Results for 'Leitura crítica'

973 found
Order:
  1.  42
    Origens do Cristianismo (uma leitura crítica).Pedro Assis Ribeiro de Oliveira - 2009 - Horizonte 7 (15):179-181.
    HOORNAERT, Eduardo. Origens do Cristianismo (uma leitura crítica). Brasília: Ser, 2006. 181p.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Prisão preventiva E constituição: Uma leitura crítica do artigo 310, II, cpp.Gabriel Lucas Moura de Souza - 2016 - Revista Fides 7 (1).
    PRISÃO PREVENTIVA E CONSTITUIÇÃO: UMA LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO 310, II, CPP.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  55
    A interpretação de fenômenos religiosos contemporâneos a partir de Weber: notas inspiradas em uma leitura crítica do Novo Mapa das Religiões - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674. [REVIEW]Lemuel Dourado Guerra - 2011 - Horizonte 9 (23):674-689.
    (The interpretation of contemporary religious phenomena from Weber’s point of view: some notes inspired on a critical reading of The New Map of Religions ) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p674 Resumo Dentre alguns usos equivocados recorrentes das contribuições teóricas de Weber apresentadas em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo , podemos citar: tratar suas interpretações como conhecimento nomotético e não ideográfico, como o pretendido pelo autor; o tratamento dos tipos ideais de capitalismo e das éticas das religiões puritanas, bem como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  26
    Crítica da razão pura: Uma leitura cosmo-política.Otfried Hoffe - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (1):77-97.
    O presente trabalho apresenta uma nova perspectiva de interpretação da Crítica darazão pura. O autor empreende uma leitura cosmo-politica da obra principal de Kant, não apenas por sua primeira Crítica conter referências políticas explícitas, mas, sobretudo, pelo fato de o filósofo de Kônigsberg apresentar nela umarazão que não é solipsista, mas sim republicana.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. CRÍTICA À LEITURA DE HANS KELSEN SOBRE A FILOSOFIA DO DIREITO DE THOMAS HOBBES.Rubin Souza - 2014 - Revista da AJURIS 41 (133):303-318.
    O artigo analisa a leitura crítica de Hans Kelsen acerca da concepção jurídico-política de Thomas Hobbes, considerando críticas posteriores à própria interpretação de Kelsen. Para tanto, investigou-se primeiramente a posição de Kelsen sobre o jusnaturalismo buscando esclarecer conceitos centrais como os do ser e dever-ser e como o autor os associa a Hobbes. Nesse sentido, observouse a limitação da leitura de Kelsen em relação à filosofia jurídica do autor – uma doutrina jusnaturalista metafísica, tendo na regra de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  42
    A leitura das narrativas sagradas: uma crítica à exegese tradicional à luz da Semiótica da Cultura e Teorias Narrativas.Kenner Roger Cazotto Terra - 2016 - Horizonte 14 (43):859-889.
    A interdisciplinaridade, tema caro para as pesquisas científicas, gerou profundas e renovadoras mudanças nas perguntas feitas aos textos, que giravam sempre em torno da autoria, fundo histórico e genealogia de tradições. Observando a história do estabelecimento das ciências da religião, desde os primeiros trabalhos de Max Müller, sabe-se que a leitura das narrativas sagradas foi fundamental. Estas são expressões de linguagem oral ou escrita do ambiente religioso. Neste texto, serão apresentadas as intuições da semiótica da cultura de I. Lótman (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    AA.VV., Planos de Pormenor. Leituras críticas sobre a experiência da cidade. Eds. Nélio Conceição & Nuno Fonseca. (Ed. IfilNova/Húmus, 2023). ISBN: 978-989-755-880-1. 333 pp. [REVIEW]Paula Alexandra Carvalho - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):179-187.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Verdade e Moralidade na leitura de Gadamer da "Crítica do Juízo".Luiz Rohden & Danton Oestreich - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):23.
