Results for 'mundo da vida'

980 found
Order:
  1.  2
    Mundo da Vida e Intersubjetividade Linguística À Luz da Teoria Evolutiva de Habermas.Anatoli Konstantin Gradiski - 2011 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 3 (5):82-91.
    Com o conceito de intersubjetividade linguistica Habermas busca compreender como a interação entre os vários sujeitos num discurso os fazem pertencer a um espaço de vivência e de experiências compartilhadas, o que para ele constitui o mundo da vida não apreendido pelas ciências positivas e nem colonizado pelosistema. Paralelo à sua crítica à apreensão positivista do conceito de mundo da vida, ele apresenta uma reconstrução evolutiva da racionalidade, cuja base está na epistemologia genética de Piaget e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  51
    Mundo da vida e racionalidade científica.Marcus Sacrini - 2014 - Scientiae Studia 12 (4):697-710.
    Este artigo explora alguns aspectos da noção de "mundo da vida" apresentada por Edmund Husserl, de modo a contribuir com o desenvolvimento do modelo da interação entre ciência e valores proposto por Hugh Lacey. Em particular, almeja-se mostrar a fundação das estratégias descontextualizadoras de pesquisa científica nas experiências concretas, compostas de diversos níveis de operações intencionais.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3. Mundo da Vida, Ethos Democrático e Mundialização: A Democracia Deliberativa segundo Habermas.Nythamar De Oliveira - 2008 - Dois Pontos 5 (2).
    O artigo procura mostrar em que sentido a democracia deliberativa proposta pelateoria discursiva de Jürgen Habermas dá conta do problema dos reducionismos econômicose juridificantes da mundialização ou globalização, entendida como uma colonização técnico-sistêmica do mundo da vida. Recorrendo a sua concepção de um ethos democráticotransnacional embasado na soberania popular, a teoria habermasiana logra resgatar ocaráter normativo da mundialização através da irredutibilidade de valores humanos como aliberdade, a dignidade e os direitos humanos, inerentes às mais diferentes e incompatíveisautocompreensões de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4. Habermas: política e mundo da vida na transição do século XXI.Silvério da Rocha-Cunha (ed.) - 2010 - Évora: Instituto Superior Económico e Social.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Mundo da vida e educação: racionalidade e normatividade.Eldon Henrique Mühl - 2016 - Filosofia E Educação 8 (2):97.
    Habermas passa a atribuir, a partir de 1990, um papel central ao mundo da vida que, como fonte da racionalidade comunicativa, é capaz de se opor ao processo de dominação sistêmica e manter a autonomia dos indivíduos. O texto explicita os argumentos que levam Habermas a considerar a espontaneidade do mundo da vida como fonte que assegura a validade cognitiva e normativa das ações dos indivíduos em interação e avalia o potencial crítico desse posicionamento na educação. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Mundo Da Vida E Sistema Na Teoria Do Agir Comunicativo.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:27-36.
    Neste ensaio abordam-se dois temas principais: de um lado, o papel eminentemente central e paradoxal do conceito de mundo da vida na construção da teoria habermasiana centrada na atividade comunicativa; do outro, como esta concepção de mundo da vida pretende lançar as bases para uma via de análise da sociedade em geral. Tenta-se mostrar como o conceito de mundo da vida – que se estrutura e diferentes níveis - é fruto de um longo processo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  50
    O retorno ao mundo da vida: Merleau-Ponty, Leitor de Husserl.Claudinei Aparecido de Freitas da Silva - 2012 - Revista Filosófica de Coimbra 21 (41):11-31.
  8.  15
    Racionalização do mundo da vida.Anderson de Alencar Menezes & Antonio Tancredo Pinheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:136-148.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Mundo da Vida: A apropriação habermasiana de Husserl E Wittgenstein.Nythamar Fernandes De Oliveira - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (1):133-145.
