Results for 'Revolução Digital, Manipulação Algorítmica, Filosofia da Informação, Ética da informação, Filosofia da Tecnologia'

964 found
Order:
  1.  8
    Algoritmos que nos governam.Ralph Leal Heck - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a estrutura da revolução digital, a partir da influência das _Big Techs_ sobre o comportamento das pessoas e das sociedades. Para compreender isto, analisaremos, primeiramente, a infraestrutura do sistema, destacando a internet, a relação de hiperconectividade e o uso de _Big Data_, o que se apresenta, conforme Floridi, como o ambiente da hiperistória e o modo de vida _onlife_. Em seguida, abordaremos a manipulação algorítmica na modulação comportamental, exemplificando-a na política e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A sociedade contemporânea à luz da ética informacional.João Moraes & Rafael Testa - 2020 - Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 42 (3).
    Qual o lugar da filosofia nos dias atuais? Diante das inúmeras respostas possíveis a esta questão, nos debruçaremos em alguns tópicos que podemos inserir na chamada Ética Informacional, um ramo de investigação filosófico-interdisciplinar relativamente recente que discute problemas oriundos da relação ser humano/tecnologias digitais. Temas como privacidade informacional, arrogância epistêmica e divisão digital serão discutidos e relacionados, com o intuito de ilustrar o papel da filosofia na compreensão da complexidade inerente às dinâmicas sociais no contexto da sociedade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A questão algorítmica.Grayce Lemos & Marina Bazzo de Espíndola - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7362.
    Este artigo explora os desafios impostos pela implementação de sistemas algorítmicos e inteligência artificial (IA) em diversas plataformas que fazem parte da cultura digital hoje. O foco principal é analisar como a literatura científica recente relaciona a questão algorítmica com os fenômenos da pós-verdade e a crise da democracia, em um contexto onde a disseminação de fake news e a manipulação digital desempenham papeis centrais. A pesquisa mapeia artigos publicados nos últimos dois anos, pós-pandemia, identificando correlações entre a aparição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  39
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Contribuições Habermasianas Para Uma Ética Intercultural da Informação: Aproximações.Jorge Atilio Silva Iulianelli - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):29-41.
    Este artigo é uma reflexão sobre contribuições habermasianas à ética da informação. A questão da ética da informação continua a ser problemática. Ela deve ser coordenada desde que paradigma de relações interculturais? O caráter eurocêntrico das ciências da informação tem sido problematizado, sobretudo em relação aos regimes de verdade que se produzem na ciência e na tecnologia. O que significa a produção de conhecimento e a troca de saberes de caráter emacipatório para a ciência da informação? Embora (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  29
    Sobre a eficiência da ética como ferramenta de governança da inteligência artificial.Nicholas Kluge Corrêa, Nythamar Fernandes de Oliveira & Diogo Fernando Massmann - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42584.
    A 4ª Revolução Industrial é o culminar da era digital. Atualmente, tecnologias como robótica, nanotecnologia, genética e inteligência artificial prometem transformar nosso mundo e a maneira como vivemos. O campo da Segurança e da Ética da Inteligência Artificial são áreas de pesquisa emergentes que vêm ganhando popularidade nos últimos anos. Diversas organizações de cunho privado, público e não governamentais têm publicado diretrizes propondo princípios éticos para a regulamentação do uso e desenvolvimento de sistemas inteligentes autônomos. Meta-análises do campo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    O Problema da Identidade Nas Tecnologias da Informação e Comunicação.Cleyton Leandro Galvão - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 6 (2):104-114.
    Uma das questões mais difíceis de discernir no âmbito do uso das TICs é decidir o que seria aquilo que chamamos de identidade. Há termos que se referem a partes ou momentos específicos da identidade nas TICs, tanto ao uso quanto ao desenvolvimento que essas identidades podem ter em relação ao envolvimento do usuário. Deste modo, afirmamos que existe uma forma de compreender a identidade no uso das TICs como tentativa de se livrar deste emaranhado de termos e conceitos dispersos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    NAVIGARE NECESSE; VIVERE NON EST NECESSE: Ética intercultural de la información para navegar en tiempos de cultura algorítmica.Camila Costa - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11 (1):e-7056.
