Results for 'Husserl, fenomenologia, Ideias, universais.'

953 found
Order:
  1.  46
    O problema da autoconstituição do eu transcendental na fenomenologia de Husserl: de Ideias I a Meditações Cartesianas.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):87-100.
    RESUMO: O presente artigo aborda um tema específico da fenomenologia de Husserl: o problema da autoconstituição do eu transcendental. O artigo se encontra dividido em duas partes. Inicialmente, investiga o eu como polo idêntico que acompanha todos os vividos. Em seguida, introduz o problema da autoconstituição: ao constituir seus objetos, o eu transcendental se autoconstitui. Por fim, retoma o referido problema, para investigar a gênese temporal da vida subjetiva e a autoconstituição do ego por meio dos seus próprios habitus. ABSTRACT: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  6
    A ideia de Fenomenologia em Heidegger e Husserl. Fenomenologia Hermenêutica do Aí-Ser e Fenomenologia Reflexiva da Consciência.Friedrich-Wilhelm von Herrmann - 2003 - Phainomenon 7 (1):157-194.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  23
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl.Marcelo Rosa Vieira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (74):879-942.
    O estatuto da ideia de Filosofia Primeira na Fenomenologia de Husserl Resumo: O objetivo do artigo que se segue é se dedicar a uma leitura e interpretação dos textos de Edmund Husserl que fazem uso do conceito de “Filosofia Primeira” para se referir em geral à fenomenologia e propor a tese de que a ideia de “primeira” surge de início na obra husserliana como uma privilegiada chave de demarcação do projeto fenomenológico em relação à hierarquia das ciências, e que ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  44
    Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. Introdução geral à fenomenologia pura, Edmund Husserl.Dario Teixeira - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 10:147-156.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. (1 other version)A ideia de Uma filosofia primeira na fenomenologia de Edmund Husserl.Pedro M. S. Alves - 1996 - Philosophica 7:3-37.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. "Husserl e a ideia da filosofia" de Paul Landsberg.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 7 (1):154-160.
    Tradução de um artigo do discípulo de Husserl, Paul Landsberg, publicado em 1939, onde o autor tece algumas considerações sobre a ideia que Husserl tinha da filosofia.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. Do empirismo à fenomenologia: a crítica antipsicologista de Husserl e a ideia da lógica pura.José Henrique Santos - 1973 - Braga: Livraria Cruz.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  39
    O lugar da experiência na fenomenologia de E. Husserl: de prolegômenos a ideias I.Carlos Diógenes C. Tourinho - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (3):35-52.
  9.  51
    Fenomenologia e fenomenismo em Husserl e Mach.Denis Fisette - 2009 - Scientiae Studia 7 (4):535-576.
    Como conciliar as repetidas críticas ao fenomenismo de Mach, um pouco por toda a obra de Husserl, com o papel proeminente que Husserl parece nele reconhecer em seus últimos trabalhos, quanto à gênese de sua própria fenomenologia? Para responder a essa questão, examinaremos, primeiramente, a relação estreita que Husserl estabelece entre o método fenomenológico e o descritivismo de Mach à luz do debate que opõe nativismo e empirismo sobre a origem da percepção do espaço. Em seguida, examinaremos dois aspectos da (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  34
    O problema da empatia na fenomenologia da intersubjetividade de Husserl.Fabio Caprio Leite de Castro - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e44596.
