Results for 'Prioridade do Conhecimento'

971 found
Order:
  1.  11
    NICOLAS DE CUSA: La prioridad del simbolo matematico en la busqueda de la sabiduria.Claudia D' Amico - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):657-663.
    Nicolau de Cusa é conhecido por suas teorias a respeito do conhecimento, principalmente por sua obra A douta ignorância. Nela e em outras, sempre dentro de uma visão medieval, vê-se que a.sabedoria cusana é uma tentativa de alcançar incansavelmente o inalcançável. Para tanto são de grande importância os símbolos matemáticos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Definição Em Sócrates e a Crítica de Geach.Anderson Borges - 2019 - Dissertatio 48:3-25.
    Peter Geach cunhou a expressão “falácia socrática” para se referir a duas proposições que, segundo ele, são defendidas por Sócrates: que uma definição é necessária para usarmos corretamente um termo e que o estudo de exemplos de ocorrências do termo não é útil à sua elucidação. Várias respostas críticas foram dadas a Geach. No presente texto, retomo e comento estas duas proposições. Argumento que a segunda é realmente falsa, mas Sócrates não a adota. Mostro também que a primeira não é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Contribuição para uma topologia epistemológica para a ética e a bioética.Ení­dio Ilário - 2005 - Princípios 12 (17):125-143.
    A reflexáo bioética, em tempos de globalizaçáo, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da Ética e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    Analisando a produção do conhecimento.Régis Henrique dos Reis Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  42
    Análise da produção do conhecimento: pesquisa em rede com base no materialismo histórico-dialético.Kátia Oliver Sá, Ivson Conceição Silva & Gilson Trindade dos Santos - 2013 - Filosofia E Educação 5 (2):p - 264.
    Este trabalho é parte de um relatório de investigação que tem oito projetos de pesquisa integrados em rede, atrelados à pesquisa matricial do Grupo LEPEL/FACED/UFBA, que se articula ao grupo PAIDÉIA/FAE/UNICAMP, que coordena uma pesquisa cujas bases têm vinculação e é intitulada: Produção do conhecimento em Educação Física: Impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste – EPISTEFNORDESTE. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    A primazia do conhecimento intuitivo diante do conhecimento abstrato em Schopenhauer.Daniel Ramos dos Santos - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):137.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  60
    O caminho intermediário: alguns limites do conhecimento intelectual humano, segundo Tomás de Aquino.Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento - 1996 - Trans/Form/Ação 19:205-210.
    This work intends to present the scope and limits of the human intellectual knowledge according to Saint Thomas Aquinas, mainly on the ground of questions 84 and 85 of the first part of his Theological Summa.O presente trabalho tem a intenção de apresentar o alcance e os limites do conhecimento intelectual humano de acordo com Tomás de Aquino, tendo como base sobretudo as questões 84 e 85 da primeira parte de sua Suma de Teologia.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  30
    Espólios filosóficos na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio: a dimensão ética.Ester Maria Heuser & Adriana Muniz Dias - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021033.
    Este artigo considera a marcante instabilidade da Filosofia nos currículos da Educação brasileira, assim como seu desaparecimento como disciplina, na versão aprovada da Base Nacional Comum Curricular. Apresenta as prováveis alterações que esse documento promoverá na Educação, referente à formação de professores, ao impacto político e à autonomia docente na criação de aulas, para, então, dedicar-se aos espólios filosóficos restantes na Base, sobretudo àqueles relativos à ética. Mostra que a dimensão ética atravessa o documento e está presente nas “Competências Gerais” (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    A import'ncia das humanidades na construção do conhecimento.João Alberto Mendonça Silva, Álisson Muryel dos Reis & Josemar de Campos Maciel - 2019 - Filosofia E Educação 11 (1):195-217.
    O presente artigo abordará a construção do conhecimento em Giambattista Vico embasando-se no discurso De Nostri Temporis Studiorum. Com a troca da “imaginação” pela “racionalidade”, colocou-se de lado a engenhosidade humana, anulando assim a verossimilhança que fora negada por não apresentar verdades factuais levando à atrofia do engenho. O intuito aqui é analisar o desenvolvimento imaginativo proposto por Vico, gerando uma nova crítica. Conclui-se sobre uma possível epistemologia das humanidades, na qual cada sujeito possa, com seus próprios instrumentos, desenvolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  15
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de conhecimento, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Dinâmica do conhecimento.Cristiano Bonneau - 2021 - In Marcos Nicolau (ed.), Nada é sem Razão. pp. 3-11.