    O fato é que não são comuns as reflexões acerca da relação entre a filosofia de Kant e a de Gadamer. Além disso, o posicionamento de Gadamer em relação ao racionalismo bem como observações de comentadores, compõem uma imagem que o qualifica como crítico contundente da filosofia kantiana. Porém, um olhar mais cuidadoso, nos mostra que Gadamer foi um intérprete de Kant que incorpora em seu projeto temas de ordem estética e ética. Basta um olhar sobre sua análise e as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    Negação e objetividade na crítica da razão pura: uma leitura da dialética transcendental.Silvana de Souza Ramos - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:41.
    O artigo analisa - a partir da leitura da Dialética Transcendental - a relação entre a teoria kantiana da objetividade e a demarcação de um uso válido da negação da determinação de objetos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Aspectos da leitura e da crítica de Schopenhauer à filosofia de Kant.Eduardo Ribeiro da Fonseca - forthcoming - Kant E-Prints:170-191.
    Este artigo procura situar aspectos importantes da leitura de Schopenhauer acerca da filosofia de Kant, especialmente no que concerne ao Esquematismo Transcendental. Schopenhauer promove uma revisão dos principais conceitos presentes na obra de Kant, ao mesmo tempo em que promove uma crítica do conteúdo do pensamento do filósofo de Könnisberg, preenchendo o que julga serem lacunas importantes do pensamento kantiano e investindo diretamente contra aquilo que considera os seus equívocos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    Resenha crítica de Introdução à Ciência da Religião de Max Müller.Marina de Oliveira Lúcio - 2024 - Horizonte 22 (69):226917-226917.
    Resenha do livo Introdução à Ciência da Religião de Friedrich Max Müller publicado e traduzido no Brasil em 2020 pela editora Senso em parceria com a PUC Minas na coleção Clássicos em Ciência da Religião. A leitura consiste em uma perspectiva crítica embasada em pressupostos feministas, decoloniais e interseccionais das importantes contribuições iniciais de Müller no contexto de engate institucional da disciplina.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  21
    A aporética da crítica. Considerações sobre O vínculo entre retórica E razão a partir da leitura de Kant de Gérard Lebrun.Nuria Sánchez Madrid - 2012 - Philósophos - Revista de Filosofia 17 (1):205-235.
    The article focuses on the significance that the figural order of discourse, especially by means of syllepsis, has in Kant’s Critique. We follow as a thread the internal aporetic of Kant’s Writings, which the Kantian scholar Gérard Lebrun examined in different articles, in order to outline the reach of what the article displays as a Rhetoric within the limits of mere Reason. This work proposes to contribute to the clarification of the reciprocal dependence between the progress of the self-knowledge process (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Da experiência estético-teleológica da natureza à consciência ecológica: uma leitura da Crítica do Juízo de Kant.Leonel Ribeiro dos Santos - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (1):7-29.
    O objetivo deste ensaio é propor uma interpretação daquilo que para muitos intérpretes constitui o enigma e a dificuldade maior da terceira Crítica de Kant: o fato de o filósofo remeter para a mesma faculdade do espírito (a faculdade de julgar – Urteilskraft) e para o mesmo princípio transcendental de apreciação (a teleoformidade ou conformidade a fins – Zweckmässigkeit) o fenômeno da arte humana e os fenômenos da natureza organizada – a estética e a teleologia. Na leitura que (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  11
    Apresentação:Questões de Leitura e Educação.Rodrigo Araujo - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    A proposta desta coletânea de ensaios, em sua décima edição, é reunir pesquisas que refletem sobre as fronteiras entreeducação e leitura. Elas, também, de alguma forma, pelos seus recortes, revelam a errância do pensamento e da práxis, mostramcaminhos pelos quais a leitura e a pesquisa transitam e dialogam atualmente. Seus dez ensaios versam sobre os mais variados aspectos: há aqui desde de leituras críticas pontuais, a leituras que enfocam aspectos propriamente teóricos com relação à tópicos de leitura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  26
    Para uma crítica da leitura hermenêutica da psicanálise.Ana Beatriz Freire & Rosane Zétola Lustoza - 2006 - Human Nature 8 (1):9-33.