    Este artículo explora la necesidad de desarrollar una ética intercultural de la información en el contexto de la cultura algorítmica. A medida que la tecnología sigue avanzando y los algoritmos desempeñan un papel cada vez más significativo en las vidas humanas, es crucial considerar las implicaciones éticas de estos sistemas desde una pluralidad de perspectivas, culturas, realidades socioeconómicas y género y raza. Basado en el método inductivo-deductivo, el enfoque metodológico es una revisión bibliográfica no sistemática. Examinando aspectos de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    A mídia digital no campo do poder: entre as massas e a comunicação dominante.Jeancarlo Pontes Carvalho - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A obra “No Enxame: Perspectiva do Digital” de Byung-Chul Han faz uma reflexão sobre o campo da mídia digital apresentando-o metaforicamente como uma janela, não apenas para que possamos assistir os acontecimentos do mundo de maneira passiva, como também uma porta que se comunica com outras moradias e pessoas ativamente, embora sem que haja possibilidade de intermediadores, o que justifica as suas potencialidades constitutivas, bem como os seus perigos. Para tanto, o autor aponta que há uma transformação nas relações sociais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  20
    O Acesso Aos Documentos Com Ou Sem o Uso da Tecnologia da Informação.Ana Suely Lopes & Jorge Pedro Sousa - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):171-185.
    O presente artigo propõe-se a analisar as vantagens do acesso aos documentos digitais e ao mesmo tempo, apontar desafios encontrados ao pesquisar em documentos impressos. Neste intuito, discorre-se brevemente sobre uma experiência vivida ao pesquisar em acervos físicos e digitais em bibliotecas portuguesas. Como fundamentação teórica, busca dar ênfase aos documentos de valor histórico e ressaltar a relevância do uso da tecnologia no acesso à informação. Como resultado, o estudo permitiu constatar que o uso da tecnologia da informação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Tecnologia e regulação democrática.Lucas Fernandes da Silva & Carlos Jacinto Nascimento Motta - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7390.
    O presente texto busca examina as transformações na esfera pública digital e os desafios da regulação democrática, considerando as interseções entre tecnologia, ciência e ideologia. A pesquisa, fundamentada em metodologia bibliográfica, utiliza conceitos centrais das obras de Jürgen Habermas: Uma Nova Mudança Estrutural da Esfera Pública e a Política Deliberativa, Teoria do Agir Comunicativo, Volume 2, e Técnica e Ciência como Ideologia. O estudo começa analisando como a esfera pública foi remodelada na era digital, abordando as novas dinâmicas de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    A Ética da Informação Nos Programas de Pós-Graduação Em Ciência da Informação No Brasil: Uma Análise.Vinícius Cerva de Moraes & Jackson da Silva Medeiros - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):27-43.
    Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Soberania digital.Grayce Lemos, Marina Bazzo de Espíndola & Nayara Cristine Muller Tosatti - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7364.
    Este artigo explora o conceito emergente de ‘soberania digital’ no contexto atual de dataficação da vida, examinando como o termo é definido na esfera acadêmica. A discussão em torno do conceito ‘soberania digital’ tem sido abordado pela sociedade civil e pelos movimentos sociais em torno de uma internet livre e soberana, como pode ser observado através da Carta Soberania Digital entregue ao presidente Lula e assinada por diferentes atores e ativistas que se dedicam à discussão do tema. A pesquisa baseia-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    O ‘futuro não é mais como antigamente’.Marcelo Calderari Miguel & Rosa da Penha Ferreira da Costa - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):202-217.
    Introdução: as inovações tecnológicas que surgem no contexto dos Arquivos estão diretamente ligadas à sua capacidade de evolução e adaptação. Descobrir e estudar quais dessas novas tecnologias podem ser mais bem aproveitadas nos Arquivos pode ser a diferença entre evoluir ou padecer. Objetivo: mapear as tendências recentes encontradas na literatura científica sobre as mudanças que estão ocorrendo nos Arquivos. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, para determinar as principais tendências encontradas na literatura científica recente, a partir do ano de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    Panóptico Digital e Estruturas Psicopolíticas.Fabiano Corrêa da Silva Couto - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):106-123.