    O tema “predicado no sujeito” (praedicatum inest subjecto) constitui-se em um importante fundamento na filosofia de Leibniz, na medida em que esta noção organiza do ponto de vista lógico, várias questões da filosofia leibniziana, como a lógica, a linguagem, a epistemologia e a metafísica. Nesse texto, trataremos dessa noção a partir de uma leitura metafísica da substância em Leibniz, que busca dar o máximo de realidade possível aos seres criados por Deus. O ser, na dimensão do sujeito e de suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  30
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  31
    Prioridade do justo ou soberania do Bem?Claudio Reis - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (1).
    Este artigo pretende discutir alguns aspectos da filosofia moral contemporânea a partir da maneira como ela reage diante da questão sobre o sentido da vida. O título remete para os dois pontos de referência que servirão para delimitar o contexto da filosofia moral contemporânea que é aqui considerado. A primeira referência é um ensaio de John Rawls, “The priority of right and ideas of the good”, e a segunda é um texto de Iris Murdoch, “The sovereignty of good over other (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  12
    As consequências do princípio fisiológico do conhecimento: o mundo como vontade em Schopenhauer, uma vontade de verdade em Nietzsche?Gabriela do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo pretendemos mostrar as diferentes implicações epistemológicas e éticas da ideia de princípio fisiológico do conhecimento nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche. Pois, se para o primeiro isto será a garantia de afirmação de um conhecimento irracional, para o segundo é a confirmação da não possibilidade de conhecimento. Assim, veremos como, para Schopenhauer, o princípio fisiológico do conhecimento nos liga a essência do mundo e nos torna capazes de atingir em certas vias a própria coisa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  30
    O resultado do conhecimento no segundo comentário de Boécio à Isagogé de Porfírio.Francisco Bertelloni - 2010 - Discurso 40 (40):351-376.
    O resultado do conhecimento no segundo comentário de Boécio à Isagogé de Porfírio.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  39
    Dedução dos Conhecimentos puros a priori (Reflexão 5923), de Kant.Luciano Codato - 2002 - Cadernos de Filosofia Alemã 8:119-127.
    Introduction and translation into Portuguese of Kant's Reflection 5923 (AA 18: 385-7).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Filosofia do Conhecimento logico-matematico.da Costa Pinto Jr - 1978 - Revista Portuguesa de Filosofia. Supplemento Bibliografico Braga 10 (61-62):157-163.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    Ética e Organização do Conhecimento.Lucas Andrade Sá Correa, Suellen Oliveira Milani & Natália Bolfarini Tognoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6934.
    Este artigo busca relacionar os fundamentos da Ética e da Organização do Conhecimento, percebendo-os como internamente conectados, para construir pontes conceituais entre os dois campos. O objetivo é propor uma caracterização da Ética e da Justiça Social, apontando as consequências de sua negação ou ausência na Organização do Conhecimento. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa que situa o debate ético em Platão e na formação da filosofia grega antiga, bem como apresenta o conceito de Justiça Social como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  25
    O fundamento do conhecimento em L’être et le néant.Gustavo Fujiwara - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):856-877.
    Pretendemos analisar neste artigo o fundamento ontofenomenológico do conhecimento em L’être et le néant. Como veremos, o conhecimento será concebido a partir de uma negação de tipo interna definida como relação ontológica fundamental entre ser-para-si e ser-em-si. Todavia, caso almejemos compreender o estatuto profundo de uma tal relação, teremos que escrutinar as definições sartreanas de ser do fenômeno e fenômeno de ser, ser transfenomenal, ser-em-si, ser-para-si e estrutura reflexo-refletidora do cogito. Recuperando tais definições, mostraremos que a identidade do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  1
    Uma Análise Do Argumento Do Conhecimento de Jackson.Daniel Borgoni - 2013 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 5 (9):47-61.
