Results for 'Sociedade do desconhecimento'

967 found
Order:
  1.  2
    Algumas reflexões sobre os desafios para o ensino escolar de filosofia na Sociedade do Desconhecimento.Luiz Guilherme Lucho de Araujo & Marcelo Leandro Eichler - 2024 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 10 (1):15-1.
    O presente artigo apresenta breves reflexões sobre o ensino de filosofia e seus desafios na sociedade do desconhecimento. Levando em consideração o cenário da sociedade atual, onde cada vez mais os jovens estão conectados e cada vez menos preocupados com o tipo de conteúdo que estão recebendo pelas redes, sobretudo sobre a veracidade das informações. Uma postura de indiferença diante dos fatos que nos cercam, gera um sinal de alerta em relação a como iremos lidar com problemas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  48
    Sociedade do Cansaço e a Invisibilidade do infoproletariado: as fronteiras éticas que as novas tecnologias impõem a classe trabalhadora.Leonardo Silveira Maika - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Nas últimas décadas, a transformação da economia e do mercado de trabalho tem despertado questionamentos éticos relacionados ao advento e à prevalência das novas tecnologias. Neste cenário, destaca-se a emergência do "infoproletariado", uma classe trabalhadora cada vez mais subjugada à lógica do trabalho digital e da economia do conhecimento. Paralelamente, essa transformação se dá em um contexto de "sociedade do cansaço", onde o ritmo acelerado e incessante das atividades produtivas impõe um esgotamento físico e mental às pessoas. Este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  64
    A política na sociedade do conhecimento.Odílio Alves Aguiar - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):11-24.
    O artigo enseja discutir os dilemas e as possibilidades da política na atual configuração societária. Partiremos da definição de sociedade do conhecimento como sociedade em rede apresentada pelo sociólogo Manuel Castells e, em seguida, exporemos os conceitos arendtianos de totalitarismo e ação, importantes para uma reflexão sobre a política nos dias atuais. Abordaremos as implicações da questão judaica na teoria política arendtiana, na qual sobressai uma perspectiva agônica do poder, isto é, o poder não como lugar das forças (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    A sociedade dos ateus segundo Pierre Bayle: uma experiência de pensamento?Isabelle Delpla & Adriana Novaes - 2022 - Discurso 52 (2):102-120.
    Seria a conjectura de uma sociedade de ateus, de Pierre Bayle, uma experiência de pensamento liberal, visando separar política e religião? Uma tal interpretação pode se apoiar sobre a relativa proximidade do texto com a Fábula das Abelhas de Mandeville. Ela é, porém, errônea: aquela conjectura baseia-se em um método cético, histórico e crítico que desafia o princípio mesmo das experiências de pensamento. Tampouco a separação do religioso e do político se basearia em uma argumentação liberal.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Resenha do livro Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han.Carla Mireli Cachoeira de Oliveira, Cecilia Nascimento da Silva, Gisele Viana Lima, Guilherme Maia Quintela, Luis Claudio Correia Barreto & Débora Leitão Leal - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2).
    HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Vozes, Petrópolis: 2017.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Sociedade dos poetas vivos da Maré: O discurso literário como ressignificação do humano em um espaço de educação popular.Tiago Cavalcante da Silva - forthcoming - Kairos.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  18
    A Sociedade do Outro Homem.Hermínio Rico - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (1):97 - 117.
    Este artigo começa com uma apresentação breve do pensamento de Levinas sobre o sujeito visto a partir duma relação abstracta pré-original, como subjectividade imediatamente para-o-outro, an-arquicamente separada, rejeitando, assim, qualquer ideia de comunidade baseada numa totalidade. Na segunda parte, pela explanação dos temas do "Terceiro" e da "Justiça", faz-se a transição da subjectividade incomparável para a condição do sujeito como membro da sociedade, procurando deduzir, depois, algumas consequê'ncias para a concepção e prática da sociedade e da politica, traços (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Violência, educação e sociedade: do que se queixa a escola?Pablo Lima & Marcelo Ricardo Pereira - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:15-30.