    Este artigo apresenta algumas reflexõesacerca da concepção habermasiana demundo da vida, seguindo sua apropriação críticados conceitos de Lebenswelt em Husserl e Lebensformem Wittgenstein, de forma a mostrarem que medida Habermas dá conta da fundamentaçãonormativa de uma teoria crítica da sociedade.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    O mundo da vida e a generalização da crise.José Manuel Santos - 2003 - Phainomenon 5-6 (1):99-114.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    A Imaginação Dialética de Habermas Entre o Naturalismo e a Religião: Uma Reconstrução Normativa Do Mundo da Vida Pós-Secular.Nythamar Fernandes Oliveira - 2020 - Dissertatio 9 (supl.):33-62.
    A concepção habermasiana do papel, do potencial normativo e dos limites da religião na esfera pública se desenvolve, se transforma e evolui ao longo das diferentes etapas do seu profícuo pensamento teórico-crítico. Neste artigo, proponho-me a revisitar tal concepção, partindo de sua autoavaliação enquanto constelação do pensamento pós-metafísico, atendo-me apenas ao seu inacabado programa de reconstrução normativa do mundo da vida (Lebenswelt) pós-secular em democracias pluralistas, à luz de algumas das suas contribuições seminais e interlocuções com a teologia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Mundo da vida e Direito Natural. Uma Fundamentação Fenomenológica dos Direitos Humanos?Ana Paula Loureiro de Sousa - 2011 - Phainomenon 22-23 (1):441-454.
    The justification of Natural Law is a very controversial issue, not only after the Positivist’s rebuttals, but since its very anthropological foundations in the early modern age. In this paper, I try do give an account of Natural Law and natural rights in terms of a phenomenological description of the background of normative intentionality. Taking a genetic stance, I go from the positive norm and the intentionality that constitutes it to the underling pregiveness that supplies the condition of its possibility. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  24
    MUNDO DA VIDA: problema epistemológico ou questão histórica.Ernildo Stein - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):5-11.
    As limitações filosóficas do conceito de mundo da vida mostram-se numa análise que considera sua dupla função: ser um conceito histórico e ao mesmo tempo um conceito epistemológico. Isso termina revelando a dificuldade na pretensão de unidade do conceito de mundo da vida.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  9
    A Cisão Entre o Mundo da Ciência e o Mundo da Vida: Uma Análise da Revolução Científica e a Crise Das Ciências Em Alexandre Koyré.Caio Souto - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 16 (40):75-96.
    Este artigo examina a trajetória do pensamento filosófico, histórico e matemático de Alexandre Koyré, destacando a relação com Husserl seja em seus estudos iniciais sobre os paradoxos de Zenão e Epimênides, seja em sua leitura tardia sobre a Revolução Científica, Galileu e Newton. Além disso, explora a evolução do pensamento de Koyré e o impacto sobre as suas concepções teológicas e ontológicas em relação ao realismo matemático. O artigo conclui ressaltando a dualidade entre o mundo da ciência e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  66
    Lições do mundo-da-vida: o último Husserl e a crítica ao objetivismo.Marcus Sacrini Ayres Ferraz - 2004 - Scientiae Studia 2 (3):355-372.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Nova camada de encobrimento do mundo da vida.Nathalie de la Cadena - 2021 - Fragmentos de Cultura 31 (1):136-153.
    Resumo: neste artigo pretendo estender a evidenciação do encobrimento do mundo da vida formulada por Husserl ao uso das tecnologias disruptivas da 4ª Revolução Industrial, mais precisamente o uso da inteligência artificial (IA) nas plataformas sociais. Primeiro, apresento o conceito de mundo da vida que se mantém consistente ao longo das obras de Husserl; em seguida, apresento seu encobrimento derivado da matematização da natureza e do rompimento com o telos, o que originou a crise da humanidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    Contaminação do mundo da vida: que filosofia surge de um espirro?Eduardo De Borba - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e37.
    Que tipo de reflexão a filosofia pode fazer sobre uma pandemia? Em virtude do caráter singular da COVID-19, proponho uma leitura em termos de uma análise funcionalista das crises. Para chegar nisso, faço primeiro uma avaliação mais ampla do que há de comum ao nosso tempo, apresentando-o nos termos de um processo de consolidação e expansão do neoliberalismo como uma “gramática normativa central” para a organização e reprodução dos sistemas de reprodução social e agindo de forma colonizadora sobre os processos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Vaza-jato, a modernidade, a correlação de direito e política: o direito ainda como médium entre sistema e mundo da vida?Leno Francisco Danner - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e34729.
