Results for 'Marcio Undolo'

281 found
Order:
  1.  17
    Português de/em Angola: Peculiaridades linguísticas e a diversidade no ensino.Alexandre António Timbane, Daniel Peres Sassuco & Marcio Undolo - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 7.
    A Língua Portuguesa surgiu na Península Ibérica e se espalhou pelo mundo por meio do processo de colonização. Após o contato entre o português e as línguas autóctones em Angola iniciou uma nova configuração linguística, com características peculiares ou próprias o que contribuiu para o surgimento da variedade angolana do português. O artigo 19º da Constituição da República de Angola (2010) estabelece a LP como a única língua oficial. A variedade angolana do português distanciou-se do Português Europeu ao longo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O impacto do manuscrito de Wallace de 1858.Marcio Rodrigues Horta - 2003 - Scientiae Studia 1 (2):217-229.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  1
    Articulação da teologia moral na América Latina.Márcio Fabri dos Anjos (ed.) - 1987 - Aparecida, SP: Editora Santuário.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  20
    A dor estética.Márcio Benchimol Barros - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e18.
    No capítulo sobre a música do primeiro volume de O mundo como Vontade e como representação afirma Schopenhauer que a música produz um efeito “…mais poderoso e penetrante que o das outras artes…” e ainda que esse efeito seria “…no todo semelhante ao das outras artes, apenas mais vigoroso, mais rápido, mais necessário e infalível”. Porém, a condição da experiência estética em geral, para Schopenhauer é, sabidamente, o aquietamento da Vontade. Cabe então perguntar como é possível que a música exerça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Fenomenología y corporalidad en le ética de Emmanuel Lévinas: lectura de De l'existence à l'existant.Márcio Luis Costa - 1997 - Analogía Filosófica 11 (1):19-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Resenha do livro: BARBOSA, Marialva. História da Comunicação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Márcio Souza Gonçalves, Yuri Garcia & Thayz Guimarães Gonçalves - 2015 - Logos: Comuniação e Univerisdade 1 (22).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Proximidade segundo Lévinas: uma lógica para além do relativismo.Márcio Antônio de Paiva & Márcia Eliane Fernandes Tomé - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  44
    A educação cristã de crianças: algumas reflexões a partir de Kierkegaard.Marcio Gimenes de Paula - 2009 - Synesis 1 (2):63-75.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  21
    Os desdobramentos da psicologia experimental em Moritz, Kant e Kierkegaard.Márcio Suzuki - 2020 - Doispontos 17 (1).
    Depois de breve contextualização, este texto estuda a herança da psicologia experimental de Christian Wolff em Karl Philipp Moritz, Immanuel Kant e Søren Kierkegaard. Esses três autores transformaram as premissas mais científicas e técnicas da disciplina em formas mais abertas de experimentação romanesca ou teatral.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    Des Herrn Professors Kants Paradoxon des Comoedianten.Márcio Suzuki - 2018 - Kant Studien 109 (3):395-418.
    Name der Zeitschrift: Kant-Studien Jahrgang: 109 Heft: 3 Seiten: 395-418.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  18
    Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia.Márcio José Silveira Lima - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):209-229.
    Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um novo caminho para a música numa busca por sonoridades francesas. Além disso, ambos têm em comum um percurso que vai da adesão ao rompimento com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  21
    Minimal change: Relevance and recovery revisited.Márcio M. Ribeiro, Renata Wassermann, Giorgos Flouris & Grigoris Antoniou - 2013 - Artificial Intelligence 201:59-80.
  13.  5
    Criação e Criatividade Como Expressão da Liberdade: Uma Abordagem Inclusiva Em Merleauponty, Foucault e Waldenfels.Márcio Junglos - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (6):242-259.
    Este artigo tem a finalidade de desenvolver o tema da liberdade dentro de uma perspectiva inclusiva em Foucault, Merleau-Ponty e Waldenfels. Não pretendemos, metodologicamente, nos ater às diferenças peculiares entre tais filósofos, embora elas venham surgir naturalmente, mas abordaremos suas incomensuráveis contribuições para o tema. O tratamento a estes filósofos transcenderá os parâmetros de uma análise superficial para uma análise que os dirija a origem da problemática. Dessa maneira, buscaremos aprofundar os métodos por eles estudados, como o retorno fenomenológico em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  4
    Comentário a “Tempo maquínico: contribuição para uma ritmologia do Capital”.Márcio José Silveira Lima - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400289.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    As cláusulas de inclusão social nos editais de licitação do município de Arapoti (Pr/Brasil) e a promoção da justiça social.Márcio de Carvalho Martins & Ivy Judensnaider - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:221-232.