    O objetivo deste trabalho é empreender uma avaliação crítica da leitura hermenêutica da psicanálise, representada pela obra de Paul Ricoeur. O termo "crítica" será empregado no sentido de um exame da validade dos conceitos. Dessa forma, serão ressaltadas tanto as contribuições feitas por esse tipo de leitura quanto os impasses aos quais chegou. Embora tenha cumprido uma função importante, desvencilhando a psicanálise de interpretações naturalistas, a proposta hermenêutica não deixou de apresentar problemas. Após expor as dificuldades (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  22
    Leitura e singularidade biográfica: o caso do editor português Vitor Silva Tavares.Emanuel Chaves Cameira - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022004.
    Partindo de uma relevante premissa de Paulo Freire, a de que “a compreensão crítica do ato de ler […] não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo. A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”, o vertente artigo procura analisar os primeiros anos do processo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    Mal-estar na filosofia nacional. Leitura estrutural: impasse e críticas.Amaro de Oliveira Fleck - 2020 - Educação E Filosofia 33 (67).
    O assim chamado “método estrutural de análise de texto” tem persistido no pensamento filosófico brasileiro, apesar das críticas recebidas e de seus sinais de esgotamento. A presente investigação pretende aventar algumas hipóteses acerca da sobrevida de tal procedimento, assim como analisar a relativa ausência de participação da filosofia no debate público nacional quando comparada tanto com a presença de áreas próximas quanto com a sua participação no debate estrangeiro.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  9
    Retórica e filosofia no Fedro de Platão: uma crítica à leitura de Trabattoni.Jean Rodrigues Siqueira - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):96-104.
    O diálogo Fedro apresenta um difícil problema de interpretação para os leitores de Platão: como unificar as duas principais temáticas discutidas no texto – a do amor e a da arte dos discursos. Em trabalho recente, o comentador italiano Franco Trabattoni propõe como chave de leitura a ideia de que Platão vincula os temas do amor e da arte dos discursos por meio de uma tese acerca da natureza do pensamento e do discurso filosófico. Segundo Trabattoni, a tese em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    A gênese da crítica marxista ao direito: um convite à leitura d’O papel revolucionário do direito e do Estado, de Piotr Stutchka [Resenha].Matheus Daltoé Assis - 2024 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 29 (1):502-513.
    Resenha do livro: STUTCHKA, Piotr. O papel revolucionário do direito e do Estado: teoria geral do direito. Org. Moisés Alves Soares, Ricardo Prestes Pazello. Trad.Paula Vaz de Almeida. São Paulo: Contracorrente, 2023. 397 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Leitura Reflexiva, Teatro e Literatura Com Odilon Esteves.Iracema Campos Cusati - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 10.
    O prazer da leitura, a formação do leitor e os novos conhecimentos promovidos pela interpretação do ator Odilon Esteves são salientados neste capítulo para fomentar uma reflexão sobre o uso didático das palestras cênicas na formação cultural e na ressignificação da vida na contemporaneidade. O universo poético acessado pelo ator-leitor é composto de contos, poesia e prosa recheados de subjetividade e paixão na visitação das obras literárias a que teve acesso pela via dos afetos. Sob a égide do paradigma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Crítica da modernidade política em Nietzsche.Isabella Vivianny Santana Heinen - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):68-84.
    RESUMO: No presente artigo, o tema da política será pensado a partir das críticas às constituições morais valorativas delineadas por Nietzsche. Nesse sentido, pretende-se elucidar que o posicionamento deste autor, por um lado, indica uma leitura crítica da política a partir da sua formação democrática, por esta considerar o homem de maneira universal e rebaixar seus valores ligado a sua singularidade. E, por outro lado, possibilitar uma distinta percepção da organização política. Isto devido ao fato de se observar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    Alfabetización crítica y lectura digital.Margarita Pérez Pulido - 2019 - Cultura:105-121.
    Com base num trabalho teórico de compilação de fontes bibliográficas e descrição dos exemplos mais significativos, apresenta-se uma análise do conceito de literacia crítica no contexto mais amplo da literacia e da aprendizagem ao longo da vida. A literacia crítica é analisada especificamente como um elemento importante da literacia no ambiente digital em que a sociedade actual opera e como uma responsabilidade das bibliotecas. O conceito de literacia e do seu significado tem vindo a mudar nos últimos anos, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    Uma chave de leitura para os ensaios de Marcuse na ZfS (1937-1941).Victor Hugo de Oliveira Saldanha - 2024 - Educação E Filosofia 37 (81):1633-1669.