    Argumentamos e correlacionamos dois pontos, no texto. Primeiro, que, na filosofia política e no direito contemporâneos, a imparcialidade, a impessoalidade, a neutralidade e o formalismo metodológico-axiológicos das e por parte das instituições público-políticas, dos e por parte dos sistemas sociais direito e política, são a única base garantidora e fiadora do caráter antifascista, antitotalitário e antimassificador das instituições direito e política; da separação, da autonomia e da sobreposição dos sistemas sociais direito e política em relação às concepções abrangentes de (...) da sociedade civil, bem como da separação, da autonomia e da sobreposição do direito – como base última de validação da democracia em geral – em relação à política; do controle de perspectivas fascistas assumidas por grupos político-culturais sediados na sociedade civil; e do fomento e da efetividade dos direitos e das liberdades básicos e de processos amplos, inclusivos e participativos de crítica social, de reconhecimento cultural, de luta política e de práxis pedagógica dos e pelos diferentes sujeitos político-culturais próprios à sociedade civil. Ora, e este seria o segundo argumento, a “Operação Vaza-Jato” nos tem mostrado que a “Operação Lava-Jato” rompeu com esse pressuposto fundamental, garantidor e fiador do Estado democrático de direito, ao fragilizar e até eliminar essa base metodológico-axiológica institucionalista. Com isso, ela correlacionou política e moral com e como direito, direito com e como política e moral, abrindo espaço para a colonização do direito pela política e pela moral e, principalmente, viabilizando que a política, agora aberta e descaradamente assumindo perspectivas essencialistas e naturalizadas como fundamento público-político dessas instituições, desses sujeitos institucionalizados e da vida social, instrumentalizasse o direito com fins políticos. Por isso, ninguém tem mais medo – na verdade se tem orgulho, no Brasil de hoje – de se ser fascista publicamente, sejam os sujeitos institucionalizados, sejam os sujeitos não institucionalizados! (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  29
    Matematização da natureza, mundo da vida e crise da razão em Husserl.Scheila Cristiane Thomé - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).
    The main objective of this article is to explain the subjective-relative aspect as being the essential constituent of the structure of the lifeworld in the Husserl’s work Crisis of the European Sciences and Transcendental Phenomenology. To this end, it will be analyzed, in a first moment, what consist the crisis of European sciences diagnosed by Husserl and how the process of mathematization of nature took place, which configures the objectivist scientific orientation. Finally, it will be possible to analyze the subjective-relative (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  9
    A questão da vida em Heidegger.Josiane Paula da Silva - 2021 - Perspectivas 6 (2):458-478.
    O horizonte da pergunta pela vida, em Heidegger, se dá no limite da compreensão da existência humana. Vida, para o filósofo, não é sinônimo de existência. Nosso artigo busca apresentar uma interpretação positiva possível desde essa caracterização negativa. Nesse intuito, evidenciamos, num primeiro momento, como a compreensão de si como ser-no-mundo, norteia e delimita a compreensão que o ser-aí tem dos animais e da vida (por extensão). Desde o conceito de mundo, apresentamos de modo resumido, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  17
    Niilismo, Suicídio e Valor da Vida Em Schopenhauer.Aguinaldo Pavão - 2023 - Revista Dialectus 28 (28):107-125.
    O artigo propõe-se a apresentar e discutir o niilismo ínsito na filosofia de Schopenhauer. Defende-se uma necessária distinção entre dois tipos de niilismo, um que visa a afirmar verdades axiologicamente neutras sobre o mundo e a existência, outro que se compromete com uma tese valorativa que considera a negação da vontade o maior objetivo moral. O pessimismo metafísico, cuja tese básica consiste em arguir que a não existência é preferível à existência, incorpora os dois tipos de niilismo mencionados. O (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    A Riqueza Como Fim da Vida Humana Nas Sociedades Modernas.Édil Guedes & Júlio Ferreira de Oliveira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (155):617.