    O presente trabalho tem o propósito de, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, refletir sobre a construção de sociedades inclusivas, equitativas e justas. Nesses termos, propusemo-nos a discutir a questão da interferência estatal nas relações econômicas como fomentadora de inserção social de grupos vulneráveis. Por meio de pesquisa bibliográfica e de dados secundários, investigamos os possíveis efeitos da Lei nº 14.133/2021, que trata da possibilidade de o edital de licitação pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  63
    Por Que Revisitar o Debate entre Bergson e Einstein?1.Márcio Barreto - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):77-92.
    RESUMO: Bergson e Einstein participaram de uma conferência no Collège de France, em Paris, no mês de abril de 1922. Muitos desencontros entre o físico e o filósofo, no que diz respeito à questão do tempo, são já superados, se considerarmos a existência de processos dinâmicos instáveis, mas ainda permanece atual a questão da interioridade do tempo à ciência e, portanto, a possibilidade de retomada da complementaridade entre a ciência e a metafísica, proposta por Bergson, como necessária para a compreensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Tecnociência e política: Einstein, Bergson e o mundo visto da perspectiva de um raio de luz.Márcio Barreto & Pedro Ferreira - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (2).
    Desde o início da era moderna, tecnociência e política se tornaram cada vez mais indissociáveis, na mesma medida em que aumentou a nossa capacidade de manipular a matéria em um nível inacessível ao senso comum e, no limite, à própria imaginação humana. A experiência do tempo foi particularmente sensível a esse processo. Por um lado, foi dividida entre um tempo quantitativamente mensurável e um tempo qualitativo vivido . Por outro lado, este último foi crescentemente reduzido a um tempo psicológico e, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Paulo Freire entre a boniteza do ato de amar e a boniteza do ato de educar.Marcio D'Olne Campos - 2021 - In Ana Maria Araújo Freire (ed.), A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz & Terra.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    Estudo bibliométrico e epistemológico das teses de doutorado do PPGE-UFSCar.Marcio Coelho & Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):146-187.
    Considerando as mudanças que ocorreram no contexto histórico-social e também na pesquisa em Educação no Brasil a partir da década de 1990, este estudo analisou a produção científica do PPGE-UFSCar, tendo como objeto 55 teses defendidas na Área de Fundamentos da Educação, entre 1993 e 2007, submetidas à análise bibliométrica e epistemológica, objetivando determinar qual o paradigma foi predominante no período. O resultado revelou que o Marxismo foi utilizado em mais de 60% das pesquisas; e também identificou a presença de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni // Evaluation of public policies educational: results of the Prouni.Márcio Mugnol & Maria Gisi - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (s):122-139.
    O presente texto tem por objetivo contribuir com a discussão sobre a avaliação de políticas publicas educacionais no Brasil. Toma como referencia o Programa Universidade para Todos – PROUNI enquanto uma política pública de assistência aos estudantes oriundos de famílias de baixa renda. Expõe o processo de criação e implantação do programa, bem como, seus objetivos e propósitos. Conceitua políticas publicas segundo autores como Saravia , Simon , Lindblon e Easton . Apresenta sucintamente, com base em autores como Carol Weiss, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Uma Ética Para o Antropoceno: Albert Camus Como Pensador da Natureza.Marcio Pereira - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):144-164.
    o presente trabalho deseja mobilizar o pensamento de Albert Camus como forma de contribuir para o debate contemporâneo sobre o Antropoceno. Popularizado nas últimas décadas, o termo, além de significar a proposta de uma nova época geológica da Terra em razão da ação humana no planeta, costuma também ser utilizado para se referir à crise ambiental em curso. Será mirando mais neste segundo sentido do Antropoceno que mobilizaremos o pensamento camusiano aqui. Apesar de o tema da crise ambiental não ocupar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  38
    O método da razão pura em Kant: o filosofar como exercício arquitetônico.Marcio Pires - 2014 - Studia Kantiana 17:51-73.