    Resumo: O presente artigo apresenta uma epítome da dissertação “Os pressupostos filosóficos e os imperativos fundamentais da teoria crítica incipiente de Herbert Marcuse: em torno dos ensaios da ZfS (1937-1941). (SALDANHA, 2020)”. Essa pesquisa buscou identificar os traços distintivos da teoria crítica que Marcuse esboça nos ensaios publicados na Zeitschrift für Sozialforschung entre 1937-1941, tendo acedido a duas conclusões gerais: 1) que essa teoria se baseia em dois pressupostos filosóficos maiores, a saber, a dialética hegeliana e a (...) de economia política de Marx; 2) que os referidos ensaios sugerem quatro tópicos cuja crítica seria impreterível para uma teoria genuinamente crítica da sociedade capitalista. Buscarei reconstituir a análise textual que levou às conclusões acima, descrevendo o contexto histórico-filosófico dos ensaios, suas premissas filosóficas mais importantes e os seus quatro tópicos fundamentais de análise. Tais tópicos constituem uma espécie de espinha dorsal da teoria crítica marcuseana da época e nos fornecem uma adequada chave de leitura para os seus ensaios. Palavras-chave: Teoria Crítica; Trabalho Alienado; Capitalismo; Liberdade; Marcuse. A key to understand Marcuse’s essays (1937-1941) Abstract: This paper provides a synthesis of the research entitled Autor. This research sought to identify the distinctive features of critical theory that Marcuse outlines in his 1937-1941 essays, reaching two major conclusions: 1) Marcusean theory is based on two philosophical assumptions, namely, Hegelian dialectics and Marx's critique of political economy; 2) Marcuse’s essays suggest four topics whose critique is imperative for a genuinely critical theory of capitalist society. I will try to reconstruct the textual analysis that led to the aforementioned conclusions, by analyzing the essays’ historical-philosophical context, their chief philosophical premises, and their four fundamental topics. I argue these topics constitute a kind of backbone of Marcuse's critical theory, and they provide us with an adequate key to comprehend his 1937-1941 essays. Keywords: Critical Theory; Alienated Labor; Capitalism; Freedom; Marcuse. Una clave para entender los ensayos de Marcuse (1937-1941) Resumen: Este artículo presenta una síntesis de la investigación Autor. Esta investigación buscó identificar las características distintivas de la teoría crítica que Marcuse esboza en sus ensayos de 1937-1941, habiendo llegado a dos conclusiones principales: 1) la teoría marcusiana se basa en dos premisas filosóficas, la dialéctica hegeliana y la crítica de la economía política de Marx; 2) los ensayos antes mencionados sugieren cuatro temas cuya crítica es imperativa para una teoría genuinamente crítica de la sociedad capitalista. Intentaré reconstruir el análisis textual que condujo a las conclusiones antes mencionadas, analizando el contexto histórico-filosófico de los ensayos, sus principales premisas filosóficas y sus cuatro temas fundamentales. Argumento que estos temas constituyen una especie de columna vertebral de la teoría crítica de Marcuse y nos brindan una clave adecuada para comprender sus ensayos de 1937-1941. Palabras clave: Teoría Crítica; Trabajo Enajenado; Capitalismo; Libertad; Marcuse. Data de registro: 01/08/2023 Data de aceite: 20/09/2023. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Interculturalidade crítica e ecologia dos saberes: uma contraposição ao monopólio de uma cultura como patrimônio universal da humanidade.Alexandre Silva - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 18 (32):331-342.