    O Argumento do Conhecimento de Frank Jackson é um dos mais influentes argumentos contra o fisicalismo. Jackson defende que nenhuma informação física captura os aspectos subjetivos da experiência, os qualia. Os objetivos deste artigo são expor o argumento do conhecimento e analisá-lo submetendo-o a três críticas. A primeira é a crítica desenvolvida por Dennett que nega que Mary aprende alguma coisa quando ela vê o vermelho pela primeira vez. A segunda crítica é a hipótese da habilidade de Lewis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  13
    Representação Do Conhecimento Como Ato Ideológico.Aline Elis Arboit - 2017 - Logeion Filosofia da Informação 4 (1):154-166.
    Reflete sobre a representação do conhecimento como atividade interpretativa da realidade, responsável por elaborar produtos que expressam determinadas visões de mundo. Ao entrar em contato com os documentos em conjunto com seus contextos de produção e uso, o indexador/classificador deve decide quais os melhores rótulos para representá-los. Tal escolha se trata de tomar posição diante de um olhar espaço-temporal do mundo, atribuindo valor a índices, termos e notações, transformando sinais em signos. Como são resultado da vivência em sociedade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  26
    Um estudo do conhecimento não proposicional no contexto da teoria da cognição incorporada e situada.Mariana Broens & Maria Gonzales - 2006 - Manuscrito 29 (2):729-751.
    Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de fer-ramenta cognitiva no contexto da teoria da cognição incorporada e si-tuada . Para isso, partimos das noções de ferramenta e de tecnologia cognitivas propostas, respectivamente, por Dennett e Dascal , através das quais situam a linguagem no contexto evolu-cionário, ressaltando o seu caráter pragmático. Argumentamos que a concepção de ferramenta cognitiva, que para esses autores está inserida num contexto teórico que privilegia o conhecimento proposicional, pode ser ampliada de modo a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  12
    Teoria do conhecimento e experiência dialéctica na Introdução à Fenomenologia do Espírito de Hegel.Diogo Ferrer - 2021 - Studia Hegeliana 4:153-166.
    Partiendo del estudio de Mariano Álvarez-Gómez, Experiencia y sistema. Introducción al pensamiento de Hegel, este artículo estudia el concepto de experiencia en la Introdución a la Fenomenología del espíritu, de Hegel. Se exponen siete contrasentidos que Hegel atribuye a la gnoseología tradicional, que conducen a su sustitución por otro paradigma de conocimiento, denominado el de las “figuras de la conciencia”. Se estudia entonces el conocimiento desde la perspectiva fenomenológica en que la conciencia realiza la experiencia de su objeto y de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Filosofia do Conhecimento Segundo Pedro da Fonseca.Caf Silva - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  59
    A política na sociedade do conhecimento.Odílio Alves Aguiar - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):11-24.
    O artigo enseja discutir os dilemas e as possibilidades da política na atual configuração societária. Partiremos da definição de sociedade do conhecimento como sociedade em rede apresentada pelo sociólogo Manuel Castells e, em seguida, exporemos os conceitos arendtianos de totalitarismo e ação, importantes para uma reflexão sobre a política nos dias atuais. Abordaremos as implicações da questão judaica na teoria política arendtiana, na qual sobressai uma perspectiva agônica do poder, isto é, o poder não como lugar das forças anônimas, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    A produção do conhecimento stricto sensu dos docentes dos cursos de Educação Física no Estado do Ceará.Michele Sacardo & Alessandra Espíndola Cardoso - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):193.
    O objetivo do estudo foi identificar e caracterizar a produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior do estado do Ceará. As conclusões apontaram que o desafio que se coloca é a constituição de Programas de Pós Graduação em Educação Física para o Nordeste que superem as lacunas impostas pela própria política de Pós-Graduação na área 21, que privilegia a subárea da biodinâmica e intensifica a fragmentação do conhecimento entre as ciências humanas e sociais, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  10
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do (...) que se encontra em vias de desagregação. Para nos aprofundarmos na proposição benjaminiana, adentramos a importante topografia conceitual presente nas Passagens, passando pelos temas da linguagem, do sonho, do despertar e das imagens dialéticas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  24
    Valores, Estratégias de Pesquisa e Aplicação do Conhecimento: Os Campos Sulinos em Questão.Claudio Ricardo Martins dos Reis & Valerio De Patta Pillar - 2018 - Principia: An International Journal of Epistemology 22 (3):461-483.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  69
    Caminhos do conhecimento comercial: formas e conseqüências da sinergia universidade-empresa nas incubadoras tecnológicas.Terry Shin & Erwan Lamy - 2006 - Scientiae Studia 4 (3):485-508.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  34.  19
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, elaboraram (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  27
    As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em educação.Silvio Sánchez Gamboa - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):120.
