Results for 'Imanência'

88 found
Order:
  1. Imanência E transcendência? O problema Das relações lógicas entre deus E o universo em Spinoza.Leonardo Ribeiro - 2012 - Synesis 4 (2).
    O artigo propõe problematizar ou inquirir sobre as relações lógicas [ e não apenas uma – como é normalmente defendido pelos comentadores imanentistas ] entre Deus ou substância e o universo dos modos em Spinoza (1632-1677), provando, ao seu fim, a hipótese de que podem [tais relações] ser devidamente demarcadas como de transcendência e de imanência em conciliação. Para tanto, o trabalho efetua o estudo do escólio da EIPXXIX [condição da prova] sob o apoio de outras passagens da Ethica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Imanência e Luz: Espinosa, Vermeer e Rembrandt.Marilena Chauí - 1996 - Discurso 26:113-130.
    Tradicionalmente. a filosofia de Espinosa é interpretada como acosmismo no qual o percurso intelectual consiste em ir de Deus a Deus, única realidade. Propomos tomar a concepção espinosana da imanência como movimento pelo qual o infinito se conhece através do intelecto finito e este se realiza através do pensamento divino. Julgamos que uma referência indispensável para compreender a refração da substância divina em infinitos intelectos finitos e sua reflexão neles seja a da óptica de Kepler e do olho kepleriano, (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. A imanência, apresentação de um roteiro de estudo sobre Gilles Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):119-132.
    O texto pretende mostrar um tipo de abordagem e de entrada no texto deleuziano. A partir do problema do fato da não existência de consenso no mundo da vida sentiu-se a necessidade de começar a pensar e formular um conceito de formas de vida. Escolheu-se, para isto, a idéia de plano de imanência e o conceito de multiplicidade virtual de Deleuze. Apresentamos, então, uma espécie de roteiro desse percurso. É o conceito de formas de vida, articulado e pensado a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Imanência e amor na filosofia de Espinosa.José Ezcurdia - 2008 - Cadernos Espinosanos 19:11.
    O texto apresenta uma interpretação pouco comum da filosofia de Espinosa, pois recupera não só os elementos propriamente modernos sobre que ela se constitui, mas também a peculiar apropriação que o filósofo realiza de conceitos ligados à tradição neoplatônico-cristã como vida, amor Dei intellectualis, caridade ou a própria figura de Cristo consignados em sua correspondência. Neste sentido, a explicitação do conteúdo e da relação entre os conceitos de imanência e de amor surge como ponto de apoio para sublinhar que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  27
    Imanência & Vida Filosófica, Considerações Preliminares acerca da Idéia de Plano de Imanência em Gilles Deleuze.Jorge Vasconcellos - 1998 - Princípios 5 (6):115-122.
    Estabelecer uma cone çáo entre um pressuposto etico - viver a vida e um enunciado ontologico: uma vida em sua imanencia. Articular os conceitos filosoficos ao seu plano de imanencia. lnstaurar uma relaç áo inequivoca entre imanencia e vida filosofica em Gilles Deleuze. ' Palavras-chave: Imanencia/ vidal ontologia/ Deleuze.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. A Imanência: Uma Vida.Gilles Deleuze - 2002 - Ethic@ 9 (1-2):39-43.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  7.  17
    Imanência e "arte" de interpretar em Spinoza.José Soares Chagas - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    O nosso objetivo é apresentar e discutir o método de interpretar as Escrituras desenvolvido e aplicado por Spinoza. Com efeito, já se encontrando na maturidade de seu pensamento, e envolvido na política a favor de seu pensionista Jan de Witt, chefe do partido liberal, Spinoza interrompe a sua obra suma, a Ética, para escrever o Tractatus thelogico-politicus, no qual irá defender a libertas philosofandi a partir da distinção entre os campos da razão e da fé, de maneira a associar esta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Imanência, Discurso e Passagens da Obra de Arte.Maria Carlota de Alencar Pires - 2004 - In Francisco Venceslau dos Santos, Pate Nuñez & Carlinda Fragale, Encontro com Adorno. Rio de Janeiro: Centro de Observação do Contemporâneo. pp. 83.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Versões da "transcendência na imanência" na fenomenologia de Edmund Husserl.Carlos Diógenes Côrtes Tourinho - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (2):107-130.