    Resumo: Este artigo tem como objeto a centralidade da riqueza no mundo moderno, como fato dominante e como norma, ou seja, como o que orienta e regula as atividades social e individual. Iniciaremos com a consideração de que a criação de riqueza material como meta da vida humana a envolver toda a sociedade – esse modo de viver centrado na economia – é condição que pertence apenas às sociedades modernas e à sua forma econômica, o capitalismo, tendo-se expandido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Wittgenstein e a imanência da Arte na Ética.José Fernando da Silva - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):49-67.
    Esse artigo mostra o significado da unicidade da ética e da estética no Tractatus Logico-Philosophicus. Primeiro, ele apresenta os principais aspectos ética tractatiana: que ela não hierarquiza fatos, que ela é eudemonista, e que ela não propõe qualquer finalidade externa às ações do sujeito ético. Segundo, ele mostra que a obra de arte é a expressão da vida de um ponto de vista ético, ou seja, ela é a expressão do significado da vida de um ponto de vista (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  41
    Esculpir em Argila - Albert Camus: uma estética da existência.Gabriel Ferreira da Silva - 2014 - Educ.
    A imagem do “esculpir em Argila” como modo de enfrentamento do absurdo, usada por Camus, serve de motto para Gabriel Ferreira da Silva apontar a resposta de Camus ao niilismo do absurdo e de sua falsa solução, o suicídio, tal como é abordado em O Mito de Sísifo. A passagem do “mito” à “revolta” de O Homem Revoltado indica a rota de sua ética da paixão. Esse ato estético de “esculpir”, numa matéria finita e frágil, o sentido possível (estabelecendo a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Sobre a Impossibilidade da Vida ‘Além-Túmulo’ Para Epicuro e Lucrécio.Rogério Lopes dos Santos - 2014 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 6 (12):122-144.
    O objetivo do presente trabalho é apresentar os argumentos de Epicuro contra a crença em uma vida além-túmulo. Epicuro se opôs a essa crença porque ela culminava no medo da morte, mais especificamente no medo de castigos divinos. No intuito de dissipar esse fator de perturbação mental, Epicuro desenvolveu a tese de que a “morte nada é para nós” (οὐδὲν πρὸς ἡμᾶς), pois, uma vez que representa a privação dos sentidos (αἴσθησις), a morte surge como o fim da possibilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    Governo e subjetividade: liberdades insurgentes e mundos possíveis.Rafael Rocha da Rosa & Thayana Cristina de Góes Corrêa Netto - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):404-420.
    Este artigo tem por objetivo geral investigar, numa perspectiva foucaultiana, as relações entre governo e subjetividade, através das artes de governar e a constituição do Estado moderno. Nessa tarefa, consideramos os cursos ministrados por Foucault, Segurança, Território, População e O nascimento da biopolítica, para tratar da presença do poder pastoral na constituição da governamentalidade. O objetivo específico é investigar outras possibilidades de organização social, associados a princípios democráticos, como solidariedade e autogestão em oposição aos efeitos gerados pelo neoliberalismo, com a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  32
    Revisitando a relação entre a sacralidade da Vida E o aborto.Dr Ivanaldo Santos - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):17-25.
    O objetivo desse artigo é realizar uma revisitação, ou seja, uma tentativa de construir um diálogo entre o princípio da sacralidade da vida e o aborto. São apresen-tados quatro motivos para realizar esse diálogo. O primeiro é o fato de constante-mente o cristianismo e especialmente a Igreja Católica ser acusada de ter criado o princípio da sacralidade da vida. O segundo é o fato de que fundações multibilionárias planejam impor o aborto ao mundo até o ano de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Vida a crédito e consumismo: a procrastinação de cabeça para baixo.Cícero Josinaldo da Silva Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163.
    Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  32
    Aspectos de uma interpretação não redutiva da vida em Heidegger: a hermenêutica da natureza e o fenômeno da vida/ Aspects of a non-reductive interpretation of life in Heidegger: the hermeneutic of nature and the phenomenon of life.André Luiz Ramalho Silveira - 2014 - Natureza Humana 16 (2).