    O foco deste artigo é identificar e expor o conceito de racionalidade que opera na filosofia kantiana, considerando, sobretudo, a “Doutrina transcendental do método” da Crítica da razão pura. De modo mais específico, a investigação toma como ponto de partida o texto da “Arquitetônica da razão pura” e destaca o conceito de sistema ali exposto, levando em conta sua paridade com o organismo, que lhe serve de metáfora. A partir daí, tem-se a ocasião para qualificar o método da razão como (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  89
    Sobre o uso de princípios teleológicos na filosofia, de Kant.Marcio Pires - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):211-238.
    O conceito de memes surgiu em 1976 com Richard Dawkins, como um análogo cultural dos genes. Deveria ser possível estudar a cultura através do processo de evolução por seleção natural de memes, ou seja, de comportamentos, ideias e conceitos. O filósofo Daniel Dennett utilizou tal conceito como central em sua teoria da consciência e pela primeira vez divulgou para o grande público a possibilidade de uma ciência dos memes chamada "memética". A pesquisadora Susan Blackmore (1999) foi quem mais se aproximou (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A temática do Amor no livro I dos epigramas de.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):37-46.
    Tendo selecionado 15 epigramas do livro I, de Henrique Caiado, apresentaremos os nossos comentários, com ponto de vista crítico, acerca do amor nestes epigramas. Eis alguns questionamentos pertinentes, que surgirão ao longo de nosso trabalho: Como o Deus do Amor, Cupido, é descrito por Henrique Caiado? Como é percebido o amor em sua poíesis ? O poeta valoriza mais o amor éros ou philía? Quais os poetas, que serviram de inspiração e de paradigma ao poeta e que são retratados ao (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Psicologia entre o longo passado e a curta história.Marcio Luiz - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Nietzsche e Villa-Lobos: da música dionisíaca à canção folclórica.Márcio José Silveira Lima - 2018 - Discurso 48 (2):155-175.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  20
    Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    Definindo os Limites Constitucionais da Liberdade de Manifestação de Pensamento: A Polêmica Acerca a Proibição do Uso de Máscaras em Manifestações Públicas.Márcio Eduardo Senra Nogueira Pedrosa Morais & Luciana Andréa França Silva - 2016 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 2 (2):37.
    Tem-se por objetivo discorrer sobre a problemática acerca do uso de máscaras em manifestações públicas, especificamente acerca da proibição de seu uso em manifestações pacíficas. As liberdades de manifestação do pensamento e de reunião são direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição de 1988, constituindo cláusulas pétreas. As vedações são capazes de contrariar tais direitos. Por outro lado, há no próprio dispositivo constitucional da liberdade de manifestação do pensamento, a vedação do anonimato. Deste modo, a pesquisa abordará o limite (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital.Márcio Adriano Costa dos Santos, Guillermina de Melo Terra & Rosilene Agapito da Silva LLarena - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):200-211.
    Analisa as relações teóricas e empíricas entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital”; “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. De natureza básica, bibliográfica, documental, descritiva e análise de conteúdo. Para tanto, utiliza-se o método quali-quantitativo. Como resultado, afirma-se que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual estar centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, à medida que não há Sociedade da Informação sem consciência cidadã, bem como justiça epistêmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  28
    El cuidado anímico en Nietzsche: Sócrates y Epicuro.Ignacio Marcio Cid - 2022 - Enrahonar: Quaderns de Filosofía 68:119-144.
    El presente artículo pretende mostrar: 1) que la praxis filosófica epicúrea, con sus postulados conceptuales, és en gran medida aceptada por Nietzsche y afines a él; 2) que ese reconocimiento hacia Epicuro tiene que ver con su modelo de vida eudemonista, presentista y menos intelectualizante que el socrático-platónico; 3) que, aun desde la concepción nietzscheana de una cierta filosofía griega en cuanto vía de decadencia antiartística, el quehacer epicúreo se considera un programa de afirmación vital, capaz de soslayar en parte (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    El éxtasis de Ostia y la estructura literaria de las ‘Confesiones’: una nueva propuesta.Márcio Gouvêa & Cristina de la Fuente - 2023 - Augustinus 68 (1):131-153.