    The present paper approaches the idea of a "transcendence in immanence" in the phenomenology of Husserl. Shows us that the exercise of phenomenological method in relation to the position of existence of facts imposes a variation of the "transcendent" in Husserl. Initially conceived as a source of doubt and uncertainty, the transcendent is revealed in a second moment in the immanence of transcendental subjectivity: the thing in its originary giving. The paper focuses thus in the polarity between the pure self (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  18
    Pluralismo e Imanência na Teoria Política de William E. Connolly.Leonardo Monteiro Crespo de Almeida - 2022 - Dissertatio 53:207-237.
    O objetivo deste artigo reside em esclarecer a associação entre pluralismo e imanência na teoria política de William E. Connolly para, em seguida, trabalhar algumas implicações filosóficas sobre a sua concepção de democracia. Ao desenvolver uma contraposição entre o posicionamento do autor e os de Ralws, Habermas e Laclau, o artigo situa as contribuições e possíveis ressalvas de uma teoria política calcada na imanência acerca dos desafios presentes nas democracias contemporâneas pluralistas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  21
    Resenha: arte e imanência: um bom encontro entre Espinosa e Vermeer.Marcos Ferreira de Paula - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:183.
    Resenha do livro Espinosa e Vermeer: imanência na filosofia e na pintura, de Sara Hornäk, publicado no Brasil, em 2010, pela editora Paulus.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  33
    (1 other version)Plano de Imanência e Univocidade do Ser em Deleuze.Jairo Dias Carvalho - 2011 - Doispontos 8 (2).
    The text intends to show that, despite of Deleuze's affirmation that the univocity has three great moments in the history of philosophy, Duns Scoto, Spinoza and Nietzsche, his philosophy constitutes a contemporary moment of this history. The idea of Plane of Immanence will be the personal Deleuze's answer to the problem of the opposition between the analogy of proportion and the univocity of being on the history of philosophy.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. A filosofia de Deleuze a partir da imanência, do acontecimento e do conceito.Carlos Machado - 2023 - Griot 23 (1):28-38.
    Célebre por um tipo de filosofia que se caracteriza pelas linhas de fuga e pela desterritorialização de um pensamento nômade, Deleuze se reconhece como um filósofo sistemático. Como todo sistema, uma filosofia sistemática se define por um conjunto de elementos que se compõem e se alinham de modo a conferir a ele uma coerência. O presente artigo pretende demonstrar como o conjunto da filosofia de Deleuze confere uma organicidade e verosimilhança a seu sistema de pensamento a partir da articulação entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Cartografias em devir: o plano de imanência nas pesquisas em educação.Josemary da Guarda de Souza & Daniele Farias Freire Raic - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-34.
    Resumo: O presente texto tem por objetivo apresentar as potencialidades das pesquisas em educação articuladas com o desenho metodológico cartográfico experimentado durante a realização do mestrado acadêmico em educação. Os dispositivos de pesquisa apresentados ao longo deste texto se articulam com as perspectivas teóricas em torno da filosofia da diferença, com destaque para os estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari e, por conseguinte, do devir e do plano de imanência como potências afirmativas a partir das quais se torna (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    O projeto de uma filosofia da imanência e a questão da subjetividade em Deleuze.Yasmin de Oliveira Alves Teixeira - 2023 - Griot 23 (2):130-147.
    O conceito tardio de plano de imanência na filosofia de Gilles Deleuze diz respeito não apenas à recusa de um segundo mundo transcendente, mas também de um campo transcendental organizado sob a determinação recíproca entre sujeito universal e forma geral de objeto. A construção desse conceito passa, portanto, pela crítica do fundamento transcendental kantiano desenvolvida por Deleuze através de um resgate original do empirismo de Hume. A discussão gira em torno do estatuto da subjetividade: segundo a crítica empírica, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    Metafísica e imanência em Schopenhauer com um olhar especial para Nietzsche.Jair Barboza - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):74.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Nietzsche e a Imanência da Experiência Divina na Práxis Crística.R. N. Bittencourt - 2009 - Páginas de Filosofía 1 (2):129-153.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  28
    Conceito, valor, imanência: Sohn-rethel E a formação da ideia de crítica imanente em Adorno.Luiz Philipe de Caux - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):681-703.
    RESUMO Na segunda metade da década de 1930, Theodor W. Adorno e Alfred Sohn-Rethel estabeleceram um rico intercâmbio teórico, no qual uma enorme convergência inicial evolui para um gradual afastamento. Apesar de não reconhecer de pronto a procedência dos argumentos de Sohn-Rethel contra a formulação de seu procedimento de crítica imanente, Adorno os incorpora anos mais tarde. Além disso, a descoberta dessa revisão subterrânea ajuda a explicitar o sentido da transcendência da crítica imanente adorniana e sua relação com a crítica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista da eternidade. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Spinoza, Uma Filosofia da Imanência Dos Afetos.Valdeci Ribeiro dos Santos & Wallace Cabral Ribeiro - 2020 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 12 (33):198-212.