    No debate teórico sobre a empatia, há uma recente renovação do interesse pelo modelo husserliano. Após uma análise prévia sobre o lugar da empatia na fenomenologia transcendental, propõe-se uma investigação sobre como Husserl desenvolveu sua perspectiva, a partir de dois textos, em especial, nas Ideias II (Hua 4) e na Fenomenologia da Intersubjetividade (Hua 13, 14 e 15). Avalia-se inicialmente, nas Ideias II, qual é o papel da empatia, na constituição da realidade anímica. Em seguida, propõe-se, a partir da Fenomenologia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11. A ampliação da auto-reflexão da consciência: Kant e sua influência sobre a fenomenologia transcendental de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2011 - Princípios 18 (30):199-210.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} ampliaçáo da idéia de “auto-reflexáo da consciência” assume um importante papel na fenomenologia transcendental. O exercício do método adotado pela fenomenologia desloca a atençáo para a auto-reflexáo transcendental dentro da qual e a partir da qual os objetos seriam apreendidos e constituídos intuitivamente. Deparamo-nos, entáo, com uma reflexividade empírica (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  28
    Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo se propõe a apresentar como Deus é abordado na fenomenologia de Husserl, relacionado à facticidade da teleologia na vida da subjetividade. A teleologia é encontrada como a ordenação do mundo e de toda a vida subjetiva e intersubjetiva para ideias e para valores. A clarificação fenomenológica exige a fundamentação desta teleologia, encontrada na facticidade. Como fundamento, é necessário pensar um princípio teológico. Qual o sentido da transcendência deste princípio e como esta se anuncia na imanência da consciência? Enquanto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Sobre a Doutrina Teleológica Das Ciências Na Fenomenologia de Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):523.
    Resumo: O presente artigo aborda a doutrina teleológica das ciências na fenomenologia de Husserl. Dividido em duas partes principais, o artigo analisa, inicialmente, o duplo movimento das realizações científicas: a possibilidade de retorno sobre um conhecimento demonstrado e o avanço crescente das ciências, guiado pela ideia teleológica geral de “ciência autêntica”. Na segunda parte, o artigo aborda a evolução das ciências da natureza através da elaboração e contínua confirmação de suas hipóteses, em um progresso infinito de realizações em direção a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Husserl intérprete de Fichte: instinto transformado e renovação da humanidade.Federico Ferraguto - 2025 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 3 (2):e70237.
    Este artigo examina a conexão entre os projetos filosóficos de Edmund Husserl e Johann Gottlieb Fichte, destacando o diálogo crítico e a assimilação mútua entre a fenomenologia transcendental e a doutrina da ciência. A partir das lições de Husserl sobre Fichte, ministradas em 1917-1918, o artigo investiga como ambos os pensadores abordam a relação entre sujeito e mundo, explorando o papel da intencionalidade, do impulso (Trieb) e da renovação ética e cultural da humanidade. A análise enfatiza a reconfiguração da razão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Fenomenologia e ciências humanas.Creusa Capalbo - 1973 - Rio de Janeiro,: J. Ozon.
    O livro apresenta as principais idéias de Husserl, aborda o conceito tradicional de Natureza Humana e analisa a fenomenologia como método, filosofia e sob o ponto de vista das ciências humanas. A obra dedica um capítulo específico à relação com a psiquiatria e a educação. Indicado para profissionais da área de Ciências Humanas em geral, o livro ainda pode contribuir com o trabalho dos professores de filosofia que atuam no Ensino Médio.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Considerações Sobre o Conceito de Intencionalidade Em Edmund Husserl.Jesuino Junior Pires - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):286-302.
    O presente artigo apresenta um estudo sobre o conceito de intencionalidade da consciência de Edmund Husserl, compreendido dentro do contexto da fenomenologia. Para bem compreendermos este conceito buscamos primeiramente uma abordagem (contextualização) histórica da trajetória intelectual de Husserl, a fim de buscar as origens do pensamento husserliano, no que diz respeito ao tema da intencionalidade e as influencias que este recebeu de seus contemporâneos. A parte final do texto foi construída a partir de especificações de uma obra de Husserl: Ideias (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  33
    (1 other version)Husserl e Wittgenstein leitores de James: a questão do tempo.Denis Perrin - 2004 - Dois Pontos 1 (1):59-97.