    One of the most debated questions surrounding Augustine of Hippo’s Confessions is the search for the structural unity of its thirteen books. In this article, based on an analysis of the of Augustine’s ecstasies in Milan and Ostia, and of the influence of Plotinian Neoplatonism and Pauline theology on Augustinian thought, we intend to offer a new interpretative hypothesis, according to which the ternary division of the Confessions (Books I-IX, Book X, Books XI-XIII) reflects the Christian conception of the anagogic (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  3
    Kant e Os ‘Sonhos de Um Visionário’: Um Escrito Pré-Crítico de Cunho Crítico?Marcio Tadeu Girotti - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (2):160-178.
    Nossa proposta é apresentar argumentos que enfatizem a possibilidade do escrito kantiano “Sonhos de um visionário explicados por sonhos da metafísica” (1766) ser considerado como um possível escrito de virada crítica ou uma obra que contém elementos que supostamente conduziram Kant ao criticismo presente na Dissertação de 1770 e na Crítica da razão pura. A década de 1760 do período pré-crítico da filosofia kantiana é considerada como antidogmática ou mesmo um período de crítica ao racionalismo dogmático, em que Kant promove (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  32
    Leitura bioética de variações sociais da vigil'ncia em condomínios.Marcio Fabri dos Anjos & Rogerio Jolins Martins - 2017 - Horizonte 15 (47):887.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  26
    A casca em si: Sobre a relação entre a filosofia da música de Schopenhauer e o pensamento musical rom'ntico.Márcio Benchimol Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):30.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    O “homem de Schopenhauer” e a filosofia: sobre a raiz schopenhaueriana da concepção de filosofia em Nietzsche.Márcio Benchimol Barros - 2018 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 9 (1):53.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Revisão Judicial Sob o Enfoque Do Originalismo e Do Interpretativismo.Márcio Alves Figueira & Elísio Augusto Velloso Bastos - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (1):115.
    O artigo científico visa esclarecer acerca do judicial review com enfoque no originalismo e no interpretativismo. Neste trabalho pretendemos demonstrar ser o interpretativismo um construto da Suprema Corte dos Estados Unidos oriundo do precedente Brown. Em primeiro lugar, examinaremos os precedentes da Suprema Corte, cujos fundamentos foram obtidos a partir da corrente originalista, até chegarmos ao citado caso Brown e em seguida analisaremos filosoficamente o precedente. Em conclusão, antes se buscava a intenção original do constituinte, no entanto, modernamente, almeja-se controlar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Cidadania e identidade no estado democrático de direito: acerca da inclusão política do imigrante.Marcio Renan Hamel & Jelson Becker Salomão - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo discute a inclusão do imigrante em contextos políticos democráticos. Pretende demonstrar que o paradigma procedimental de direito proposto por Jürgen Habermas oferece as condições formais requeridas para a solução da tensão entre cidadania e identidade, produzida pelo fenômeno das migrações. O modelo habermasiano visa a assegurar, mediante a estrutura reflexiva do direito, a inviolabilidade da pessoa e a neutralidade ética do Estado democrático de direito. Todavia, embora tenha fundado o Princípio da Democracia na ideia de reconhecimento intersubjetivo, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Direitos culturais e toler'ncia: um diálogo entre Habermas e Forst como pressuposto para uma teoria da justiça.Marcio Renan Hamel - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (1):e26419.
    Por meio de uma análise reconstrutiva da filosofia político-jurídica de Jürgen Habermas e de Rainer Forst, bem como com auxílio de literatura secundária, são analisados os conceitos de direitos culturais e tolerância. O objetivo da presente pesquisa é visualizar como Habermas e Forst desenvolvem os referidos conceitos. Para este fim, o artigo é dividido em duas seções, a partir de uma justificativa introdutória da investigação dos objetivos traçados. A primeira seção trata da questão que envolve os direitos culturais, seu significado, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  71
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Cadernos Nietzsche e a Internacionalização da pesquisa.Márcio José Silveira Lima - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):9-11.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Tendências atuais da pesquisa Nietzsche.Márcio José Silveira Lima - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (2):9-10.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    A Psicologia entre o 'longo passado' e a 'curta história'.Marcio Luiz Miotto - 2018 - Dissertatio 47:95-134.