    Resumo: Este artigo mostra a abordagem hermenêutica realizada por Martin Heidegger dos conceitos de natureza e vida a partir da ontologia fundamental. Em Ser e Tempo, Heidegger elabora as condições hermenêuticas para que se possa apreender ontologicamente a vida através do que ele chama de interpretação privativa da vida. O desenvolvimento sistemático do sentido de ser da vida é apresentado por Heidegger na preleção Os conceitos fundamentais da metafísica : mundo, finitude, solidão, de 1929/1930. Nela, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  30.  13
    O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros.Eduardo Giannetti da Fonseca - 2005 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Os juros fazem parte da vida de todos - aparecem tanto nas discussões sobre o crescimento econômico da nação como em aspectos miúdos do dia-a-dia. O Princípio econômico é simples: o devedor antecipa um benefício para desfrute imediato e se compromete a pagar por isso mais tarde, e quem empresta cede algo de que dispõe agora e espera receber um montante superior no final da transação. EM O valor do amanhã, Eduardo Giannetti defende que este aspecto dos juros é (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  20
    A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):190-201.
    O presente artigo pretende investigar a arte como um emblemático exemplo da vida como vontade de poder, segundo a perspectiva de Friedrich Nietzsche. Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação. A arte na perspectiva (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    O a Priori (Ou Tédio) Em Endgame Como Crítica da Realidade, da Arte e da Filosofia.Felipe Rezende da Silva - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):78-93.
    Trata-se de compreender a importância do tédio na obra teatral Endgame (1957), de Samuel Beckett, a partir do ensaio “Tentando entender fim de partida” (1958), de Theodor W. Adorno. Como veremos, Adorno vislumbra na obra beckettiana um importante ponto de referência de uma virada estética que põe em xeque a realidade, a filosofia e a própria arte. Partindo do tédio moderno como elemento estruturante de sua obra, Beckett traz à tona o malestar objetivo do esclarecimento como impossibilidade de significado na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    A Interconexão Entre Reflexão e Prática - o Modo Franciscano de Educar.Célia de Fátima Rosa da Veiga & Marcos Alexandre Alves - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (31):33-42.
    O artigo objetiva, em âmbito reflexivo-prático, uma abordagem da essência da Pedagogia Franciscana, como ato emancipatório, crítico e capaz de desenvolver competências técnico-científicas e habilidades humanas. Dimensões estas, necessárias para a construção do conhecimento, do sentido da vida e de um mundo fraterno, voltados para a promoção de relações mais justas e pacíficas. O percurso teórico deste estudo, apresenta a pedagogia franciscana a partir de um processo formativo que age na interioridade, na interação social e fraterna. Para tanto, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
    Uma palavra universal, existente desde a primeira forma de conscientização do homem, amor. Palavra que poeticamente, se disser que é tão antiga quanto se faz nova. A grande questão abordada sobre o amor, é se sua essência como expressão do que é, nas relações humanas e na relação com a vida, ainda possui o seu conceito original ou se perdeu ao longo dos anos? O amor de Deus não muda e perpassa a história., mesmo que no período presente, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  8
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Interação professor-aluno na pré-escola e a influência da variavel sexo da criança.Luiza Marivalda Barreiro da Costa - 2008 - Educação E Filosofia 2 (4):85-98.
    [...] O estudo do processo de socialização da criança tem se mostrado de grande interesse para os pesquisadores que desejam compreender o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que nele estará embasado todo o relacionamento social do adulto. As definições do que é ser socializado são muitas, algumas mais gerais, corno a de Gardner, que diz ser a "forma através da qual a criança passa a usar os recursos sob seu comando para se relacionar efetivamente com o mundo de pessoas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  57
    Entre a cruz e a espada: religião no mundo da tecnociência, do mercado e da mídia (Between the devil and the deep blue sea: religion in the world of technoscience, market and media) - DOI: 10.5752/P.2175-5811.2014v12n34p382. [REVIEW]Sinivaldo Silva Tavares - 2014 - Horizonte 12 (34):382-401.