    Refletimos sobre a violência que frequenta as instituições escolares partindo do pressuposto de que ao se apresentar na escola de maneira molecular, a violência evidencia o reflexo do que já se encontra posto na sociedade. No que se refere à escola, é necessário pensar o fenômeno violento como uma realidade que cada dia mais toma o cenário escolar e demanda de educadores, alunos e famílias respostas novas e inventivas aos problemas advindos da complexa relação a que a violência os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, assim, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  26
    HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015, 136 p.Ricardo Pagliuso Regatieri - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (4):223-226.
    Resumo: Com o fito de compreender as noções de história e juízo político, este artigo pretende mostrar a peculiar interpretação que Hannah Arendt faz da mais conhecida e discutida personalidade filosófica: Sócrates. Assim como outras ideias, tais como a de banalidade do mal, a natureza do terror totalitário e de espaço público, sua estrita pintura do filósofo grego nos demanda a tarefa de discriminar a diferença entre pensamento e ação. Seria acaso o juízo a ponte entre as atividades de pensamento (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A filosofia na sociedade do conhecimento.Everaldo Cescon - 2007 - Conjectura: Filosofia E Educação 12 (1):75-86.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  1
    O Ensino de Filosofia na Sociedade do Desempenho: implicações tecnológicas neoliberais na escola e a import'ncia das emoções na aprendizagem.Rafael Douglas Sousa de Andrade - 2024 - Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 10 (1):20-1.
    Na contemporaneidade da era digital, sujeitos são solapados pela pandemia tecnológica que emprega em suas vidas novas maneiras de agir e pensar. A sociedade do desempenho é produto desse novo período. Cobranças excessivas e excesso de positividade marcam sujeitos adoecidos com patologias psicossomáticas, tais como ansiedade e depressão. No contexto escolar, tal realidade é exponencial, devido às cobranças sobre discentes, negação de emoções que não seguem a lógica do desempenho e “irrelevância” de disciplinas que questionam esse devir social. A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    A função docente na Sociedade do Conhecimento.Maria das Graças Vieira, Iracema Campos Cusati & Fernanda Matos de Moura Almeida - 2014 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 3 (1).
    Nos últimos anos o mundo passou a conviver com um processo de expressivas mudanças sociais, culturais e econômicas. O novo século iniciou mitificado como a nova era, em que os avanços são tão acelerados que o futuro se torna, de certa forma, desconhecido. O mundo depara-se com uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a informação, as instituições e, especialmente, a educação e a função docente, foco da reflexão neste trabalho. A abordagem propõe a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Sociedade ciborgue: a busca pela pós-humanidade na sociedade do desempenho em tempos de burnout.Leonardo Perin Vichi - 2025 - Revista Filosofía Uis 24 (1).
    Este artigo propõe uma investigação acerca da intersecção entre ciborgues e a pós-humanidade, em um contexto social marcado pelo alto desempenho e pelo burnout. A pesquisa dialoga com o pensamento de Byung-Chul Han, Thierry Hoquet e Donna Haraway, ao buscar compreender como o ciborgue, representação da eficiência máxima, se insere nessa sociedade do desempenho, e como essa configuração pode resultar em esgotamento ou burnout. A análise de Haraway sobre a quebra das fronteiras entre humano e máquina, orgânico e inorgânico, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  18
    “As Novas Formas de Controle” Consolidação Do Pensamento Unidimensional Na Sociedade Do Capitalismo Avançado Conforme Herbert Marcuse.Francisco de Assis Sobrinho & Alberto Dias Gadanha - 2022 - Revista Dialectus 26 (26):59-73.
    Razão e liberdade são tidas como os princípios fundadores da sociedade industrial e tecnológica do capitalismo avançado. Para garantir a validação de seu discurso, a tecnologia dispõe de sofisticadas formas de controle, que atuam na consolidação da unidimensionalidade como elemento garantidor da coesão social e da manutenção do status quo. Para isso, o “ordenamento tecnológico” recebe o apoio de uma “coordenação política e intelectual”, que garantem a eficiência processual e a eficácia teleológica das diversas formas de controle da civilização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. D’A Sociedade do Espectáculo (1967) aos Comentários (1988): Um “Corte Epistemológico”? Uma Hipótese hermenêutica sobre a Obra de Guy Debord.Eurico Carvalho - 2022 - Aufklärung 9 (3):109-122.
