitimação da dominação, subjugação e eliminação do corpo de seres humanos de pele escura, especificamente procedentes do continente africano e as respectivas terras para onde foram levados a força para serem escravizados. Ao receber a alcunha de negro pelo colonizador europeu, o africano começa a ser inserido em um estágio de construção de não-ser, não-humanidade e não-racionalidade. Classificado dessa forma o seu corpo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  17
    Filosofias em diáspora: epistemologias de terreiro e transformações do eu.Luís Thiago Freire Dantas - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):169-184.
    Resumo: Este artigo trata da diáspora africana como fonte epistemológica e, principalmente, de pensar suas implicações para a produção de filosofia africana, no Brasil. Para isso, o corpo será enfatizado como meio de comunicação com o mundo visível ou invisível, através do terreiro, estabelecendo uma relação entre a vivência e o pensamento filosófico. Em seguida, para fundamentar a diáspora, será interpretada a narrativa da orixá Oyá/Iansã, tendo como eixo o “corpo sem fronteiras” que medeia natureza e cultura. Por fim, propõe-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Abordagem axiológica da epistemologia científica.Roberto de Andrade Martins - 1981 - Textos Seaf 1 (2):38-57.
    A considerable part of the 20th century epistemology was devoted to attempts at differentiating science from metaphysics or from non-science. Such demarcations try to establish necessary and sufficient conditions to ascribe the scientific status to a theory. However, all demarcations that were proposed conflict with scientific practice, and no proposal received general acceptance. This article suggests a new kind of approach, in which nothing is prohibited in science, but criteria for evaluating and guiding the scientific research are established through desiderata, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
    Este artigo busca adentrar pelas questões relacionadas à biopolítica do corpo, sobretudo, daquelas ligadas à estatização do biológico e do racismo do Estado, que aparecem nos trabalhos de Michel Foucault e que aqui evocamos para analisar o corpo enquanto objeto discursivo analisável dessa biopolítica em duas produções francesas de horror, - Frontière(s) e em À l’interieur – que exibem imagens dos tumultos de Outubro de 2005, acontecimento marcado pelos protestos contra a política de perseguição aos sans-papiers que vitimou três jovens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  46.  14
    Yvonne Rainer e os fins da dança: corpo, consciência e educação somática.Ana Rita Nicoliello - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Neste artigo, articulo três sentidos distintos da expressão “Fins da Arte” - analítico-filosófico, estético e teleológico – para refletir acerca de um movimento importante no cenário da arte da dança, que transformou radicalmente o modo como nossa cultura ocidental compreende o corpo. Refiro-me à dança pós-moderna americana que se desenvolveu principalmente nas décadas de 60, 70 e 80, e tomo como paradigma o trabalho da coreógrafa, bailarina e cineasta Yvonne Rainer, denominado Trio A. Meu argumento é que, neste (...) coreográfico, Yvonne Rainer coloca, com seu próprio corpo, a questão do “fim da dança” nos sentidos analítico-filosófico e estético, e como consequência promove uma reflexão sobre o “fim da dança” no sentido teleológico. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Direitos humanos e diversidade sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar // Human rights and sexual diversity at school: homophobia, teacher’s work and everyday life at school.Elizeu Clementino de Souza - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):198-220.
    Ao tomar como referência o projeto de formação Direitos Humanos e diversidade afetivo-sexual na escola: homofobia, trabalho docente e cotidiano escolar, o texto busca sistematizar aspectos relacionados ao referido projeto, tendo em vista possibilitar que os professores em processo de formação construam novos modos de intervenção e práticas no seu cotidiano, capazes de combater o preconceito e promover a igualdade, no que concerne à homofobia no cotidiano social e escolar. É importante salientar que as questões especificamente sobre orientação sexual, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Abajur Cor de Carne - Cartografia Pela Dança: Possíveis Epistemologias de Uma Arte Negro-Brasileira.Maicom Souza E. Silva & Elaine Augusta Da Silva Vieira - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):79.
    Abajur Cor de Carne - Cartografia pela Dança: possíveis epistemologias de uma arte negro-brasileira é uma análise do espetáculo de dança contemporânea, homônimo, montado pelo Coletivo Emaranhado na cidade de Vitória/ES em 2019. Sinalizamos, a partir do batucar-cantar-dançar, as performances dos artistas que restauram os comportamentos do povo negro-brasileiro. O caminho metodológico seguido, por este artigo, foi o estudo de caso pautado na observação de vídeo e registros de imagens do espetáculo, acompanhado da revisão bibliográfica das obras que contemplam a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Considerações sobre a epistemologia dos experimentos mentais // Considerations about epistemology of thought experiments.Marcia Regina Santana Pereira - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):181-197.
    A ciência é feita das escolhas de seus protagonistas e como tal, repleta de subjetividade. Uma teoria científica é uma suposição explicativa e negar a influência da imaginação como agente ativo na construção do conhecimento seria no mínimo ingenuidade. Embora a ciência possua regras bem definidas, seu método se limita a obtenção e tratamento de dados. O surgimento da ideia ou da hipótese inicial é fruto do salto intuitivo da livre imaginação humana. A Experimentação Mental é o processo de empregar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Fronteiras e pontes entre a epistemologia e a axiologia no pensamento kantiano: uma perspectiva heideggeriana.José Arlindo de Aguiar Filho - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):99-132.
    Resumo: A proposta do trabalho é analisar a história da separação dos campos conceituais de cunho epistemológico daqueles de cunho axiológico durante o final da idade moderna e sua recepção crítica na contemporaneidade. A extensão do tema implica cortes metodológicos para viabilizar a execução da pesquisa e estes resultam na escolha de dois filósofos relevantes e interligados: Immanuel Kant como representante do final da modernidade e cujo pensamento fundamenta a perspectiva contemporânea sobre a relação entre ciência e moralidade; e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 968