    Este artigo discute o conceito de "panóptico digital" e seu papel na sociedade contemporânea. O filósofo Byung-Chul Han introduz a idéia do "panóptico" - inicialmente desenvolvido por Jeremy Bentham no século 18 - para descrever uma forma de controle e vigilância presente na sociedade moderna. São discutidos os efeitos das tecnologias digitais no acompanhamento e controle do comportamento individual, bem como a ameaça que isso representa para a privacidade e a autonomia. Também discute o conceito de "psicopolítica" e como ele (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    INFORMACIÓN Y MEMORIA EN EL ÁMBITO DE LA ARCHIVOLOGÍA Y LA CIENCIA DE LA INFORMACIÓN: reflexiones sobre su actuación en la sociedad algorítmica.Paula Cotrim de Abrantes & Vania Lisboa da Silveira Guedes - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11 (1):e-7128.
    La Archivología y la Ciencia de la Información, como campos del conocimiento, y los profesionales que actúan en estos dominios, son agentes fundamentales en la organización, recuperación, acceso y preservación de la información y la memoria. Sin embargo, en la era digital controlada por el Big Data y los algoritmos computacionales, es plausible cuestionar si la información y la memoria que se están preservando son elecciones conscientes de los individuos o decisiones de los sistemas computacionales. A través de un estudio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    Meu ódio será tua herança.André Januário da Silva & Valéria Cristina Lopes Wilke - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:508-528.
    A relação informação e capital tem sido vital para a produção do habitus informacional no século XXI, seja pelo cada vez maior trânsito de usuários interconectados à grande rede, seja pela massificação da produção de artefatos infocomunicacionais que possibilitam a manutenção desse fluxo. Sob o ponto de vista econômico, a informação é a matéria que passa a estruturar a lógica de organização do capital, e, por conseguinte, também a ordem social, política e cultural das sociedades contemporâneas. Desse modo, é na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Dinámicas de Imperialismo y Colonialismo en la Era Digital.Janaína Fernandes Guimarães Polonini - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11 (1):e-7030.
    A investigação apresenta uma reflexão sobre as estratégias de mercado de dados ancoradas no imperialismo e colonialismo na era digital. Discorre a mercantilização de dados de usuários de internet em diferentes plataformas digitais, bem como estratégias de mitigação dessas práticas e estudos sobre o tema. A pesquisa é descritiva, bibliográfica e qualitativa refletindo sobre dados, informação, poder e manipulação da sociedade por meio das plataformas digitais. O levantamento bibliográfico foi realizado no Portal de Periódicos Capes considerando apenas os artigos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  18
    Uma reflexão filosófica-interdisciplinar sobre ética da informação.Gabriel Fefin Machado & Juliana Moroni - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6850.
    O objetivo deste trabalho é investigar a natureza ontológica e epistemológica do conceito de informação, focalizando inicialmente a Filosofia e Ética da Informação (EI), propostas por Floridi (1999; 2002; 2004; 2011; 2016), cujo fundamento teórico servirá de suporte para reflexões acerca da inteligência artificial generativa (IAGen), mais especificamente, o ChatGPT. O conceito de informação será abordado a partir de três vertentes na perspectiva filosófico-interdisciplinar: (1) realismo informacional, (2) ecologia informacional e (3) semântica informacional, segundo Gonzalez, Nascimento & Haselager (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality.Tânia Rodrigues Palhano & Jório Mágno Oliveira de Souza - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020026.
    O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Democracia e tecnologia no Grande Glocal da contempor'nea sociedade do risco e da informação.Roberto Correia da Silva Gomes Caldas - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    A presente pesquisa se dá com Ciência, Técnica e Tecnologia se imbricando em relação à regulação do bom desenvolvimento (sustentável) de cada nação, considerando-se, para tanto, as distintas acepções de Cibernética justapostas na sociedade do risco e da informação em interação com temas afins, como glocalização interativa, sociodromocracia e governança regulatória, mediante um paralelo entre Teoria da democracia e positivação do Direito. Para isso, na análise, adota-se método dedutivo, mediante técnica de abordagem bibliográfica e documental, e metodologia interdisciplinar para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  26
    Impactos das tecnologias informacionais de comunicação na conduta: contribuições da teoria peirciana de informação.Max Rogério Vicentini, Valdirene A. Pascoal & Maria Eunice Q. Gonzalez - 2020 - Cognitio 20 (2):429-445.