    A interculturalidade crítica pretende colaborar na construção de uma sociedade mais justa, diversa, plural e democrática, contrapondo a monocultura que se formou no ocidente e que se espalhou por todo o mundo. A Ecologia dos Saberes parte da crítica a supressão dos saberes de povos e nações colonizadas, consideradas subalternas, marginais e subdesenvolvidas. Ambas perspectivas fazem críticas ao colonialismo como forma de dominação nas suas mais diferentes formas (saber, ser e poder), além de posicionar-se contra a ideia de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  1
    Marx, leitor de Morgan: crítica à organização social.Lucas Parreira Álvares - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Este artigo propõe o exercício de apresentar os nexos que se colocam na leitura crítica que Marx fez de Morgan nos chamados Cadernos Etnológicos acerca de questões relativas ao que Morgan tratou como pertencente ao campo da “organização social”, como direito, parentesco, religião e política. A partir de um exercício de análise imanente dos escritos de Marx, em comparação ao texto de Morgan, concluiu-se que a posição de Marx em relação ao expoente da etnologia estadunidense, embora respeitosa, é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  20
    (1 other version)Duas leituras de Hegel: Duas propostas de ontologia.Manfredo Araújo De Oliveira - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):741-758.
    H. G. Gadamer faz uma leitura do sistemade Hegel a partir de uma crítica externaque, diagnosticando corretamente a perda da dimensãoda contingência e da historicidade no sistemahegeliano, constrói uma ontologia específicana qual se enraíza, então, a hermenêutica. C. Cirne-Lima faz uma crítica interna ao sistema de Hegel,reformulando-o, todo ele, de ponta a ponta,sob o primado de um operador modal deôntico, odever-ser. Com isso pretende repor a contingênciae a historicidade dentro do método e da lógica dosistema. Disso resulta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    A leitura literária como prática social na contemporaneidade: além do espaço escolar.Renata Junqueira de Souza, Andréia Alencar Oliveira-Iguma & Grazielli Alves de Lima - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022006.
    O presente artigo nasce a partir do diálogo entre três pesquisadoras que têm dedicado parte expressiva de suas carreiras acadêmicas a olhar para a prática da leitura, em especial, a literária como possibilidade de uma participação pessoal e social mais crítica. Todavia, em um país que livro ainda custa caro e que a maioria das pessoas não têm poder aquisitivo para comprá-lo é inegável que a descontinuidade de políticas públicas de leitura venha no processo contrário a formação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Leitura de Heidegger - sobre o fundamento.Miguel Antonio do Nascimento - 2002 - Princípios 9 (11):109-125.
    A questáo do fundamento traz a tona críticas a metafisica. No pensamento de Heidegger, esta questáo mostra que o ontológico náo se reduz as deterrninações metafisicas. Este fato como tal é que precisaria suscitar interesse e ser aprofundado. Criticas generalizadas e correntes a metafisica náo tomam isto como seu objetivo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  41
    Schola quantorum: progresso, racionalidade e inconsistência na antiga teoria atômica Parte II: crítica à leitura lakatosiana.Valter Alnis Bezerra - 2004 - Scientiae Studia 2 (2):207-237.
  30.  11
    A crítica como réplica bakhtiniana: Edward W. Said como crítico musical.Linda Hutcheon - 2016 - Bakhtiniana 11 (1):208-227.
    RESUMO O artigo propõe uma leitura do trabalho do teórico pós-colonial Edward Said por meio de um olhar bakhtiniano. Ainda que Said e Bakhtin tenham se engajado de forma diferente na política de suas respectivas épocas e que tivessem ideias distintas sobre a relação entre ética e política, seus escritos abrangentes têm sido adaptados e suas ideias apropriadas por estudiosos em diferentes áreas - com frequência, as mesmas. Eles compartilharam a paixão pelo diálogo, explorando a alteridade e a exotopia, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Sementes para uma leitura transcendental da filosofia do neoplatonismo tardio.Danillo Costa Lima - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):86-126.
    Segundo uma leitura bem estabelecida da história da filosofia, a “revolução copernicana” ou “virada transcendental” que ocorre na filosofia moderna, atingindo maturidade no pensamento de Immanuel Kant, teria abolido a possibilidade da metafísica como ciência. Vemos, no entanto, imediatamente em seguida à crítica kantiana o florescimento de um novo modo de pensar a disciplina filosófica da metafísica em chave transcendental, já purificada pela crítica kantiana: o que o scholar Paul Redding chama de ‘idealismo transcendental forte’. Neste artigo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  23
    Cinematografia e Educação: Contribuições Para o Desenvolvimento da Leitura e da Escrita.Joyce Silva Pontes de Oliveira & Fábio de Sousa Dantas - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Este texto vai explanar as diversas contribuições que as obras cinematográficas podem propiciar para a educação, ferramenta essa que pode ser uma grande aliada dos docentes em sala de aula, visto que os filmes chamam a atenção dos aprendentes, diante da transtextualidade e uso de recursos estéticos que dialogam com outras expressões artísticas, além das refrações histórico-sociais possíveis. Nessa perspectiva, compartilhamos algumas experiências didáticas oriundas do projeto “Cine-CAVN: Recepção crítica da indústria cultural na formação da leitura, da escrita (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  37
    (1 other version)Dialética e práxis no pensamento de Jean-Paul Sartre (Uma leitura da Crítica da razão dialética).Arno Münster - 2006 - Doispontos 3 (2).