    resumo Este artigo parte da constatação de que a análise jamesiana da consciência do tempo constituiu uma fonte comum fundamental das meditações husserlianas e wittgensteinianas relativas ao tempo, o specious present engendrando tanto o ursprüngliche Zeitfeld de Husserl quanto o fliehende Gegenwart do Wittgenstein de 1929. Em seguida, examino a possibilidade de apreender a articulação entre as concepções do tempo de Husserl e de Wittgenstein no nível de suas respectivas apropriações da análise de James. Respondendo de modo afirmativo, sustento de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Considerações sobre o “eu” na Fenomenologia de Investigações Lógicas.Flávio Vieira Curvello - 2024 - Sofia 13 (2):13246224-13246224.
    O presente artigo visa considerar as teses de Husserl acerca do “eu” na primeira edição das _ Logische Untersuchungen _. Se nos desdobramentos transcendentais de seu pensamento, a ideia de um “eu puro” assume relevância decisiva, nas origens da Fenomenologia deparamo-nos com sua expressa rejeição. Em um exame concreto dos únicos dados que poderiam ser fenomenologicamente reconhecidos como um “eu”, Husserl introduz as noções de um “eu empírico”, por um lado, e de um “eu como unidade fenomenológica de vivências”, por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    Nota sobre linguagem e vida em Husserl e Wittgenstein.Márcio Suzuki - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    No segundo livro das Ideias para uma fenomenologia, Husserl introduz pela primeira vez a noção de mundo da vida (Lebenswelt) para descrever o que até então era o solo originário da gênese do sentido. Nas Investigações lógicas, ao descrever os jogos de linguagem, Wittgenstein trabalha com a ideia de que estes são formas de vida (Lebensformen). Sem pretender ser exaustiva, esta nota procura discutir sucintamente o que se entende pelo termo vida nos dois casos, para mostrar que a correlação estrita (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  97
    Worldliness in Husserl’s late manuscripts on the constitution of time.Roberto J. Walton - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):141-158.
    Os chamados manuscritos C, recentemente publicados, têm um interesse especial para a clarificação da constituição do mundo na medida em que mostram como, a partir de um mundo primordial ou quasi-mundo correlato à pré-intencionalidade, se atinge o mundo plenamente intersubjetivo constituído por uma intencionalidade de interesses desde uma práxis comunicativa. Seguindo os manuscritos, este artigo tem um propósito quádruplo: 1) tentar discernir diferentes caracterizações do mundo como horizonte universal, representação-mundo, todo, forma, idéia e fundamento; mostra-se, assim, o papel da temporalidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    materialidade do índice como saída da clausura metafísica: Derrida leitor de Husserl.Danilo Vilaça - 2025 - Geltung - Revista de Estudos das Origens da Filosofia Contemporânea 3 (2):e69415.
    O artigo aborda a leitura de Husserl realizada por Derrida em A Voz e o Fenômeno (1967) e na introdução à tradução francesa da Origem da Geometria (1962), destacando a importância da materialidade dos signos (Zeichen) para o entendimento da linguagem e das idealizações. Derrida critica o privilégio da interioridade na metafísica transcendental e explora o encaminhamento à exterioridade, pressuposta pela ideia husserliana de índice (Anzeichen), evidenciando-a como fundamental para a construção dos sentidos (Sinn) e das significações (Bedeutung). Há, portanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Ontologia e obra literária: a resposta realista de Ingarden a Husserl.Allan J. Vieira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):219-243.
    O idealismo transcendental anunciado por Husserl como idêntico à própria fenomenologia nunca deixou de ser um dos pontos mais polêmicos de sua filosofia. A esse respeito, um dos primeiros críticos da posição filosófica esposada publicamente por Husserl a partir de Ideias para uma fenomenologia pura foi seu outrora aluno Roman Ingarden. Seu denso e resoluto criticismo em relação à perspectiva idealista de Husserl é amparado por minuciosas investigações de ordem ontológica, contidas sobretudo em seu magnum opus, Controvérsia acerca da existência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Seria a redução fenomenológica husserliana tão radical?Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):143-157.