    A filosofia de Spinoza é voltada para ação na medida em que encoraja o sujeito a perder o medo de viver em ato, estimulando-o a desenvolver uma ciência intuitiva, que o leve a compreender as forças que lhe afetam. Uma filosofia que inspira os indivíduos a não serem mais escravos dos encontros fortuitos, mas que se esforce (conatus), que persevere na afirmação do seu ser, na busca dos bons encontros, que produzam paixões alegres que aumentem sua potência de agir. É (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  8
    Nas trilhas da imanência.Vitor Sartori - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):482-486.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  51
    A ontologia espinosista de Deleuze: univocidade, imanência, diferença.Mariana de Toledo Barbosa - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Na filosofia de Gilles Deleuze, há uma ontologia, que é apresentada por meio da tese da univocidade do ser. Na história da filosofia ocidental, Deleuze destaca três momentos da univocidade do ser: com Duns Scot, o ser é pensado como unívoco ; com Espinosa, o ser é afirmado como unívoco ; com Nietzsche, o ser é realizado como unívoco. Em todo caso, a univocidade é uma alternativa à analogia, e a principal discordância entre essas duas teses é que a analogia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  23.  29
    Ontologia dos monstros – Antonio Negri e as questões sobre a política e imanência.Miroslav Milovic - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 18:162-177.
    While Agamben and Foucault see politics as the modern danger, Negri sees its emancipatory sense. The biopolitics as well will be thought of as the bearer of a new emancipatory subjectivity called multitude.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  8
    A reversibilidade ontológica no conceito de imanência.Symon Sales Souto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):61-74.
    O estudo que se segue, tratar-se-á, a prima facie, de uma tentativa de justificar a necessidade de Michel Henry em radicalizar o método fenomenológico a fim de conceber a dualidade visível-invisível na Imanência absoluta de um sujeito patético sem, contudo, afastar-se do campo fenomenológico. No entanto, nos será preciso entender que suas considerações se tratam de um projeto onto-fenomenológico pois, segundo o autor, é apenas submetendo toda a ontologia à fenomenologia que o desvelar do Ser é suscetível de dar-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  44
    Fenomenologia do corpo em Michel Henry: uma leitura a partir da imanência subjetiva.Silvestre Dallek Grzibowski - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (1):53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  96
    A autonomia do direito como imanência interdisciplinar: reflexões a partir da querela entre Gustav Hugo e Hegel.André Santos Campos - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):26-37.
    In the debate between the Historische Rechtschule (Hugo and Savigny) and Hegel about who is legitimately entitled to develop legal theory, the former considered philosophy of law to be inherent to systematic science of law, whereas the latter considered the concept of Law in a necessary transdisciplinary dialectic – there would then be a difference between ‘the jurists’ philosophy of law’ and ‘the philosophers’ philosophy of law’. I will demonstrate that such distinction cannot stand. A ‘jurists’ philosophy of law’ does (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  48
    A Stirring Alphabet of Thought José Gil O Imperceptível Devir da Imanência – Sobre a Filosofia de Deleuze, Lisbon: Relógio D’Água. [REVIEW]Marcelo Svirsky - 2009 - Deleuze and Guatarri Studies 3 (2):311-324.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  34
    Deleuze E Leibniz: Um único Lance de dados ou a univocidade do ser E a equivocidade de seus sentidos.Larissa Drigo Agostinho - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:105-135.
    Em diversos momentos de sua trajetória filosófica Deleuze recorre à Leibniz. Num primeiro momento para pensar a síntese ideal da diferença em Diferença e Repetição, não sem antes ter tecido duras críticas ao infinito leibniziano. Neste artigo nos consagraremos a este momento. Buscaremos demonstrar a importância do conceito de causa imanente de Espinosa, assim como do princípio de razão suficiente e de suas funções no pensamento leibniziano. Apresentaremos a crítica deleuziana do conceito de identidade em Leibniz e a interpretação do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Nervura do real: imanência e liberdade em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 1999 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    A tradição judaico-cristã crê na existência de um ser supremo transcendente que, por um ato de vontade, cria o mundo e os seres humanos, dando a estes o livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal. QUando Espinosa (1632-77) afirma: "Deus, ou seja, a Natureza", ele subverte essa crença. DEmonstra que o ser absoluto é imanente ao universo e que todas as coisas são efeitos necessários de sua ação.SÃo inúmeras as interpretações da obra de Espinosa; alguns consideram até que, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  30.  20
    As desventuras da crítica imanente.Amaro de Oliveira Fleck - 2022 - Cadernos de Filosofia Alemã 27 (2):87-98.