    As far as the relationship between The Society of the Spectacle (1967) and Commentaries on the Society of the Spectacle (1988) is concerned, one either acknowledges Guy Debord's self interpretation, according to which these books complement each other, or one is forced to concede, on the contrary, the existence of an "epistemological cut", undermining, therefore, the revolutionary unity of Debord’s work. According to the first hypothesis, Machiavelli and Marx will eventually be linked up in a Situationist project to overthrow spectacular (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Democracia e tecnologia no Grande Glocal da contempor'nea sociedade do risco e da informação.Roberto Correia da Silva Gomes Caldas - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    A presente pesquisa se dá com Ciência, Técnica e Tecnologia se imbricando em relação à regulação do bom desenvolvimento (sustentável) de cada nação, considerando-se, para tanto, as distintas acepções de Cibernética justapostas na sociedade do risco e da informação em interação com temas afins, como glocalização interativa, sociodromocracia e governança regulatória, mediante um paralelo entre Teoria da democracia e positivação do Direito. Para isso, na análise, adota-se método dedutivo, mediante técnica de abordagem bibliográfica e documental, e metodologia interdisciplinar para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  9
    A experiência de viver a pós-graduação no Brasil e suas interseções com a sociedade do cansaço.Bruno Neves da Silva, Valéria Gomes Fernandes da Silva, Nilba Lima de Souza & Erika Simone Galvão Pinto - 2024 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 31:343-352.
    Este estudo objetivou refletir sobre o contexto da pós-graduação à luz dos argumentos que compõem a obra sociedade do cansaço, de Byung-Chul Han. Nas duas categorias de análise desenvolvidas, que relacionaram as vivências e as reflexões dos autores no âmbito da pós-graduação com os pressupostos de Han, ponderou-se que diversos aspectos inerentes desse cenário contribuem para ocasionar prejuízos à saúde biopsicossocial daqueles que o constituem. São exemplos a violência neuronal, o excesso de positividade, e o status, que confluem para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  27
    O existencialismo em Sartre: subjetividade e sociedade do conhecimento.Thiago Reginaldo & Maria Elivete da Silva Pereira - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):109.
    Este artigo relaciona a teoria existencialista de Sartre com os aspectos atuais da sociedade do conhecimento atrelados à educação. Para tanto o ser é tomado a partir da sua subjetividade que se estabelece na relação consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A partir da trama dessas relações o conhecimento disseminado passa a ser filtrado e orientado entre os sujeitos. Para que haja um resgate à subjetividade, autonomia da consciência humana assentada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. (2 other versions)Da Educação enquanto Afirmação da Vida entre a Arte e a Filosofia segundo Nietzsche no Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot 22 (2):121-138.
    Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  41
    Revisitando o pensamento de Jacques Ellul na sociedade do século XXI.Jorge Barrientos-Parra - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):425-430.
    ResumoNo início do século xviii, Isaac Newton publicou seu principal trabalho sobre óptica, o Opticks. Impregnado por uma perspectiva indutiva, o livro logo se tornou a principal referência para os estudos sobre a luz e as cores, sendo amplamente popularizado pelos seguidores de Newton. Neste artigo, analisamos como dois importantes livros contribuíram para essa popularização e também qual era a imagem de ciência que tencionavam propagar, o Élements de la philosophie de Newton de Voltaire e o Newtonianismo per le dame (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  22
    O Currículo e a Nova Racionalidade da Sociedade Do Conhecimento.Laura Cristina Vieira Pizzi & Roseane Maria de Amorim - 2015 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 23:107-130.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  56
    Esboço de ensaio para desconstrução do discurso penal na sociedade do espetáculo, ou... surpreendendo o público em quintais privados.Ricardo Aronne - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):179-192.