    The article discusses Sartre’s the o retical conversion towards Marxism and historical ma t e r ialism. It emphasizes, however, that this conversion has ne v e r implied abandoning certain existentialist conc e p t s. In the Critique of dialectical reason Sartre aimed at defining a new dialectics, in which the subjective and ex i stential dimension is part of the process of economic, political and social transformation.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Patricia Hill Collins e a noção de interseccionalidade: contribuições para uma teoria social crítica.Renata Dias Ribeiro - 2024 - Prometeus: Filosofia em Revista 16 (46).
    O presente trabalho pretende apresentar, em um primeiro momento, uma noção de interseccionalidade a partir da obra Interseccionalidade (2021), de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge. Para tanto, em um primeiro momento consideraremos o percurso histórico de tal noção, bem como sua estreita relação com o feminismo negro a partir da ancoragem que esta noção fornece à tradição feminista negra no Brasil. É possível compreender a interseccionalidade sob diversas óticas, como um conceito, uma teoria, uma prática ou, a forma mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  68
    Apercepção subjetiva e conhecimento objetivo: uma leitura sobre o lugar do 18 na estratégia da Dedução B da Crítica da Razão Pura. [REVIEW]Pedro Costa Rego - 2011 - Manuscrito 34 (2):521-552.
    Neste artigo, procuro avaliar o sentido para o projeto dedutivo da Crítica da Razão Pura da distinção, apresentada no §18 dessa obra, entre unidade objetiva e unidade subjetiva da apercepção. Primeiramente, apresento o objetivo geral e os passos fundamentais da dedução transcendental das categorias do entendimento. Em seguida, identifico o esboço de uma estratégia argumentativa, inaugurada no §18 da Dedução, fundada na compreensão da unidade subjetiva da apercepção como um juízo de percepção acerca de “objetos subjetivos”. Finalmente, defendo que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  27
    Leituras e possibilidades de representar o espaço geográfico no ensino fundamental.Émerson Dias De Oliveira, Andressa De Lima Santos, Méury Katiê Ferreira Leopoldo & Joana Gabrieli Oliveira Silva - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):25-36.
    O espaço geográfico é uma categoria da ciência geográfica que possibilita uma acentuada e complexa possibilidade de refletir a coletividade social, sendo que neste desafio são trazidas à tona inúmeras perspectivas de análises da relação homem-natureza. Dessa feita, o presente estudo elabora uma breve discussão acerca do espaço geográfico enquanto uma ferramenta de análise das relações sociais, além de evidenciar a sua centralidade no interior da Geografia. Ao longo do estudo estão colocadas algumas concepções teóricas desta categoria geográfica, com destaque (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  12
    Sublime na Crítica da razão prática.Emanuele Tredanaro - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O trabalho visa uma leitura da teoria da sublimidade na Crítica da razão prática, a partir da análise das passagens nas quais, em particular na conclusão da obra e no terceiro capítulo da Analítica da razão prática pura, Kant oferece respaldo textual para destacarmos certa distância teórica com relação à concepção estética do sublime sucessivamente apresentada na Crítica da faculdade do juízo, notadamente na formulação geral do §23. Para isso, e tendo como plano de fundo uma perspectiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O Anjo Irônico Leopardi: Leitura Benjaminiana Dos Pensieri.Fabio Teixeira - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 11:159-174.