    Resenha de De Caux, Luiz Philipe. A Imanência da Crítica. Os sentidos da crítica na tradição frankfurtiana e pós-frankfurtiana. Edições Loyola, 2021.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31. A vontade geral e o sistema autogestionário: necessidade, possibilidade e desafios.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2017 - Revista Opinião Filosófica 8 (1):476-509.
    Consistindo em um processo ético-jurídico de deliberação coletiva, o que se impõe à manifestação da Vontade Geral como um fenômeno histórico-cultural é a condição de imanência que a caracteriza em um movimento dinâmico-dialético que demanda uma formação econômico-social que possibilite a emergência de valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos que, tendo como fundamento o interesse comum, se lhe correspondam, convergindo para uma forma de autodeterminação que guarda possibilidade de promover a superação da alienação das capacidades humanas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  27
    Quaestio de Infinito. El problema de la temporalidad en la carta 12 a Meyer.Guillermo Sibilia - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:15-44.
    Na carta 12 de sua correspondência, Spinoza expõe sua con-cepção do infinito atual. Nesse contexto, ele desenvolve certos aspectos de sua ontologia de imanência, assim como o significado que para ele possuem os conceitos de eternidade, duração e tempo. Este texto tor-na-se então central para qualquer estudioso da questão da temporalidade em Spinoza. Nosso autor distancia-se da perspectiva cartesiana que, na mesma questão, expôs —não sem críticas— nos Princípios da Filosofia Cartesiana e nos Pensamentos Metafísicos, ambos publicados em 1663. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  16
    O Lugar Dos Bebês No Confronto Com o Adultocentrismo: Possibilidades a Partir da Cartografia e da Filosofia da Diferença.Vanessa Vanin Chaves & Vinicius Bertoncini Vicenzi - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-14.
    Este artigo constitui-se como um ensaio para pensar práticas pedagógicas com bebês a partir de uma filosofia da infância que não esteja moldada por discursos adultocêntricos. O debate em torno do enfrentamento do adultocentrismo tem historicamente se concentrado mais sobre as crianças do que sobre os bebês. O presente artigo busca lançar questões a respeito de se pensar os bebês não a partir da visibilidade dos seus rótulos, marcados por uma visão cronológica, mas a partir de uma concepção que permita (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    O projeto hegeliano de Uma filosofia livre de pressuposições.Federico Orsini - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (138):521-538.
    Resumo O objetivo de meu trabalho é o esclarecimento de quatro características distintivas do sistema hegeliano como projeto de uma filosofia livre de pressuposições. Para tanto, pretendo reconstruir a conexão entre os seguintes traços constitutivos do conceito operativo de Voraussetzungslosigkeit : em primeiro lugar, a imanência do real ao pensar objetivo; em segundo, a integração do ceticismo pirrônico ou antigo ao modo de apresentação científica do pensar; em terceiro lugar, a configuração do elemento lógico em termos de um movimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  37
    Husserl: significação e fenômeno.Carlos Alberto Ribeiro de Moura - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    O objetivo deste artigo é discutir o modo como Husserl desenha a originalidade da subjetividade transcendental, frente à sua homônima psicológica. Se é certo que a noção de “imanência autêntica” pode apontar para as diferentes fronteiras entre o transcendental e o psicológico, resta que por si só ela não permite decidir nada quanto ao “modo de ser” transcendental, em sua diferença face ao “mundano”. Sendo assim, procura-se reconstituir alguns dos momentos centrais do esforço husserliano para construir um conceito de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    Deus como princípio necessário na fenomenologia de Husserl.Martina Korelc - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    O artigo se propõe a apresentar como Deus é abordado na fenomenologia de Husserl, relacionado à facticidade da teleologia na vida da subjetividade. A teleologia é encontrada como a ordenação do mundo e de toda a vida subjetiva e intersubjetiva para ideias e para valores. A clarificação fenomenológica exige a fundamentação desta teleologia, encontrada na facticidade. Como fundamento, é necessário pensar um princípio teológico. Qual o sentido da transcendência deste princípio e como esta se anuncia na imanência da consciência? (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    O amigo-inimigo: contribuições da filosofia indígena à teoria da amizade.João Jackson Bezerra Vianna - 2023 - Educação E Filosofia 37 (80):1191-1222.