    O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão acerca de relações existentes entre informação e ação, no contexto das tecnologias informacionais de comunicação. O problema central que guiará o artigo pode ser assim formulado: Qual é a influência da informação disponível nas TICs na ação autônoma? O direcionamento de pesquisas em relação ao conceito de informação possui geralmente uma orientação técnica, não focalizando questões éticas, ontológicas e epistemológicas, que são igualmente relevantes ao se tratar desse conceito. Em contraste com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    Questões éticas em tratamento temático da informação e o impacto sobre a acessibilidade informacional.Daniela Francescutti Martins Hott & Lais Pereira de Oliveira - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):44-58.
    Aborda a ética no tratamento temático da informação dentro da dinâmica do acesso e uso informacional. Objetiva discutir teoricamente questões éticas em tratamento temático da informação e o impacto dessas sobre a acessibilidade informacional. Metodologicamente, tem-se pesquisa de ordem teórica, exploratório-descritiva e de abordagem qualitativa. Emprega revisão de literatura sobre artigos de periódicos, trabalhos publicados em eventos e capítulos de livro do campo biblioteconômico-informacional. A reflexão teórica evidencia pontos de necessário aperfeiçoamento, a fim de que se garanta um processo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    Tecnologias Integradas À Sala de Aula: Desafios da Educação Do Século XXI.Marlene Aparecida Morceli Murakami - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Este artigo, realizado por meio de estudo bibliográfico, pretende abordar a respeito dos desafios do uso de tecnologias na sala de aula para a educação no século XXI. A cultura analógica na escola com práticas tradicionais seculares é conflitante com a cultura digital provocando dissonâncias entre o mundo dos estudantes e o mundo da escola. A pandemia provocou catalisação no uso das tecnologias devido ao ensino remoto. Os avanços e a propagação do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  18
    Tecnologia da informação e comunicação na pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.Valber Hermínio Caetano, Isaac Rozas Rios, Júlio Afonso Neto Sá de Pinho & Edna Gomes Pinheiro - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):181-199.
    Busca identificar as produções acadêmicas dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que possuem eixos temáticos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, a fim de subsidiar a inquietação que originou a questão norteadora da pesquisa, a saber: Existe interesse dos pesquisadores da CI em discutir criticamente acerca da fundamentação, consistência e qualidade das informações produzidas e compartilhadas perante o alto índice de produção e disseminação ocasionado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  5
    A crise da verdade na era digital.Edilson Vilaço Lima - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7367.
    redes sociais, utilizando as teorias de Jürgen Habermas e Hannah Arendt. Partindo da constituição da esfera pública burguesa, o estudo investiga como as plataformas digitais impactam a formação da opinião pública e a construção da verdade. Com base na teoria da ação comunicativa de Habermas, examina-se a fragmentação da esfera pública digital, onde a deliberação racional e o consenso são prejudicados pela proliferação de informações falsas, polarização ideológica e personalização algorítmica. A análise de Arendt sobre o espaço público como local (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  28
    Cidade inteligente e governamentalidade algorítmica: liberdade e controle na era da informação.Marco Antônio Sousa Alves - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização social será (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  17
    Aspectos éticos sobre o acesso à informação e a din'mica do compartilhamento da desinformação nas campanhas eleitorais na internet.Stella Schwanz Dias de Assis & Meri Nadia Marques Gerlin - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:395-415.
    A temática propaganda eleitoral na internet traz consigo uma extensa gama de questionamentos. Enquanto, por um lado, proporciona uma maior aproximação do eleitor com as informações sobre o processo político, por outro, potencializa a disseminação de notícias falsas, responsáveis, em grande parte, por manipular a intenção de votos de uma nação. Essa problemática vai além da discussão sobre desinformação, não é apenas sobre notícias falsas versus verdadeiras. Com o objetivo de analisar a relação entre o acesso à informação e os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    A teoria do agir comunicativo de Habermas e a inteligência artificial.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Ana Gabriela Clipes Ferreira, Flávia da Silva Carvalho & Samya Massari - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7366.