    Uma das mais difusas dicotomias ainda presentes no discurso jurídico contemporâneo é a noção de Público e Privado. Essencial ao Liberalismo Clássico, essa dicotomia, revela agora sua crise. Esse artigo, em respeito às suas raízes existencialistas, posta suas lentes desconstrutoras nessas noções, para encontrar por trás delas o homem real (demasiadamente humano). PALAVRAS-CHAVE – Público. Privado. Discurso. Existencialismo. Pós-Modernidade. Humanismo. Arqueologia.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  52
    Victor Klemperer: a linguagem do mal e a nazificação da sociedade alemã.Marcelo Leandro Dos Santos - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):150-189.
    Este artigo contextualiza o nazismo como projeto de degradação da multiplicidade humana a partir da instrumentalização da língua alemã e consequentemente da linguagem como experiência humana. Tal contextualização se inicia apresentando os projetos amplamente conhecidos do nazismo, que se dão à sombra de Auschwitz, para, em seguida, partir à análise das observações de Victor Klemperer sobre a aplicação da LTI na sociedade alemã no período que envolveu o entreguerras e o final da Segunda Guerra Mundial, precisamente na cidade de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Sociedad post-secular, tolerancia y traducción.Juan Manuel Díaz Leguizamón - 2020 - Revista Disertaciones 9 (1):21-33.
    El presente escrito tiene dos propósitos. En primer lugar, busca recapitular algunos temas abordados en los últimos años por el filósofo alemán Jürgen Habermas, como representante del liberalismo: a) la noción de sociedad post-secular, sus condiciones y desafíos; b) la tolerancia y el multiculturalismo; y c) la traducción como actividad mediadora que remedie la dificultad de comprensión entre el pensamiento secular de Occidente y las diferentes cosmovisiones religiosas tradicionales, de variadas procedencias. En segundo lugar, pretende ampliar el panorama de Habermas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  37
    A Sociedade Romana e sua Política segundo Santo Agostinho.João Batista do Amaral - 2015 - Revista de Teologia 9 (15):71-81.
    The epoch of Augustine is marked by several crises that settled in the Roman society. These crises did not escape from the sharp look of Saint Augustine. He showed how the political action of his contemporaries was something excessively ineffective to answer the wishes of a fair society, integrated by several people and races. This society, that had conquered in history, with mistakes and cleverness, power and glory, booth in the field of science and technology, for itself, the ways that (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  33
    Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. [REVIEW]Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela & Maria Patricia Milagres - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019016.
    O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem critica e reflexiva acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Desde décadas passadas já existiam alertas sobre o uso racional dos recursos naturais e o desperdício de alimentos, e o Brasil por ser grande produtor de frutas tropicais a nível mundial, aproveitar cascas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    Contribuições dos estudos marxianos para a Estética: reflexões sobre a sociedade contempor'nea.Priscila de Souza Chisté Leite - 2015 - Filosofia E Educação 7 (1):33.
    Por meio de pesquisa bibliográfica e imagens de obras de arte, o artigo discute aspectos da história da Estética e da sociedade atual. Apresenta reflexões marxianas sobre a sociedade capitalista e o processo de embrutecimento dos sentidos humanos para, a seguir, abordar as relações estabelecidas entre a Indústria Cultural e a sociedade de consumo com o intento de debater o processo de estetização da sociedade. Finaliza ao apontar a obra de arte e o efeito catártico proporcionado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  24
    A sociedade da informação e o niilismo do século XXI.Gabriel Bonesi Ferreira - 2023 - Griot 23 (3):66-78.
    Byung-Chul Han escreve sobre uma nova forma de niilismo que emerge principalmente a partir do século XXI na _sociedade da informação_. A partir disso, analiso como esse niilismo decorre da eliminação da verdade como critério orientativo individual e coletivo. Para Han, isso decorreria da emergência da informação como o novo critério de conhecimento, que se impõe como um dispositivo da sociedade atual por meio de sua grande produtibilidade rápida e quantitativa, voltada à aceleração, produção e exploração. Desse modo, as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A sociedade contemporânea à luz da ética informacional.João Moraes & Rafael Testa - 2020 - Acta Scientiarum. Human and Social Sciences 42 (3).