    Resumo: Este ensaio pretende compreender algumas das imagens diversas que o amigo pode suscitar em nosso pensamento. Parte-se de uma crítica ao tratamento filosófico da tradição ocidental-moderna à amizade, questionando a tese aristotélica do amigo como um outro-si-mesmo, fraterno e irmão. Então, busca-se percorrer imagens a partir das filosofias indígenas, considerando a política de amizade inventada entre anfitriões indígenas e antropólogos. Nestas relações que envolvem Dom Juan e Castaneda, Kopenawa e Albert, Dzoodzo e este autor, vislumbra-se uma ética que se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  6
    Formas e Políticas da Vida.Jonnefer Francisco Barbosa - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):105-123.
    Pretende-se estabelecer, nos limites do presente texto, um breve recenseamento sobre os conceitos de vida e biopolítica na filosofia contemporânea, tendo como subsídios principais o pensamento de Giorgio Agamben e algumas inflexões teóricas de Gilles Deleuze (vida e imanência) e Michel Foucault (formas-de-vida e parrhesia), delineando, no escopo da tentativa teórica, a intersecção de suas matrizes teóricas e conceitos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    Por uma esquizoanálise das narrativas de estupro: uma leitura de Mar azul (2012), de Paloma Vidal.Karine Mathias Döll - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (1):289-315.
    O objetivo deste trabalho, ao aproximar a filosofia de Deleuze e Guattari da escrita literária de Paloma Vidal na obra Mar azul (2012), é propor pontos de contato em meio a um campo de interesse dos autores (a saber, a literatura), culminando numa discussão possível das figurações do estupro na literatura. Para tanto, buscou-se apresentar o romance atrelando-o aos conceitos de desterritorialização e reterritorialização a fim de se pensar a produção da mulher-corpo em detrimento da mulher-mente, bem como noções de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  25
    João Escoto Erígena, Periphyseon ou A divisão da natureza; tradução inédita e notas P. Calixto, a partir dos excertos da edição latina de Edouard Jeauneau, Turnholt, Brepols, 1996.Pedro Calixto Ferreira Filho & Uellinton Valentim Corsi - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):175-192.
    O objetivo que o autor persegue nesta obra é a apreensão e a explicação das diferentes modalidades da natureza, bem como as suas interdependências respectivas. Para isso, ele desenvolve um sistema filosófico original, fundamentado sobre a tríade neoplatônica: imanência, processão e retorno. A natureza, enquanto conceito universal englobando Deus e a criatura, é concebida a partir de um duplo movimento: de saída, o mundo é auto-manifestação de Deus; de retorno, o processo criacional tende a reunificação de todas as coisas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O método dialético de Hegel.Konrad Utz - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):165-185.
    A questão do método na Ciência da Lógica (CL) é uma das mais controvertidas na discussão da filosofia de Hegel. O artigo defende a opinião de que o “método absoluto” de fato apresenta uma estrutura formal definida e distinta que seja o princípio geral de todo o desenvolvimento do sistema hegeliano (maduro). Defende essa interpretação contra mal-entendimentos, sobretudo contra aquele que um tal método geral tornaria a CL num formalismo vazio. O método hegeliano é apresentado como método do determinar, sendo (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  21
    Diálogo com Bradley em a refutação do idealismo de Moore.Marcos Amatucci - 2015 - Synesis 7 (2):97-109.
    No seu texto A Refutação do Idealismo, faz, primeiro, uma análise lógica da proposição esse é percipi pois considera-a o fundamento da crença idealista de que o universo é espiritual. Após demonstrar a inconsistência lógica da proposição, Moore, ao invés de dar o artigo por encerrado, dá uma guinada fenomenológica e passa a discutir a fenomenologia da percepção idealista que identifica o perceber com o percebido. Por que Moore julga necessário complementar sua análise lógica com uma análise fenomenológica? O texto (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  29
    Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repontecializar a invenção na pesquisa sobre inf'ncia / Between two nihilisms: an acrobatic art to repotinalize the invention in research on childhood.Luiz Guilherme Augsburger, Celso Kraemer & Helena Almeida E. Silva Sampaio - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020002.
    As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais “inovadoras”, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo. Um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  23
    Deleuze-Guattari e educação física cultural: pedagogia do conceito de "escrita-currículo".Pedro Xavier Russo Bonetto & Marcos Garcia Neira - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):406-437.