    A presente pesquisa tem como objetivo analisar na literatura a produção científica sobre a inteligência artificial e discutir o seu uso com o olhar habermasiano através da teoria do agir comunicativo. Ilustra exemplos de aplicação da IA em obras de ficção. Discute as questões das tecnologias digitais e as limitações binárias da inteligência artificial. Como método, adota duas etapas distintas: abordagem teórica através da Teoria do Agir Comunicativo; e a introdução do resultado de pesquisas através do método de revisão sistemática, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  38
    Sociedade do Cansaço e a Invisibilidade do infoproletariado: as fronteiras éticas que as novas tecnologias impõem a classe trabalhadora.Leonardo Silveira Maika - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado questionamentos éticos relacionados ao advento e à prevalência das novas tecnologias. Neste cenário, destaca-se a emergência do "infoproletariado", uma classe trabalhadora cada vez mais subjugada à lógica do trabalho digital e da economia do conhecimento. Paralelamente, essa transformação se dá em um contexto de "sociedade do cansaço", onde o ritmo acelerado e incessante das atividades produtivas impõe um esgotamento físico e mental às pessoas. Este artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  13
    Ética e Teoria Das Representações Sociais: Uma Discussão a Partir da Ciência da Informação.Valdir Jose Morigi & Luis Fernando Herbert Massoni - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):73-85.
    Reflete sobre o uso acadêmico de informações produzidas pelos cidadãos em ambientes virtuais nas pesquisas de representações sociais. Aborda alguns aspectos éticos relacionados ao uso dessas informações, especialmente no âmbito da Ciência da Informação. Articula os conceitos de informação e representações sociais, de modo a evidenciar o papel das informações na construção das representações. Trata-se de um estudo bibliográfico, com base na literatura da Ciência da Informação. Alega que o uso dessas informações é uma prática ética, desde que os (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  6
    Inteligência artificial e rizomas da ação comunicativa na ágora digital.Edna Gusmão de Góes Brennand & Delamar José Volpato Dutra - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 11:e-7356.
    O texto busca discutir paradoxos do debate público na era da Inteligência Artificial. Parte da concepção de esfera pública de Habermas e sua aplicabilidade no seio das reflexões atuais sobre o debate público e suas novas modalidades potencializadas pelas tecnologias digitais. Pretende trazer ao escrutínio das reflexões as formas de como jovens adultos de diferentes países garantem sua participação na esfera pública digital através do exercício da cidadania, da consolidação de uma sociedade bem-informada e coautora de seus sistemas político e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A ubiqüidade da informação digital no espaço urbano.Julieta Leite - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (2):104-116.
    Este artigo apresenta uma abordagem da cidade contemporânea do ponto de vista da contribuição das novas tecnologias digitais na constituição de laços sociais e na caracterização dos espaços urbanos. A análise de exemplos de interações cotidianas entre o meio digital e a cidade ilustra as considerações teóricas sobre novas formas de experiências do espaço social, mais precisamente a da ubiqüidade, na construção de novas experiências espaciais coletivas.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  22
    Pós-modernidade, complexidade e suas nuances na ciência da informação.Antonio Gouveia de Sousa, Tâmela Costa, Noemi Andreza da Penha, Michel Batista da Silva, Jetur Lima de Castro & Marta Lígia Pomim Valentim - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):65-81.
    Os registros históricos humanos sofreram transformações à medida em que evoluíam as tecnologias. Quanto maior a evolução tecnológica, mais informações puderam ser disseminadas. O objetivo desta pesquisa é discutir as possíveis similaridades entre a Ciência da Informação e as nuances pós-modernas. Como procedimentos metodológicos apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. O estudo possibilitou a confirmação dos elementos relacionais para uma compreensão dialógica entre a pós-modernidade, a complexidade e a Ciência da Informação. O pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  31
    Memória Coletiva diante um painel bibliometrico.Rosa da Penha Ferreira da Costa, Philippe Peterle Modolo & Marcelo Calderari Miguel - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):157-177.