    Visando contribuir com o debate sobre a qualidade da pesquisa educacional e de procurar critérios epistemológicos que favoreçam essa qualidade, retomamos algumas bases históricas e filosóficas sobre as diversas formas do conhecimento. O artigo apresenta justificativas sobre a importância da literatura clássica para compreender a problemática atual da produção do conhecimento. De acordo com a filosofia clássica grega, os critérios que diferenciam os saberes, tais como, o opinativo, a razão mítica, a episteme e a filosofia, hoje continuam válidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    Nietzsche e a Teoria Do Conhecimento.Francisco de Paula Santana de Jesus - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):228.
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e investigar a crítica nietzschiana a Teoria do Conhecimento e em que consiste o conhecimento para o filósofo. Com isso, evidenciamos que o método genealógico desenvolvido por Nietzsche viabiliza não somente solapar as posturas dogmáticas em relação ao conhecimento, mas também lançar bases para uma outra concepção de conhecimento onde o caráter perspectivístico da efetividade seja posto em destaque, possibilitando um permanente trabalho de investigação das condições de possibilidade de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    Realidade da produção do conhecimento em Educação Física: determinações históricas e epistemológicas.Moises Henrique Zeferino Alves, Ana Lúcia Silva Souza & Eliabe de Oliveira Figueiredo - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):81.
    Este artigo tem como objetivo contribuir com a crítica aos PNPG e suas determinações na produção do conhecimento dos professores de Educação Física das IES do estado da Bahia no período de 1982 a 2012, através da análise epistemológica. Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram analisado a luz do método do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam que os PNPG apresentam em seus objetivos e diretrizes uma concepção de pós-graduação que estimula o produtivismo acadêmico e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  30
    Fisiopsicologia e naturalização do conhecimento em Nietzsche.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (1):279-304.
    Resumo:A reflexão de Nietzsche acerca do conhecimento é inseparável do contexto positivista das universidades alemães na segunda metade do século XIX. Deste modo, Nietzsche assimila uma forte tendência naturalista, que lhe fornece argumentos contra a interpretação metafísico-racionalista do conhecimento. O presente artigo visa a analisar aspectos do desdobramento desses pressupostos no que diz respeito à consideração do conhecimento efetuada por ele, que o afastam tanto do idealismo como do reducionismo naturalista.:Nietzsche's reflection about knowledge is inseparable from the (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  18
    Teoria do conhecimento científico.Armando Castro - 1975 - Porto [Portugal]: Limiar.
    Ao trazer a público o 8.o volume da obra 'Teoria do Conhecimento Científico', o Instituto Piaget presta homenagem a um investigador de prestígio reconhecido e a um colaborador de vários dos seus colóquios culturais e científicos. Armando Castro continua aqui o ambicioso projecto, iniciado em 1975, de elaboração de uma 'ciência do conhecimento científico', com o qual procurava - numa intenção que permanece oportuna - clarificar a especificidade das abordagens científicas face a outras modalidades cognitivas e não cognitivas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a função (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    A Construção Do Conhecimento Sensível Em a Trindade de Santo Agostinho.Gracielle Nascimento Coutinho - 2012 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 4 (7):1-16.
    No livro XI da obra A Trindade, Santo Agostinho discorre acerca da construção do conhecimento sensível à luz de duas analogias trinitárias, isto é, de dois processos epistemológicos que refletem, em certo sentido, semelhanças com o mistério da Divina Trindade. A partir das categorias de lembrança e esquecimento, as quais dependem do poder unitivo da vontade, bem como da capacidade da memória de reter as imagens das coisas sensíveis inteligidas pelos sentidos, analisaremos a função da faculdade da imaginação no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  32
    A relevância do conhecimento de deus para O homem.Ilmário de Souza Pinheiro - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 94.