    Qual o lugar da filosofia nos dias atuais? Diante das inúmeras respostas possíveis a esta questão, nos debruçaremos em alguns tópicos que podemos inserir na chamada Ética Informacional, um ramo de investigação filosófico-interdisciplinar relativamente recente que discute problemas oriundos da relação ser humano/tecnologias digitais. Temas como privacidade informacional, arrogância epistêmica e divisão digital serão discutidos e relacionados, com o intuito de ilustrar o papel da filosofia na compreensão da complexidade inerente às dinâmicas sociais no contexto da sociedade da informação. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  77
    Filosofia do direito e teoria jurídica em Habermas: implicações reconstrutivas para uma teoria da sociedade.Marcio Renan Hamel & Gilvan Luiz Hansen - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):72-86.
    This text examines the distinction and relation between legal philosophy and legal theory in the book Law and Democracy by Jürgen Habermas. To that end, I seek at first to reflect on the concepts of law sociology and philosophy of justice from the dialogue that opposes Habermas to Dworkin and Rawls, on the philosophical basis of equality and distribution. Subsequently, we analyse the arguments about the social integrative function of law that Habermas develops from the works of Parsons and Weber, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  26
    Do comum à comunidade: A Vida em sociedade na ética IV.Ricardo Polidoro Mendes - 2018 - Cadernos Espinosanos 39:317-338.
    No escólio da proposição IV18, ao falar rapidamente das soluções contra a impotência e inconstância humanas, Espinosa afirma a utilidade mútua entre dois homens no favorecimento de suas potências de agir como uma das soluções à servidão. Esse favorecimento é permitido pelas muitas coisas que os homens possuem em comum entre si, que, por sua vez, podem possibilitar tanto as relações de aumento de potência, na medida em que os homens conduzem-se pela razão, quanto as de diminuição, nas quais os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos 80.Solange Zotti - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 65.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade E diferença na modernidade recente.Karine Cordazzo & Gustavo Preussler - 2017 - Synesis 9 (2):112-124.
    Jock Young, em “A sociedade excludente: Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente” nos convida a examinar as circunstâncias que contribuíram para a transição da modernidade para a modernidade recente, ou seja, a transição que ocorreu no Primeiro Mundo entre os “anos dourados” do pós-guerra e o período de crise a partir do final dos anos 1960. Ao longo do livro, Young busca evidenciar as mudanças dramáticas que ocorreram nos níveis de criminalidade, na natureza do desvio e nas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  2
    A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e o Regime Militar de 1964.Rodrigo Coppe Caldeira & Víctor Almeida Gama - 2024 - Horizonte 22 (68):e226804.
    Este artigo explora a relação entre a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) e a ditadura militar brasileira de 1964. A análise revela como o anticomunismo serviu de elo unificador entre a TFP e a ditadura, destacando o papel da organização na criação de um clima favorável ao golpe civil-militar e suas subsequentes atividades de suporte ao regime. O trabalho também discute a dinâmica ambivalente entre a TFP e o governo militar, caracterizada por momentos de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sociedade de consumo: uma análise do global para o local.Paulino Eidt - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):55-67.
    Este artigo tem como objetivo compreender as transformações societárias oriundas da sociedade de consumo e como o mundo se aglutina por meio dos avanços tecnológicos, da homogeneização da cultura baseada no consumo de massa e dos processos de verticalização provenientes dos que consomem e dos que não podem, mas querem consumir. Num segundo momento, tem como propósito analisar os diferentes padrões de consumo vivenciados no Extremo Oeste de Santa Catarina, a partir da implantação da agroindústria na região, na década (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  45
    Sociedade de São Vicente de Paulo: história e análise da sua crise de renovação institucional.Itamar Ary Sacramento Santos - 2018 - Horizonte 16 (49):405-407.