    O Brasil, diz Millôr Fernandes, tem um enorme passado pela frente e, esse projeto de nação ergue-se com a memória coletiva. Nessa via, o objetivo do estudo é analisar bibliometricamente como a temática ‘memória coletiva’ se apresenta indexada no acervo da literatura científica da Ciência da Informação - Brapci. A pesquisa estabelece métricas sobre o quantitativo anual de publicações, os periódicos e os autores envolvidos, as palavras chaves mais frequentes. Estabelecido o recorte dos últimos dez anos completos, são recuperados 50 (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  30
    Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética.Ester Maria Heuser & Adriana Muniz Dias - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021033.
    Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular. Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  21
    Novas Tecnologias, Virtualização e Inteligência Coletiva: Impactos Na Educação Segundo Pierre Lévy.Eder Fernando Kegler & Marcos Alexandre Alves - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-10.
    O avanço tecnológico envolve e faz parte do cotidiano de todas as pessoas, e a sua influência pode ser direta ou indireta. O que se faz são up-grades com o propósito de conseguir participar deste universo digital. As Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado alterações na humanidade, no modo de viver, de se relacionar, aprender, pensar e ensinar. Propõe-se um estudo bibliográfico, baseado em duas grandes obras de Pierre Lévy, um dos grandes pensadores da era da informação: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  18
    Para uma ethical turn da tecnologia: por que Hans Jonas não é um tecnofóbico.Jelson R. De Oliveira - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (2):191-206.
    Resumo: O objetivo do presente artigo é contrapor à acusação de tecnofóbico, erroneamente dirigida a Hans Jonas, a sua proposta de uma ethical turn da tecnologia, cujas bases estariam na capacidade ética de impor contenções ao avanço utópico do progresso técnico, algo que leva a ética da responsabilidade ao polêmico conceito de “heurística do temor”. Para tanto, parte-se de um exame sobre o projeto jonasiano de uma filosofia da tecnologia, cuja terceira perspectiva seria valorativa, sendo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  41.  16
    abordagem informacional de conhecimento em Dretske.Isabele Vieira Salsmam & Marcos Antonio Alves - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):174-196.
    No limiar do século XX, a humanidade vivencia significativo avanço nas tecnologias de informação e de comunicação. Neste período, diversos campos do saber adotam como pano de fundo abordagens informacionais, em suas pesquisas, assumindo metodologias interdisciplinares, em suas investigações. Surgem novas disciplinas, como a Filosofia e Ética da Informação, buscando compreender, dentre outras coisas, o que é a informação, seu estatuto ontológico e epistemológico, seus efeitos nas ações humanas. Um dos problemas clássicos da filosofia, investigado com o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  14
    As ressonâncias da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg na prática biomédica.Paulo Thiago Alves Sousa - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):83-99.
    O presente artigo empreende uma reflexão sobre a ressonância política e ética da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg, especialmente na prática tecnocientífica biomédica. Referida ressonância ganha destaque no papel exercido pela ativa cidadania técnica no âmbito biomédico. Partindo de uma crítica ao projeto tecnocrático de intervenção paternalista, demonstra-se que abordagem democrática pensada pelo construtivismo crítico da tecnologia de Feenberg orienta criticamente a tradução e a implementação tecnológica de projetos biomédicos socialmente engajados ou enviesados. Para cumprir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Ética Originária, Hermenêutica e (Bio)Tecnologia: Notas sobre a possibilidade de uma Ética para a sociedade (Bio)Tecnológica em Hans-Georg Gadamer.Maurício Fernandes - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):110.
    Vivemos uma época expressivamente marcada pelo avanço sem precedentes de intervenções tecnocientíficas como resultado de um desenvolvimento histórico de visões naturalistas auto-objetivadoras do homem nos moldes físico-matemáticos das Ciências Naturais. Hans Georg Gadamer nos apresenta em vários momentos da arquitetônica de seu pensamento uma compreensão da experiência hermenêutica como uma proposta ao cientificismo objetificador, fundando-a no mundo-da-vida e reconhecendo-a na prática cotidiana das relações intersubjetivas ultrapassando o campo metodológico da ciência moderna. Analisaremos nas páginas que se seguem a posição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Qual É o Papel da Ética Na Ética da Inteligência Artificial?Monica Franco - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):276-299.