    Vivemos, hoje, sob a hegemonia do paradigma tecnocêntrico, mercadológico e midiático. A Tecnociência, o Mercado e a Mídia se constituem em autênticos horizontes no interior dos quais se desvelam todos os âmbitos da experiência humana. Isso posto, o que o ser humano e a religião se tornam nessa nova situação epocal? A Tecnociência tornou-se horizonte de compreensão do ser humano em relação ao mundo e si próprio. Não apenas nossos estilos de vida, nosso modo de trabalhar e viver, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  9
    A Escrita Do Eu: A Literatura Como Laboratório da Vida.Maria Helena Jesus, Paulo Jesus & Gonçalo Marcelo (eds.) - 2020 - Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.
    Organizado em quatro partes, divididas em dezoito capítulos, este livro articula análise filosófica e hermenêutica literária, apresentando um fio condutor que reside nos processos criativos ou «poiéticos» onde o «si-mesmo» se forma e transforma como configuração de símbolos e obra de linguagem, no atelier da memória e da imaginação (auto)biográficas. O livro evidencia o carácter aberto, exploratório, experimental da literatura, em geral, e das experiências da escrita e da narração, em particular, mas também a característica fugidia, instável, e talvez nunca (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  21
    Vida (Zoé), mundo e política: uma reflexão sobre os aspectos biopolíticos no pensamento de Hannah Arendt.Fabio Abreu Passos - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (1):275-306.
    Nos últimos anos, a pesquisa em torno do pensamento arendtiano tem buscado explicitar a existência de elementos biopolíticos, mesmo que estes não apareçam no interior de seu pensamento de maneira evidente. Para tanto, se tem procurado, fundamentalmente, em A condição humana, conceitos biopolíticos que colocariam Arendt no rol daqueles que na modernidade lançaram luz sobre a biologização da política e o esvaziamento da esfera pública. Também acreditamos que há, no interior das reflexões arendtianas, elementos biopolíticos. Contudo, nosso objetivo é demonstrar (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    Impureza Crítica e a Disputa por uma Fenomenologia Crítica.Mariana Ortega, Guilherme Augusto da Silva & Adriano Furtado Holanda - 2024 - Phenomenology, Humanities and Sciences 5 (3):147-160.
    A fenomenologia encontra-se em um momento crítico, enquanto investigadores reinterpretam textos canônicos e reverenciados de Edmund Husserl, Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty para tentar demonstrar sua importância política e ética. Mais especificamente, os fenomenólogos desejam demonstrar a relevância da fenomenologia para as análises críticas das diversas identidades sociais. Devido aos compromissos metodológicos com o método transcendental, uma predileção por evidências apodíticas, o apelo para a suspensão da atitude natural e a busca por categorias ontológicas gerais, os investigadores contemporâneos não reconheceram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Pedagogias da dança: Sobre modos de pensar E fazer – ou, daquilo tudo que emerge da relação dança E formação humana.Neusa Dendena Kleinubing, Vanessa Gertrudes Francischi & Deizi Domingues da Rocha - 2016 - Saberes Em Perspectiva 6 (14):35-48.
    A intenção deste texto foi refletir sobre como o trato com a dança pode configurar em relação pedagógica que incide sobre formas de pensar e fazer, para além do objetivo técnico inerente a esta arte. Aspectos da história da dança ajudam a identificar formas de pedagogias que sinalizam determinados modos de formação. A perspectiva da experiência estética baliza as discussões acerca da dança enquanto prática artística e educativa, portanto formativa, indicando que nela há a possibilidade de ampliar nossa compreensão sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Imortalidade e eternidade: um diálogo em torno da vida ativa.Ricardo George de Araújo Silva & Napiê Galvê Araújo Silva - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):99-109.