    Resumo: Em oposição à leitura de Friedrich Nietzsche, a do pessimismo leopardiano justificado como expressão de "decadência fisiológica" e Leopardi identificado com o "anjo decaído" romântico, defende-se, neste escrito, a leitura de Walter Benjamin que revela o aspecto revolucionário e prático de um "anjo irônico", conforme a designação benjaminiana. Empreende-se aqui um diálogo entre os argumentos de Benjamin, apresentados na sua resenha [Kritiken und Resenzionen - 1928] dos Pensieri leopardianos, e a obra de Leopardi, Canti e Zibaldone di (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    PSICANÁLISE: uma leitura heideggeriana.Zeljko Loparic - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (1):25-41.
    SÍNTESE - O texto não fala de um confronto entre Heidegger e Freud. A crítica da psicanálise propõe uma nova leitura na forma de uma desconstrução conceitual. O autor faz uma análise da origem metafisica dos conceitos de psicanálise e de seu instrumental mitológico, sugerindo um universo conceituai que nasce da superação da metafisica. Trata-se de "substituir modo de teorizar da psicanálise por um modo de pensar e de conhecer radicalmente diferente.".
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  23
    A crítica de G. A. Cohen ao pensamento de Rawls: ethos e incentivos.Julio Tomé - 2022 - Griot 22 (3):205-219.
    Nesse trabalho se investigará as críticas apresentadas por Gerald Allan Cohen ao princípio da diferença afirmado pelo filósofo estadunidense John Rawls. Cohen alega que o princípio da diferença permite desigualdades exorbitantes e que essas desigualdades minariam o ethos de solidariedade pressuposto por Rawls. Contra as críticas de Cohen, se salientará o fato de que os princípios de justiça como equidade devem ser lidos em conjunto (leitura holística) e, portanto, as desigualdades permitidas pelo princípio da diferença são muito menores do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    Fenomenologia Crítica e Feminista.Eduardo Marandola Jr - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):239-249.
    A Fenomenologia tem sido repensada nas últimas décadas a partir do trabalho de autoras feministas que têm promovido uma renovação das perspectivas fenomenológicas a partir de diferentes situacionalidades, atravessamentos e de um forte criticismo. O texto, como um ensaio, vislumbra tais possibilidades a partir de uma leitura do livro “50 Concepts for a Critical Phenomenology”, editado por Gail Weiss, Ann V. Murphy e Gayle Salamon. O objetivo é problematizar as potencialidades abertas para a Fenomenologia a partir de uma perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Leituras freireanas sobre educação.Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2003 - São Paulo, SP: Editora UNESP. Edited by Ana Maria Araújo Freire.
    Este livro evidencia que o pensamento educacional de Paulo Freire permanece vivo entre os educadores, tanto em seus discursos como nas suas práticas cotidianas escolares. Mostra como o educador-educando, comprometido com o processo de ensinar-aprender, deve evitar, ao máximo, a existência de situações de discriminação e exclusão social. A autora defende as vantagens da existência de uma educação escolar crítica, com crianças, jovens ou adultos. Constata ainda a atualidade do pensamento educacional de Paulo Freire, revela que a exclusão social (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  29
    Introdução a uma leitura de Espinosa.Homero Santiago - 2020 - Discurso 50 (1).
    Ao longo de décadas, a filósofa brasileira Marilena Chaui produziu uma das mais vigorosas e importantes interpretações da filosofia espinosana. Nossa intenção é propor uma introdução a essa leitura. Queremos mostrar como, ao mesmo tempo em que seus passos iniciais vinham na esteira da redescoberta francesa de Espinosa nos anos 60, essa interpretação, segundo relato da própria autora, foi elaborada nos anos 70 “sob o signo da crítica da ditadura”, de tal forma que, ali, a história da filosofia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  44.  20
    A questão maquiavélica e as diferentes formas de governo na ordenação do Stato: Uma leitura do Discorso sopra il riformare lo Stato de Firenze.Jean Felipe de Assis - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):108.