    O estudo filosófico da ética sobre as interações entre os seres humanos e as tecnologias que empregam a Inteligência Artificial se tornou um tópico popular e importante como nunca antes. O estudo dos problemas que concernem essas interações justifica-se por conta das transformações tecnológicas pelas quais as sociedades humanas têm passado, e que ainda podem acarretar profundas mudanças legais, políticas e sociais. O artigo tem como objetivo principal identificar o papel da ética, enquanto disciplina filosófica, com relação ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação.Acácio Silveira França & Elizabeth Adorno de Araújo - 2009 - Educação E Filosofia 23 (45):185-200.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    Estudos humanísticos da informação.Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Ana Gabriela Clipes Ferreira, Tirza Rodrigues & Nelson Salomão - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:387-405.
    Neste artigo apresenta-se a proposta de estudos humanísticos da informação, particularmente a partir das observações do filósofo holandês Harry Kunneman. Esse trabalho se inicia com a investigação e a discussão da noção hegemônica do que é Informação dentro da Ciência da Informação, vinculada a sua origem funcionalista. Nesta discussão cabe destacar na demarcação do conceito de informação a teoria matemática da comunicação e das teorias de sistemas. As limitações das abordagens funcionalistas da Informação tem como resposta a busca e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    Inflexões da ética da alteridade em Byung-Chul Han: modos de enfrentamento à catástrofe do dataísmo.Camila Braga Soares Pinto & Leandro Pinheiro Chevitarese - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85933.
    Tendo em vista o excesso de positividade e máximo desempenho presentes na Sociedade do Desempenho, Byung-Chul Han retoma o diálogo sobre a transição das sociedades disciplinares de Foucault e de controle de Deleuze, diagnosticando a condição de violência psicopolítica e o aprisionamento narcísico, em um cenário de catástrofe presente no atual regime de informação que configura o dataísmocomo uma das principais ferramentas do sistema neoliberal. Este artigo visa investigar outros modos de existência civilizacional, a partir dos desafios de reincorporação da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    Pluralismo terminológico e desordem da informação.João Rodrigo Santos Ferreira & Edivanio Duarte de Souza - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):86-105.
    A pesquisa aponta as condições que motivaram as mudanças nos processos de disseminação da ciência, apresentando o ambiente das redes sociais digitais como espaços unificados de comunicação e de divulgação científicas. A partir deste contexto, busca evidenciar como esses espaços estão vulneráveis à desordem da informação. Para tanto, foram levantados os principais fatores relacionados à desordem no espaço digital, especialmente, nesses processos, e indicados alguns cuidados que precisam ser considerados para evitar ou minimizar esse problema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas.Meri Nadia Marques Gerlin, Denise Bacellar Nunes & Ana Claudia Borges Campos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:207-221.
    O presente estudo pretende dialogar sobre o conceito contemporâneo da informação como veículo democrático. A informação na contemporaneidade tem sido banalizada, haja vista que ela é um instrumento de poder já que tem a capacidade de se comunicar com o seu meio e, ao mesmo tempo, é usada como estratégia de dominação. A democracia, governo de muitos, busca integrar interesse de todos na tentativa de criar um ambiente equânime de tomada de decisões. De um lado temos a informação e todas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  17
    Filosofia das Tecnociências: com quantas mãos se faz uma plantação?Ronei Clécio Mocellin & Débora Aymoré - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Se na filosofia e história do corpo os posicionamentos são agrupados entre os que consideram haver substância única (Espinosa) ou dupla (Descartes) que conformam diferentes aspectos dos indivíduos (alma/mente – corpo), na filosofia da ciência nos confrontamos com a o terceiro excluído nestes dualismos com consequências existenciais: trata-se da técnica ou, para utilizarmos um termo mais preciso, das tecnologias. Neste sentido, a máquina é um corpo, não do tipo que nasce naturalmente: as máquinas nascem de um parto artificial, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 964