    Resumo: a fenomenologia, como se sabe, foi uns dos movimentos centrais da filosofia do século XX, tendo como ponto fundamental o método de suspensão de toda e qualquer crença sobre a existência do mundo, uma redução fenomenológica como denominou Husserl. O primeiro movimento deste texto apresenta o que Husserl elabora sobre essa redução guiada por um dos seus livros fundamentais: Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. O outro movimento do texto levanta questionamentos tanto sobre seu método (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  34
    Husserl: ¿Fenomenología de la matemática?Miguel Hernando Guamanga - 2021 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 36:170-192.
    RESUMEN La fenomenología de Husserl está inmersa en un entramado de regresiones y revisiones conceptuales que dificultan la identificación de una estructura sistémica. Los conceptos característicos de la fenomenología carecen de univocidad y no son propios de algunas obras de Husserl. Philosophie der Arithmetik ilustra el problema referido. ¿Puede inscribirse esta obra dentro de la categoría de texto fenomenológico? ¿Es posible hablar de una fenomenología de la matemática en Husserl? y ¿qué sentido tendría esto? Los objetivos del presente ensayo son: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Husserl-Kandinsky: l'eclissi della natura nella fenomenologia e nella pittura del primo Novecento.Giuseppe Saponaro & Edmund Husserl - 2001
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. The psychic subject and spiritual subject in Husserl's Ideias II.Nathalie de la Cadena - 2022 - Phenomenology, Humanities and Sciences 2 (3):346-355.
    Abstract: In this article I intend to highlight how the relationship between the psychic ego (seelischen Ich) and the spiritual ego (geistige Ich) is fundamental to the understanding of intersubjectivity and the lifeworld (Lebenswelt). In Ideas II, Husserl explains how, from the ego, natural, psychic and spiritual objectivities are constituted. These three strata of objectivity are known, first, in the theoretical attitude and, second, in the spiritual attitude. In this process, the ego becomes explicit. In the theoretical attitude, the constitution (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Husserl: fenomenologia e lógica transcendental.Gustavo de Fraga - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (4):369-384.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Husserl: Fenomenologia e logica transcendental in II Coloquio Português de fenomenologia.G. De Fraga - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (4).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    Fenomenologia [„Encyklopedia Brytyjska”: wersja I].Edmund Husserl - 2015 - Filozofia Publiczna I Edukacja Demokratyczna 4 (2):102-121.
    This text is the ‘first draft” (erster Entwurf) of Edmund Husserl’s article for the 14th edition of the Encyclopedia Britannica. The text had four versions (A, B, C, D) and it received its final version after many months of work. This ‘first draft’ has a cognitive value as it reflects Husserl’s spontaneous intuitions about understanding of phenomenology and a phenomenological method in the vein of transcendental philosophy, which he has created, developed, improved and on and on modified.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Fenomenologia świadomości estetycznej.Edmund Husserl - 2002 - Sztuka I Filozofia (Art and Philosophy) 21:254.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  7
    (1 other version)Uma abordagem husserliana ao problema da referência.André Barata - 2007 - Phainomenon 14 (1):93-114.
