Results for 'Trilha jovem'

230 found
Order:
  1.  11
    "Trilha jovem Iguassu": um olhar decolonial.Wagner Grizorti & Patricia Menezes Dutra - 2022 - Odeere 7 (2):188-198.
    Este relato pretende partilhar e refletir sobre o que pode significar o início da mudança e os limites das novas aprendizagens, bem como os seus momentos de crise na prática, a serviço de um futuro decolonial. O projeto Trilha Jovem nasce da intersecção de duas questões socioeconômicas articuladas: a busca pela inserção social e profissional de jovens, especialmente aqueles oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco; e projetos na área de sustentabilidade. Criamos oportunidades de aprendizado ancoradas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Trilhas de Telenovelas Globais e o Mercado Musical nos anos 1980 e 1990.Heitor da Luz Silva - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    Procurando contribuir para a análise das relações entre televisão e indústria da música no Brasil, o objetivo do artigo é investigar o papel das trilhas das telenovelas globais na história da indústria musical entre os anos 1980 e 1990. Busca-se verificar se essas mídias cumpriram um papel semelhante ao dos anos 1970, privilegiando artistas e gêneros mais bem posicionados dentro da hierarquia cultural brasileira, mantendo um diálogo ativo com os preceitos do “padrão Globo de qualidade” estabelecido à época.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    O jovem leitor Agostinho no livro III das Confissões.Daniel Fujisaka - 2021 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 2 (1):44-59.
    Esse artigo pretende explorar a narrativa de Agostinho acerca de sua adesão ao pensamento gnóstico-maniqueu, livro III das suas Confissões, como momento falacioso do espírito, engenho de simulacro linguístico enganador. O livro III das Confissões de Agostinho de Hipona pode ser lido como análise do filósofo sobre suas próprias condições de assentimento às representações literárias como via de acesso à verdade ou falsidade na medida em que problematiza a via gnóstico- maniqueia outrora trilhada como uma questão de leituras (cf. Conf. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Abrindo trilhas com leituras: reflexões sobre a gênese de O nascimento da tragédia.Anna Hartmann Cavalcanti - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (3):13-38.
    This article aims to reflect on the genesis of The Birth of Tragedy based on Nietzsche's readings of Lectures on Fine Art and Literatur and Lectures on Dramatic Art by August Schlegel. Such readings, begun during his studies in Pforta, span his first years lecturing in Basel until they ultimately took shape in Nietzsche's first work. The goal is to analyze this trek of readings, in order to encover the development process of Nietzsche's thinking regarding the central issues of his (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Nas trilhas da imanência.Vitor Sartori - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):482-486.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    Nas trilhas do quilombo sambaíba: Etnografia de um Saber-fazer que se transforma.Luciete de Cássia Souza Lima Bastos - 2020 - Odeere 5 (9):49-81.
    This article is part of my doctoral research in discuss I the complexity of putting myself in the Other's shoes in order to understand him. It shows the traditional community of Sambaíba, in Caetité-BA, it know how and problematizes the construction of changing and / or fragmented identities based on the interpretation of symbolic elements that are presents in the participants' narratives and face-body expressions. An ethnography about / with the Other in my experience with the body. I've been thinking (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  71
    O "jovem" Lukács: trágico, utópico e romântico?Ester Vaisman - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):293-310.
  8.  15
    Jovem Marx: um esboço de uma filosofia da história e um republicanismo peculiar.Júlia Lemos Vieira - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):334-351.
    O engajamento de Marx na filosofia tem desde o início a tentativa de um desenvolvimento mais objetivo do humanismo, na medida em que só adentra em tal disciplina em busca de uma racionalidade cujo desenvolvimento não é seccionado da transformação concreta do mundo. Tal é a sua impressão da filosofia sob a dialética hegeliana: apenas a razão filosófica se perceberia como forma não destacada da realidade, podendo realizar o humanismo que no Direito está dado como um puro idealismo. Nos Cadernos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  13
    Na trilha da ancestralidade.Marcos Rodrigues - 2023 - Odeere 8 (1):340-343.