    O presente trabalho pretende inserir a História da Psicologia dentro de um debate mais alargado, em torno das Histórias da Filosofia e das Ciências. Para isso, o objeto de análise é a célebre frase de Ebbinghaus, 'A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história', e toda a tradição de livros e textbooks decorrente dela, muito popular nos séculos XX e XXI. O trabalho analisará o texto de Ebbinghaus e seus compromissos decorrentes. Então realizará uma crítica a essa tradição, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A Vida do poeta Henrique caiado E os seus possíveis amores.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (24):71-77.
    Tendo defendido a minha tese na USP, em maio de 2011, acerca de o Estudo e a Tradução dos dois livros de Epigramas, de Henrique Caiado, pesquisa acadêmica com mais de 500 laudas, deveras de cunho original e hercúleo, visto que laboramos com poemas epigramáticos renascentistas, nunca antes traduzidos na íntegra para o vernáculo ou para qualquer língua estrangeira. Na presente pesquisa, colocaremos em foco a vida do poeta e os seus possíveis amores. Perguntamo-nos: O que sabemos acerca de um (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Características dos epigramas de Henrique caiado.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (19):67-71.
    O epigrama sempre esteve presente em todos os períodos da literatura grega, sobretudo, no período helenístico no qual mais se destacou. Apresentaremos a seguir todas as características do epigrama com comentários, bem como dois epigramas do poeta renascentista, Henrique Caiado, com as suas respectivas traduções e análises.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Vida E obras do poeta português Henrique caiado do séc. XVI.Márcio Luiz Moitinha Ribeiro - 2008 - Principia 2 (17):15-19.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Bürgerliche Gesellschaft und Staat: zur Rekonstruktion von Marx' Theorie und Kritik des Staates.Márcio Egídio Schäfer - 2018 - Würzburg: Königshausen & Neumann.
  47.  16
    Os anos de aprendizado filosófico de Johann Wolfgang Goethe.Márcio Suzuki - 2013 - Discurso 42:139-162.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    A dança na filosofia: uma análise a partir do pensamento de Nietzsche e da obra O lobo da estepe de Hermann Hesse.Márcio J. S. Lima - 2022 - Griot : Revista de Filosofia 22 (2):242-252.
    This article seeks to analyze how the phenomenon of dance presents itself in philosophy, especially from the reflections of the German philosopher F. Nietzsche. To enhance our hypotheses, we will resort to the literary work The Steppenwolf by the German writer Hermann Hesse. We know that dance as a metaphor for thought is presented both throughout Nietzsche's work and in the aforementioned book by Hermann Hesse. Therefore, our analysis seeks to demonstrate how dance involves a situation of surrender and acceptance (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  3
    Proveniência de dados e inteligência artificial em saúde.Márcio José Sembay & Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7388.
    A proveniência de dados e a inteligência artificial são cruciais na saúde, garantindo a integridade e a transparência das informações. A proveniência possibilita a rastreabilidade dos dados em diagnósticos, promovendo confiança nas decisões clínicas, enquanto a inteligência artificial analisa grandes volumes de dados, facilitando a identificação de padrões e a personalização de tratamentos. É relevante abordar a proveniência de dados e a inteligência artificial no contexto da saúde, enfatizando seus desafios e implicações éticas, com o objetivo de fornecer orientações a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  3
    A Crítica de Hegel À Ideia de Vontade Geral de Rousseau.Márcio Egídio Schäfer - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (4):248-258.
    O presente artigo tem a intenção explicitar a intricada relação entre o indivíduo e o Estado. Tendo no horizonte autores como Rousseau e Hegel, ter-se-á como meta explicitar qual a necessidade das relações institucionalizadas na figura do Estado. Para chegar à meta estabelecida buscar-se-á trilhar o caminho pelo qual Hegel criticou a noção rousseauniana de vontade geral. Para compreender essa crítica, apresentaremos primeiramente a concepção hegeliana do Estado, focando alguns traços de sua justificação da instituição estatal. Em segundo lugar, buscaremos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 281