    No último quartel do Séc. XX, instalou-se na Filosofia da Linguagem um vivo debate entre duas teorias acerca da referência, a teoria descritivista, formulada por Bertrand Russell e com raízes na filosofia de Frege, e, a desafiar esta, a teoria causal da referência, sob o impulso de Putnam e de Kripke. Há, por outro lado, importantes estudos do pensamento de Husserl, centrados sobretudo em Ideias I, que dão conta da possibilidade de uma sua leitura fregeana. O intuito desta comunicação reside, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  19
    A intersubjetividade no pensamento husserliano tardio: A experiência de empatia E a comunidade de mônadas.Juliana Missaggia - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Nesse artigo analiso aspectos fundamentais da noção de intersubjetividade, desenvolvida no pensamento tardio de Edmund Husserl. Primeiramente, apresento o conceito de empatia, demonstrando sua relação com o estabelecimento da esfera intersubjetiva. A seguir, investigo o papel desempenhado pela “comunidade de mônadas” e como ela remete à ideia de mundo objetivo. Tais noções são cruciais, conforme pretendo indicar, para afastar leituras bastante comuns, porém equivocadas, sobre o suposto caráter solipsista da fenomenologia husserliana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica.Edmund Husserl - 2008 - Lisbon: Phainomenon e Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  34.  12
    A psicologia fenomenológica como anunciada por Edmund Husserl.Edmund Husserl & José Olinda Braga - 2023 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (2).
    Entre os anos 1925 e 1928, Edmund Husserl elaborou uma série de reflexões acerca do que deveria ser uma psicologia fenomenológica e sua relação com a fenomenologia transcendental, presentes na Husserliana IX, com o título de “Psicologia fenomenológica” (Phänomenologische Psychologie). Esses escritos são partes constitutivas das preleções do semestre de verão de 1925, somados à quarta e última versão do artigo destinado à Enciclopédia Britânica, as Conferências de Amsterdam e, adicionalmente, alguns apêndices bastante ilustrativos do que ficara amplamente concebido como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A fenomenologia entre o idealismo e a história: Ideias II e Teoria das Concepções de Mundo.Sanqueilo de Lima Santos - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).
    Neste artigo, pretende-se mostrar que a fenomenologia husserliana, em sua fase transcendental, dos anos vinte, e a hermenêutica de Dilthey enfrentam dificuldades comuns, com recursos similares, apesar das diferenças quanto ao método e em relação às propostas centrais da corrente que cada autor estabeleceu na história do pensamento contemporâneo. As diferenças e as convergências entre os autores, no que tange à epistemologia das ciências do espírito, têm como ponto de fuga a problemática do sentido. Será defendido, aqui, que esse tema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  19
    O Rosto Do Outro Como Facticidade Humana: Da Lebenswelt Husserliana À Alteridade Levinasiana.Grasiela Cristine Celich - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 13 (26):25-35.
    Este artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade de conexão entre fenomenologia, facticidade humana e ética. A possibilidade de conexão entre os conceitos torna-se pertinente a partir da filosofia de Husserl e da filosofia de Levinas, pois ambos se inserem na temática fenomenológica. Desde a descoberta de Husserl, de que a ciência, ao se fundamentar nos conceitos, na razão, desvinculou-se do mundo concreto e das vivências dos sujeitos, perdeu sua dimensão ética. Portanto, Husserl, ao formular o método fenomenológico procurou recuperar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  24
    Comentarios Críticos a "Husserl: ¿Fenomenología de la Matemática?" De Miguel Hernando Guamanga, Eidos, 36, 171-193.Luis Alberto Canela Morales - 2022 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 37:304-311.
    RESUMEN Un atento repaso por la concepción de la violencia chulhaniana en el contexto de las formas tradicionales que han estudiado este fenómeno social permite exponer con mayor detalle y claridad esta propuesta en cuanto a la relación con el otro se refiere. Cuando lo sucedido durante el colonialismo que azotó al mundo en el transcurso de los siglos XVIII y XIX se asumía como las más peligrosas acciones cometidas en procura de la supresión de las características propias de cada (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  36
    Phenomenology and the formal sciences.Jairo José Da Silva - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):61-69.
    Este artigo procura mostrar que as idéias filosóficas de Husserl não apenas influenciaram o trabalho de alguns dos maiores matemáticos do século XX, mas foram decisivas para aproximarem uma epistemologia das ciências formais de uma fenomenologia do significado.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  17
    Os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de M. Heidegger na preleção A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.Christiane Costa de Matos Fernandes - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):56-73.