    O presente estudo teve como objeto a Sociedade de São Vicente de Paulo - SSVP, e visou analisar a crise institucional da associação, relacionando-a com a crise religiosa contemporânea, tendo em vista a dificuldade na admissão de novos quadros para a entidade, como também a complexidade da manutenção de seus membros. A motivação do trabalho foi compreender como a crise socioreligiosa contemporânea contribui para esse processo, valendo-se também da observação empírica nas reuniões, festas e eventos realizados pela instituição. Buscou-se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  28
    Dos concepciones ontológicas de sociedad/ Two ontological conceptions of society.Leticia Minhot - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumen: En este trabajo se pretende presentar la estructura ontológica de dos concepciones de sociedad y sus relaciones lógicas y ontológicas, según sea el caso, con individuos o con individuos individuados. Partimos de un análisis de la estructura ontológica de la sociedad tal como la concibe Freud para poder visualizar la coherencia entre esa estructura y la que subyace en su psicopatología. Luego, hacemos lo propio con Winnicott y mostramos cómo, a veces, sus enunciados no pueden ser tomados literalmente, lo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    A Sociedade de Risco e a Condição Política dos Humanos.Diego Paim de Souza - 2021 - Perspectivas 6 (2):148-175.
    Neste artigo, busco elucidar a noção de política segundo Hannah Arendt a partir de um questionamento proveniente da sociologia de Ulrich Beck. Na medida que H. Arendt pensa a política como uma condição dependente da continuidade material assegurada por um mundo artificialmente construído, e U. Beck identifica na modernidade de risco o surgimento de uma série de instabilidades naturais socialmente iniciadas, pergunto em que medida tal transformação do mundo humano afeta a política tal como foi pensada pela autora. A partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Da ritualização da sociedade ao fetiche consumogônico.Ruy Dos Santos Siqueira - forthcoming - Ethos: Journal of the Society for Psychological Anthropology.
    In this article, it tries to interpret the modern society under the the logic of the market, in which the human being is removed of the historical center and substituted by the consumption object, that stars to assume preponderant factor of control and social alienation in actual historial stage. The purpose of this article is to deonstrate that the contemporary society didn't renounce the rite neither the mythm as construction instruments and psychological and sociological elabration, To approriate or to link (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  29
    A política E a sociedade civil como pressupostos da liberdade social do indivíduo: A contribuição de John Locke para a fundamentação da modernidade.Ascísio Dos Reis Pereira - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):11.
  42.  20
    Sociedade civil E “terceiro setor”: Apropriações indébitas do legado teórico-político de Gramsci.Marcos Francisco Martins - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (26):75.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  18
    Sociedade inclusiva: a face aparente do capitalismo em uma nova fase.Leonardo Docena Pina - 2010 - Filosofia E Educação 2 (1):p - 127.
    A partir das formulações de Gramsci sobre ideologia, intelectuais e hegemonia, este trabalho realiza um debate teórico com intelectuais que defendem a inclusão social e a sociedade inclusiva. O texto aborda limitações da inclusão social e situa a difusão desse paradigma como um procedimento que reforça a hegemonia burguesa.On the basis of the concept of Gramsci about ideology, intellectuals and hegemony, this work make a theoretical debate about social inclusion and the inclusive society. The text explain limitations of the (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  13
    Sociedade Civil, Estado e Direito Em Hegel.Davi Galhardo Oliveira Filho - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):84-95.
    Em suas reflexões sobre a filosofia do direito, Alysson Leandro Mascaro destacou que atualmente G.W.F. Hegel é uma estação fundamental para qualquer estudioso dessa ciência. De fato, o autor alemão mostra-se de fundamental importância por pensarmos a sociedade civil burguesa e o Estado como aspectos inseparáveis para a necessária determinação do direito na era moderna (e contemporânea). Ao contrário da proposta jusnaturalista, Hegel coloca a questão do direito no interior da querela sobre o Estado moderno, esvaziando de sentido a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  20
    Estado, sociedade e meio ambiente no Brasil em 200 anos de Independência.Regina Horta Duarte - 2022 - Araucaria 24 (51).