    A Expressão Questão maquiavélica foi popularizada por Isaiah Berlin ao ponderar sobre a fortuna crítica do pensamento político do secretário florentino. Há divergências entre as interpretações monocráticas e republicanas das obras de Machiavelli, as quais centram-se, especialmente, nas possíveis discrepâncias existentes entre Il Principe e os Discorsi. Diversos contextos históricos permitem múltiplas apropriações das ideias presentes nesses e outros textos desse autor: um pensador amoral na ausência das premissas religiosas; um republicano a lutar pela liberdade popular aos moldes dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  21
    A crítica de Wilhelm Reich à pulsão de morte freudiana.Felipe Shimabukuro - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):328-347.
    O objetivo deste artigo é reconstituir a crítica de W. Reich à noção freudiana de pulsão de morte. Para tanto, apresentaremos inicialmente três pressupostos de sua crítica: o projeto mais geral de sua obra, sua concepção de ciência e leitura da obra de Freud. Em seguida traçaremos as linhas gerais do conteúdo da crítica propriamente dita. Num terceiro momento, veremos em que consiste a teoria das pulsões proposta por Reich como alternativa à segunda teoria das pulsões (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana.Alfredo Gatto - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1105-1122.
    Friedrich Nietzsche e a crítica da subjetividade cartesiana O nome de Descartes aparece várias vezes nas obras publicadas e nos fragmentos póstumos de Nietzsche. As considerações do filósofo alemão são quase sempre críticas e recuperam, embora com um diferente juízo de valor, a interpretação do pensamento cartesiano fornecida pela tradição idealista. Nesta perspetiva, Descartes é considerado o pai do racionalismo ocidental, o pensador que teria colocado o cogito no centro da representação. A este respeito, analisar criticamente a leitura (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  1
    Do Abjeto Como Lumpenproletariat: Esboço de Uma Leitura Lacaniana de Marx Mediada Por Georges Bataille.Álvaro Lins Monteiro Maia - 2024 - Revista Dialectus 33 (33):366-388.
    Diz Marx do proletariado que esse é o estamento social que é dissolução de todo estamento, que é a esfera social que constitui a perda total da humanidade e cuja condição de emancipação é o reganho total dessa humanidade (Crítica da filosofia do direito de Hegel). Por outro lado, caracteriza um Lumpenproletariat, ‘putrefação passiva das camadas mais baixas da velha sociedade’, como, de todos os aliados possíveis, o pior; canalha perfeitamente venal e inteiramente importuna, cuja condição de vida predispõe (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Leibniz, 1678: anotações de leitura da ética de Espinosa.Ulysses Pinheiro - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:11.
    Este artigo analisa as anotações que Leibniz escreveu, em 1678, sobre a então recém-publicada Ética de Espinosa, mostrando como elas prefiguram alguns desenvolvimentos posteriores de sua teoria metafísica. Partindo de uma análise das críticas de Leibniz à Proposição 2 da Parte I da Ética, o artigo mostrará como as discussões sobre a compatibilização entre liberdade e determinismo, que ocuparam o centro de suas preocupações metafísicas nas décadas seguintes, retomam, ainda que com modificações, temas e problemas tratados nessas notas. Particularmente, será (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Jacobi e seus Leitores. Uma Leitura Heterodoxa: Friedrich Nietzsche.Oswaldo Giacoia Junior - 2023 - Cadernos de Filosofia Alemã 28 (2):57-66.
    O objetivo principal deste trabalho consiste em incluir Friedrich Nietzsche no contexto de uma leitura heterodoxa do núcleo filosófico de problemas implicados na correspondência entre Friedrich Heinrich Jacobi e Moses Mendelsohn a respeito do sistema de Spinoza, fazendo-o pelo viés da correspondência mantida entre Jacobi e Fichte a respeito de panteísmo, ateísmo e niilismo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    Marx e a crítica ao assim chamado “método” dos juristas analíticos.Ana Carolina Marra de Andrade - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    No presente artigo, iremos analisar a crítica feita por Karl Marx em seus Cadernos Etnológicos ao assim chamado “método” dos juristas analíticos. Para isso, passaremos pelos comentários de Marx ao jurista Henry Sumner Maine, fazendo um exame extenso de um trecho específico, no qual essa crítica aparece de forma mais direta. Ao longo de nossa exposição, pretendemos demonstrar que a crítica ao “método” dos juristas analíticos está inserida na perspectiva de uma crítica à teoria do direito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 973