    O Trabalho pretende expor os traços iniciais da fenomenologia hermenêutica de Heidegger a partir da crítica realizada pelo autor ao método crítico-teleológico do neokantismo de Baden na preleção de 1919 A ideia da filosofia e o problema da concepção de mundo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    A “concessão dolorosa” de Husserl na segunda edição de Prolegômenos: a ideia de verdade em si.Carlos Diógenes Cortes Tourinho - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):563.
    O presente artigo aborda as concessões feitas por Husserl no texto de Prolegômenos, na segunda edição de Investigações Lógicas. O artigo mostra que a concessão mais difícil estaria exatamente na manutenção da ideia de “verdade em si”. Por um lado, Husserl afirma que a “verdade em si” não poderia depender da constituição da natureza humana, pois tal dependência abalaria o próprio sentido da ideia de “verdade”. Por outro lado, não deixaria de reconhecer a insuficiência da ideia de “verdade em si”, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  41. A Historia das ideias filosoficas no Brasil de Antonio Paim in II Coloquio Português de fenomenologia.E. Abranches de Souerac - 1985 - Revista Portuguesa de Filosofia 41 (4):465-471.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  29
    Práxis: trabalho e ideia prática em Hegel.Carlos Eduardo Machado - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):438-451.
    O artigo pretende mostrar a articulação apresentada por Hegel entre as noções de práxis material e trabalho na sua obra Fenomenologia do espírito e as noções de ideia prática e a ideia de Bem na sua obra Ciência da lógica. Inicialmente, será traçado um percurso histórico que a ideia de práxis cumpriu desde os pensadores da Antiguidade grega, passando pela Idade Média, quando no Renascimento, relativizam o privilégio da reflexão e da contemplação sobre a práxis material produtiva. Finalmente, chegaremos ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  60
    La fenomenología de Husserl como razón práctico/existencial: el mundo de la vida como fundamento del proyecto ilustrado husserliano de ciencia estricta.Antonio Gutiérrez Pozo - 2018 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 35 (2):415-438.
    Este artículo afirma que la fenomenología, realización de la idea de filosofía como ciencia estricta, es la respuesta husserliana a la crisis epistemológica y ontológica que padecen la ciencia y la filosofía de su tiempo. Pero el sentido último de esta ciencia estricta fenomenológica es atender los problemas existenciales del ser humano debidos al divorcio establecido entre razón y existencia por la crisis Fin de Siècle. El proyecto fenomenológico ilustrado tiene para Husserl sobre todo un sentido práctico/existencial: fundamentar la idea (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Fenomenologias do começo. Sobre a essência da filosofia em Husserl, Heidegger e Fink.José Fernandes Weber & Giovanni Jan Giubilato - 2019 - Hybris, Revista de Filosofí­A 10 (1):121-145.
    O artigo tem por objetivo investigar a particular relação que se estabelece entre a temática do início da filosofia – que é de extrema importância para toda a “escola fenomenológica de Freiburg” – e a concepção da essência da filosofia tal como desenvolvida especificamente no pensamento de Martin Heidegger e Eugen Fink. A partir da reinterpretação e radicalização operadas em relação à abordagem estabelecida pela fenomenologia husserliana, mostraremos como a figura de Husserl se impõe tanto como pano de fundo quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  34
    Fenomenología y Eudaimonía. La Búsqueda Racional de la Felicidad En la Ética de Edmund Husserl.Mariano Crespo - 2019 - SCIO Revista de Filosofía 16:21-40.
    La reconstrucción sistemática y el análisis crítico de la teoría husserliana acerca de la felicidad y de su búsqueda no es tarea fácil. Ello se debe tanto a dificultades terminológicas como a la dispersión en las distintas obras del fundador del método fenomenológico. Este trabajo pretende presentar los elementos fundamentales de una teoría tal en el contexto de la teleología de la vida moral. La felicidad entendida como vida dichosa en su totalidad (seliges Gesamtleben) en la cual todas las intenciones (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  47
    Das potências da memória. A afirmação da transitoriedade histórica E da eternidade Das ideias.Augusto B. De Carvalho Dias Leite - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):107-129.