    Resenha do livro VEIGA, Rychelmy Imbiriba. Um menino da Bahia: em busca de Pai Procópio de Ogunjá. 2ª ed. Salvador: Vento Leste, 2021. 148 p.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A Concepção de Trabalho Na Filosofia Do Jovem Marx e Suas Implicações Antropológicas.Renato Almeida de Oliveira - 2010 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 2 (3):72-88.
    O presente artigo pretende desenvolver uma reflexão sobre a categoria trabalho na filosofia do jovem Marx, levando a cabo a problemática em torno da dialética do trabalho. Para tanto, faz-se uma leitura imanente às obras Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844 (Ökonomisch-philosophischen Manuskripte aus dem Jahre 1844) e A Ideologia Alemã de 1845 (Die deutsche Ideologie), relacionando tal categoria com algumas determinações antropológicas presentes no pensamento do jovem filósofo, a saber, a objetividade (Objektivität) e a genericidade (Gattungswesen) humanas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    A crítica do jovem Leibniz ao materialismo hobbesiano a partir do conceito de conatus.Celi Hirata - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:65-87.
    Neste artigo, pretende-se indicar como o jovem Leibniz, em textos do início da década de 1670, como no Theoria Motusi e nas correspondências a Johann Friedrich e a Hobbes, apropria-se do conceito de conatus e da teoria da sensação de Hobbes para defender a existência de mentes incorpóreas, seres verdadeiramente indivisíveis, em oposição à redução hobbesiana da realidade a corpos e seus movimentos. Ademais, uma vez que a essência do corpo reside no movimento e não na extensão — como (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    O Programa Jovem de Futuro no Pará e as implicações para o Direito Humano à Educação – DHE.Elisangela Maria Pereira, Márcia Cossetin & Teise Garcia - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):69-114.
    Resumo: O presente artigo sistematiza informações sobre a implementação do Programa Jovem de Futuro, PJF, na rede estadual de ensino no Pará, considerando suas implicações para o Direito Humano à Educação, DHE, de acordo com o proposto no Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais- PIDESC, que demarca quatro indicadores da ação estatal para a asseguramento do direito à Educação. São eles: Disponibilidade, Acessibilidade, Aceitabilidade, Adaptabilidade e, ainda, Controle Social incorporado na matriz de pesquisa. Em diálogo com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  25
    Um jovem poeta na Tessália: a Pítica X de Píndaro.Luísa de Nazaré Ferreira - 2011 - Humanitas 63:75-88.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Uma trilha para entender o “problema geral da razão pura” kantiano.João Batista Prates - 2020 - Perspectivas 4 (2):69-80.
    Este texto foi elaborado no contexto da disciplina História da Filosofia Moderna 2, cursada no curso de graduação em Filosofia, na UNIFESP, sob a qualidade de avaliação final. Trata-se de uma apresentação do problema geral da razão pura, tal como aparece na obra kantiana a partir da discussão teórica que o autor empreende com Hume. Este teria criado um impasse ao enunciar o clássico problema da indução, que em última instância retirava legitimidade à ciência, uma vez que declarava ser o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  16
    As metafísicas do jovem Wittgenstein.Gonzalo Armijos Palacios - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):11-28.
    Neste artigo quero mostrar o pesado lastro da tradição no antitradicionalismo do jovem Wittgenrtein.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  96
    Hegel e o jovem Lukács: da consonância estética à dissonância política.Antônio Vieira da Silva Filho - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):9-22.
    Este trabalho desenvolve a concordância estética e a diferença política entre Hegel e o jovem Lukács da "Teoria do romance". O jovem autor húngaro se apropria da estrutura conceitual da "Estética" de Hegel, pois entende as formas poéticas em sua relação com o desenvolvimento do conteúdo histórico. Lukács e Hegel concebem, desse modo, as duas formas da grande épica (epopeia e romance) em estreita conexão com o momento histórico que as fundamenta: a Grécia arcaica configurada por Homero e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  29
    O jovem Barth como leitor de Dostoievski (The young Barth as a reader of Dostoievsky) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p196. [REVIEW]Jimmy Sudário Cabral - 2013 - Horizonte 11 (29):196-212.