    Este artigo intenta apresentar uma visão panorâmica da complexidade histórica das relações entre sociedade, estado e meio ambiente no Brasil. Argumenta que a genealogia dessas relações evidencia uma trajetória não linear, multifacetada e conflituosa. Há diversas tradições no palco dos confrontos políticos atuais: o Brasil se destaca por uma longa história de destruição, que remonta ao início da colonização do território, mas também por uma fértil tradição de pensamento conservacionista, significativas lutas socioambientais, e pelo pioneirismo nas pautas globais em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Análise Comparativa dos discursos da sociedade da informação e as respostas políticas públicas nos Estados Unidos e no Brasil.Joseph Straubhaar, Jeremiah Spence, Karen Gustoffsen, Maria Rios, Fabio Ferreira & Vanessa Higgins - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):84-104.
    Nos últimos anos verifica-se uma divergência gradual no discurso sobre a sociedade da informação adotado pelos Estados Unidos e por outros países. Essa divergência está presente, por exemplo, nos diferentes resultados dos discursos no Brasil e nos Estados Unidos. Os Estados Unidos implementaram discurso, formas de financiamento e programas voltados para o acesso e atrelados às políticas de treinamento focadas na competência profissional. O Brasil desenvolveu um discurso mais complexo sobre o lugar da inclusão digital no contexto da inclusão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  11
    O “direito dos povos”: um ideal de justiça para ser aspirado por todas as sociedades.Guilherme de Oliveira Feldens - 2010 - Griot : Revista de Filosofia 2 (2):82-94.
    A obra O direito dos povos fecha a trilogia de reflexões de Rawls sobre a justiça, sustentando que povos razoáveis podem conviver de maneira pacífica em um mundo justo. Seu objetivo fundamental é estudar as possibilidades de estender o conceito de justiça como eqüidade para o âmbito externo denominado de Sociedade dos Povos. Elabora ideais e princípios para a política exterior de povos razoavelmente justos,instaurando um programa de direito internacional público. O presente artigo visa apresentar a importância de sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente.Divino José da Silva - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):45-71.
    Sociedade de desempenho e governo da vida deficiente Resumo: Na sociedade de desempenho, atribui-se a cada indivíduo a responsabilidade de fazer render seu corpo, seu tempo, sua criatividade e sua imaginação. Nesse jogo, a vida foi submetida ao cálculo administrativo, visando a eliminar a negatividade, os riscos e modos de resistências que impedem a realização do capital e de sua comunicação. É dessa perspectiva que a alteridade do deficiente, a qual resiste ou retarda a nova ordem, é negada, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  16
    Sociedade moderna: ciência e sentido em Eric Weil.Daniel Benevides Soares - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):171-181.
    A sociedade moderna weiliana se caracteriza entre outras coisas pela sua sua concepção de ciência. Ambas fundadas no princípio do cálculo eficaz, a compreensão de seu funcionamento e de suas limitações caminham juntas. Assim, analisar a sociedade moderna contempla uma discussão da instância que funciona como sua autoconsciência: a concepção de ciência que lhe é própria, as ciências sociais, cuja matriz é a ciência da natureza. Ciência e sociedade moderna são compreendidas no âmbito da categoria weiliana da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  33
    Sociedade disciplinar e sociedade de controle.Mariana Rodrigues Gomes de Mello, Ofélia Cristina Xavier de Andrade, Deise Maria Antonio Sabbag & Daniele Achilles Dutra da Rosa - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):82-99.
    A partir do século XVIII, a imposição do controle das principais instituições políticas e sociais à população passa a ocorrer precipuamente por meio de estratégias urbanísticas. A arquitetura revela o objetivo de disciplinamento dos corpos de modo a prepará-los para a inserção na incipiente sociedade capitalista, seja na forma das escolas, fábricas ou prisões. Objetivamos num primeiro momento refletir, por meio da trajetória histórica e arquitetônica da Biblioteca Pública Municipal de Marília, se a biblioteca antiga tem preponderância de uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 967