    RESUMO A partir do exame da tradição heraclitiana e platônica sobre a transitoriedade e a imortalidade - conceitos compreendidos como universais - este artigo defende a seguinte antinomia como tese: para haver temporalidade é preciso haver eternidade. Essa tese é demonstrada por meio do estudo e atualização das noções de alma, espírito, ideia e memória, as quais estão conectadas invariavelmente ao tempo passado como princípio ontológico do fenômeno histórico. Para além do ponto de vista filosófico, portanto, da perspectiva específica do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  43
    La fenomenología de la razón Y la experiencia estética. Edmund Husserl Y vasily sesemann.Dalius Yonkus - 2021 - Investigaciones Fenomenológicas 11:129.
    La estética fenomenológica debería ser capaz de revelar cómo la estructura de cualquier objeto estético dado está conectada con la experiencia de ese objeto, así como demostrar las condiciones necesarias para la propia experiencia estética. Para hacerlo, hay que argumentar en contra de los supuestos unilaterales, como por ejemplo la suposición del objetivismo estético que postula la belleza como rasgo exclusivo de la realidad independiente del sujeto; o la creencia opuesta, que la belleza es esencial y únicamente la proyección del (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  48.  86
    La fenomenología como teoría del conocimiento: Husserl sobre la epojé y la modificación de neutralidad.Ricardo Mendoza-Canales - 2018 - Revista de Filosofía 43 (1):121-138.
    El presente artículo defiende que las nociones de epojé y de modificación de neutralidad, a pesar de su aparente semejanza, deben mantenerse radicalmente diferenciadas. La razón de fondo es que ambas surgen en el seno de operaciones de la conciencia que son metodológica y jerárquicamente distintas. Para tal efecto, haré una descripción de sus funciones y estructura, de modo que se hagan visibles tanto sus respectivas esferas de aplicación como el alcance operativo de sus procedimientos.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  49. A fenomenologia de Edmund Husserl há trinta anos memórias e reflexões de um estudante de 1909.Guilherme Felipe Carvalho - 2024 - Revista Diaphonía 10 (2). Translated by Guilherme Felipe Carvalho.
    Durante vários anos, Jean Héring (1890-1966) foi professor de teologia na Université de Strasbourg. Um fato pessoal que o marcou definitivamente, foi o privilégio de ter sido discípulo de Husserl, em Göttingen. Nesta oportunidade, também teve contato com outros representantes da fenomenologia, como Edith Stein, Adolf Reinach e Alexandre Koyré. No breve texto a seguir, datado de 1939, um ano antes da morte de Husserl, Héring relembra a sua chegada em Göttingen, no ano de 1909 e o modo como Husserl (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Fenomenologia y Fisica en Husserl, Weyl y Neelamkavil: Materia-Campo basado en Extensión-Cambio.Ruth Castillo - 2020 - Dissertation, Universidad de Alicante
    FENOMENOLOGIA Y FISICA EN HUSSERL, WEYL Y NEELAMKAVIL: MATERIA-CAMPO BASADO EN EXTENSIÓN-CAMBIO Castillo Ochoa, Ruth Transferencias Interculturales e Históricas de la Europa Medieval Mediterránea RESUMEN La historia de la terminología científica posibilita dar cuenta de 'cambios lingüísticos' o contingencia de términos en Ciencia. La Fenomenología de Husserl resulta un marco filosófico completo para elucidar significados en terminología científica enfatizando el carácter a priori de conceptos fundacionales, su aspecto contingente (lenguaje), intersubjetividad, sujeto transcendental y epojé. En tal sentido, soportar las nociones (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 953