    O artigo quer avaliar a presença das intuições religiosas de Dostoievski na escritura teológica do jovem Barth. Procuramos demonstrar os elementos fundamentais de sua trajetória teológica e, sobretudo, seu contato com Eduard Thurnysen, autor de uma obra sobre Dostoiévski, que exerceu uma influência determinante no horizonte hermenêutico que deu forma à postura teológica do Barth de Römerbrief, obra que instaurou uma negatividade desconstrutora de toda euforia religiosa do humanismo moderno. Partimos do pressuposto que Dostoievski determinou a intelligentsia religiosa do (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos.Paulo Piva Lima Piva - 2007 - Dois Pontos 4 (2).
    Este artigo trata da presença, da interpretação e do diálogo com o ceticismo na primeira fase do pensamento de Denis Diderot, em particular nos seus Pensamentos Filosóficos, palco de uma crise metafísica e religiosa que antecedeu a formulação do seu materialismo ateu.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    A Educação Moral No Jovem Piaget: Posição Ativa Do Educando e Mediação Formativa Do Educador.Claudio Almir Dalbosco, Luciana Oltramari Cezar & Luciana Maria Schmidt Rizzi - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023015.
    O ensaio procura investigar a ideia de educação moral defendida por Jean Piaget em sua conferência intitulada “Os procedimentos de educação moral”, proferida em Paris, no ano de 1930. Concentra-se em reconstruir o núcleo central apresentado pelo autor, ou seja, a tensão entre a dupla moralidade e a ambiguidade entre heteronomia e autonomia que constitui a moralidade infantil e que se alicerça em sentimentos de respeito opostos, de unilateralidade e de reciprocidade. Ocupa-se também em confrontar os procedimentos típicos da educação (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    O jovem e a formação (Bildung) do gênio no jovem Nietzsche.Cassiano Lucas Silva Carvalho - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):195-210.
    The purpose of this article is to investigate the role of the young in the criticism of the young Nietzsche to the German culture in Untimely Meditations. At first, we investigated from the perspective of education (Bildung) how young people can contribute to culture. Thus, we will investigate the hypothesis that the young person has some kind of relationship with the education (Bildung) of the genius.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Relações de trabalho no contexto do Programa Jovem do Futuro: dimensões da precariedade laboral.Maria Vieira Silva - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):167-200.
    Resumo: As ações privatistas de “braços sociais” das empresas nas escolas públicas têm provocado incidências sobre múltiplas dimensões da dinâmica escolar. Neste artigo, enfocaremos, especificamente, implicações da privatização nas relações de trabalho dos profissionais da educação em escolas que implementaram o Programa Jovem do Futuro do Instituto Unibanco, na rede pública do estado do Pará. Os substratos para o estudo, com predominância qualitativa, foram coletados por meio de trabalhos acadêmicos do banco de Teses e Dissertações da CAPES (BTD); documentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Entre Jaspers e o "jovem Foucault": Antropologia, Loucura, Obra e Civilização.Marcio Miotto - 2022 - Araripe 3 (2):30-114.