    O artigo em questão trata do conceito de “escrita-currículo”, produzido no âmbito da perspectiva cultural de Educação Física. A partir da “pedagogia do conceito” inscrita na perspectiva filosófica de Félix Guattari e Gilles Deleuze, analisamos o referido conceito tomando como referência os elementos de: assinatura, historicidade, campo de imanência, elementos e componentes, multiplicidade, personagem conceitual, traços de intensidade e objetividade. Assim, vimos que o conceito procura movimentar de uma outra forma as práticas pedagógicas prescritas, fixas, rígidas, tradicionais, tecnicistas, procedimentais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Sermão 48 – O dia santificado (1445).Pedro Calixto & William Davidans Sversutti - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):413-433.
    O sermão número 48, “O dia santificado” (Sermo XLVIII: Dies Santificatus), proferido em Mainz na data de 6 de Janeiro de 1445, na Festa da Epifania do Senhor, traz alguns temas de interesse na compreensão do desenvolvimento da filosofia cusana no período imediatamente posterior à obra A douta ignorância (De docta ignorantia, 1440) e As conjecturas (1442). Este sermão é citado no opúsculo A busca de Deus (De querendo deum, I, 16, 3), de 1445, como sendo a primeira tentativa cusana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Axel Honneth e a virada afetiva na teoria crítica.Campello Filipe - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):104-126.
    Ao longo das últimas duas décadas, a amplamente repercutida proposta teórica desenvolvida por Axel Honneth sugere um modelo de racionalidade que, contudo, permanece em larga medida ainda implícito. No presente artigo, proponho que a abordagem de Honneth sugere o que podemos entender como uma virada afetiva na teoria crítica. Para tanto, desdobro minha exposição em quatro passos. Primeiramente, apresento como a categoria do reconhecimento, a partir do sentido adotado por Honneth de uma “transcendência-imanência” da teoria social, mostra-se como uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    A percepção segundo Barbaras.Leandro Neves Cardim - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:105.
    Este artigo pretende apresentar o conceito de percepção assim como o interpreta o filósofo francês Renaud Barbaras. Ele parte da recolocação do problema da percepção entre imanência e transcendência para indicar os traços fundamentais que caracterizam este fenômeno segundo seu próprio ponto de vista: o sujeito da percepção como sujeito vivo e a essência da vida como desejo. Não se trata, para ele, de aproximar-se da percepção através daquilo que ela não é. Para compreender verdadeiramente a percepção é preciso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. (1 other version)Ceticismo de Hume através do Empirismo Transcendental de Deleuze: disjunção inclusiva e sujeito empírico.Hélio Rebello Cardoso Jr - 2008 - Doispontos 5 (1).
    re s u m o O pre s e nte artigo se inic ia com uma cláusula interna à filosof ia de l e u z e a na, a de que todo pens a me nto pode ser carc t e r i z a do pelo grau de ima n ê nc ia que o me s mo realiza. O pens a me nto de Hu me, como “e m p i r i s mo superior”, segundo ex (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Giordano Bruno: o uno e o múltiplo.Jairo Dias Carvalho - 2007 - Princípios 14 (22):205-219.
    Nosso objetivo é compreender que figura de imanência a filosofia de Giordano Bruno constrói. Interessa-nos compreender como Bruno naturaliza Parmênides, ou como medita de forma diferente de Plotino o poema parmenidiano. Em Bruno vemos aparecer um componente que será precioso na determinaçáo positiva da idéia de imanência: a compreensáo de que náo há um fora radical à natureza. Bruno também criticará Scoto e sua figura da univocidade relacionada a um conceito neutro produzindo uma nova imagem da univocidade. Podemos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Uma Possível Afinidade Ontológica da Poesia Silêncio e Palavra de Thiago de Mello Com o Conceito de Logos Em Heráclito de Éfeso.José Dalvo Santiago da Cruz - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):434-449.
    Este artigo aborda o ontológico na poesia de Thiago de Mello por meio do conceito de logos em Heráclito de Éfeso. Tem o propósito de aproximar a poesia à filosofia pré-socrática por entender que ambas tratam em sua imanência da hominização por meio da palavra, do discurso, do verbo; que constrói o ontológico sempre em ambiente de alteridade: mito/inconsciência, história/consciência/filosofia em diferentes epistemes: mítica, filosófica, científica, religiosa, artística. Todas fomentadas pela aisthesis, no ambiente de estranhamento que a consciência-em-si faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 88