    This article offers to reflect the matter of knowledge of God in contemporary, while marked by a predominantly secular context. Our theoretical assumption is the human condition, always in search of a vital sense. In principle, we will do an explanation of the foundations of God’s knowledge, a second time, we will discourse on a critical analysis of the speech of God in contemporary times, and finally reflect on the challenge of today's man to know God, even when thought to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  21
    Kierkegaard e a prioridade do existente pessoal.Paulo Barroso - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):77.
    O tema deste artigo é o imperativo existencial de Kierkegaard, o existente pessoal que se impõe ao existente social. Este tema é transversal na obra deste autor e é pertinente, pois é sempre necessário e profícuo refletir sobre a condição humana e os estádios da existência atemporais que se tem de seguir. Qual é o cabimento dos três estádios da existência de Kierkegaard para a condição do indivíduo enquanto simples existente pessoal? A resposta a esta pergunta é o objetivo deste (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  17
    A produção do conhecimento sobre ações afirmativas no Brasil.Emanuel Mangueira Carvalho - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):237-250.
    O artigo tem o objetivo de apresentar a produção do conhecimento, teses e dissertações que pesquisaram a temática das ações afirmativas no Brasil. Para isso, iniciou-se a pesquisa escolhendo uma base de dados, a BDTD, que permitiu acessar as teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Em seguida optou-se por utilizar o termo “ações afirmativas” para realizar a pesquisa bibliográfica dentro da base de dados. As informações obtidas foram sistematizadas em planilha do tipo “excel”. Como resultado, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  8
    Da paixão do conhecimento ao eterno retorno.Alexandre Fillon - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):41-66.
    The first fragment in which Nietzsche refers to the eternal recurrence is known for its obscurity. In this paper, we intend to contribute to the philosophical genesis of this thought, by contextualizing it in the experimental philosophy since Dawn and by determining the links between this fragment and the previous texts since 1880. Therefore, the idea of eternal recurrence appears to be based on a different representation of reality, resulting from what Nietzsche calls “the passion of knowledge”, a crucial notion (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  30
    Produção do conhecimento e Universidade.Mary Sandra Carlotto & Adolfo Pizzinato - 2009 - Revista Aletheia 30:8-9.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Nietzsche e a prioridade do artista sobre a arte.Jasson da Silva Martins - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):60-73.
    A estética de Nietzsche pode ser caracterizada como estética da expressividade. É através da expressividade do conjunto de seus escritos que ele constrói a imagem do filósofo-artista. O caminho que vai do filósofo ao filósofo-artista é construído com a aniquilação dos conceitos clássicos da estética e o confronto produtivo do mundo pessoal do filósofo e da arte, apresentados como a criação de novos valores. Para Nietzsche, a criatividade filosófica está a serviço da expressão do seu pensamento enquanto obra de arte (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  12
    A ampliação do tema do conhecimento em Raimundo lúlio.Esteve Jaulent - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):623-642.
    Após afirmar que os dois sentidos aristotélicos do ato são insuficientes para dizer o ente tal como este se encontra na realidade, o trabalho mostra como o novo sentido que Lúlio atribuiu à noção de ato permitiu-lhe superar a limitação própria dos conhecimentos obtidos mediante as operações da faculdade cognoscitiva e alcançar, com ajuda de sua Ars, o ato de ser dos entes.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Conhecimento Social: Dimensão Social do Conhecimento.Tiegue Vieira Rodrigues (ed.) - 2012 - Porto Alegre: EDIPUCRS.
    O presente Volume é a primeira obra publicado no Brasil que trata acerca da Epistemologia Social.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. A intuição na teoria do conhecimento de William Whewell.Rita Foelker & Sonia Maria Dion - 2011 - Princípios 18 (29):245-258.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Para o filósofo inglês William Whewell, a multiplicidade de observações e o refinamento dos resultados alcançados no decorrer dos séculos, através de uma forma elaborada de indutivismo, nos permitem compreender a ciência progredindo rumo às verdades necessárias e universais, além dos limites do psicologismo e do ponto de vista particular. A intuiçáo ocupa nesse processo um papel crucial, o qual vem recebendo dos comentadores diferentes interpretações. O estatuto epistemológico da intuiçáo e em que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 971