    O presente trabalho pretende analisar as relações entre loucura e obra no jovem Foucault, isto é, no Foucault dos anos 1950 que realiza seu curso sobre antropologia (La Question Anthropologique) em Lille e na ENS entre 1952 (ou 1951) e 1955. Para estabelecer o problema, o texto começa com uma contextualização inicial sobre os inéditos de Foucault disponibilizados desde 2013 na BNF. Então o texto constrói o problema a partir de comentadores (especiamente Jean-Baptiste Vuillerod) e encontra na figura de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    PERETTI, Clélia. Nas trilhas de Edith Stein: gênero em perspectiva fenomenológica e teológica. Curitiba: Appris, 2019. 323p. [REVIEW]Evandro Pegoraro - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    Publicou-se pela editora Appris no ano de 2019 o livro Nas trilhas de Edith Stein:gênero em perspectiva fenomenológica e teológica, da pesquisadora Clélia Peretti,professora do curso de Bacharelado em Teologia e do Programa de Pós-Graduação(Mestrado e Doutorado) em Teologia da PUCPR. Resultado do seu doutorado, o livropossui como tema as contribuições nos campos da filosofia e da teologia na perspectivafeminina a partir da filósofa e mística Edith Stein, uma das grandes mulheres do séculoXX. Escrito por uma mulher sobre uma das (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A erótica do jovem Hegel.Fabiano Lemos - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240006.
    Although the primary locus for analyzing the role of desire in Hegel’s self-consciousness has been set upon the Phenomenology of Spirit, by moving toward the texts of his youth, especially the theological fragments written between 1794 and 1798, we find a series of tensions between desire, positivity, and totality that inform us about the deadlocks that the Hegelian system must have faced in order to be constituted. This confrontation, looked at from the point of view of the emphasis on identity, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  52
    A Filosofia na Trilha do Belo: Platão, Plotino e a Autenticidade Estética.Felipe Soeiro Chaimovich - 1997 - Discurso 28:61-88.
    A estética apresenta-se como uma via peculiar de acesso à realidade na filosofia de Platão, passando para a filosofia de Plotino como a via privilegiada. A relação entre o Belo e o método filosófico revela, em ambos os autores, a presença das Idéias no mundo em que vive o filósofo.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  30
    O estatuto da linguagem no pensamento do jovem Nietzsche: Reflexões sobre a fisiologia dos fenômenos estéticos.André Luis Muniz Garcia - 2011 - Philósophos - Revista de Filosofia 16 (2):10-5216.
    O objetivo do presente artigo, pensado preliminarmente como parte integrante de um estudo mais amplo e sistemático sobre o processo de formação do pensamento do jovem Nietzsche, é discutir o estatuto da linguagem em suas considerações sobre estética, notadamente naquela apresentada nos fragmentos, apontamentos e escritos póstumos preparatórios d’ O Nascimento da Tragédia . Como se poderá notar, o viés de investigação proposto, respaldado em importantes estudos de literatura secundária, primou por uma esmerada, porém não exaustiva, reconstituição do trinômio: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  9
    Diálogos e trilhas em memória social.Diana de Souza Pinto & Francisco Ramos de Farias (eds.) - 2016 - Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora Ltda..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  12
    O desenvolvimento do jovem Hegel.Antônio Salomão - 2021 - Studia Hegeliana 7:73-89.
    O debate teológico presente no Stift de Tübingen é campo de recepção da filosofia kantiana por meio de uma questão específica: aquela da existência de Deus e de Sua revelação aos homens. Reconstruindo-o tangencialmente, pode-se sublinhar qual a posição que a filosofia kantiana ocupa nele, salientando-a frente àquela de Storr e Flatt. Também, apontar para a apropriação dela no seio daquele debate. Assim, quando se volta para a posição de Hegel, nota-se que ele se contrapõe à apropriação teológica de Kant, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. “O Jovem Não É Um Ouvinte Apropriado de Lições Políticas”: Educação, Juventude e Velhice Na Ética de Aristóteles.Igor Morici - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39:37-46.
    O objetivo deste artigo é explicitar alguns aspectos do que Aristóteles entende por juventude e velhice a partir de um exame das páginas iniciais da obra Ética Nicomaqueia. Com isso, pretende-se apontar a possibilidade de que um indivíduo feliz (eudaimon) permaneça tal ao envelhecer.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  3
    Luta Por Reconhecimento: A Filosofia Social Do Jovem Hegel Segundo Honneth.Herbert Barucci Ravagnani - 2009 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 1 (1):39-57.