    O texto Imortalidade e Eternidade: um diálogo em torno da vida ativa privilegia três categorias: a memória, a narração e a imortalidade. Categorias que destacam a ação no mundo. A imortalidade se impõe como aquilo que está sendo perpetuado no tempo pela memória e pela narração. A noção que teria de ser superada, nesse contexto, é a noção de eternidade, tendo em vista que a mesma lança fora dos negócios humanos toda e qualquer ação. Com isso objetiva-se demonstrar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Tecnologia e valores.Geraldo das Dôres de Armendane - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
    Este artigo defende a necessidade da _sabedoria_ _prática _(_phronesis_) para lidar com os desafios e limites éticos decorrentes dos avanços tecnológicos atualmente. Trata-se de um tipo de racionalidade que se ocupa em deliberar bem sobre os _fins_ das ações humanas e julgar se eles são bons ou maus e, mediante isso, fazer opções por valores_._ Assim, a racionalidade prática diz respeito ao agir humano em sentido pleno, que tem a ver com a esfera do _dever-ser_, _dos valores, do sentido da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  33
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    Pressupostos para se pensar a questão da técnica em ser E tempo.Poliana Emanuela da Costa - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (8):21-26.
    Resumo: Partindo do pressuposto que o Ser é notavelmente o escopo de toda a filosofia de Heidegger, este artigo procura indicar traços pontuais daquela que foi considerada o maior labor intelectual de sua vida: Ser e Tempo. Com o intuito de explorar o projeto da analítica existencial, Heidegger lança mão de dois conceitos, o de manualidade e circunvisão . Trata-se de explicitar, a partir desses conceitos contidos na obra Ser e Tempo a contribuição original do filósofo para o diagnóstico (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  20
    Nietzsche e a Mnemotécnica: do sofrimento à afirmação da vida pelo artista da dor.Adilson Felicio Feiler - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (56).
    Uma das técnicas, pensadas por Nietzsche, para ativar a consciência moral é a técnica da memória, que o filósofo denomina mnemotécnica. Ora, submeter a memória a procedimentos com capacidade de predição e controle, equivale a despi-la daquilo que é sua característica orgânica e vital que lhe confere a capacidade de, para além de todos os enquadramentos técnicos superficiais, a todo o momento superar-se mediante o alcance de pontos mais culminantes de potência. As considerações de Nietzsche em torno do problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    A ruptura articulatória dos seres: a propósito da exposição da vida à dispersão da sua ontologia.Jorge Leandro Rosa - 2014 - Scientiae Studia 12 (2):359-377.
    Este artigo trata da possibilidade de renovar o entendimento da eugenia no mundo contemporâneo. A biologia e a genética são fontes científicas da eugenia, mas não fazem parte de seu núcleo filosófico. Essa é a razão pela qual vemos a ontologia subjacente à eugenia como nossa principal preocupação. O estatuto da eugenia como uma prática está mudando rapidamente e a vida é tanto o objeto como a dimensão oculta dessa mudança. Entendida por meio da história dos seres, a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  13
    Tecnologia e Patologia um diagnóstico da vida pós-moderna.Leonardo Silveira Maika - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    O presente artigo toma como base o conceito da Sociedade do Cansaço de Byung Chul Han para tratar das novas síndromes do século XXI. A abordagem buscará problematizar as novas tecnologias e relaciona-las com o diagnóstico de Zigmunt Bauman sobre nossos tempos, de modo a analisar as variáveis técnicas introduzidas pelas novas tecnologias a partir da popularização da internet. O objetivo deste trabalho é demonstrar que os avanços conquistados pela indústria tecnológica e suas técnicas aplicadas ao uso de seus produtos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  37
    O amor/ágape E o serviço/diaconia, nos escritos joaninos.Me Renato da Silva Machado - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):95-109.
    Em um mundo marcado pelo hedonismo, materialismo e individualismo, os cristãos são convidados a dar testemunho de amor e de serviço, apontando à realidade que ultrapassa os horizontes humanos e oferece o verdadeiro sentido da existência. Este testemunho, por sua vez, pauta-se no acolhimento do amor e serviço de Deus para conosco, conforme nos ensina a literatura joanina. João nos ensina que Deus é o primeiro no amor e nos dá a graça de vivenciarmos o amor, em nossa (...) cotidiana, na forma de serviço. (shrink)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 980