    A discussão filosófica contemporânea acerca dos conflitos sociais se encontra pautada pelas contrariedades da configuração política atual que, um tanto quanto não encerrada exclusivamente pelos conflitos de classe, se manifesta sob o signo do não reconhecimento de diferenças culturais, de gênero, de raça, étnicas e de orientação sexual. É nesse sentido que se justificam as tentativas de atualização de um modelo teórico que centralize a noção de reconhecimento, tal como fizera o jovem Hegel, para a compreensão dessas novas lutas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Notas sobreaformaçãodos indíciosformais nafenomenologia do jovem Heidegger.Miguel Ângelo Caruzo - 2019 - Cadernos Do Pet Filosofia 10 (20):36-46.
    A fenomenologia heideggeriana é marcada pela busca de uma experiência que precede a oposição de sujeito e objeto. Esse processo teve início na juventude desse filósofo em seus cursos e que culminou na elaboração de seu procedimento fenomenológico conhecido como os indícios formais. A intenção desse artigo é encontrar elementos que elucidem a gênese desse processo que se encontra, em especial, no curso proferido em 1919, entre outros. Além disso, intenta-se perceber o inevitável desembocar dessa abordagem para uma das questões (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A natureza como negação da imortalidade da alma no jovem Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2009 - Princípios 16 (26):35-51.
    O presente artigo visa a explicitar o conceito duplo de natureza do jovem Feuerbach, em sua obra Pensamentos sobre Morte e Imortalidade ( Gedanken über Tod und Unsterblichkeit ): 1. a natureza como possibilidade e condiçáo de toda existência no espaço e no tempo e 2. a natureza como instância da negaçáo de todo ser. A natureza oferece ao jovem Feuerbach o modelo para a soluçáo de várias oposições, pois nela se manifesta um processo dialético de afirmaçáo e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  33
    (1 other version)O natural e o humano no pensamento do jovem Heidegger.José Carlos Michelazzo - 2005 - Natureza Humana 7 (2):375-397.
    Embora saibamos que, nos passos iniciais do itinerário do pensamento de Heidegger, não haja um tratamento formal do conceito de natureza, existe, contudo, uma interpretação crítica do conceito naturalista do ser, pertencente à tradição metafísica, que o filósofo quer ultrapassar em direção a uma outra perspectiva de pensamento, guiada por uma fenomenologia hermenêutica e nascida do caráter humano de ser do homem, isto é, das condições ontológico-fácticas de sua existência. O presente artigo procura indicar o contraponto entre esses dois modos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  35
    Como é ser jovem em Minas Gerais: Religião, moral, costumes e política.Marcelo Ayres Camurça, Fátima Regina Gomes Tavares & Carlos Eduardo - 2009 - Principia. Caminhos de Iniciação Científica 1.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    A agonística no jovem Nietzsche E a intensidade da disputa como condição de criação.Glaucer Ferreira Silva - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):25-39.
    A presente proposta investigativa tem como escopo pensar o elemento agonístico contido nos primeiros escritos do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a saber: A visão dionisíaca do mundo, Os cinco prefácios para cinco livros não escritos e O Nascimento da Tragédia ; assim como outros textos do autor que se façam necessários. O conceito de ágon como força singular que impulsiona o fazer filosófico é, na filosofia nietzschiana, um termo ímpar, pois propõe rupturas e fissuras no próprio ato de pensar, postura (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    A construção interpessoal do sentido moral de verdade: considerações sobre a filosofia do jovem Nietzsche.André Luis Muniz Garcia - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (3):e1-e24.
    O presente artigo busca apresentar a perspectiva do jovem Nietzsche em Verdade e mentira em sentido extramoral, segundo a qual o sentido moral de verdade é construído a partir de convencionalização e regulamentação das práticas e dos usos dossignos linguísticos. Para cumprir essa tarefa, pretende-se dividir o texto em três argumentos principais: Nietzsche e o estatuto da linguagem natural para o pensamento filosófico: metáfora como fator subjetivo da significação, uso e significação: a construção interpessoal do sentido moral de verdade (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  37.  19
    Filosofia e linguagem no jovem Nietzsche.Joan B. Llinares - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (1):45-81.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  8
    A crítica do jovem Schelling à teologia de Tübingen no contexto da querela do panteísmo.Ulisses Razzante Vaccari - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:167.
    O texto procura reconstruir os principais momentos da crítica de Schelling à chamada teologia ortodoxa de Tübingen. Em sua correspondência com Hegel, bem como em seus textos de juventude, Schelling procura mostrar ao amigo por que essa sua crítica à teologia se liga ao fato de ele ter “se tornado um espinosista”, o que insere o debate na chamada querela do panteísmo, iniciada pelo livro de Jacobi sobre Espinosa. Embora, em sua maior parte, siga o caminho de Fichte na interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  22
    O Conceito de Imitação no Jovem Friedrich Schlegel.Faustino Sílvia - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):23-36.
    RESUMO: Tomando por base o ensaio Über das Studium der griechschen Poesie, este trabalho tem por objetivo investigar o conceito de imitação no pensamento do jovem Friedrich Schlegel. Além de explicitar dois usos distintos do conceito - que aparece ora como imitação do real, ora como imitação dos antigos - pretende-se identificar oscilações e tensões terminológicas que possam esclarecer a postura filosófica do autor, frente à profunda crise de legitimidade, que, naquela época, atinge a concepção da arte como imitação (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Crepúsculo: temas de um jovem Max Horkheimer.Simone Fernandes - 2024 - Educação E Filosofia 38:1-13.
    Resenha da obra: HORKHEIMER, Max. Crepúsculo: Notas alemãs (1926-1931). Tradução e apresentação de L. P. de Caux. São Paulo: Editora UNESP, 2022 [1926-1931]. Financiamento: FAPESP 2020/01051-1 Resumo: Esta resenha ressalta a importância da tradução da coletânea de aforismos Crepúsculo [Dämmerung], escritos entre 1926 e 1931, para promover a discussão sobre o pensamento de Max Horkheimer no Brasil. Neste conjunto de breves notas, reflexões sobre o cotidiano se unem a juízos sobre o pensamento filosófico e a política de seu tempo. Tendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    Ceticismo no jovem Nietzsche: das sugestões de Lange ao ensaio Sobre verdade e mentira em sentido extramoral.Giuliano Campioni - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (3):11-33.
    Resumo: O ensaio Sobre verdade e mentira em sentido extramoral é um texto impressionante cético, que afasta Nietzsche não apenas da precedente “metafísica da arte” de O Nascimento da tragédia, mas também nega o próprio conceito de verdade. A influência de Friedrich Albert Lange e de sua História do materialismo é importante no percurso que levará, a partir das críticas da metafísica de Schopenhauer, às posições defendidas em Sobre verdade e mentira em sentido extramoral.: The essay On Truth and Lie (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  26
    Sobre o Jovem Wittgenstein e a Filosofia Crítica: Schopenhauer no Tractatus.Luiz Henrique Lopes dos Santos - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):8-26.
    ResumoAinda que Schopenhauer não seja nominalmente referido no Tractatus, não há dúvida razoável de que ele esteja ali presente, particularmente nos aforismos sobre o solipsismo e a ética. Nesses aforismos, Wittgenstein apropria-se de várias teses e movimentos argumentativos que encontra em O Mundo como Vontade e Representação, mas faz uso deles para seus próprios fins filosóficos. Ao serem deslocados de seucontexto original ao contexto do Tractatus, eles mudam radicalmente de sentido e são incorporados a um percurso crítico lógico que resulta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    Antiteatralidade e Reconhecimento Em Retrato de Uma Jovem Em Chamas: Cavell e o Estatuto da Representação No Cinema.Andrea Cachel & Igor Nascimento - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):33-60.
    Pretendemos neste texto analisar as interfaces entre a ontologia do cinema do filósofo Stanley Cavell e as reflexões centrais apresentadas no filme Retrato de uma Jovem em Chamas, em especial no que se refere à relação entre o estatuto da representação no cinema e uma determinada forma de se conceber a subjetividade. Com base sobretudo nas reflexões realizadas por Cavell acerca das consequências solipsistas do que seria o “ceticismo moderno” e sobre o percurso de que resultariam a fotografia e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  21
    Yoroboshi: o jovem cego, de Yukio Mishima.Renan Kenji Sales Hayashi - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):288-311.
    Trata-se da tradução de uma peça teatral, em estilo Nô, do autor japonês Yukio Mishima (1925-1970).Originalmente publicada sob o título Yoroboshi, o texto ganha sua primeira versão em português brasileiro.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Sobre o jovem Marx.Ruy Fausto - 1980 - Discurso 13:7-52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    O cinema feminino como um retrato de si: o enquadramento feminino em 'Retrato de uma jovem em chamas'.Ana Paula Penkala & Isadora Ebersol - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):2-36.
    Retrato de uma jovem em chamas, filme de Céline Sciamma, propõe a discussão sobre o “olhar feminino”, tanto na pintura quanto no cinema. O artigo parte da perspectiva dos Estudos Feministas e busca correlações entre o filme e o cânone da literatura, da pintura e do cinema e o sistema patriarcal que lhes dá suporte. Observa como esse cânone instrumentaliza um culto à passividade feminina e sua inscrição enquanto objeto na História, estetizando “a mulher morta” como índice dessa representação. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Vontade de tragédia, tragédia da música: Controvérsias entre o jovem Nietzsche e Schopenhauer.Gabriel Debatin - 2019 - Cadernos Nietzsche 40 (2):124-145.
    O presente ensaio tem como objetivo mostrar consequências teóricas de uma tensão latente entre a noção de tragédia no Nietzsche d’O nascimento da tragédia e a compreensão schopenhaueriana da música. Tal tensão se dá não apenas no âmbito de interpretações estéticas das referidas artes por parte dos filósofos mencionados, mas demonstra disparidades fundamentais no pensamento do jovem Nietzsche em relação à metafísica de O mundo como Vontade e Representação. A hipótese é que essas disparidades culminariam num ponto de cesura (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  27
    A Filosofia de Schopenhauer na narrativa do jovem Werther de Goethe.Flávio Rocha de Deus - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):164-177.
    O presente trabalho se propõe a discorrer acerca da concepção de suicídio e suas motivações para Arthur Schopenhauer e utilizar o romance epistolar Os sofrimentos do jovem Werther como ilustração de tal percepção. Para tal seguimos o seguinte roteiro: encontrar as motivações metafísicas do suicídio para Schopenhauer; expor as considerações do filósofo supracitado sobre o sofrimento e o amor; demostrar como ambos os fenômenos se relacionam com a atitude suicida e a partir desta ótica analisar o romance epistolar de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. “O ser humano não é um ser abstrato, acocorado fora do mundo” - Concepção e críticas da antropologia e da alienação no jovem Marx.Gabriel Gioppo & Polyana Tidre - 2025 - Dois Pontos 21 (3).
    No presente artigo, buscamos defender a tese de que o jovem Marx constrói uma concepção de alienação a partir de um entendimento de ser humano inteiramente despojado do caráter abstrato que lhe era conferido por Feuerbach. Marx retoma de Feuerbach o caráter naturalista, e, portanto, materialista de sua noção de sensibilidade humana, recusando, contudo, uma perspectiva de ser humano desvinculada do “mundo das necessidades” e das “relações de trabalho”, a partir dos Anais, e, mais tarde, da própria “base terrena” (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  27
    HENRY, Michel. O Jovem Oficial.Rodrigo de Abreu Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (27):1095-1098.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 230